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segunda-feira, 10 de junho de 2019 - 10:11Gomes, Grande Prêmio

“GP ÀS 10″: SACANAGEM

84 comentários

  1. CRSJ disse:

    Então o Vettel retomou a liderança perigosamente! Lá na sala de descanso dos pilotos estava com uma foto do ídolo local Gilles Villeneuve, hoje ele nem conseguiria ser um piloto de F-1 pelo seu histórico suicida que tinha na sua época.

  2. S disse:

    Vettel foi RIDÍCULO ao mudar as placas de 1 e 2. O que aquilo iria mudar no resultado da corrida? Comportamento de quem não sabe perder. Ora, foi injusto? Sim, muita gente (eu inclusive) achou que foi!!!! Mas engole e segue a vida! Tetracampeão do mundo, mais de 50 vitórias na carreira, para que se prestar a um papel desses?

    • Alfredinho disse:

      Se você foi injustiçado e sabe que sua apelação deu ou vai dar em nada, tem que externar sua revolta de algum modo e à vista de todos. Se não o fizer, os responsáveis pela injustiça se sentirão seguros e prontos para repetirem o nefando ato.

  3. Morian Linke disse:

    Essa volta do Vettel foi muito parecida com a decisão do título de 1994, em que o Schumacher jogou o carro para cima do Damon Hill e tirou o inglês da prova.

  4. Televino disse:

    Eu concordo com o comentário do Paschoal no último Fox Sports Radio: esse negócio de ficar revendo lance, de VAR pra tudo, tá acabando com o esporte! Seja no campo, seja na pista!

  5. vinicius disse:

    Farei uma pergunta que, tenho quase certeza, ninguem terá a resposta.
    mas se alguem souber, teríamos o veredicto mais assertivo:
    alguem sabe, em condicoes normal, qual a velocidade que eles estavam na saída daquela curva? outra pergunta: qual a velocidade estava Vettel naquela condicao apos escapar e voltar pra pista?
    pq pergunto isso: pq, se o carro estiver numa velocidade bem abaixo, do normal, como estava, entao a forca centrifuga nao agiria, ou seja, ele conseguiria trazer o carro pra dentro, sem fechar hamilton. Com isso, a punicao de Vettel se faz correto, pois ele “manobrou” o carro para fechar o LH, uma vez que o carro naquela velocidade, nao “esparrama”. Concordam?

    • Ze Ruela disse:

      Os comissários tem acesso total a telemetria dos carros. Mais de 400 parâmetros. Eh ridiculamente simples saber exatamente o que aconteceu. Está registrado em dados de posição, aceleração, velocidade, temperatura…..As imagens são somente um aspecto da análise. A Ferrari não vai recorrer porque não tem e nem terá argumentos. Se o fizer, vão expor VET, por sua sua reação de ‘novela do SBT’. Ainda assim não acho q a punição deveria ser imposta.

  6. Thiago Azevedo disse:

    Não foi sacanagem não, foi falta de noção.
    Os comissários são canadenses?
    A minha irmã fala que os canadenses são tão certinhos, tão educados, que os americanos tiram sarro.
    Devem ter achado a manobra do Vettel desleal por conta disso.

    Na realidade, a impressão que dá é que o comissário nunca pilotou.
    Entender que o Vettel não devesse ocupar o espaço corresponde a exigir que um piloto ponha o carro de lado (e deixe o oponente passar) sempre que errar uma marcha ou cometer qualquer erro.

  7. Tiago disse:

    E no final das contas o que houve com o Lando Noris!?

  8. Ricardo Bigliazzi disse:

    f-1 nutelinha

  9. Toni Righi disse:

    A regra é clara: bola na mão na área é penalty. Não importa a intenção. Se vc quer jogo então precisa acatar as normas da International Board.

  10. Alfredo Aguiar disse:

    I Love F1.

    Vettel injustiçado.

    Mas o assunto hoje é um só:

    LULALIVRE MOROPRESO.

  11. DonMarc disse:

    Tanto especialista comentando… Fico com a opinião dos pilotos profissionais pois estes sim, tem critérios mais concretos para julgar. Em sua grande maioria acharam a punição injusta. Para mim, caso encerrado.

  12. Andre disse:

    Chororô de quem não ganha mais nada há muito tempo. Cortou caminho com o erro e voltou jogando o carro pra impedir a passagem do Hamilton. Rumo ao hexa!!!

