CHUCRUTE (3): CHUVA, TE AMAMOS!

ale195
Verstappen: sétima vitória, segunda no ano, em corrida histórica na Alemanha

SÃO PAULO (que corrida, que corrida!) – Ah, a chuva…

Já devo ter começado algumas dezenas de textos com essa expressão que na língua irritante das redes sociais, hoje, deveria ser seguida da hashtag #gratidão. Oxe, não tem nada mais brega.

Então, comecemos de novo.

Só a chuva poderia tirar da Mercedes uma vitória hoje em Hockenheim, depois de uma pole tranquila de Hamilton ontem e das desgraças que se abateram sobre a Ferrari na classificação, atirando Vettel para a última posição no grid e ancorando Leclerc em décimo. A Red Bull, ainda que tivesse Verstappinho na primeira fila, não significava uma ameaça real — a diferença de tempo entre ele e Lewis indicava isso.

E não é que ao fim de 64 voltas alucinantes foi a Red Bull que venceu com Max exuberante? E a Ferrari chegou em segundo com um Vettel esplêndido? E a Mercedes saiu com meros dois pontos da corrida que mais queria ganhar no ano, em casa, quando tudo deveria ser festa em seu 200ºGP?

Agradeçamos a chuva, pois. Foi ela a grande estrela do domingo alemão, responsável por um sem-número de reviravoltas numa prova que teve de tudo, e se juntou aos GPs da Áustria e da Inglaterra numa sequência inesquecível na temporada: três corridas espetaculares que tão cedo não serão esquecidas.

[bannergoogle]

O dia amanheceu chuvoso, 21°C, e a prova começou com três voltas atrás do safety-car e aquela sensação de que a direção iria dar a largada em movimento, por causa do piso muito molhado e do spray levantado pelos carros. Aquele excesso de cautela que tanto tem aborrecido os fãs da F-1 nos últimos tempos.

Mas aí veio a mensagem no monitor, emitido pela torre de controle: vão largar parados. Que bênção! As três voltas foram subtraídas do total previsto de 67 e foi todo mundo para suas posições no grid. Quando as luzes se apagaram, começou o thriller da Floresta Negra.

ale196
Largada: Max patina, Mercedes salta na frente e começa o caos

Verstappen e Gasly patinaram loucamente e a primeira volta foi uma deliciosa amostra do caos que viria pela frente. Hamilton e Bottas saltaram na frente e Max se virou como pôde para reparar os danos da má largada, retomando o ritmo em quarto, atrás de Raikkonen. Vettel, lá no fundão, ganhou seis posições logo de cara. Sem perder muito tempo, o holandês passou Kimi e se posicionou para atacar a dupla da Mercedes. Então veio o primeiro safety-car, na volta 3, depois de uma aquaplanagem de Pérez que acabou com seu carro rosa no muro.

Como a turma tinha largado de pneus para chuva extrema e a pista começava a melhorar, um monte de gente foi para o box colocar os pneus intermediários, mais apropriados para aquelas condições. Alguns, no entanto, não pararam. O que fez com que, do nada, aparecessem Norris, Russell e Kubica em oitavo, nono e décimo. E Magnussen em segundo!

Alguma coisa estava, como dizia Caetano, fora da ordem.

[bannergoogle]

Na relargada, duas voltas depois, Hamilton, Bottas e Verstappen lideravam o pelotão e Leclerc começava a dar seu showzinho particular, assumindo a quarta posição. Vettel, endiabrado, já estava em oitavo. E as coisas, aparentemente, estavam seguras para os prateados.

O asfalto começava a secar, mas ninguém tinha coragem, ainda, para colocar pneus slicks. Leclerc fez uma segunda parada durante um safety-car virtual acionado após o estouro do escapamento de Ricciardo, mas foi para novos intermediários. Hamilton, na volta 20, voava em céu de brigadeiro já com 5s5 de vantagem para seu companheiro de equipe. Parecia tudo bem para o líder do Mundial.

Só que na volta 23 Magnussen deu a senha e colocou pneus macios para piso seco. O trilho sem água no asfalto era visível. Na volta seguinte, Vettel fez a mesma coisa. Na 26ª, Verstappen espetou médios — para, no caso de a chuva parar de vez, ir até o fim da corrida. Quando retornou à pista, Max levou um susto. Rodou, deu um 360° e por um instante quase botou tudo a perder. Mas segurou a onda e tocou o barco em frente. Bottas seguiu o exemplo do piloto da Red Bull e também colocou médios. Mais um safety-car virtual foi acionado — abandono de Norris — e então foi a vez de Hamilton trocar para pneus macios, voltando ainda na liderança.

A chuva, então, apertou. E fez a primeira vítima real do dia: Leclerc, em segundo, deu na proteção de pneus ao escapar da pista na última curva, que seria a vilã do domingo para vários pilotos. O safety-car foi chamado na volta 29 para remover os cacos da Ferrari do monegasco, que não se conformou com o erro besta. Mas instantes depois, mesmo em ritmo lento, Hamilton escapou no mesmo lugar num erro bobo que não combinava com seu currículo. Começava ali a jogar sua corrida fora.

ale191f
Leclerc bate: desespero do jovem ferrarista

Lewis resvalou a asa dianteira na barreira de pneus e decidiu atravessar a pista para aproveitar que estava perto dos boxes e consertar a cagada. Por ter entrado no pitlane de maneira irregular, seria punido depois com 5s. Mas o pior não foi isso. Quando encostou na garagem, a Mercedes não sabia direito quais pneus deveria colocar em seu carro. Primeiro, os mecânicos vieram com um novo jogo de slicks macios. No meio do caminho, desistiram e foram buscar intermediários, porque a chuva aumentou ainda mais. Uma zona incomum num time conhecido pela perfeição em suas ações.

O resultado é que o inglês voltou em quinto, enquanto todo mundo aproveitava o safety-car para colocar intermediários de novo. Na volta 34 foi autorizada a relargada e comunicada a punição a Hamilton. Verstappen era o novo líder, com Hülkenberg em segundo, Bottas em terceiro e um incrível Albon em quarto.

