Flavio Gomes é jornalista, mas gosta mesmo é de dirigir (e pilotar) carros antigos.
SÃO PAULO (last days) – O Alexandre Neves mandou este vídeo (acho que já tinha visto, mas tudo bem) do tipo que antigamente a gente dizia ter sido feito por um “cinegrafista amador”. Foi em Spa, 1991, quando todo mundo vestiu a camiseta em homenagem a Bertrand Gachot, preso em Londres — a história todos sabem, foi o que permitiu a estreia de Michael Schumacher na F-1. Entre 0min40s e 0min42s aparece um rapaz atrás da notícia.
Acho que conheço esse rapaz.
Rio, despeço-me de ti olhando o mar pela janela e lembrando da primeira pizza, muito ruim, no hotel onde morei por um mês (terei problemas com as pizzas), mas foi só um mês, porque depois me instalei onde dava para ver o mar e o pôr-do-sol, e a pizza lá embaixo, que já fechou, era boa, e passei a acordar todos os dias com o cara da kombi-geladeira-velha-ar-condicionado-velho, então comprei uma bicicleta com pneus brancos e com ela atravessava a balsa todos os dias para ir trabalhar olhando o mar e escutando a rádio paradiso de berlim, achtundneunzig two (por que não é zwei?, preciso aprender alemão), no meu fone sem fio, e então um dia precisei tirar meu passaporte e fui com a bicicleta dos pneus brancos ao shopping e no meio da ponte os moleques agarraram o bagageiro e falaram alguma coisa e me assustei e fui em frente sem olhar para trás e quando tive de ir buscar o passaporte fiz outro caminho e quase tomei um tombo enquanto dava a volta num lago porque tinha muita areia na calçada, e então na casa nova no segundo dia desci com o cachorro e levei no lugar onde ficam os cachorros, e a moça com seu cachorro contou que estava se mudando para o prédio do lado, olha só, porque se separou do marido que era músico, mas ela sustentava porque o pai dela era militar e morreu e deixou os apartamentos e mais umas salas em campo grande e você sabe que eu não trabalho, né?, não, eu não sabia, pois é, e no outro dia outra moça no elevador com seu cachorro falou a mesma coisa, você sabe que eu não trabalho, né?, e aquilo me causou a falsa sensação de que ninguém trabalhava aqui, ou ao menos as moças com os cachorros do meu prédio, e é claro que isso não era verdade, todo dia às oito da manhã a voz metálica da kombi-fogão-velho-ar-condicionado-velho me lembrava que todos trabalhavam e desde cedo, porque às oito da manhã se a kombi-microondas-velho-ar-condicionado-velho não me acordava, me acordavam os moços cortando a grama e assoprando as folhas no condomínio do outro lado da rua, e assim foram os primeiros meses, bicicleta de pneus brancos, balsa, calçadão da praia, rádio paradiso, musik zum verwöhnen, vou estudar alemão, e então entrei na escola de alemão e comprei os livros, mas não fazia as lições de casa, então não adiantou muita coisa, mas duas vezes por semana pegava a bicicleta de pneus brancos e ia ao shopping estudar alemão, aqui onde morei nesses anos tudo fica dentro de shoppings, gardens, squares, villages, malls, tem até uma estátua da liberdade, downtown, city, aí fui ao grande mercado, guanabara, tudo por você, vi na TV, café pimpinela nove e noventa e oito, óleo de soja leve ou soya sete e noventa e nove, e embaixo do mercado tinha tudo para comprar, pratos, garfos, facas, copos, panelas, jarra de plástico, foi difícil encontrar o escorredor para macarrão mas achei, aí veio o calor e as pessoas me olhavam de um jeito estranho no calçadão com minha bicicleta de pneus brancos e calças compridas, na balsa tudo bem porque os caras da balsa já me conheciam, e um deles queria toda semana que eu entrasse no bolão da megasena, mas nunca entrei porque não jogo, acho muito difícil ganhar, depois uma vizinha convidou para passear de barco nas ilhas tijucas, mas foi meio esquisito porque não conhecia ninguém e era um barco pequeno e no fim eram só umas rochas no meio do mar, e todo mês eu metia o pé e pegava o avião e ia lá para onde morava, e às vezes durante a semana tinha um jantar dos amigos que também haviam se mudado para cá, e eu ia de metrô, riocard, metrôrio, e voltava de táxi amarelo, ônibus eu não pegava porque desde pequeno morria de medo dos ônibus daqui, os motoristas são todos loucos, dizia meu pai, e eram, são, mesmo, aí meu livro ficou pronto, e quando chegou pelo correio peguei a bicicleta de pneus brancos e fui ao rosas, é um condomínio, ou um bairro, é aqui perto, perto do shopping onde estudava alemão, então me sentei sozinho no bar do rosas, pedi o prato que gostava, tomei duas caipirinhas e li o livro todo e...