  13. Brabham-5 disse:

    Essa punição foi tão ridícula quanto aquela desclassificação que deram ao Senna por atravessar uma chicane num GP do Japão. Os comissários da FIA queriam que o cara desse marcha a ré e refizesse a chicane! Senna venceu a corrida e foi desclassificado.
    Vettel não saiu da pista para levar vantagem, foi um erro honesto e naquela velocidade, fora da pista, na grama, o piloto tem o carro sem controle, o carro desliza e é jogado de volta para a pista, no lado oposto, ou seja em direção ao muro, Vettel teve que corrigir a tempo para não dar de cara no muro e não ter a roda traseira batendo no muro no movimento de correção. Não teve tempo para pensar em simplesmente bloquear Hamilton. Foi uma reação para salvar o carro de uma colisão.
    É preciso ser muito sem noção para perceber que o carro não estava em câmera lenta e controlado pelo piloto quando estava passando pela grama e sendo jogado de volta para a pista. Frear ali de nada adiantaria. Tudo foi muito rápido. E preciso muita má vontade e muito desconhecimento para ver somente a má intenção do alemão no incidente.
    Ou seja,é preciso ser muito Hamiltete, muito “viúva” xenófoba com rancor de pilotos alemães…Se é que me entendem.

  14. Celio Ferreira dos Santos disse:

    !º – Vettel errou….2º Cortou caminho …3º Espalhou porque sabia que ia ser ultrapassado…4º Se fosse no tempo de Bernie a ferrari ganharia…5º o cara que errou
    não pode sair por cima , é assim a F1….

  15. Brabham-5 disse:

    O regulamento também diz é proibido tentar ultrapassar colocando os 4 pneus para fora da linha da pista. Vejam no video e nas fotos por onde Hamilton tentou ultrapassar Vettel. Se é para levar ao pé da letra o regulamento…
    Viúvas hipócritas.

    • Fernando disse:

      Hamilton saiu da pista e freou para evitar um acidente e não para ultrapassar Vettel, porque Vettel ocupou o traçado normal de corrida estando muito mais lento. Só não entendo o que as viúvas tem a ver com isso, e qual o envolvimento de Hamilton, pois ele afirmou que faria a mesma coisa que Vettel fez. Além disso Hamilton não esta disputando nada com Vettel este ano, enfim, a punição foi absurda mesmo, é isso que importa, infelizmente para nós e para a F1.

  16. Clodoaldo disse:

    Funhanharam o fim da corrida simples assim impediram de termos uma disputa após muito tempo, quem ia ganhar não sei aí cada um escolhe seu lado.
    Mas seria uma disputa por vitória alguém aí sabe a quanto tem que não vemos isso?

  17. Comentarista Crítico disse:

    Qual é Flávio Gomes, porque não salvou meu comentário? Não postei nada demais cara.

  18. Crego painceira disse:

    O Vettel paga e ainda vai pagar muito por aquele chilique que ele xingou a FIA e o Whiting no rádio. Na dúvida, punem ele

  19. emerson57 disse:

    Vettel errou e se jogou para cima da Mercedes para impedir a ultrapassagem. Ele já tinha o carro dominado no meio da pista mas fez questão de usar a pista toda e espremeu o Hamilton no muro para não permitir ultrapassagem. Se o Hamilton passasse ali Vettel precisaria de uma luneta!
    5 segundos foi barato!
    …pelo “menas” foi o que eu, torcedor da ferrari nesta corrida, vi sem o prestimoso auxílio da narração. (mute!)

  20. Eduardo Vergopolem disse:

    https://www.autosport.com/f1/news/143996/vettel-steering-inputs-key-to-fia-penalty-decision

    Pra mim punição justa. O lugar já era do Hamilton, ele já tava praticamente do lado do Vettel com muito mais velocidade.

  21. Carlos Viana disse:

    100% de acordo!! A punição foi justa. Regra é regra e ponto!

    • Marmelada-44 disse:

      Não pode isso, não pode aquilo, só pode mudar a direção uma vez ao ser atacado com asa aberta.
      Se o carro pipocar no treino e atrapalhar alguém, perde não sei quantas posições.
      Se emparelhar com outro carro no box, já tem punição.
      As regras esdrúxulas estão matando a F1.

      Nunca mais veremos disputas curva e curva, roda a roda.

      • Renato F1 disse:

        “Nunca mais veremos disputas curva a curva, roda a roda”. Então, você não assiste a Fórmula 1. Teve Hamilton e Rosberg (não me recordo em qual pista e em qual ano), teve Hamilton e Bottas no Azerbaijão neste ano (aí, para não dizer que só teve Mercedes) e teve Hamilton e Vettel no Bahrein neste ano (em que Vettel rodou sozinho). Estas que me lembrei de cabeça.

