DICA DO DIA
ITACARÉ (raridade) – GP da Bélgica de 1958. Em cores! Ricardo Divila mandou porque gosta de vocês. E o mais legal: quem for hoje a Spa vai reconhecer quase tudo. E os carrinhos de rua no começo… Vi Fusca, Kombi e Gordini. Aliás, o Fusca cinza é sensacional. Sou louco por um Fusca cinza de janelinha pequena, mas isso não se acha por aí.
Divirtam-se.
Este dekave onde será que foi fabricado…O cara de USA esta vendendo 700 carros que nunca conseguiu restaurar http://www.vanderbrinkauctions.com/auctions_details2.php?photosel=auction_images/205/fullsize/0106.JPG&detail=205&pageno=1
Essa narração eu tenho certeza de que é do James Hunt. Deve ser algum documentário da época feito em outra língua e dublado para a televisão inglesa.
Gostei bastante.
Por falar em Fusca, tinha um hoje (sexta-feira) anunciado em Olaria, aqui no RJ,. modelo 1996. Parecia em ótimo estado. O cara quer quase 25 mil têmeres-golpistas no Besouro.
Deixe-me falar sobre fuscas, O Beatle é o design do século. É um besouro. Quando o design reproduz a natureza, helicóptero-libélula por exemplo (quem quiser se aprofundar, pesquise Daniel Simon e o filme Oblivion), se torna atraente e muitas vezes resiste ao tempo..
Sensacional, o melhor do fusca cinza, foi que durante a filmagem on board, o cara do fusca abre na contra mão para fazer a tomada da curva, muito legal. Desfile de carros antigos antes da corrida, com Bugattis, fuscas em formação simulando a bandeira da Bélgica, desfile dos pilotos em carros abertos, Mercedes, Alfas, Porsches. Muito bonita a Ferrari amarela do local Gendebein. Inimaginável nos dias de hoje o cara sentado na porta de casa assistindo os treinos e a corrida. Valeu muito, obrigado.
Flavio extraordinário video com certeza. Talvez já tenha visto o que talvez tenha sido a maior corrida de F1 da história, o GP de Italia de 1971 completo. 5 cameras, branco e preto, sem chicanes, incontáveis trocas de líderes e carros maravilhosos. Se não viu divirta-se.. um abraço.
https://www.youtube.com/watch?v=5_GVEMo7mVY&t=1562s
A coragem dos caras,é o quê mais impressiona.
Legal foi ver o Magnussen no segundo 57 checando a ferrari nº 1…
Sem nenhuma ultrapassagem, ou real disputa por posição?
E olha que não tinha “downforce”…
Ainda assim, gostei de ver estas imagens.
Um grande abraço do fundo do meu coração vermelho de outubro de 1917,
Atenágoras Souza Silva.
Prezado F&G : simplesmente incrível,muito bom.
Três coisinhas observadas ; 1958 a Formula um com seus melhores carros ainda usavam freios a tambor em todas as rodas e feixe de molas transversal na frente e atras (sistema semelhante ao usados nos D K W ,aqui fabricados , antigo mas eficiente e resistente) enquanto que os Jaguares que ganharam em Le Mans já usavam freio a disco desde o tipo C que ganhou em 1953 o primeiro F 1 a usar foi o Vanwall em 1955 mesmo ano que a Mercedes usou no seu W 196 a injeção de combustível mecânica coisa que a Mercedes 300 S L R que ganhou Le Mans 1952 já tinha utilizado e em 1958 a maioria da F 1 ainda usavam “carburadores” em geral Weber , S U , Dellorto ou algum outro muito especifico, a injeção só começou a ser utilizada efetivamente em todos os motores da F 1 em 1962. e neste ano de 1958 o circuito de Spa-Francorchamps tinha 14,1 Km.
uma curiosidade para quem não saiba , neste campeonato de 1958 ,teve um piloto ,atualmente muito conhecido que se inscreveu para o G P de Mônaco ,com um carro
Connaugth de sua própria escuderia chamado Bernie Ecclestone,mas não conseguiu se classificar para largar.
Vamos combinar , nesta época ,o piloto tinha que ter muita habilidade (direção pesada,sem assistência hidráulica ;freios ruins ,que variavam curva a curva,volta a volta; cambio manual e sem anéis sincronizadores ; motor,sem limitador de giro,marcha errada motor quebrado e circuitos de altíssimas velocidades sem nenhum tipo de segurança que não fosse fardos de feno ), muita coragem e quase nenhum juízo . Eu talvez pela minha “véissssse” gostava mais destes tempos ,embora eu já seja mais anos 60/70/80, mas convivi com muita gente de pista desta época e ouvi muitas estorias ,causos e lendas de alguns familiares que foram capitaneados por Enzo Ferrari desde o tempo em que era capo di tuti capi na equipe de competição da Alfa Romeu. eram pessoal de pista e projetos,não pilotos.
Neste Gp da Belgica de 1958 quem venceu foi Toni Brooks com uma Vanwall com 20 segundos a frente da Ferrari de Mike Hawthorn ,que ao final da temporada seria o campeão mundial.