SOBRE DOMINGO RETRASADO
RIO (realmente, um fiasco) – Não é uma belezinha a foto acima? Escolhi como a melhor do GP da China, domingo retrasado em Xangai. Mattia Binotto entrou no noticiário de novo por mais uma ordem de equipe estapafúrdia, a terceira em sua terceira corrida como chefe da Ferrari. Poupou Vettel de uma provável derrota para seu jovem companheiro de equipe e ainda estragou a corrida de Leclerc chamando o menino para o primeiro pit stop na hora errada. Foi bom para Tião, terceiro colocado, mas péssimo para Charlinho, quinto. Já a Mercedes, bem… Terceira dobradinha no ano.
Toto tinha motivos para sorrir, claro. Binotto, menos. Bem menos.
A FRASE DE XANGAI
“Charles mostrou grande maturidade ao aceitar ordens de equipe que não são fáceis de digerir.”
Ross Brawn, atual diretor-técnico da FIA, em entrevista depois do GP da China. Ele conhece bem esse negócio de má-digestão. Como engenheiro-chefe da Ferrari, conviveu por anos com decisões parecidas na equipe italiana. E não se tem notícia de que tenha contestado alguma.
Só há um antídoto para Leclerc se livrar dessa chatice: colocar um carro entre o seu e o de Vettel quando largar na frente do alemão. Mas isso, claro, não depende só dele. Acho que teremos de nos habituar com essas babaquices by Maranello durante algum tempo. Porque a aposta da Ferrari no seu primeiro piloto é mais do que explícita, o que depõe contra o time, contra o alemão e dá munição àqueles que acham que, no passado, gente como Schumacher e Alonso só conseguiu chegar onde chegou porque tinha privilégios.
A Leclerc, resta a sugestão do nosso cartunista oficial Marcelo Masili…
…GPs completou a Toro Rosso em Xangai, e teve um bom motivo para comemorar: a bela atuação de Alexander Albon, que teve de largar do pit lane depois da panca que deu no terceiro treino livre e conseguiu levar o carro azul ao décimo lugar, um suado e merecido pontinho. Na história, a equipe italiana — sucessora da Minardi — tem uma vitória e uma pole (ambas em Monza/2008, com Vettel) e uma volta mais rápida de GP (Kvyat na Espanha/2016). Nessas 250 corridas, a Toro Rosso somou 419 pontos na categoria.
Apenas 160 mil pessoas, nos três dias do milésimo GP da história, estiveram no monumental autódromo de Xangai. Digo “apenas” porque suas arquibancadas comportam 200 mil almas, e já faz muito tempo que uma boa parte delas é interditada — por absoluta falta de público — e virou outdoor de mensagens incompreensíveis. Eu tinha anotado o que estava escrito naquela tribuna enorme coberta com uma lona vermelha, mas não encontrei o papel onde escrevi. Ano que vem vou prestar atenção de novo. Se alguém quiser procurar em vídeos, à vontade. Estou sem muito tempo.
Antes de fechar este tardio rescaldo com nosso famosíssimo “Gostamos & Não gostamos”, algumas fotos que separei e julguei interessantes. Sabe aquelas que a gente guarda e nunca sabe onde usar? Então…
Até agora não entendi o que Hamilton estava fazendo no meio desse monte de mecânicos da Ferrari depois da corrida. Aparentemente a turma de vermelho estava esperando Vettel chegar para celebrar o terceiro lugar — sem muito entusiasmo, diga-se. Lewis chegou a 75 vitórias na carreira. Com mais 17, torna-se o maior vencedor da história da categoria. Não está tão difícil superar Schumacher.
A segunda imagem merece publicação apenas como registro histórico. Afinal, mil GPs é uma marca que só se comemora uma vez. Aí estão os 20 pilotos que participaram da corrida de Xangai, que só entrará mesmo nos anais da F-1 por conta do número redondo. Chefes de equipe e dirigentes da FIA e do Liberty Media também aparecem na foto. Totalmente sem sal.
Encerrando a pequena série de fotos quase aleatórias da corrida de Xangai, mais um registro histórico: o troféu do milésimo GP, patrocinado pela cerveja Heineken com sua bela estrela vermelha no topo — que é onde devem ficar mesmo as estrelas vermelhas. Esse aí, claro, terá um lugar especial na coleção de Hamilton, que liderou todas as voltas da corrida e só não brilhou mais no fim de semana porque quem fez a pole foi seu companheiro Bottas.