Os dois mercêdicos passaram o alemão da Renault sem maiores dificuldades e na volta 41 foi o pobre Hulk quem bateu na mesma curva. Desolado, abandonou. Talvez nunca tenha estado tão perto de um pódio na vida — ele nunca ganhou um troféu na categoria, com 167 GPs no lombo desde a estreia, em 2010.

ale191d
Hülkenberg desolado depois de chegar perto de uma tacinha: 167 GPs e nenhum pódio

Quem pôde aproveitou mais uma entrada do safety-car para colocar novos pneus intermediários. Max foi um deles. Vettel, que estava em sétimo, fez o mesmo. O holandês se segurou na ponta. Sebastian caiu para décimo. Na 46ª, a relargada. E um espanto nos boxes: Stroll, que até ali vinha andando da metade para trás do pelotão, colocou pneus slicks.

As três voltas seguintes foram as mais malucas da temporada. A pista secou de repente. Quem tinha trocado para intermediários novos voltou aos boxes para colocar slicks, como fizera o canadense da Racing India Force Point. Hamilton chegou a liderar uma dessas voltas malucas. Stroll, acreditem, também. Max caiu para sétimo. Lewis parou e despencou para 12º, depois de pagar a punição. Na volta 50, Verstappen estava em primeiro de novo, com Stroll em segundo e Kvyat — sim, o soviético da Toro Rosso que se tornara pai na noite anterior — em terceiro.

De onde vieram esses caras? Do caos. O GP da Alemanha converteu-se numa corrida na qual a única missão de quem se mantinha na pista era fugir do caos. Quem, definitivamente, não conseguia, era Hamilton. Rodou sozinho, trocou pneus de novo — foram seis pit stops para o inglês — e saiu da briga por qualquer coisa aceitável.

Kvyat passou Stroll e foi para segundo. Bottas empacou atrás do menino Lance e na volta 57 completou a tragédia da Mercedes no domingo molhado de Hockenheim. Estampou o muro sem dó e abandonou também, levando Toto Wolff, nos boxes, ao desespero total — será nossa “imagem do dia” no rescaldão do GP, durante a semana.

ale197
Bottas se arrebenta: domingo trágico para a Mercedes

Safety-car de novo, claro, para a remoção do que restou de seu carro. Verstappen, Kvyat, Stroll, Sainz Jr., Vettel e Albon eram os seis primeiros àquela altura e ninguém acreditava no que via. Não bastassem as posições incomuns da maioria deles, Hamilton, simplesmente, estava em 14º. O último entre os sobreviventes.

Da relargada, na volta 59, até a quadriculada, quem brilhou foi Vettel. Passou Sainz, primeiro, depois Stroll (volta 62) e Kvyat (63) para cruzar a linha em segundo, levando o público alemão ao delírio — o mesmo que no ano passado acompanhou com certa indiferença o início de seu inferno astral, quando bateu em Hockenheim liderando a corrida e o campeonato.

[bannergoogle]

Verstappen, depois de uma rodada e cinco visitas aos boxes para trocar pneus, venceu pela segunda vez no ano e sétima na carreira, consolidando a fama de ser um dos melhores pilotos na chuva que já se apresentaram ao front da F-1 nos últimos anos. Depois do redimido Vettel (também cinco pit stops) veio Kvyat, para conquistar o pódio mais surpreendente do ano — terceiro de sua carreira, os dois anteriores pela Red Bull — contabilizando quatro paradas. A Honda, assim, levou dois carros ao olimpo. E a Toro Rosso conseguiu seu segundo pódio na história (o outro fora a vitória de Vettel em Monza/2008). Quem diria…

Fechando a zona de pontos vieram Stroll (cinco paradas), Sainz (apenas três), Albon (quatro), Raikkonen (quatro), Giovinazzi (quatro), Grosjean (cinco) e Magnussen (seis). Horas depois da corrida, a dupla da Alfa Romeo foi punida com 30s por irregularidades nos ajustes de embreagem para a largada. Ambos perderam suas posições e os pontos. Grosjean e Magnussen subiram para sétimo e oitavo. Hamilton, que terminara em 11º, ganhou dois pontinhos de lambuja alçado ao nono lugar. E Kubica, que recebera a bandeirada em 12º, ascendeu para 10º fazendo o primeiro ponto da Williams na temporada. Lewis, agora, tem 225 pontos, 41 de vantagem para Bottas.

Tudo isso posto, foi mais um domingo redentor para a F-1. No paddock, viam-se sorrisos rasgados por todos os lados, abraços e beijos, alegria de quem sabia ter feito parte de uma corrida histórica — exceção feita à Mercedes, claro, que viu a chefia (leia-se Wolff) cuspindo marimbondos e pedindo “foco” e “seriedade”, talvez numa crítica ao clima excessivamente festivo que cercou o fim de semana do time em casa.

Deu gosto de ver, mais uma vez. Depois de três corridas seguidas assim, pode-se dizer que o ano está ganho para quem gosta deste negócio.

Subscribe
Notify of
guest

180 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alfredinho
Alfredinho
4 anos atrás

Interessante! Quase ninguém condenou as lambanças de Hamilton. As fanzocas de última hora do inglês poderiam, pelo menos, culpar a chuva…

Comentarista Crítico
Comentarista Crítico
Reply to  Alfredinho
4 anos atrás

Eu acho que ele achou que com a chuva, a corrida já estava ganha e abusou da confiança. Pois desde 2014 sempre terminava vencedor de uma corrida chuvosa. Pra você ter idéia, a última corrida de pista molhada não vencido pelo Lewis, foi Hungria 2014 vencida pelo Ricciardo.

Vai Vettel!
Vai Vettel!
4 anos atrás

Vettel demonstrou em casa que é um fortíssimo candidato a Príncipe da Chuva. Só não vai conseguir superar o seu conterrâneo e padrinho, o Rei da Chuva!

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Vai Vettel!
4 anos atrás

Chucruta, em qualquer notícia, programa ou documentário nacional e internacional, são lembradas três corridas na chuva:

Monaco 84
Portugal 85
Europa 93

Nas duas primeiras o alemão citado por você estava arrepiado em frente à televisão. Na última, tomou um X na primeira curva.

