MENU

quarta-feira, 26 de junho de 2019 - 12:02Gomes, Grande Prêmio

“GP ÀS 10”: MALUQUICE

78 comentários

  1. Adriano Reis disse:

    Em um mundo ideal, poderíamos ter até uma pista em Jacarepaguá, que poderia ser construída com uma fração desse investimento… uma pista temporária. Imaginei uma pista de 4500 m de extensão, com uma reta de cerca de um quilômetro, sem tocar em nenhuma das instalações esportivas e edifícios existentes, aproveitando o estacionamento grande no extremo oeste da área para uma parte sinuosa… bem… em um mundo ideal… nova pista em Deodoro, de jeito nenhum. E alguém pode explicar o empenho dos líderes das três esferas do Executivo nesse negócio que não cheira bem?

  2. CRSJ disse:

    Só pra ter uma ideia do absurdo o Rio já estaria em curto prazo pra ter uma pista construída pra F-1 em 2021 sem nada estar decidido.

  3. pedro araujo disse:

    mas gomes e pessoal

    vcs leram lá ra matéria de folha que um leitor linkou, sobre o cara que ganhou a “licitação”?

    sede em paraiso fiscal, grande devedor do estado/receita/justiça, grande doador de campanha eleitoral…

    sei nao, mas esse empreendimento está com certa cara de viabilidade

    estou usando 50% de ironia, mas 50% de preocupação.

  4. pedro araujo disse:

    mas gomes e pessoal

    vcs leram la a materia de folha que um leitor linkou, sobre o cara que ganhou a “licitação”?

    sede em paraiso fiscal, grande devedor do estado/receita/justiça, grande doador de campanha eleitoral…

    sei nao, mas esse empreendimento está com certa cara de viabilidade

    estou usando 50% de ironia, mas 50% de preocupação.

  5. Coyote disse:

    A terra é plana sim e com bordas com catupiry, igual a uma pizza. Simples assim. Uma viagem à borda da terra é uma tentação só para comer um naco daquela coisa maravilhosa.
    Não. Não estou ficando doido. Estão me tornando doido.
    Abs.

  6. Thiago Azevedo disse:

    O que esse sujeito está querendo fazer é de alguma forma demonstrar que o meio ambiente é o responsável pelo subdesenvolvimento do Brasil. Vai usar isso para flexibilizar mais as leis ambientais. Vide ele bater boca com a Angela Merkel.
    Bingo! Ele sabe que não vai sair.
    É eleitores… que merda que vocês fizeram nesse país…

    E Nurburgring ainda é um local que uma galera dá um rolê. Imagino que paguem alguma taxa para andar. Não se vê isso no Brasil de jeito nenhum…

  7. Robertom disse:

    Não é questão de torcer para dar errado, mas se realmente o futuro autódromo vai ser construído pela iniciativa privada como prometido, e a participação do poder público será unicamente a cessão do terreno de Deodoro, a conta não fecha.
    Que investidor tem quase um Bilhão de Reais para a construção do autódromo, num lugar longe do centro, da zona sul, das praias e cercado de favelas perigosas.
    E principalmente como vai conseguir o retorno (Lucro) para um investimento tão vultuoso.
    Na prática o autódromo só será construído se for bancado pelo estado (Gov. Federal, ou Estadual ou Prefeitura), diretamente ou através de Juros Subsidiados no estilo BNDES-JBS, em ambos casos o dinheiro sai do bolso do povo.
    E os mesmos caras (ou quase os mesmos) que encheram os bolsos com a destruição de Jacarepaguá e a construção do Centro Olímpico (que hoje quase não é utilizado e está em péssimo estado) vão encher os bolsos de novo.
    Isso num estado em verdadeiro colapso financeiro, além do calamidade em todos os serviços públicos…

  8. Jonny'O disse:

    E na verdade Interlagos é uma das ultimas e verdadeira pista de corrida sem as “patas” do Tike.
    Seria muito ruim tirar a pista.

  9. Kuka Lienert disse:

    … eu tenho certeza que há 99% de chance de não existir autódromo no RJ nos próximos 5 anos!

