Flavio Gomes terça-feira, 6 de fevereiro de 2018 19:23 45 comentários
Quem é o cara pegando carona, e por que esse capacete branco? Denisson de Angelis mandou a foto. Quero respostas completas, com data, local, personagens, motivos…
O ano é 1979, o GP é o dos EUA Leste em Watkins Glen Nelson Piquet quebrou o câmbio e,parou. Ao final da corrida, pegou carona com o John Watson.
O capacete dele extraviou ou foi “extraviado” na ida da Europa para a América e usou um capacete sem pintura alguma, mas com os adesivos dos patrocinadores pessoais.
Correu em Montreal e Watkins Glen com este capacete.
Farid Salim Junior
6 anos atrás
Essa foto foi tirada em Watkins Glenn, em 1979. Nelson Piquet quebrou o câmbio e,parou. Ao final da corrida, pegou carona com o John Watson. O capacete branco e sem a sua tradicional gota é um mistério. Uns dizem que extraviou no aeroporto (nessa época, os pilotos tinham no máximo, três capacetes por temporada, pois custavam caro de montão – cerca de 40 mil dólares, cada!). Outros dizem que Piquet estava testando um novo tipo de capacete para a temporada seguinte e, não havia quem fizesse em tempo hábil, a sua pintura exclusiva. Há os que dizem que ele queria mudar o layout, mas desistiu…
Fernando
6 anos atrás
Não sei se fosse hoje haveria punição não.
No GP da Malásia de 2017, o Vettel pegou uma carona tanto mais perigosa que essa no carro do Wehrlein, e não tenho notícia de que algum dos dois tenha sido punido por isso
Paulo F.
6 anos atrás
O mundo era muito mais engraçado e divertido!
Nelsão e Watson.
Hoje caso ousar fazer isso será condenado pela Santa Inquisição!
Eduardo_SC
6 anos atrás
Se nos dias de hoje fizessem isso, a Liberty deixaria de castigo no quarto sem Nutella.
Rodolfo Passos
6 anos atrás
Watkins Glen 1979.
Carro: McLaren M29 de John Watson.
Piquet largou de slick na pista molhada e quebrou. Pegou carona no final. O capacete era dele mesmo, branco. O porque nao sei, mas abaixo o link para uma foto do candango usando-o no cockpit da Brabham.
emerson57
6 anos atrás
agora que já disseram posso arriscar:
Cena do philme:
Conduzindo miss Daisy.
Ricardo Bigliazzi
6 anos atrás
Watson a guiar com o Piquet de carona.
A Brabham deu uma bica na Alfa Romeu depois do GP da Italia. Correu no Canada e a ultima etapa nos EUA com motores Ford.
Vendo as fotos da etapa dá para perceber que o carro é meio desconjuntado nas linhas com a nova “traseira Ford”.
Mas o DNA do projeto era bom, Vice no ano seguinte (80) e Campeonissimo com o Mestre Piquet em 1981.
Obs.: No GP da Italia o Lauda também disse adeus à Brabham, entrando o tal de Zunino no lugar.
McLaren-12
6 anos atrás
Quase 40 anos depois, o tom do azul dos “guard-rail” é o mesmo em Watkins Glen.
Brabham-5
6 anos atrás
Pois é.
“Loucura” dirão alguns.
Tem ex-campeão de F1 que nunca teve essa coragem.
Alguns nem dentro do carro tinham coragem.
Piloto (super piloto) e um Campeão Raiz, Nelson Piquet.
Quem gosta de pilotinho (e campeão) nutella nunca entenderá a diferença.
Fosse nos dias atuais da F1 que afasta as grid girls, Nelsão seria crucificado.
Não só por ter atitudes como essa da foto, mas por gostar MUITO de mulher.
Sem mais.
Carlos Henrique Silva
6 anos atrás
Isso nos dias de hoje resultaria em multa, punição severa e esquartejamento em praça pública.
ags
6 anos atrás
Usou gasolina fria..de posto bandeira branca…e deu nisso..rssss
Carlos Pimenta
6 anos atrás
Interessante observar eram os macacões dos pilotos naquela época, uma mistura de graxa/borracha/óleo/tecido/etc, acho que deveria ser o tempero, tipo: sal, pimenta, alho etc.. Hoje, observo o macacão dos pilotos mercedênicos e outros mais. Parecem uniformes de colegiais, tão brancos que até poderiam fazer propaganda de sabão em pó, sem sabor nenhum.
