ZÉ TWEG (3): MAX ÉPICO

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Max comemora, Leclerc lamenta: corrida histórica do holandês

SÃO PAULO (já voltam0s) – Foi uma das maiores vitórias da história da Fórmula 1. Verstappen ganhou o GP da Áustria mostrando mais uma vez um talento transbordante depois de uma largada ruim, quando caiu da segunda para a sétima colocação. A Honda, agora com a Red Bull, voltou a vencer depois de 13 anos — a última tinha sido com Button na Hungria em 2006. Foi o sexto triunfo da carreira do holandês.

E Leclerc, segundo colocado, pode fazer o bico que quiser e reclamar com o arcebispo de Viena, se achar que deve. Ele perdeu uma corrida ganha. Com a vantagem que tinha desde o início e após a janela de pit stops, não tem cabimento não controlar a diferença para os rivais para ter alguma tranquilidade nas voltas finais.

OK, Max estava voando, mas tem momentos em que é preciso voar também. Nem que seja por três ou quatro voltas. O monegasco não perdeu a prova de Spielberg na ultrapassagem que levou na volta 69, a duas do fim. Perdeu ao não impor um ritmo que lhe permitisse ter segurança na fase derradeira da corrida. E a Ferrari deveria monitorar melhor as coisas. Parece não ter percebido Verstappinho na pista. Teve olhos apenas para a Mercedes. Quando foi ver, era tarde.

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Um bom indicativo de como Charlinho deitou na pole e na liderança, talvez acomodado pelo fato de ter o pacato Bottas atrás e Hamilton fora da briga por conta de um pit stop longuíssimo para trocar o bico, é sua diferença para Vettel, quarto colocado: 16s886 ao final da corrida. Só isso. E Sebastian largou em nono. Além de ter feito duas paradas, contra apenas uma do jovem de bochechas rosadas.

O resultado da corrida só foi oficializado três horas depois da quadriculada num comunicado cuja decisão se resumiu a três palavras: “No further action”. Ainda bem. O bate-rodas de Leclerc e Verstappen foi levado à torre de controle nestes tempos de VAR até para chupar picolé. Charles achou que Max deixou o carro espalhar e o jogou para fora da pista. O holandês, que enlouqueceu as arquibancadas tingidas de laranja por seus torcedores, devolveu: “Se não pudermos fazer isso, que sentido tem estar na F-1?”, perguntou.

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Os três que ganharam troféus em Spielberg compuseram o pódio mais jovem da história: Verstappen, Leclerc e Bottas têm em média 24 anos e 156 dias de idade. Os dois primeiros, 21. Max nasceu em 30 de setembro de 1997. Charles veio ao mundo 16 dias depois.

Não foi um pódio exatamente festivo, porque Leclerc estava emburrado até a alma. Como no Bahrein, onde perdeu uma corrida fácil porque seu motor teve problemas. Na Áustria, bobeou — mas vai se queixar até o fim de seus dias da manobra do piloto da Red Bull e da dificuldade que teve com os pneus na escaldante Spielberg, 35 graus e um sol de ferver o leite na teta da vaca.

A prova foi muito boa desde o início. Verstappen deixou entrar o ponto morto na largada e caiu de segundo para sétimo. Hamilton, Norris e Raikkonen se esfregaram num ritmo alucinante e Vettel saltou de nono para sexto na primeira volta, entrando na brincadeira. Na sétima volta, estava em quarto. Verstappinho se recuperou como deu e se estabilizou em quinto até começarem os pit stops.

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Com pneus macios, Vettel parou na volta 22 e o pit stop foi um desastre — os mecânicos não tinham preparado os pneus quando ele chegou aos boxes. A opção foi pelos duros, como todo mundo. Leclerc veio na volta seguinte e Hamilton assumiu a ponta porque Bottas também já tinha parado. Quando fez seu pit stop, Lewis teve de trocar o bico do carro, danificado numa zebra na volta 27. Verstappen veio duas voltas depois — tinha largado de médios, como os prateados. Ele e Vettel ganharam a posição do inglês e depois da janela de paradas a ordem era Leclerc, Bottas, Vettel, Verstappen e Hamilton.

Charlinho mantinha-se seguro oscilando sua diferença para Bottas entre 4 e 6s. Com os pneus duros, Max, em quinto, começou a descontar o tempo para Vettel, que não conseguia um bom ritmo com essa borracha. Na volta 50, chegou e passou. O alemão foi imediatamente para os boxes e espetou pneus macios para a fase final da prova, caindo para quinto. A torcida delirou.

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Mar laranja: a torcida de Verstappen comemorou cada ultrapassagem como se fosse um gol

Na volta 56, Verstappen chegou em Bottas e passou por ele com uma facilidade inacreditável. O piloto da Mercedes contou depois que tinha problemas de superaquecimento do motor, como Hamilton. “Não conseguimos correr hoje”, disse o chefe do time alemão Toto Wolff. “Expusemos nosso calcanhar de Aquiles. Apenas tentamos nos manter vivos resfriando o motor.”

A 15 voltas do fim, Leclerc tinha 5s1 de vantagem para Max. Vettel, um pouco mais atrás, vinha voando para cima de Hamilton com o carro muito mais rápido. Verstappen virava tempos 1s melhores que o monegasco na caça à Ferrari. Na volta 66, chegou. À frente de Leclerc estava a outra Red Bull, de Gasly, que saiu do caminho para não permitir que o ferrarista abrisse a asa. Max, a menos de 1s, abria a sua para tentar o bote.

