VENDE A MÃE (2)


SÃO PAULO (tudo meio parecido) – Aproveitando o ensejo, pingo aqui vídeo enviado pelo Alexandre Neves com tomadas onboard de uma curva que já se tornou clássica na F-1, o S do Senna. A compilação traz imagens desde 1990, ano em que a corrida voltou a São Paulo, graças à intervenção da então prefeita Luiza Erundina.

Para quem não lembra, a prova foi realizada no Rio por nove anos seguidos, de 1981 a 1989 (antes disso houve só uma edição, em 1978). Naquele ano, porém, nos célebres testes de pneus de pré-temporada em Jacarepaguá, o francês Philippe Streiff sofreu um acidente, o santantônio de seu AGS quebrou, ele sofreu uma fratura no pescoço e o atendimento médico foi considerado desastroso pela FIA. Streiff ficou tetraplégico.

[bannergoogle]O triste episódio, somado a problemas de organização e financeiros do Rio, culminou com a decisão de excluir o Brasil do calendário elaborado para a temporada seguinte.

Erundina, eleita em 1988 pelo PT numa disputa épica com Paulo Maluf — não havia segundo turno, na época –, resolveu abraçar a causa de manter a F-1 no país. Em abril de 1989, chamou o presidente da CBA, Piero Gancia, e o presidente da FASP, Marcos Corsini, para conversar. A toque de caixa, elaborou um plano de negócios para reformar Interlagos a custo zero para a cidade. Essa era uma exigência da FIA: levar a cabo mudanças drásticas no circuito, que tinha quase 8 km de extensão e era considerado perigoso para os padrões da categoria.

De fato, alguns pontos como a Curva 3, no fim do Retão, e a Curva do Sol, sem área de escape, eram bem problemáticos. Além disso, a extensão da pista contrariava a estética das transmissões de TV. Com aquele tamanho, Interlagos faria uma corrida de menos de 40 voltas, o que era pouco e, também, custoso. Havia a necessidade de espalhar câmeras demais por uma área muito extensa para cobrir cada volta. E, igualmente, construir arquibancadas em locais onde seria praticamente impossível. Em resumo, era caro.

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Erundina, Gancia (esq.) e Corsini, da FASP: salvando o GP do Brasil

Um projeto foi feito na correria, com a ajuda e consultoria de Ayrton Senna. Não foi o melhor de todos. Francisco Rosa, à época administrador do autódromo, tinha ideias mais interessantes, que adequavam o traçado àquilo que a FIA pedia com a implantação de algumas variantes, mas preservava o desenho original. Dá para ver o que ele idealizou na foto acima, no painel atrás da prefeita e do inesquecível Gancia.

Chico sugeria uma chicane no Retão para livrar os pilotos da Curva 3 e, antes da antiga Ferradura, um desvio para a esquerda em aclive, onde a pista antiga seria retomada na Curva do Laranja — atualmente chamada de Laranjinha.

Era um ótimo projeto, e é verdadeiramente uma pena que não tenha sido executado. Não conheço muitos detalhes da negociação que acabou fazendo com que as propostas de Ayrton se impusessem, mas não se pode negar que tudo que ele dizia tinha muito peso. E, igualmente, deve-se elogiar seu empenho em mergulhar de cabeça na cruzada de Erundina para trazer o GP de volta a São Paulo — a prefeita compreendia que era um ótimo negócio para a cidade, como sempre foi.

No fim, as ideias de Senna foram aprovadas e a pista, encurtada para os pouco mais de 4 km de hoje. A construção de uma curva em declive ligando a antiga Reta dos Boxes à Curva do Sol, que passaria a ser percorrida no sentido contrário, acabou se transformando na assinatura do novo circuito. E ela foi batizada de S do Senna.

