FÓRMULA E: NO ANHEMBI, NÃO

anhembiaaaa

RIO (é, amigo…) – Os planos de privatização do alcaide paulistano fizeram sua primeira vítima: o ePrix de São Paulo no Anhembi, sexta etapa da nova temporada da Fórmula E, foi cancelado. A corrida, marcada para 17 de março, tinha sido incluída no calendário havia alguns meses –informação que o Grande Prêmio antecipara com exclusividade no início de março deste ano.

Agora, também com exclusividade, podemos confirmar que no Sambódromo, pelo menos, ela não vai acontecer. Em outro lugar? Bem, ninguém descartou isso, ainda. Mas não há um plano B. A informação é do blog “A Mil por Hora”, do comentarista Rodrigo Mattar, dos canais Fox Sports, parceiro do Grande Prêmio.

Segue a palavra oficial dos organizadores: “Em função do plano de privatização do complexo Anhembi, a SPTuris e a Formula E Holdings resolveram adiar o evento para a temporada 2018-2019 para permitir a elaboração do projeto levando em consideração as posições de um possível novo proprietário do Anhembi”.

[bannergoogle]Bem, nada garante que isso vai de fato acontecer, uma vez que se condiciona a realização da prova no local às “posições de um possível novo proprietário do Anhembi”. Se aquilo tudo for mesmo vendido, os novos donos podem, por exemplo, mandar fazer um heliporto gigantesco. Ou uma arena para rodeios com ar condicionado. Ou um lago para pescar carpas japonesas. Ou ainda uma montanha de neve artificial para as viúvas de Aspen.

Achei bem esquisita a justificativa, porque o processo de privatização do Anhembi — como de resto todos os outros imaginados pelo ocupante do trono da Prefeitura — está bem longe de ter um desfecho. Na prática, nem começou — o edital de licitação nem foi publicado ainda. E está tudo encalacrado por várias razões. Uma delas: um empresário reivindica a propriedade do terreno onde fica o complexo de exposições e o Sambódromo, e se a área tem mesmo um dono, a Prefeitura obviamente não pode vendê-la. É briga de meses. Anos, talvez.

A discussão sobre a venda e/ou privatização levará tempo, pois, muito mais do que os quatro meses que faltam até a data marcada para a prova. O que significa que, até março, o status jurídico do local, da SPTuris, do Anhembi, do Sambódromo e de nossas almas não será alterado, ainda que o mandatário municipal deseje leiloar tudo a toque de caixa para poder postar mais vídeos no Facebook e no Twitter exibindo sua nova coleção de cardigãs e suéteres para o verão.

A possibilidade de fazer a corrida em outro local, como disse lá em cima, não foi de todo eliminada. Haverá uma reunião do Conselho Mundial da FIA no dia 6 de dezembro e, até lá, dificilmente algo oficial será dito por parte da categoria. É possível que São Paulo apareça com um asterisco no calendário. Só acho meio complicado correr atrás disso agora.

De qualquer forma, nunca se sabe o que alguém pode tirar da cartola. Afinal, 2018 é ano de eleição e o prefeito está louco para se candidatar a alguma coisa diferente.

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Pablo Habibe
6 anos atrás

Bom mesmo seria levar a categoria para Vitória ou Florianópolis, que já organizaram boas provas de rua no passado…

Gabriel Pereira Barbosa
Gabriel Pereira Barbosa
6 anos atrás

A verdade é que eles estavam rezando pro Massa aposentar.
Pro Automobilismo ir sumindo do Brasil.
Eles não estão nem aí…
O que me dá mais raiva é ver aquele maldito dizendo que com a privatização de Interlagos aquilo se tornaria uma Abu Dhabi.
Falso, PreFake !
Maldito
Vão encher os bolsos com essa privatização e ajudar a acabar com o aumobilismo aqui.
E o carnaval também está ameaçado.
Pra mim já era..

gabriel pedroso
gabriel pedroso
6 anos atrás

Em São Paulo poderia ser realizada na região da Faria Lima, mas de domingo. Domingo a região é morta, com exceção dos shoppings. Não causaria graaaaande impacto.

J Alves
J Alves
6 anos atrás

“ocupante do trono da Prefeitura”

Ocupante é licença poética, né? Ele sabe onde fica o aeroporto; a prefeitura, não tenho tanta certeza de que ele saiba… :-D

Mauricio Rocha
Mauricio Rocha
6 anos atrás

Não tem custo este cancelamento?

