Subscribe
Notify of
guest

85 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ewerton Calebe
Ewerton Calebe
6 anos atrás

Jogo videogame e acho legal.
Ando de Kart e ja pilotei carros de fórmula e etc, em pista de verdade, com cagaço de verdade, cheiros, calor, sensações, sons e etc.

E na boa… Não tem comparação.

Assim como não acho que um jogador de Call of Duty pode se achar capaz de fazer o trabalho de um militar, também não acho que aquele gordinho pode sentar num Kart, num Fvee ou num fusquinha 1300 e virar tempo. Que dirá num F1.

Carlos Roberto da Silva Junior
6 anos atrás

Realmente Vídeo Game não é um esporte, mas sim um simulado para você ter uma ideia como é a coisa.

Alessandro
Alessandro
6 anos atrás

Tá aí, essa discussão em um blog que fala de fórmula 1 é interessante, afinal tem um bocado de jornalistas (cito um famoso, o Juca Kfouri) que dizem que automobilismo não é um esporte. Logo se nem a fórmula 1 é, imagina um jogo eletrônico de F1. Brincadeiras a parte acho essas discussões meio inúteis, o importante é ter uma estrutura e competições divertidas independente do “meio” utilizado.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
6 anos atrás

CHO

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Ricardo Bigliazzi
6 anos atrás

É uma disputa, como poquer, xadrez e outras atividades que existem por ai.

Agora que esse negocio é bem realista isso é. Não é a toa que as Equipes de F-1 possuem simuladores para os seus pilotos treinarem.

De vez em quando me questiono se corridas são um esporte? Já andei muito de kart e sei o quanto é desgastante mas por mais que saia moído de um kart uma pelada de futebol é umas 30 vezes mais desgastante.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
6 anos atrás

Concordo. Entendi o que foi dito e bate com o que eu sei. Sei, percebe?
A discussão alimenta discussão e talvez isso seja interessante em determinadas situações para atingir algum objetivo. Por exemplo, o grande negócio que é a F1 está alimentando a ideia destas competições por que na situação atual ela está precisando de algo assim com o objetivo de faturar. Nem sei se interessa à F1 se as pessoas veem isso como esporte ou jogo, desde que joguem, que assistam, propaguem desde que consumam games, volantes, cockpits, computadores e todo o material que é anunciado nesse mundo, nesse recém-mundo,
Mas …
Uma discussão pode ser uma coisa positiva ou um diálogo de surdos.
Para que seja algo positivo é preciso estabelecer alguns parâmetros que são fundamentais. O primeiro deles é ajustar equalizar o canal de comunicação. É preciso que todos estejam falando a mesma língua, para que a fala de um – as palavras – seja apreendida pelo outro porque tem o mesmo valor. Se um fala roda e o outro entende diferencial ou chave de torque essa discussão não vai levar a lugar algum.
Que tal entrar num consenso, primeiramente sobre o que é esporte e o que é jogo (ou game)? É simples: pega-se a definição de um e de outro. Depois é confrontá-los e ver se as características essenciais (são pouquíssimas) que definem um estão no outro. Se sim, todas as características definidoras de um estão no outro a conclusão será de que a coisa é esporte ou é game.
Se não, não.
Ponto. Fim de discussão.
Ou então é ficar no que está:
– eu acho isso.
– vc tá louco de achar assim; eu acho assado.
E por aí vai, cada um achando que o que ele acha é que define as coisas.
Já vi pessoas olharem para uma lata de óleo 5w30, ver que é fino e dizer: isso pra mim é água. Mas quando ficou com sede não bebeu o óleo. Foi ao bebedouro.
Fui.