Os trabalhos duraram três meses e foram feitos num ritmo frenético, no fim de 1989. Era preciso correr contra o tempo, porque o GP do Brasil seria a segunda etapa do campeonato, no fim de março. E, até lá, o autódromo precisaria ser vistoriado pelos dirigentes sediados em Paris e testado. Além da pista em si, havia a necessidade de se construírem novos boxes, torre de controle, edifício com sala de imprensa e camarotes, escritórios para as equipes, praticamente tudo. Interlagos estava em estado de abandono desde o início dos anos 80, depois de perder a F-1 para o Rio. Era um autódromo em ruínas.

Em novembro, a FIA incluiu o Brasil novamente no calendário.

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Senna em Interlagos: como JK

De férias no país naquele fim de ano, Senna passou a frequentar o autódromo com alguma assiduidade para acompanhar as reformas. Eram famosas suas fotos dirigindo tratores ou orientando engenheiros no meio da lama no canteiro de obras. As imagens remetiam a antigos retratos de Juscelino Kubitschek supervisionando a construção de Brasília no deserto Planalto Central, onde em poucos anos brotaria a nova capital federal.

Lembro que, na época, eu era editor de Esportes da “Folha de S.Paulo” e o assunto era tratado como prioridade do jornal. Primeiro, porque envolvia Senna, o maior ídolo brasileiro. Segundo, porque tinha PT no meio. A vitória de Erundina no ano anterior fora uma surpresa, por se tratar da ascensão da esquerda na maior cidade do país — até então, salvo engano, o partido só tinha conquistado em sua curta história uma Prefeitura de capital, Fortaleza. Havia muita curiosidade sobre o quê aquela brava paraibana conseguiria fazer numa metrópole complicada e conservadora como São Paulo.

Estávamos, também, em época de eleição presidencial. Collor despontava no cenário nacional e Lula seria seu adversário no segundo turno de uma campanha histórica que mudou os rumos do país. O que Erundina fizesse por aqui teria claras repercussões num pleito épico — afinal, era a primeira vez que o Brasil elegeria um presidente diretamente desde Jânio Quadros.

Eram anos bem loucos e ricos, enfim. O debate político, olhando hoje em perspectiva, era de altíssimo nível — considerando o que se vê atualmente em redes sociais e o porte intelectual de possíveis candidatos em 2018, como Bolsonaro, Luciano Huck e João Doria. Verdade que eram muitos os pretendentes ao Planalto, nada menos do que 22. Mas tínhamos Brizola, Ulysses, Covas, o próprio Lula… Hoje dá desgosto de ver o que nos espera.

[bannergoogle]Erundina, para financiar a reconstrução de Interlagos, fez aquilo que políticos neoliberais sempre pregaram e nunca conseguiram pôr em prática no Brasil: recorreu à iniciativa privada sem ônus para os cofres públicos. Fechou um acordo com a Shell, que bancaria todos os custos e, em troca, receberia por prazo determinado alguns terrenos ociosos na cidade para que instalar postos de gasolina. A Shell pagaria pelo aluguel desses terrenos, e anteciparia os valores para as obras serem realizadas — elas custaram US$ 18 milhões. Uma permuta simples, fácil de compreender e claramente vantajosa para o município — os terrenos ganhariam uso, voltariam à Prefeitura depois de 20 anos e, durante o período em que fossem explorados pela Shell, gerariam empregos e impostos.

Tudo foi feito em tempo recorde, e em março de 1990 a F-1 estava de volta a São Paulo, com Collor se escalando para a premiação. Recém-eleito, ele chegou de helicóptero ao autódromo, assistiu à corrida no camarote da Unicór (que nem existe mais) e, quando foi ao pódio, cumprimentou Prost, Berger e Senna e esqueceu de entregar os troféus. O responsável pela execução dos hinos — no caso, França e Itália, de Prost e da Ferrari — se atrapalhou com a quebra de protocolo, os pilotos se agacharam e pegaram suas taças e garrafas de champanhe e, no fim, a cerimônia foi uma bagunça sem hinos ou entrega de prêmios. Collor ainda desceu para a pista, pegou um Opala Diplomata para dar uma volta e foi vaiado pelo público.