Vc falou uma coisa certisima…Hj em dia parece que nem se encosta em um pneu..ou ao menos sujar de graxa..nada tudo é informatizado..Sentar numa barata dessa F1 de hj é mamão com açucar..o phoda é chegar lá.rsssss
F1 GP USA Watkins Glen 1980.
Nelson Piquet roda, vai pra grama, sai do carro, chama os fiscais, empurra o carro, volta pro cockpit e retorna pra pista…
GP DOS EUA 1979 – Watkins Glen, Nelson Piquet Souto Maior – aliás Candango, que abandonou por problemas de motor em sua Brabham BT49 , pega uma carona com John Watson da MacLaren.
F. de A.
6 anos atrás
Perguntinha simplória: aquele local no qual o Piquet está sentado não é quente?
Não, pois é uma zona de baixa pressão de ar. Quando ver (ou já viu) um fusca com 1 carburador pode colocar a mão no coletor embaixo do carburador e verá que é frio.
John Watson de Mclaren M29 (?) em 1979, levando consigo Nelson Piquet (estou chutando pelo formato do nariz por trás da viseira…), que por algum motivo correu com capacete tudo branco. Não faço a mneor idéia d apista, mas buscando no Google deve achar.
Foram 2 GPs nos EUA naquele ano, primeiro Long Beach e depois Watkins Glen fechava o campeonato.
Gilles ganhou pela 4a vez na carreira, 2a nos EUA (único país onde ganhou mais de uma), 3a no ano, conquistando o vice-campeonato numa apresentação de mestre na pista molhada do começo da prova com seu companheiro na Ferrari Jody Scheckter já tendo assegurado na corrida anterior a última taça pra Maranello antes da era Schumacher. Jacques Laffite dizia “Look at him. He’s different from the rest of us. On a separate level…” (“Olhe pra ele. Ele é diferente do resto de nós. Num outro nível) comentando as habilidades de Villeneuve na pista molhada desde os temporais dos treinos de 6a…
Piquet quebrou no finalzinho (transmissão) e ficou puto. Eu também ficaria, aquele 12 cilindros em linha da Ferrari não tinha como pegar campeão e vice no início do ano, ninguém acreditava na sua confiabilidade, e no fim quem quebra é a Brabham dele apesar de grande recuperação após largar na 1a fila mas rodar de slicks na 1a curva (a chuva tinha acabado 20 min antes). Mas pode ter ficado puto também porque tinha acabado de fazer a melhor volta da prova logo antes da quebra. Duplamente puto que estava, no que John Watson (justo quem Piquet estava caçando ao estabelecer a melhor volta e então quebrar) passou pegou uma caroninha de McLaren.
Lamentavelmente vou ter que aguardar nos demais comentários a explicação pelo capacete branco que parece do Arnoux… Que seja revelado o mistério!!
Ops… pesquisei e percebi que o motor já era o Ford nessa etapa. A Brabham já tinha dado o seu piti e dado uma bica na bunda da Alfa. Pelas fotos do carro do Piquet na corrida dá para ver que o carro é um hibrido do modelo Alfa com a traseira adaptada para o Ford V8.
Robertom
6 anos atrás
Piquet, o capacete dele extraviou-se e ele correu com um todo branco.
Angelo
6 anos atrás
Canadá, John Watson, Nelson Piquet, 1979
Luiz Monteiro
6 anos atrás
Gp dos EUA leste, em Watkins Glen, 1979. O piloto é o Nelson Piquet.
GP do Leste dos EUA de 1979: John Watson dá carona a Nelson Piquet.
Sobre o casco, vou fazer a mesma coisa que a Glória Pires, vou dizer que não posso opinar.
Frasson
6 anos atrás
John Watson, McLaren #7. Riccardo Zunino, Brabham. 1980?
Anderson Rubin
6 anos atrás
GP dos EUA de 1979, em Watkins Glen. A máquina é a McLaren M29 Ford Cosworth, pilotada por John Watson, que chegou na 6ª posição, uma volta atrás do vencedor (Gilles Villeneuve, de Ferrari). Na carona, Nelson Piquet, que abandonou a cinco voltas do fim, por quebra na transmissão da sua Brabham. Agora, o porquê do capacete branco, eu ainda que saber…
Renato Oliveira
6 anos atrás
John Watson e Ricardo Zunino, em Watkins Glen, 1979.
João Reis
6 anos atrás
Entendo o banimento e concordo com ele, mas não da pra negar que esses carros patrocinados pela Marlboro eram bonitos.
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
O ano é 1979, o GP é o dos EUA Leste em Watkins Glen Nelson Piquet quebrou o câmbio e,parou. Ao final da corrida, pegou carona com o John Watson.
O capacete dele extraviou ou foi “extraviado” na ida da Europa para a América e usou um capacete sem pintura alguma, mas com os adesivos dos patrocinadores pessoais.
Correu em Montreal e Watkins Glen com este capacete.
Essa foto foi tirada em Watkins Glenn, em 1979. Nelson Piquet quebrou o câmbio e,parou. Ao final da corrida, pegou carona com o John Watson. O capacete branco e sem a sua tradicional gota é um mistério. Uns dizem que extraviou no aeroporto (nessa época, os pilotos tinham no máximo, três capacetes por temporada, pois custavam caro de montão – cerca de 40 mil dólares, cada!). Outros dizem que Piquet estava testando um novo tipo de capacete para a temporada seguinte e, não havia quem fizesse em tempo hábil, a sua pintura exclusiva. Há os que dizem que ele queria mudar o layout, mas desistiu…
Não sei se fosse hoje haveria punição não.
No GP da Malásia de 2017, o Vettel pegou uma carona tanto mais perigosa que essa no carro do Wehrlein, e não tenho notícia de que algum dos dois tenha sido punido por isso
O mundo era muito mais engraçado e divertido!
Nelsão e Watson.
Hoje caso ousar fazer isso será condenado pela Santa Inquisição!
Se nos dias de hoje fizessem isso, a Liberty deixaria de castigo no quarto sem Nutella.
Watkins Glen 1979.
Carro: McLaren M29 de John Watson.
Piquet largou de slick na pista molhada e quebrou. Pegou carona no final. O capacete era dele mesmo, branco. O porque nao sei, mas abaixo o link para uma foto do candango usando-o no cockpit da Brabham.
agora que já disseram posso arriscar:
Cena do philme:
Conduzindo miss Daisy.
Watson a guiar com o Piquet de carona.
A Brabham deu uma bica na Alfa Romeu depois do GP da Italia. Correu no Canada e a ultima etapa nos EUA com motores Ford.
Vendo as fotos da etapa dá para perceber que o carro é meio desconjuntado nas linhas com a nova “traseira Ford”.
Mas o DNA do projeto era bom, Vice no ano seguinte (80) e Campeonissimo com o Mestre Piquet em 1981.
Obs.: No GP da Italia o Lauda também disse adeus à Brabham, entrando o tal de Zunino no lugar.
Quase 40 anos depois, o tom do azul dos “guard-rail” é o mesmo em Watkins Glen.
Pois é.
“Loucura” dirão alguns.
Tem ex-campeão de F1 que nunca teve essa coragem.
Alguns nem dentro do carro tinham coragem.
Piloto (super piloto) e um Campeão Raiz, Nelson Piquet.
Quem gosta de pilotinho (e campeão) nutella nunca entenderá a diferença.
Fosse nos dias atuais da F1 que afasta as grid girls, Nelsão seria crucificado.
Não só por ter atitudes como essa da foto, mas por gostar MUITO de mulher.
Sem mais.
Isso nos dias de hoje resultaria em multa, punição severa e esquartejamento em praça pública.
Usou gasolina fria..de posto bandeira branca…e deu nisso..rssss
Interessante observar eram os macacões dos pilotos naquela época, uma mistura de graxa/borracha/óleo/tecido/etc, acho que deveria ser o tempero, tipo: sal, pimenta, alho etc.. Hoje, observo o macacão dos pilotos mercedênicos e outros mais. Parecem uniformes de colegiais, tão brancos que até poderiam fazer propaganda de sabão em pó, sem sabor nenhum.
Vc falou uma coisa certisima…Hj em dia parece que nem se encosta em um pneu..ou ao menos sujar de graxa..nada tudo é informatizado..Sentar numa barata dessa F1 de hj é mamão com açucar..o phoda é chegar lá.rsssss
Maravilha! é isso mesmo, a F! esta tão chata, tão nutella…que assisto algumas corridas apenas.
Piquet, de capacete branco, mas é o cara!
Deve estar quentinho ali onde o Piquet está sentado…
Ali é frio, pois é uma zona de baixa pressão, igual ao coletor de fusca. Nunca viu? Bom deixa pra lá.
Pensei a mesma coisa! kkkkkkk
F1 GP USA Watkins Glen 1980.
Nelson Piquet roda, vai pra grama, sai do carro, chama os fiscais, empurra o carro, volta pro cockpit e retorna pra pista…
https://www.youtube.com/watch?v=Z5ZpO84BMSg
Boa lembrança.
Fosse outro, sentaria ali e choraria.
Essa é a diferença da atitude de um campeão para a fragilidade de caráter de um “loser”
E o cinto de segurança ? Pode Arnaldo ?
Carro : McLaren M29
Piloto : Nelson Piquet.
Identifiquei pelo patrocínio da Brastemp nas costas ( abaixo do Parmalat ) e pelo pequeno patrocínio da Gledson no braço.
A mesma Gledson que apoiou o Nelsão desde os tempos da Super V
O piloto da McLaren é o John Watson, e o caroneiro é da Brabham, pensei no Zunino também, e pelo carro do time inglês, deve ter sido em 1979 ou 1980.
GP DOS EUA 1979 – Watkins Glen, Nelson Piquet Souto Maior – aliás Candango, que abandonou por problemas de motor em sua Brabham BT49 , pega uma carona com John Watson da MacLaren.
Perguntinha simplória: aquele local no qual o Piquet está sentado não é quente?
Com o carro em movimento, pouco.
Não, pois é uma zona de baixa pressão de ar. Quando ver (ou já viu) um fusca com 1 carburador pode colocar a mão no coletor embaixo do carburador e verá que é frio.
John Watson de Mclaren M29 (?) em 1979, levando consigo Nelson Piquet (estou chutando pelo formato do nariz por trás da viseira…), que por algum motivo correu com capacete tudo branco. Não faço a mneor idéia d apista, mas buscando no Google deve achar.
Piquet mesmo:
USGP East 79
Foram 2 GPs nos EUA naquele ano, primeiro Long Beach e depois Watkins Glen fechava o campeonato.
Gilles ganhou pela 4a vez na carreira, 2a nos EUA (único país onde ganhou mais de uma), 3a no ano, conquistando o vice-campeonato numa apresentação de mestre na pista molhada do começo da prova com seu companheiro na Ferrari Jody Scheckter já tendo assegurado na corrida anterior a última taça pra Maranello antes da era Schumacher. Jacques Laffite dizia “Look at him. He’s different from the rest of us. On a separate level…” (“Olhe pra ele. Ele é diferente do resto de nós. Num outro nível) comentando as habilidades de Villeneuve na pista molhada desde os temporais dos treinos de 6a…
Piquet quebrou no finalzinho (transmissão) e ficou puto. Eu também ficaria, aquele 12 cilindros em linha da Ferrari não tinha como pegar campeão e vice no início do ano, ninguém acreditava na sua confiabilidade, e no fim quem quebra é a Brabham dele apesar de grande recuperação após largar na 1a fila mas rodar de slicks na 1a curva (a chuva tinha acabado 20 min antes). Mas pode ter ficado puto também porque tinha acabado de fazer a melhor volta da prova logo antes da quebra. Duplamente puto que estava, no que John Watson (justo quem Piquet estava caçando ao estabelecer a melhor volta e então quebrar) passou pegou uma caroninha de McLaren.
Lamentavelmente vou ter que aguardar nos demais comentários a explicação pelo capacete branco que parece do Arnoux… Que seja revelado o mistério!!
Hildo Jr., o motor não era em linha, mas sim com cilindros contra-postos ou “flat”, como os Porsche ou Volks.
Boxer
Boa, JBChaves! o/
=)
Motor Alfa Romeu – 12 cil – boxer
Ops… pesquisei e percebi que o motor já era o Ford nessa etapa. A Brabham já tinha dado o seu piti e dado uma bica na bunda da Alfa. Pelas fotos do carro do Piquet na corrida dá para ver que o carro é um hibrido do modelo Alfa com a traseira adaptada para o Ford V8.
Piquet, o capacete dele extraviou-se e ele correu com um todo branco.
Canadá, John Watson, Nelson Piquet, 1979
Gp dos EUA leste, em Watkins Glen, 1979. O piloto é o Nelson Piquet.
GP do Leste dos EUA de 1979: John Watson dá carona a Nelson Piquet.
Sobre o casco, vou fazer a mesma coisa que a Glória Pires, vou dizer que não posso opinar.
John Watson, McLaren #7. Riccardo Zunino, Brabham. 1980?
GP dos EUA de 1979, em Watkins Glen. A máquina é a McLaren M29 Ford Cosworth, pilotada por John Watson, que chegou na 6ª posição, uma volta atrás do vencedor (Gilles Villeneuve, de Ferrari). Na carona, Nelson Piquet, que abandonou a cinco voltas do fim, por quebra na transmissão da sua Brabham. Agora, o porquê do capacete branco, eu ainda que saber…
John Watson e Ricardo Zunino, em Watkins Glen, 1979.
Entendo o banimento e concordo com ele, mas não da pra negar que esses carros patrocinados pela Marlboro eram bonitos.