      • Marmelada-44 disse:

        Deixa de ser tendencioso, cara! A única vez que teve disputa pra valer entre as Mercedes, Hamilton e Rosberg bateram logo após a largada e abandonaram a corrida!

        Vai assistir futebol.

  22. Carlos Viana disse:

    100% de acordo!!

  23. Marcelo disse:

    1 – Os comissários deram um parecer técnico após analisarem os diversos vídeos e telemetrias que tinham a disposição. A decisão deles foi unânime. Até concordo que haja opinião diferente, mas dizer que o Vettel não sabia que Hamilton estaria ali e que ele não jogaria o carro para cima para não deixar passar, é ser muito ingênuo. O cara tem 4 títulos mundiais, ele sabe tudo de pista. Essa ingenuidade me lembra a do Galvão Bueno dizendo que o Senna não jogou o carro para cima do Prost. O Schumacher ganhou um campeonato jogando o carro para cima do Damon Hill (mas se o Damon Hill tivesse “sido evasivo” não teria acontecido nada).

    2 – Mudar as placas de lugar é coisa de menino tolo. Não deveria ter ido ao pódio, isso sim é atitude adulta. O cara é rico, não precisa mais de dinheiro, então não se sujeitaria ao ridículo. Tem contrato? Tem, Tem patrocinadores? Tem, mas acima de tudo tem que ter respeito consigo mesmo (como diz a propaganda, isso sim não tem preço). Lembro que uma vez o Senna teve que pedir desculpa para o Bernie Eclestone para que pudesse correr.

    3 – A Ferrari mostra que deliberadamente sacaneia com o Leclerc. Se ele tivesse parado para trocar pneus logo após o Vettel passaria do Hamilton, pois já se sabia que o Vettel, que já tinha trocado pneus, estava andando mais rápido. O problema é que ele poderia chegar no Vettel. É interessante ver que fazem com o Leclerc o mesmo que faziam com o Haikkonen, que chamam de “Estratégia Diferente” mais é a forma de tirar o cara de perto do Vettel.

  24. Fernando Mendes disse:

    Punição exagerada

    Porém uma coisa q me veio à cabeça é que não estaríamos discutindo isso se o Vettel fizesse seu trabalho sem vacilar.

    Pra um piloto do nível dele, o número de erros nos últimos tempos tem sido muito grande

  25. Fernando disse:

    Pensando no imediatismo, estas polemicas sejam boas pra F1. Entratanto apenas disputas apertadas pela vitoria seja algo sustentável pra manter o publico a medio prazo. Gosto de F1, nao vi esta corrida e nao verei a proxima. Mais divertido é apenas acompanhar o blog e comentarios.

  26. murilo disse:

    O campeonato chatíssimo e a Fia manda essa. Pelo amor de Deus. Não é por menos que as TVs abertas do Brasil estão transmitindo a NBA.

    A Fia deveria é LIBERAR o corte de chicane 1 ou 2 vezes por piloto.

  27. Comentarista Crítico disse:

    Sabe o que pegou mal pro Vettel Flávio? Foi ele dar mole de escapar justo quando o Hamilton estava próximo dele. Eu na hora fiquei bolado demais. E nem achei a punição tão injusta assim. Mas fica a questão, de que a Ferrari estava falando com ele na hora da escapada. Eu só fui reparar isso vendo o VT da Bobo. E aí eu pergunto aos leitores do blog: Vocês acham que o Vettel escapou por ver o Hamilton chegando ou pela equipe estar falando com ele no rádio?

  28. Leandro Batista disse:

    Porra….já vimos tanta fechada de porta pior do que essa na historia da F1. É muita nutelice pra uma corrida de automoveis. Ta um saco.

  29. Badoer disse:

    Punição correta, ele.joga o carro para a direita para bloquear Hamilton.

  30. Flavio padilha disse:

    Saudações ! Deverá ser punido com 10 posições na próxima corrida, por má conduta, ferindo o direito de imagem do vencedor da prova…abs

  31. Leo disse:

    Também achei ridícula a punição, sem cabimento. Mas, Flávio, você não acha que seria o caso do Hamilton, já que tinha mais carro, tentar a ultrapassagem e ai evitar a polêmica? Não haveria riscos para ultrapassar, a pista tem pontos de ultrapassagem limpa. Me pareceu que o Hamilton não ultrapassou porque não quis, o famoso “jogar com regulamento embaixo do braço”.