Daqui a 100 anos, continuarão as mesmas.

Garagista
Garagista
Reply to  McLaren-12
4 anos atrás

O alemão citado possui 19 vitórias na chuva contra 13 vitórias na chuva do amado “santo”.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  McLaren-12
4 anos atrás

O teu citado alemão correu quase que a carreira toda com câmbio semi-automático, pneus frisados , uma porrada de aparato eletrônico e um escalão de piloto se segunda linha. Ah, ele correu mais que Senna também.

Se não se conforma que os números dele não dizem nada pra ninguém, exceto uma meia dúzia de frequentadores deste blog, problema seu.

Garagista
Garagista
Reply to  McLaren-12
4 anos atrás

A chuva é a mesma, sua viúva idiota!

Micromax
Micromax
Reply to  McLaren-12
4 anos atrás

A chuva não é a mesma, o piloto não é o mesmo e o carro também nunca foi o mesmo!

Giovanni
Giovanni
4 anos atrás

Corrida foi muito boa especialmente por três motivos: a chuva, o asfalto do arrancadão e as inúmeras entradas de safety car Esse último motivo, está muito mais pra uso indevido pra tentar aumentar a emoção da corrida, típico de americano, do que por questão de segurança.

As inúmeras entradas do safety car maqueou o resultado da corrida. Verstappen e Vettel não teriam chegado ao pódio, nem o Stroll teria chegado em quarto. Aí as pessoas não sabem avaliar todas as variáveis que influenciam num resultado da corrida e começam a falar merda numa cegueira completa pra defender/enalteecer um determinado piloto.

Corrida boa tem que ser de verdade na condição mais realista possível: pista seca, sem safety car e sem asa móvel.

A. Coyote
A. Coyote
4 anos atrás

Bom… todos que tentaram ser rápidos escorregaram naquela curva. Quase todos estatelaram no muro com maiores ou menores danos e teve ainda aqueles que estatelaram e ficaram presos na brita.
Menos um. Kimi Raikkonen. É mta categoria desse finlandês. Passou sobre a caixa de britas como se tivesse desfilando..
Abs.

Alfredinho
Alfredinho
4 anos atrás

Vettel calou seus detratores com uma atuação de gala. Notam-se ainda alguns comentários tímidos em relação ao alemão e quase nenhum comentário crítico sobre as trapalhadas de Hamilton.
As fanzocas, principalmente as de última hora, ficaram sem argumentos.

Mauro Cézar
Mauro Cézar
Reply to  Alfredinho
4 anos atrás

kkkkk…….vcs querem que falem mais da atuação do Schukrute Fake?? pois aí vai: ATUAÇÃO DE SEMPRE, OU SEJA, NADA DEMAIS PRA QUEM TEM UM ÓTIMO CARRO E SE BENEFICIOU POR DIVERSOS ACONTECIMENTOS DURANTE A PROVA, NOS QUAIS, OS PRINCIPAIS FAVORITOS A VITÓRIA FORAM TRAÍDOS EM SUAS PILOTAGENS.

“ATUAÇÃO DE GALA TEVE O PILOTO QUE CONQUISTOU O 3º LUGAR COM UMA MODESTA TOROROSSO!!!

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Mauro Cézar
4 anos atrás

A mesma inveja de sempre, fanzoca de última hora do Hamilton!
O falecido vai se revirar no túmulo…

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  Mauro Cézar
4 anos atrás

Atuação de gala teve o piloto que conquistou a POLE e a VITÓRIA no Altar do Automobilismo com uma modesta Toro Rosso!

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Alfredinho
4 anos atrás

Alguém desavisado que lê seu comentário pode pensar que foi uma vitória histórica de Vettel. Mas ao buscar pelos fatos, vai constatar que ele chegou em segundo…com uma Ferrari!

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  McLaren-12
4 anos atrás

A viúva tá mordida, tá? Vai chorar no mausoléu, vai!

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  McLaren-12
4 anos atrás

Uau. Lembro-me desse argumento no Orkut em 2003.

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  McLaren-12
4 anos atrás

Ih! A viúva gozou…

wagner neves
wagner neves
4 anos atrás

Sobre Verstappen na chuva, houve um GP ano passado ou retrasado em que ele fez a melhor volta na chuva. Só teve um pequeno detalhe que parece que passou meio despercebido. Ele fez essa volta tendo feito CINCO ultrapassagens, não era com pista limpa, não. Isso mostra o monstro (palavras do FG) que é esse garoto na chuva.

CRSJ
4 anos atrás

Coincidência ou não parece que só na Alemanha existe corrida virada de cabeça pra baixo causada pela chuva na F-1, né Rubinho?
O Verstappen torna-se o melhor piloto fora da Mercedes, e basicamente o segundo melhor piloto do campeonato na pista.
Pra Ferrari o segundo lugar do Vettel largando em último tem sabor de vitória fazendo esquecer o treino zicado da equipe e a escapada do Leclerc, além da outra escapada do Vettel no ano passado quando liderava.
Pra Mercedes seria bom o Toto Wolff ficar de olhos vendados pra não enxergar o inacreditável, ainda sobraram dois pontinhos pro Hamilton do nono lugar depois da penalidade de 30 segundos das duas Alfa Romeos, que ainda vai recorrer.
Parece que a FIA resolveu salvar a Williams do vexame de ficar zerada esse ano através da penalidade das Alfa Romeos dando o décimo lugar pro Kubica, agora é torcer pra que a Alfa não ganhe o recurso, senão tudo volta na estaca zero.

Emerson
4 anos atrás

Amigos pergunto ao flavio se a ferrari n vencer em hungaroring o que vai acontecer com vettel ? Acredito que a equipe o abondonou ja e carta fora do baralho na ferrari existe a possbilidade de ele ir pra Red Bull fazer dupla com o futuro holandes campeao , e alonso na Ferrari nos bastidores comentam que e certo Alonso como piloto n 1 da ferrari.

Mauricio Rocha
Mauricio Rocha
4 anos atrás

A Mercedes deve ter errado tudo a que tinha direito no ano. Punição justa à Hamilton. Mas no frigir dos ovos acho que foi mais vantagem para ele tomar punição de 5 segundos do que dar a volta inteira daquele jeito na chuva.