Lembro que o acordo com a Shell foi contestado e o contrato, anulado por conta da oposição que Erundina sofria dos vereadores da cidade. A Vega Sopave, empreiteira que fez as obras — e acabou não recebendo da Shell, já que os terrenos nunca foram cedidos –, tenta receber até hoje, pelo que sei. A questão ainda está na Justiça e a última notícia disponível dá conta de uma indenização que a Prefeitura deveria pagar. Mas, sinceramente, não sei qual foi o desfecho desse caso.

Vixe, contei tudo isso só para mostrar uns vídeos do S do Senna. Será que alguém ainda se interessa por essas histórias?

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Ivan Castilho
Ivan Castilho
6 anos atrás

Olá Flávio, suas histórias são sensacionais, muitas pessoas se interessam por isso sim!!! Belas histórias devem ser contadas!!!

Tiago Oliveira
Tiago Oliveira
6 anos atrás

Excelente história, nunca deixe de contá-las.

Thiago
Thiago
6 anos atrás

Ótimo texto! Muito bom lembrar de histórias assim.

kalil
kalil
6 anos atrás

prezado flavio, teu site deve estar com algum piripaque. a cada 2 ou 3 minutos ele pulo pro portal do grandepremio.
nao se consegue ler teus posts direito.
pede pro pessoal de t.i. ai dar uma olhada e resolver.
abraco, kalil

Ivan
Ivan
Reply to  Flavio Gomes
6 anos atrás

Só acontece no Mozilla, no Chrome está ok.

Guilherme RJ
Guilherme RJ
6 anos atrás

Grandes lembranças e boas histórias, que você tão bem sabe contar, é que me trazem diariamente a este espaço, não apenas o automobilismo.

Que venham mais e mais… e… ô saudades do Gira Mundo!!!

Leister Carneiro Theodoro
Leister Carneiro Theodoro
6 anos atrás

Flávio você tem a foto completa do traçado do chico Rosa , para divulgar?Esta foto apesar de histórica e de qualidade ficou um pouco tapada. Obrigado

Luiz Severino
Luiz Severino
6 anos atrás

Caro Flávio, tenho procurado há tempo um texto seu sobre a perda da F1 por Interlagos.

Era sensacional e culminava na melancólica caminhada dos jornalistas pelo traçado antigo.

Onde foi parar? Se perdeu nas trocas de portal do GP?

jader
jader
6 anos atrás

E deram cano na empreiteira. Ao final, a prefeitura de são paulo ainda vai ter de arcar com a dívida. Políticos sempre os mesmos, ontem, hoje, sempre.

Humberto Martins
Humberto Martins
Reply to  Flavio Gomes
6 anos atrás

Na verdade o Tribunal de Contas do Municipio foi quem melou a negociata da Erundina com a Shell. Questionaram porque o acordo foi feito com a petroleira da concha e não com a Ipiranga, Petrobras, Esso ou Texaco. Não houve licitação e ai melaram a coisa toda e a Vega Sopave foi pro brejo!

Alex Mendes
Alex Mendes
6 anos atrás

O final da história mostra o motivo do Brasil ficar pra trás em muitas coisas. É muito difícil fazer negócio no país. Na dúvida o empresário não investe. Político de nenhum partido resolve essa insegurança, pois eles são a classe beneficiada, criando dificuldades e vendendo facilidades.

LUCIUS
LUCIUS
6 anos atrás

Bellissimi ricordi Flavio…. grazie mille sei un grandi….

Vinicius
Vinicius
6 anos atrás

Que saudades da Luiza… Melhor prefeita que SP já teve.

Valdo Lima
Valdo Lima
Reply to  Vinicius
6 anos atrás

Concordo, plenamente, Vinicius. Era simples, prática e direta.

Roberto Torres
Roberto Torres
6 anos atrás

Sim.