Só dois mereciam a vitória em Mônaco, o Hamilton e o Verstappen, o resto só seria por acidente de percurso.
Agora tudo que a Mercedes conseguir esse ano em vitórias deverá ser em Homenagem ao Lauda.
Na Indy 500 o francês Pagenaud foi o Pole e o Vencedor da corrida, o que é uma coisa rara por lá hoje em dia.
Flávio, eis que vasculhando a internet lendo sobre a antiga F1 me deparo com isso…
https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1994/3/23/esporte/9.html
Numa época que a internet não era como hoje… uma pena ter perdido seus textos da época… forte abraço!
Os textos não estão perdidos. Estão impressos no jornal. Tenho todos.
Prezado F &G : Mônaco ,corrida em kartodromo ,melhor da corrida justa homenagem de Hamilton para N.Lauda, o pior da corrida : Equipe Willians, destaque : melhor volta de Albon.
Muito bom Flavio, mas estou com raiva e vou repetir partes do sua opinião. O drama encenado com o pneu foi acunhado para satisfazer os caprichos da pequena e ressentida mente do Mr. complexo de inferioridade LH, e o da chuva para os infelizes da transmissão do evento que estão no negócio de aparentar paixão e surpresa num jogo cartas marcadas e que enganam porque que o torcedor de F1 gosta. A Mariana da Globo entao, coitadinha toda molhada, parecia que tomou banho de catarata nas imgens mostradas para ilustrar a tempestade.
Material da Renault de 2017.
Prost
Nico
Frank Montagny
https://www.youtube.com/watch?v=G1VqBWKtLm4
Drama de Hamilton?
Imagino o que pensam os pilotos da Williams ao ouvir Hamilton falando de corrida difícil com a Mercedes…
Falando em coroas imaginárias: duas corridas sem o Alonso neste domingo.
Pra mim uma tragédia!
Pra mim, também! Deixei de dar boas gargalhadas…
Tríplices coroas imaginárias de príncipes fajutos?
Somente Hill Sênior possui tal coroa com todo o merecimento.
Em algumas categorias temos carros diferentes para correr em alguns circuitos (os Indy pra andar nos Superspeedway) por que a F1 não produz carros especiais pra andar em Mônaco. Carros menores , talvez mais estreitos, como as “baratas “ antigamente. Garanto q teria mais ultrapassagens e disputas.
Duro foi ver as 500 milhas ouvindo 500 “uau” do Celso Miranda. Mto chato
Na próxima corrida não tem homenagem ao Lauda. Assim, é possível que Hamilton não esteja tão empenhado assim. Torcer pra isso acontecer e pra Bottas beliscar a vitória. Senão, Hamilton 2019 será ainda mais chato que Schumacher 2004 e Vettel 2013.
Missão quase impossível. O Hamilton é implacável.
