VAI SER PENTA (1)

mex181

RIO (aqui e lá) – Foi uma sexta cheia e surpresas no México. Menos pela liderança da Red Bull (ainda não sabemos o que aconteceu com o carro de Verstappen no fim do segundo treino; se foi motor, está comprometido), mais pela força da Renault nas duas sessões. Nessa pista, os carros de Max e Ricardão iriam andar bem, já se sabia. Mas os amarelinhos surgiram do nada. Assim como Hartley, sexto colocado, outra novidade do dia.

Verstappinho virou 1min16s720 até seu carro parar de repente. Pela manhã, com a pista menos quente, ele virou um tempo melhor (1min16s656). A 0s153 dele, na sessão vespertina, ficou o australiano, que ainda não quebrou nada no fim de semana. Sainz Jr. foi o terceiro, Vettel ficou em quarto e Hülkenberg foi o quinto.

Só que da dupla rubro-taurina para o terceiro colocado, o cronômetro superou 1s. É coisa demais. Todo mundo enfrentou problemas com pneus hipermacios — esfarelando e derretendo no calor. A turma vai quebrar a cabeça durante a noite, porque também há uma possibilidade de chuva. Pode ser divertido, esse GP. Certamente de duas paradas, ao contrário da imensa maioria das corridas deste ano.

A Mercedes foi muito discreta, mas corre com o regulamento debaixo do braço. Hamilton, se largar o carro na banguela, chega em sétimo — é o que precisa para o penta. Vai para uma corrida em modo de segurança, se precisar. Mesmo se uma tragédia de novela mexicana acometer o inglês, é provável que saia com o título porque a Ferrari precisa necessariamente vencer com Vettel para adiar a decisão. E a julgar pelo que andou hoje, uma vitória não é a coisa mais provável do mundo para o alemão. Pode ser que tenha alguns motores franceses a superar, ainda que consiga largar à frente de Lewis.

Na altitude mexicana, a potência dos motores Mercedes e Ferrari não será fator decisivo frente ao ótimo carro da Red Bull para esse tipo de pista, que exige muito “grip” mecânico. Ela é favorita. Mas tem o lance da confiabilidade. Superaquecimento, de motores e freios, será algo a incomodar. Veremos amanhã. Minha aposta para a pole é Ricciardo. A de vocês?

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Paulo Pinto
Paulo Pinto
5 anos atrás

FG conseguiu acertar uma!

Samuel
Samuel
5 anos atrás

Vai ser penta, e não só o Hamilton nesse domingo.

Marmelada-44
Marmelada-44
5 anos atrás

Pole? Com a superioridade das Mercedes? Só funciona em Mônaco.

Marmelada-44
Marmelada-44
Reply to  Marmelada-44
5 anos atrás

Pior que funcionou!

ags
ags
5 anos atrás

Alemão batata come queijo com barata..
Eu falei….lá no inicio do ano..
Só tem um fdp que pode tirar esse titulo do Hamilton..que é o Diretor tec… alemão… e é tarado pelo alemão batata…
Só essa íngua…e olhe que quase fez a vontade….
Não vou torcer pelo Hamilton..pois é uma lenda… mas tenho saudades da brasilinha azul 17…
do Ingo…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Valter
Valter
5 anos atrás

P1: Max.
P2: Hamilton.
P3: Ric.

Valter
Valter
Reply to  Valter
5 anos atrás

Putz…acabei ficando com a mesma cara do Max. Quase acerto. O Ric estragou meu palpite…rsss

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  Valter
5 anos atrás

Não esquenta! A RBR estragou a corrida do Ric.

Paulo
Paulo
5 anos atrás

Verstappen

Luciano
Luciano
5 anos atrás

Só não entendi uma coisa. Como a altitude pode interferir em motores turbo? É tudo fechado (lacrado) !

Flavio Padilha
Flavio Padilha
5 anos atrás

Boa Flavinho Gomes e a todos!!!
O que será que afetou tanto as Mercedes nesta sexta-feira? Foram dois treinos dignos de pena para quem quer ser campeão e ainda com direito a sorrisos nos boxes …Tem coisa armada pra sábado! ou não entendo mais de corridas…
abs

TYRRELL
TYRRELL
5 anos atrás

Queria que fosse o Verstappen.

Amaral
Amaral
5 anos atrás

Vou ganhar sozinho. Sainz vai fazer sua primeira pole na categoria.

Ney Dias
Ney Dias
5 anos atrás

Convenhamos, vocês não acham uma tremenda babaquice, voltando ao futebol dos anos 50s, chamar uma equipe de rubro-taurina, ou auri-negra, ou besteiras semelhantes? Qual a razão. lógica pra isso, senão um péssimo habito antiquissimo dos locutores de futebol que até já morreram? Pensem a respeito. É horroroso, antigo, e extremamente bobinho, pra falar o mínimo. Pergunto, não seria mais elegante, usando os exemplos acima, de chamar de Red Bull ( Toro Rosso), ou a antiga auri-negra de Lotus?????
É semelhante aos locutores da Globo (os dois babacas,gritões e insuportáveis, o antigo e o atual), que são insuprtáveis, “irradiando” como se fosse uma partida de futebol do tempo do rádio. Por que não falarem normalmente, como os feras Lito Cavalcanti e Reginaldo Leme e até o ex piloto Luciano Burti?
Desculpem muito, adoro as reportagens de voces (TODAS, TODAS!!), mas……
pensem a respeito!
Um grande rubro -taurino pra vocês!

