BASE ELÉTRICA

SÃO PAULO (vixemaria) – E não é que está surgindo uma categoria de base de carros elétricos? Um consórcio belga-americano apresentou o Formulino E. Talvez vire uma série de acesso à Fórmula E. A brincadeira já recebeu o aval de gente como Lucas di Grassi.

É um caminho sem volta, goste-se ou não. Vocês gostam?

formulinoe

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Cesar Simões
Cesar Simões
7 anos atrás

Acho tesão, piá. Só tem que arruma rum jeito de ter barulho.

Rocker
Rocker
7 anos atrás

NÃO.

leandro oliveira
leandro oliveira
7 anos atrás

Não gosto muito, mas pelo visto vai ser o futuro. Antes isso que os autônomos e/ ou controlados por controle remoto (vai ser igual a corrida de drones).

Axl Rose ate my Buick
Axl Rose ate my Buick
7 anos atrás

Do conceito de carros elétricos, gosto. Da Formula E, não.

Acho os carros estapafúrdios e as pistas, piores ainda, e não engulo a concorrência velada com um dos pilares do automobilismo, o WEC.

Reconheço a importância do desenvolvimento técnico e o grid da categoria sempre esteve recheado de excelentes pilotos, mas, como corrida, é tudo meio patético com aqueles carrinhos lentos, de pneus ridículos, espremidos em circuitos de rua.

Antonio
Antonio
7 anos atrás

Carreras son carreras, mas o barulho dos motores a combustão sempre vai fazer falta.

José Luiz
José Luiz
7 anos atrás
João Henrique
João Henrique
7 anos atrás

Definitivamente…Não gosto.

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
7 anos atrás

Quando tiverem a tecnologia para fazer baterias pequenas que sejam capazes de tocar um motor elétrico potente, eu acho que vai ser legal. Por ora, os carros são um pouco lentos e as corridas parecem de brincadeira. Vendo na TV, tenho a impressão de que meu carro do dia-a-dia é mais veloz do que os carros de corrida da F-E.

MARCOS
7 anos atrás

Coisa mais sem mais graça do mundo, O melhor de tudo em uma pista e´escutar o som dos motores a combustão, fogo saindo pelo escapamento, o cheiro de gasolina com pneu queimado. Pagar ingresso para ver carrinhos ridículos com barulho de autorama…to fora.

Thor
Thor
7 anos atrás

Legal criar um categoria escola de carros elétricos, poderia se chamar Formula AA ou Formula AAA como as pilhas rsrsrs.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Thor
7 anos atrás

Imagine a tomada de tempo!

Arthur Luz
Arthur Luz
7 anos atrás

Vejo muita gente reclamando da velocidade e resistência desses carros, mas dá pra traçar um paralelo entre os ‘elétricos’ e os ‘tradicionais’ como eram no começo do automobilismo.
Aquelas trapizongas enormes, que faziam um lindo e imenso barulho eram o ápice. E, mesmo com essa barulheira toda, não andavam lá essas coisas.
Bom, o tempo fez com que a coisa chegasse onde chegou.

Vamos dar uma chance pros elétricos. É a vez deles agora.

sergio
sergio
7 anos atrás

Qualquer tipo de corrida é interessante. de tartaruga, de lambreta, velocípede, a pé, de avião…Um amigo meu foi demitido nos anos 80 porque apostou corrida de empilhadeira: capotou!! …..e deve ser bem legal ..

Newton
Newton
7 anos atrás

Melhor o futuro elétrico com automobilismo sendo um esporte relevante do que continuar com combustão e desaparecer do mapa. Infelizmente…

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
7 anos atrás

Autonomia das baterias é um problema.
Acho mais fácil diminuírem o tamanho dos motores e as baterias crescerem, mas sofrendo conformações para se tornarem partes da carenagem, do cockpit ou de outras partes do carro.
Abs.

Rodrigo Tossato
Rodrigo Tossato
7 anos atrás

não.

Marcelo Spacachieri Masili
7 anos atrás

Bom, é melhor do que aquela corrida de carro sem piloto, com certeza.

ags
ags
7 anos atrás

Vai ser da seguinte maneira..
7 provas em um só dia..de 5 voltas…
Cada vencedor muda para o fim do pelotão..
Cada ultimo colocado(sem reclamação como sempre faz o Pigmeu da Cantareira) fica na pole..e assim vai alternando..
Um ponto a favor..Não vai narração do Galvão Bueiro..e Tartaruga Burti..rsssss

Luciano Burti
Luciano Burti
Reply to  ags
7 anos atrás

Caramba, fera, como vc é engraçado! Já pensou em seguir carreira no humor?

Pepe
Pepe
7 anos atrás

Eu gosto muito da iniciativa, mas, como todo inicio a categoria parece um pouco tímida, apesar do alto custo dos carros, agora com esse nome terminando em “………..lino” não creio que pegue, as pessoas não gostam de coisas pequenas ou diminutivos para competir, esse nome, creio que já é uma rasteira na categoria, o Lucas di Grassi que é de extremo bom senso, deve saber do que estou falando.