  10. Brabham-5 disse:

    Interlagos fez uma grande obra de modernização á pedido da GIA e da Formula 1.
    Justo agora vão deixar de lado Interlagos? Isso que o governo e a prefeitura tem de jogar na mesa do Presidente da República e da FIA.
    Maracanã largado, quase sempre vazio. Já é pouco utilizado até para o futebol.
    E as obras e ginásios/arenas esportivas construídas para as Olimpíadas? Abandonadas, ás moscas, sem uso.
    Novo autódromo no RJ/RJ pra quê? Vai viver ás moscas também.
    O próprio cidadão do RJ deveria protestar contra mais esse absurdo. Não tem estado da federação mais no BURACO – não só financeiro, mas em todos os sentidos – do que o RJ e sua capital.
    Deveriam pensar em dezenas de outras prioridades primeiro.
    Fazer um autódromo no RJ é como fazer uma arena para Copa do Mundo em Manaus.
    Simples assim.
    Corrida de F1 no RJ e igual o Rock In Rio no RJ: Carioca é no máximo 10% do publico. O restante (e imensa maioria do público) é paulista, gaúcho, mineiro e gringo.

    • Brabham-5 disse:

      Correção: “Interlagos fez uma grande obra de modernização á pedido da FIA e da Formula 1.”

    • Amaral disse:

      Engraçado é que quando o pastor prefeito diz que quer cortar verba pública pro carnaval, a maioria protesta.
      Pela analogia, 90% do público do carnaval deve ser gringo ou turista também.
      Tá, o pastor odeia carnaval. Mas realmente temos coisas mais urgentes pra gastar dinheiro.
      O problema é que uma das poucas coisas que ainda atraem turista pra outrora cidade maravilhosa é o Carnaval. E capar o carnaval é dispensar turista.
      Mas dá pra remediar ainda. Primeiro é acabar com essa ideia louca do “otódro”. Não rola. Pelo menos não lá e do jeito que querem que seja.
      Pega um projeto viável de um circuito de rua, fecha uma parceria e briga pra trazer a F-E pro RJ.
      Dá um raio de uma isenção qualquer pra uma grande empresa e faz ela bancar o carnaval e o reveillon do RJ.
      E faria um projeto sério e bem pensado para eventos esportivos diversos, pra transformar o “largado olímpico” em realmente um legado olímpico.
      Depois disso tudo funcionando, carnaval e reveillon bombando com menos grana pública, o Rio de novo no circuito esportivo, as arenas sendo usadas, aí a gente sentaria pra começar a pensar em “otódro”, não priorizando a F-1, mas pensando numa Moto GP, na Indy, categorias de turismo… Tem tanta categoria boa e só se pensa na F-1?
      Mas o pastor não deve gostar de esporte também. Será que o juiz e o ex-deputado gostam?

      • Alfredo disse:

        Você se dá conta do que escreveu? Sei, você vai me dizer que é pragmático e realista.
        Bro, carnaval TEM que ser bancado, porque é quem sabe a ÚNICA data no ano que algumas pessoas tem algum motivo pra se divertir. Fazer carnaval pra atrair turistas já é uma aberração. O carnaval não deve existir pra atrair ninguém, é uma festa popular em que todos podem participar.
        Carnaval é o jantar na marina do pobre, é a ópera do menos favorecido, é o night club do favelado.
        Essa ideia de fazer festa pra atrair turista, porque isso gera grana, pros caras que não precisam de grana é uma coisa bizarra que enfiaram na cabeça do povo que é normal.
        Turismo em carnaval deve e deveria ser a consequência, não o motivo. Quem faz gracinha pra agradar o público é macaco enjaulado ou palhaço.

  11. Walter disse:

    O bom é que o Rio continua lindo e quase sem problemas urgentes para resolver.

  12. S disse:

    A única coisa boa é o nome do autódromo, uma homenagem ao nosso Senna, mto melhor piloto que o Schumacher e que o Piquet…

  13. Mauricio Rocha disse:

    Como dizia minha vó……deixa ele falar, entra por um ouvido e sai pelo outro.

