LECLERC & ERICSSON

novalfasauber

RIO (que insistência…) – A parceria Sauber-Alfa Romeo foi apresentada hoje oficialmente no museu da marca em Arese (norte da Itália) com novidades. Primeiro, a dupla de pilotos para o ano que vem. Como se esperava, o monegasco Charles Leclerc (não tinha um cabeleireiro de novela com nome parecido?), campeão da F-2 e protégé da Ferrari, será um deles. O outro é o sobrevivente Marcus Ericsson, de parcos recursos técnicos e fartos recursos financeiros, que encaminha ao caixa da equipe através de seus patrocinadores suecos. Antonio Giovinazzi, italiano que também vive sob o guarda-chuva de Maranello, será o reserva e terá de esperar mais um pouco.

Quem dançou nessa história toda, como também se imaginava, foi o tedesco Pascal Wehrlein — pupilo da Mercedes. A F-1 meio que acabou para ele, creio, embora seja jovem e talentoso. Por absoluta falta de vagas. Pode ser que os alemães o empreguem como terceiro piloto, só para mantê-lo com carteira assinada. Pode ser, também, que comecem a prepará-lo para ser o representante da marca na Fórmula E, já que os planos de Stuttgart são de estreia entre os elétricos na temporada #5, 2018/2019. Aguardemos.

[bannergoogle]A verdade é que a Mercedes tinha dois moleques muito bons, Wehrlein e Ocon, e só o segundo emplacou — por mera disposição das peças no tabuleiro, sendo deslocado para a Force India em vez da Sauber, e agarrando a chance com categoria.

A outra novidade foi a nova pintura dos carros, que nas últimas temporadas ostentaram o azul como dominante. Na apresentação do projeto, meteram no palco um carro branco e vermelho com um enorme logotipo da Alfa Romeo na tomada de ar. Ficou bem elegante — o vermelho da Alfa é diferente do vermelho da Ferrari, mas não me peçam para explicar porque não sei –, embora ninguém deva imaginar que este será o layout definitivo. Até começar a temporada 2018, muita água deve rolar por debaixo das pontes ítalo-helvéticas, inclusive para acomodar os patrocinadores de Ericsson, que ajudam a pagar a conta.

A Sauber, assim, passa a ser em definitivo um time B da Ferrari, usando seus motores atualizados (neste ano, a equipe só pôde dispor das unidades de 2016) e servindo como laboratório para formação de pilotos e desenvolvimentos paralelos que possam ser transferidos para a matriz. Um esquema muito parecido com o que a Red Bull utiliza desde a compra da Minardi para transformá-la em Toro Rosso. Numa categoria em que os testes são controladíssimos, ter uma equipe-satélite é de grande utilidade.

Muita gente pergunta se a história de usar o nome Alfa Romeo é apenas marketing, se os motores serão Alfa, se Farina vai ressuscitar, se o arcebispo de Milão vai abençoar os cockpits, se a cobra está engolindo um sarraceno ou dando à luz um homem, o que é verdade e o que é mentira nessa volta da famosa marca do cuore sportivo à principal categoria do automobilismo mundial.

Não há grandes mistérios. A Alfa Romeo, assim como a Ferrari, é uma marca/fábrica sob controle, há séculos, da Fiat. Aliás, a simbiose entre as duas é antiga. Enzo Ferrari começou a vida como piloto da Alfa Romeo. Depois foi criar sua equipe.

Alfa e Ferrari são a mesma coisa, então? Não. Mas por fazerem parte do mesmo grupo, têm estreitas e seculares relações. Técnicas, inclusive, em muitos setores. É óbvio que uma corporação do tamanho da Fiat usa o que tem de melhor para alimentar seus diversos tentáculos, intercambiando engenheiros, tecnologia, peças, desenvolvimento, pessoal técnico e tudo que se puder imaginar em todas as marcas que administra.

[bannergoogle]Assim, colocar o nome Alfa Romeo no cabeçote de um motor feito pela Ferrari não é nenhuma aberração. Faz muito mais sentido, por exemplo, do que chamar os Renault da Red Bull de TAG Heuer, que é marca de relógio. Anos atrás, quando a Ferrari vendia motores para a Prost (sucessora da Ligier), eles eram rebatizados com o nome de uma marca de computador, Acer. Petronas já foi nome de motor. Playlife e European, também. Vocês são capazes de dizer quais eram esses motores de verdade e quais equipes os aproveitaram para fazer propaganda de alguma coisa? Pesquisem por aí e desfilem sua erudição aqui.