Foram voltas eletrizantes. Na 68ª, Verstappen tentou e Leclerc se defendeu lindamente. O autódromo estava de pé. Na volta seguinte, foi para cima decidido, viu o espaço deixado pelo rival, mergulhou na freada da curva 3, se tocaram, e levou. Na mesma hora, Vettel passou Hamilton e reassumiu o quarto lugar. O autódromo veio abaixo.

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O momento decisivo: Verstappen “espalha” e assume a liderança para desespero de Leclerc

“Eu achei depois da largada que já era”, falou Verstappinho com um sorriso de orelha a orelha. “Mas após a parada nosso ritmo era muito bom e consegui atacar todo mundo. Estou muito feliz pela equipe e pela Honda”, concluiu. Todos ficaram felizes — exceto, claro, a turma da Ferrari. Ainda que a decisão dos comissários tenha demorado uma eternidade, fez justiça a um piloto que lutou até o fim. E que não fez nada de errado. Leclerc foi juvenil quando abriu para fazer a tomada da curva 3 deixando um buraco enorme para Max se atirar. A “espalhada” na saída da curva foi normal e todo piloto faz isso. Não é proibido.

Depois de um GP modorrento na França, domingo passado, a Áustria ofereceu um espetáculo de encher os olhos. Mas não se deve tomar essa corrida como padrão. Exceção define melhor a prova do que redenção. Tipo de pista, calor, posições de largada da Mercedes, problemas de Hamilton com o bico e a temperatura do motor, Vettel em nono no grid, tudo isso contribuiu para montar um roteiro inesquecível. Que teve, ainda, atuações ótimas da McLaren (Norris em sexto e Sainz Jr. em oitavo, este depois de largar em 19º), da Alfa Romeo (com os dois nos pontos, Raikkonen em nono e Giovinazzi pontuando pela primeira vez em décimo) e do próprio Vettel, incansável na luta por um pódio que não veio por meros 0s650.

A vitória de Verstappen interrompeu a série de dez triunfos seguidos da Mercedes (oito neste ano) e levou o holandês para o terceiro lugar no Mundial, com 126 pontos — ele ainda fez o ponto extra da melhor volta. Hamilton segue firme na liderança com 197, 31 à frente de Bottas. É provável que as coisas voltem ao normal em Silverstone. Mas que deu gosto de ver essa corrida, deu. E é com ela na retina que ficaremos nas próximas semanas, até chegar o GP da Inglaterra.

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John Player
John Player
4 anos atrás

Leclerc tomando o choque de realidade.
Chegou agora na realidade, equipe top 3, e acha que não teria competidores?
Menos meu rapaz, bem menos…
Teve a oportunidade de vencer tranquilamente e se deitou na posição achando que seria inalcançável. Vacilou e perdeu uma corrida ganha.
Mais uma vitória que lhe escapa das mãos, agora por exclusiva culpa do monegasco.
Sabe quando vai ver Hamilton, Vettel e Verstappen todos juntos “lá atrás” com ele folgado na frente de novo nessa temporada?
NUNCA MAIS.

John Player
John Player
4 anos atrás

Solução para a F1 voltar a ter graça contra o domínio absoluto da Mercedes:
Ter metade das corridas da temporada realizada na Austria, em Zeltwegg!
Um corrida da F1 na Austria por mês, revezando com os outros autódromos do campeonato.
Rá!

Paulo F.
Paulo F.
4 anos atrás

Quer dar panca vai correr na Nascar!
Dois pesos e duas medidas. O que fizeram com o incidente Vettel e Hamilton?

John Player
John Player
Reply to  Paulo F.
4 anos atrás

Não quer que encoste, esbarrem, entrem na frente? Vá jogar tênis.

Fernando
4 anos atrás

Melhor corrida que vi tem muito tempo.

Eder Félix
Eder Félix
4 anos atrás

FG, concordo com vc, tá tendo muito comentário com ofensas pessoais. Parece que o Brasil foi tomado pelo autoritarismo e o direito de ofender quem quiser quando bem entender.
Sobre a polêmica ultrapassagem:
– Verstapen se achou no direito pelo espaço que foi deixado, tem a gana dos vencedores perseverantes e não deixaria passar em vão. Mas receoso da volta anterior, espalhou mais do que o necessário para evitar o troco novamente. Foi manobra bonita, mas todos sabemos que se fosse a disputa pelo 5° teria sim, punição.
– Leclerc bobeou muito ao deixar tanto espaço, foi otimista pensando que não haveria tentativa, quando percebeu tentou repetir a volta anterior, mas só funcionaria se a manobra da RBR fosse na condição igual, o que o holandês garantiu que não seria.
Resumindo: foi bonito, “corrida em estado puro” como muitos disseram, mas foi irregular. Gostaria que todo piloto que tiver a oportunidade de fazer igual, o faça de agora em diante: deixa escorregar e manda o outro pra fora. Quero ver coragem pra punir depois de RBR Ring.
A lamentar:
– Verstapen: poderia ter utilizado a bobeada do Leclerc para contornar a curva atrás, mas com saída mais tracionada e passar na reta seguinte, com asa aberta!
– Leclerc: alguém lembra de algum piloto que escreveu seu nome na história dos grandes que tinha 5s de vantagem a 10 voltas (e curtas) do fim, com um carro sem problemas, e perder a liderança?

Marmelada-44
Marmelada-44
4 anos atrás

A marmelada chegou na sala dos comissários de corrida. Ficaram se lambuzando durante 3 horas pra dizerem que não houve nada. Será que eles consultaram os cartolas da FIA à distância?