  32. sandro disse:

    Flavio, ele sabia que o Hamilton estava muito próximo e os caras sabem controlar o “bicho” muito bem, ele entrou na frente mesmo…como você mesmo diz é “minha opinião”.

  33. Adriano disse:

    Punição justa! Vettel errou, foi para a grama e voltou jogando o carro para cima do Hamilton. Fosse no início da corrida teria causado acidente grave com vários carros. Simples assim!
    Até sou contra as punições e acho que elas não deveriam existir em hipótese alguma. Deixa os pilotos se virarem e darem porrada (mesmo) uns nos outros (como era antigamente). Tudo tem volta na vida e um poderia descontar do outro na corrida seguinte.
    Mas, a partir do momento que elas (punições) existem, o que o Vettel fez ontem é passível sim de penalidade.
    Aliás, Vettel continua o chorão de sempre… e quanto à “imagem do ano” ele mudando as placas, façam-me o favor, o cara não sabe perder e é aplaudido por isso?!! Pior para mim é ele tentando justificar o retorno na pista do modo que foi, pois “quase bateu no muro”!!!…. kkkk, é um fanfarrão chorão!
    Para mim deveriam punir a Ferrari também, por boicote ao próprio piloto da casa em 2019, o coitado do Leclerc!

  34. ALBERTO TADEU SIMON disse:

    Muita polêmica, o assunto deu uma apimentada numa corrida meio morna, náo é? Essa discussão Vettel/Hamilton nunca vai ter fim, vai sempre depender pra quem a pessoa torce mais.

    Mas uma coisa é indiscutível: a coragem dos comissários/FIA em aplicar a punição! Porque a melhor coisa pra F1 nesse momento morno seria NÃO punir o Vettel: as discussões seriam as mesmas, mas criaria-se um factóide – de curto prazo, é verdade – de uma suposta “reação” da Ferrari/Vettel. Seria mais “legal” pro espetáculo, embora injusto com o Hamilton a meu ver.

  35. Segafredo disse:

    Vc disse tudo Flávio…………..”Se ele não recolhesse batia”………..então……ora bolas, justíssima a punição ao que tange ação temerária do piloto alemão. Ponto final, que choradeira mas sem noção é essa?? Dizer que acabou o campeonato?? Qual campeonato?? Vettel não está disputando campeonato algum se não o interno da Ferrari!

  36. Flavio padilha disse:

    Saudações Flavinho Gomes! quero assistir o Fox nitro como nunca, pois F. Giaffone (comissário FIA) disse que Vettel fechou o Hamilton de propósito (vide foto da sua postagem anterior), que deveria ter mantido o lado esquerdo da pista. Vocês deverão falar bastante sobre este assunto. Muita calma nessa hora! abs

  37. Julio disse:

    Fico imaginando esses comissários no caso em que o Senna explode a traseira do Prost em Suzuka e também no caso do Schumacher detonando o Hill na Australia. Situações que valiam o titulo, estariam os dois em Guantanamo ate hoje

  38. Ivan Robertson disse:

    Pobre F1.
    Capacidade ímpar de piorar o que já não é grande coisa.
    No fundo, essas palhaçadas também buscam evitar danos naqueles brinquedinhos tão caros e prejuízos a equipes que estão sempre reclamando dos custos.
    Se essas punições fossem aplicadas na Indy e na Fórmula E não corrida teríamos…

  39. Júnior disse:

    É só voltar a colocar brita nas áreas de escape, assim quem erra é punido e acaba esse mimimi todo!
    Vettel sob pressão sempre espana a rosca.

    • sandro disse:

      Perfeito…e como já errou feio na Alemanha ano passado não quis mostrar que não consegue seguir a Mercedes.

    • Leo disse:

      Está se tornando comum o Vettel errar sob pressão. É o alemão mais latino (emocional) que conheço…

    • Brabham-5 disse:

      “Vettel erra sob pressão”.
      Não errava quando estava com o melhor carro, e sendo campeão pela RBR, porque o carro era perfeito. Bem diferente da Ferrari.
      Da mesma forma que Hamilton cometeu erros quando não tinha mais a McLaren campeã nas mãos (enquanto Vettel era perfeito com a RBR) e vai ter mais dificuldades para domar um carro quando não tiver o melhor brinquedinho da molecada.
      Dificl é errar com o canhão da Mercedes nas mãos. O carro tem o melhor chassi, motor espetacular, um carro que não tem problemas nem de aquecimento de pneus, um caro que nunca quebra.
      Ai fica fácil para o Hamilton não errar.
      Bota ele lá no cavalo indomável da Ferrari tendo de tirar diferença para a Mercedes infálivel.