Gustavo
Gustavo
7 anos atrás

Oi Hermes, a pegada de carbono é muito menor mesmo usando fontes poluidoras na origem da energia para carregar baterias. Exemplo real: Seu carro para andar precisou ter a gasolina refinada e gerou poluição na fonte. Quando sair com seu carro vai queimar novamente combustível e gerar novamente poluição, ou seja, 2x poluindo. No carro elétrico não temos as duas, apenas uma na geração da energia na fonte para carregar sua bateria. Isto usando uma fonte fóssil como petróleo. Só vamos gerar uma vez poluição, entendeu? Tem grandes vantagens.

Daniel T.
Daniel T.
7 anos atrás

Eu gosto do automobilismo, seja elétrico, a gosolina, etc.., do que for.

Ricardo Talarico
Ricardo Talarico
7 anos atrás

Não tenho nada contra, mesmo sendo apaixonado pelo ronco de motores a combustão, principalmente os V8.
O importante é ter corridas emocionantes, e isso não depende só de ronco.
É só assistir a alguns campeonatos amadores de kart, com aqueles motores 4 tempos de “moedor de cana”. Ronco ruim, mas o equilíbrio entre os karts faz as corridas serem disputadíssimas, portanto ótimas de assistir e participar.

Michel
Michel
7 anos atrás

Amigo, do jeito que as coisas andam, tendo um ser humano na pilotagem é lucro.

Rafael Cejulio
Rafael Cejulio
7 anos atrás

Sinceramente ainda não consigo enxergar com bons olhos as corridas de carros elétricos, talvez pq nunca vi uma de perto ou sei lá, incomoda não ter barulho ou cheiro de combustível.
Sei de toda história que eles são o futuro e tal, mas acho que ficam melhores nas ruas e não nas pistas.
E mais, acho muita grana pra tão poucas voltas.
Como piloto talvez tivesse uma opinião diferente, então fico por enquanto ainda com carros barulhentos.

Marco Cordobe
Marco Cordobe
7 anos atrás

Os carros são legais, mas corrida sem barulho? Já chega a F1 com estes V6 híbridos com barulho de carrinho de rolemam( ou carrinho de lomba como nós falamos aqui no RS). Onde fica aquele arrepio de ouvir o berro de um V10 ou V12 rasgando uma grande reta?
Ok, estamos numa encruzilhada ambiental, mas será que todo o problema é causado somente pelos carros de competição?
Em corridas, barulho sempre!
Abraços e sorte

Robson
Robson
7 anos atrás

Acho que tem espaço pra ambas categorias. Uma não mata a outra.

Henrique
Henrique
7 anos atrás

Nao gosto. Talvez carros eletricos seja o futuro, mas ainda gosto da sensacao provocada pelo som, pela mechanica de um vehicular a explosao.

Factor interessante e que produzir motor a explosao e uma tarefa complexa, cara, que limita o surgimento de conconcorrentes / montadoras, além dos custos para se montar refinarias, concessionarias e postos de gasolina. Vai comprar na concessionária ou na Ricardo Eletro, junto com a linha branca para a casa nova?

Um veículo elétrico, pode usar motor e bateria de fabricantes já existentes (talvez produtos mais eficientes ejam mais caros, mas se você quiser reciclar um motor elétrico e baterias de chumbo, em tese pode) não precisa tecnicamente de uma rede de abastecimento e manutencao tão complexas. Ou seja, como o capitalismo vai auferir ganhos que compensem esta mudança de plataforma, se ocorrer? A tesla mostra o caminho mas seus ganhos veem mais de investidores / acionistas que de que de vendas.

Independentemente da plataforma energética, esse futuro do automóvel parece muito chato. Carro autônomo, milhares de sensores conectando veículos e a infra-estrutura viária, e outras coisas. Se o objetivo é digitar no celular (ler jornal ou livro ninguém quer….) e tomar café enquanto se desloca, já existem revolucionárias formas de fazer isso. Ônibus, metro, bonde, uber, carona….

Arthur Luz
Arthur Luz
Reply to  Henrique
7 anos atrás

Entendo seu comentário. Mas acredito que essa geração que nasceu perto do ano 2000 (até antes) não curta tanto guiar um carro como as anteriores.

Acho a tecnologia dos autônomos muito válida. Pois ela pode praticamente anular os acidentes de trânsito, seja na cidade e, principalmente, nas estradas. Além disso, esse trânsito se tornaria muito mais dinâmico e ágil, visto que tudo está conectado. Além do mais, pra a essa turma mais nova, vale mais o deslocamento eficiente do que a potência e ronco de um carro.

Com o passar do tempo, ninguém mais vai debater se bom era dirigir ou não. Simplesmente não iremos mais guiar.

Alguns prazeres são substituídos por outros.

Rodrigo
Rodrigo
7 anos atrás

Elétrico só Autorama Nelson Piquet.

Vilar
Vilar
7 anos atrás

Não!

Carlos Pereira
Carlos Pereira
7 anos atrás

Pelo menos esse aí tem cara de carro de corrida. Gostei. Os atuais FE não me agradam esteticamente.