Macario
Macario
6 anos atrás

Interessa, sim. Ainda mais em tempos de analfabetismo político e de ascensão do fascismo descarado. Sou testemunha dessa época, acompanhei tudo, mas já nem me lembrava desses detalhes. O governo Erundina fez coisas maravilhosas e sempre foi implacavelmente perseguido pelos jornalões, exatamente como aconteceu depois com Marta e com o Haddad. Esse rigor todo eles só dedicam aos governos do PT. Fico imaginando como seria a reação se um prefeito do PT vivesse viajando, fazendo campanha e governando por whats app. Não duraria seis meses.

moisesimoes
moisesimoes
6 anos atrás

– “Será que alguém ainda se interessa por essas histórias?”
– Sennão (tem)! eheheh. Passou da hora de Interlagos ter um traçado maior: tranformá-lo num lugar ainda mais desafiador. Muito bom o traçado do Rosa.

E Erundina é daquelas poucas e poucos os quais não privatizaram a alma.
Paraíba masculina, Muié macho, sim sinhô!

Marcelo
Marcelo
6 anos atrás

Texto bom é assim, todos os comentários sobre ele, ninguém nem lembrou do vídeo. Fisichella embarrigou feio a primeira perna. E a do Alonso é videogame.

Glauson
Glauson
Reply to  Marcelo
6 anos atrás

Impressionante é perda do barulho do motor em 2014. Fórmula 1 sem barulho de motor não presta!

Roberto Borges
Roberto Borges
6 anos atrás

Histórias que precisam ser contadas e recontadas, meu caro Flávio.
Aliás, falem o que quiserem falar, analisando friamente, Erundina foi a melhor prefeita (o) que São Paulo teve desde então, ao menos!
O resto da escória que passou por lá apenas dilapidou a cidade. E para terminar tem esse pavãozinho aí, que até achei que poderia dar boa coisa, mas já estamos tendo as provas que esclarecem a que veio.
Parabéns pelo texto delicioso.

Paulo Leite
Paulo Leite
6 anos atrás

Essas historias ricas em detalhes interessam demais adoro elas, principalmente quando entram os politicos. Mais um otimo texto, esse fim-de-semana promete., abracos.

perna quebrada
perna quebrada
6 anos atrás

Putz, a outra opção de traçado era MUUUUITO melhor que a atual.

O peso da dupla Globo / Senna deve ter pesado muito na escolha do traçado atual…

Flávio
Flávio
6 anos atrás

A cereja do bolo são essas histórias Flávio, continue com as mesmas

Itamar
Itamar
6 anos atrás

Ótimo texto. Lembrava de algumas coisas mais relacionada a reformo e ao Senna, aparecendo na TV dirigindo trator, não dos tramites para manter a F1 no Brasil, em SP.

Itamar
Itamar
Reply to  Itamar
6 anos atrás

Ah, e só pra constar, fiz boca de urna para Erundina. Naquela época era legal e fiz por convicção, não recebi nada por isso. Só a satisfação de estar fazendo algo pelo país.

joel lima
joel lima
6 anos atrás

Quanto eu mais lembro o que Erundina fez na prefeitura com todo o ambiente conturbado do país, mais a admiro. Se não fosse por ela, o Brasil não teria GP. E isso numa época em que o número de 16 gps era quase que sagrado e a fila de países a espera era enorme. Portanto, perder o gp poderia representar ficar muitos e muitos anos numa fila pra voltar ao calendário.
E o mais surreal é que na mesma cidade em que Maluf roubou até o cu fazer bico (rs), em 2010 Erundina teve que pagar, numa decisão judicial, 350 mil reais por causa de um anúncio que ela fez em 89 apoiando a greve geral. E aí os políticos da época se juntaram pra fazer um jantar arrecadação pra pagar a multa, pois o valor era quase o patrimônio financeiro dela.
Uma coisa que se alguém souber gostaria que partilhasse era saber como ficou a relação de Senna com Erundina depois dessa saga de refundar Interlagos, já que Senna era claramente conservador politicamente e pelo que já li eleitor do Maluf.

