O NOVO F-2
RIO (mais próximo) – A FIA apresentou hoje em Monza o novo carro da F-2 para o triênio 2018/19/20. Ele será feito pela Dallara e a ideia é aproximá-lo um pouco mais daquilo que os jovens mancebos irão encontrar quando — e se — chegarem à F-1.
[bannergoogle]O novo modelo atende a todas as normas de segurança da FIA e já vem com Halo, que será adotado também na F-1 a partir do ano que vem para proteger a cabeça do piloto. Carrega um motor V6 turbo de 3,4 litros e 620 HP a 8.750 RPM, preparado pela Mecachrome.
O shakedown já foi feito em julho em Magny-Cours e mais alguns testes serão realizados até o final do ano. A previsão é entregar às equipes um primeiro carro em janeiro e um segundo, em fevereiro. Os pneus seguem sendo Pirelli. Os atuais chassis vinham sendo usados desde 2011, quando a categoria ainda se chamava GP2.
Câmbio, rodas, eletrônica, freios, suspensões e sistemas de direção são padronizados, de fornecedores únicos. A velocidade máxima estimada é de 335 km/h.
Gostaram?
Saudades da Fórmula Dois escola de CONSTRUTORES (nada contra a empresa Dallara)
AGS e Minardi correram antes na F-2 e depois foram para a F-1 (se teriam sucesso ou não é outra história).
Embora a maioria dos motores fosse BMW ou Ford Cosworth (parece que houve motor Ferrari mas não tenho certeza) existia uma certa liberdade de chassis: March, Ralt, Chevron, Surtees, Brabham, etc.
A Lotus tinha equipe própria.
Alguém lembra de outro construtor?
Bonito mas o halo enfeia ele demais. Tomara que funcione bem para aumentar a segurança dos pilotos.
Sou da turma mais velha de acompanhar a F1. Lembro me muito bem no inicio da década de 60, a polêmica que aconteceu quando os motores foram deslocados da frente para trás. Havia comentários típicas do “pessoal que resite a mudança” como os de agora. Chamavam os F1 de Fusca, pelo motor ser traseiro. Argumentavam que haveria mais mortes por que não haveria mais a proteção do motor à frente, Ao contrário, os carros ficaram mais seguros. Foi na década de 60, que surgiram, por obra e arte da F1, uma sucessão de inovações: os freios a disco, pneus largos, aerofólios, etc e etc. O próprio aerofólio foi criticado quando começou em 68, a partir do Chaparral que correu nas 24 horas de LeMans em 67. Hoje todos nós andamos em carros muito mais seguros do que há 60 anos, graças a F1, em especial.. Lembrando, que só na década de 60 morreram 14 pilotos, entre eles, cinco inesquecíveis campeões: Jim Clark, Von Trips, Ricardo Rodrigues, Bruce McLaren e Joachin Rindt. E nos ulltimos 20 anos, morreu apenas um piloto.
Prezado F & G : Com todo respeito esse halo ficou simplesmente uma grande bosta.
carcaça ta ótima.
halo horrível, motor horrível!
Uma bosta com esse halo! Quem inventou esse troço, merece o paredão!
Halo na F1
Halo na F2
Será que com base nesse mimimi nutella, vão colocar no kart também?
E na moto GP? Como fas?
trocentas mil vezes mais expostos que os F1, e nem por isso vejo neguinho quebrado na TV a cada prova não….
Aí depois não entendem o porquê da MotoGP nadar de braçada no quesito popularidade.
Na moral… uma porcaria. Vai servir só pra juntar mosquito.
Vai chegar a hora em que vamos acostumar com o Raider.
Bem,
o carro F2 é mais bonito que os bólidos F1, sem dúvida (sao limpos). inclusive o halo está em harmonia.
Mas a situacao é a seguinte: o halo (eu acho), é só um “teste” para os amantes da F1 manifestarem opniao, pois num breve futuro, o monoposto F1, será identico ao Audi LMP1, ou seja: irao fechar com bolha. Daí nao sei se isso erá monoposto ou turismo.
O fato é: com todo respeito ao tenis de mesa: se nao quer correr riscos correndo em autódromos, entao vá jogar ping pong!
Automobilismo, e especialmente categorias como F-1, é um esporte curioso. Sua essência, desde o começo, foi trazer inovações, avançar para o futuro. Só que os fãs do esporte são sempre conservadores, com uma indisfarçável tendência à nostalgia.
Se dependesse dos fãs, teríamos parado nos anos 90, com V10 aspirados. Só que o mundo gira (e a Lusitana roda) e obviamente a tendência são motores híbridos, antes que se tornem elétricos ou movidos a hidrogênio (sei lá…)
A questão da segurança é a mesma coisa. Vi várias mortes pela TV nos 70 e 80 e não acho que devemos estragar o café da manhã dominical com mais mortes. A hora que o halo impedir que alguém quebre a cabeça em uma cerca ou poste ou quando o coleguinha voar sobre sua cabeça a 200km/h, os críticos terão que engolir a sua utilidade.
Ou poderia ser pior. Poderíamos continuar a ter guard-rails de metal igual nos anos 70, em vez de muro de pneus, ou esses muros safety-qualquer-coisa que fazem uma panca horrorosa ficar menos horrorosa, e ter mais cabeças rolando tipo François Cevert.
Ou mesmo pensar numa panca tipo Jules Bianchi, ou aquela do Tom Pryce tomando um extintor de incêndio em cheio (como seriam essas pancas se já existisse Halo?)
A tendência inevitável é deixar os carros sempre mais seguros. Isso eu considero inegociável. Dane-se que o carro fique diferente, esquisito num primeiro momento. A gente acostuma e quando vier a primeira panca que provar a eficiência do Halo, todo mundo vai se perguntar “porque não se pensou nisso antes?”
Sempre lembro da panca do Kenny Brack na Indy, a duzentos e tantos G de força. E ficou vivo pra contar a história. Tá, tiveram que colar ele todo, mas sobreviveu. Se fosse um carro dos anos 70 ou 80, não juntariam todos os pedaços pra colocar na urna funerária.
O Halo estraga qualquer carro. Detestei.
O HALO vai ser utilizado até o dia em que alguma coisa acertar o capacete de um piloto (semelhante ao que aconteceu com o Felipe Massa) e perceberem que ele não protegeu porra nenhuma. Até lá, ele fica.
O halo com a cor integrada à do resto da carroceria não parece tão horrível…
O halo… the horror… the horror…
Cada vez mais automobilismo nutella.
Finalmente um motor turbo de verdade! Com certeza deve ser barulhento! Infelizmente o halo tira o tesão da categoria. É o mostrar que estão fazendo alguma coisa pela segurança.
O chinelo é uma unanimidade….
O visual dos F1 tornou-se um problema, os carros são feios e não atraem o público, o protótipo da McLarem que rola na internet de carro futurístico, fechado, deveria ser adotado ontem. Motores V8 com Kers deveriam voltar. Esse Halo é horroroso e vai matar de vez a F1. F2, F3 o que for…
Motor 3.4 V-6 turbo….
Estranho isso…. o F1 é 1.6
Sim, mas são híbridos e geram mais potência….
Concordo. Lançar um carro ano-modelo dois-mil-e-dezenove SEM ser híbrido é voltar meio século no passado.
Arcaico.
Esse halo é a maior estupidez criada na história da F1.
Lindo, se não fosse o Halo.
Muito legal, tudo de bom, mas esse halo…
Esse halo é uma das coisas mais feias que já apareceram em carros de fórmula… Fora Alpargatas!
O carro é bonito, não tem aquele bico mamilo dos f-1 feio pra cacete, mas o halo estraga tudo… espero que essa coisa ao menos sirva mesmo pra proteger os caras.
Achei estranho esse motor.
Em época de downsizing de motores, fazer um V6 Turbo de 3.4L!!! E “só” 620hp?
Bom, de qualquer maneira o Alonso adoraria espetar esse motor no seu McLaren. Deve andar mais que o Honda.
Correndo o risco de ser apedrejado… eu estou me acostumando com o Halo. Não é bonito, mas, honestamente, os F1s vem ficando cada vez mais feios a anos e pra ser honesto eu prefiro ele aos narizes “degrau” e “tamandua” que a F1 adotou nos últimos anos.
PS: um carro de corrida so na fibra de carbono é sempre espetacular.
O que achei? Com o halo? Uma bosta
E sem o halo?
O halo é de uma excrescência estética tamanha, que qualquer outro aspecto do carro se torna irrelevante.