DENER

dener25

RIO – Saí do avião depois de não sei quantas horas desde Aida, no Japão, e como sempre fazia não parei para comprar nada, peguei a mala e fui embora. Ao passar pelo portão de desembarque em Guarulhos, nos esperava o rapaz que trabalhava para o Reginaldo Leme, com quem às vezes pegava carona para casa. Flavinho, ele me disse, viu o que aconteceu com aquele menino, o Denis?

O Denis era o Dener. A gente não tinha internet naquela época, lembrem-se, por isso do momento em que peguei um trem para sair de Aida, depois um shinkansen até Nagoia, outro até Narita, talvez, um voo para Los Angeles, 12 horas, uma escala longa, mais 12 horas até São Paulo, daquele momento até desembarcar em Cumbica não fiz nenhum contato com o Brasil, telefonar era caro demais.

Dener morreu na madrugada de segunda enquanto eu voava de volta para casa. No caminho, na Marginal Tietê, passamos pelo Canindé, onde seu corpo estava sendo velado. Não tive coragem de parar. Fechei os olhos em silêncio lembrando o tanto que aquele garoto me fizera sorrir.

Hoje faz 25 anos que nosso menino se foi e nunca terei tempo suficiente para agradecer.

Comentários

  • Lembro de uma excelente matéria que saiu no uol/folha não muito tempo atrás contando que Denner era sãopaulino e fugia do Canindé para almoçar com os jogadores do SPFC no CT da Barra Funda.
    Tinha o sonho de jogar no SPFC. Agora imaginem Denner no SPFC dos tempos daquela máquina de Telê Santana, Zetti, Cafu, Rai, Leonardo, Muller, Palhinha, Cerezzo, etc, que conquistava tudo de 1991 a 1993!!
    Seria campeão de Libertadores, Mundial e jogaria a Copa de 94.
    Fatalmente acabaria no Barcelona, no Real Madrid ou outro gigante da europa.
    Mas a Lusa (que não queria ver seu maior jogador num rival) e o destino levaram Denner para outra direção.
    Infelizmente, deu no que deu.

  • Lembro-me bem do gol contra o Santos. Estava assistindo na Band. A torcida do Peixe estava revoltada com a arbitragem e ameaçava invadir o campo. Estava balançando o alambrado. De repente, Dener deu uma arrancada incrível, driblou metade do time adversário e marcou um golaço. A torcida santista parou de mexer na cerca e começou a aplaudi-lo respeitosamente.

  • Prezado F&G : DENNER simplesmente esta na pratilheira dos craques , um garoto fenomenal , NEYMAR ( cai-cai), não joga o que jogava um artelho do pé do DENNER . eu como sou fã de futebol, tenho as jogadas e dribles na memória. DENNER jogou mais que o craque MARADONA, DENNER esta no patamar de Zico , Ademir da Guia , Rivaldo, Careca, e Pedro Rocha e chegaria perto de Coutinho e Pepe. DENNER , jogava muita bola .

  • O Tempo, compositor de destinos, tambor de todos os ritmos, não nos deixou saber quem seria o Dener experiente, porque aprendemos todos os dias, até morrer, e ele estava só no início…

  • Saudades de ver esse guri jogar!
    Lembro que ele teve uma breve passagem pelo Gremio onde foi Campeao Gaucho em 1993!
    Morreu quando jogava no Vasco e segundo falaram a Portuguesa estava negociando ele com um time da Alemanha, no acidente foi asfixiado pelo cinto de segurança!

  • E se não me engano ainda a família do Dener ficou anos esperando pela indenização pois portuguesa e vasco não entraram num acordo pra ver de quem era a responsabilidade da indenização.

  • Do Dener eu me lembro apenas de um ultrasupermegagolaço contra a Inter de Limeira, e outro contra o Santos, duas arrancadas espetaculares, sempre pela Lusa. Mas, sei lá, hoje eu me pergunto, apesar do talento, será que ele vingaria mesmo no futebol? Isso porque ele tinha sido emprestado duas vezes, para o Grêmio e para o Vasco, e não parece que tenha causado tanto impacto nesses dois clubes. Acho que era meio indisciplinado, meio encrenqueiro, que precisava de alguém (um treinador ou dirigente) que lhe desse um rumo na vida, mas infelizmente não deu tempo…

  • ja na época estava desgostoso com futebol, não acompanhava muito.

    mas o acidente do dener me ensinou a nunca reclinar o banco ao usar o cinto de tres pontos

    e hoje em dia sempre confiro com meus moleques se o cinto deles está bem ajustado…

    nessas horas o dener sempre me vem à memória

  • Hoje faz 25 do Dener, no próximo 01/05 serão 25 do “santo”.
    Curioso como aqui existe uma unanimidade, coisa que está muito longe de acontecer em em relação ao outro, vide os mais de 130 comentários no post do IAS magistralmente escrito pelo Flavio.
    Em tempo, sou um dos que também não não suporta mais esse endeusamento e esse papo de melhor do mundo, já deu, acho que o cara não consegue nem descansar em paz, tal o número de carpideiras entoando o seu nome, dia sim, dia sim também!

      • Esse McLaren-12 deve ser o carro de Monza-88, quando a possibilidade de 100% de vitórias na temporada foi jogada no lixo.
        #cacetedeagulha, eu faço um comentário dizendo “alho”, citando uma efeméride e uma evidência, e o figura volta com “bugalho”. . .
        Segue o jogo. . .
        Vê se me erra, ô meu!

      • E novamente você me aporrinhando. . .
        Não cansa não!
        E quem “fala” dele direto é você, com esse nick ridículo.
        Ainda bem que tinha um Prost, um Irvine e um Schumacher, para colocarem o seu “ídalo” no devido lugar. . .

      • Falou se Senna outra vez. Viu como você é contraditório?

        Infelizmente não é possível enviar vídeos nos comentários. Caso fosse, eu te mandaria o do Caetano Veloso.

      • (Deixou a bola quicando, chutei prá gol, feito o Dener. . .)
        Infelizmente também não é possível enviar sinais nos comentários. Caso fosse, eu te mandaria alguns, nada contraditórios. . .

  • Eu torço pro SPFC, mas tem um jogo que nunca me saiu da mente…foi um Portuguesa e Santos no Canindé, se não me engano num sábado de tarde com chuva, narração de Silvio Luiz na Band…Dener meteu um golaço, deu uma arrancada, se livrou do lateral Índio do Santos e fez um golaço…

    • Foi um golaço, mas o lance foi irregular. Ele fez falta com a mão, antes do gol. Mas independente disso, pela jogada, dane-se se foi falta. Lembro que estava 2 x 0 pro Santos e a Portuguesa virou pra 4 x 2.

  • nunca fui ligado em futebol, mas tenho lembrança deste caso em particular, ele (dener), estava dormindo no banco do passageiro, qundo o carro bateu, ele foi atirado para frente e enforcado pelo cinto de segurança,que estava atado, foi assim mesmo ? quem lembra , ?