SOBRE DOMINGO DE MANHÃ

bakumasiliRIO(tô melhorando) – Pois é. Perceberam, não? Pela primeira vez na história desta consagrada seção do blog, a imagem mais representativa de um GP não é uma foto do vencedor, ou do piloto que surpreendeu, ou de um acidente, ou de um pódio, ou de um lamento. Abrimos com a charge do nosso cartunista oficial Marcelo Masili sobre o momento mais bizarro da corrida de Baku, a saber: o sinistro tipificado pela seguradora como “colisão em estacionamento de supermercado” protagonizado por Ricciardo e Kvyat. Os dois abandonaram. Ricardão, por ter engatado a ré sem olhar no espelhinho, perderá três posições no grid da próxima etapa, em Barcelona.

O que está acontecendo com nosso simpático australiano?

A quarta dobradinha da Mercedes em quatro corridas, já se sabe, é o melhor início de temporada de uma equipe em todos os tempos na F-1. Bottas, o vencedor, subiu ao pódio pela 25ª vez com a equipe. São cifras interessantes. E falando neles, os prateados de Stuttgart, vamos a…

O NÚMERO DO AZERBAIJÃO

baku196…dobradinhas tem a equipe alemã na história. Está longe ainda de bater o recorde da Ferrari, que já conseguiu fazer 1-2 em 83 GPs.

Leclerc, que foi o nome do sábado por ter batido na classificação, poderia ficar com a suprema glória de ser aqui citado na condição de autor da melhor frase da corrida. Vocês hão de se lembrar. “Sou um estúpido. Um estúpido”, falou desolado pelo rádio depois de abraçar a mureta do castelo. “Stupid” também pode ser traduzido facilmente como “burro”, “anta”, “jegue”, “jumento”, “01”, “02”, “03” & familiares.

Mas ele já se autoflagelou o bastante e não vamos repisar o assunto. Sua corrida acabou sendo discreta depois que trocou pneus, na volta 34, embora tenha liderado a prova por 18 voltas. Isso se deveu ao fato de ter largado com borracha média, diante da macia de quase todo mundo. Os pneus aguentaram mais e ele pôde adiar o pit stop. Mas quando parou, já não estava mais na ponta.

As últimas cinco ou seis voltas desse pneu foram um desastre. A Ferrari poderia tê-lo chamado antes? Creio que deveria. Mudaria muita coisa para ele? Sim, se aparecesse um safety-car. Era uma possibilidade, sempre presente em Baku. Mas não apareceu. E ele terminou em quinto. Pelo menos fez a melhor volta da corrida e levou um pontinho extra. Desta vez foi a batida na classificação, e não alguma ordem infame da Ferrari, a responsável pelo resultado ruim.

A FRASE DE BAKU

baku193
Bottas: sem graça

“Quando você larga na pole, fica torcendo por uma corrida tranquila. Quanto menos drama, melhor.”

Valtteri Bottas, “resultadista” enfadonho, defensor do tédio esportivo e do fastio dominical. A gente gosta de emoção, de disputas, de arranca-rabos, rapaz! Mas OK… Vamos perdoá-lo. Até porque qualquer um de nós, pilotos fôssemos, provavelmente pensaria igual. Azar de quem está vendo pela TV.

De acordo com os organizadores, o público no fim de semana em Baku foi de 85 mil almas, que se acomodaram confortavelmente nas tribunas temporárias montadas no centro histórico da cidade. Não é muita coisa, não. Dizem que a população local não curte muito a corrida, porque ela bagunça demais o trânsito. Talvez por isso a F-1 tenha chamado a atenção para outro dado relevante: cidadãos de 74 países diferentes registraram-se como compradores dos ingressos para a prova.

