DICA DO DIA

[bannergoogle]RIO (resgates, gostamos) – Muito bacana a reportagem da TV Globo da Bahia com o fã de Ayrton Senna que conseguiu achar o Tempra no qual o piloto, sentado na janela, comemorou a vitória no GP do Brasil de 1993 em Interlagos.

Ivan Gusmão é o nome do comerciante de Itabuna que caçou o carro por três anos até encontrá-lo em São Roque, perto de São Paulo. Segundo ele, a autenticidade do veículo se verifica pelo número do chassi, que ele diz ter conseguido levantar junto à Fiat. A reportagem é de Sérgio Pinheiro.

Pelo relato da matéria, depois da corrida o carro foi comercializado pela Fiat normalmente e passou por alguns donos até ser comprado por Gusmão por 2,5 mil têmeres-golpistas. O último dono não tinha ideia de que o Tempra era aquele que carregou o piloto pelo circuito paulistano depois de sua segunda vitória no Brasil.

Gusmão vai restaurá-lo em Itabuna, adesivá-lo e equipá-lo como era quando foi usado como safety-car. Depois, pretende exibi-lo pelo país.

temprasenna

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pablo
Pablo
5 anos atrás

Por volta de 1998 passei em frente a uma concessionária FIAT que não mais existe (a caminho de Interlagos), e esse Tempra lá estava, intacto como no dia que levou Senna pelo autódromo. O carro estava com os adesivos, giroflex, ou seja inteiramente preservado, e, ao fundo, uma uma enorme foto – um superpôster, de fato – que cobria toda a parede, do Senna sentado na porta, segurando a faixa verde-amarela.

Uma pena não ter fotografado, afinal celular com câmera nem existia…

Depois de alguns anos, acredito que em 2007 mandei um email para a Fiat perguntando o paradeiro do carro e tive como resposta o que segue :

Prezado Sr. Pablo,

Em resposta ao e-mail, informamos que o veículo Pace-Car foi vendido pela Fiat para terceiros e hoje não sabemos o destino do mesmo.

As caracterizações de propagandas do veículo foram removidas quando na venda do mesmo.

Agradecemos o contato e colocamos à sua disposição nossa Central de
Relacionamento Fiat pelo telefone 0800.7071000.

Atenciosamente,

CENTRAL DE RELACIONAMENTO FIAT

Cleber Fuzetto
Cleber Fuzetto
5 anos atrás

Linda história! Sou um apaixonado por Tempra. Em 2016 consegui achar um raro exemplar de um SX 1997, que conservo com carinho. Quem tiver curiosidade em vê-lo subi um vídeo no canal do YouTube que leva meu nome.

sinval
5 anos atrás

legal este resgate…
parabens pra ele….
e vai curtir seu tempra do senna….
no brasil sempre tem que ter alguem
meio louco e meiocorajoso pra que levantar as memorias.

Rafael
Rafael
5 anos atrás

Parabéns Ivan, por ter achado essa joia! Tive dois Tempras, um i.e. 8v 94/95, mas o meu xodó mesmo era o Tempra Turbo Stile 97/97, Grupo VI, completo tudo, da mesma cor desse 16v seu, coisa mais linda! Sinto saudades!

Rafael
Rafael
5 anos atrás

Um ponto triste levantado na matéria é que parece haver um certo descaso com casos históricos de veículos. Não sei se é exclusividade do Brasil. Isso aí é ainda mais grave no que se refere a memória de ônibus :-( Por exemplo, há uma certa história de uma unidade do que seria a primeira exposta e montada do Marcopolo Paradiso G4 1400, e se essa história proceder, essa unidade deve ter sido desmontada em Caldas Novas-GO, ou ainda estar parada por lá encostada.