Amaral
Amaral
6 anos atrás

Discussão infrutífera. Videogame é videogame, esporte é esporte. E não tem muito o que inventar.
Tem aparecido por aí programas na TV em que se joga videogame, e abre a tela pra pessoa assistir. Não consigo ficar mais de um minuto assistindo. Já tentei.
Me considero de uma geração afortunada, que, ao mesmo tempo que conheceu as brincadeiras de criança, conheceu os videogames, jogou num Atari até dizer chega, se esbaldou com os de 8 e 16 bits e achou o primeiro Playstation um assombro de realismo. E por isso mesmo acho que não dá pra misturar as coisas.
Não dá pra comparar simulação com a realidade. Você pode ter uma noção treinando num simulador, mas vc só “cria casca” mesmo na vida real.
Lembram quando a Virgin, lá nos seus primórdios, antes de virar Marussia e depois Manor, veio com a proposta de não usar túnel de vento pra construir o carro, de fazer tudo simulado no computador, achando que ia ser tudo certinho e bonitinho e eficiente na vida real? Pois é. Não deu. E não vai dar a curto nem a médio prazo.
Videogame pode simular a vida real, mas não é. Então não é esporte. Pode ser que num futuro distante seja, tipo Matrix, em que há uma realidade paralela. Hoje, como só há uma realidade, não é.

Edilson
Edilson
6 anos atrás

Pratico Automobilismo Virtual, tenho equipamento que me permite me sentir bem próximod de como se tivesse em um carro de verdade, disputo campeonatos, tenho que dedicar várias horas por semana para treinar (como qualquer esporte), tenho patrocinadores que investem dinheiro (De verdade.. não virtual) nesses campeonatos etc.
Concordo que ser bom no simulador não quer dizer porra nenhuma, muitos que conheço do mesmo meio se acham capazes de pegar um carro de verdade e arrepiar os profissionais, eu não.. acho que SIM eu teria mais noções de como pilotar um carro do que uma pessoa totalmente leiga no automobilismo, que não sabe como frear, como acelerar, como tangenciar uma curva etc…. mas isso não me torna um piloto.. definitivamente.
O FG cria polêmica, não condeno, se pessoas que fazem o que ele não gosta são retardados, ele também é o retardado de outras pessoas, simples. É a forma dele de atrair a atenção pro conteúdo dele, chamar de retardado é polêmico e pessoas adoram polêmica, talvez ele até tenha um simulador em casa, mas se ele falasse isso não ia dar muita “audiência” rsrsrs.
Continue falando (bem ou mal) dos eSports.. de uma forma geral vc está ajudando a divulgar Abrasss.

Elcio
Elcio
6 anos atrás

Concordo plenamente!!!!

Marcio Alves
Marcio Alves
6 anos atrás

Prezado Flavio, ter uma opinião a respeito de uma categoria se é esporte ou não deve ser respeitada, da mesma forma que muita gente fala que boxe, mma, fórmula 1, paraquedismo entre outros não são esportes, ok são opiniões, cada um pode ter sua opinião e ter “n” justificativas para tal. Agora chamar uma pessoa de retardada por ficar 1, 2 ou mais horas vendo outra pessoa jogar como você fez aos 4:36 do vídeo é extremamente desrespeitoso.
Qual a diferença desse cara que está vendo e se divertindo com algo que lhe agrada ver, para outra pessoa que fica 90 minutos assistindo futebol e não pratica? Ou que assiste um gp de fórmula 1 por quase 2 horas e nunca vai entrar num cokpit de um carro?
Talvez você tenha feito esse comentário sem perceber, mas ainda assim foi ofensivo. Se a pessoa curte o esporte e eu incluo todos os já citados nele, seja lá qual for, ela que fique as horas que quiser de seu tempo vago, sempre de maneira saudável lógico, apreciando e se entretendo.
Saudações, Marcio, Rio de Janeiro.

Marcio Alves
Marcio Alves
Reply to  Flavio Gomes
6 anos atrás

Ok é uma opinião também (bem ofensiva), mas é uma opinião. Mas seguindo essa lógica, qual seria a diferença de uma pessoa que assiste outra pessoa jogando vídeo game, para uma pessoa que assiste um gp de fórmula 1? Ou a uma luta de boxe?

Marcio Alves
Marcio Alves
Reply to  Flavio Gomes
6 anos atrás

Sim é claro que há uma separação entre virtual e realidade quando está se referindo ao ambiente em que se é utilizado. Mas olhando friamente, o que essa pessoa está assistindo? Também é: duas ou mais pessoas competindo, medindo seus níveis de habilidade, raciocínio, estratégia, ou o que mais o jogo apresente, seja em um jogo de corrida, tiro, luta, etc.