Robertom
Robertom
4 anos atrás

Leclerc parou antes e tinha os pneus mais desgastados, dificilmente ele conseguiria resistir por 2 voltas mas cometeu o erro fatal, deixou a porta aberta e emparelhou por fora, pediu para ficar no prejuízo…

Comentarista Crítico
Comentarista Crítico
4 anos atrás

Todo mundo falando que a corrida foi maravilhosa. De fato foi um corridão. Mas muito mais por questões circunstanciais do que pela pista por exemplo. Hamilton largou em quinto e Mercedes teve problema de super aquecimento. Max teve problema na largada e graças a isso fez uma corrida tão incrível. Se Hamilton tivesse sido pole e Mercedes não tivesse os problemas de super aquecimento, a corrida seria o oposto do que foi. Se Max não tivesse problema na largada e largasse bem, a corrida não seria nem metade do que foi. Tô falando isso, porque muitos colocam a culpa na pista pela terrível corrida da França. Quando o maior culpado não foi a pista e sim o melhor piloto e o melhor carro estarem na frente desde o início corrida. Além de uma chicane insossa e áreas de escape desnecessárias. Olhem só como Paul Ricard pode ser uma das 4 pistas mais tops da F1:
https://m.youtube.com/watch?v=Im9FHrQ_PB4
A velocidade na Signes é de deixar de boca aberta. Com brita ao fundo seria sensacional. A típica curva pra separar os Homens dos Meninos.

Christian - Do Niva
Christian - Do Niva
Reply to  Comentarista Crítico
4 anos atrás

Se não existe em corridas.

Comentarista Crítico
Comentarista Crítico
Reply to  Christian - Do Niva
4 anos atrás

Meu caro Christian, não entendi seu comentário. Explica melhor por favor.

Pedro
Pedro
4 anos atrás

a corrida foi o maior barato, adorei! nem os bordões forçados do narrador global – “mete o pé e vai na fé”, convenhamos, é de matar – atrapalharam.

Alfredinho
Alfredinho
4 anos atrás

Dois pesos. Duas medidas.

Vettel, por muito menos, foi punido no Canadá. Verstappen, por muito mais, foi absolvido na Áustria.

Micromax
Micromax
Reply to  Alfredinho
4 anos atrás

Perfeito Alfredinho….É a política nojenta da F1 de novo intervindo. Verstappen fez sim uma bela corrida até jogar o Leclerc pra fora como se soubesse que dificilmente o puniriam na Áustria, casa da RBR. Eu estaria aqui aplaudindo sua atuação não fosse a última e decisiva manobra, tem gente que se acha no direito de compará-lo ao maior de todos, mas o fato é que não tem 1/3 do carisma e da personalidade que Ayrton tinha…..e nunca terá, podem escrever o que eu digo!!

Comentarista Crítico
Comentarista Crítico
Reply to  Micromax
4 anos atrás

De novo o Malafredo defendendo o Vettel. kkkkkkkkkkkk mais kkkkkkkkkkkkkk

Gabriel P.
Gabriel P.
Reply to  Alfredinho
4 anos atrás

Também concordo.
Ele jogou o carro do Lecrerc fora da pista e batendo de propósito.
Se acham que ele está certo, então fica valendo bater para jogar o adversário fora da pista ?????
Não dizem tanto, que na ultrapassagem tem que deixar espaço para manobras do outro carro ?
Qualquer outro seria punido e para piorar demoraram 3 horas para concluírem, o que supõe ter jogadas extra campo.

John Player
John Player
Reply to  Alfredinho
4 anos atrás

Se liga Comentarista Critico!
O Malafredo DETESTA o Vettel e ama o Hamilton!!
Jamais defenderá o piloto ALEMÃO.
Não inverta a realidade.

Marmelada-44
Marmelada-44
Reply to  John Player
4 anos atrás

A viuvinha detesta o Vettel, mas ele detesta mais ainda o Verstappen que espanou o Riccardão, um dos seus idolozinhos.

Comentarista Crítico
Comentarista Crítico
Reply to  John Player
4 anos atrás

John Player, jamais defenderá o Alemão? Mas porque no comentário acima ele concorda com o Alfredinho contestando a punição do Vettel no Canadá? Se isso não é defender… E olha o comentário do Marmelada. Ele definiu perfeitamente como é a situação. E detesta mais o Verstappen, porque o Holandês espanou o Riccardo e porque o Holandês é realmente craque e ainda vai fazer a mala sem alça e sem rodinha passar muita raiva assim como Schumacher fez.

Carlos Tavares
4 anos atrás

Talento transbordante. Melhor definição para o Verstappen.

fredy
fredy
4 anos atrás

Flavio Gomes. Vc viu o vídeo do Rosberg no youtube falando sobre as medidas que poderiam ser adotadas para equilibrar a disputa na F1? Volta do reabastecimento, suspensão inteligente que reduz a altura do carro em relação ao solo para compensar a perda de pressão aerodinâmica que acontece quando se está andando perto do carro da frente, limitação orçamentária… Me pareceram bem lúcidas as propostas.

Costa
Costa
Reply to  fredy
4 anos atrás

Reabastecimento não, pelo amor de Deus!!!