    Em tempo: O dentucinho é feio mas é simpático.

  14. Estevão disse:

    Eu tb acho loucura toda essa história e pensando como alguém que sabe que as coisas não são simples, diria facilmente que não sai. Mas também não acharia estranho se sair aos trancos e barrancos, com governo injetando dinheiro pra salvar o projeto, passando por cima de licenças ambientais, já que o governo parece ter gente alinhada a sua ideologia em todos os setores, e entregando um autódromo mal acabado mas que funcione. Uma coisa é certa. Se sair, vai virar elefante branco e mais um monumento a imbecilidade política brasileira. Flavio, você não acha que existe a possibilidade disso sair a fórceps? Abraços!

  15. Sergio Luis dos Santos disse:

    Para mim o segredo deste enredo está nos lucros com as obras que serão necessárias para a infraestrutura, igualzinho ao que vimos nos jogos Panamericanos, jogos Olímpicos e Copa do Mundo de futebol masculino… Sem contar a valorização da área que é de enorme interesse para certa camada de “empresários” da construção civil e fornecedores de serviços…
    Fico pensando em dois cenários. 1 – O Dória não renova e diz se virem para fazer no Rio ou 2 – São Paulo renova por mais x anos e vamos ver se o projeto continua… Lendo a apresentação do projeto, sério mesmo que os fabricantes de automóveis, que em sua maioria possuem pistas próprias e os produtores de derivados de petróleo com seus laboratórios iam gastar dinheiro para virem até uma pista no RJ e realizar testes? Bem, ontem ele disse no Japão que o Brasil tem muito a ensinar à Alemanha no campo da produção de energia… deve ser mais um factoide made in olavo, à conferir…

  16. Luiz Jose Martins Servantes disse:

    Liberty Media quer corrida no RJ porque SP paga taxa reduzida, apareceu um louco (Rio Motorsports) falando que vai fazer a pista e pagar as taxas cheias pra Liberty Media em novo contrato, o tal do Chase Carrey tem que ouvir mesmo, ta no papel dele, mas logo logo ele se liga que daí não sai nada. E ele vai precisar convencer o Bruno Covas e o Dória a pagarem mais na renovação.

  17. Paulo José disse:

    A Copa e as Olimpiadas mostrou que no Brasil tudo é possível, infelizmente nem sempre para o melhor. Espero que o Grande Premio consiga apurar o verdadeiro interesse nesta construção maluca. Não me surpreenderia se realmente conseguissem construir o Autodromo. Ainda mais com tantos “interessados” nesta mudança. Mesmo com o problema ambiental do terreno, não dúvidaria que os interessados consigam as lincenças. Do jeito que o Brasil está… Sem contar que seria somente investimento privado. E tem gente que acredita.

  18. guest disse:

    10 anos atrás era outro tipo de gente que comentava neste blog… independentemente da notória posição política do FG, não vejo o porquê desses ataques a ele num tema eminentemente técnico (o autódromo e a realização de prova da F1 no Brasil).

  19. Breno Guhtz disse:

    Está muito claro. Tudo se resume a disputa presidencial. Bozo x Drogia.
    Autódromo e F1 são o que menos importa nesta treta.

  20. Gabriel P. disse:

    Flávio
    A coisa mais doida na atualidade é termos que defender o óbvio.
    Na verdade esse maluco fala qualquer coisa para gerar alguma noticia ( tipo: tomada de 3 pinos, acabar horário de verão, armar a população, cadeirinha de criança no carro, tirar os radares das estradas e por aí vai, na falta de mais imaginação, inventa essa da F1)
    Agora, existe um fato é que essa gente é bandida e bandido faz qualquer coisa para ganhar uma grana e se essa grana vier dos cofres públicos que “não tem dono” melhor ainda. Oferecem uma grana boa para o Liberty, roubam a outra parte e com o que restar fazem algo parecido com um autódromo.
    Voce pode até alegar que a justiça não iria permitir, órgãos governamentais também não, mas essa gente é bandida e no Brasil atual, bandido tudo pode (ainda mais se tiver o apoio da direita, do MP e de alguns militares).
    obs. Ainda tem mais essa, que empresa que venceu licitação é de criminoso que deve a união (e se bobear é amigo dos “filhinhos”)
    https://www1.folha.uol.com.br/esporte/2019/06/empresario-da-f-1-no-rio-presidiu-grupo-que-deve-r-24-mi-a-uniao.shtml

  21. Ricardo Bigliazzi disse:

    Cheiro de Liberty nesse negocio.