Chagas
Chagas
Reply to  Mauricio Rocha
4 anos atrás

Engano seu a equipe nao estava preparada Hamilton perdeu quase 1 minuto nos boxes. Se ele desse mais uma volta perderia menos e daria tempo de se prepararem para a parada.

A. Coyote
A. Coyote
Reply to  Chagas
4 anos atrás

O Hamilton tentou resolver mais rápido, mas realmente aquele atraso no box – justificável, é claro – foi o responsável pela m…. toda.
Abç.

André Fonseca
André Fonseca
Reply to  Chagas
4 anos atrás

Como assim, Chagas???

A volta é feita em mais de 1 minuto, sem chuva, e com o carro em perfeitas condições…

Com o carro danificado, com chuva, Hamilton teria que ir bem mais devagar, com a volta chegando perto dos 1m e 40 seg, fora a punição.

No final, ele foi ligeiro e saiu ganhando com 1 minuto de espera e os 5 segundos de punição.

Saiu no lucro, muito no lucro!!!

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  Chagas
4 anos atrás

Andre, 1 minuto parado nos boxes, com certeza ele perderia menos fazendo a volta completa.
Obvio que a volta é mais longa que 1 minuto mas ele esta ganhando terreno, faria a volta completa e depois perderia parado 10 a 15 segundos no máximo.
Sobre carro danificado, foi dano mínimo apenas uma resvalada na asa dianteira, daria para dar uma volta competitiva sim.

Renato F1
Renato F1
4 anos atrás

Corrida boa. Resultado péssimo.
Se estou no lugar do Toto Wolff mandava os dois pilotos para a pista molhada para aprender e não fazer feio. Comemoração dos 125 anos da Mercedes-Benz, 200ª participação em Grandes Prêmios e fazem um vexame deste? E na casa da Mercedes-Benz? Ambos os pilotos deveriam ter uma redução em 1/21 avos do salário para aprender a não fazer este vexame na casa da Mercedes-Benz e no dia de comemoração.

Felipe
Felipe
4 anos atrás

Vettel passou 7 só na primeira volta, sem ninguém batendo ou rodando na sua frente.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
4 anos atrás

Feliz pela Honda! Fica tudo mais fácil ao se trabalhar com “pilotos de F-1” que trabalham em equipe para a Equipe!

Vai Vettel!
Vai Vettel!
4 anos atrás

Sendo sendo Vettel pela enésima vez! Tocada esplêndida de um fantástico piloto!
Se tivesse largado no pelotão da frente, teria vencido com sobras.

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  Vai Vettel!
4 anos atrás

Vettel sendo Vettel pela enésima vez!

(agora acertei).

Marco Brotto
Marco Brotto
Reply to  Vai Vettel!
4 anos atrás

Continuará sendo Vettel até o final do ano. Mais cagadas de ex-campeão em atividade virão.

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  Vai Vettel!
4 anos atrás

E você continua se escondendo atrás de nicks pré-fabricados.

Gabriel P.
Gabriel P.
Reply to  Vai Vettel!
4 anos atrás

Vettel é daqueles extraordinários pilotos que se tiver 1 chance em mil ele não perde.
Esse resultado pode sim dar um novo ânimo a equipe e ao piloto e talvez voltem ao normal de serem competitivos.com categoria.
Se acontecer o mesmo na próxima corrida, certamente teremos a 2a parte da temporada muito melhor.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Vai Vettel!
4 anos atrás

Faltou só um poquinhopro Vettel ganhar. Faltou apenas o Verstappen rodar!

kkkkkkkkkkkkkkkk

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  Vai Vettel!
4 anos atrás

A viúva de sempre! Se escondendo, desta vez, atrás de um nick batido.

Micromax
Micromax
Reply to  Vai Vettel!
4 anos atrás

Só mesmo uma hecatombe como essa pra livrar o Alemão Fake de outro vexame!

Marcelo
Marcelo
Reply to  Vai Vettel!
4 anos atrás

kkkkkkk. Kvyat largou em 14º e Lance Stroll em 15º e ambos chegaram em 3º e 4º , respectivamente. Ou seja , de Toro Rosso e Racing Point fizeram muito mais que Vettel.

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  Marcelo
4 anos atrás

Vettel fez muito mais que os medalhões da época com seus carrões e do que Kvyat com a mesma Toro Rosso, ao fazer a pole e vencer em Monza!

Alberto Assunção
Alberto Assunção
4 anos atrás

Não vi nada de extraordinário em Vettel. Mercedes, Ferrari e RBR são as 3 forças do grid. Uma analise nem tão profunda assim ja da para perceber que Vettel não tinha 4 pilotos que em se tratando de uma corrida normal ele não conseguiria ultrapassar de forma alguma. Mercedes mal – 2 pilotos de ponta, Ferrari sem Leclerc – 1 piloto de ponta. A outra RBR de Gasly não pode comparar então… quem dos carros que se arrastam nas pistas nos ultimos anos poderia suportar ou aguentar a força da Ferrari de Vettel? continua sendo o piloto que só ganha se tiver um bom carro.

Mauro Cézar
Mauro Cézar
Reply to  Alberto Assunção
4 anos atrás

Perfeito Alberto……….o mesmo piloto médio de sempre que tem 4 títulos nos quais sabemos os motivos.

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  Mauro Cézar
4 anos atrás

Os motivos dos 4 títulos são sempre os mesmos, Mauro Cézar:
O “piloto médio” espancou o “piloto da hora” durante 4 anos e de quebra enterrou a Alonsomania.

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Mauro Cézar
4 anos atrás

Se não sabe, vettelete, fique sabendo! O nick acima é falso.

Micromax
Micromax
Reply to  Mauro Cézar
4 anos atrás

Pelo amor de Dio ;;;;Pinto vc ainda não aceita a mediocridade do pilotinho fake não é mesmo? Pra quê ficar usando esse nick idiota??

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Mauro Cézar
4 anos atrás

Você misturou minha cabeça, Micromax. Aponte qual nick idiota que você acha que sou eu?