CHAGAS
CHAGAS
4 anos atrás

Corrida fantástica, Max impossível. Mc Laren e Alfa Romeo fortes.
O que acontece com a Renault? E a Hass?
Sobre a grande polemica, Max ultrapassou Norris/Kimi/Bottas na mesma curva e fazenda a curva fechada, dando espaço para um contra golpe.
Já com Leclerc, na primeira tentativa ele deixou o espaço de apenas um carro, e foi ali que o monegasco deu o troco.
Leclerc farias as últimas voltas assim, deixando Max ultrapassar e dando o troco na reta seguinte com a ajuda do motor Ferrari e da asa móvel.
Max percebeu, e na volta seguinte não deixou espaço nenhum pra Ferrari, que no momento de contornar a curva, o fez e encontrou o carro de Max.
Leclerc dentro de sua razão terminou o GP emburrado, e Max que não tem nada com isso, com um sorriso de orelha a orelha.

fredy
fredy
4 anos atrás

Amadorismo da equipe ferrari tá dando dó esse ano. Devem estar com muita saudade da época de Schumacher, Todi e Brow.
Para aqueles que estavam defendendo que F1 tinha que recomeçar do zero ta ai a resposta. F1 é isso ai. Sempre foi e sempre vai ser. Corridas como essa são raras e exatamente por isso históricas. Max é o cara. Dá para entender agora o porquê do ricardo ter picado a mula da RBR. Sabia que não tinha como acompanhar o companheiro. Quanto ao Gasly, também ta dando pena. Mais um piloto médio que teve a carreira destruída ao correr ao lado de um gênio das pistas.

Amaral
Amaral
Reply to  fredy
4 anos atrás

Ricciardo picou a mula porque, se ele tivesse a chance de ser campeão, não seria porque privilegiariam o Verstappen. Ele é o Schumacher da Red Bull.
Então ele tentou mais ou menos o que o Hamilton tentou ao sair das asas da Mclaren e ir para uma Mercedes que ainda era uma incógnita.
Gasly é muito bom piloto e não ficou ruim depois da noite de Reveillon. Tem três coisas aí: O carro não casa com a pilotagem dele; a eterna mira laser do véio caolho apontando pra testa dele; e ter um cara acima da média do lado. E deu azar das três coisas acontecerem juntas nesse ano. Não tem o menor perigo disso dar certo. E depois de tomar uma volta, e ver o companheiro ganhar a corrida (com full power no motor e com o modo Fábio Assunção ligado, é verdade), não me surpreenderia de ver o Kvyat de volta já na Inglaterra. Será que ele sobrevive a um terceiro tiro de mira laser? Russos são resistentes… Mas…
E pode colocar qualquer um lá que vai acontecer a mesma coisa, trazer de volta o Kvyat, apostar no Albon, promover o Pato mexicano… Do jeito que a estrutura é montada lá, só tem espaço pra um.
Só teriam dois que dariam certo lá: Vettel, porque é da casa também, foi criado tomando red bull na mamadeira, e Hamilton, porque é o cara a ser batido.

Valter
Valter
Reply to  Amaral
4 anos atrás

Voce está certisssimo e eu não canso de escrever : Ric tomou a decisão correta ao sair da Red Bull e assinar com a Renault.

zezinho
zezinho
4 anos atrás

Muitos comparam a manobra do Max e do Vettel, enfim, ainda acho que foram justas as decisões. No caso do Vettel, é nitido na imagem onboard depois que ela volta para pista, olha pro espelho e joga o carro já controlado para fechar o Hamilton. Já Max, na volta anterior ele tinha feito a mesma manobra, com a diferença que o inocente Leclerc conseguiu tracionar melhor nesta tentativa e não conseguiu na segunda, quando encontrou Max que freiou no Deus-me-livre, espalhar o carro. Basta comparar, igualzinho, incidente de corrida.

Chagas
Chagas
Reply to  zezinho
4 anos atrás

Negativo na volta anterior Max deixa espaço por fora para Leclerc. Ja na volta seguinte Max não deixou espaço nenhum e esse foi o motivo do toque de rodas.

Angelo
Angelo
4 anos atrás

Continuo achando que a manobra do Max para cima do Leclerc foi irregular. Ele fez o que o Nico tentou fazer com Hamilton no passado e acabou punido. A diferença é que Nico exagerou na dose enquanto Max pingou as gotinhas exatas para não deixar espaço para um carro por fora sem que ficasse tão na cara que ele praticamente ignora a curva e só se preocupa em colocar o carro do oponente para fora da pista. Na freada ele poderia espremer a Ferrari do lado de fora, isso seria legal) mas depois ele tem que ir para a curva. Ele claramente não quis deixar o Leclerc fazer a tangência por fora, mesmo que ali tenha a largura para mais de 3 carros. Pena não terem rodados os dois para ficar bem claro a merd que o Max fez e que agora é chamada de manobra genial graças à Ferrari ter salvo o “acidente”.

Ed
Ed
Reply to  Angelo
4 anos atrás

Lec lec foi vacilão, deixou espaço pro Max entrar por dentro. A preferência na curva era dele.

Leandro Batista
Leandro Batista
4 anos atrás

Achei a corrida legal e tal. Mas ai eu fui ver uma corrida antiga, em Hockenhein e fiquei com a impressao de que a corrida de ontém foi bem artificial. A diferença é que mesmo em retas longas como no traçado antigo da pista alemão, o cidadão tinha que sair da curva colado no carro da frente, pegar o vacuo, tirar no ultimo segundo, ficar lado a lado na reta e dividir a freada la na frente. Hoje não. Nem precisa de vacuo. Basta abrir a asa e tirar o carro pra não encher a traseira do infeliz que vai a frente. Sei lá…outros tempos.

Mario Epifanio
Mario Epifanio
Reply to  Leandro Batista
4 anos atrás

Leandro, pelo pouco que observo, os pilotos atuais se queixam de perda de pressão aerodinâmica quando se aproximam de outro carro. Dizem que gera descontrole, instabilidade etc. Não estou invalidando sua opinião, aliás, eu concordo com ela, porém, existe este detalhe que impede que a manobra seja feita ao modo antigo. tenta ver algumas entrevistas no período que o DRS foi implantado, no já longínquo ano de 2011.

