NADA DE NOVO

RIO (alguma novidade?) – Em 1974, João do Amaral Gurgel foi ao programa de Silvio Santos mostrar o primeiro carro elétrico brasileiro, o Itaipu. Nunca vingou. Mas é uma boa história, contada no livro de Lélis Caldeira “Gurgel. Um brasileiro de fibra“.

itaipuss

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Ferrarista
Ferrarista
5 anos atrás

Um dos principais motivos do fracasso do Gurgel foi a feiura desses carros fabricados pela empresa, que pareciam mais com mini-tratores do que carros de passeio… Quem em sã consciência compraria um carro desse pra passear com a família ou sair com alguém? Eu mesmo não aceitaria um desses nem se me fosse dado de presente, pois dá desgosto só de olhar. Se tivessem investido na beleza e no design desses carros, a história teria sido muito diferente.

Jaco
Jaco
Reply to  Ferrarista
5 anos atrás

Não apenas o design, mas a Gurgel só produziu carros de passeio que não condiziam com a perferência do consumidor. Embora tenha muita apreciação pela perseverança do João Gurgel, a empresa falhou em acreditar que o sucesso que fez no nicho dos mini-jipes se repetiria no mercado de carros de passeio.

Se tivessem desenvolvido um carro popular na faixa dos 3,7m de comprimento, com motor licenciado de outra empresa, tenho certeza que teriam atraído muito mais compradores.

CRSJ
5 anos atrás

João do Amaral Gurgel foi tão ridicularizado no Brasil quanto os irmãos Fittipaldi.

Nélio Brito
Nélio Brito
5 anos atrás

Os eleitores do atual presidente, com certeza, jamais comprariam um carro da Gurgel, pois falta a estes o verdadeiro patriotismo. Sou eleitor do Lula e comprei um carro da GURGEL.

Marques Goron R. da Silva
Marques Goron R. da Silva
Reply to  Nélio Brito
5 anos atrás

Puta merda… nada a ver isso…
Tem gente que escreve certas coisas que só podem ser piada. Não tem outra explicação…

Antagonista
Antagonista
Reply to  Nélio Brito
4 anos atrás

É que você é retardado!

MARCELO ALEXANDRE FERREIRA DA SILVA
MARCELO ALEXANDRE FERREIRA DA SILVA
5 anos atrás

Nunca teve apoio do governo ! Hj os governos ” pagam ” pra gigantescas multinacionais ficarem no País….

José Roberto
José Roberto
5 anos atrás

Se puderem leiam a biografia de Glenn Hammond Curtiss e verao como a empresa FNM é envolvida com este mago dos motores.

Luis felipe
Luis felipe
5 anos atrás

Ótima analogia

José Roberto
José Roberto
5 anos atrás

Meu herói João Augusto Gurgel, o Tucker brasileiro, por sua causa fui estudar engenharia mecânica.

Luciano Hansen
Luciano Hansen
5 anos atrás

Dois Grandes. Gurgel e Silvio.
Um dia terei um Xavante

Pdr Rms
Pdr Rms
5 anos atrás

Tenho este livro, a história dele e da empresa são sensacionais.

A Gurgel havia iniciado um grande investimento em uma fábrica no Ceará e contava com alguns incentivos prometidos pelos governos estadual e federal que nunca saíram devido a lobby das grandes montadoras. Hoje, essas mesmas grandes montadoras estão reduzindo significativamente suas operações no país.

O governador do Ceará era o Ciro Gomes, hoje queridinho de boa parte da esquerda. Isso só mostra como independente da ideologia a classe política do Brasil é tudo farinha apodrecida do mesmo saco.

emerson57
emerson57
Reply to  Pdr Rms
5 anos atrás

” hoje queridinho de boa parte da esquerda.”
Que não percebe que Çiro sempre foi de direitaaaaaa!

Toni Righi
Toni Righi
5 anos atrás

Gurgel era visionário mas, obviamente, imperfeito. Além das dificuldades óbvias de criar carros e uma indústria para competir contra as multinacionais ele pecou por suas ideias muitas vezes não muito boas. A fama de teimoso dele é bem conhecida.. Sempre pensei que ele poderia ter feito algum tipo de parceria com algum dos fabricantes japoneses, por exemplo. Especialistas há bastante tempo em microcarros. Teria pulado várias etapas nas questões de tecnologia, manufatura e qualidade. Este é o pior ramo para os que insistem em reinventar a roda.

Moita
Moita
5 anos atrás

Hoje, na Noruega, está cheio de carros iguaizinhos a esse. Dá dó de ver a imagem acima.

PRNDSL
PRNDSL
5 anos atrás

O mais provável sobre a falência é que ele não tinha grana suficiente para as propinas necessárias …

FUMIO KURIHARA
FUMIO KURIHARA
5 anos atrás

Flavio, com tantos empresários cheio da nota!!!! alguns deles, mais para benemeritos e solucionador de causas injustas, bem que poderiam pegar esse projeto e rever a sua viabilidade. Esse Amaral Gurgel era avançado para a época.

Fernando Bento
Fernando Bento
Reply to  FUMIO KURIHARA
5 anos atrás

Esqueça. Aqui o que da dinheiro é:
-Títulos de dívida pública
-Soja
-Minérios
-Boi
-Licitações públicas

Jbchaves
Jbchaves
5 anos atrás

O título do livro diz tudo…pena que outros brasileiros de fibra estão calados ou presos!

Joel lima
Joel lima
5 anos atrás

Essa foto é simbolica do brasil : de um lado gurgel que quis sair da mediocridade da nossa miserável elite e sonhou em produzir uma marca brasileira de carro; e do outro silvio santos e sua mediocridade e puxador de saco do governo de plantão. Passados 45 anos e o sonho de gurgel não vingou e silvio Santos conseguiu uma rede de TV do figueiredo e nao perdeu um único centavo mesmo após a quebra por fraude do seu banco o panamericano. No Brasil quem ousa fazer desse país um grande país acaba se dando mal – vide Vargas presidente eleito ( que ousou criar a petrobras ) que preferiu se matar a ser humilhado por gente da laia dum lacerda; Jk que fez o pais se industrializar ( morto provavelmente num atentado) e Lula que só sairá morto da cadeia. Agora quem quer transformar o Brasil numa grande porto rico sempre se dão bem infelizmente.

Fernando
Fernando
Reply to  Joel lima
5 anos atrás

Bem, já somos dois que não gostamos do Silvio S., já é alguma coisa. Eu o considero um dos maiores responsáveis pela indigência cultural dos brasileiros. Trata-se de um, digamos, malandro que deu certo. Para não falar do Baú da Felicidade, ideia do grande Manuel de Nóbrega, aparentemente “surrupiada” pelo endeusado apresentador de programas de auditório e picareta.

François Cevert
François Cevert
Reply to  Fernando
5 anos atrás

Fora o filho que ele não reconheceu.

Fora a Aposentec.

SS maior 171 do país.

Leandro
Leandro
5 anos atrás

Era um visionário. Pena que engoliram ele e não deram chance.

Carlos Couto de Castro
Carlos Couto de Castro
5 anos atrás

Flavio Gomes:

O azar da Gurgel foi que o presidente da época não era o Lula ou a Dilma, pois duvido que a montadora brasileira teria falido. Lula sabe da importancia de se ter empresas nacionais fortes para competir com gigantes como VW, GM, Ford, BMW, Fiat etc.
Collor e o Ciro Gomes estão entre os grandes culpados da falência da Gurgel.

Zempa
Zempa
Reply to  Carlos Couto de Castro
5 anos atrás

Itamar e Ciro. Enquanto todas montadoras receberam isenções monstruosas com os carros 1000cc. Gurgel não recebeu 1 centavo pelo motivo alegado que seu carro era 800cc. Assim, o BR800 custava o dobro dos de mesma linha.

Não precisa se chineses ou americanos pra destruir a indústria nacional, basta os governos brasileiros

Lucas Silva
Lucas Silva
Reply to  Zempa
5 anos atrás

Acredito que faltou patriotismo dos consumidores brasileiros que preferiram comprar carros da VW, Ford, GM etc.

Emerson 1974
Emerson 1974
Reply to  Carlos Couto de Castro
5 anos atrás

Realmente. O presidente Lula quis fazer a Odebrecht e a JBS gigantes multinacionais brasileiras e deu no que deu…

Antonio
Antonio
Reply to  Carlos Couto de Castro
5 anos atrás

Bobagem, A mairo desindustrialização brasileira ocorrou nos governos Lula e Dilma. A Varig, outro símbolo nacional, faliu no governo Lula (nenhuma culpa dele)
E os tais campeões nacionais ? Grupo EBX, JBS Friboi, Odebrecht, etc… todos levaram vantagens do governo e só ferrou com o povo brasileiro.

Empresas como Gurgel e Gradiente faliram porque o ambiente de negócios no Brasil é hostil pra todo mundo..