Por fim, é claro que alguns funcionários da Alfa Romeo, que tem vasta tradição em corridas, serão alocados na fábrica da Sauber na Suíça. Ou mesmo pessoal da Ferrari, que terá de ser deslocado para Hinwil para reforçar o time, tirando o cavalinho do peito e colocando no uniforme a serpente que engole gente — o Biscione do emblema, um dos mais belos e clássicos da indústria automobilística mundial.

No fim das contas, é Alfa, sim, pero no mucho ao menos por enquanto — porque a estrutura básica segue sendo a da Sauber, e os motores serão feitos pela Ferrari. Os alfisti chegarão aos poucos e, certamente, vão exibir com orgulho as cores de Milão, a Cruz de São Jorge vermelha sobre o fundo branco, a cobra faminta e toda a gloriosa história da Anonima Lombarda Fabbrica Automobili, fundada em 1910 e controlada a partir de 1916 pelo simpaticíssimo Nicola Romeo — que passou a fabricar bombas, carabinas, baionetas, espoletas, bacamartes e sei lá mais o quê para vender aos aliados na Primeira Guerra; em 1919, com o fim do conflito, voltou a fazer automóveis.

Longa vida à Alfa. E à Sauber, também, porque é uma peça de resistência aos novos tempos, essa equipe.

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Daniel
Daniel
6 anos atrás

Jacques Léclair. Costureiro arqui rival de Victor Valentin. Personagens vividos respectivamente pelos impagáveis Reginaldo Farias e Luis Gustavo, na primeira versão de Ti-Ti-Ti, novela das 19hs da Rede Globo, exibida em 85/86. Coincidentemente os anos do Bi-campeonato de outro Francês, Alain Prost, alguém já ouviu falar?

GINO PAVAN NETO
GINO PAVAN NETO
6 anos atrás

Pelo que andei lendo a Ferrari esta em um processo de se desvincular do grupo FIAT (Família Agnelli). Será um processo gradativo de vendas das ações da Ferrari para não criar uma especulação no mercado. Hoje, a Ferrari não precisa mais do apoio da FIAT é alto suficiente. A FIAT por outro lado precisa de caixa para pagar a compra da Chrysler. Uma jogada estratégica – quanto se desvincula da Ferrari o Grupo FIAT começa a voltar a Formula 1 através da Alfa Romeu, marca que já teve prestigio na categoria. Se a Ferrari vai sair ou não da Formula 1, para mim parece mais joguinho de sena para conseguir algum beneficio da FIA. O que eu gostaria de ver, mesmo é as marcas italianas digladiando-se nas pistas. Flavio Gomes, abração !!!

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
6 anos atrás

A tampa do motor desse carro ficou primorosa. O resto deveria ter seguido o mesmo padrão, mas deve ter gerado inveja na matrona.
Então fiquemos com esse frankeinstein mesmo. Sem problemas. Isso não é nada perto das panteras cor de rosa. Nada a ver como homofobia ou qualquer coisa do gênero. Da mesma forma que não achei os rosas bonitos também não acharia se fossem beges e não achei o Alfa.
Que pena.
Abs.

Brabham-5
Brabham-5
6 anos atrás

Eu até me empolguei em saber que a Alfa Romeo estava de volta á F1.
Agora, sabendo que Sauber vai manter o Magnussen, acho que a Alfa Romeo vai ter prejuízo de imagem com a Sauber.
Será como a Mercedes na Williams? Desperdício de bom motor.
Esse sabugo do Magnussen na Sauber é tão intocável quanto aquele espantalho estabanado do Rodrigo CAIo no meu SPFC! Meo deos!
Azar da Sauber.

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  Brabham-5
6 anos atrás

O piloto é o Ericsson. Embora o Magnussen não valha muita coisa, é bem melhor que o sueco.

Ricardo
Ricardo
6 anos atrás

O vermelho é metálico, com uma pitada de laranja. Bonito demais.

CHAGAS
CHAGAS
6 anos atrás

Temos que entender que precisavam do sueco para a conta fechar, mas que é ridículo ele mais um ano na F1…… Leclerc será mais um a dar uma surra.

Murio Cico
Murio Cico
6 anos atrás

Com a saída de Palmer e o bom serviço mostrado por stroll no fim deste ano, o sueco Ericsson desponta fortemente como favorito ao posto de “braço duro preferido ” da F1. Aguardo pra ver os Paddock GP de 2018.