Israel
Israel
6 anos atrás

Olha… definição de esporte tá complicado hoje em dia…a quem considere Pocker, bilhar, xadrez, bocha, arrancada(kkkk), estão por que não video-game!!!!kkkkk

Andre
Andre
6 anos atrás

Pessoal querendo comparar simuladores carissimos de cias aereas ou escolas de aviação com videogame…Complicado…
“Se o mundo está sendo povoado por retardados, eu não tenho culpa!” Gomes, Flavio.
Sensacional!
A midia vai onde está o faturamento. Fazer o que…
Parabens pela postura FG!

ALEX
6 anos atrás

Não sei se todos que comentaram conhecem, independente do rótulo em ser esporte ou não, vale mencionar o incrível trabalho deste estúdio BRASILEIRO no desenvolvimento de um dos melhores simuladores* de automobilismo no mercado:

http://www.game-automobilista.com/br/

E aqui um breve relato de minha experiência com simuladores:
http://www.alexcouri.arq.br/2015/01/historia-piloto-e-ac-arq-avteam.html

*IMPORTANTE LEMBRAR QUE SIMULADOR É DIFERENTE DE ARCADE!!

Saima
Saima
6 anos atrás

Videogame não é esporte. E não é vida real. Espantoso que haja quem não acha isso óbvio.

Um dia ouvi de um desses moleques viciados em Counter Strike que ele subiria um morro em qualquer operação policial com facilidade, porque, se ele era habilidoso em tiroteios virtuais, também o seria na vida real.

Sem mais.

Rodrigo Monassa
Rodrigo Monassa
6 anos atrás

O pressuposto para ser esporte é sair do lugar onde está.

Gus
Gus
6 anos atrás

(Ainda) não vi o teu vídeo, mas dou meu pitaco. Eu gosto de simuladores, acho que é um meio importante de imersão no mundo fechado (e caro) das corridas – é um modo, uma via…talvez a única para a maioria.
Mas, quem assistiria uma competição dessas? Eu não!

Murillo
Murillo
6 anos atrás

Não vi o vídeo, então não ouvi a sua opinião. Aqui na empresa o youtube é bloqueado. Mas pelo o título do post, já sei que falou besteira. Só pra saber: você considera xadrez esporte? Se sim, como não considera vídeo game esporte também? Falta conhecimento sobre o assunto. Um menino buchudo não consegue se tornar campeão de nada nesses campeonatos de vídeo game. É preciso preparo, físico e psicológico.

Recomendo-lhe parar por uma hora e ler sobre o assunto. Apenas isso. Gosto muito de ti, mas discordo de vossa senhoria neste caso.

Marcos
Marcos
Reply to  Murillo
6 anos atrás

Conhece Thiago Carriço, campeão mundial de FIFA ? Bem buchudo, tanto ele como o irmão… vai lá tentar ganhar dele pra ver.

Tulio
Tulio
6 anos atrás

Instintivamente concordo, Gomes. Mas como traçar a linha entre Xadrez (esporte) e eSport (videogame)? Me pego pensando nisso quando ouço sobre o assunto.

Rafael Rego BH
Rafael Rego BH
6 anos atrás

Eu participei das classificatórias desse campeonato da F1 e tive uma posição final que eu considero boa, levando em conta minha dedicação atual, etc. Fiquei entre os 500 primeiros no segundo evento classificatório.
Mas isso não faz de mim um piloto/esportista, de modo algum, embora eu ache que os jogos dão alguma noção de pilotagem, traçado, etc.

clodoaldo lelli
clodoaldo lelli
6 anos atrás

tem tanta coisa classificada como esporte que não me incomoda se video game tambem virar

andre
andre
6 anos atrás

Deixa o povo ser feliz!!! kkkkkk

Mauro Oliveira
Mauro Oliveira
6 anos atrás

Olha, se a gente entrar nesse papo, vamos acabar dando razão ao Juca Kfouri que disse que Autmobilismo não é esporte

Léo Simas
Léo Simas
Reply to  Mauro Oliveira
6 anos atrás

E que também os carros são apenas brinquedos. Caros, mas apenas brinquedos :D

Lico
Lico
6 anos atrás

FG o problema no outro post sobre o assunto é que vc disse que achava tudo isso uma grande merda. É bem diferente de hj vc falar q respeita mas não liga.

