DESAFIO DO DIA

Alguma boa alma poderia nos dar uma explicação minimamente razoável sobre a origem — e o destino — deste… automóvel? A foto foi enviada pelo Alexandre Neves.

loucuraloucura

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2 anos atrás

[…] pela internet (alguém ainda fala isto?), topamos com um desafio lançado ontem (29) pelo Flavio Gomes, do Grande Prêmio, em seu blog pessoal: identificar o monoposto acima e explicar de onde ele veio […]

CRSJ
4 anos atrás

Pelo que eu li ali embaixo parece ser um carrinho de mão da Indy 500 de 1982 que não conseguiu classificação.

Ricardo
Ricardo
4 anos atrás

São coisas assim que me fazem vir regularmente ao blog.

sensacional.

obrigado, Flávio, por mais essa pérola.

cordialmente

Ricardo

Bola da Vez
Bola da Vez
4 anos atrás

É um Fórmula-Foguete?

Alex
Alex
4 anos atrás

No auge do efeito-solo, usar um carro como esse linguição, com pouca área para gerar down-force, era suicídio.

ADRIANO BATISTA CIPPICIANI
ADRIANO BATISTA CIPPICIANI
4 anos atrás
PRNDSL
PRNDSL
4 anos atrás

Com esse entre-eixos seria campeão em Mônaco !

Amaral
Amaral
4 anos atrás

Que carro feio da peste.
Já contaram a história dele, beleza. Porque não fazia a menor ideia.
Mas não foi em 82 que teve um maluco que chegou em Indy todo marrento, achando que era o tal, fazia a tangencia da curva diferente dos outros, numa dessa perdeu o carro, foi corrigir, e morreu estampado no muro?

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
4 anos atrás

Tudo dito nos posts. Bonito, mas ordinário.

Miguel
Miguel
4 anos atrás

A aerodinâmica desse bólido é quase tão eficiente quanto a de uma Kombi! Um show!

Saima
Saima
4 anos atrás

Os carros da Eagle, se não me engano o Al Unser Jr, correu em 1983 com um e quase fez o pai vencer, atrapalhando o Tom Sneva, tinham essa aparência inusitada.

Tales Gaede
Tales Gaede
4 anos atrás

A estória é tão inspiradora que decidi projetar e inscrever um protótipo na Indy 500 2020. Afinal sei muito a respeito da otimização de fluxo de ar em bólidos de competição. Aprendi tudo no blog do FG.
O melhor é que vou contratar o Alonso. Afinal o melhor piloto do mundo merece sair da fila da tríplice coroa.

Alfredo
Alfredo
4 anos atrás

Esse carro foi construido por um maluco chamado Dean Wilson que desenhava e construia aviões em Idaho, terra da batata. Um milionário convenceu ele a desenhar carros de corrida pra participar da indycar 1982 e financiou o projeto. Ele desenhou essa trapizonga, mas cismou que não precisava de asas, contrataram um piloto local de arrancadas chamado Kenny Hamilton que logo de cara viu que o bagulho era uma cadeira elétrica. Depois de acidentar-se e não conseguir tempo pra classificação, o próprio Hamilton convenceu uma oficina local de preparação de carros a fazer uma asa de alumínio pro carro e pagou $1000,00 doletas do próprio bolso. O carro melhorou bastante mas mesmo assim era super perigosos e nunca correu de verdade uma única corrida. Tem mais um monte de coisas no meio disso tudo, como o Tal Wilson mexendo na suspensão sem o Kenny saber e quase matando ele no muro.
O carro tinha um motor Chevrolet V8, 355CC (5.8L) de bloco curto e injeção direta, que produzia 730 HPs.

Rodrigo
Rodrigo
4 anos atrás

Já deram a letra. Destaque para a bem-pensadíssima entrada de ar obstruída pela elevação do santantônio.

MARINO
MARINO
4 anos atrás

A origem foi INDY 500
O destino F-E 2020. Pelo menos nao aparenta ser bate-bate de parquinho.
E mais bonito e tem espaco para baterias, sem troca de carro.

Zempa
Zempa
Reply to  MARINO
4 anos atrás

Melhor comentário.

Victor
Victor
4 anos atrás

Eagle-Chevrolet de 1982. Não era da AAR, como todos os Eagles antes dele, mas sim da Eagle Aircraft Company.

José San Pedro
Reply to  kalil01
4 anos atrás

Pois é, não é somente a Globo. Parece que a estória está se firmando?? :(

Costa
Costa
Reply to  kalil01
4 anos atrás

Porque o futuro da Globo é se tornar uma emissora local, fluminense, e interessa em promover o decaído estado do Rio…

Fabio
Fabio
4 anos atrás

É o Eagle Aircraft Flyer, ou Cropduster, feito para as 500 Milhas de Indianápolis de 1982. Correu com ele Ken Hamilton, que não conseguiu se classificar para a prova.

Joao
Joao
4 anos atrás

Tá aí a história (em inglês).

O carro mais perigoso que já andou em Indianápolis.

https://www.carmrades-blog.com/all-articles/2018/1/9/crop-killer-1982-eagle-aircraft-flyer-special-chevrolet-indycar

Saima
Saima
Reply to  Joao
4 anos atrás

Outra cadeira elétrica foi a que Mickey Thompson projetou para 1964. Dave McDonald morreu nela. Se não o pior, certamente um dos piores acidentes da história das 500 milhas.

Sheldon
Sheldon
4 anos atrás

Eagle Aircraft Flyer Special – apelidado de “Cropduster”. Carro feito para Indy 500 de 1982… não chegou a se classificar devido a sua (in)dirigibilidade. Nunca mais foi visto.

referencia: https://www.classicandsportscar.com/gallery/brickyard-oddities-historys-strangest-indy-500-racers