E para fechar…
GOSTAMOS…
…de <<< Pierre Gasly, que calçou pneus macios a duas voltas do final para fazer o ponto extra da volta mais rápida e fez. Para um piloto que anda com a autoestima baixa, tamanha a surra que vem levando de Verstappen na Red Bull (em três GPs, 39 x 13 nos pontos), foi um alento. Se não conseguisse, teria sido um vexame. E o sexto lugar não foi tão ruim assim.
NÃO GOSTAMOS…
…de mais uma patacoada da Ferrari, que parece que não aprenderá nunca a respeitar o esporte que fez dela o que é.
Ordens de equipe já é tradição na Ferrari, e até o Comendador Enzo Ferrari entra nesse esquema ao aconselhar num bate papo o então novato Gilles Villeneuve em 1979 a pisar no freio em relação ao veterano Jody Scheckter que já entrava em final de carreira, no final das contas o desejo do Comendador se concretizou com Scheckter Campeão e o jovem Villeneuve Vice em 1979 pela Ferrari.
Galvão Bueno na sua eleição patriótica (só deu vitória brasileira) do seu GP favorito entre os 1000 GPs disputados revelou o voto de Reginaldo Leme que foi no GP da Africa do Sul 1983 no qual Piquet foi Bicampeão, o problema é que o Galvão disse que Piquet venceu, o que na verdade Piquet foi Terceiro na conquista do seu Bicampeonato em 1983.
Eu concordo, foi legal ver o Pierre Gasly da Red Bull correndo atrás do Ponto Extra nas duas voltas finais, ele mereceu a conquista.
Este Harry Potter da Rossa, vai ter que usar a varinha…. ah vai….
Esse Binotto virou diretor há uns dois meses, deve estar ainda no período de EXPERIÊNCIA, deve estar ganhando umas 10 vezes mais do que antes, é a chance da vida dele e sabendo que a Ferrari demite quem “não for compatível com o perfil da empresa”, alguém acha mesmo que ele tá preocupado com a moralidade esportiva entre Leclerc, Vettel, e sei la o que? Ele quer é garantir o pãozinho/lugarzinho dele e o resto que se f…
A estrela vermelha: sempre ok! Mas o trofeu poderia ser mais bonito ou fazer alusão ao milésimo GP. Acho que todos os patrocinadores aproveitam mal a possibilidade de fazerem os troféus da F1
Gostei do desenho, feito no papel mesmo!!! Hoje em dia temos a mania chata de fazer tudo no computador…
OK mas a luta da FERRARI é para ver quem é o primeiro piloto ou contra a MERCEDES? VETTEL corre contra a MERCEDES, LEC LERC contra VETTEL pois está em 4o na hierarquia de forças, assim iria para 3o. É muito simples. O povo que complica. O Binotto sabe o que faz. O LEC LERC precisa ajudar a FERRARI a chegar nas MERCEDES. Esquece o VETTEL. Trabalho em equipe.
Como se diz no interior. Foi a estrela que “apeou” lá de cima…
E assim a Ferrari na luta pelo vice campeonato. KKK
Sugestão de legenda para a primeira foto: “The Wolff and the Lamb”.
Ainda bem que dormi no meio da corrida.
A Ferrari SEMPRE teve ordens de equipe e trabalhou com HIERARQUIA entre os pilotos. Até nos tempos que eles tiveram por lá uma dupla como Nigel Mansell e Alain Prost.
TODO MUNDO sabe que é assim na Ferrari. SEMPRE FOI ASSIM.
Se ele não sabia ( o que duvido, afinal não acordou de um coma de 20 anos em Janeiro) ou não avisaram o Leclerc, problema dele.
Não tenham duvidas que se Vettel sair amanhã da Ferrari, Leclerc FARÁ QUESTÃO de ser o “piloto-prioridade” da equipe.
Vamos parar de tanta HIPOCRISIA, por favor.
Não assinou o contrato? Não leu as letras pequenas?
Leu? Então se comporte como pede/manda o contrato.
Esse chororô de segundo piloto a gente já conhece desde os tempos de Barrichello na equipe italiana.
É um saco.
Não tem a ver com hipocrisia mas sim com inteligência. Se o “segundo piloto” revela-se muito mais capaz que a prima dona, deixa ele andar na frente. Melhor para a equipe. Tipo Alonso x Hamilton na McLaren na temporada de estreia do inglês.
Você tem uma cópia do contrato? Caramba!
Anuncia no ML com frete grátis. Certeza de venda.
Pois é.
Ele pode fazer o mesmo papel do Massa no começo de Ferrari. Na época Schumacher era segundão declarado e quando o Schumacher saiu, pôde brigar pelo título.
Me contentei a ver a reprise (e antes dela o compacto no youtube da F1), fui daqueles que achou um tanto insonso a corrida 1000 ser na China, mas acho que o Bernie reclamou só de birra, já que a “culpa” de tanta corrida em lugar inexpressivo para o automobilismo é justamente dele. Um alento o troféu cervejeiro e estrelado, depois de tantos anos com os troféus em formato de fezes bancárias na maioria das corridas…
Não dá para confiar num cara que usa uns óculos desses…
Suponham que a Ferrari não tivesse dado a ordem. Vettel iria partir pra cima de Leclerc, os dois iriam gastar pneus desnecessariamente, corriam um risco enorme de baterem e ainda iriam ficar mais pra trás da Mercedes. Por isso, acho a ordem de equipe necessária, para poupar seus dois carros, pneus e não deixar os carros á frente abrirem (nem os de trás chegarem)
Interessante essa história de registro de números.
O milésimo GP só teve 1 e foi o da China e nunca mais se repetirá
Assim como todos os outros…. o primeiro, o segundo, o terceiro, décimo, centésimo
Ou seja, qualquer numero de GP foi o único e nunca mais se repetirá ( a menos que tenha sido cancelado)
Aliás, alguém sabe de algum, que mesmo tendo terminado e com vencedor foi cancelado e refeito novamente no mesmo autódromo.????
Quem diria que esse GP de número Mil iria ser destituído de qualquer emoção.
Para o Leclerc dou um conselho: “faça como o Piquet e o Senna”. Os dois citados foram segundos pilotos do Lauda e do Prost e foram vencedores
A diferença é que Piquet não fazia biquinho, nem dava chororô, não tinha acesso de estrelismo, RESPEITAVA o Lauda, e soube esperar seu momento até o dia que Lauda deixou a Brabham.
Por isso Piquet não tinha rejeição até com as equipes rivais.
Kkkkkkk…..Senna era desejado por todas as equipes do Grid, nem a Ferrari conseguiu tê-lo em 1992.
Essas Schukruzetes não tem jeito mesmo.
Já o Nelson conseguiu a proeza decadente de ser tricampeão e no.ano seguinte ir.pra Lótus, equipe na qual não venceu uma corrida sequer, quando lá esteve em 88/89.
Flavinho, você acredita que um dia irá considerar Hamilton o maior da história ou, na sua opinião, o Schumacher sempre será o maior, independente do número de vitórias ou títulos do inglês?
Nunca será! Nascido em berço de ouro nunca me convenceu.
So tirou suco de frutas grandes e maduras.
Schuma-god tirou a Ferrari da fila de muitos anos ajudando a contruir um carro insuperável, quebrou perna e voltou pra ser campeão varias vezes, inventou conceitos que todos seguem ate hoje, e ainda teve regras inventadas para bloquear seu caminho. Alem de vir de um pais com tradição quase zero e ser seguido por uma leva de novos (e potenciais) campeões alemães inspirados nele. Ate contra familiares o cara teve que correr! Esse moleque poser tem que comer muita graxa pra chegar a ser o 3o melhor da história. Nunca vai superar os feitos dos gigantes em cujos ombros senta-se.
Lobo, disse o que poucos diriam. Parabéns pelo comentário!
Os dois segundos pilotos das duas melhores equipes farão o circo pegar fogo.
Acho que até o fim do ano colocam o Mick na Alfa Romeo.
Confesso que dormi no GP 1000. Assisti o replay pela manhã e descobri porque peguei no sono.
Sabe o que dá sono e também é tedioso? Papo repetitivo de telespectador que acham a F1 um saco. Sim, foi tedioso e mesmo um primeiro usuário abrindo o tópico para comentar o tédio, vocês abrem milhares de outros para falarem a mesma babaquice. Falem uma vez e chega. Isso não tornará os GPs mais divertido. Muito menos fingindo não acompanhar.
Se muitos abrem milhares de outros tópicos para comentarem o tédio que impera na categoria e você mesmo confirma que está tedioso, é porque tem algo muito errado com a Fórmula-1 atual.
E se o meu comentário te dá sono, me faça um favor: não leia!
mas que F1 tá chata é inegável………
Concordo Fernando. Se esses idiotas pelo menos usassem um único tópico para discutirem o assunto entre eles, tudo bem. Cada um fala a mesma coisa que outros já falaram e ainda não quer ninguém replicando seu comentário. Outro se intromete pra constatar o que todo mundo já sabe, sendo que ninguém negou nada. Então Silvio, você constatou sozinho isso, ou deduziu pela quantidade de gente falando a mesma coisa?
É exatamente o que penso Rodrigo. Respeito assuntos que não me interessam, mas os que abrem os tópicos acompanham suas publicações, dão conteúdo e argumentos para suas opiniões.
Acredito que o espaço seja pra isso; discutir um assunto e expressando opiniões diferentes.
Então aparece um rebelde sem causa (num espaço público, aliás) e não quer ter que argumentar ou discutir suas postagens.
Não quer ter o comentário lido e replicado, compra um diarinho com chave. Deu certo pra minha irmanzinha.
O fato de eu reconhecer que está um tédio não mudará a minha opinião e nem me impedirá de acompanhar. Também não vi motivos para você associar a sua chatice com certo ou errado. O fato é que, sonolento ou não você assiste, só pra depois vir reclamar do tempo perdido.
Faça um favor a si mesmo: Se a F1 te dá sono, não assista.
Ou use-a para dormir melhor.
Se o que eu comento (e outros, idem) é babaquice pra você, nada posso fazer.
O que eu não aceito é um cara chegar aqui e dizer o que e quantas vezes devo digitar!
E não estou nem aí para a tua opinião.
Não é pra estar aí pra opinião de ninguém. Muito menos acho babaquice o que escreveu. Tanto que concordei com a sua opinião, mané.
O que eu critiquei é a quantidade de vezes que vocês escrevem as mesmas coisas e sequer aceitam debater o assunto. Se todas as vezes que vocês abrissem o tópico houvesse uma discussão, ok, mas não. É esse choro isolado, se lamentando como se a vida fosse uma merda.
Não ligue para opinião de ninguém, mas aprenda a analisar o que a sua própria opinião significa pra você. Chorão.
Você não concordou com a minha opinião e sim, com a opinião da maioria.
Abrir tópico pra discutir o quê? Que a F1 tá pra lá de sonolenta? O que tem aí pra discutir?
As “disputas” estão ótimas pra você? Ok, continue assistindo duas categorias na pista. Está torcendo pro cara da vez? Beleza! Faz um bem danado ao ego torcer para o vencedor.
Só não venha questionar e ainda mais com palavras chulas, quem está enxergando de outra forma.
E não tente me pegar pra “pato” no meio de tantos que estão postando a mesma coisa. Eu posso muito bem ignorar a minha educação.
Eu achava que você só tinha problemas em entender o motivo pelo qual fazia seus comentários, mas parece que também tem dificuldades em entender o que você lê.
Por sorte, basta praticar. Interpretação de texto se desenvolve.
Em qual parte dos meus comentários você leu que eu achei a sua opinião uma babaquice? Antes mesmo de iniciar a minha crítica, eu comecei por concordar com a sua opinião. Só então eu abri uma discussão; critiquei a sua atitude e a quantidade de vezes que vocês repetem a mesma coisa, e quase sempre isolados uns dos outros, ao invés de debaterem juntos o mesmo tema.
Apesar das suas respostas apenas reforçarem meus argumentos, acho que no fundo o babaca sou eu. Preciso aceitar que uma boa porcentagem dos que fingem acompanhar algum esporte, não está interessado em discutir o que se passa dentro da categoria, nem mesmo buscam alguma divergência para que possam reavaliar ou reforçar seus pontos de vistas. Às vezes são pessoas iguais a você; buscando apenas a falsa sensação de fazer parte de uma coisa que precisa ser legal.
De qualquer modo, ao menos você se esforçou em manter o diálogo, mesmo que, na minha opinião, tenha sido pelo motivo errado. Pelo menos não fez como os outros que vomitaram um monte de ofensas avulsas.
Vou te fazer o favor que me pediu, amigo. Não precisa deixar sua educação de lado.
Custou, mas você entendeu.