    Só começo a pensar em GP no Rio no dia em que o Autodromo (de primeiro mundo) for inaugurado.

    De resto é pura falação, como um leitor do blog já disse. Enquanto a Liberty cozinha o galo em SP, fica tricotando para colocar a prova no RJ (que é umas 700 vezes mais bonito que São Paulo, encaixando mais nos modismos de “chiquetismos” da F-1 do que o austero e amputado autodromo paulista (cadeira elétrica para os idiotas que amputaram Interlagos)).

    Segue o jogo.

  22. Badoer disse:

    Grande político, grande admistrador. Um dos maiores problemas do nosso país, levar a F1 para o Rio…
    Meus parabéns em quem votou nele!

  23. kalil01 disse:

    sugestão para pautas de gpàs10:
    1 – sobre personagens de desenhos e animações sobre corridas de automóveis
    2 – sobre seus veículos
    3 – suas referências infanto-juvenis de velocidade, automóveis etc
    4 – história da lada

    • Amaral disse:

      Não é o melhor… Ainda.
      Mas é um dos melhores, com certeza.
      Se ficar mais cinco anos ganhando e passando todo mundo no rolo compressor, bate todos os recordes do Schumacher. E ainda bate o recorde do Rubinho de número de corridas.

  24. Rodrigo Aires disse:

    O próximo anúncio é as Olimpíadas de Inverno. Está 99% certo, só falta contratar a neve…

  25. Comentarista Crítico disse:

    Não gosto da idéia da F1 do Rio, principalmente no bairro do Rio que o autódromo vai ficar. Não gosto de jeito nenhum. O Rio vive em guerras de facção. A região do autódromo fica entre favelas de facções rivais. Sendo bem ao lado de uma das favelas mais perigosas que existe, que é o Chapadão. Nós tempos de Jacarepaguá, até tinha a Cidade de Deus quase em frente ao autódromo, mas aí quando você olhava mais ao Sul via a Barra da Tijuca que é um bairro decente, apresentável e um dos menos inseguros bairros cariocas. Já esse autódromo apesar de ficar entre favelas com facções rivais, até tem uma grande área militar próxima, mas fica bem no meio do lado podre do Rio de Janeiro. Bairros feios e com alto histórico de assaltos. Quem é que tem coragem de colaborar com essa bomba relógio? O Wilson Witzel já é um doido e o Bolsonaro enlouqueceu de vez também. Se já tinha assaltos em Interlagos, se preparem pra ver esses assaltos no mínimo dobrarem quando for pro Rio.

  26. Jorge Okamoto disse:

    FG, será que o presidente não está confundindo autódromo com autorama?

  27. Alexandre Neves disse:

    O Di Grassi se manifestou a favor de uma prova da F-e no Rio. Aí sim imagino que precise da atuação da prefeitura, dado que a categoria corre em circuitos de rua. Talvez exceção ao México, se não me engano.
    De todo modo, essa trapalhada toda serviu para me lembrar do tema (F-e no Brasil). São Paulo quase teve uma prova e deu água. Agora, uma prova no Rio, meu irrrrmão!!! No Aterro do Flamengo como o próprio Di Grassi acho que desenhou, não sei se a pista seria boa, mas que o e-Prix seria O mais charmoso, aaahhhh isso seria!
    E para a torcida que só vai onde tem brazuca ganhando algo, pensa numa categoria!!!
    Alguma chance Flávio?