Até agora, em quatro etapas, 16 dos 20 pilotos que começaram o Mundial já marcaram pontos. Estão zerados apenas Giovinazzi, da Alfa Romeo, Grosjean, da Haas, e a dupla da Williams — Russell e Kubica. Duas equipes médias se destacaram em Baku colocando seus dois pilotos na zona de pontos. Sendo assim…

baku195
McLaren: pontos preciosos

GOSTAMOSDa <<< McLaren e da Racing Point, que se viraram bem e terminaram o fim de semana com suas duplas entre os dez primeiros. No time laranja-queiroz, Sainz Jr. foi o sétimo e Norris, o oitavo. Na equipe rosa-damares, Pérez ficou em sexto e Stroll, em nono. Como se esperava, o pelotão intermediário será bem disputado neste ano. Depois do atual trio de ferro na classificação — Mercedes, Ferrari e Red Bull –, a pontuação é muito próxima: McLaren com 18, Racing Point com 17, Alfa Romeo com 13 e Renault com 12. A Haas começou bem, mas despencou e não pontua faz três corridas. A Toro Rosso tem colhido apenas parcas migalhas. A Williams não existe.

baku197 (2)
Toto: a gente tá de olho!

NÃO GOSTAMOSDa cara de Baku de Toto Wolff >>> assim que Bottas recebeu a quadriculada em primeiro, todo felizão, cheio dos elogios para a equipe e tal. O chefe só abriu um sorriso, desconfio, quando percebeu que as câmeras nele estavam. Não estou inventando. Vejam o vídeo, a partir de 5min26s. TÁ TORCENDO PRO HAMILTON, É? PENSA QUE ENGANA QUEM? Mas de uma coisa não podemos reclamar: a Mercedes liberou seus pilotos para resolverem as coisas na pista. Como são muito civilizados, nada aconteceu até agora que possa depor contra a moral e os bons costumes. A largada foi um pouco tensa. Mas Bottas e Hamilton trataram de não arrumar pra cabeça.

Comentários

  • Estou em dúvida! Não sei qual apelido escolher para o Sorrisão: Canguru Terceirizado (nunca passou de terceiro nos Mundiais) ou Ricciardo Marcha-Ré (não preciso explicar).

    Aceito sugestões.

  • McLaren e Racing Point vão conseguindo os seus pontinhos, enquanto a Williams vai batendo novos recordes no seu vexame, e a possibilidade da Williams ficar zerada é grande esse ano.
    Toto Wolff já está viciado em apertar o botão do comunicador quando o Bottas está na frente do Hamilton, ele deve ter passado mal ao não efetuar a ordem.

  • Público baixo nesses lugares onde a F1 nem deveria estar se explica por si só (e lá vem Vietnã, vamos ver se dura mais que Índia, Coreia do Sul…), embora tenha alguns casos de GPs tradicionais difíceis de entender o pouco sucesso, como os recentes GPs da Alemanha.

    • Concordo sobre as corridas na Alemanha! O Circuito de Hockenheim jamais deveria ser mudado. Era um circuito pouco perigoso. Melhor que Monza e só não melhor que Spa. Mas veio o destruidor de circuitos do Tilke acabar com aquela pista maravilhosa e colocar no lugar esse coisa sem sal e sem açúcar de hoje em dia que mais parece um kartódromo. O Bernie já saiu da F1 e esse Alemão de merda já devia ter saído há muito tempo também. Ele quer deixar o medíocre rastro dele em TODAS as pistas. E Hockenheim devia voltar a ser o que era até 2001(Só acho que devia alterar a chicane do Senna e deixar do jeito que era até 93).

  • Gostei da corrida, nota 7,5. E gostei do resumo, usando o humor com a política. Faz falta a comédia de anos anteriores com os apelidos dos pilotos e coisa e tal, mas neste tempos bicudos tá muito difícil ter ânimo pra fazer rir.