Rodrigo da SIlva Pacheco
Rodrigo da SIlva Pacheco
6 anos atrás

Sempre gosto de ler essas suas historia.
E acredito que grande parte do teu publico gosta também.
abraços

Largebeer
Largebeer
6 anos atrás

É caro FV …. olhando pra trás, onde viemos parar, não ? Erundina foi uma grande prefeita … se não fosse por ela ia ser dificil manter o GP Brasil … sobre as eleições para presidente foi realmente histórico …lembro dos debates na TV … o Brizola brigando com o Caiado .. “Filhote da ditadura !! ” …kkkk … e ele “o senhor me respeite !!! ” ….rs

g
g
6 anos atrás

Bom texto, me levou de volta aos anos 80 e aquele Brasil da epoca. Obrigado.

gabriel
gabriel
6 anos atrás

Apenas uma curiosidade: votou em quem em 89, FG?

Thiago Cerqueira
Thiago Cerqueira
6 anos atrás

Eu! Amos ouvir(ler) essas histórias, amo quando você as conta, só não gosto é desse povo bruto, que sente a obrigação de comentar tudo, do cocô à bomba atômica existe comentário em regra raivoso e raso que por consequência reduziu a quantidade de vezes que voce escreve textos assim por aqui. Pena viver nesses tempos!

valter
valter
6 anos atrás

Pobre Erundina. Sofreu com o fogo amigo. Correntes do PT convocando greves apenas para marcar posição dentro do governo. A maldita CUT promoveu uma greve de motoristas e cobradores durante 9 dias apenas para mostrar que mandava. Não reivindicavam nada. Nada de aumento. Nada de redução de jornada. Nada de aumento de ticket refeição. Apenas e somente para prejudicar a Erundina. Escandalo das arruelas na CMTC . José Eduardo Martins Cardoso, secretario traira. Uma mulher honestissima que não pode governar devido o próprio PT ter sabotado seu mandato.

perna quebrada
perna quebrada
Reply to  valter
6 anos atrás

Falou tudo sobre o Cardozo.
Pena que a Dilma não descobriu a tempo…

Marcelo de Castro
Marcelo de Castro
6 anos atrás

Me lembro de ir a Interlagos em 1988 em uma corrida de marcas e pilotos. Voyage correndo contra escort e oggi. Bons tempos. Vi num outro post uma sugestão para um livro com suas histórias e assino embaixo.

Alexandre Bento
Alexandre Bento
6 anos atrás

História em estado puro. Jornalismo como deve ser, expondo fatos. Obrigado pelo texto.

marcos andre
marcos andre
6 anos atrás

Como sempre um excelente texto sobre automobilismo, uma verdadeira aula para os leitores mais novos, lamentável apenas a parte politica…

marcos andre
marcos andre
Reply to  Flavio Gomes
6 anos atrás

Você sabe, o que eu lamento…

Como sabe também da profunda admiração que tenho por você e pelo seu trabalho.

