LE MANS, SEMPRE

lemans171

RIO (ufa) – Não foi um sumiço programado. Ainda mais em final de semana de Le Mans. Mas tive de restaurar meu computador por um bug qualquer na manhã de sábado, e quem já passou por tal desespero sabe como é.

Felizmente está tudo recuperado. E vamos à luta.

Como fez o Porsche #2 desde a noite de ontem, para vencer em Sarthe depois de cair para a 57ª posição — penúltima entre os 58 que estavam na pista, quanto teve um problema sério no eixo dianteiro após a terceira hora da corrida. Até então, andava sossegado em quarto e acompanhava de perto os dois carros da Toyota que puxavam a fila, com mais um Porsche, o #1, à frente.

[bannergoogle]O tempo perdido nos boxes deixou o #2 nada menos do que 18 voltas atrás do líder, o Corollão #7. De todos os carros de fábrica da LMP1, era aquele que parecia ter ficado fora de combate mais cedo. Para ter alguma chance de vitória, teria: 1) de torcer por quebras de três Toyotas e de um Porsche; e 2) ele mesmo chegar ao fim sem mais problemas.

Os três Toyotas quebraram — verdade que um deles acabaria voltando à pista, mas atrasado demais. O outro Porsche, também, a pouco menos de quatro horas do final, quando sua vitória parecia certa. O #2, não. E por conta da debacle dos favoritos, pela primeira vez na história de Le Mans com o regulamento atual um carro da LMP2 liderou a prova na classificação geral — o Oreca #38 da equipe do ator Jackie Chan na altura da 21ª hora da corrida –, e com chances reais de vencer. Afinal, estava quebrando todo mundo.

Fui dar uma olhada no hora a hora da corrida para entender a evolução do #2, pilotado pelo trio Bernhard/Bamber/Hartley a partir do momento em que despencou para a rabeira do pelotão. Coloquei entre parênteses a posição do Oreca #38 de Jackie Chan, que poderia vencer protagonizando uma zebra monumental se o #2 não acelerasse feito um maluco. Vejam como foi a 19ª vitória da Porsche em Le Mans:

Hora 5 – 55º lugar, 65 voltas. Líder: Toyota #7, 83 voltas (Oreca #38: 78 voltas)
Hora 6 – 54º lugar, 18 voltas atrás do Toyota #7 (12 atrás do Oreca #38)
Hora 7 – 50º lugar, 18 voltas atrás do Toyota #7 (12 atrás do Oreca #38)
Hora 8 – 36º lugar, 18 voltas atrás do Toyota #7 (11 atrás do Oreca #38)
Hora 9 – 32º lugar, 19 voltas atrás do Toyota #7 (11 atrás do Oreca #38)
Hora 10 – 21º lugar, 18 voltas atrás do novo líder Porsche #1 (10 atrás do Oreca #38)
Hora 11 – 16º lugar, 18 voltas atrás do Porsche #1 (9 atrás do Oreca #38)
Hora 12 – 16º lugar, 18 voltas atrás do Porsche #1 (9 atrás do Oreca #38)
Hora 13 – 14º lugar, 17 voltas atrás do Porsche #1 (7 atrás do Oreca #38)
Hora 14 – 13º lugar, 17 voltas atrás do Porsche #1 (7 atrás do Oreca #38)
Hora 15 – 10º lugar, 17 voltas atrás do Porsche #1 (7 atrás do Oreca #38)
Hora 16 – 10º lugar, 17 voltas atrás do Porsche #1 (6 atrás do Oreca #38)
Hora 17 – 10º lugar, 17 voltas atrás do Porsche #1 (6 atrás do Oreca #38)
Hora 18 – 10º lugar, 17 voltas atrás do Porsche #1 (5 atrás do Oreca #38)
Hora 19 – 8º lugar, 17 voltas atrás do Porsche #1 (4 atrás do Oreca #38)
Hora 20 – 6º lugar, 16 voltas atrás do Porsche #1 (3 atrás do Oreca #38)
Hora 21 – 2º lugar, 1 volta atrás do novo líder Oreca #38
Hora 22 – 2º lugar, 2min45s504 atrás do Oreca #38
Hora 23 – 1º lugar, 1min33s056 à frente do Oreca #38
Hora 24 – 1º lugar, 1 volta à frente do Oreca #38

Os carros da P1 eram cerca de 10s mais rápidos por volta que os da P2 (arredondando, 3min20s para 3min30s na pista de mais de 13 km de extensão). Foram 17 horas de maratona para descontar as 13 voltas de atraso em relação ao surpreendente carro pilotado por Tung/Laurent/Jarvis, que manteve um ritmo fortíssimo durante toda a corrida e terminou em segundo na geral. Uma façanha, assim como foi uma proeza o terceiro na geral do trio Piquet/Heinemeier-Hänsson/Beche, da Vaillante Rebellion.

Nelsinho recebeu a quadriculada com duas voltas de atraso em relação ao Oreca #38, que completou 366 voltas ao final de 24 horas. O Porsche #2 dos vencedores completou 367. Um grande segundo lugar para o brasileiro em sua classe, portanto. Ainda na P2, o terceiro colocado também foi um carro de Jackie Chan, que fechou o fim de semana com uma atuação memorável.

Era importante para a Toyota chegar com algum carro na P1, porque a pontuação em Le Mans é dobrada para a classificação do WEC. O #8 voltou à pista terminou a corrida 9 voltas atrás dos vencedores. Um prêmio de consolação para uma marca que não sei o que acontece nessa corrida — ano passado perdeu na última volta, lembram? Os japoneses eram francos favoritos, vieram com três carros, contra dois dos alemães. O #9 deu apenas 160 voltas e o #7, 154. Quebraram os dois praticamente ao mesmo tempo. Um desastre.

Na P2, Barrichello disputou as 24 Horas pela primeira vez e terminou em 12º com um Dallara da Racing Team Nederland. André Negrão foi o quarto no trio da Alpine e quinto na geral, um resultado excepcional. Bruno Senna, da Rebellion, ficou em 15º. Todos esses carros usam motores Gibson, padronizados pela FIA. São portentosos V8 de 4,2 litros que também equipam os protótipos da European Le Mans Series. Bill Gibson, dono da empresa, foi o criador da Zytek, que começou nessa brincadeira nos anos 80, produzindo sistemas de gerenciamento eletrônico para várias marcas. O motor Hart da Toleman de Senna, em 1984, tinha o dedo dele. A Zytek foi durante anos fornecedora de motores da F-3.000, da A1GP e da World Series by Renault e, depois, Nissan. Quebram pouco. Dos 25 que largaram na P2, só quatro não terminaram.

lemans172

A briga mais espetacular, em que pese a beleza da escalada do Porsche #2, aquele em quem ninguém apostaria um marco alemão, aconteceu na GT Pro. O Aston Martin #97 de Turner/Adam/Serra conquistou a liderança na penúltima volta ao passar o Corvette #63 de Magnussen/Garcia/Taylor, que acabou furando um pneu e terminou em terceiro, sendo ultrapassado ainda pelo Ford GT #67 de Priaulx/Tincknell/Derani, segundo colocado.

Sim, dois brasileiros nesse pódio, e um deles, Daniel Serra, ganhando logo na primeira participação. Sensacional. Pipo Derani, apesar de jovem, já tinha corrido antes em Le Mans. Mas foi sua primeira de GT, e primeira com a equipe oficial da Ford. Ambos de parabéns. Dos oito brasileiros que largaram, três no pódio — os meninos da GT Pro, mais Nelsinho na P2. Faltou falar de Tony Kanaan, sexto na GT Pro também com Ford, e de Fernando Rees, que correu de Corvette na GT Am e ficou em 15º na sua categoria.

Dos 60 carros que largaram, apenas 11 não chegaram ao final. Assim, pode-se dizer que tivemos 49 vencedores neste que é o mais longo dos dias, um dia de loucura e mágica, como escreve Rodrigo Mattar em seu blog — nosso maior especialista no assunto.

Porque terminar as 24 Horas é sempre uma vitória, para qualquer um.

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28 Comentários
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Roberto Borges
Roberto Borges
6 anos atrás

Alguém reparou na cara do Jordan Taylor no pódio?

Jair
Jair
6 anos atrás

E tiraram o podium do Nelsinho!

https://www.motorsport.com/lemans/news/rebellion-lmp2-squad-stripped-of-overall-le-mans-podium-920544/

Os caras inventaram um jeito de re-ligar o motor sem tirar a carroceria mas parece que nas regras isso não pode. Que pena!

Emerson
Emerson
6 anos atrás

Flavio, desclassificaram o Nelsinho pq abriram um buraco para ligar o motor visto q o motor de arranque quebrou. O cara ficou 12 horas pilotando pq um piloto passou mal..que merda..

Julio Cesar Gaudioso
Julio Cesar Gaudioso
6 anos atrás

Corridas de endurance são lindas e nas provas mais longas o desafio maior é chegar ao final.
Mais de uma vez cumprimentei participantes da nossa “12 horas de Tarumã” como se vencedores fossem, mesmo os que chegaram na n-ésima posição. Mas chegaram. E a expressão no rosto deles dizia da vitória pessoal que atingiram.
Isso é endurance

Jr.
Jr.
6 anos atrás

Flavio, nada a ver com o post mas sinto falta do WRC no FOX Nitro. Talvez eu esteja errado mas a última vez que se falou alguma coisa do WRC foi a bobagem do Neuville na Suécia em Fevereiro. Apesar do Ogier estar na liderança como nos anos anteriores todas as quatro equipes de fábrica venceram com cinco pilotos diferentes em sete etapas. Mais WRC no FOX Nitro por favor!

Marcos
Marcos
6 anos atrás

Se um carro completa 400 voltas mas faltando 5 min para 24h, ele quebra. O segundo, completa as 24h rodando, porém, totaliza 398 voltas. Quem é o vencedor? Abrs!

Artur
Artur
Reply to  Marcos
6 anos atrás

O que completou 398 voltas. A prova é de 24h, se não chegar rodando não vale.

marcos
marcos
Reply to  Artur
6 anos atrás

Será ?!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Artur
6 anos atrás

Correto. Daí o nome de 24 h de Le Mans e não, 400 voltas em Le Mans.

Carlos
Carlos
6 anos atrás

Já que falaram dos brasileiros como um todo, deveriam lembrar da participação do Rubens Barrichelo que também completou a prova.

Mauro
Mauro
6 anos atrás

Grande Nelsinho, esse é galo. Sabe tudo, show de pilotagem.

Marcos Roberto
Marcos Roberto
6 anos atrás

Se a Toyota usasse um Corolla nada disso teria acontecido (segundo alguns brasileiros carro inquebrável) rsrsrs.

Alexandre
Alexandre
6 anos atrás

Grande desempenho dos pilotos brasileiros. Uma pena o Fernando Rees estar com dois pilotos que ele mesmo comentou no Instagram que estavam muito lentos na classificação. O Rees largou as 24 Horas e entregou o carro pro Brandela em P3. O Brandela devolveu o carro pra ele em P14! E muitas voltas o Rees rodou mais rápido que o líder da LMGTE-Am, mas o atraso era grande pra tirar.

Ótima estreia do Daniel Serra e do Rubens Barrichello também.

Eder
Eder
Reply to  Alexandre
6 anos atrás

O próprio Rees bateu o carro durante a noite…

Esprito di Porco
Esprito di Porco
6 anos atrás

Um pouco decepcionado com o desempenho da Toyota, mas gostei do trabalho da equipe do Jackie Chan, e os carros eram muito bonitos!

Luigi
Luigi
Reply to  Esprito di Porco
6 anos atrás

Eu acho mais realista é estar decepcionado com o resultado final da Toyota, poi quanto ao desempenho, equanto esteve na pista em condições normais , era o carro mais veloz. E para andar na frente de Porsche, mostra que a engenharia de projetos é muito boa,falta só melhorar na resistência de materiais. Estão batendo na porta,se não desistirem,a porta da vitória, se abrirá em uma próxima oportunidade.

Sylvio
Sylvio
6 anos atrás

Realmente o Porsche #2 andou muito, mas comparando à LMP2 e ás outras categorias. Se o Porsche #1 não quebra, o #2 estaria correndo até agora para alcançar… foram 7 horas para tirar uma volta. Para tirar as outras 16, se o #1 não quebra…

Chupez Alonso
Chupez Alonso
6 anos atrás

Me parece um desprestígio muito grande para a categoria ter dois carros da P2 no pódio geral.

Como se 2 carros da GP2 chegassem ao pódio numa corrida de F1.

Coisa que nem a McLaren consegue.

Christian - Do Niva
Christian - Do Niva
Reply to  Chupez Alonso
6 anos atrás

Acredito que o problema esteja no regulamento que exige um carro tão “especial” que não é atrativo.

Mesmo a LMP2, até onde vi a maioria era de Oreca.

A mais legal é a LMGTEPro, muitos carros diferentes.

A parte, cantei a bola que os Corollão não chegavam, por falar nisto, os japas perderam a mão de vez de como fabricar carro / motor de corrida, Honda e Toyota só dão vexame….

Leo D. Guedes
Leo D. Guedes
6 anos atrás

Sensacional essa prova, show de máquinas e pilotagem, brazucas muito bem na fita, RMattar é um poço sem fundo de informação e monstro na transmissão. Sei que deve sair caro e tal, mas pra essa corrida a Fox deveria criar a “FoxSports3” por um dia e cobrir as 24hs… Até torci pelo Mito e eu Corollão, mas deu a Fuca de novo o que não chega a ser surpresa.

Barbara Gancia
Barbara Gancia
6 anos atrás

Sempre um prazer ler os seus textos, muito obrigada, Flavio dearest

Reginaldo
Reginaldo
6 anos atrás

Cada dia fico mais inconformado com a cagada que o sr. Nelsinho fez na F1. Sem dúvidas, é um dos melhores, senão o melhor piloto brasileiro dos últimos 5 – 10 anos. Poderia estar consolidado lá, mas ao menos não para de buscar oportunidades. O cara manda bem em todo carro que anda (NASCAR, Endurance, F-E, Rally Cross). Se existe um pouquinho dessa tal de transmissão de DNA entre pais e filhos pilotos, o caso dos Piquet é um deles.

Wesley Andrade
Wesley Andrade
6 anos atrás

Caramba! Me impressiona a incrível sequência de azares da Toyota! Dois carros em três voltas! Fiquei com muita pena deles. Fosse dono da empresa/equipe eu ordenaria a criação de um novo projeto para já.

E meus parabéns para todos os participantes.

Artur
Artur
Reply to  Wesley Andrade
6 anos atrás

Velocidade o carro tem, é só dar uma caprichada na confiabilidade.

Goos
Goos
6 anos atrás

FG
Acompoanheir quase toda a prova pelo Utube…
Que coisa linda e espetacular!
Le mans é phoda!
E Cara ver o Ligier coma pintura da Gulf, mesmo rodando saindo de pista e indo aos boxes deu uma puta saudade de outros tempos.
Que prova é Le Mans!
E os brasileiros de parabéns! Todos!
E Nelsinho PILOTA pacas! Em todas as categorias mandando bem!
Tiveram muitas coisas interessantes:
-Durante muito tempo houve também um duelo Pquet Jr e Bruno Senna primeiro sobrinho, que também pilotou bem pacas!
– Na mesma equipe: Nicolas Prost e Bruno Senna, que ironia, linda e bacana, da vida!
E para finalizar:
Le Mans é phoda!!!
Que venha a próxima!!!

Antonio Vidal
Antonio Vidal
6 anos atrás

PORSCHE 919 hy: TRI-CAMPEÃO EM LE MANS: 2015/2016/2017.
Só a PORSCHE tem 19 vitórias em LE MANS!
Faltam 365 dias para a vigésima….
Bora pro FOX NITRO saber de tudo o que “rolou” em LE MANS….

Wilson
Wilson
6 anos atrás

Flavio, fala pra Honda comprar a Zytec, esse não quebra !!!!
PORSCHE em primeiro de novo !!!!!