Micromax
Micromax
Reply to  Mauro Cézar
4 anos atrás

…..e precisa??

Assombração
Assombração
Reply to  Mauro Cézar
4 anos atrás

Precisa.

Micromax
Micromax
Reply to  Mauro Cézar
4 anos atrás

Tá bom………

Vai Vettel
Marmelada44
Alfredinho

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Alberto Assunção
4 anos atrás

Hamilton reza essa mesmíssima cartilha, Alberto.
Só ganha por conta desse carro de outro universo.
E mostrou, mais uma vez, que se apertarem, também espana.

Gabriel P.
Gabriel P.
Reply to  Alberto Assunção
4 anos atrás

Se não Vettel e nem Hamilton são excelentes pilotos e só ganham com um carro bom.
Então gostaria de saber, qual piloto do grid ganharia o campeonato com as Williams ??????

Eder Félix
Eder Félix
Reply to  Alberto Assunção
4 anos atrás

Se o Vetel não fez mais que a obrigação, largando em último e chegando em segundo, o que dizer do atual campeão, que tem o melhor carro, largou em primeiro e terminou em penúltimo entre os que completaram a corrida? Isso serve pra esses caras imediatistas que endeusam um porque tá na crista da onda e pintam como lixo alguém que não passa por boa fase. Nem tanto a um, nem tampouco a outro

Giovanni
Giovanni
Reply to  Eder Félix
4 anos atrás

O fato de um não fazer mais que a obrigação não significa que o Hamilton andou bem. Os dois foram muito mal. E você é um fanático cego que nem mereceria minha resposta.

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Alberto Assunção
4 anos atrás

O que você falou sobre Vettel, caro Alberto, serve também para Hamilton. Só ganha se tiver um bom carro.

André Fonseca
André Fonseca
4 anos atrás

Só não foi perfeito o “thriller da Floresta Negra” pq deceparam o Hockenheim antigo!!!

sandro
sandro
4 anos atrás

A Pista de arrancada ajudou muito também, palmas para ela e azar de quem escorregou nela.

Clayton Araujo
Clayton Araujo
4 anos atrás

CORRIDAÇA! Espetacular Max, esplendido Vettel. Uma pena que só a chuva consegue fazer uma corrida de formula 1 voltar a ser interessante. Foi uma corrida daquelas que há muito tempo não se via. Várias rodadas, vários carros de segurança, várias relargadas, mas o Vestapinnho estava lá firme e forte, e deu sorte quando rodou de slicks e caiu de frente e continuou para então trocar para pneus intermediários e seguir bem rápido rumo a vitória, enquando Leclerc e as Mercedes batiam cabeça com tanta água e tantos pit stops. Muito bom ver um Kyviat no pódio, só a chuva mesmo para aprontar dessas, inclusive as Toro Rosso deram muito trabalho. Espetacular Vettel ontem saindo de ultimo para segundo, e ainda creio que se tivesse mais umas 4 voltas ele brigaria com o Max. Uma pena que a temporada para o Sebastian só começou agora.

Mônica
Mônica
4 anos atrás

É um absurdo! Os comissários estão monitorando as embreagens! Essa f1 está ridícula! O meu gatão e seu companheiro fizeram tudo certo e agora isso. E o pior, eu tão longe dele e sem poder consolá-lo.
Perdendo ou ganhando, eu amo o meu gatão!

#IceKiss

Amaral
Amaral
Reply to  Mônica
4 anos atrás

Regras são absurdas às vezes… Essa de medir latência de sei-lá-o-quê de embreagem foi de cair o queixo, pra não dizer coisa pior.
Fiquei triste pela dupla da Alfa, seu gatão guiando o fino e o companheiro dele também. Mas valeu a pena pelo primeiro ponto da Williams e do Kubica. Pra calar a boca de um certo canadense decadente que disse que deficiente não pode correr.
Mas relaxa. Duas vodcas e ele volta tinindo pra Hungria.

Mônica
Mônica
Reply to  Amaral
4 anos atrás

Eu até compreendo que os erros e os abusos precisam ser corrigidos, atendendo inclusive reparações de quem foi prejudicado, mas essa de punir embreagens é o fim!
Concordo com você. Sobrou um pontinho para o Kubica, e todos nós estávamos torcendo para ele chegar lá.
Ninguém me disse, mas eu sei porque o meu gatão bebe! É pra conseguir aturar aquela Mortícia.

CHAGAS
CHAGAS
4 anos atrás

Bottas tinha tudo pra ser segundo na corrida e diminuir pra 20 pontos a diferença pro líder do campeonato, colocando um pouco de pressão em Hamilton. Mas o finlandês errou feio na tentativa de ultrapassar Stroll. Quando Hamilton terá outra corrida cheia de erros como esta? Nunca…. mas pouco importa porque quando tem, Bottas joga no ralo.
Muita gente boa rodou, errou, bateu…. Hamilton, Hulk, Leclerc, Perez, Gasly e ate Verstappen. Sem sombra de duvidas o pior erro foi de Bottas, por conta do momento do campeonato, um erro que desmoraliza o piloto e faz os torcedores do finlandês (como eu) entregarem os pontos.
Toto Wolf socou a mesa, além do erro de Bottas e das rodadas de Hamilton, a equipe demorou demais em um dos pits do Inglês, porém nem todos estão tristes por lá….. Ocon que o diga.

Amaral
Amaral
Reply to  CHAGAS
4 anos atrás

Ocon e Bottas vão atualizar seus currículos no Linkedin. Pelo mesmo motivo.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  CHAGAS
4 anos atrás

Não é fácil lidar com a pressão que o Hamilton impõe aos seus adversários. O cara é implacável. Concordo contigo, tantos erros assim em outra(s) prova(s) é praticamente impossível.

O Botas tem uma pressão adicional como rival do Hamilton, o finlandes pilota uma Mercedes enquanto o resto sua sangue em carros teoricamente menos velozes.

Méritos para Rosberg, o único a quebrar a hegemonia do Inglês.