    • Não é o desenho do capacete que está levando o Canguru Terceirizado para a rabeira. É a torcida do Sennafredo.
      Basta essa “viúva” escolher um ´piloto pra torcer, que ele vai pro saco:

      Torceu por Senna. Acabou partindo antes de cumprir sua Lenda Pessoal.
      Depois torceu por Alonso. O espanhol foi espancado por Vettel.
      Torceu por Kvyat. O russo foi despedido e agora voltou à Toro.
      Torceu pelo Ricciardo. O cara não passou de terceiro nos Mundiais.
      Torce, atualmente, por Hamilton. E o mesmo já está levando um “calor” do Bottas.

      A “viúva” é pé gelado que dói!

      • Deixa de besteira Bobo Pinto……vc realmente não consegue postar algo sem parodiar com essas piadinhas tão infantis e sem graça????

        PS. pergunta se o Hamilton não vem ganhando tudo À 5 anos. Vc bem sabe que tbm torço pro cara desde 2014. “TORCER NÃO QUER DIZER QUE ADMIRO”

      • Deixa de falar bobagem, xará! Você passou a torcer pro Hamilton a partir deste ano, devido ao Alonsito, o teu último amor, cansado de levar pau, ter abandonado a F-1 no ano passado.

      • É que durante 2010 a 2013, não dava pra torcer pro Hamilton pois ele não chegava nunca perto da RBR mágica do Newey, então tinha que ser o Alonso gente!

      • Não blefa Malafredo: Tu torcia pra Dom Alonso desde 2005. E já sei muito bem a partir de qual corrida tu passou a torcer por ele. Tu passou a torcer pra Dom Alonso a partir de um GP que começa com San e termina com Marino. Acertei? OBS: Ele vai aparecer negando mas eu tenho CERTEZA que virou Alonsete depois de San Marino 2005.

      • Passei a respeitar Alonso, como um dos grandes em 2006 lá pela metade da temporada, pois confirmava lutar com uma Mclaren muito mais rápida, mas com problemas de confiabilidade, e com uma Ferrari toda ,poderosa, que nunca quebrava, do schukrute. Aliás, os 2 campeonatos dele foram ganhos no braço contra as citadas. Claro que vcs jamais teriam essa visão, sendo umas schukruzetes recalcadas, hehe!

      • Segafredo, não digas besteiras meu caro. Considerar a McLaren mais rápida que a Renault em 2005 até vai. Mas em 2006? Cara, se a McLaren fosse mais rápida que a Renault em 2006, NUNCA que Kimi Raikkonen teria passado todo aquele ano sem vencer uma única corrida e NUNCA que ficaria o Campeonato atrás do meia boca Fisichella e do Felipe Massinha. E os Alonsistas adoram encher a boca pra dizer que o Espanhol foi Campeão em 2006 com carro inferior. De fato a Ferrari era melhor que a Renault no final do Campeonato. Mas e até o GP do Canadá quem era o melhor carro? A Renault oras! E foi graças ao período até a corrida Canadense quando tinha o melhor carro, que Alonsito conseguiu ser Campeão em 2006 contra Schumacher.

      • E uma pena que você tenha virado Alonsete só na metade de 2006. Tenho certeza que pelo menos metade dos Alonsetes viraram Alonsetes depois de San Marino 2005.

  • Sobre o público, durante a transmissão notei que os prédios em volta da pista estavam vazios, com poucas pessoas nas janelas e sacadas, e imaginei que os locais não se interessavam pela corrida mesmo.

  • Vencer o Hamilton é tarefa ingrata. Em 2016 o Rosberg iniciou o ano de forma espetacular, e na Espanha ainda contou com um erro (raro erro) do Hamilton na batida entre os dois. A batida marcou a virada do Hamilton que venceu a partir dali 6 das 7 corridas, virando a pontuação. As coisas passaram a ficar equilibradas, e penderam para Rosberg com o único abandono da Mercedes naquele ano – Hamilton na Malásia.

    O Bottas tem que ser perfeito o ano inteiro e ainda contar com a sorte. Acho quase impossível.