Lucas
Lucas
6 anos atrás

Só pra colocar mais lenha na fogueira…

Acabei de ler uma notícia do Grande Prêmio que o Alonso abriu uma equipe de e-sports.

Hehe…

Aliandro Miranda
6 anos atrás

No jogo do seus filhos provavelmente você escuta “EA Sports”. É uma empresa.

Nome
Nome
6 anos atrás

Concordo que eSport não é esporte. Porém, chamar simulação de vídeo game é de mais. Se fosse assim, todas as empresas aéreas do mundo não usariam simuladores pra treinar seus comandantes, inclusive as equipes de F1. Nenhum piloto de Airbus ou Boeing é menos piloto pq não morre se faz caca no simulador

Aliandro Miranda
Reply to  Nome
6 anos atrás

No jogo do seus filhos provavelmente você escuta “EA Sports”. É uma empresa.

Carlos Alexandre
Carlos Alexandre
Reply to  Aliandro Miranda
6 anos atrás

E?

Fernando Vieira
6 anos atrás

Um dos lugares onde simuladores são mais importantes é na aviação. Ninguém vai apagar um motor de uma aeronave em pleno voo apenas para treinar o piloto a como planar ou religar o motor, ou voar monomotor, etc.

Num simulador de voo você testa todas as emergências, aprende os procedimentos, faz as emergências mais loucas, tudo em um ambiente controlado e sem riscos a ninguém.

Mas na vida real, com um monte de alarmes tocando, painel igual árvore de Natal, aeronave em estol, sentindo a gravidade e adrenalina a mil, aí é que se separam homens de meninos. Se ele repetir o que fez no simulador, provavelmente vai dar certo, mas ele vai conseguir fazer isso?

Simuladores de corrida são a mesma coisa. Acho uma diversão bacana, gostaria de brincar em um, mas é só isso mesmo.

Bruno Abila
Bruno Abila
Reply to  Fernando Vieira
6 anos atrás

Uma coisa importante sobre os simuladores de vôo: A importância deles não é simular a pilotagem em si, isso, somente na prática.

No Simulador de vôo, ensaia-se os procedimentos. Portanto, a importância dos Simuladores não está no realismo do vôo em si.

Leandro
Leandro
6 anos atrás

Concordo contigo que não pode ser considerado esporte, por isso utilizam o terno e-sport, que particularmente acho ruim, preferiria simulação ou simulador mesmo. Mas acredito que é possível desenvolver ALGUMAS habilidades necessárias em simuladores e depois partir para algo real em ambiente de teste, não apenas “jogar” a pessoa com pilotos reais em um circuito por exemplo.

Você por ser piloto talvez não se envolveria muito com a simulação pois pode correr de verdade, mas para quem não pode acho válido.

É uma discussão válida, parabéns.

Luciano
Luciano
Reply to  Flavio Gomes
6 anos atrás

Tudo depende.

Precisa de um computador um pouquinho acima do normal (coisa de 3 mil reais). 1 monitor. Cockpit (que custa cerca de 1.200 reais, mas nao é necessário) e volante, que começa custando por volta de 1.000 reais, e pode chegar sim até a 15 mil reais. Mas nao se iluda achando que vai precisar 15 mil pra ser competitivo.

Tem cara que anda no campeonato mundial com volante de 1.000 reais….

Lima
Lima
Reply to  Flavio Gomes
6 anos atrás

Se é esporte ou não, o óbvio é que não se chegará a um consenso, mas pergunta pro Rubinho o quanto ele se diverte em corridas on-line e se ele não saiu muitas vezes suado ao fim de algumas mais disputadas.

Leandro
Leandro
Reply to  Flavio Gomes
6 anos atrás

Acredito que um equipamento de ponta custe isso mesmo, aí neste caso, na minha opinião, valeria mais ir para a pista de verdade.

Gus
Gus
Reply to  Flavio Gomes
6 anos atrás

Equipamento de ponta pode vir a custar mais caro que um carro de turismo da Classic, por exemplo. Só que os custos param por ali, já com um carro real – no ato de correr de verdade – se inicia um processo de despesas galopantes…
Coisas diferentes, mas suspeito que a paixão envolvida é bem similar: trata-se de carros, motores e competição, ainda que em dimensões diversas.