Sou seu Fã mesmo, da mesma maneira que sou fã de equipes do automobilismo nacional, fã de chefes de equipe e coisas fora do trivial, aquela coisa do cara dizer que é fã de automobilismo mas só conhece o Caca Bueno.
Como vc mesmo diz, esquisitices…
mas sou seu fã, fã do Rodrigo Mattar, do Américo Teixeira, do Edgar de Mello Filho, Do Greco, do Meinha, Do amadeu Rodrigues, muito Fã do Djalma Fogaça e de mais alguns poucos gênios… que muita gente não conhece.
Cheguei até o seu blog através do site Gp Total num texto da Alessandra Alves(acho que foi sobre o dia da kombi ou sobre o fim da produção dela) cheguei em 2006 e não saí mais… acompanhei a historia dos seus carros de coleção, do 69, do 96.. até o Bon Voyage.. comprei uma camiseta que não dava em mim.. rrss tentei ir aos farneis, me emocionei com a partida do Veloz HP, achava super legal seus textos falando dos seus meninos, colaborei com fotos legais e engraçadas.
Fiz do seu site e do seu blog uma grande fonte de aprendizado e entretenimento, acompanhei o crescimento e confesso que te dou mais uma vez os parabéns, cobrir a Fórmula 1 conforme vocês vem cobrindo ano a ano e cobrir o automobilismo nacional e internacional com tanta qualidade, tem que ser um extra classe mesmo.
Respeito também a sua posição politica, e escrevi isso tudo pra dizer que realmente lamento por isso, não pela escolha , mas desculpa, por você apenas enxerga-los como deuses e todos os outros como escória. E por causa disso defenestrar do seu blog , pessoas como eu, que pensa diferente.

Espero ter esclarecido sua pergunta e fique a vontade, a casa é sua.. você pode não publicar ou publicar..você me bloquear.. mas eu precisava escrever isso.

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Flavio Gomes
6 anos atrás

Excelentes palavras, Marcos André!
Sua ótica sob todos os temas pautados me representam, e muito!

Paulo Eduardo Alves Camargo-Cruz
Paulo Eduardo Alves Camargo-Cruz
Reply to  marcos andre
6 anos atrás

Bocó…..

marcos andre Rj
marcos andre Rj
Reply to  Paulo Eduardo Alves Camargo-Cruz
6 anos atrás

Acho que vc falou isso se olhando no espelho..

perna quebrada
perna quebrada
Reply to  marcos andre
6 anos atrás

Marcos ´na boa será que é tão difícil separar uma coisa da outra?

Todos os pilotos brasileiros são de direita, e por causa disso eu (que sou de esquerda) vou “lamentar” alguma coisa?

Por que o Piquet ou o Senna não gostavam do PT eu tenho que detestar o talento deles como pilotos?

Acho muito legal ver o Edgard que é amigo do Maluf sentar lado a lado com o Flavio no Paddock GP ou no Fox Nitro, de boa, sem problemas.

Antigamente isso era a coisa mais normal do mundo, dividir uma mesa de bar com o teu colega que pensa diferente politicamente. Hoje as pessoas se tratam como inimigos.

Isso é absolutamente ridículo.

marcos andre Rj
marcos andre Rj
Reply to  perna quebrada
6 anos atrás

Amigo Perna quebrada..estimo suas melhoras…

Acho que vc não entendeu o que eu escrevi, foi exatamente isso… sou de direita e o FG de esquerda e nem por isso deixei de exaltar o talento dele e nem por isso deixei de ler o site, o blog ou assistir os vídeos e ele pelo visto entendeu, tanto que publicou o meu texto e não me bloqueou, o que prova o caráter e a inteligência dele… um pouco diferente de vc, que não me conhece e me chamou de ridículo..
Aproveita pra tratar da cabeça tbm…

Abs.

Glauson
Glauson
Reply to  marcos andre
6 anos atrás

Parabéns pelo comentário abaixo Marcos André! O Flavio é o esquerdista/comunista que eu mais admiro (na verdade, o único!).

Gustavo Jesus
Gustavo Jesus
6 anos atrás

É por histórias como essa que estamos aqui.

JOAO SAMUEL BATISTA
JOAO SAMUEL BATISTA
6 anos atrás

Claro que sim, venho aqui todos os dias desde 2006. Faça qualquer coisa, só não pare de contar essas histórias.

Adolfo
Adolfo
6 anos atrás

Flavio, existe algum plano para mudar o traçado atual de Interlagos, o tornando mais longo e portanto com tempos maiores de volta ? Acho que hoje em dia é o circuito de menor tempo de volta.