  • Aposto que em Baku Hamilton (e a Mercedes) aproveitaram para pagar as dívidas com o Bottas. “Deixa ele ganhar uma”. Basta ver a postura após a largada.

    A partir de Barcelona Lewis vai entrar no modo ataque. E, considerando que Bottas está muito afinado e muito a fim de continuar ganhando e levar o campeonato, podemos rever a guerra com o Rosberg. Ou o Bottas abaixa a guarda ou o circo vai arder.

  • Assunto principal do GP foi a Mercedes fazendo história com quatro dobradinhas seguidas.
    Mas teve muitos outros, bem mais relevantes do que a ré de Ricciardo.
    Os prateados lutando pela vitória nas últimas cinco voltas, batendo a volta mais rápida, primeiro com Hamilton depois com Bottas.
    Leclerc colocando pneus novos e macios para tirar o ponto extra do finlandês.
    Verstappen pilotando o fino.
    Baku foi até agora a melhor corrida do ano.
    Enfim o deslize de Ricciardo, representado de forma hilária na charge.

  • O Toto eh o empresário do Bottas. Não há razão pra ele ser contrário ao sucesso do rapaz. Alem disso o finlandês na frente fortalece que a Mercedes (equipe) eh o grande diferencial pro sucesso e não individualmente um de seus pilotos. Creio q a zebra eh ele saber que a situação vai sair de seu controle se a disputa seguir como está.

  • Se o Hamilton não queres sofrer os mesmos questionamentos que Schumacher sofreu, que jogue limpo contra Bottas e não compactue com jogo de equipe a favor dele. Já ficou de mimimi depois da corrida. Toda vez que não vence faz isso. Ele parece pensar que só ele pode vencer e que ninguém pode contra ele. Tem um puta complexo de imbatível o Inglês. Vejo hoje Mercedes vs o resto como era em 2001 Ferrari vs resto. Em 2001 a Ferrari não era era super disparado o melhor carro(como foi em 02 e 04 e como a Mercedes foi entre 14 e 16) mas estava claramente um degrau acima do resto. Assim como é a Mercedes atualmente. E sendo assim, que o Bottas continue no ritmo que está até o fim e deixe Toto de cabelo em pé e não dê moleza a Lewis. Ainda acho Lewis o grande favorito. Ele é melhor que Bottas. Mas Bottas mantendo esse ritmo pode disputar o Campeonato até o fim. E se isso acontecer, não tenho dúvidas que Lewis terá seu rival mais frio até hoje. Te cuida 44!

    • A Ferrari sempre foi superior entre 2000-2004. No período, nenhum equipamento mostrava-se capaz de competir de igual com ela……..portanto é o seguinte: “O sarrafo do Schumacher sempre esteve muito baixo para que seja honrado como grande da F1, principalmente quando comparamos a altura do sarrafo de pilotos como Prost, Senna, Lauda e Piquet!

      • Blá Blá Blá Blá Blá… Ferrari e McLaren em 2000 tinham praticamente o mesmo nível. Em 2001 Ferrari era melhor. Mas mais ou menos no mesmo nível da Mercedes hoje em relação ao resto. Sendo que se atualmente a Ferrari pode surpreender, em 2001 McLaren e Williams poderiam surpreender. Em 2002 sim Ferrari era a melhor e ninguém podia com ela. Em 2003 não tinha de fato o melhor carro, mas o Williams tinha o melhor motor. 2004 mesma coisa de 2002. Após ver os fatos, tu pode soltar as abobrinhas que quiser que essa é minha opinião, não vou mudar e não será você que irá mudar. Ponto!

      • Seu frustrado dizer que Senna era melhor que Schumi até vai? Mas Prost? Que muito raramente errava, mas SEMPRE errava na chuva? Tu tá de sacanagem né ô frustrado? Como um piloto que corre muito bem no seco e na chuva pode ser pior que um piloto que corre muito bem no seco mas é péssimo na chuva? Putz…

      • E seu querido Espanhol apesar de ter sido um Piloto foda, francamente que cara superestimado! Só conseguiu ganhar em 2006 porque teve o melhor carro até o Canadá e porque Schumi tava correndo do mesmo jeito que correu nos anos sem concorrência. A se o Schumi tivesse em todo o Campeonato o desempenho da China e do Brasil… Seu Alonsito teria que se contentar com um único Campeonato. Pois o Schumacher da corrida da China e da corrida do Brasil não era o Schumacher do século 21, era o Schumacher do século 20! Tanto que comparando Hamilton e Schumi, eu acho Hamilton melhor que o Schumi do século 21. Mas acho o Schumi do século 20 melhor que o Inglês. O Michael Schumacher do século 20 só não foi melhor que Senna.

      • Esperneia à vontade Schukruzete doida, hehe……..a verdade é clara e transparente…….O sarrafo do schukrute sempre foi muito baixo!!

      • Não cara! A sua frustração que sempre foi muito grande por ter visto o “schukrute” ser o recordista da F1. Você diz que o “schukrute”, sempre venceu com o “melhor carro”, mas no fundo você sabe que o “schukrute” não tinha o melhor carro em 95 e deve ter se esperneado naquele ano. Deve ter esperneado também com o massacre que o “schukrute” estava impondo no Campeonato de 2004 e deve ter comemorado como se comemora um título de um time, os medíocres resultados do “schukrute” nas corridas de China e Brasil. Pois frustrado é assim! Se não tá feliz com o que é seu, prefere ser feliz vendo o insucesso daquele que o frustrado sente despeito e raiva. Pois foi assim que por anos tu assistiu F1. Não pôde comemorar mais que 3 títulos do Ayrton e o que te restava era comemorar como um título de um time, as corridas em que Schumi ia mal. É isso! E passar bem Frustrafredo.

      • Desculpe meu caro, sua opinião é doentia. Meu ponto de vista sobre Senna e Schumacher é amplamente sustentado com muitas opiniões fora do Brasil, se assim preferir vamos deixar qqr outro brasileiro de fora ok, e está factuada nas mais diversas biografias já escritas sobre Ayrton, nos vídeos através do YouTube, e na maiorias das opinio~es dos mais especializados comentaristas esportivos da Europa e Japão. Volto a dizer, queira vc concordar ou não, o “sarrafo” do Schumacher quando comparado ao de Senna e tbm ao de pilotos como Prost, Lauda e Piquet, era MEDIOCRE.

        Sob sua afirmação de eu ser frustrado………”Sou casado, 46 anos e tenho 2 grandes alegrias na minha vida: a 1ª minha familia, e a 2ª ter acompanhado a carreira completa do Ayrton e ter a certeza que não houve, até o momento, piloto algum que chegasse perto de seu talento, tendo muito orgulho de ser seu torcedor e ainda mais por ser um piloto brasileiro.”

        Não tenho e nunca tive motivo algum de frustração por torcer e admirar o maior piloto de F1 de todos os tempos.

        Se vc acha que eu deveria ser frustrado só porque depois de Senna houve um piloto recordista de vitórias e títulos, vc realmente é muito raso, e raso continuará sendo pois não tem argumentos factuais e contextualizados para provar o contrário!

        Aceita que dói menos Schukruxete, e para de tentar adivinhar o que vai na cabeça dos outros, abraço…….é a ultima vez que respondo qqr um de seus comentários.

      • O que eu aceito e dou graças a Deus é que o Malafredo não irá me responder mais. Você não sabe o quão eu agradeço por isso.

      • A verdade eu escrevi aqui em cima, vcs não suportam toda adoração e reconhecimento que é despertado por Ayrton, aí se acham no direito de distorcer as coisas ou então tentar adivinhar o que se passa na cabeça dos outros, kkkk. Doentes mentais, recalcadas Schukruzetes, hehe.