MENU

terça-feira, 11 de abril de 2017 - 18:47F-1

FOTO DO DIA

Bem, não é uma foto, mas uma ilustração de Giorgio Piola com o que ele imagina ser o “Shield”, a proteção para o cockpit que a FIA pretende adotar no ano que vem. Ele fez o desenho baseado em conversas com os pilotos que viram o projeto. Não é feio. Mas me parece pouco efetivo.

shield

17 comentários

  1. Rodrigo Moraes disse:

    Creio que esse esquema não impediria os dois últimos acidentes fatais da F-1, de Maria de Villota e Jules Bianchi, ambos entraram atrás de caminhões e foram atingidos na cabeça. Dos acidentes recentes, talvez só impediria o do Massa.

  2. Alessandro Silva disse:

    Gostei! Na forma como representado na ilustração já teria sido 100% eficaz no caso do Massa com a mola. Mesmo assim acho que poderia ser um pouco mais alto e com um um aro de fibra de carbono na borda para reforçar mais.

  3. Diego Zomer disse:

    Fico imaginando se uma bolha com esse formato não gera distorções de imagens para os pilotos, especialmente com a incidência de luz no policarbonato…

  4. Eduardo_SC disse:

    Serviço de utilidade pública seria proibir as barbatanas, antenas digitais e os “bicos de Gonzo”.

  5. Flavio Bragatto disse:

    Me parece bem efetivo (não 100%, afinal nada é 100%).
    Com este acrilico, que eu imagino ser muito resistente, um assoalho de carro não vai acertar a cabeça do piloto.
    É claro, se voar um pedaço de asa, girando no ar, num impacto de 200km/h, nem se o cockpit fosse fechado e nem se tivesse aquela forquilha horrorosa que andaram testando, iria salvar a vida do piloto.
    Eu acho que deveriam esquecer que tiveram essas idéias.

  6. Rui disse:

    Ao que parece nada efetivo.

  7. Bruno Gonçalves disse:

    Na minha opinião seria mais legal um canopy cobrindo tudo. Fico imaginando que poderiam aumentar as paredes laterais do cockpit na região da cabeça e deixar bem reforçado, o suficiente pra aguentar um carro em cima (parecido com a ferrari 1996), com um canopy cobrindo toda a cabeça do piloto. O canopy abriria todo o conjunto pra cima, mas em caso de capotamento existiria nas laterais desse canopy algum método de abrir pra dentro,

  8. murilo medeiros disse:

    Parece de fato inútil.

    Repararam que o “quebra vento” transparente da Mercedes (fica à frente do cockpit) está parecendo um serrote cheio de “dentes”? Quando vi achei que estava quebrado, mas deve ser coisa de túnel de vento sei lá.

  9. Carlos Pereira disse:

    Penso que a solução da Red Bull é melhor

  10. Julio disse:

    Acho isso uma palhaçada, o esporte é de risco e ponto final, a ultima morte foi em 1994. Ai alguém pode me dizer “fala isso porque não é você que senta no cockpit seu felâdaputa”. Falo isso pois a categoria tem seu risco, ninguem senta no carro obrigado, acredito que tem que haver carros mais seguros masdesta forma que querem ja esta virando palhaçada mesmo. Entao que se preocupem com os capacetes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>