FALEM SOBRE AS BARBATANAS
SÃO PAULO (nada se cria) – O Marcus Reis mandou a seguinte mensagem por e-mail:
Oi, FG. Como vai? Estava arrumando meu armário e achei um livro sobre a Ferrari que comprei lá na loja que fica atrás da Galeria Vittorio Emanuele, em Milão. Entre as fotos, tem essa 312B2, de 1972, que tem a barbatana de tubarão. Pelo que pesquisei no google, outros modelos também tinham. Dá pra você fazer um post sobre?
A foto que ele mandou da 312B2 não estava muito boa, fui atrás de outra. Está aí embaixo. Como se vê, nem tudo é novidade absoluta e o mundo não começou na quarta-feira da semana passada.
Acho horríveis as barbatanas.
Rubinho publicou no instagram dele essa semana uma montagem com essa Ferrari e a desse ano fazendo referência à semelhança entre as duas… Já dizia o pensador: “Nada se cria, tudo se copia”
Laguna Seca… California..
Em Sears Point.. tem um sr que não é rico..mas tem 2 ferraris v 12…e mais 01 williams com as cores da Cia aerea da Arabia..e um alfa.. romeo.. puta carro de 2800cc..resumo..
Carro de corrida só perde pra uma muié..rss
Um carro que nasceu para ser campeão e não o foi. Quebrava além do aceitável, numa época de muitas quebras. Uma pena.
Inclusive, se repararmos, o próprio “duto” dianteiro que as equipes estão adotando, já tinha nesse modelo.
Todas as 312 B e as 312 T eram máquinas maravilhosas, inclusive a 312T6.
http://www.moto123.com/imprimer_article.spy?artid=113405
O belíssimo Carcará já tinha barbatanas…o resto é cópia!
http://rvchudo.blogspot.com.br/2011/11/dkw-carcara-primeiro-record-brasileiro.html
Quanto mimimi!!!! Só porque deixa os carros “feinhos” não pode ter? Estamos na “geração nutella” da F-1, deveríamos voltar à geração raíz.
A Red Bull reclamando das Barbatanas porque com certeza não vai precisar delas. E só colocaram uma delas no carro nos testes pra despistar este fato.
Por outro lado, tá na hora de proibir todo e qualquer aparato. Carros lisos com aerofólios simples sem nenhum degrau (hoje tem 3 ou 4), sem barbatanas, sem asas “T” no alto das barbatanas, sem apendices ao lado dos sidepods. Carros totalmente lisos como nos anos 90. Assim fica regulamento igual pra todo mundo e acaba esta palhaçada. Reclama-se tanto dos custos mas ninguém pensa quanto se gasta em horas de túnel de vento pra inventar estas maluquices. Isto é gasto absurdo.
Concordo em gênero número e grau contigo Glauber !
Inclusive se não estou enganado em 2009 foram banidos todos os apêndices aerodinâmicos dos carros e parece que hj eles estão retornando novamente a FIA mudou o regulamento e liberou novamente ou será que caiu no esquecimento?
Fico aqui pensando com os meus botões se isso não seria uma estratégia para melhorar os fluxos de ar….
Tem barbatana? Tem sim senhor.Mas esse carro é top, é uma obra de arte de como ser um F-1.Nada dele, é demais ou sobra.Tudo está no seu lugar?Graças a Deus!
Que coisa mais fofa esse v12…ou b12?
E vemos também tomada de ar por baixo do bico com saída em cima antes da suspensão e até um arremedo de aeroscreen…
Quando o Emerson estava na Penske surgiu um modelo com barbatana. O cunhado dele me disse que ele chamava o carro de Batmóvel.
Fico com curiosidade de imaginar o que conseguiriam com os recursos de desenvolvimento de hoje, caras como o Chapman, Tyrrell, Brabham.
Bem lembrado. O penske de 94 tinha mesmo.