  28. Murilo disse:

    É bizarra a falta de capacidade que alguns tem de perceber uma notícia falsa… Já se falou aqui que um autódromo não se constrói em 6 meses, que o terreno em Deodoro é uma péssima escolha, que existem questões ambienais, que nenhuma empresa investiria 1 Bilhão ali sem incentivo público, que Interlagos não dá prejuízo…

    Aí tem a PORRA de um vídeo onde o presidente MENTE descaradamente falando em 99% de chances e é DESMENTIDO em seguida pelo CEO da Liberty, e a PORRA dos dementes vem aqui comentar que “acreditam no presidente”.

    Vão à merda vocês que votaram nesse doido. Há, e alguém explica esses 39kg aí.

  29. Adolfo disse:

    O pior disso tudo é que se o projeto vingar, não será com dinheiro privado. Vão achar uma brecha para injetar dinheiro público… Lá vamos nós cair no golpe da Copa de novo…

  30. Luciano disse:

    Só acho que o Poder Público NÃO deve gastar nenhum tostão com um evento esportivo, seja em São Paulo, que já tem um autódromo, seja no Rio de Janeiro, que sequer tem, pois o Estado, em sentido amplo, deve preocupar-se com o que o brasileiro precisa: educação, saúde, segurança pública e infraestrutura.
    Inclusive acho que São Paulo deveria não renovar o contrato com a F1, que gera um gasto desnecessário, e ao fim desfazer-se do autódromo de Interlagos, e que se tal evento esportivo vier ainda a ser realizado que seja integralmente financiado pela iniciativa privada.
    Atualmente o País não precisa gastar com um evento esportivo e sim dedicar-se às necessidades mais prementes.

  31. cesar disse:

    Flávio, eu tenho uma solução para a corrida no Rio. Como você já disse anteriormente que o terreno de Deodoro é um campo minado, é só colocar os milicianos para fazer a limpeza. Com isso o terreno fica seguro para se fazer qualquer obra de infraestrutura e os cariocas se livram da milícia.

  32. Frank disse:

    Finalmente um GP as 10 sem os filtros usados para disfarçar a cara do Flavio, hoje conhecemos a real cara dele. Antes eram todos com FX .

  33. Pedro Moral disse:

    Aê, Escriba! Batendo palma pra louco dançar?

  34. Custodio disse:

    Flavio Gomes, tudo bom?

    Caso o Autódromo de Deodoro fiquei pronto no governo Bolsonaro e te chamem para ser o convidado de honra representando o Grande Premio… aceitaria o convite?

  35. Fabio disse:

    Taí a mãe de todos os factóides. O que impressiona é a normalidade com que muitos aceitam isso bovinamente, sem questionar nada. Quem, em sã consciência e um momento de crise como esse, vai aparecer agitando 1 bilhão de forma gratuita, com perspectiva de retorno em trocentas décadas? Desde quando a iniciativa privada joga dinheiro fora? Enfim, esse tipo de discussão é surreal, bem como o momento que vivemos.

  36. Alex disse:

    Está claro para quem quer entender. A F1 vai para o Rio e quer ir para o Rio se o autódromo ficar pronto. Se não ficar, permanece em SP.

    É muito simples. Eles querem um autódromo novo do jeito deles.

    Interlagos é dos últimos ultrapassados.

    Então, eu me convenço que Bolsonaro fala a verdade, mas a Liberty quer deixar SP amarrado e com esperanças.

  37. Flavio padilha disse:

    Flavinho Gomes!!! Seu curriculum, à esquerda da página, lhe dá credibilidade para uma postagem tão incisiva quanto a este projeto megalomaníaco de Deodoro…Já vivemos o caos da copa, das olimpíadas e mais essa? Tem coisa errado com a banca…Sabemos todos que Interlagos vai virar um grande empreendimento imobiliário, que Meirelles é o homem que manda junto ao governo europeu… Estamos numa situação em que a cidade do Rio de Janeiro, fecha clínicas, corta verbas, apoia a milícia e nada da imprensa questionar fatos e fotos…Em suma : estamos fodidos com esse governo!! Matéria para Fox Nitro, que se preocupa com punições e esquece em que país vivemos. Um grande abraço…

    • Ricardo Bigliazzi disse:

      Não consegui ler os posts da Copa e das Olimpiadas…

      Estadios por mais de R$1.000.000.000,00 de reais… quantos “Deodoros” não dariam para ter sido construidos… e rapidamente pois em dois anos e meio (com orçamentos emergenciais) tudo ficou pronto… e com mármore e tudo o mais.

