Flavio Gomes quarta-feira, 29 de maio de 2019 20:31 27 comentários
Alguma boa alma poderia nos dar uma explicação minimamente razoável sobre a origem — e o destino — deste… automóvel? A foto foi enviada pelo Alexandre Neves.
[…] pela internet (alguém ainda fala isto?), topamos com um desafio lançado ontem (29) pelo Flavio Gomes, do Grande Prêmio, em seu blog pessoal: identificar o monoposto acima e explicar de onde ele veio […]
Que carro feio da peste.
Já contaram a história dele, beleza. Porque não fazia a menor ideia.
Mas não foi em 82 que teve um maluco que chegou em Indy todo marrento, achando que era o tal, fazia a tangencia da curva diferente dos outros, numa dessa perdeu o carro, foi corrigir, e morreu estampado no muro?
Ricardo Bigliazzi
5 anos atrás
Tudo dito nos posts. Bonito, mas ordinário.
Miguel
5 anos atrás
A aerodinâmica desse bólido é quase tão eficiente quanto a de uma Kombi! Um show!
Saima
5 anos atrás
Os carros da Eagle, se não me engano o Al Unser Jr, correu em 1983 com um e quase fez o pai vencer, atrapalhando o Tom Sneva, tinham essa aparência inusitada.
Tales Gaede
5 anos atrás
A estória é tão inspiradora que decidi projetar e inscrever um protótipo na Indy 500 2020. Afinal sei muito a respeito da otimização de fluxo de ar em bólidos de competição. Aprendi tudo no blog do FG.
O melhor é que vou contratar o Alonso. Afinal o melhor piloto do mundo merece sair da fila da tríplice coroa.
Alfredo
5 anos atrás
Esse carro foi construido por um maluco chamado Dean Wilson que desenhava e construia aviões em Idaho, terra da batata. Um milionário convenceu ele a desenhar carros de corrida pra participar da indycar 1982 e financiou o projeto. Ele desenhou essa trapizonga, mas cismou que não precisava de asas, contrataram um piloto local de arrancadas chamado Kenny Hamilton que logo de cara viu que o bagulho era uma cadeira elétrica. Depois de acidentar-se e não conseguir tempo pra classificação, o próprio Hamilton convenceu uma oficina local de preparação de carros a fazer uma asa de alumínio pro carro e pagou $1000,00 doletas do próprio bolso. O carro melhorou bastante mas mesmo assim era super perigosos e nunca correu de verdade uma única corrida. Tem mais um monte de coisas no meio disso tudo, como o Tal Wilson mexendo na suspensão sem o Kenny saber e quase matando ele no muro.
O carro tinha um motor Chevrolet V8, 355CC (5.8L) de bloco curto e injeção direta, que produzia 730 HPs.
Rodrigo
5 anos atrás
Já deram a letra. Destaque para a bem-pensadíssima entrada de ar obstruída pela elevação do santantônio.
MARINO
5 anos atrás
A origem foi INDY 500
O destino F-E 2020. Pelo menos nao aparenta ser bate-bate de parquinho.
E mais bonito e tem espaco para baterias, sem troca de carro.
Porque o futuro da Globo é se tornar uma emissora local, fluminense, e interessa em promover o decaído estado do Rio…
Fabio
5 anos atrás
É o Eagle Aircraft Flyer, ou Cropduster, feito para as 500 Milhas de Indianápolis de 1982. Correu com ele Ken Hamilton, que não conseguiu se classificar para a prova.
Outra cadeira elétrica foi a que Mickey Thompson projetou para 1964. Dave McDonald morreu nela. Se não o pior, certamente um dos piores acidentes da história das 500 milhas.
Sheldon
5 anos atrás
Eagle Aircraft Flyer Special – apelidado de “Cropduster”. Carro feito para Indy 500 de 1982… não chegou a se classificar devido a sua (in)dirigibilidade. Nunca mais foi visto.
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
[…] pela internet (alguém ainda fala isto?), topamos com um desafio lançado ontem (29) pelo Flavio Gomes, do Grande Prêmio, em seu blog pessoal: identificar o monoposto acima e explicar de onde ele veio […]
Saudações! coisa linda…https://www.carmrades-blog.com/all-articles/2018/1/9/crop-killer-1982-eagle-aircraft-flyer-special-chevrolet-indycar
Pelo que eu li ali embaixo parece ser um carrinho de mão da Indy 500 de 1982 que não conseguiu classificação.
São coisas assim que me fazem vir regularmente ao blog.
sensacional.
obrigado, Flávio, por mais essa pérola.
cordialmente
Ricardo
É um Fórmula-Foguete?
No auge do efeito-solo, usar um carro como esse linguição, com pouca área para gerar down-force, era suicídio.