Brabham-5
Brabham-5
4 anos atrás

Não vou discutir o talento do Leclerc.
Mas não aprecio essa marra toda. Chegando agora na Ferrari, quando não faz a pole, ou não se classifica á frente de Vettel e/ou não vence uma corrida, amarra a cara como se fosse a maior vergonha de todas.
“Um absurdo inexplicável” é o que parece que vai na sua cabeça.
Ontem mandou o seu engenheiro calar a boca com um “me deixe em paz” quando foi avisado que Verstappen estava se aproximando. Ouvir isso de um Alonso, de Hamilton, de um Vettel, até do Raikkonen, é uma coisa. De um moleque que chegou agora na equipe, não é bom sinal. Mesmo que tenha razão. Não ganhou nada para já dar patada quando quer ou pode. A Ferrari dá mancadas seguidas com Vettel, mas ele não dá esporro publico nos mecânicos, no Sábado levantou do carro e cumprimentou os mecânicos e nas entrevistas não se queixou da equipe.
Ontem o vacilo foi exclusivo de Leclerc. A Ferrari atrapalhou o Vettel num pit stop, o que favoreceu indiretamente o Leclerc, mais uma vez. Tinha a corrida nas mãos.
Esse seria o motivo único que ele teria para fechar a cara. Reclamar consigo mesmo.
DUVIDO que Leclerc tenha realmente lamentado Vettel largar lá de trás. Quem ouviu ele dizendo (“Feliz pela pole, mas triste por Seb” algo assim) isso após confirmar a pole, ao conversar via radio com a equipe percebeu… A equipe trabalharia toda para ele nessa corrida, muito provavelmente era o que estava pensando. E essa atitude da equipe seria normal, claro.
Vencer ou perder faz parte do jogo. E no minimo é boa educação reconhecer que é superado “de vez em quando” por outro piloto ou rival.
Mas parece que Leclerc ainda vai ter de aprender essa lição.
Leclerc ainda não sabe tudo como pensa que sabe.
Primeira lição: Não é vergonha nem demérito reconhecer talento e vitória de quem já provou ter mais histórias e títulos do ele.
Muito bom piloto, promissor, mas “sandálias da humildade” para Charles Leclerc.
Se se perder na soberba, demorar para amadurecer e não souber trabalhar em equipe, a Ferrari vai encontrar outra opção promissora de futuro campeão no mercado. E há opções já no grid e na F2…
Leclerc, ontem foi protagonista de um papelão tão grande quanto o do Bottas.
Verstappen veio e passou por cima.

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  Brabham-5
4 anos atrás

Você está totalmente equivocado achando que Leclerc não é humilde.
O rapaz valoriza e muito todos da Ferrari, ele vive se cobrando dos erros que comete e não aponta o dedo pra ninguém. Não há piloto no grid da F2 que chegue perto do monegasco. Ele ficou puto porque na visão dele o Max tirou ele da pista, não com a equipe e quando ele reclamou no rádio, é porque com certeza o engenheiro já havia o alertado umas três vezes antes que o Max estava mais rápido e ele não conseguia tirar mais da sua Ferrari, e o cara falando no ouvido, tem que mandar as favas mesmo.
As Mercedes estavam com problemas de aquecimento no motor, em outras palavras se brigassem por posição corriam o risco de não terminar a prova.

Alfredo Aguiar
Alfredo Aguiar
Reply to  CHAGAS
4 anos atrás

Discordo. Foi babaquinha sim. Tá muito novo pra querer dar esporro em engenheiro.

Comentarista Crítico
Comentarista Crítico
Reply to  Brabham-5
4 anos atrás

Concordo plenamente quando falou da relação de Vettel com os mecânicos. E se tem um quesito que Vettel é muito parecido com Schumacher, é o tratamento com os mecânicos.

Brabham-5
Brabham-5
4 anos atrás

1 – Vergonha total para Charles Leclerc. VEXAME. Teve a chance de vitória mais tranquila da sua vida. Largou na pole, com Vettel lá na quinta fila e Hamilton largando em quarto. Nunca mais isso vai se repetir. Sabia que tinha uma Ferrari superior nas mãos, não foi atacado em momento algum pelo BUROCRÁTICO-SEGUNDO PILOTO DA MERCEDES e perdeu a corrida para um piloto com um carro inferior á Ferrari. Conclusão: “Charlinho” ainda tem de comer muito arroz e feijão para ficar tão emburradinho quando é superado por Verstappen, Vettel e Hamilton. FALTA MUITO ainda para ser chegar ao nível desses caras, principalmente de Vettel e Hamilton.
2- Bottas, outro vexame, confirmou que seu papel é sim de coadjuvante e segundo piloto-operário á serviço da equipe e do primeiro piloto. “Correu” como se estivesse ali na segunda colocação sem função alguma, pois Hamilton não se aproximava para ser ajudado numa tática de equipe numa possível disputa pelo pódio com Vettel e/ou Verstappen. Totalmente sem ambição.
3 – Falam muito do Verstappen, do Leclerc, mas o jovem que está provando muita categoria é o Lando Norris fazendo milagres com a McLaren. Aliás, o talento de Norris já começa a chamar atenção da mídia inglesa, e parece que começa incomodar o colega Lewis Hamilton, que quando elegia pilotos da nova geração, chama de “futuros campeões” por seus talentos, nunca cita os compatriotas ingleses Norris e Russell (dominando Kubica na horrorosa Williams e fazendo corridas honrosas). Quando Hamilton faz um elogio aos jovens do grid, cita apenas Leclerc e Verstappen…
Ontem Norris fez uma grande corrida, mais uma vez.
4 – Quem precisa de Alonso de volta? A Honda e a McLaren mandam um abraço.
5 – Verstappen não foi o único holandês que deu show ontem. Na F2, o garoto Nicky DeVries vem mostrando ter o mesmo arrojo e talento de Verstappen. Largou em sexto lugar, e em 3 voltas estava em primeiro, Abria distância quando seu carro entrou em modo de limitador de velocidade e assim perdeu todas as posições que tinha conquistado, caindo para nono lugar. Mesmo assim, numa corrida curta de 28 voltas, foi combativo e mesmo com pneus desgastados conseguiu chegar em terceiro, numa disputa final com Mick Schumacher, que também deu show, largou em décimo nono e foi subindo o pelotão até a disputa com DeVries, o líder do campeonato da F2.
Podem anotar Nicky DeVries é outro holandês que vem para disputar titulo na F1, claro, se cair numa equipe/carro competitivos.