Custodio
Custodio
7 anos atrás

Tenho 31 anos e tenho certeza que quando tiver com 81 vou poder falar que vivenciei todas essas mudanças! Até pq acho que em 50 anos os carros não serão + eletricos.
Solar, hidrogenio, oxigenio a cocô ou a agua eu não tenho ideia! Mas Eletrico não serão mais!

MARCUS SANTOS
MARCUS SANTOS
7 anos atrás

…melhor corrida de elétricos que corrida de drones (já passa na TV a cabo isso)… Melhor que não ter mais automobilismo algum…

Toni Casagrande
Toni Casagrande
7 anos atrás

Afirmar categoricamente “Não gosto!” neste caso não faz muito sentido. Afinal não é muito diferente de defender que os carros de corrida deveriam ainda ser movidos a vapor. Só muda o modo de propulsão. Assim como vai acontecer com todos os automóveis em pouco tempo. Só vou sentir falta da música dos Vzões aspirados.

Diego - Floripa/SC
Diego - Floripa/SC
7 anos atrás

Teria fácil um elétrico para locomoção na cidade.

Fora que as baterias tem também sérios problemas ecológicos, enquanto não evoluírem não vai passar de brinquedo de gente rica. Até um Prius que tem tecnologia de 10, 15 anos atrás é inacessível para 99,9% da população.

Mas automobilismo vai ser um saco, e acho difícil minha geração engolir.

E a geração mais nova está cagando e andando para automobilismo, seja no velho petróleo ou elétrico.

Eduardo Garcia
Eduardo Garcia
7 anos atrás

Não.

João Sérgio
João Sérgio
7 anos atrás

tô curioso é pra ver a categoria elétrica de turismo que a Tesla tá montando

Garlet
Garlet
7 anos atrás

Pera que tá passando um entregador com escape aberto aqui ahhhh………………… puta que o p* passou, se eu tivesse uma manga jogava na cabeça, o troço irritante. Não aguento mais barulho……..viva o silêncio dos elétricos………………..tem que virar tudo elétrico, carro, moto, sem poluição sonora……………………..

Antônio Edson
Antônio Edson
7 anos atrás

Flávio, acho que vi você hoje na vila mariana. Só podia ser você: quem mais anda a bordo de um dkv belcar (verde, cinza, marrom claro?) tao bonito?. Carro maravilhoso! Me liguei no ronco do motor. Impecável!

danir
danir
7 anos atrás

Em corridas com duração de cinco voltas?

Fernando
Fernando
7 anos atrás

se a frota de carros particulares no mundo fosse inteira elétrica, haveria um grande ganho ambiental, não?
no caso das corridas, não creio que a poluição seja algo preocupante, mas vá lá, o mundo está mudando…

Ricardo
Ricardo
7 anos atrás

Sou entusiasta de automobilismo, leio seu blog diariamente (parabéns por ele, de verdade), mas quando se vê o que a queima de combustíveis que produzem dióxido de carbono está fazendo com o planeta, não dá pra não ser a favor de essa ser a matriz principal de energia em meios de transporte.
Em tempo: não sou a favor de serem extirpados os modelos à combustão existentes, muito menos da proibição de que rodem (como você contou na saga das inspeções veiculares paulistas), somente que não sejam mais fabricados.
E o barulhinho me lembra os desenhos animados futuristas da infância, hehe
Você se vê com um elétrico no futuro?

Alan Borghini
Alan Borghini
7 anos atrás

Eu adoro carro elétrico, que deixam os mastodontes à combustão de zilhòes de peças se sentindo matusaléns.
Mas as montadoras e seguradoras querem porque querem prolongar a vida dessas geringonças fumacentas para poderem faturar o máximo que puderem, inclusive com o advento dos inúteis e pesadões SUVs, que fazem a alegria dos que preferem ostentar do que pensar na hora de escolher seu veículo.
E sem esse vínculo com o consumo, parece que o automobilismo está se adiantando e se desvinculando do emocional e racionalizando antes da indústria.
Só não entendi porque ainda não está chovendo campeonatos de karts elétricos, que seriam os mais fáceis de serem concebidos.

sergio
sergio
Reply to  Alan Borghini
7 anos atrás

isso!!

Celio ferreira
Celio ferreira
7 anos atrás

Quando um FE , rasgar uma reta a 300 p/h , adeus F1. O futuro tecnológico ,
avança inexorávelmente….

danir
danir
Reply to  Celio ferreira
7 anos atrás

Em corridas com duração de 5 voltas?

Celio ferreira
Celio ferreira
Reply to  danir
7 anos atrás

Vá Wilkepidea e leia sobre o carro eletrico Ellica,
a que velocidade chegou e quanto tempo rodava

Leandro
Leandro
Reply to  Celio ferreira
7 anos atrás

Quando isso acontecer, adeus F-E.

A F1 anexa a categoria e todas as suas equipes pra voltar a ter grid cheio igual nos anos 80. As equipes de ponta também vão passar a usar elétricos e vão usar seus orçamentos nababescos pra fazer ainda melhor.