Também os aerofólios da MOTOGP utilizados até o ano passado não eram novidade…(ok, com o devido desconto de 40 anos de evolução).
http://www.classicyams.com/special-yamaha-bikes/special-yamaha-bikes/yamaha-tz750a-qaerofoilq.html
As barbatanas nem são exclusividade da F1. Em 1995 os Indy/CART começaram à usar o aparato:
http://cdn.images.autosport.com/specials/60years/photos/large/JV95.jpg
Tem barbatanas mais antigas em carros muito mais legais….
https://en.m.wikipedia.org/wiki/Jaguar_D-Type#
Abraços!
Alem da barbatana este carro tinha também freios a disco (sendo o primeiro a utilizar ,foi seu antecessor ,o type C ,vencedor em 1953, e a barbatana foi idealizada por Malcom Sayer o pai dos carros com aerodinâmica refinada, e seus estudos e formulas são usadas até hoje) ,e em 1952 a Mercedes 300 S L R que ganhou as 24 h de Le Mans ,foi o primeiro carro de competição a usar um motor com injeção de combustível. E tem gente que acha que a F 1 é que é o suprassumo do desenvolvimento automobilístico , esquecem-se que o câmbio P D K também surgiu em Le Mans assim como os motores híbridos foram usados pela primeira vez em competição pela AUDI no R 18 E-tron. Infelizmente tem alguns narradores ou por pura ignorância ou para querem super valorizar os eventos que participam ,subvertem a verdade, mas fatos são inquestionáveis ,quem procurar vai achar a verdade.
Não tem nada de novo debaixo do sol
Injeção de combustível: 1949, Hilborn nos motores Offy. Os alemães usavam no DB600 aeronáutico desde 1935. Usaram nos Mercedes pilotado por Fangio também.
Barbatanas: modelos Bluebird de Sir Malcolm Campbell já usavam o dispositivo no longínquo ano de 1935 )
Cambio sequencial: Carros F1 da Honda da década de 1960 como RA271 de 1964, Com um pouco de liberdade poética temos os cambios Cotal e Wilson da década de 1930 com pré-seletor usados nos Talbot e Delage entre outros.
Freios a Disco e ABS: cortesia da Dunlop! Direto do setor aeronáutico para as competições via Jaguar. Antes, em 1948 o diminuto Crosley já possuia freios a disco.
Uma das primeiras formas de equipamento ABS foi o Dunlop Maxaret . Seus primeiros testes foram feitos no Avro Canada Canuck CF100 (linda máquina voadora) no distante ano de 1953; naquele tempo a denominação usada era anti-skid! E para quem acha que é novidade em motocicletas, a Royal Enfield Super Meteor testou seu uso em 1958, porém o diretor técnico da marca britânica Tony Wilson-Jones vetou seu uso nas máquinas de produção.
Uma palavrinha sobre Sir Sayer.
Sir Malcom Sayer, que se autodenominava aerodinamicista e desenhou o carro mais belo dos anos 1960 ( o Tipo E) segundo Enzo Ferrari, teve como primeiro emprego um cargo na Bristol Airplane durante a II Guerra Mundial. Morreu precocemente em 1970 aos 53 anos. Segui-se vivo por mais alguns anos , fica a pergunta que maravilhas criaria com a ajuda dos computadores mais poderosos e tuneis de vento mais sofisticados que se tornaram mais acessíveis após os meados dos anos 70!
que coisa linda …a barbatana neste caso…. (pode arnaldo)?
claro que pode
Carro lindo de gostoso!
Covardia com os de hoje.
Nem tudo o que é feio, não é bom. As feias barbartanas é um mal necessário,
pois com as asas trazeira baixas o ar precisa ser direcionado . sem ela vão perder
efeito aerodinamico. Agora segundo alguns entendidos , um bom vento lateral,
será perigoso. Então o que escolher?
Mas esse é o segredo Celio!
Carros menos dependentes da aerodinâmica. Carros que precisam de aderência mecânica e nela se apoiam para poder fazer curvas e ficar grudado no carro da frente para as ultrapassagens.
Quando o aerodinâmico passou a ser o fundamental, a F1 se perdeu.
Sempre, sempre, o que mais importa deve ser o piloto e o motor!