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  Brabham-5
4 anos atrás

Engano seu, Norris há mais de dois anos é o queridinho da imprensa inglesa nas categorias de base, desde que foi campeão da F3 britânica. Ano passado ele entrou como estrela na F2 e não o Russel, mesmo Russel sendo campeão da GP3. Os dois são ótimos pilotos.
Já De Vries é um veterano na F2, sei lá quantas temporadas disputou mas é um vovô por lá. Perdeu a vaga na F1 para Verstappen bem mais novo que ele, e foi recentemente demitido do programa da Mc Laren. Dificilmente estará na F1, metade do grid é mais novo que ele seu tempo já passou.

Andre
Andre
4 anos atrás

Charles deixou a porta aberta e tomou um chega pra lá do Max. Eu se fosse o Charles teria dado outro chega pra lá na roda traseira da Red Bull (alguém avisa pra turma da Globo que está feio ainda ficar chamando a equipe de RBR?). Charles agora aprendeu como as coisas funcionam na pista.

Comentarista Crítico
Comentarista Crítico
Reply to  Andre
4 anos atrás

Não é errado chamar a Red Bull de RBR já que a equipe se chama Red Bull Racing.

Robertom
Robertom
Reply to  Andre
4 anos atrás

Exatamente, deixou a porta aberta e emparelhou por fora pediu para ficar no prejuízo, dificilmente ele conseguiria resistir por 2 voltas mas cometeu o erro fatal …

Luciano Aparecido da Silva
Luciano Aparecido da Silva
4 anos atrás

Bom dia Flavio.

Notei que o representante da Honda no pódio estava, aparentemente, emocionado. Depois de tantas dificuldades no período com a Maclaren vencer certamente trouxe um grande alívio e alegria. Você sabe quem é ele? Pode nos dizer um pouco do que sabe sobre os atuais mecânicos e engenheiros envolvidos nesta parceria com a Red Bull.. Obrigado.

Christian - Do Niva
Christian - Do Niva
4 anos atrás

A questão não é a manobra em si, mas uma medida e dois pesos.

LBacelar
LBacelar
Reply to  Christian - Do Niva
4 anos atrás

Exatamente, se houvesse brita naquele ponto, o Leclerc ficaria preso.

Não sou a favor de punição para nenhum dos casos, mas a FIA tá mais perdida que cego em tiroteio.

Renato F1
Renato F1
4 anos atrás

Assim como no Canadá, não tive a oportunidade de assistir à corrida. Mas, assim como naquela corrida, vi o lance capital, depois, no Fantástico.

O mundo está desvirtuado mesmo! No Canadá, o Vettel bloqueou o Hamilton e o povo chiou por causa da punição (a meu ver, justa). Agora, o Verstappen jogou o Leclerc para fora da pista e o holandês não foi punido (injustamente, pois, a meu ver, jogou o adversário para fora da pista – o Leclerc já estava ocupando aquele lugar na pista). O holandês deve ter faltado às aulas de Física: não sabe que dois carros não ocupam o mesmo espaço ao mesmo tempo. Já vi disputas por posição e ultrapassagens limpas. O exemplo que mais me lembro é de ultrapassagens do Ricciardo na Red Mula. Isto daí que o holandês fez com o monegasco é comparável com que o Vettel fez com o Hamilton no Grande Prêmio do Azerbaijão (jogou o carro para cima). Se for assim, o piloto que vem por dentro pode acelerar e derrapar o carro para jogá-lo, deliberadamente, contra o adversário, de forma a prejudicá-lo (e não me venha com aquela conversa de que ele estava com pneus desgastados, tentando controlar os carros; estes pilotos estão na Fórmula 1 e não são amadores que pegaram num carro pela primeira vez neste ano).

Desculpem-me, mas, para mim, esta ultrapassagem não é corrida de carros de Fórmula 1; é corrida de carros de bate-bate!

FABIO ZOLLI
FABIO ZOLLI
4 anos atrás

Bela análise… e a Ferrari criando outro Chris Amon.

Clayton Araujo
Clayton Araujo
4 anos atrás

Bela corrida. Max estraçalhou a concorrência, não ganhou a corrida apenas na ultrapassagem no Leclerc mas durante toda a carreira. Foi impávido. Não concordo com essas punições bostéticas da FIA. Max não deveria ser punido de forma nenhuma pela manobra em cima do Charles assim como o Vettel não deveria ser punido na Canadá. Dois pesos e duas medidas. Um foi punido e outro não. Mais um motivo pro Vettel e sua equipe Ferrada chorarem bastante. E vamos aguardar o próximo GP que certamente vai voltar tudo ao normal com uma provável dobradinha da Mercedes e caneco na mão do Hamilton.

jader
jader
4 anos atrás

Leclerc fez juz ao apelido de Charlinho.

Antonio
Antonio
4 anos atrás

Foi uma vitória digna de Donignton 93 e Suzuka 88.
E a Honda hein.. quem diria..
Há muito tempo não via um desempenho de alguém vindo de trás e passando todo muindo.

