UM SENNA NA GARAGEM

[bannergoogle]SÃO PAULO (não sei…) – A McLaren apresentou em Woking sua mais nova criação para o mercado de superesportivos, produzidos pela divisão da empresa chamada McLaren Automotive — fundada em 2010. É esse carro aí embaixo, chassi de fibra de carbono, motor biturbo 4.0 com 789 HP (feito pela própria McLaren), 500 unidades apenas e preço de 750 mil dinheiros da rainha — o que, se eu não estiver enganado no câmbio chutado de cinco para um, dá 3.750.000 têmeres golpistas.

Até aí, tudo bem. É apenas mais um desses carros que servem para enfeitar garagens de príncipes sauditas e raramente são vistos rodando.

A novidade é que esse chama-se oficialmente McLaren Senna, e é o primeiro automóvel que carrega o nome do tricampeão morto em 1994. As explicações são as de sempre — ele é uma expressão dos valores do piloto, da sua paixão pela velocidade, da obsessão pela excelência, essas coisas.

Claro que vai render uma boa grana à família, que não empresta o sobrenome famoso a ninguém por caridade. E claro que parte do que for arrecadado com esse contrato de batismo automotivo vai para o Instituto Ayrton Senna.

328332_756644_hero_ext_rear_3.4_dark_final

Subscribe
Notify of
guest

38 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Felipe
Felipe
6 anos atrás

Noves fora os ranços de ambas as partes, vale muito o registro de que todas as 500 unidades foram vendidas antes mesmo do lançamento (com parte das vendas revertidas para o IAS) e a última delas foi inclusive arrematada pelo valor “simbólico” de 2 milhões de libras (9 milhões de reais), sendo que o dinheiro dessa venda será 100% revertido para o Instituto Ayrton Senna, que atualmente ajuda em torno de 2 milhões de crianças e adolescentes pobres. Não são 2, 20 ou 200 crianças beneficiadas. São milhares delas. E não é preciso ser nenhum fã do Senna para saber que dar estudo e proporcionar o mínimo de condições para as crianças é tudo o quanto um país precisa para ser melhor. Obrigado Ayrton.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Flavio Gomes
6 anos atrás

Olá, Flávio.
Trabalhei durante 6 anos no Instituto Ayrton Senna. Dois anos logo em seu início, em 1995, e depois em 2001. Realmente o IAS não dá merenda nem uniforme para alunos da rede pública de ensino. Imagino que para isso temos (temos?) o Estado, correto? O Instituto não foi criado para fazer caridade. Ele, repetindo o que você mesmo escreveu acima, reforça o material didático oferecido pelas escolas e promove a capacitação e desenvolvimento de alunos e professores.
Em seu quadro, o IAS tem colaboradores e renomados educadores do país. É gente séria fazendo um trabalho sério. De tão sério, muitos municípios desistem da parceria com o IAS, quando, por questões contratuais, são obrigados a abrirem as contas de suas secretarias de educação.
Continuando: empresas como a Audi, sua queridinha fábrica de carros de Ingolstadt, é parceira do IAS. E como um bom alemão: todo o dinheiro investido é auditado pela própria sede das quatro argolas.
Eu adoro F1, adoro corridas, adoro carros de corridas. Tudo isso muito antes de trabalhar no IAS. Senna inclusive não é meu piloto favorito (é James Clark Jr., caso queira saber).
É por isso, por você e sua equipe serem bons no que fazem, que acesso seu site e sigo seu blog.
Agora, ver seu deboche nesse comentário acima, mesmo que os textos IAS mereçam um puxão de orelha, é de doer.
Sei o que vai pensar: “o blog é meu e eu debocho do que e de quem eu quiser”. Está certo, nesse espaço quem manda é você. E é bem comum a gente debochar do que não conhece. A gente faz isso sempre, toda hora.
Mas se não quiser mais debochar sobre “2 milhões de estudantes pobres”, sugiro que você faça o que vários educadores do IAS fizeram e que milhares de alunos fazem todos os dias: pegue uma estrada de terra em uma boleia de caminhão, cruze um rio de canoa ou ande vários quilômetros antes do sol raiar para chegar em uma “sala de aula”, recolhida à sombra de uma árvore, sem carteira, sem caderno, sem merenda, sem professor. Será que esses alunos parecem pobres para você? Para mim parecem. E eles são mesmo! Olha só.
Ah, por favor, me dê uma orientação sobre onde está a palavra “pobres” no site do IAS, que acabei não achando na rápida olhadinha que dei.
E dois milhões de alunos é gente pra caramba, não é, não? Mas esses dois milhões é o número de crianças e jovens atendidos durante toda a existência dos programas – do seu início até os dias de hoje. Interpretação de texto, manja?
O IAS não é um instituto de caridade. Nunca foi. Quem gosta de caridade é outro tipo de gente.
Poucas pessoas sabem: adivinha quem Lula convidou para ser sua ministra da educação no seu primeiro mandato? Hein?! Hein?! Ela não aceitou, como fica fácil perceber. Foi bom para os dois, eu acho.
Bom, é isso.
Ah, sobre o McLaren Senna, é um carro feio demais!
Nem sei se trocaria o meu carro nacional por esse carro inglês com cara de Lego.
Abraço pra você.

Antonio
Antonio
6 anos atrás

Os gringos não cansam de reverenciar Senna.
Sem dúvida o cara mais admirado na história da Fórmula 1 pelo talento e pelo caráter.

Marques Goron R. da Silva
Marques Goron R. da Silva
6 anos atrás

“O morto esquecido é o único que descansa em paz.”
Nelson Rodrigues

Ayrton Piquet
Ayrton Piquet
6 anos atrás

Se o Senna não tivesse morrido teria ganho mais dois campeonatos e acabaria com essa história de quem é o melhor: Senna ou Piquet.

WLT
WLT
Reply to  Ayrton Piquet
6 anos atrás

O “se” não conta. “Se” o Senna fosse tudo isso mesmo, não teria ganho só metade das corridas em 1988, assim como não teria ficada atrás do Berger, com o mesmo carro, no campeonato de 1992. “Se” o Piquet não tivesse saído da Williams no final de 1987, teria mais uns 6 campeonatos… Adianta escrever isso?!?

Galba Cunha
Galba Cunha
6 anos atrás

Uma bela homenagem ao melhor de todos.

Mauricio
Mauricio
6 anos atrás

Soube que a Ricardo UK é quem desenvolveu toda a linha de motores da Chinesa Lifan, tendo como base os blocos 1.3, 1.5 e 1.8 da Toyota.

Matheus
Matheus
Reply to  Mauricio
6 anos atrás

Oh, interessante isso aí, nunca imaginei. Só tive notícias deles se envolvendo com (bem) alta performance.

Matheus
Matheus
6 anos atrás

Sim, correto, mas não poderíamos dizer que o motor “não é da McLaren” porque o projeto foi desenvolvido por ela, em parceria com a Ricardo.

A McLaren comprou os direitos sobre o V8 do Nissan R390 GT1 que a nipônica desenvolveu e construiu junto com a Tom Walkinshaw Racing. A partir daí, chamou a Ricardo, firmou uma parceria e projetaram um novo motor com a base do japonês.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Matheus
6 anos atrás

Nome bonito desse fabricante de motores…

Matheus
Matheus
6 anos atrás

Eu sou o único que não está enxergando o problema que vocês estão apontando do Flavio com o Ayrton? Já reli a postagem algumas vezes e não vi esse ranço que está deixando o pessoal ouriçado!

Leonardo Costa
Leonardo Costa
Reply to  Matheus
6 anos atrás

Realmente não há problema nenhum no texto dele, mas imagino que tenham ficado chateadinhos com a segunda metade do terceiro parágrafo. O caso é que muitas pessoas hoje em dia enxergam problemas onde não existe.

Alexandre Medeiros
Alexandre Medeiros
6 anos atrás

Boa noite,

Piloto merece nome em carro, autódromo e Equipe de corrida… não de rua, escola de samba, musical e etc…penso que Senna deve ser lembrado como corredor. Ponto.
Gostei do brinquedo, mas de rico. Vou ficar de buggy mesmo.

Abraço Flavio.

Alexandre Medeiros
Natal/RN

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
6 anos atrás

Motor da própria Mclarem??? Iria comprar, mas a rede de autorizadas deve ser bem restrita, fica para uma outra oportunidade, a coisa que mais odeio é comprar um carro que não tem uma autorizada perto de casa.

MarcioD
MarcioD
6 anos atrás

Com uma potencia dessas, uma relação peso/potência baixíssima e com um pacote aerodinâmico que inclui uma asa traseira ativa e difusor duplo gigantescos, além de outros apetrechos aerodinâmicos para gerar muito downforce, certamente vai ter um desempenho excepcional.

zempa
zempa
6 anos atrás

O carro nem é bonito nem feio..

Carlos Pimenta
Carlos Pimenta
6 anos atrás

3.750.000,00 Temeres Golpistas ?? Caramba!!!!! Mas que é uma Bela Máquina é.

Renato
Renato
6 anos atrás

Tem problemas mesmo com o Senna. Parece menino!

valter
valter
Reply to  Flavio Gomes
6 anos atrás

Flavio Gomes, foi voce o reporter que o Senna desferiu um soco??

Andre
Andre
Reply to  Flavio Gomes
6 anos atrás

Se for pensar nisso….a Alemanha Oriental que tanto você fala acabou a anos, mais não deixa de ser admirada por você…Grandes nomes o automobilismo já foram a tempos e continuam a ser citados com louros. Realmente é visível a antipatia que você tem pelo Senna.

WLT
WLT
Reply to  Renato
6 anos atrás

Problema tem as viúvas, com esse papo que o Senna foi o melhor de todos. Melhor em que? Perde em quase todos os indicadores, absolutos ou relativos. Além de ter sido um babaca, chorão, mau perdedor, sujo e um monte de outras coisas que não dá pra omitir só porque o cara morreu. Morreu e virou santo…

James
James
6 anos atrás

Senna é como um Elvis Presley do automobilismo.

Roberto Santos
Roberto Santos
6 anos atrás

É brincadeira !!!! Não basta dar a notícia com correção, quando se trata deste rapaz. Tem que emocionar, tocar musiquinha, etc. Senão ofende as viúvas !

Roger
Roger
6 anos atrás

Clamente vc tem sérios problemas com o Senna e tudo q possa estar ligado a ele. Hahahaha

NM
NM
Reply to  Roger
6 anos atrás

Entrei aqui para comentar exatamente isso. Não tem jeito.

GuilhermE
GuilhermE
Reply to  Roger
6 anos atrás

Hahahah. Chega a ser engraçado. Não sei como ele não bradou: “prefiro o Stilo Schumacher; muito melhor o Corsa Piquet”. Terapia resolve, FG!

GuilhermE
GuilhermE
Reply to  GuilhermE
6 anos atrás

Nem vem, não.

Essa “excitação” é proporcional à tua quando fala dos sobrenomes Piquet e Schumacher.

Basta olhar os posts sobre esses dois, é uma babação de ovo geral.

A diferença é que nós somos torcedores, de quem não se pode exigir imparcialidade.

Aí, vai de cada um.

Outra coisa: quando é pra pedir voto pro blog, tu vens feito uma moça, cheia de dedos e com toda cordialidade do mundo; mas quando é pra defender qualquer opinião pessoal (como é o caso da tua torcida pelo Piquet e pelo Schumacher, sempre alfinetando os fãs do Senna), tu resolves virar a chiliquenta da paróquia.

Mauricio
Mauricio
Reply to  GuilhermE
6 anos atrás

Guilherme, disse tudo!! Faltou apenas o Temer golpista e o PT… Daí o “rapaz” fica louco!!!

helena
helena
Reply to  Roger
6 anos atrás

“Claro que vai render uma boa grana à família, que não empresta o sobrenome famoso a ninguém por caridade. E claro que parte do que for arrecadado com esse contrato de batismo automotivo vai para o Instituto Ayrton Senna.”
Estás lendo alguma inverdade nessa sentença acima??
Tem algum sentido pejorativo ou ofensivo nela??
Diga, onde estão os “sérios” problemas que vês?

NM
NM
Reply to  helena
6 anos atrás

Inveja!!!