Pronto, a materia do Flatout detalhando tudo.
https://www.flatout.com.br/eagle-aircraft-flyer-special-o-carro-mais-perigoso-e-bizarro-da-formula-indy/
Com esse entre-eixos seria campeão em Mônaco !
Que carro feio da peste.
Já contaram a história dele, beleza. Porque não fazia a menor ideia.
Mas não foi em 82 que teve um maluco que chegou em Indy todo marrento, achando que era o tal, fazia a tangencia da curva diferente dos outros, numa dessa perdeu o carro, foi corrigir, e morreu estampado no muro?
Tudo dito nos posts. Bonito, mas ordinário.
A aerodinâmica desse bólido é quase tão eficiente quanto a de uma Kombi! Um show!
Os carros da Eagle, se não me engano o Al Unser Jr, correu em 1983 com um e quase fez o pai vencer, atrapalhando o Tom Sneva, tinham essa aparência inusitada.
A estória é tão inspiradora que decidi projetar e inscrever um protótipo na Indy 500 2020. Afinal sei muito a respeito da otimização de fluxo de ar em bólidos de competição. Aprendi tudo no blog do FG.
O melhor é que vou contratar o Alonso. Afinal o melhor piloto do mundo merece sair da fila da tríplice coroa.
Esse carro foi construido por um maluco chamado Dean Wilson que desenhava e construia aviões em Idaho, terra da batata. Um milionário convenceu ele a desenhar carros de corrida pra participar da indycar 1982 e financiou o projeto. Ele desenhou essa trapizonga, mas cismou que não precisava de asas, contrataram um piloto local de arrancadas chamado Kenny Hamilton que logo de cara viu que o bagulho era uma cadeira elétrica. Depois de acidentar-se e não conseguir tempo pra classificação, o próprio Hamilton convenceu uma oficina local de preparação de carros a fazer uma asa de alumínio pro carro e pagou $1000,00 doletas do próprio bolso. O carro melhorou bastante mas mesmo assim era super perigosos e nunca correu de verdade uma única corrida. Tem mais um monte de coisas no meio disso tudo, como o Tal Wilson mexendo na suspensão sem o Kenny saber e quase matando ele no muro.
O carro tinha um motor Chevrolet V8, 355CC (5.8L) de bloco curto e injeção direta, que produzia 730 HPs.
Já deram a letra. Destaque para a bem-pensadíssima entrada de ar obstruída pela elevação do santantônio.
A origem foi INDY 500
O destino F-E 2020. Pelo menos nao aparenta ser bate-bate de parquinho.
E mais bonito e tem espaco para baterias, sem troca de carro.
Melhor comentário.
Eagle-Chevrolet de 1982. Não era da AAR, como todos os Eagles antes dele, mas sim da Eagle Aircraft Company.
jornalista, pq a globo está tão, digamos, ‘animadinha’ com o autódromo do rio?
https://globoesporte.globo.com/motor/noticia/primeira-previsao-para-inicio-das-obras-do-novo-autodromo-no-rio-de-janeiro-e-em-setembro.ghtml
sobre a foto?
olhaê:
https://www.carmrades-blog.com/all-articles/2018/1/9/crop-killer-1982-eagle-aircraft-flyer-special-chevrolet-indycar
Pois é, não é somente a Globo. Parece que a estória está se firmando?? :(
Porque o futuro da Globo é se tornar uma emissora local, fluminense, e interessa em promover o decaído estado do Rio…
É o Eagle Aircraft Flyer, ou Cropduster, feito para as 500 Milhas de Indianápolis de 1982. Correu com ele Ken Hamilton, que não conseguiu se classificar para a prova.
Aqui tem a história:
https://www.carmrades-blog.com/all-articles/2018/1/9/crop-killer-1982-eagle-aircraft-flyer-special-chevrolet-indycar
Tá aí a história (em inglês).
O carro mais perigoso que já andou em Indianápolis.
https://www.carmrades-blog.com/all-articles/2018/1/9/crop-killer-1982-eagle-aircraft-flyer-special-chevrolet-indycar
Outra cadeira elétrica foi a que Mickey Thompson projetou para 1964. Dave McDonald morreu nela. Se não o pior, certamente um dos piores acidentes da história das 500 milhas.
Eagle Aircraft Flyer Special – apelidado de “Cropduster”. Carro feito para Indy 500 de 1982… não chegou a se classificar devido a sua (in)dirigibilidade. Nunca mais foi visto.
referencia: https://www.classicandsportscar.com/gallery/brickyard-oddities-historys-strangest-indy-500-racers
Maravilha de história:
https://www.carmrades-blog.com/all-articles/2018/1/9/crop-killer-1982-eagle-aircraft-flyer-special-chevrolet-indycar
Abraço.