Observador
Observador
4 anos atrás

É triste ler os comentários. Muita agressão e falta de respeito entre as pessoas. O Brasil virou um país de babacas. Ninguém se respeita mais. CAOS.

Renato F1
Renato F1
Reply to  Observador
4 anos atrás

Prezado sr. Observador, o senhor fez o melhor comentário desta publicação, até o presente momento. E duvido muito que ela seja superada. As pessoas que vêm aqui agridem e ofendem, não sabem ter uma conversa civilizada, não sabem respeitar a opinião alheia, mesmo que a pessoa divirja das ideias e conceitos apresentados. O povo brasileiro está doente! E, se não se tratar, o caos que você citou se instalará por completo. Tomara que as pessoas abram os olhos e voltem a enxergar que precisamos de ouvir, tentar entender o outro lado, respeitar e conversar. Tentar impor não nos levará a lugar algum.

Gus
Gus
4 anos atrás

É um crime sabermos que Lewis e Max possivelmente nunca serão companheiros de equipe, seria épico!

Fabio Taccari
4 anos atrás

Dois pesos duas medidas…
Vettel X Hamilton
Leclerc X Verstappen
Corrida linda, Final Maravilhoso, mas…
Inicialmente não temos a mesma situação na comparação. Mas o durante e o depois as consequencial são parecidas. O que agrava na minha opinião. foi que no caso do Vettel ele escapou e teve que retornar pro asfalto pressionado o Hamilton quase que involuntariamente não cabendo punição mas hoje se olharmos o angulo de esterçamento das rodas dianteiras do Max ele deixou escapar o suficiente para transformar a defesa num ataque e jogar o Charles para fora.Que jogou jogou.
OK faz parte do jogo cada um ve o que quer e tem que deixar os pilotos disputarem no tapa com a faca entre os dentes. Mas não marcaram o pênalti …o jogador saiu mancado da pequena área.

Fernando
Fernando
Reply to  Fabio Taccari
4 anos atrás

Sim, poderíamos dizer que Hamilton tirou o pé para evitar a batida e Leclerc saiu da pista para não bater, questão de opinião, para mim é o tipo de manobra comum na F1, bloquear ou deixar o carro escorregar na saída da curva. Francamente, isso é corrida, se não se pode fazer isso não é corrida, nunca ninguém ultrapassaria ninguém, ou nunca alguém com carro inferior – ou estropiado -, caso de Vettel, poderia se defender. Os limites são o do bom senso, ou seja, naquelas curvas, naquelas velocidade, naquelas condições qualquer acidente poderia ser evitado, então bola prá frente, deixa rolar, se quiserem bater roda e estragar a própria corrida como já fez Rosberg na mesma curva, azar, todos sairiam andando dos carros, ilesos. É corrida e não desfile. É como eu penso.

Fábio Varassin
Fábio Varassin
4 anos atrás

A Mercedes, como sempre, agiu da forma correta. Tinha mais é que preservar as máquinas mesmo. Todo mundo sabe que o sistema de refrigeração do Classe A não é devidamente tropicalizado. O cebolão às vezes não funciona. Vai que fura um pistão. Além do regulamento punir a troca de motor os Metal Leve estão custando o olho da cara.

Nardo
Nardo
4 anos atrás

Nao gosto das punicoes… Mas o que me incomoda mais ainda e´a falta de consistencia da FIA. Um monte de regras ridiculas que nao se aplicam a todos da mesma forma. Estao matando o esporte.

Fabrizio
Fabrizio
4 anos atrás

Vou comentar do Raikkonen. E a primeira volta dele? O cara aparece em 4º guiando uma Alfetta! Pqp ainda guia demais.

Samuel
Samuel
4 anos atrás

Essa corrida foi fenomenal! Houve belas disputas e fortes emoções do começo ao fim, algo raro nessa atual F1.
Max comprovou mais uma vez o quanto cresceu e amadureceu como piloto – as suas decisões são precisas e letais. Torço para que seja campeão no futuro (e que não demore muito), pois dá gosto de vê-lo pilotar.
Sonho por dias em que corridas como a da Áustria se torne a regra da F1 e não a exceção…

marcio rezende
marcio rezende
4 anos atrás

Verstapinho deu show mesmo
Mas, eu acho que ele virou sutilmente a direção quando emparelhou o carro na saída da curva, jogando o Charlinho para fora.
Mas valeu a corrida!

Chupez Alonso
Chupez Alonso
4 anos atrás

Sem falar que Chuck Norris chegou em 6º e Sainz em 8º.

A McLaren se livrou do encosto do Viceonso.

Comentarista Crítico
Comentarista Crítico
4 anos atrás

Agora pra virar deboche com quem gosta de super circuitos, só falta a corrida da Alemanha ser um corridão também.

Fernando
Fernando
4 anos atrás

Max Verstappen é o Gilles Villeneuve de sua geração. Sorte a nossa.

P.S.: Se na Áustria foi assim, imagina a torcida holandesa em Zandvoort!

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Fernando
4 anos atrás

“Orange Army”

CRSJ
4 anos atrás

Nesse GP Austríaco com cara de Holandês o Verstappinho deu conta do recado fazendo desse o melhor do campeonato até aqui.
Seria um tiro no pé e na cabeça se os cartolas penalizassem o Verstappen que salvou o GP de uma mesmice rotineira, o Leclerc vai ficar chorando até sua primeira vitória chegar, no que pode ser natural.
Pela primeira vez nós vimos a poderosa Mercedes coadjuvante, e o Toto Wolff engoliu amargo essa numa surpresa às avessas.
Foi a primeira vitória da Honda desde o seu retorno, parece até mentira comparando com o tempo da McLaren Nanica do Alonso.