O Hamilton é tão implacável, que o Alonso no lugar de Vettel em 2018, derrotaria o Inglês super inspirado. Como? Vettel cometeu 7 erros e fez 320 pontos. Alonso sempre errou muito pouco e cometeria apenas um dos 7 erros do Alemão. Assim, com Alonso no lugar de Vettel, conseguiria: 13 pontos a mais no Azerbaijão(333). 10 pontos a mais na Áustria(343). 25 pontos a mais na Alemanha(368). 6 ou 13 pontos a mais na Itália(374 ou 381). 10 pontos a mais no Japão(384 ou 391). E 13 pontos a mais nos EUA(397 ou 404). Já Hamilton que fez 408 pontos, tendo Alonso e não Vettel como rival, perderia: 10 pontos no Azerbaijão(398). 7 pontos na Alemanha(391). Na Itália faria os mesmos pontos ou perderia 7 pontos(391 ou 384). E 3 pontos nos EUA(388 ou 381). Alonso faria 397 ou 404 pontos no lugar de Vettel. Enquanto Hamilton tendo o Alonso como rival, faria 381 ou 388 pontos. Ou seja: Hamilton em sua melhor temporada, seria Vice se fosse Alonso e não Vettel na Ferrari. Por isso que eu falo que é desnecessário se referir ao Inglês, como se ele fosse um bicho de 7 cabeças para os adversários. O que tá faltando pro Hamilton é um rival do mesmo nível que ele disputando título. Vettel teve carro páreo por dois anos, e foi decepcionante sendo um rival mais fácil que Rosberg. Massa era um ótimo piloto em 2008, mas um Schumacher ou um Alonso no lugar do Massa, não teriam perdido aquele Campeonato pro Hamilton. O fato é que Hamilton até hoje só teve um rival do mesmo nível que ele em disputa por título, que foram Alonso e o Antigo Kimi no ano de 2007. E só conseguiu superar Alonso em 2007 porque a McLaren puxava a brasa descaradamente pro lado do Inglês. E em 2018 derrotou Vettel porque o Alemão entregou o Campeonato pra ele. O Inglês não é nenhum bicho de 7 cabeças para os adversários como umas certas Hamiltetes pintam. Mas pra não passar a impressão de estar desmerecendo o Inglês, com Alonso e não Vette
Com Alonso e não Vettel na Ferrari em 2017, o Inglês seria Campeão do mesmo jeito.
Ora, ora ora………o que vc anda bebendo Comentarista??
Tenho que te elogiar novamente, sua visão realmente começa dar sinais de lucidez…..fico feliz por vc saber o verdadeiro valor de Alonso! Parabens!!
Segafredo, não bebi nada. Apenas coloquei os fatos. Agora fica muito claro pra você que eu nunca fui “schukruzete”, e torcia pelo Vettel até pouco tempo atrás apenas porque o que eu sou mesmo, é Anti Hegemonia. Pois estou de saco cheio de ver Hamilton e Mercedes Campeões.
E outra Segafredo, uma pena Alonso não ser 10 anos mais velho. Se ele fosse 10 anos mais velho, só daria ele e Schumacher depois da morte do Senna. E ele contra o Schumacher seria a melhor rivalidade da história. Melhor que Senna contra Prost. Pois Prost em condições normais devia bastante pro Senna em arrojo. E em condições molhadas, devia um mundo pro Brasileiro. Enquanto Schumacher e Alonso foram pilotos sem discrepâncias em suas características. Com todas bem parelhas.
O que lamento mesmo é que a rivalidade Senna/Prost durar apenas 3 temporadas.. Se quiser ser mais otimista poderíamos acrescentar a de 93 tbm, totalizando 4, mas ali todos sabiam que Senna, por mais talento e brilhantismo que exibia, não teria chance!
Schumacher e Alonso emparelhados? Em que realidade paralela?
Segafredo e Paulo Pinto, Schumacher vs Alonso em uma temporada foi um duelo mais parelho que Senna vs Prost por mais de uma temporada. Senna surrava Prost. Era muito melhor que o Francês em treino. Era bem melhor em arrojo e ultrapassagem. E enquanto Senna se tornava um piloto ainda mais genial em pista molhada, o Prost virava um piloto medíocre nessas condições. A maioria das vitórias de Prost quando ele e Senna foram companheiros, foi dependendo de um erro do Senna ou de um problema com Senna. Já Schumacher e Alonso eram emparelhados como? Nas características ora! Os ritmos de corrida de ambos eram equivalentes. Ambos eram mais um tipo Prost que um tipo Senna em treinos(olha em 2006 como foi parelho o número de poles de ambos). Ambos eram bons em pista. E ambos não ultrapassavam com muita facilidade(apesar de Schumacher ter sido bem mais ultrapassado por Alonso que o contrário). Até as vitórias de um sobre o outro foram parecidas como Ímola 2005 e Ímola 2006. O duelo Schumacher e Alonso foi tão parelho que seria melhor que Senna vs Prost se durasse mais temporadas. Tanto que ambos com carros no mesmo nível em 2006, tiveram o mesmo número de vitórias. E não! Não tinha um melhor carro em 2006. Alonso foi Campeão naquele ano, graças ao período entre Bahrain e Canadá em que a Renault estava melhor que o resto e o Espanhol conseguiu 6 de suas 7 vitórias. Enquanto a Ferrari ficou melhor dos EUA até o fim do Campeonato com Schumi vencendo 5 de suas 7 vitórias. Renault vs Ferrari em 2006 foi empate técnico de nível. Nem um nem outro foi o melhor carro pela Renault ter sido o melhor carro por 9 corridas e a Ferrari ter sido o melhor carro por outras 9 corridas(outro empate?). E Alonso levou o caneco por ter se saído melhor nas corridas que não venceu(aliás, se sair bem quando não vencia, era um quesito que o Espanhol era melhor que o Alemão). E eu fico dizendo que o Alonso devia ser 10 anos mais velho, pelo rumo lamentável que a carreira dele tomou a partir de 2014 e se assim fosse, a F1 teria sido bem menos chata na Era Pós Senna. O Espanhol teria pelo menos 4 títulos, ninguém falaria que Schumacher não teve rival, e teria acontecido simplesmente a melhor rivalidade da história. E talvez Schumi nunca teria se tornado o piloto de resultados e de ultrapassagens de box que se tornou.