      Esse Pais esta repleto de ladrões e incompetentes.

  38. Antonio disse:

    Torço pela volta da Formula 1 no rio e peça
    Formula Indy e Formula E em São Paulo
    Acho que o Brasil ganharia e Sampa não perderia,
    O fato é que os governos anteriores destruíram o autódromo de Jacarepagua e o Rio merece todo o carinho e empenho dos governos atuais.

  39. Edison disse:

    O presidente não sabe o que fazer e fica procrastinando com essas “bombinhas”. Um dos seus filhos pode ser candidato a prefeitura, por exemplo, será?

  40. Guilherme Beraldo disse:

    Análise clara e cristalina, como disse Mano Brown, o que nos mata é a cegueira, e há tempo, o presidente não tem com o que mais se preocupar?????

  41. marcio rezende disse:

    Este presidente do nosso país é um falastrão mesmo…
    Não existe nenhuma razão lícita para apoiar descaradamente esta sandice. O presidente poderia reivindicar manutenção do GP Brasil. E só!
    O local de sua realização seria o que melhor atendesse os interesses de todas as partes.
    É uma sandice nos dias atuais, em qualquer país do mundo a construção de um autódromo para a Fórmula 1 e o presidente do Brasil, acolitado pelo governador do estado e o prefeito da cidade do Rio de Janeiro tomarem frente desta ação, nem projeto é porque nada existe.

  42. Marco Seixas disse:

    FG, vc nao ta fazendo bom jornalismo. Sua avaliacao esta se baseando no que eh logico, na sua experiencia e tb um pouco nos seus preconceitos sobre esse grande topico. Mas isso nao eh jornalismo. Vc nao ta investigando. Te sugiro procurar saber sobre o interesse da PMI nesse negocio. Tem algum amigo na Souza Cruz/BAT? Eles tao preocupados. E tem mais: tenta falar com alguem q vc conheça na Halliburton. Sim, o Brasil anda mal das pernas mas tem gente graúda doida pra tomar o espaço deixado pelas empreeiteiras falidas dps da bonança da Era Lula.

  43. Julio disse:

    Concordo em tudo exceto quando diz que o poder publico não deveria se meter em negocios privados, penso que ele deve fomentar sim. Agora, não me venha dizer que você acredita que a terra é redonda, seu carreca dos infernos! Estamos parados, no centro do universo. Posso explanar mais a respeito se quiser.

    • Amaral disse:

      Ah, não.
      Já tinha visto de tudo aqui. Ufanista, pachequista, sennista, vettelista, alonsonista, hamiltonista, intolerante, retardado e babaca. Até astrólogo passou por aqui.
      Mas terraplanista? Terraplanista não. Tenho paciência com quase todo mundo. De extrema esquerda a extrema direita, dos sennistas aos piquetistas. Mas não tenho paciência com terraplanista.
      Sério que, em pleno século XXI, ainda há gente que acredita que vai ter autódromo no Rio, ainda mais em dois anos sendo feito a toque de caixa num terreno minado sabe-se-lá com que dinheiro, e que ainda por cima acredita que a terra é plana e paira no centro do universo… Tipo o que? Um prato de bolo com aquela tampa redonda, pra ninguém cair pelas beiradas?
      Precisa explanar não. Aqui é blog de automobilismo. Não de pseudociência.

  44. clodoaldo lelli disse:

    cara na boa sem qualquer demagogia acompanho f1 a muito tempo e claro já li muita coisa que você escreveu e escreve a respeito dela, e gosto muito, acredito que é um dos jornalista que mais conhece a f1 no Brasil dito isto, eu não votei neste paraquedista que caiu na presidencia da republica mas tambem não votei no hadad eu siplesmente não acredito que nossos politicos tenham alguma ideologia. tudo isso pra dizer que assim como não acredito nos portais chapa branca fico com o pé atrás com você por causa de sua posição politica não sei se é informação pura ou uma torcida pra que não seja verdade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *