2018, DIA #4 | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

quinta-feira, 1 de março de 2018 - 23:19F-1

2018, DIA #4

FERRARIBARCA18

RIO (valeu mais ou menos) – Depois da nevasca de quarta-feira, hoje pelo menos o tempo deu uma melhoradinha e permitiu que todo mundo andasse bastante em Barcelona, compensando em parte as dificuldades dos últimos dois dias. A pista ainda estava molhada pela manhã, mas secou à tarde e o negócio foi jogar a pilotaiada no asfalto para passar frio.

E andaram à vontade, o que nos leva à primeira conclusão do ano: ninguém começa o ano com graves problemas mecânicos. Não houve quebras e a Honda, vejam só, fechou a primeira sessão de testes tendo completado mais voltas do que todos com a Toro Rosso nos quatro dias.

É uma boa notícia, considerando o que os japoneses passaram nos últimos anos com a McLaren. Se o trabalho tem um início sólido, dá alguma tranquilidade para que se desenvolva a unidade de potência partindo para a busca de performance, em vez de passar o ano tentando consertar as merdas que nasceram errado.

Quem está muito de olho na Honda é a Red Bull, que deverá ter esses motores em 2019. A Renault vai se concentrar em sua equipe própria e na McLaren, que acabou sendo o destaque de hoje com o segundo lugar, atrás apenas de Hamilton e da Mercedes.

Ah, Hamilton… O cara já cravou o melhor tempo da semana e com pneus médios, enquanto a McLaren usava hipermacios. A Ferrari ficou com o terceiro lugar e Vettel avisou: os caras são favoritos de novo e começaram melhor.

É o que acho, também. Pode ser cedo, claro, para afirmar com todas as letras que Lewis será campeão, mas quem o fizer — eu, por exemplo — dificilmente vai errar. O que não significa que não vai ter briga. O campeonato é longo, muita coisa inesperada pode acontecer, mas o quadro, para mim, é bastante claro: Mercedes e Hamilton na cabeça, e os outros que têm de se coçar para evitar o inevitável.

Semana que vem tem mais, a segunda e última bateria de pré-temporada lá mesmo em Barcelona. Se o clima ajudar, saberemos se alguém poderá fazer frente aos mercêdicos nas primeiras provas do ano.

28 comentários

  1. Alfredinho disse:

    Podem escrever: a Toro Rosso, mais uma vez, vai dar olé na McLaren. E desta vez, com o motor que a equipe inglesa rejeitou.

  2. Danilo A. disse:

    Já faz tempo que o Gomes fica tentando cravar quem ganha e quem perde na F1 a partir do começo da temporada europeia. Isso o fez mudar de opinião ao sabor do vento. Numa corrida, um ganha, é o favorito. Na outra, este mesmo piloto quebra, o outro ganha, e o outro vira favorito. E assim vai.

    Agora ele resolveu inovar – deve ter comprado uma bola de cristal nova – e está tentando cravar o campeão com dias de testes da pré-temporada.

    Eu vou dar a minha previsão: em 2019, Flávio Gomes tentará cravar o campeão no primeiro dia da pré-temporada. Quem sabe em 2020 o Walter Mercado do jornalismo de esportes a motor já consiga prever o vencedor antes da apresentação dos carros novos.

  3. Thiago Azevedo disse:

    Dias atrás estava em Portuga e fomos até Estoril ver/conhecer o autódromo. O clima estava bom. Por que não fizeram os testes de pré temporada lá?
    Deu dó de ver o hotel anexo ao autódromo abandonado. A impressão que dá é que o automobilismo não vai se sustentar em lugar nenhum.

  4. Francolino disse:

    Esse Halo parece o fio dental que o Flávio Gomes comprou na lojinha da Ferrari em Dubai.

  5. jo siffert disse:

    Se não bastassem todas essas geringonças aerodinamicas ainda me botam esse HALO é feio pra KCT. pena da F1….triste fim…sem barulho..sem carros bonitos..sem Scuderias de garagem e cheia de pilotos pagantes.

    • Andre CL disse:

      Exatamente! Acrescentaria também as pistas de autorama!! A F1 acabou meu amigo!! Isso daí é uma outra categoria! Pra mim, esse Halo é o fim da picada!! Tudo bem que não sou eu quem arrisca a vida nesse esporte e não sou especialista pra dizer sobre a necessidade desse treco. Mas concordamos que é um esporte de risco e o que tiver pra acontecer vai acontecer de qualquer jeito por esse esporte ser perigoso e pronto! Não deveriam ter mexido no carro desse jeito.

  6. Cranio disse:

    Fala Gomes… Concordo contigo, vai dar Mercedes mesmo… Mas…

    Acho que o pelotão intermediário vai andar mais junto do que no ano passado. Vamos a alguns detalhes interessantes…

    Melhor tempo 2018: Hamilton – 1.19.333 (Médios) – dia 01/03;
    Melhor tempo 2017: Raikkonen – 1.18.634 (SuperSoft) – 10/03/17;

    Vale mencionar também que o Hamilton no ano passado havia virado 1.19.352 com pneus UltraSoft. Ou seja, o mesmo tempo, só que com um pneu mais lento. Mas o Bottas tinha virado em 2017 1.19.310 com SuperSoft.

    Vettel virou 1.19.673 com o Soft, e tinha em 2017, 1.19.024 com UltraSoft. Me parece que encontraram algum ganho de rendimento. Com o Soft em 2017, virou 1.19.906.

    Force India: Com o Soft, Ocon virou 1.21.841 e Perez 1.21.973. Ano passado, Perez tinha 1.22.534 com o mesmo pneu.

    Haas: Ano passado, Grosjean tinha 1.21.110 (UltraSoft). Esse ano, o Magnussen virou 1.20.317 com o Supersoft.

    McLaren: Todos os tempos desse ano superaram todos do ano passado. Alonso em 2017 virou 1.21.389 com UltraSoft. Esse ano, virou 1.20.929 com Supersoft. Vandoorne tinha 1.21.348 com Ultrasoft e virou esse ano 1.20.325 com Hypersoft. Vai dar briga, com certeza.

    Red Bull: Ricciardo virou esse ano 1.20.179 com médios e em 2017 virou 1.19.900 com UltraSoft. O Verstappen tinha 1.19.438 com Supersoft. Não é possível comparar diretamente, mas parece que está melhor também.

    Renault: Hulk virou esse ano 1.20.547 com médios e tinha no ano passado 1.19.885 com Ultrasoft. Inconclusivo também.

    Sauber: Sei não, mas esse Leclerc vai matar o Ericsson neste ano. O Leclerc virou 1.22.721 com Soft, enquanto o Ericsson virou 1.23.408 com o mesmo pneu. Ano passado, o Ericsson tinha virado 1.21.670 com SuperSoft e virou nesse ano 1.23.825 com o mesmo pneu.

    Toro Rosso: O Gasly virou 1.21.318 com Soft. O Sainz tinha em 2017 o tempo de 1.21.872 com o mesmo pneu. Mas com Ultrasoft no ano passado ele tinha 1.19.837.

    Williams: Stroll tinha em 2017 1.20.335 (Soft) e virou esse ano 1.21.142 (Soft). Kubica virou 1.21.495 e Sirotkin, 1.21.822, todos com soft. Massa tinha no ano passado 1.19.420 com Ultrasoft.

    Vamos aguardar o próximo teste e juntar esses tempos todos para tentar enxergar melhor o que está ocorrendo.

    • Fernando Kowalski disse:

      Eu assisti no TED’s Notes da TV Sky britânica que a pista de Barcelona foi recapeada antes de começar os testes da F1. O asfalto antigo era muito mais abrasivo e com o asfalto utilizado no recapeamento é menos abrasivo. Este provavelmente é um dos motivos em geral as equipes estão virando tempos mais rápidos em relação ao ano passado mesmo com o problema de aquecimento de pneus que houve por conta do frio em Barcelona.

  7. Lucas disse:

    A Ferrari dessa foto com todo esse vermelho e e o Halo ta parecendo um trator Massey Ferguson…kkkk

  8. valmir lopes disse:

    Vai dar Alonso. Hamilton e Vettel vão se estranhar e vão deixar Alonso fazer a festa.

  9. juca vasconcelos disse:

    A zica do alonso é foda…

    Honda saiu de lá e parou de quebrar….

  10. Agnaldo disse:

    Em relação à Honda, a conclusão é simples: o problema das equipes é o Alonso.

  11. Ricardo Bigliazzi disse:

    Em testes seria interessante colocar o tipo do pneu nas “Tabelas de Tempos”, Acho que fica mais fácil avaliar o tipo de trabalho que foi feito, Hamilton com médios dá uma exata noção de quão boa é a Mercedes em comparação com a Mclaren em segundo lugar com hipermacios, e assim por diante. A RedBull e Ferrari marcaram os melhores tempos com que tipo de pneu?.

  12. Ricardo Bigliazzi disse:

    Pelo jeito mais um ano prateado.

    Fica a torcida por algum milagre Vermelho ou Azul.

    • Renato F1 disse:

      Que isto! Deixa as flechas de prata desfilarem pelas pistas mundo afora! Já tive que aturar muito torcedor da Se Ferra-Ri e da Red Bucha com a sequencia de títulos. Agora é minha vez de zoá-los um pouco.

  13. moisesimoes disse:

    - Vai ser engraçado ano que vem. Vai ter uma Red Bull Tag Heuer Aston Martin Honda. Tem que usar vírgula, não poucas, nesse ‘negósso’. Ou reticências, mesmo.

Deixe uma resposta para Andre CL Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>