Leandro Gonaçalves
Leandro Gonaçalves
6 anos atrás

Prezado Flávio Gomes,

A muito acompanho o seu blog, sempre me divirto com a sua maneira de narrar. Além de boa dose de humor e paixão, tem muito valor a maneira como você articula diferentes dimensões da vida às matérias. É jornalismo que tem vida, pulsa e é também uma maneira muito bem conduzida de expor contradições da sociedade brasileira, de trazer o jornalismo para o domínio da história e da política. De fato, você é um ET neste mundo oligopolizado da mídia brasileira, que tanto contribui para a manutenção de todas as nossas contradições. Infelizmente, o fascismo que eles produzem e incitam já vai avançado e vai se voltar, inclusive, contra eles. Registre sim suas memórias e sabedoria, não sei se será possivel por muito tempo. Imagino o tipo de mensagens que você deve receber por simplesmente dizer o óbvio em relação a privataria e a uma figura vil como o Doria. Tempos difíceis que você ajuda a suportar. Abraço fraterno!

Al Unser Jr.
Al Unser Jr.
6 anos atrás

Belo texto.

Estava fazendo falta já estes textos, prefiro eles à aqueles vídeos no vocêtuba.

Luiz Carlos Barbosa
Luiz Carlos Barbosa
6 anos atrás

Parece que Mario Covas Neto, entrou com uma liminar para cancelar a privatização…

Sérgio Ferraz
Sérgio Ferraz
6 anos atrás

Tudo melhor nestes anos!

Quem pensa isto é porque viveu tempos melhores ou não aceita os novos tempos?

Obrigado pela história!

Akio Kikuchi
Akio Kikuchi
6 anos atrás

Sim,com certeza sim!
Por exemplo,eu nao sabia que o GP do Brasil correu o risco de nao ser realizado em 1990,e nao sabia dessa opçao primaria do novo traçado,sem o S do Senna.

Paulo Maçaneiro
Paulo Maçaneiro
6 anos atrás

Ótima história, desconhecia vários detalhes.

DAniel
DAniel
6 anos atrás

Viva o PT!!!!

Hércules
Hércules
6 anos atrás

Sim Flávio, muitos ainda se interessam. Particularmente, não lembrava de quase nada disso. Já tenho assunto para um final de semana de GP Brasil. E o vídeo é super bacana. Valeu!

AS
AS
6 anos atrás

Lembro muito bem dessa corrida e da quantidade de baboseiras que a prefeita teve que ouvir quando saiu de um carro pra acenar para o publico da arquibancada na reta de chegada… Intolerancia, ma’-educacao e outras coisas afins nao sao novidades no comportamento “gentil” do brasileiro medio… uma pena.

Cleso Andre Guimarães Júnior
Cleso Andre Guimarães Júnior
6 anos atrás

Muito boa a matéria. Precisamos de história, o mundo hoje está muito “instantâneo “. Achei mais interessante o traçado maior. Seria possível aumentar o traçado atual, depois dessas reformas atuais que alteraram os bonés?

Cleso Andre Guimarães Júnior
Cleso Andre Guimarães Júnior
Reply to  Cleso Andre Guimarães Júnior
6 anos atrás

Boxes, maldito corretor…

carlos moura
carlos moura
6 anos atrás

boa tarde Flavio,

eu tenho, interesse, sou sinalizador a 33 anos em interlagos, gosto do meu quintal, ja que mora na zona sul, aprendi, conheci muita gente, muito idolos e comecei meu emprego graças ao autodromo, vale lembrar que a zona sul ou o entorno e seus bairros devem muito a Erundina, que o trem da cptm so foi ate o grajau graças as amarraçoes dos contrato da f1, que os bairros receberam linhas de onibus, e asfalto coisa rara na epoca, estou falando dos anos de 1983.
nao sou contra a privatização e nem a favor, sou a favor de uma transparencia e investimento de dinheiro de forma clara e efetiva, coisa que agora com essa classe politica acredito nao vai existir.
obrigado pelas Estorias e voce ainda me deve uma visita em interlagos num posto de sinalização rsrsrs