Augusto Gibim
Augusto Gibim
6 anos atrás

Com o Marchionne botando a Alfa, começa a fazer algum sentido suas ameaças do de a Ferrari picar a mula?

luigi
luigi
Reply to  Augusto Gibim
6 anos atrás

Eu percebi a algum tempo que Marchione diferentemente do Luca Cordero era simpático a Alfa Romeo.
Só que eu como Alfista, acho que essa nunca será veramente una Alfa, só poderia vir a ser se tivesse um cappo com a inteligência, brilho e conhecimento técnico de um Carlo Chiti.mas o melhor engenheiro ítalo/português, que talvez seja o melhor engenheiro de motores(ou unidade motriz) que o playboy ,Montezemolo,em um de seus arroubos destemperado de estrelismo deu de presente para tedesca Mercedes.
Alfa sendo Ferrari genérica, ofende aos Alfista mais ortodoxos, pois a Ferrari saiu da Alfa e não o contrário. Mas também é sabido que genialidade construtiva dificilmente anda junto com capacidade administrativa.Por isso que Porsche e Ferrari merecem respeito, pois nasceram como fabricantes de esportivos no pós guerra e se mantém firmes, ditando tendências automotivas e ganhando competições importantes.

Rafael Lima
Rafael Lima
6 anos atrás

A Mercedes podia muito bem ter comprado a Manor. Salvaria uma simpática equipe da morte, preservaria centenas de empregos e ainda poderia acomodar seus jovens pilotos lá.

Zano
Zano
6 anos atrás

Esse Ericsson tem “padrinhos ” fortes, para manter um piloto ruim como ele na F1.

EduardoRS
EduardoRS
6 anos atrás

Sei lá, nunca achei o Wehrlein grande coisa. É bom, mas para por aí. Acho o Ocon muito mais piloto. O Ericsson é bem fraquinho, e o Wehrlein deveria ter DESTRUÍDO o sueco nesse ano. Mesma situação que o Nasr – não fez o suficiente. Mas certamente será um bom nome para defender a Mercedes na F-E.

Sobre a Alfa: “ben tornata”, sempre é bom ver marcas clássicas em evidência, mesmo que por enquanto seja apenas a marca mesmo. A Alfa é capaz de despertar paixões assim como a Ferrari. Isso é bom para o esporte.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
6 anos atrás

Olhem o lado bom, o sobrenome dos pilotos soam bonito e se destacarão na carroceria dos “bólidos”.

Amadeu Calisto
Amadeu Calisto
6 anos atrás

Só lamento pelo Cascão Werhlein. Vai acabar voltando pro decadente DTM ( tal qual Paul di Resta um) ou quem sabe na Fórmula E pela Mercedes. Para muitos pilotos, oportunidades de ouro. Mas no caso dele, acho pouco. Ainda merece estar no topo do automobilismo.

Raphael Gallo
Raphael Gallo
6 anos atrás

Sauber Petronas (se não me engano era Ferrari, tinha até Nicola Larini como piloto), Benetton Playlife (Renault) e European rebatizando os motores (Cosworth, se não me falha a memória) da Minardi. Também Williams Mecachrome (Renault), além de Prost e Jordan Mugen Honda. Certo?

R. CASAGRANDE
R. CASAGRANDE
6 anos atrás

Pintura bonita, história bonita, tudo certo. Tudo, menos o Ericsson. Engolir um piloto que é, no máximo, mediano, em detrimento ao Wehrlein é um balde d’água gelada do mar Báltico. Ter no grid pilotos só por causa das estrelas nas folhas de cheque quase sempre é deprimente (só gostava do Maldonado, esse era legal)

Amadeu Calisto
Amadeu Calisto
Reply to  R. CASAGRANDE
6 anos atrás

Gostaria muito de ver o Maldonado na Indy. Imagina o que ia barbaridade nos ovais?

Robertom
Robertom
6 anos atrás

E a Sauber-Alfa fica com o “maravilhoso” Ericsson e dispensa Wehrlein, que sua 1ª temporada marcou 5 pontinhos no Campeonato contra Zero do sueco (3ª temp.), também em vantagem de 11 x 7 na disputa de Grid.
É Foda…
Quanto ao Charles Leclerc, o nome de personagem de novela parecido era Jacques Leclaire, (Reginaldo Faria) que era costureiro e não cabelereiro…

Minoru
Minoru
6 anos atrás

Esse Museu é muito legal mas andou abandonado e quase acabou.