Ivan Gusmão
5 anos atrás

Olá Flávio! Muito obrigado pelo carinho em divulgar essa notícia.
Estamos à disposição para dividir essa alegria, essa conquista!
E já informo de antemão que não aceito nenhuma proposta comercial de venda do veículo.
Cordialmente,
Ivan Gusmão

Zé Zanine
Zé Zanine
Reply to  Flavio Gomes
5 anos atrás

eu tbm não compraria! nem por 500 temers

Arnaldo
Arnaldo
Reply to  Ivan Gusmão
5 anos atrás

Se precisar da maquina do vidro da porta dianteira do lado do passageiro, a que o Senna ficou sentado, eu tenho uma novinha. Vendo por R$ 5.000,00 (cinco mil reais) . Tá barato já que o Tempra agora passará a valer R$ 200.000,00 como você afirmou.

Estevão
Estevão
5 anos atrás

Por sorte ainda está bem inteiro, tendo em vista a idade.

Ricardo Sandri
Ricardo Sandri
5 anos atrás

Parabéns pela busca, acabou dando certo. Independente do que ele fará com esse carro afirmo que ele comprou uma máquina. Eu tive um tempra ouro 16V 1995/1996 e posso afirmar que era uma carrão da p***, muito bom. Completo com ar digital bancos elétricos e muito confortável.

Thiago
Thiago
5 anos atrás

O que mais me espanta nessas histórias, é o total desprezo das marcas pela história de alguns de seus carros. No Brasil não é exclusividade da FIAT, parece que aqui a história importa muito pouco. Ainda bem que temos entusiastas mais preocupados em manter alguns desses carros “vivos”.
Quem sabe um dia esse carro passe uma temporada na garagem do MIAU, pra contar a história de um dos sedãs mais importantes da indústria automobilística nacional.

murilo medeiros
murilo medeiros
Reply to  Thiago
5 anos atrás

Entrei aqui pra falar isso… Eu pesquiso especialmente a história do Escort XR3 MK3 (produzido entre 83 e 86). E não há uma só fonte de pesquisa oficial da FORD, números de produção… nada. A história automobilística fica nas mãos de quem curte, e só.

Mansell
Mansell
5 anos atrás

O carro é conhecido no mundo todo pois apareceu e sempre vemos reprises daqueles momentos. Ah se os donos soubessem…
E o carro cai ficar lindão

Nick B
Nick B
5 anos atrás

Buenos dias, Fla.
Será que é mesmo?
Uma vez um amigo ficou igual louco atrás de um Escort que o Senna tinha saído numa matéria da QR.
Eu, então, vou garimpar o golzinho prata do Fla, onde o nosso guapissimo blogueiro mandava ver no hi fi, cuba libre e Pink Floyd.

Nick B.
(ouvindo Pink Floyd, lógico. Eclipse. E chorando. Porque toda vez que ouço essa música eu choro. É uma música épica pra mim. Uma vez chorei com Eclipse quando, zapeando a tv, o Pânico na Band fez uma homenagem por conta da morte do Clodovil e a colocou de música de fundo. Ouça Eclipse, Fla. É curtinha, não vai tomar muito o seu tempo).

Nick B
Nick B
Reply to  Flavio Gomes
5 anos atrás

Se tiver a placa me passa por e-mail que eu tento descobrir o atual paradeiro. Oxalá esteja garbosamente rodando por aí.

Bruno Cardoso
Bruno Cardoso
Reply to  Nick B
5 anos atrás

Nick B.!! Quanto tempo!!!

Nick B
Nick B
Reply to  Bruno Cardoso
5 anos atrás

Abraço!

Thiago
Thiago
Reply to  Nick B
5 anos atrás

Acredite ou não, a FIAT tem o registro bem detalhado de todos os carros. Certa vez precisei de uma documentação para atualizar a situação cadastral de um Uno 1994 e a FIAT me respondeu em menos de 1 mês, com um documento oficial, enviado pelo correio, com todas as numerações do carro. Praticamente uma certidão de nascimento do UNO ELX. (E olha que estamos falando do carro mais produzido pela montadora)

Carlos Tavares
Carlos Tavares
Reply to  Nick B
5 anos atrás

So Como leitor, o caso desse gol prata do FG é a grande História desse Blog. Na torcida.

Jota
Jota
5 anos atrás

Vocês viram a casa do sujeito na reportagem? (Embora eu ainda acredite que aquilo é um ponto comercial, sendo de fato sua moradia habitual, ele não deve ter esposa(o)

Ivan Gusmão
Reply to  Jota
5 anos atrás

Oi Jota, tudo bem?
A casa é muito grande e a frente dela e a garagem são meus dois pontos comerciais sim e nela resido com minha amada esposa e filhos, todos Sennistas também. kkkkkk
Abraço!

Jota
Jota
Reply to  Ivan Gusmão
5 anos atrás

Sei como é isso, meu irmão é um sennista inveterado, isso acabou “pegando” na família dele também, é contagioso.

No mais, parabéns pelo resgate, imagino o trabalho que deu encontrar e conferir a legitimidade de um carro como esse.

Marco Cordobê
Marco Cordobê
5 anos atrás

Bom dia Flavio.
A tenacidade do apaixonado por carros é qualquer coisa a ser realmente estudada. Olha toda a história de busca estabelecida por este cidadão, apaixonado por carros e pelo piloto Airton Senna…Cara, fico comovido quando vejo uma coisa assim.
Realmente deve ser um barato conseguir alcançar o objetivo da busca depois de tanto tempo.
Me lembro muito bem deste GP do Brasil, quando o Airton ganhou e veio pendurado na porta do Tempra Bordeaux (chique e fresco ao mesmo tempo), acho que era o lançamento do 16v na época…emocionante.
Tive um Tempra 1995 azul gurundi, grupo V, bonitão..gastão mas, contrariando o que muitos diziam, não era um livro de matemática. Fiquei cerca de 1 ano e meio com ele, sem problemas.
Do carro, ótimas lembranças, do piloto….bah, nem é bom a gente falar muito pra emoção não se manifestar…saudades eternas.
Saúde e sorte.

Eduardo Britto
Eduardo Britto
5 anos atrás

Legal! Indo visitar parentes em Itabuna quem sabe eu o veja nas ruas da Capital do Cacau…

Eduardo_SC
Eduardo_SC
5 anos atrás

Só posso bater palmas…2.5 mangos num carro com esse valor histórico? Imagina o controle do comprador para não deixar transparecer a ansiedade…

Ivan Gusmão
Reply to  Eduardo_SC
5 anos atrás

acertou em cheeeio. kkkkk

Eduardo_SC
Eduardo_SC
Reply to  Ivan Gusmão
5 anos atrás

Parabéns. Tenho um Palio EL 97 Vermelho Córdoba perolizado. É a mesma cor… linda!

João Vitor
João Vitor
5 anos atrás

Bem, pelo menos uma parte dessa história é verdade, eu vi esse carro em uma concessionária Fiat, ainda adesivado. Tinha uma foto do GP com Senna na janela. Foi emocionante.

Ivan Gusmão
Reply to  João Vitor
5 anos atrás

Isso mesmo. Confere com os dados que possuo na minha pesquisa.

perna quebrada
perna quebrada
5 anos atrás

O que eu mais gostei foram dos Fuscas…

Ivan Gusmão
Reply to  perna quebrada
5 anos atrás

São 6 ao total e todos em homenagem aos carros do Senna na F-1, até mesmo a Ferrari que ele tanto queria correr.

perna quebrada
perna quebrada
Reply to  Ivan Gusmão
5 anos atrás

Legal, senti falta de ver o “Fusca McLaren” na reportagem, mas parabéns!

Belo trabalho, imagino a dificuldade de garimpar esse carro.

Quando estiver pronto mostra pra gente!

Ivan Gusmão
Reply to  Ivan Gusmão
5 anos atrás

O Fusca McLaren (assim como todos os outros) vocês podem ver no grupo do facebook: Fórmula Senna.