Felipe Ribeiro
Felipe Ribeiro
Reply to  Flavio Gomes
5 anos atrás

Flávio Gomes, gostaria que essa mensagem chegasse a você, pois consumoseus conteúdos, que muitas vezes tem qualidade,as aquele comentário na Fox, coloca uma dúvida na minha cabeça. Quão profissional você é? Você deve entender muito mais de automobilismo que eu, mas tirando minha família, o automobilismo é o que mais amo na vida. Me serve de estímulo, de combustível. Quando tô mal, vou ver corridas antigas, ler seu blog, etc. Mas ouvindo você dizer “fiz uma pesquisa, e a maioria das corridas que Senna ganhou, ou foram de tarde ou foram de madrugada”. Pesquisou onde, amigo? Preferiu mentir e causar desinformação, no seu ramo, só pra defender uma predileção? Não vim como hater, vim como consumidor do seu produto, e se te consumo, é pq acredito em você. Mas amigo, cuidado, essa eu consegui pescar, muitas outras informações erradas, talvez não. Então, se está aqui pra informar, devote-se a informar. Boa noite, e me desculpe se fui rude, mas fiquei decepcionado, inclusive, por ser fã de Senna, e vê-lo ser contestado com um dado inverídico. Obs.: tudo bem não ter o Senna como herói, não precisa arrumar argumentos mementirosos pra dizer isso.

Fred
Fred
Reply to  Ney Dias
5 anos atrás

Caro Ney Dias,

Não sei exatamente a quem você se dirigiu quando lançou tal interpelação (“[…] vocês não acham uma tremenda babaquice”). Se esse “vocês” se refere aos leitores que passam por aqui frequentemente, dentre os quais me incluo, sinto-me na obrigação de lhe responder: não, não acho. A forma como o blogueiro se refere às equipes (ou intitula os seus posts, ou se refere aos pilotos etc) é apenas mais uma das suas tantas facetas na escrita, das quais — faço questão de deixar registrado — sou apreciador e, na maioria das vezes, silencioso leitor. Por outro lado, se o “vocês” tiver sido endereçado diretamente à equipe do Grande Prêmio (pouco provável essa interpretação), a resposta já lhe foi dada através do seu criador.

Abs,

Fred.

Zanetti
Zanetti
Reply to  Ney Dias
5 anos atrás

Não!

Babaquice é chato como você ter direito de comentar posts.

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  Zanetti
5 anos atrás

Sim! Babaquice é a viuvada encher o nosso saco.

Klauss Mochel
Klauss Mochel
5 anos atrás

Qual a razão para o domínio dos motores Renault e dos carros da Red Bull nessa pista que tem uma reta enorme?

Segafredo
Segafredo
Reply to  Klauss Mochel
5 anos atrás

Tá vendo BOLA DA VEZ……..vai acreditando nas desculpas do chefe da RBR, vai…..kkkkkkkkkkkk

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  Segafredo
5 anos atrás

Bola fora, viúva! Não sou eu.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Segafredo
5 anos atrás

kkkk….Vc é muito limigtado mesmo! Quem disse que eu achava que era vc?? Sabia que vc passaria o olho ali no comentário, só isso! Mordeu a isca, kkkkk

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  Segafredo
5 anos atrás

Olhando melhor é que entendi. O meu problema é que eu leio, tiro uma conclusão precipitada e mando ver!

Pedro araujo
Pedro araujo
Reply to  Klauss Mochel
5 anos atrás

ar rarefeito iguala um pouco o rendimento dos motores, e faz com que a melhor estabilidade do chassis da red bull se sobressaia tambem à questão aerodinamica (esse segundo fator ta no texto, inclusive)

pedro araujo
pedro araujo
Reply to  Klauss Mochel
5 anos atrás

opa, na verdade o gomes explicou tudo no ultimo parágrafo

José
José
5 anos atrás

Mas até pra dar uma animada, que não vai mudar nada a não ser adiar… bem que o Vettel podia vencer e o Hamilton quebrar, né?

Comentarista Crítico
Comentarista Crítico
5 anos atrás

Essa pista do México é uma mostra que após ter se livrado do câncer Bernie, a F1 precisa urgentemente se livrar do câncer Tilke. Esse cara é um estuprador de autódromos. E se lembram de antes de 2009 gente? Abu Dhabi não era certa como a pista sede do GP dos Emirados. O Autódromo de Dubai concorria com Yas Marina pra ser a pista sede do GP dos sheiks. Mas como Yas Marina foi feita pelo imbecil do Tilke, o verme do Bernie pra puxar saco dispensou a boa pista de Dubai e fez a pior escolha como sempre escolhendo a péssima pista de Abu Dhabi.

Comentarista Crítico
Comentarista Crítico
5 anos atrás

Essa pista do México sem a curva Peraltada é broxante. Era a melhor curva da F1 junto com a Eau Rouge. E se já não bastasse a retirada da Peraltada, Hermann Tilke resolveu dar suas “tilkadas” nas curvas do outrora excelente e atualmente chinfrim, Hermanos Rodríguez.

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  Comentarista Crítico
5 anos atrás

Você quer dizer que a Eau Rouge é a única curva com tesão na f1?

Comentarista Crítico
Comentarista Crítico
Reply to  Comentarista Crítico
5 anos atrás

Não! Mas é a melhor que tem atualmente.