Quando eu fui (com visita agendada pela internet) o engraçado é que chamaram a mulher da limpeza para abrir a porta e acender a luz para mim hehehe!

Entre as diversas preciosidades em exibição, eu topei com o Brabham do Pace!

moisesimoes
moisesimoes
6 anos atrás

– Pois é, teimosia da Sauber com o sueco. Enfim, não tinha percebido que de repente a Mercedes F-E pode ser uma alternativa não tão ruim assim pro Pascal. Mas ele, um piloto com talento pra F1, não vai querer assim de cara. Ele queria demais a vaga de Bottas, dizendo-se pronto.

Pra mim soa meio esquisito Sauber que não é Sauber e Alfa que não é Alfa , mas vá lá. Tem história, tem tradição, soa bonito – que contradição tola! – tem a tal da cobrinha com a língua de fora e tem torcida, sim. E sem dúvida, ouvir RedBull-TAG Heuer (argh!) é o mesmo que ouvir Monster Energy Drink-Rolex. Sobre a pintura, espero muito mais! Essa ficou clássica: https://www.motorsport.com/f1/news/alfa-romeo-return-sauber-blessing-todt-carey-984819/amp/ . Nem notei o tal do halo.
E sobre os motores, acho que entra no balaio a Mecachrome e a Mugen.

Matheus Mossmann
Matheus Mossmann
6 anos atrás

OFF Topic:

Aproveitando o embalo das equipes antigas, não sei se já falaste aqui no blogue deste desenho animado japonês dos anos 1970 em que aparecem diversos pilotos e máquinas do passado. Chama “Grand Prix no Taka”, em que o “Niki Lauda” é um dos protagonistas. No Brasil saiu apenas em um DVD fuleirinho, uma compilação de alguns episódios. Aqui um link bem detalhado sobre as aparições:

https://rutaflashback.blogspot.com.br/2015/08/grand-prix-arrow-emblem-grand-prix-no.html

Existe outro desenho em que Niki Lauda (agora com seu nome real) apareceu. Foi na série Lupin III, em um episódio situado no Grande Prêmio de Monaco.

http://lupin.wikia.com/wiki/Wager_on_the_Monaco_GP

Fica registrada a curiosidade, caso interessar.
Abraços

João Gabriel
João Gabriel
6 anos atrás

O cabeleireiro era Jacques Leclair, personagem de Alexandre Borges na novela Ti-ti-ti.

Fonte: http://gshow.globo.com/novelas/ti-ti-ti/personagem/jacques-leclair-andre-spina.html

Luiz Carlos Barbosa
Luiz Carlos Barbosa
6 anos atrás

Seria ótimo ver todas essa marcas famosas de volta a formula um, mas parece que a tendência infelizmente é investirem na formula E que até agora não me seduziu !!!

Leandro
Leandro
6 anos atrás

É uma pena que o dinheiro tenha falado descaradamente mais alto, segundo piloto nos últimos dois anos que fica pelo caminho e prol do aporte financeiro, mesmo sendo responsável pelos pontos da equipe.

Diego Ximenes
Diego Ximenes
6 anos atrás

Mas Flávio, o que impediu a Haas de ser a Ferrari B, já que a Haas utilizou vários equipamentos e peças da Ferrari?

Largebeer
Largebeer
6 anos atrás

Para comemorar … https://youtu.be/AP5fSbI_xwE ( não achei o Indiana Gomes mostrando o Alfinha … vai o Belotte mesmo .. )

Largebeer
Largebeer
6 anos atrás

Muito linda esta 2300 Ti da foto aí …

Vanni Rebonato
Vanni Rebonato
6 anos atrás

Flavio,

boa noite !
Resumindo rapidamente, e a memoria, a historia dos vermelhos diferentes.
Depois cada um pode pesquisar.