Léo Simas
Léo Simas
Reply to  Leandro
6 anos atrás

League of Legends seria um simulador de que ?

Jader
Jader
6 anos atrás

Claro que não, mas é legal pra caramba.

Marcos
Marcos
6 anos atrás

Flavio, acho que você faz uma pequena (e comum) confusão aqui:

Você está corretíssimo se afirmar que campeonatos de corrida em simuladores de direção não são AUTOMOBILISMO. De fato, não são mesmo, por mais realistas que os softwares estejam se tornando.

Mas não deixa de ser um esporte, de acordo com a definição do próprio dicionário:

esporte
substantivo masculino

1.
prática metódica, individual ou coletiva, de jogo ou qualquer atividade que demande exercício físico e destreza, com fins de recreação, manutenção do condicionamento corporal e da saúde e/ou competição; desporte, desporto.
“praticar e. faz bem à saúde física e mental”
2.
p.met. cada uma ou o conjunto dessas atividades; desporte, desporto.
“o vôlei é e. popular no Brasil”
3.
p.ext. atividade lúdica ou amadora; hobby, passatempo.
“fazer jardinagem por (ou como) e.”
4.
adjetivo de dois gêneros e dois números
simples, não convencional, não formal (diz-se de traje); informal.
“roupa e.”

Xadrez é um esporte, ainda que não haja esforço físico envolvido.

Poker, no Brasil, foi categorizado como esporte após uma extensa discussão jurídica a respeito.

Cristiano Dias de Sá
Cristiano Dias de Sá
Reply to  Marcos
5 anos atrás

Ótimo comentário, sem levar ainda em consideração o fator competição, onde o esporte atinge sua plenitude.

Marcos Lima
Marcos Lima
6 anos atrás

Mas que é bem mais barato do que correr de verdade, é…

Léo Simas
Léo Simas
6 anos atrás

Olá Flávio, entendo que seja apenas sua opinião, mas segundo o dicionário é um esporte sim :D

es·por·te |ó|
(inglês sport)
substantivo masculino
1. [Brasil] Prática regular de uma .atividade que requer exercício corporal e que obedece a determinadas regras, para lazer, para desenvolvimento físico ou para demonstrar agilidade, destreza ou força

A grande pergunta seria: Xadrez é um esporte ?

Abraços.

Andrews
Andrews
6 anos atrás

eSports não é esporte, é eSports, apenas.

Ps.: o reflexo da tela no seus óculos incomoda um pouco.

Jean
Jean
6 anos atrás

Há tantas coisas que não são…
Tempos atuais, aceitemos.

Trotta
Trotta
6 anos atrás

Mundo povoado por retardados… rssrsrs
Essa é uma verdade universal na atualidade.

Jogo video game pra caramba, mas E-Sports não é e nunca vão ser esporte!

Só para lembrar o mundo virtual não é o mundo real!
Ainda não é…

D
D
6 anos atrás

Concordo, não é esporte. E automobilismo também não. São competições.

E também acho que os simuladores, nos quais as equipes investem milhões, são apenas brinquedos para desestressar os pilotos. Uma desculpa pra ocupar o tempo ocioso deles já que os treinos na pista não existem mais.

E jamais um piloto vai surgir dos simuladores. Assim como para pilotos de avião, simuladores são apenas brinquedos, apenas pra ocupar o tempo dos aspirantes e desperdiçar o dinheiro das fabricas.

Não, né? FG ta de birra. Tipo velho teimoso. Sempre os argumentos dele são ótimos, porém nesse assunto, são fracos de dar dó. Parece criança teimosa, ou velho ranzinza mesmo. Sem querer validar nada, não jogo videogame, mas essa visão ta com cara de pura teimosia, negação.

HELDER RAMOS
HELDER RAMOS
6 anos atrás

Concordo 100% , assim como não acho que Poker e Xadrez sejam esporte e nem são virtuais , agora pensar que sabe pilotar , pq é bom no virtual , é viajar demais , é oq eu acho .

Cristiano Dias de Sá
Cristiano Dias de Sá
Reply to  HELDER RAMOS
5 anos atrás

A questão não é se sabe pilotar ou não um carro de verdade, mas sim se é ou não esporte.