Rodrigo Aires
Rodrigo Aires
4 anos atrás

Por um determinado momento eu também estava apenas acompanhando a corrida do Hamilton, e achando que tava tranquilo por Leclerc ganhar, pois o inglês tava ficando para trás.
Corrida fantástica, que bela disputa de vitória, e fico feliz pela Honda, grande parceira de antigamente da Mclaren, merecendo essa volta por cima.
Lógico que preciso falar da querida Mclata mais uma vez pontuando com os 2, uma esperança de um futuro melhor cada vez mais aumenta.
A Haas precisa definir logo o que vai fazer com os pilotos, porque nesse ritmo é capaz de no fim da temporada ter se transformado em uma Manor.
E em relação ao Gasly, não é questão de se vai ser feito alguma coisa, e sim quando. ´É uma ofensa a todo um trabalho feito pela Red Bull para tentar se aproximar da Mercedes e Ferrari, que um cara desses esteja ali jogando pontos preciosos fora, fazendo corridas como se estivesse pilotando um carro tipo Racing Point ou Toro Rosso, já deu pra esse cara.

kalil01
kalil01
4 anos atrás

fg,
pior que esses comissários, só o var na copa américa
ou melhor, a seleção da cbf e o var
f1 está num rumo de sub-mediocridade
hj a mercedes deu mole
mas jajá a estrela prateada volta ao normal
desse jeito, nem o bozzo vai querer mais f1
kkk

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
4 anos atrás

Orange Army Invasion!!!

Toni Righi
Toni Righi
4 anos atrás

Habemus corsa.

Zé Clemente
Zé Clemente
4 anos atrás

Essa disputa Verstappen Leclerc não é nova. Mas aparentemente tudo transcorre na condição de disputa dura. Veja esse vídeo:

https://video.gazzetta.it/leclerc-verstappen-stessa-storia-qualche-anno-fa/1fb924ea-9b73-11e9-a8f2-4be40c680e31

Luiz Alberto
Luiz Alberto
4 anos atrás

EU continuo com a impressão de que os autódromos que não foram muito Tilkhdos , e mantem-se próximos do traçado inicial são os que tem apresentados as melhores corridas , menos Mônaco onde o circuito é praticamente o mesmo más o que aumentou foi a largura do carro. O do ganhador em 1950 tinha 1250 mm ( Alfetta 158, pil. Juan Manoel Fangio). de bitola e o ganhador de 2019 tem 2200 mm. e as ruas continuam da mesma largura. e os espaços de frenagens não variam tanto de volta a volta para o mesmo carro. .

Luiz Alberto
Luiz Alberto
4 anos atrás

EU continuo com a impressão de que os autódromos que não foram muito Tilkhdos , e mantem-se próximos do traçado inicial são os que tem apresentados as melhores corridas , menos Mônaco onde o circuito é praticamente o mesmo más o que aumentou foi a largura do carro. O do ganhador em 1950 tinha 1250 mm ( Alfetta 158, pil. Juan Manoel Fangio). de bitola e o ganhador de 2019 tem 2200 mm. e as ruas continuam da mesma largura. e os espaços de frenagens não variam tanto de volta a volta para o mesmo carro. .

Mauricio Rocha
Mauricio Rocha
4 anos atrás

Se Verstapen fosse punido ai poderia decretar o fim da F1, O cara correu muito. Dá gosto de ver. O que não dá gosto de ver é a transmissão da Rede Globo que agora nem mostra mais a festa do pódio…….Alguém sabe como ver corrida de F1 a vivo e direto pela internet?

Cenzi
Cenzi
4 anos atrás

Baita corrida! Se tivéssemos umas cinco dessas por ano, eu nem reclamaria mais.
Mas fico pensando que se não houvesse DRS, talvez essa corrida fosse ainda melhor.

Victor
Victor
4 anos atrás

Corrida bem legal de se assistir, até agora a melhor do ano. Na hora achei desonesta a manobra do Verstappen, mas realmente acredito ter sido um lance normal de corrida. Acho, contudo, que ele arriscou demais e de forma absolutamente desnecessária. O Red Bull naquele momento era mais carro do que a Ferrari, e ele conseguiria da mesma forma duas curvas depois e sem colocar a sua corrida em risco onde claramente não caberiam dois carros. Ele inclusive já sabia que ali havia alguma capacidade de reação do carro da Ferrari, tendo tomado um belo “x” na volta anterior.

Quanto a Leclerc, gostaria de saber se havia algo ocorrendo ali com seu carro – mesmo sabendo que a Ferrari dificilmente divulgará. Tenho fé no monegasco, mas a parte final da sua corrida me lembrou mais um Alesi do que um Schumacher. E os Alesis da vida tendem a não chegar a lugar algum.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
4 anos atrás

Sr. Tanabe depois de quase explodir de alegria no Pódio hoje:

“Thanks to the efforts of all the Honda F1 staff in Japan and the UK, who worked tirelessly on our PU development, we finally made it, our first win in the hybrid era, the first since Hungary 2006. And a special word of thanks to all their families who supported them. Thanks of course to Max for a great drive and to Aston Martin Red Bull Racing for providing him with a fantastic car. We must not forget the great contribution made by Scuderia Toro Rosso, who helped us get back on the right path last year. Honda has not done this alone and so we want to acknowledge the contribution of our outside suppliers. This win is also a way of saying thank you to all our fans, all over the world, for their continued support. We have been back in this sport since 2015, but today feels like a new beginning. While we can enjoy the celebrations for a short while, we must get back to work as soon as possible, because we still need to close our performance gap to the quickest teams.