MENU

Saturday, 25 de February de 2017 - 21:31One comment

ONE COMMENT

Me chamem de saudosista, antiquado, nostálgico, do que quiserem. Mas eram bem mais elegantes e bonitos.

piquetspa90

55 comentários

  1. sandro says:

    Nessa época era o piloto que levava o carro e não o carro que levava o piloto.

  2. Leonardo says:

    Gente, daqui a 27 anos os carros de hoje serão lindo e os de 2044 serão horrorosos, sem criatividade, bla bla bla, bla bla bla.

    Não estou falando que os Reynard da F-Indy do horrorosos, pelo contrário, foi um dos mais bonitos que já vi, mas o antigo sempre será melhor quer o presente.

  3. Ilmar says:

    Os meus carros de Fórmula 1 favoritos são todos aqueles de 1985 a 1992, como este da foto, inclusive aqueles com o motor descoberto que enfeavam um pouquinho como o Spirit de 1985, o Larrousse e o March de 1987, e o Rial de 1988. E o carro que acho o mais bonito da história da Fórmula 1 e do automobilismo, é o McLaren de 1991, aquele do Ayrton Senna e do Gerhard Berger, com o qual o Senna conquistou o seu tricampeonato, e o nosso último título na Fórmula 1. Inclusive às vezes acho que foi entre 1985 e 1992 que a humanidade terrestre atingiu o seu grau máximo de evolução, através da Fórmula 1 daquele período que escrevi acima.

  4. Rocker says:

    Não só os carros eram mais bonitos (anos 70, 80, 90), os capacetes também.
    E nem vamos comparar começar a comparar os pilotos…
    Mesmo os carros de hoje não causando a mesma paixão que os de “antigamente”, ainda sou viciado em F1 e não largo de jeito nenhum.

  5. Rocker says:

    Nelsão dirigiu alguns dos carros mais belos (e sensacionais) criados para a F1..
    Como eram lindos os carros de F1 das décadas de 70 e 80, principalmente!
    Esse dai nem foi a Benetton mais bonita.
    A Benetton amarela da fase Piquet/Moreno/Schumacher, depois a azul de Schumacher, depois Alonso…Lindíssimas. Já eram carros dos anos 90.
    Como eram lindos os carros sem BARBATANAS…

  6. paulo says:

    Mais bonitos, mais limpos, mais simples, com cara de que qualquer um poderia fazer numa fabriqueta de fundo de quintal sem ter que vender a mãe pra bancar os custos.

  7. Lucas Martin says:

    Sem dúvida, para mim os fórmulas mais bonitos que existiram foram os anos 90 da F-indy, principalmente o Reynard 1997 na configuração de oval! seguidos de perto pelos F1 da época do efeito asa, em especial o Brabham BMW turbo do Piquet,.

    • Ricardo says:

      Rapaz, vc postou antes o que eu ia dizer !!!!!

      Os carros Reynard da F-Indy (depois F-Cart) eram lindíssimos.

      Hoje os carros da Indy são aquelas coisas horrendas.

      até os carros Lola da Menard, com aquele motorzão Buick com uma “corcova” após o santoantônio, eram bonitos.

      E o carro “flecha” do Piquet, F1 Brabham BMW turbo de 1983, era muito bonito.

      As Benetton eram realmente bonitas. no GP do Japão de 1990, com vitória de Piquet e Moreno em segundo, tem algumas tomadas de câmera por cima, logo depois da bandeirada. dá pra ver como os carros eram bonitos.

      esses de hoje em dia estão horrorosos.

      Saudações

      Ricardo.

  8. Alex says:

    Esse benetton era bonito sim. Para os mais bonitos eu coloco os carros que correram entre 1979 e 1982 (a era do carro-asa). Difícil escolher um, quase todos eram bonitos: brabham bt49, lotus 80, ligier js11, tyrrell 011, ferrari 126c2, williams fw08, ats d4, e por aí vai. Foi a rara época em que visual e técnica convergiram.

  9. Caio says:

    Lindo, lindo e lindo! Sempre quis uma miniatura dessa da Burago.

  10. Juarez says:

    Pode ser verdade. Mas, os novos ficaram bonitos. Feios foram estes estreitinhos da formula 1 administrativa. Os carros do começo dos anos 2000 eram bonitos. Lembro da Jaguar, da BMW Williams. A Sauber Azul do Massa ,Jordan. Mclaren West Mika, Minardi Talvez tenha a ver com a personalidade da equipe. A Benetton foi linda do primeiro ao último dia. Carro e equipe tem que ter espirito

  11. Thiago Azevedo says:

    Concordo!

  12. AS says:

    Me chamem também… e quando assisto as corridas a saudade dói… dói demais.

  13. Mauricio Rocha says:

    Concordo plenamente.

  14. Renato de Mello Machado says:

    Com certeza, esse modelo faz praticamente a mesma coisa quê os atuais,por uma quantia de dinheiros, muito menor.Além de quê esse carro faz barulho de F-1.Como os chefes de equipe, gostam de jogar dinheiro fora hoje em dia.

  15. Edu Zeiro says:

    Pilotos, carros, corridas, era tudo muito mais bonito. Meus três carros prediletos: Lotus 72D JPS, Brabham BT44 Martini e Ferrari 312T3. Correm por fora: Lotus 79, Shadow DN 1A e Copersucar FD01.

  16. Stephano Zerlottini Isaac says:

    E, engraçado, o próprio Piquet costumava se referir a esse carro (salvo engano, desenhado por Rory Byrne) como “patinho feio”. Era algo relacionado ao desenho das suspensões e caimento do bico, meio incomum à época. Eu achava ele lindo!

  17. Bruno Flávio says:

    Nesse caso não é saudosismo não… é falar a verdade.
    Os carros da década de 1980 foram os mais bacanas de toda a história da F-1

    F-1 é igual sexo. Até quando é ruim é bom!

    Mas bem que podiam já banir as barbatanas e excesso de aletas!

  18. Tinha 12 anos e torci muito por esse carro. A disposição das cores, as próprias cores… tinha muita personalidade a Benetton. Equipe jovial e moderninha, como a Red Bull. E o capacete do Piquet ornava demais com esse carro. Tanto que venceram as duas últimas de 1990.

  19. GARLET says:

    CAro FG. Sou Designer. O problema é que os carros de F1 não tem mais o charme de antigamente, e não tem um design bonito e inovador atualmente. O Desgin, revolucionário, está nos carros “sem piloto”, e até mesmo na FE. OS carros da FE são mais bonitos, só falta resolver a questão energética para deslanchar. Ao meu ver, a F1 se perdeu em todos os sentidos. Estética e competitividade. Em tempo, a MErcedes guardo o carro 2017 para 2018, nem precisou usar este ano. Assim o espanco não será tão grande.

  20. Geraldo Flávio Chaves says:

    Concordo com você Flávio, foi uma época de ouro! Inclusive com Pilotos Originais, principalmente O da imagem!

  21. Alberto says:

    Os carros eram mais carros, os pilotos eram mais pilotos……

  22. José says:

    Concordo, os carros atuais não são feios, são horríveis.

  23. Marolla says:

    Ah, os patrocínios!
    Sinto falta.
    Como eu gostava de saber do que se tratava cada marca que estampava os carros. Em uma era sem internet era um desafio descobrir.
    Eu acabava até pagando o olho da cara na tabacaria para comprar um maço de Gitanes, que por sinal era ruim, mas me deixava um pouco próximo de uma paixão.

  24. Saima says:

    O design “tubarão” que surgiu com o Tyrrell de 1990 e dominou de vez a F-1 no meio dos 1990´s pode ser eficientíssimo sob o ponto de vista da aerodinâmica, mas acabou com a beleza dos carros e os tornou todos muito parecidos.

  25. elcio says:

    Com certeza!!!! Nostalgia modo ON!!!!!

  26. Ric Machado says:

    A pintura é parte indissociável do apelo à velocidade que um carro pode expressar aos torcedores,assim como a camisa de um time.No caso da Benetton isso é a mais pura verdade ,beleza e comunicação correta, ou mensagem correta.
    A pintura de alguns carros atuais não conseguem isso , cite-se a Sauber como exemplo. .A pintura mais sem graça de todas ,na minha opinião,.Não é de hoje que esta equipe é totalmente medíocre no seu design. Artistas gráficos e publicitários excelentes não faltam na Europa, e eles vem com aquele azulzinho …….não vão andar nem no meio.

  27. Ric Machado says:

    A pintura é parte indissociável do apelo à velocidade que um carro pode expressar aos torcedores,assim como a camisa de um time.No caso da Benetton isso é a mais pura verdade ,beleza e comunicação correta ou mensagem correta.
    A pintura de alguns carros atuais não conseguem isso caso da Sauber .A pintura amis sem graça de todas ,na minha opinião,.Não é de hoje que esta equipe é totalmente medíocre no seu design. Artistas gráficos e publicitários excelentes não faltam na Europa e eles ve com aquele azulzinho …….não vão andar nem no meio.

  28. Andre Souza says:

    Estou contigo e não abro.

  29. Alessandro Silva says:

    Eram verdadeiros carros de corrida que respeitavam as cores de seus patrocinadores. E observem quantos patrocinadores em um carro! Eram carros multi coloridos.
    Na verdade parece que hoje é que as equipes tentam ter pinturas “elegantes” abusando do prata, preto e cinza. E quando tem a chance de usar cores vibrantes e bonitas erram no layout usando preto em excesso como aconteceu com a Renault e principalmente a McLaren numa clara tentativa de deixar seus carros com um visual mais elegante.
    E sabe o que é o pior? Existe um designer responsável pelo layout e pintura do carro que recebe um bom salário pra fazer isso e qualquer fã não especializado faria melhor em um concurso e de graça!
    Agora imitando Kiko Costa meu top 3 de belza:
    – Benetton B192 de 1992
    – Brabham BT52 b de 1983
    – Williams FW14b de 1992

  30. Carlos Pereira says:

    Simplicidade é muito mais elegante …

  31. Julio says:

    Essa era linda, assim como a Lotus preta, a Benetton do Berger a Arrows (Barcklay), Ligier (Gitanes), March do Gugelmin, williams do Prost e assim vai….