Simão
Simão
6 anos atrás

FG concordo com vc. e-Sports é só um nome envernizado pra “Atari”. Essa papagaiada é mesmo só mais uma forma de ganhar dinheiro mundo afora. Na real se um moleque desses senta num carro de verdade; 1o.. Não consegue sair do lugar, 2o. vomita até as tripas depois de um par de curvas.
Agora, o GP as 10 tá bem legal… grande sacada essa do GP. Mais uma forma de ganhar dinheiro mundo afora…
Abraço
Simão

Carlos Cunha
Carlos Cunha
6 anos atrás

Flávio, preconceito não combina com você…
Eu concordo com quase tudo o que você disse. Acho que a questão do que é esporte é bem complicada e jogar videogame envolve habilidades físicas e motoras. Porém, seria esporte de videogame.
Só escrevo porque achei que você pegou pesado – provavelmente sem querer – com quem gosta de ver jogos no youtube. Eu nunca vi e provavelmente nunca verei, mas fico vendo jogos de futebol, corridas e outras coisas na TV e não acho que seja muito diferente, pois eu poderia pegar uma bola e ir chutar lá fora. Não pode chamá-los de idiotas, principalmente nestes dias que os idiotas destroem o país e o mundo. É o gosto deles, só isso.

rafaelle
6 anos atrás

boa Flavio Gomes, eu curto games de corrida. Tive uma experiência bem legal quando comprei o volante – Eu estava em Laguna Seca brincando no mod AE86 Club, e um Helicóptero (real) passou em cima de casa no momento que eu estava vendo o helicóptero no jogo, a imersão foi total. Meu cérebro foi enganado, adorei.

Mas acho legal quebrar essa fantasia de e-Sports, se não daqui há alguns anos, o cara compra uma mulher robô, casa com ela e ainda vai querer dar um jeito de procriar um híbrido e obrigar os outros a dizer ” bom dia robô “. Quem viu Cherry 2000?
Talvez um e-Boxe e levem o campeão para lutar com o M. Tyson.
Lembrado, tem algum piloto real de F1 que gosta de simulador? rsrsrs

Alexandre
Alexandre
Reply to  rafaelle
6 anos atrás

Vários. O Max Verstappen por exemplo corre até em uma equipe grande do AV na Europa

Paul Nashola
Paul Nashola
6 anos atrás

Sua visão é estagnada. Você fala em vídeo game e jogos com birra e desprezo. Foi-se o tempo em que eles eram somente brinquedos, hoje em dia a coisa está evoluindo muito rápido e quem sabe no futuro no que isso vai se transformar.
Jogo pouco e não estou querendo me achar piloto de coisa alguma, mas reconheço que para ser um dos tops desses campeonatos é necessário habilidades como as de um grande esportista, o nível é muito elevado pois muito mais gente tem a possibilidade de ter acesso a um jogo do que a um carro de corrida de verdade. Só não precisa de duas coisas: condicionamento físico e bagos avantajados.

Henrique Fabrelli
Henrique Fabrelli
6 anos atrás

Desculpa o off, mas o Grande Prêmio não podia ir atrás ou repercutir parte dessa história? Envolve lavagem de dinheiro na Indy e na Stock Car, que a lava jato, que tanto quer moralizar o país (ha ha ha) preferiu não mexer, aquela história do “nâo vem ao caso” como costuma dizer o camisa negra de Curitiba.

https://jornalggn.com.br/noticia/exclusivo-banqueiros-da-odebrecht-omitiram-informacoes-em-delacao-da-lava-jato-e-tiveram-multa-irrisoria

Guilherme Borges
Guilherme Borges
6 anos atrás

Perfeito!

Pilotei avião e sabemos que em simulador você treina
os comandos, procedimentos e familiarização com a aeronave.

NUNCA! simula o que é pilotar o avião em si, não tem a sensação de risco, não tem
suor nas mãos… o real som, visão, feeling e etc.
Simulador ou “tele jogos” (haha) apesar de hoje ter uma qualidade incrivel vai ate 50%.
Na minha cabeça um exemplo sobre isso seria “o que você prefere? estar com uma mulher de verdade ou vendo (simulando) a mesma em realidade virtual?”