Antigamente, nos anos ’50, os carros de F1 tinham a cor do pais onde a escuderia tinha sido inscrita ou seja:
– branco para Alemanha
– vermelho para Italia
– verde para Reino Unido
– azul para Franca
– amarelo para Belgica
etc. etc

Os italianos, eu sou italiano, que gostam exageradamente dos detalhes quase inúteis … e depois se perdem nas coisas principais como vimos nesse ano… concordaram um vermelho especial para todas as escuderias inscritas na Italia e chamado ” ROSSO CORSA”.
Quando essa regra sumiu cada equipe tomou rumos diferentes na escolha da tonalidade que na Alfa Romeo virou logo para um vermelho mais escuro como vimos hoje e a Ferrari inicialmente manteve o Rosso Corsa mas depois ao longo dos anos mudou varias vezes um pouquinho tambem para questão de marketing como a parceria com a Marlboro e uma questão de televisão, as primeiras tv’s a cores mudavam um pouco o tom sobretudo do vermelho, até chegar ao vermelho lindo de hoje.
Eu gostaria de ter uma Ferrari 50% por causa do vermelho…. mas tambem o da Alfa eu acho muito bonito… mas ai é outra historia, são os carros de rua que tem que melhorar e que, na minha opinião, hoje não chegam aos pés dos alemães…. mas que o vermelho é bonito… é !

Um grande abraço

Vanni Rebonato

Leonardo Monteiro
Leonardo Monteiro
6 anos atrás

Se por milagre ganhar uma corrida o hino no pódio para equipe vai sr qual? Italiano ou Suíço?

Emerson
Emerson
6 anos atrás

Pelo amor de Deus! Coloquem nos carros os míticos números 22 e 23!

Lemon S.
Lemon S.
6 anos atrás

A F1 atual se tornou destruidora de carreira de jovens pilotos. Pascal Wehrlein é mais um que se aposenta do topo do automobilismo ainda bem novo.
Deve dar um desanimo enorme, você saber que é bom (muito melhor que o Ericsson) e mesmo assim, terá que aceitar acelerar carros de categorias inferiores. Trocar F1 por FE é pra ficar chocado (sem trocadilhos).

perna quebrada
perna quebrada
6 anos atrás

Nada a ver com o post.

Um vídeo do Ernesto Varela no GP Brasil de 84 entrevistando o jovem Niki Lauda, Boutsen, Cheever e Piquet.

https://www.youtube.com/watch?v=YVZdNXYx_jQ

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  perna quebrada
6 anos atrás

Niki Lauda era jovem em 84?

bruno
bruno
6 anos atrás

“(não tinha um cabeleireiro de novela com nome parecido?)”…. kkkkkkkkkkkkkk.

Independente de ser apenas uma Sauber, motor Ferrari e um emblema sobre o motor e alguns na carenagem, o monegasco e a equipe têm minha torcida! Mas não tinha ninguém melhor que o Ericsson pra colocar como piloto/patrocinador?!
Mesmo assim, avanti quadrifogli!

Filipe
Filipe
6 anos atrás

Acho que faz bastante sentido Werhlein na FE pela Mercedes. Já o segundo carro, tenho a sensação que será pilotado por um tal de Felipe Massa.

Rafael Rego Bh
Rafael Rego Bh
6 anos atrás

Lembra um pouco a BAR de 2003.

Fabrício Passos
Fabrício Passos
6 anos atrás

Ferrari já não é mais parte da Fiat-Chrysler Automobiles (FCA), apesar da Família Agnelli permanecer com sócia majoritária ao lado do filho de Enzo Ferrari

http://revistacarro.com.br/noticias/especiais/ferrari-nao-pertence-mais-a-fiat-chrysler

Fabrício Passos
Fabrício Passos
Reply to  Flavio Gomes
6 anos atrás

Flávio, realmente ainda existem vínculos entre os dois grupos, mas o que circula na imprensa é uma reestruturação do grupo. As marcas que trabalham produtos com maiores volumes ficariam com a FCA. As demais, Alfa Romeo e Maseratti seguiriam o mesmo caminho da Ferrari. E tem mais, existem sondagens de fabricantes chineses para a compra de marcas da FCA, principalmente a Jeep. Interessante perceber também que a marca FIAT sumiram dos carros da Ferrari. Pode ser uma simples questão de posicionamento, afinal a Alfa passou a ser estampada como patrocinadora da Scuderia Ferrari, mas pode ser mais. Talvez a família Agnelli ficará com as marcas de luxo e o restante vai parar na mão dos chineses.

https://g1.globo.com/carros/noticia/chineses-mostram-interesse-em-comprar-a-fiat-chrysler.ghtml

https://g1.globo.com/carros/noticia/chineses-mostram-interesse-em-comprar-a-fiat-chrysler.ghtml

https://g1.globo.com/carros/noticia/chineses-mostram-interesse-em-comprar-a-fiat-chrysler.ghtml