FOTO DO DIA

bosque

RIO (saudades de SP, mas daquela de antes) – Reproduzo a legenda/comentário na íntegra, da página “Memória Bosque da Saúde” do Facebook. Quem mandou foi o Márcio Campos, dono do boteco na rua de casa em São Paulo, um profundo conhecedor da região. Vocês vão entender a escolha da foto se lerem o texto e prestarem atenção ao cartaz colado no poste — tentem reconhecer os nomes. Simplesmente demais!

Foto postada e comentada por Sullivan Brito. Foi tirada em 1949 na Praça da Árvore, e é fácil saber disso por causa do cartaz colado no poste, que anuncia a temporada de automobilismo no autódromo de Interlagos.
O local exato da foto exigiu um pouco mais de pesquisa, mas também não foi difícil descobrir.
No sobrado atrás do poste está a Panificadora e Confeitaria Ponto Final. Ela funciona até hoje no mesmo lugar e não mudou muita coisa. O nome foi trocado por um outro sem graça: “Pão Caseiro”. Fica na avenida Jabaquara 712, esquina com rua Guaraú.
Na esquina em frente, lá no canto esquerdo da foto, aparece outro sobrado. No andar de baixo vemos um toldo, onde se lê: “todas as noites pizza a napolitana, entregas à domicílio”. Assim mesmo, com dois erros de crase. Já o andar de cima era o endereço do “Dr. Michelangelo”, sobrenome ilegível, “médico operador”.
Confesso que o consultório do Dr. Michelangelo não me causou muito boa impressão. Mas não faz mal, ele não está mais lá mesmo. Junto com a pizzaria, foi demolido para a construção da estação Praça da Árvore do metrô.
Não sei quem é o autor da foto. A imagem está em alta resolução, então vale a pena clicar nela para ver os detalhes. E pra quem quiser ver o local hoje, aqui vai o link.

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alex
Alex
5 anos atrás

Puxa, eu vivi nesse bairro durante os primeiros 5 anos da minha vida, na década de 70. Como tudo que a gente vive nessa fase influencia muito a maneira como vemos as coisas pelo resto da vida, eu trago uma ligação grande com essa região. Rua Tiquatira, Rua Samambaia, Rua Guararema, Avenida Bosque da Saúde, Praça da árvore. Era um lugar muito agradável na época, ruas arborizadas, muito residencial, poucos edifícios, grande presença de japoneses e descendentes. Não é a toa que muitas referências que trago até hoje estão ligadas ao que o bairro era naquela época

Luciano Aparecido da Silva
Luciano Aparecido da Silva
5 anos atrás

Oi Flavio. Acho muito legal essas fotos antigas e as comparações com o tempo atual. Muito legal também suas, sempre minucíosas, observações. Forte abraço.
Eu lhe acompanho há anos e aprecio muito o seu trabalho e o do pessoal do Warm-up… Grande Prêmio agora. rs…

Lagerbeer
Lagerbeer
5 anos atrás

Bosque da Saude … seguindo do outro lado da Ricardo Jafet/ Abraão de Morais …. vive a garagem LF Competições … que Woking que nada ! …. rs