O problema de hoje é que existe muitas pessoas preferindo a “realidade artificial”
hehe…

Grande abraço

Giovanni
Giovanni
6 anos atrás

O problema é que pouca gente sabe que há várias significados para a palavra esporte, isso pode ser conferido no dicionário inclusive, que diz que há mais de um significado pra esporte.

Jogar videogame é esporte de recreação, diferente de jogar futebol, correr, automobilismo que é esporte de atividade corporal. Mas os dois são esportes, o problema é que as pessoas não sabem diferenciar o significado de cada tipo de esporte.

Leovegildo Fernandes
Leovegildo Fernandes
6 anos atrás

Flávio…

O que é esporte? Há tantas modalidades, muitas muito esdrúxulas, então, na minha opinião, fica difícil desqualificar isso.

Eu não concordo com o que você diz sobre o piloto de simulador e o alfaiate. E o motivo é que sou piloto de avião, instrutor em linha aérea, e posso e garantir que você tem como deixar um piloto pronto para voar um avião comercial só usando o simulador como treinamento. Claro que o se ele bater no morro, não vai morrer, mas o objetivo é evitar que isso aconteça, e o simulador é perfeito pra isso.

Acho que, com o treinamento adequado e um simulador como um iRacing, dá pra preparar, sim, alguém pra ser um piloto de corridas na vida real. Não vai chegar e vencer corridas, mas também não vai ser um perdido daqueles que só fazem merda.

Julio Lima
Julio Lima
6 anos atrás

Também acho que não é esporte. Assim como não são: xadrez, poker, LoL e afins que costumam passar nos canais esportivos.

Leo Cardoso
6 anos atrás

Acho que é, sim, apenas videogame. Tanto que simulador de F1 por mais que seja realista, não é real. Não adianta que você não ta na pista. Você não está correndo riscos e seu coração não está acelerado como ele estaria se estivesse, de fato, colocando a vida em risco a quase 400 km por hora.

No mais, acho que deves voltar no assunto de Interlagos sim. Tu tens, Flávio, dentre os que acompanham o GP, pessoas que concordam e muito com seus ideais não apenas neutros e imparciais no trabalho como também os ideais de vida!

“Hay que endurecer”, né ? “Pero.. sin perder la ternura!”

Abraços!

René G Barreto
René G Barreto
6 anos atrás

buenas, “é esporte?”; não, mas simuladores são importantes? pergunta para NASA & cia…..

Arthur Luz
Arthur Luz
6 anos atrás

Flavio,

Seguindo um pouco desse raciocínio, xadrez não seria esporte. Muito menos arco e flecha e tampouco tiro esportivo.
Se tem competição, pode sim ser chamado de esporte.

Se não me engano, uma equipe da ELMS chamada G-Drive, trouxe uns garotos do videogame para as pistas para formar dupla com pilotos profissionais. Se não me engano, os Gentlemans Drivers, entraram com um recurso pedindo o afastamento dessa molecada pois o rendimento deles era muito superior ao deles.

Em contra partida, acho meio ridículo canais de esporte como a ESPN ou o EI transmitirem uma partida de videogame. Não faz sentido algum misturar esportes tradicionais com e-sports. Pra mim deveriam ter os canais exclusivos para esse tipo de competição.

Abração!

Lucas
Lucas
Reply to  Arthur Luz
6 anos atrás

Na real, hoje em dia, tudo que é canal esportivo transmite e-sports, inclusive o Spotv 3 sempre tem algo assim lá, tipo Cblol e etc.

Aliás, pra quem visita o site do globoesporte.com, deve ter percebido que sempre tem notícia de e-sports nos destaques do topo da página.

Mas enfim, na verdade, o fato dessas emissoras estarem transmitindo não tem nada haver com essa discussão de ser ou não esporte, e sim com o fato de que existe público para assistir a esses eventos, o que significa patrocinadores e din din no bolso.

Fabiano
Fabiano
6 anos atrás

Concordo com quase tudo.

menos com a parte onde você fica com pena do cara que perde uma hora assistindo o outro jogar.

afinal de contas, o que é assistir futebol ou formula 1? ver o outro jogar/correr?

Tiago
Tiago
6 anos atrás

Também não considero esporte.
Todavia, o tiro ao alvo está nas olimpiadas e, convenhamos, o grau de dificuldade é o mesmo. É apertar o botão (gatilho) e ter uma excelente precisão.