  32. Vander says:

    Aí que está: Todos os veteranos que amam essa porcaria de esporte, são nostálgicos da década de 70, 80 e 90. Quem não se lembra das Tyrrels, Ligiers, Lotus JPS, Brabhams, Alfas Romeo e por aí vai. A Benetton é uma Toleman repaginada. Os carros eram lindos, os patrocinadores interessantes, marcantes. Tive um boné preto e dourado da JPS em 1985, sabe-se lá o que é isso para um moleque de 13 anos? E os pilotos carismáticos!. Ainda bem que tem Youtube pra assistir corrida antiga!,

  33. Alexandre says:

    Assim como os carros,os capacetes também ….

  34. Paulão says:

    E se chamavam “Benetton” e não “BRT”

  35. Alessandro Neri says:

    Nesse caso Flavio, podem me chamar de velho, nostalgico, o que for. Não me incomodo porque Eu vi. Testemunhei e acompanhei uma F1 em que talvez seu aspecto mais sedutor fosse a beleza e elegancia dos carros. Como os carros eram lindos…. e como desde 2003 se tornaram pasteurizados e insossos. E em 2008 veio o fatal tiro de misericórdia na beleza e estética dos carros da F1. Todos ficaram praticamente iguais. E feios.

  36. Pedro says:

    Sei nao, talvez outros modelos, mas esta benneton do piquet parece mais uma escultura do Botero… Gordinha e atarracada. Prefiro os modelos longelineos atuais.

  37. Alvaro Ferreira says:

    Apoiado, FG! E o berro do motor, então, quanta diferença….

  38. Walter José Petla Filho says:

    Uma coisa que percebi é que, com a quantidade de apêndices aerodinâmicos, ficou muito difícil achar uma área decente para expor qualquer marca que queira patrocinar um carro de F1.

    Nessa Benetton temos 6 patrocinadores aparecendo de forma legível só na lateral. Nos carros atuais isso é impossível.

  39. pedro araujo says:

    taí uma verdade verdadeira…

  40. Leonardo Viegas says:

    Flávio, se irmos para década de 70, serão muito mais geniais. Era uma época de carros distintos. Cada equipe tinha seu design, sua personalidade. Atualmente, só muda a pintura. Cada um clone do outro. Grande abraço!

  41. Boer says:

    Mais linda que essa Benetton só a B194, de 1994, com o Schumy no comando.

  42. Railand says:

    …concordo, pode me chamar de nostalgico, saudosista tbm!!! mas sao muito mais bonitos e elegantes…sem essas barbatanas de tubarão, bico de chupeta de bebê, degrau, aerofólio com mais lâmina que aparelho de barbear dos carros atuais….

    Sem falar nos capacetes, a identidade dos pilotos, cada um mais bonito que o outro…hoje é tudo igual, parecem mais uma gelatina colorida com tantas cores e grafismos misturado.

    Como dizem: Informação visual demais faz vc não entender a essencia da coisa….e quanto menos se entende menos se gosta…..

    Por isso que dava gosto de ter o álbum de figurinhas, revistas, anuarios, pôster com os carros das temporadas Fórmula 1..pois se criava uma relação com aquilo….

  43. Arthur says:

    Mp4/8 não porque o Senna guiou mas acho o F1 mais bonito de todos. Aerodinâmica limpa e pintura icônica!

    • Bruno says:

      Toca aí amigo!!!
      Acho o mesmo!!!
      Que carro lindo esse mp4/8 da McLaren!!! Linhas simples e fluídas!!!
      A pintura da época Marlboro então!!! Sem comentários!!! Carro perfeito!!!

  44. faria says:

    A aerodinâmica dos carros atuais até que acho elegante.

    O que acho o fim da picada, são aqueles trambolhos como asas dianteiras.

    “Ella no es que sea fea. Lo que passa, es que hay que tener paciencia para mirarla!”

  45. Pablo Melo says:

    Caramba!!!! Piquet, pô!!!!!!! Falar o que mais? É o cara!!!! E uma delicia de carro, só perde pra BT52!

  46. Marcelo Saldanha da Silva says:

    Concordo plenamente com você, Flávio.

  47. João says:

    Com certeza, 100%. Inclusive o capacete, original. Piloto, nem se fala…..

  48. Kiko Costa says:

    De todas as mudanças, a que eu esperava mais era um bico “normal”. Esses bicos mamilo, lingua e etc são uma aberração…
    E pra constar (não que alguém tenha pedido), meu top 3 de beleza são (sem ordem, especifica) Jordan ’91 (191), Stewart ’99 (SF3) e Brabham ’83 (BT52)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *