SOBRE ONTEM DE MADRUGADA
RIO (mais um adeus) – E tem como ser diferente? Quando as coisas quebram, não colam mais.
É o caso, inclusive, de uma vela. Já viram uma vela de carro? É uma das peças mais bonitas de um motor a explosão. Tem um formato elegante, é feita de materiais nobres, produz faíscas, sim, faíscas, sem as quais todo o processo que transforma gasolina em movimento seria impossível. Uma faísca, o fogo, elemento primordial que mudou a história da humanidade depois que o primeiro australopiteco se encheu de comer comida crua e grelhou um peixe, e nunca mais as coisas foram iguais.
Pois a vela quebrou. Uma delas.
A Ferrari jogou a culpa na NGK. Bem, alguém seria culpado, sempre há um culpado, mesmo quando você não sabe do que se trata. Fica aqui toda minha solidariedade à vela, esta incompreendida. Aproveito para informar que uso muito NGK nos meus DKWs, e elas são ótimas. Se encharcam, e isso acontece de vez em quando, é por culpa minha, absolutamente minha. E porque motores dois tempos são tinhosos e temperamentais.
Adoro a caixinha amarela. Sou fã.
Vamos em frente.
Houve uma despedida das mais civilizadas em Suzuka, a da Jolyon Palmer, da Renault. Ele agradeceu ao time, gravou vídeo, foi muito sincero ao admitir que a decisão é compreensível, desejou sorte a Sainz Jr. e disse a…
FRASE DE SUZUKA
“Não sei o que vou fazer ainda. Agora vou me sentar no sofá, colocar os pés para cima e comer muito.”
Palmer, sobre os planos para o futuro depois de três anos vinculado à fábrica francesa. Para quem não quiser ficar com muita pena, segue um vídeo de cinco minutos com todas as cagadas que fez na F-1. A gente pega leve, mas precisa dar uma zoada, também…
Com a saída de Palmer, Fernando Alonso perde uma de suas vítimas preferidas, ele que passou o ano xingando o inglês nos seus frequentes encontros pelas curvas da vida no fundo do pelotão.
Mas o espanhol também merece puxões de orelha por algumas atitudes, como ontem ao ficar na frente de Verstappen na última volta da corrida, atrapalhando uma eventual tentativa de ultrapassagem sobre Hamilton. Levou dois pontos na carteira. E não reclama, que estamos calmos.
Se bem que Verstappinho nem se queixou. Falou que não daria para ultrapassar, mesmo, porque reparou que quando Lewis ficou de cara para o vento, ao se livrar de Alonso e Massa, voltou a andar forte. E notou que a Mercedes tem alguma dificuldade quando anda atrás de outros carros, mesmo que a alguma distância, perdendo pressão aerodinâmica.
Uma vez livre e solta, vai embora.
O NÚMERO JAPONÊS
…vitórias pela Mercedes Hamilton alcançou ontem. Já são 61 na carreira. E todas com os motores alemães, já que era essa a parceira da McLaren quando ele corria lá. Outro número redondo mercêdico: Bottas, autor da melhor volta, cravou a 150ª volta mais rápida em corrida da equipe alemã. Os caras não estão para brincadeira.
Hamilton, como se sabe, pode ser campeão matematicamente na próxima etapa, em Austin. As contas para que isso aconteça estão aqui. Basicamente, vencer e torcer para Vettel não passar de um sexto lugar. Não é tão difícil, considerando o momento da Ferrari.
Vettel, apesar de tudo, poupou a equipe de críticas e disse que o time precisa ser “protegido”, nesse momento em que todos em Maranello, do porteiro ao cozinheiro, serão malhados implacavelmente pela imprensa, a italiana em especial.
Mas não dá para deixar de tirar uma onda. Aliás, nosso cartunista oficial Maurício Falleiros não perdeu a chance…
Falle1ros
[bannergoogle]Notícia de hoje que merece algum destaque é a dúvida da Toro Rosso quanto ao seu segundo carro nos EUA. Kvyat volta, já se sabe, Sainz se mandou para a Renault e Gasly… Gasly tem uma decisão de campeonato em Suzuka, da Super Fórmula. Com grandes chances de ser campeão. Ele disse que, por dependesse de sua vontade, correria em Austin e mandaria a categoria japonesa às favas, mas parece que não vai ser bem assim. Até amanhã o time promete revelar quem será o eleito. Falou-se em Buemi, mas como ele tem contrato com a Toyota e a Toro Rosso, agora, é Honda Futebol Clube, o nome foi riscado da lista.
Aliás, é a Honda que quer Gasly em Suzuka. Helmut Marko reconheceu que anunciar a presença do francês nas quatro últimas provas do ano, mesmo sabendo da decisão no Japão, foi um erro. Josef Newgarden, campeão da Indy, está entre os possíveis candidatos. Mas Marko pediu para que parassem de tentar adivinhar. “Amanhã conto”, prometeu.
E para fechar…
GOSTAMOS
…de ver <<< Takuma Sato entrevistando a turma no pódio, justa homenagem a um cara que, afinal, ganhou nada menos que as 500 Milhas de Indianápolis neste ano. E não é que Hamilton “roubou” o anel de vencedor do piloto japonês? Lewis foi muito simpático com Taku. E Taku, como sempre, esbanjou simpatia. De quebra, o inglês ainda deixou no ar — talvez apenas para ser simpático, mesmo — a possibilidade de um dia correr as 500.
NÃO GOSTAMOS
…da corrida fraquíssima de Vandoorne >>>, apesar de sua boa posição de largada. Era nono no grid, terminou em 14º. Tudo porque logo no início tentou fazer o que não dava — passar um monte de gente –, errou miseravelmente e caiu para último. Aí, ficou se arrastando sem chances de conseguir nada de proveitoso. Depois de dois sétimos lugares seguidos, teve uma tarde bem ruim, o belga.
A Ferrari se destruiu e destruiu uma possível decisão no mano a mano entre Hamilton e Vettel, e quem acabou perdendo com isso foi a F-1 e o Torcedor. O Hamilton apesar de está levantando as mãos pro céu com a sorte que ganhou de presente está controlando sua emoção evitando o já ganhou. O Massacrado segurou o seu pontinho que sobrou do décimo lugar com unhas e dentes depois de ter sido engolido pelas duas Haas. Max Verstappen foi o único que trouxe emoção nessa corrida se atrevendo a duelar com Hamilton que teve uma ajudinha do parceiro Bottas e dos retardatários Alonso e Massacrado bem no final da corrida, Helmut Marko que o diga ao reclamar do Massacrado! Lance Stroll escorregou no início da corrida e ficou fora de combate tendo sua habilidade só depois do estouro do pneu dianteiro direito evitando um choque com Daniel Ricciardo que foi terceiro. Quando Lance Stroll escorregou na primeira vez os caras do Sport TV pensaram que era o Massacrado, e demoram pra perceber o erro.
Lembro-me de um leitor perturbado deste blog que era fissurado no Alonso. A cada post ele vinha com uma estatística diferente e sempre terminava os posts com “AllezMao”, “Ve44el”.
No auge de sua loucura, certa vez escreveu: “Tetra é luxo, até para o Hamilton.”.
Alguém o viu por aqui? Suspeito que ele tenha mudado de nick e recebido um pouco de lucidez divina.
O nick dele era “Chupez Alonso”, o maior Anti-Alonso do blog. Outro desaparecido é o “Allez Alonso”, o torcedor mais apaixonado do espanhol.
Como piloto.eu não tinha nada contra o Alonso, mas neste últimos GP’s e mostrou a mim o quanto é canalha. Prejudicou deliberadamente o jovem e antipatico Max(embora muito bom piloto),a troco de nada,ou seria a troco de uma vaguinha na Mercedes?
Se for, o.pessoal da Rossa di Maranello ,sorrirá de orelha a orelha,pois onde ele vai,.a equipe anda para trás, é só assim para diminuir o número de.vitorias dos Tedescos.
Alonso só está enchendo os bolsos.
E a paciência de seus torcedores.
Não colocou o Rubinho na lista? :-D
Ei, nós estamos na segunda década do século.21,o prazo de validade dele expirou na metade da primeira década deste século.
Atualmente.ele só é mais um piloto numa categoria doméstica em que a maioria dos pilotos são “semi profissionais” e nem assim ele se impõe como.um piloto acima da média como Hamilton ,na categoria dele. Só para ser ultrapassado.e a mídia Gayblo ter o que falar, é melhor ficar com.o que já está.
Da NGK, usei muito a B9EGV.
B10EGV para o motor do kart. Excelente.
Deve ser coisa recente, na minha época existia B9 para sol e B8 para chuva.
Sobre a vaga da Toro Rosso, aguardem hoje a tarde nos grandes portais da Internet BR. Sem a definição da vaga para o GP de Austin, Rubinho diz “Estou pronto!”
Esse vídeo das cagadas do Palmer me fez lembrar de quando joguei f1 2013 pela primeira vez. Era só rodando e batendo em todo mundo.
Ah! Para (preferiria quando tinha acento). A Se Ferra-ri faz um carro sem vergonha, com confiabilidade zero para poder disputar com a Mercedes e, quando chega ao limite das peças, quer pôr a culpa nos outros. Já basta o chorão do Vettel reclamar durante a primeira metade do campeonato com qualquer coisa que acontecesse com ele, mesmo ele sendo o culpado.
Mas, como dizem por aí, o choro é livre! Chora, Se Ferra-ri! Chora enquanto eu dou gargalhadas!
Eu uso NGK de Iridium na motoca. Pense numa coisa chique!
A NGK faz velas tão boas, que ela poderia queimar uma vela por corrida, que nem assim não mancharia a imagem que tem de seus produtos. Se existe uma empresa séria, realmente, no ramo de autopeças, é a NGK. O que houve, claro, foi um desvio na curva. Duvido que vá acontecer novamente.
Sobre Palmer, eu acho que ele foi “menos ruim” que Stroll no começo da temporada. O canadense fez muito mais cagada (e mais sérias) por GP que Palmer. Não estou inocentando o Palmer não. GTFO pra ele!
Mas atualmente, todos devem ter um piloto favorito. O meu é Ricciardo. Ele não é O BOM, mas ele corre por fora! Duvido que seja campeão, mas é meu favorito.
Considerar que Palmer está (ou estava) na segunda temporada…
Vela é vela em qq parte do mundo..
Agora, chorão e azarão como esse nazisboy só mesmo o Fumassa..rssssss
olha amigos eu vejo da seguinte forma , a pessoa Vettel e um cavaleiro, correto e boa praça mas como piloto acertador de carros e estrategista não é sua praia. prova disso que so conseguiu ser campeão no foguete da Red Bull 4 vezes seguidos .a incompetência da Ferrari não é de agora , pois teve ótimos pilotos como Alonso , Raikkonen e Massa, so não tinha O comportamento do SF70H que se assemelha, como mencionado, ao dos modelos pilotados por Vettel na Red bull, mas para tristeza dos fanáticos podem colocar o piloto mais rápido do grid la no cavalinho rapante porém n vai conseguir vencer corridas porque falta competência e confiabilidade no time Ferrari . este ano boicotaram o Raikkonen não teve tratamento de campeão e foi muito bem feito a ferrari perder o campeonato de pilotos e construtores. a Mercedes sim é uma equipe competente que honra seus pilotos Hamilton e botas esta parceria de sucesso esta fechada e vai continuar a estar no pódio em 2018. espero que ano que vem Mclaren entre na brigar por pódios e vitorias junto com a RBR. sobre Verstapen e Ricardo são pilotos que vão lutar e ser adversarios acredito que um va pra mercedes e outro pra ferrari e aposto no ricardo ser campeao porque verstappen pra mim e muito afoito rápido porém falta estrategia e arrisca tudo jogando corridas fora e ricardo é um piloto que sabe vencer , chegar nos pontos é frio e calculista em corridas pois pensa na equipe é promissor pra ser campeao. falo por ultimo de vettel ja tem 4 titulos e uma historia linda na formula 1 porem seu tempo passou tem que fazer como Rosberg curtir a vida ja esta na historia dos grandes embora n esteja no mesmo nivel de hamilton e alonso tem 4 titulos e isto conta muito graças a competência de adrian new e RBR.
A vaga da Toro Rosso para a corrida em Austin deveria ser ocupada pelo Alexander Rossi, é americano, corre de Honda na Indy, já correu na Fórmula 1 e esse ano mostrou uma grande evolução em sua pilotagem.
– O campeonato acabar assim é o mesmo que o lutador ganhar o título porque segundos depois de começar a luta, o seu adversário se machuca. Por isso frustrante.
– Takuma na entrevista foi fantástico! Hamilton ainda deixou aquela impressão de respeito pela conquista do samurai voador.
– Alonso acha que tem diferença entre ser retardatário e ser retardatário bicampeão. Deveria ser punido já na Malásia. Bi-retardatário.
– Vettel protege sim a equipe porque sabe que no ano que vem vão solucionar os problemas da Ferrari e o projeto do carro será ainda mais forte. Parece.
– Gasly foi ridículo em descartar um campeonato inteiro em detrimento de uma corridinha ali numa fazenda no Texas. Cadê o comprometimento, rapaz? Não adianta essa sede ao pote. Na primeira oportunidade, vai virar boi ralado que nem Kvyat, Speed, Vergne e companhia. Puxa-saco pra quê?
– Mais ridícula ainda foi a decisão (reconhecidamente equivocada) da STR em antecipar a demissão de Kvyat. Agora se vê sem nenhum piloto. Se o cara correr por esses traíras e trocar um fim de semana com a gata, o Nelsão acaba com esse casamento. Se seguir o conselho do tricampeão, ele vai mandar a Toro-Rosso tomar no cú. Deveria.
– Que passão Massa levou do Mag!
– E o pior pra mim foi Sainz, que além de bater nos treinos, rodou sozinho na corrida.
Boa semana. Viva Suzuka.
Finalmente, um comentário que faz sentido.
Obrigado. Como você não saber interpretar 5 palavras em sequência, não perderei meu tempo lendo.
Não tem de quê. Disponha quando quiser.
Alô Gabriel Curty, cadê o “Super Sainz”?? Fez merda na corrida anterior e nesta última fez o que fez.
Josef Newgarden seria interessante.
Alonso ja correu a Indy 500, agora, seria interessante Newgarden correr o GP dos EUA.
Minha apista e que o escolhido sera ele.
A “cara” do Liberty Media.
E quem leva a sério Arrivabene? Culpar o fabricante da vela?
É por isso que está essa seca na Ferrari. eles tem a cultura de ficar no problema e não na solução
Flávio, seguinte, viajando na maionese, ok!
Você comentou em tom de brincadeira que seus DKW ou a Vespa, por vezes encharcam a vela, por conta do óleo, lembra?
Então, lí por aí que a Ferrari e talvez outras equipes, estavam injetando óleo na câmara de combustão, se estiver errado me corrija, de forma a aumentar a potência, a FIA/FISA já estava de olho e ameaçando tomar providências.
Será que esse macete não poderia ter sido o causador do problema?
E para finalizar, plagiando outro comentarista, será mesmo que a Ferrari reVELA o problema que deu o título ao britânico?
Outra coisa, você acredita em todos os releases divulgados pelos times?
Abraço.
Zé Maria
Não, mas é o que temos.
Zé Maria,
Pode acontecer isso sim. Volume acima do nível máximo pode em alguns casos aumentar a potencia do motor porque interfere na taxa de compressão. Por outro lado reduz a confiabilidade do motor. Além de força os retentores, podendo ocasionar vazamentos, pode chegar até as velas. Rapaz, você observou algo que…
Pode surgi algo daí. SINISTRO!!!
Mas isso é especulação. Como não temos acesso ao designer do motor da FERRARI… Deixa para lá.
FG, você que gosta de números.
Alguém viu isso nesse site:
Tempo da pole: 1m 27.31s
Tempo total de corrida: 1hr 27m31
Com relação à vaga da Toro Rosso para a corrida em Austin, como não dá para trazer o Buemi, eu chamaria o Jean-Eric Vergne para fazer esta corrida. É experiente, rápido e já trabalhou muito tempo com a equipe. Mas acho que eles vão chamar mesmo o Nobuharu Matsushita, que é o japonês mais próximo da Fórmula 1 no momento, apesar de não ver nada demais nele…
O Falleiros desenhou o Vettel com a cara do Alonso?
Também reparei a mesma coisa.
Também achei! Por um instante pensei que estávamos de volta a 2014. ;)
O cara chegou uma corrida na frente do Alonso semana passada e endeusaram………ontem foi o peneirão: ALONSO SAIU EM ÚLTIMO E CHEGOU EM 11°
Vettel saiu em último e chegou em 4º na prova anterior.
Acorda, Paulo, meu xará! Chegar em 11º ou em último, vale os mesmos pontos, ou seja, nenhum…
#NãoDoormeContinuaNaFrenteDeAlonso.
Bela comparação, kkkkk……mas esperar o que de vc Pinto?
Tem razão, Sennafredo, não existe comparação entre um laureado tetra e um bi cheio de vices.
Mas em um desempate o 11º lugar vale mais do que o último, mesmo os dois valendo zero pontos.
Concordo, Leonardo, mas Vettel nunca precisou de um 11º lugar para desempatar com Alonso. Já Alonso poderá precisar disso para desempatar com Vandoorne.
O que deveria ser analisado (análise nunca será o seu forte Pinto, ainda mais se precisar contextualizar) é as circunstancias em que pilotam, Vettel e Alonso, e vejo o espanhol muito mais efetivo para sua equipe do que o SchukruteFakeJr.
Largar de ultimo com uma “Mclaren” e chegar 11° não é pra qqr um, obter uma 6ª colocação então me parece ainda mais distante para o alemão. Já se pensarmos ao contrário não tenho dúvidas de que Alonso estaria em melhor posição no campeonato se estivesse pilotando pela vermelha. basta ver os anos em que combateu com a RBR de Newey. Vettel não faz na Ferrari o que já fez Alonso.
Você, Sennafredo, não contextualizou os quatro anos em que Vettel foi campeão. A RBR só teve desempenho fulminante em dois anos (2011 e 2013). Nos outros dois anos (2010 e 2012), o braço e o talento do alemão fizeram a diferença.
Esse não é o caso da Mercedes, que mostrou desempenho fulminante nos últimos quatro anos. Teve uma leve queda esse ano, mais por conta do desempenho não muito animador de Bottas. E Vettel procurou se aproveitar o quanto pôde dessa leve queda (o único piloto não Mercedes a liderar o campeonato – durante dez provas – nesses quatro anos de domínio prateado).
E não foi mais longe por culpa da equipe e do companheiro afobado em Singapura.
#AlonsoVaiTerminarComoBi.AceitaQueDóiMenos.
E eles só tinham um jogo de velas? Ou esse motor é tão esdruxulo que até para trocar um jogo de vela demora? A propósito quem foi que morreu da Force India? Só vi a nota e o Sergio Perez retwittando RIP mas não entendo inglês.
Um segurança da equipe
Uma coisa é uma vela trabalhando num motor de Lada.
Outra bem diferente é funcionar num motor Ferrari.
Flávio, no trecho “A gente pega leve, mas precisa dar uma zoada também, …” a palavra “mas” está escrita com z.
Falei pro Vettel, B9hs, como na minha RD350! Vela é com usuário demoto 2T !!! Parece que Seb tem uma GT750. Ainda não aprendeu!!!!!!
Ferrari é um case de como não se comportar sob pressão. Saudades do outro alemão!
Ele é mecânico ou piloto? Não entendi ele tem que trocar a vela do próprio carro? hahahahaha é cada gênio. Vc sim é um traíra, tem uma rd 350 e malha o cara mais cool do grid, Vettel tem muitas motos………………legais.
Conhecimento não ocupa espaço. piloto ou mecânico! E ajuda muiiiito!
Pergunta pro Piquet!
Seb gosta , sim de motos e tem uma bela coleção!
Cool é o Räikkönen.! Rs!.