E não a toa, Alonso foi o rival mais forte de Schumacher em disputa por título e o próprio Alonso escolheu Schumacher como seu maior rival como mostra essa matéria:
http://www.autoracing.com.br/alonso-aponta-schumacher-como-seu-maior-rival-na-f1/
Perfeito Comentarista……..
Só acho que se Alonso tivesse iniciado mais cedo na F1, Schumacher nçao teria metade do que conquistou e seria categoricamente surrado pelo Espanhol…….é a minha visão pelo que vi dos dois nas pistas.
Eu acho que ambos teriam pelo menos 4 títulos. Alonso só começaria a disputar título certamente depois de 1995, e aí, Schumacher teria os títulos de 1994 e 1995 do mesmo jeito.
Se Ayrton estivesse conosco, esses dois só teriam possibilidades de títulos a partir de 98 ou 99, nesse contexto Alonso passaria por cima do Schukrute!
Vai sonhando, Sennafredo! Enquanto sonha, vai olhando a continha abaixo:
Schumacher > Senna + Alonso (7 > 3 + 2).
Hahahahahahaha!
Gostei da sua explanação, Comentaista. O que ocorreu em 2006? Schumacher conquistou o recorde de poles que faltava para que ele unisse os 5 (cinco) grandes recordes desde Fangio: São eles:
Vitórias
Poles
Voltas mais rápidas
Pódios
Pontos
Além desses, conquistou outros recordes periféricos. Por isso ele anunciou sua aposentadoria em Monza naquele ano.
Alonso passaria por cima do Schukrute da mesma forma que passou por cima do Schukrute Jr.
Comentarista Crítico, se Vettel erra muito e Alonso erra pouco, explique uma coisa. Porque estão Vettel é tetra e Alonso é apenas bi?
Você é parente do Segafredo, caro Comentarista?
Oi Flavio… viu isso ? já pensou ? mais da metade do grid son influencia do grupo FCA … Ferrarim HAAS, Alfa, Renault e McLaren……https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2019/05/renault-e-dona-da-fiat-devem-anunciar-acordo-que-criaria-3a-maior-empresa-do-setor.shtml
Sob…. Ferrari …. maldito tecladim
falar oque dessa corrida ?
Flavio, não seria uma boa as corridas de moto poderem sair de interlagos e irem para um autódromo novo no Rio?
Cada uma……
Porque? Os cemitérios cariocas são melhores que os nossos?
Acabei de ver que o video ja havia sido postado no seu blog… My bad!
Flavio, sensacional este comercial que a BMW fez homenageando a aposentadoria do Zetsche (CEO da Mercedes). https://youtu.be/TEuKBbiROPE
Acabei de ver que o video ja havia sido postado no seu blog… My bad!
Flávio bom dia, vc falou os tempos da pole nunca são batidos em corrida, alguma vez isso aconteceu? Claro desconsiderando chuva na classificação? Forte abraço…
Respondendo pelo Flavio, se ele me permite, ok!
Jochen Rindt em 70, durante a perseguição à Jack Brabham nos estágios finais da prova, vencida pelo austríaco na última curva da última volta, após um vacilo master do australiano, registrou seguidamente tempos por volta inferiores à pole-position.
Pelo menos é o que me recordo das publicações de época, algum outro matuza pode chancelar ou corrigir a informação.
Saudação Flavinho e Marcelo Herdy ! Gp da Bélgica de 1962. Pole Graham Hill : 3.57.00 corrida Jim Clark 3.55.60. abs
Flavio Padilha, show, vlw pela informação… Abraço