Daniel
Daniel
6 anos atrás

Acho que a Prefeitura de Florianópolis está “chupando bala” neste caso. Insiste na luta inglória de tentar roubar a F1 de Interlagos (acho mais fácil hoje a F1 deixar o Brasil que sair de lá pra se espremer em um circuito de rua tupiniquim), ao invés de apostar na F-E. Além de ser uma categoria em que todos os circuitos são de rua, em alguns anos, Floripa teria com a F-E um evento que, acredito, será tão importante quanto a F1 (se não do ponto de vista histórico, ao menos comercial, que no final das contas, é o que mais importa para prefeituras e organizadores). Sem falar no apelo “ecológico” desta categoria, que vai ao encontro de toda propaganda do turismos Florianopolitano… Esses caras perdem a chance.

Rodrigo
Rodrigo
6 anos atrás

Que tal o Parque Barigui em Curitiba? Vai que cola…
Grande abraço!

Estevão Busato
Estevão Busato
6 anos atrás

Manda aqui para Curitiba! No Centro Cívico dá para bolar uma pistinha bacana!

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
6 anos atrás

Fácil, faz no entorno do São Paulo EXPO, vai ser muito melhor organizado, aquilo já é privado, os franceses iriam dar um show (como já andam fazendo) os caras metem um asfalto onde falta e toca pau.

Não será o Prefeito de São Paulo a acabar com o Anhembi (um negócio da década de 70 que nem ar condicionado tem, quando comparados aos espaços de feiras de negócio que existem na Comunista China o Anhembi parece um casebre de pau a pique, o que vai acabar com o Anhembi é a concorrência que está a anos-luz daquele monstrengo.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Ricardo Bigliazzi
6 anos atrás

Melhor, leva para Floripa, vai ser SHOW!!!! Pelo menos teremos a prova no Brasil e arranjamos um ótimo motivo para esticarmos um final de semana naquele paraíso, um pouquinho melhor que o circuito a beira do Rio Tiete (não podemos deixar de lembrar que a absoluta maioria tacava pedra no Kassab dizendo que era absurdo uma prova acontecer naquele espaço).

Joao Folda
Joao Folda
Reply to  Ricardo Bigliazzi
6 anos atrás

Inclusive já aconteceu etapa de fórmula 3 sulamericana lá.

zeba
zeba
Reply to  Ricardo Bigliazzi
6 anos atrás

Oi? Concorrência de quem?

São Paulo Expo tem tanto interesse na F-E quanto tem na F-1. Zero!

Você deve ser daqueles que acham que Interlagos vai virar Yas Marina.

Vai sonhando.

CLEBER HUMBERTO BALIEIRO
CLEBER HUMBERTO BALIEIRO
6 anos atrás

De certa forma acho bom.

Aquele traçado onde a fórmula indy usou era bem ruim e a infra em volta eu nao

Fernando
Fernando
6 anos atrás

Nada que o prefeito diz vai acontecer. Eu não acredito, é tudo muito grande e muito caro, no meio de muita crise. Ok, são coisas diferentes, mas não tanto, o que não pode é a imprensa tendenciosa novamente ficar quieta quando tudo der errado e sobrarem escombros e uma enorme conta para o povo pagar, como na Copa, ou nas Olimpíadas onde diga-se, todos meteram o pau, mas fizeram uma graninha boa com os eventos. Quem vai recolher o lixo que ficou por lá? Jacarepaguá, ah, que orgulho eu tenho deste país…

moisesimoes
moisesimoes
6 anos atrás

– “Segue a palavra oficial dos organizadores: ‘Em função do plano de privatização’…” Será que tem gente que não percebe que o atual prefeito mandou o turismo de eventos, o esporte, o lazer, o patrimônio cultural e o automobilismo tomarem no cú?

Se sair essa corrida, mérito apenas aos organizadores, o que exclue, obviamente, qualquer menção a essa gestão privatizante.

RAFAEL LAIMER BILIBIO
RAFAEL LAIMER BILIBIO
6 anos atrás

Gomes, também acho a justificativa meio superficial.
Mas independente…. a grande pergunta que fica: não existe contratos formalizados a serem cumpridos?

Os caras anunciam e cancelam assim de qualquer jeito? Sabe-se que os contratos da F1 tem multas milionárias por cancelamento, que no final das contas, é capaz de sair barato realizar o evento do que cancelar o contrato.

Abraço

Leovegildo Fernandes
Leovegildo Fernandes
6 anos atrás

Tem que levar pra Londrina essa prova! Podem correr na JK e Higienópolis, passando pelo moringāo. :D

Cicero
Cicero
6 anos atrás

Flávio, me perdoe a ignorância, mas essa coisa toda de realizar ou não a formula E no Anhembi me fez lembrar de fazer uma pergunta há muito tempo. Por quê a Formula E não realiza provas em circuitos de “verdade”?

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Flavio Gomes
6 anos atrás

Tenho para mim que seja muito mais para não expor escancaradamente a falta de potência e velocidade, se comparada com outras categorias top internacionais, e olha que nem precisa ser a F1, se bobear um F3 anda mais que esses carrinhos de autorama. . .

Squa
Squa
Reply to  Cicero
6 anos atrás

Para os espectadores não terem noção de como é lerdo um carro de Fórmula E comparado com qquer categoria de monoposto que corra no mesmo circuito.

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Squa
6 anos atrás

Acabei respondendo o mesmo que você, Squa. . .

Daniel
Daniel
Reply to  Squa
6 anos atrás

Gostaria de aproveitar este assunto sobre a velocidade da Formula E para colocar uma questão que vem me intrigando, e quem sabe se torne um bom assunto para o Flávio contribuir nessa época de escassez de corridas. Se o Elon Musk detém a tecnologia para desenvolver um carro de rua que atinge mais de 400 km/h e autonomina de mais de 900km (https://www.tesla.com/roadster/), porque a categoria não vai atrás disso para se consolidar em uma categoria TOP de uma vez por todas, podendo rivalizar até com a F1?!?

Czar
Czar
Reply to  Squa
6 anos atrás

Acho que ser uma categoria rápida ou lenta não faz diferença alguma. Seus organizadores com certeza estão se lixando para isso.

Principalmente se considerarmos que em praticamente todas as provas de F-E tem brigas em todos os pelotões e é muito divertido de ver.

Squa
Squa
Reply to  Squa
6 anos atrás

Zé Maria, realmente, mas com certeza é a impressão que passa. Mas o nosso colega Czar tem razão, a velocidade é o que menos importa, desde que os carros tenham performances parecidas e os carros sejam “ultrapassáveis”. Quem é da época da Fórmula Uno vai concordar comigo. A Fórmula 1 está voltando a ficar chatíssima pela dificuldade de ultrapassagens.

zeba
zeba
Reply to  Cicero
6 anos atrás

A prova do México é realizada no Hermanos Rodrigues mas com outro traçado.

Alexandre Neves
Alexandre Neves
6 anos atrás

Ao invés de se concentrar naquilo que é importante, o foco é naquilo que rende manchete de jornal… Por que ninguém faz só o BÁSICO BEM FEITO? Resolveria um monte de problemas.

João Pedro
João Pedro
Reply to  Alexandre Neves
6 anos atrás

Ora, você mesmo já respondeu a sua pergunta.

Ninguém faz só o “básico bem feito” porque não rende manchete de jornal.

Alexandre
Alexandre
6 anos atrás

O poder público do RJ e o de SP não estão nem aí para o automobilismo. Vide Jacarepaguá… E tomara que as coisas mudem e o Autódromo José Carlos Pace não seja transformado em moradias e shopping!

zeba
zeba
Reply to  Alexandre
6 anos atrás

vai ser.

JotaMG
JotaMG
6 anos atrás

Se existir mesmo vontade, o que não falta são bons lugares para fazer a corrida.
Por exemplo, em BH, na orla da Lagoa, junto à Igrejinha, dava um traçado super espetacular, e quase não necessita de obras…!!

JotaMG
JotaMG
6 anos atrás

“Achei bem esquisita a justificativa”

Pois…
Será que não é o Rohonyi querendo arrumar uma desculpa pra cair fora????

Paulo
Paulo
6 anos atrás

Vou vender os equipamentos da minha empresa, para depois eu terceirizar os serviços do comprador, já que ele é um grande administrador, porque não faz o equipamento público dar lucro, ele deveria vender a praça no final da minha rua, ela só dá prejuízo, tem gasto com poda (que faz tempo que não é feita) e os munícipes que utilizam os aparelhos de ginástica não estão pagando entrada.