      • Fernando disse:

        Vettel errava sim na Red Bull. Perdeu uma corrida ganha no Canadá por um erro besta no final, encheu o Button em Spa de forma bizonha, teve culpa na famosa batida com Webber, e mais uma meia dúzia de erros se eu quiser lembrar. É normal, todos erram, o que importa são os acertos e os 4 títulos, todos merecidos, mesmo tendo o melhor carro.

        Essa história de que os caras só são bons porque tem o melhor carro já encheu o saco. Desvalorizam Schumacher, Vettel, Hamilton, Senna, Prost, estes caras ganham porque são bons, muito melhores do que os outros, e por causa disso conseguem estar nas melhores equipes, percebe que é o contrário?

      • Renato F1 disse:

        Brabham-5, “o carro tem o melhor chassi”, “um carro que não tem problemas”, “um carro que nunca quebra”? De onde você tirou isto? A equipe Mercedes sempre sofreu em pistas travadas, como Mônaco. Mesmo na era híbrida, a Se Ferra-ri e a Red Mula sempre andaram na frente em circuitos de alta carga aerodinâmica. Além disto, na corrida do Canadá, a Mercedes desmontou o carro inteiro por causa de um vazamento hidráulico e você diz que não tem problemas? A Mercedes já teve um duplo abandono na Áustria no ano passado e o motor Mercedes estourou na Malásia em 2016 quando liderava a prova. Então, esta história de carro da Mercedes é infalível é infundada. A equipe é extremamente competente em analisar, identificar as causas e corrigir os problemas que surgem.

      • Vai Vettel! disse:

        2018: um abandono de Hamilton
        2017: nenhum abandono de Hamilton
        2016: um abandono de Rosberg
        2015: um abandono de Hamilton
        2014: três abandonos de Hamilton

        Em cinco temporadas, seis abandonos dos campeões da Mercedes. SEIS abandonos em CEM corridas e você vem dizer que o carro da Mercedes é falível?

        Quer um conselho? Para de falar merda!

      • Marmelada-44 disse:

        Esse tal de Renato é a viuvinha do Segafredo disfarçada!

      • Renato F1 disse:

        Sr. Vai Vettel, acabei de perceber que o senhor não leu meu comentário (ou leu e escreveu isto de sacanagem). Se eu escrevi que a Mercedes teve duplo abandono na Áustria em 2018, como é que o senhor escreve que só teve um abandono do Hamilton?

        Ah! O termo infalível significa que nunca falha. E, como você mesmo disse, “seis abandonos dos campeões da Mercedes”. Então, tem falha e não é infalível.

        Sr. Marmelada-44, não sou ninguém disfarçado. Engraçado, só porque a pessoa discorda do seu pensamento e concorda com outra, ela é a mesma pessoa?

        Vocês tem umas convicções estranhas.

      • Marmelada-44 disse:

        Tem razão! Às vezes eu me sinto meio estranho…

  40. Júlio disse:

    Punição Justíssima. Se o Vettel bate no hamilton e os dois saem da pista quem seria o prejudicado pelo erro alheio?!?!!? O Cara que estava fazendo tudo certo. Se tirar as cores ( vermelho e prata). A fórmula um tem um regulamento e goste ou não está para ser cumprido. Se quando volta perigosamente tem que ser punido tem que punir sempre e não quando dá. Infelizmente o Vettel é o maior culpado disso tudo. Beo piloto, mas que nos últimos dois anos é menos do que o carro que a Ferrari dá pra ele e menos do que o Hamilton.

    • zé clemente disse:

      Se o Vettel bate.
      Mas não bateu. É corrida. É assim.

    • Valmir Lopes disse:

      Ele não errou de propósito. Tentou se livrar do erro e a primeira coisa para tanto é tentar manter o carro na pista, faz parte do jogo, e Hamilton sabe disso muito bem. Se saíssem os dois, seria acidente de corrida pronto. O regulamento tem sim que ser cumprindo, mas ele só será justo dentro do contexto do fato, e o fato é que Vettel tentou se recuperar do erro, e o fez com habilidade. Hamilton faria o mesmo. É claro que Hamilton é mais piloto que Vettel, tanto é assim que quase não comete erros, mas isso não quer dizer que um piloto, porque errou, tem que lhe entregar sua posição de bandeja.

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