Fanático
Fanático
4 anos atrás

O melhor do final de semana

O ponto de kubica

Zuza
Zuza
4 anos atrás

Corridaça essa da Alemanha. Apesar de torcer para o Hamilton achei ótima a vitória do Verstapen. Flavio você acha que o campeonato acabou ou o Verstapen e a Ferrari ainda podem incomodar a Mercedes? Eu creio que teremos surpresas ainda.

Daniel
Daniel
4 anos atrás

Um dos pódios mais felizes dos ultimos anos!! Max pela vitoria, Vettel mesmo em segundo foi vitorioso por ter largado em ultimo, e Kvyat no pódio de Toro Rosso!!! As vezes o segundo lugar perdeu a vitoria e fica com cara de bunda no podio, mas dessa vez ficou todo mundo feliz!! Que corrida!!!

murilo
murilo
4 anos atrás

A chuva reduz significativamente a disparidade entre equipamentos, deixando a corrida mais humana. Foi interessante ver em várias fases da corrida carros de ponta sofrendo em disputas contra carros do meio do pelotão. Já com pista seca as disparidades voltaram e Vettel galgou posições sem esforço.

Hamilton chegou a ser ameaçado por uma McLaren, Bottas rodou quando perseguia uma Racing Point, Gasly tomou duas ultrapassagens de uma Toro Rosso…

Pra mim ficou claro que Hamilton é bom, mas não é um Deus, Bottas e Gasly não estão a altura dos seus carros, Vesttapen será o próximo multi campeão, Leclerc precisa de mais quilometragem, Vettel e Kimi ainda tem lenha pra queimar.

Hulkenberg já passou do tempo na F1. Não dificultou em nada as ultrapassagens das duas Mercedes.

Paulo F.
Paulo F.
4 anos atrás

Semana que vem volta tudo ao normal. Lewis faz pole, vence e tem a melhor volta. Toto Wolf sorri e segue o jogo.
O raio não cai duas vezes no mesmo lugar….
Ps: a Ferrari precisa de um banho de descarrego urgente!!!!!

RAFAEL PIQUEIRA CHININI
RAFAEL PIQUEIRA CHININI
4 anos atrás

Mercedes: uma equipe que trabalha para a perfeição, não sabe o que fazer na hora do imprevisto

Eu vi uma Mclaren dando ré, pode? Não era proibido? Ainda bem que não mais.
Ótima corrida, valeu a pena acordar “cedo”

Flavio padilha
Flavio padilha
4 anos atrás

Saudações Flavinho ! um belo castigo para a Mercedes, que transformou suas instalações num desfile de escola de samba…um dos maiores fiasco a atuação dos seus pilotos…Não deu certo. Toma ! Espero que tenham aprendido a lição. Abs

Rodrigo Aires
Rodrigo Aires
4 anos atrás

E só podia ser nessa prova sensacional, um recorde acontecendo.
São 32 etapas sem Hat-Trick, o maior período da história da F1, a última vez, Bottas, Abu Dhabi 2017.
Um prêmio a mais para uma corrida inesquecível. Por favor, salvem o GP da Alemanha.

Rodrigo Aires
Rodrigo Aires
4 anos atrás

É uma pena que talvez não volte no ano que vem. Certamente a Mercedes não vai desembolsar uma grana de novo. Aí é o caso dessa tal de Liberty Media, que eu ainda não vou muito com a cara, de chegar e parar um pouco de ficar babando em cima de dinheiro das Abu Dhabis da vida e dar um desconto, para que a Alemanha permaneça.

2 culpas, primeiro pelo erro do Hamilton, ali a equipe não errou, muito rápido entre a batida e a entrada nos boxes para fazerem a troca rápido. Porém, depois quando ele pediu para parar e não deixaram, aí eles tiveram culpa. Muita ingenuidade achar que a corrida a partir dali iria estabilizar e ninguém mais iria parar. Embora eu acho que mesmo assim, de qualquer maneira o Hamiton teria dado uma rodada e não iria terminar entre os primeiros. Tem dias que não é pra ser e pronto.

Uma ponta de preocupação em relação ao Sainz. Me parece que junto com Hulkenberg e Gasly, aquele 5º lugar é o máximo que ele consegue e deu. Veja bem, pela situação da Mclaren, é muito bom, porém em corridas normais, em uma etapa maluca dessas, não pode chegar atrás da Toro Rosso e da Racing Point. Então me bate essa dúvida se esse é o máximo do espanhol e aí já fica também a dúvida se o Norris não faria melhor.

Não tem mais o que esperar, Ocon nada, coloca logo o Verstappen na Mercedes e deu. Tá pronto já, sabe que vai ter que dividir a equipe com o Hamilton, mas não acho que iri criar confusão, essa é a hora, não tem mais o que pensar.

Amaral
Amaral
Reply to  Rodrigo Aires
4 anos atrás

Sainz não é ruim. Mas periga ser o novo Hulkemberg. E calma com o Norris, o garoto é bom, mas se queimarem ele, vira um Grosjean.
E no final podia acontecer tudo. Esse quinto era pra ser do Albon. Ele deu uma escapada no final e perdeu um monte de posições.

Marmelada-44
Marmelada-44
4 anos atrás

A FIA arrumou um jeitinho de abonar as lambanças do Hamilton com alguns pontos, entregando também os mesmos para a sua filial Mercedes. E como despiste, deu a entender que a entidade queria premiar a tenacidade de Kubica com um mísero pontinho.
Pode ser conversa FIAda. Pode não ser.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Marmelada-44
4 anos atrás

Tudo que vc escreve e conversa FIAda…..!

Marmelada-44
Marmelada-44
Reply to  Segafredo
4 anos atrás

Tá fazendo o quê aqui, viúva? Teu idolozinho, que você tenta endeusar com conversa fiada, morreu faz tempo!

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Segafredo
4 anos atrás

Não discuta com a Última Chucrute, Segafredo. Em todos os posts, sem execeção, ela fala de Senna.

Se analisarmos bem, até o Galvão Bueno fica pra trás.

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  Segafredo
4 anos atrás

E vocês, viúvas, que só falam de Vettel?

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Segafredo
4 anos atrás

Dããããããããã…Vettel não está em atividade ainda, idiota?

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  Segafredo
4 anos atrás

A viúva tá pirando! É falta de macho?

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Segafredo
4 anos atrás

Não sei. Preciso da sua ajuda.

Macho todo dia resolvem os problemas? Resolveram os seus? Hoje você se considera lúcida?

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  Segafredo
4 anos atrás

É fácil e vou explicar, Segafredo! As viúvas ficam carentes com o passar do tempo. Sabe como é, o falecido é que era o tal… mas você já se amasiou com o Mirtão! Já não corre esse risco.
O que aconteceu é que esse teu nick, que não engana ninguém, pode estar descalibrado de tanta saudade do “santo”!. Entendeu?

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
4 anos atrás

Corrida muito boa, muitos jovens a despontar, muitas promessas e uma realidade chamada Verstappen!!!

José
José
4 anos atrás

Flávio, usando suas palavras de ontem para a Mercedes, hoje servem para Vettel:, que fez uma corridaça com o que se apresentou:
“…ainda que para isso tenha de contar com os infortúnios dos adversários e com a generosidade do clima.”

Sobre a vitória do Max,uma observação, novamente vê céu depois de uma péssima largada, assim como na Áustria. Inclusive Christian Hornet reprisando a careta na tv.

Murilo
Murilo
4 anos atrás

Flávio um tema para seu próximo vídeo é falar sobre pinturas comemorativas e suas glórias ou fracassos.

De cabeça lembro da despedida do Couthard no Brasil acho que 2008, usando uma pintura linda exclusiva. Abandonou na primeira curva.

Mauricio
Mauricio
4 anos atrás

Melhor que isso só se o Vettel tivesse vencido hoje. Não que eu torça por ele, torço é por corrida boa, mas seria histórico ele vencer em casa depois de largar em último.

quel
quel
4 anos atrás

eu acho que o gasly toma um pé na bunda e o kiviat assume já no proximo fim de semana

Bola da Vez
Bola da Vez
4 anos atrás

O Pinto tá certo!´´É muita punição! Agora estão punindo as embreagens. Daqui a pouco vão punir os freios!

Davi B C Silva
Davi B C Silva
4 anos atrás

Caro Flavio Gomes,

Em primeiro lugar, parabéns pelo blog! Sou leitor assíduo!

Tenho uma curiosidade sobre um possível recorde na Fórmula 1 (ou, no mínimo, um fato raro) ocorrido hoje no GP da Alemanha: 9 equipes diferentes pontuaram (após a punição dos Alfa Romeo). Alguma vez aconteceu tamanha diversidade na zona de pontos, em números absolutos? Talvez em números relativos já tenha ocorrido.

Abraços!

P.S.: gostei muito do vídeo do João Gilberto que você postou, cantando Casa Portuguesa. É simplesmente sensacional!

Amaral
Amaral
Reply to  Davi B C Silva
4 anos atrás

Todas as equipes pontuaram esse ano. Só faltava a draga da Williams. As punições da Alfa preencheram essa lacuna.
Mas, salvo engano, ano passado aconteceu isso também. Inclusive todos os pilotos pontuaram, desde o Hamilton até o Sirotkin.
Agora não lembro lá daquela época em que tinham doze, treze equipes, fora as pré-qualificações, e que só os seis primeiros pontuavam.

DAVI B C SILVA
DAVI B C SILVA
Reply to  Amaral
4 anos atrás

Me refiro a equipes diferentes pontuarem na mesma corrida.

Faço uma correção ao comentário que fiz: foram 8 as equipes que pontuaram no GP da Alemanha, e não 9. Verifiquei que no GP da Austrália deste ano, isto já havia acontecido.

O que haveria de curioso no número de equipes na zona de pontos de um GP é que existe a possibilidade de todas marcarem pontos na mesma etapa. É evidente que quando apenas cinco, seis ou oito pilotos pontuavam, isso seria impossível (dado o desejo dos dirigentes da categoria de manter um número de carros igual ou superior a 20).

Como a Williams está em uma situação que só não é surreal porque está acontecendo, dificilmente ocorrerá este fato que, até então, acredito que será inédito: 10 equipes diferentes (todas, portanto) marcando pontos em uma prova.

Comentarista Crítico
Comentarista Crítico
4 anos atrás

Depois dessa corrida, Lewis Hamilton NUNCA MAIS abusará da confiança correndo na chuva. Pois ficou nítido que isso aconteceu nessa corrida. Acho que por conta do histórico favorável que ele tem em pista molhada e o próprio tem noção disso, ele não tomou os cuidados necessários que tem que se ter quando a pista molha, e abusou da confiança ao provavelmente pensar que já estava com a corrida ganha.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Comentarista Crítico
4 anos atrás

Meu Senhor……….quanta bobagem sai dessa cachola perturbada e recalcada.

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Segafredo
4 anos atrás

A viúva de sempre destilando seu veneno.

Micromax
Micromax
Reply to  Segafredo
4 anos atrás

E o babaovo de sempre retrucando, mas continua me dando ibope, bobão!!

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Segafredo
4 anos atrás

Você é um mal necessário. Acredito que este seja o teu trunfo para permanecer no blog. Além disso, se o Gomes te detonar, você pode utilizar todos os nicks falsos do teu repertório.
O saboroso da coisa é ficar adivinhando as postagens falsas que partem de você. Na realidade, é um tanto fácil. Posts com inveja, raiva e recalque ou também endeusando Hamilton, é no alvo!

Mentira tem perna curta
Mentira tem perna curta
Reply to  Segafredo
4 anos atrás

Será que isso é trunfo….?

Celio Ferreira dos Santos
Celio Ferreira dos Santos
4 anos atrás

Corrida de sorte e azares , que será ao final do campeonato um ponto fora da curva.
1- Verstapen ..choveu é êle o cara
2- Dia de cão da Mercedes …só faltou o Toto se enforcar nos suspensórios das calças
3- Foi só secar no final Vettel mostrou a diferença de força da Ferrari ..
4-Hulk , jamais fará um pódium..
5-Acho que a Haas , dessa vêz manda sua dupla de pilotos embora, nas férias..
6-Gasly deve ganhar bilhete azul ..ta muito ruim
7- O genro do Piquet , ta na bica pra voltar para equipe principal , depois do podium
8- O sempre criticado Stroll , foi bem na chuva com slic, …às v~ezes da certo.

Paulo Fonseca
Paulo Fonseca
4 anos atrás

Prezado F&G :Corrida de F-1 na chuva é loteria na certa, mais MAX surpreendeu e venceu, Vettel pagou a promessa de um ano de castigo e hoje acabou a maldição do castigo da cerveja choca ,( detalhe a Equipe Ferrari, Diretores de gerência de Box e planejamento de logística a e estratégia de corrida e seus dirigentes são infinitamente um fracasso), a Equipe Mercedes-Benz deu uma bica no pinico de merda e realizou uma fracassada etapa do GP da Alemanha . Melhor da corrida vitória de Max e segundo lugar de Vettel, o pior da corrida o serviço de box da Mercedes-Benz.
destaque – Equipe Willians marca seus primeiros pontos na temporada.

mattia
mattia
Reply to  Paulo Fonseca
4 anos atrás

A estratégia do Leclerc estava ótima, até ele jogar o carro no muro

Vettel talvez parou uma vez mais do que deveria, mas não comprometeu também,

Comentarista Crítico
Comentarista Crítico
4 anos atrás

Nem vi a corrida. Os antigos circuitos de Spielberg e de Hockenheim não fazem falta? Pois foi essa a impressão que ficou com as corridas da Áustria e Alemanha de 2019(infelizmente). Max é foda! Mas hoje, tenho que tirar meu chapéu pro Vettel. Foi o cara da corrida. E pra mim, fez a melhor corrida da carreira(não é exagero). Se redimiu do mico de 2018 arrebentando na chuva(sendo que em 2018 fez a lambança que fez por medo da chuva). E se foi em Hockenheim 2018, que se iniciou um ciclo de grande azar e de inferno astral do Alemão, que Hockenheim 2019 não tenha sido em vão e tenha sido um início de um ciclo de um Sebastian Vettel totalmente novo, de um Sebastian Vettel que mostre porque é Tetracampeão e mostre que merece estar na lista dos melhores pilotos da história. Torcemos pra isso!

Zé Clemente
Zé Clemente
4 anos atrás

Juntando a atuação dos mecânicos da Mercedes mais a dos pilotos dá para entender que a pressão dentro da equipe nesse final de semana foi alta. Nunca a Mercedes fez um banzé como o de hoje. Não é característico deles.
O Vettel, se sentiu pressão foi dele próprio. Ninguém espera ele ganhar a corrida vindo de último. As coisas estavam na mao dele e soube administrar bem a pilotagem. O cara ainda é muito bom.
E o Verstappen fez por merecer a vitória. Pilotou como vencedor.

Marcelo
Marcelo
4 anos atrás

Corridaça??? Acho que de tanto assistirem corridas monótonas, vocês acharam uma corrida decidida pela pura sorte como uma grande corrida.

Corrida de carro é para ver quem corre mais, quem é mais ousado, quem deixa para frear mais dentro da curva.

Uma corrida decidida pela sorte de parar na hora certa e escolher o pneu certo é tão falsa como a ultrapassagem com a asa aberta.

O que o Vettel fez não foi mais do que foi feito pelo Stroll ou o Kviat, com carros mil vezes mais inferiores que o dele.

Se o que vocês gostam é de decisões na sorte escolheram o esporte errado para torcer. ´É melhor irem para Las Vegas.

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Flavio Gomes
4 anos atrás

Só faltou falar que “bom mesmo era na época do Senna” hahahaha

João
João
Reply to  Marcelo
4 anos atrás

Sorte sempre foi fator primordial para um piloto se dar bem na F1. Todos os campeões não teriam sido se não tivessem a sorte de estar em uma equipe com condições de vencer.
Em situações como nessa corrida, além da sorte, a competência do piloto e equipe fizeram a diferença. Quem não teve “braço” bateu o carro.
Se a Ferrari tivesse chamado Vettel na mesma volta do Stroll, ele estaria disputando o 1º lugar desde a última relargada.

Marcel
Marcel
Reply to  Marcelo
4 anos atrás

Que cara chato pow! Vai dormir meu… Kkkk

Fabio Taccari
Reply to  Marcelo
4 anos atrás

rsrsrs.
O cara sai em ultimo passa 19 carros na chuva e acaba em segundo numa corrida de F1…
Realmente não fez nada de mais…
Vettel, se tiver lendo a coluna, tem ai o vídeo onboard pra mostrar pra ele como funciona as coisas dentro do cockpit de um carro de Fi na chuva , com todo mundo rodando na sua frente, no seu lado, estampando muro , e você só nos botãozinhos do volante , jogando equilibrio pra frente para trás, balaceamentos e mapas de setups conforme trecho mais seco mais molhado , se pindura no freio se pindura no contra esterço,ufa pelo menos eu já estampei o muro só de imaginar.

Maxwell
Maxwell
Reply to  Marcelo
4 anos atrás

Falou muito e falou muita merda. Meus parabéns

Danilo A.
Danilo A.
Reply to  Marcelo
4 anos atrás

Sim virtù, fortuna nenhuma te ganha uma corrida de F1.

Saima
Saima
Reply to  Danilo A.
4 anos atrás

Maquiavel aplicado ao automobilismo, só no blog do FG!!! Ótimo!

Eder Félix
Eder Félix
Reply to  Marcelo
4 anos atrás

Que comentário mais tonto… se o Vetel não fez mais que a obrigação, largando em último e chegando em segundo, o que dizer do atual campeão, que tem o melhor carro, largou em primeiro e terminou em penúltimo entre os que completaram a corrida? Isso serve pra esses caras imediatistas que endeusam um porque tá na crista da onda e pintam como lixo alguém que não passa por boa fase. Nem tanto a um, nem tampouco a outro

Adriano Silva
Adriano Silva
Reply to  Marcelo
4 anos atrás

Putz, discurso de meritocracia pra corridas.

J Fernando
J Fernando
Reply to  Marcelo
4 anos atrás

“Corrida de carro é para ver quem corre mais, quem é mais ousado, quem deixa para frear mais dentro da curva.”
Só que, numa pista molhada, alguns que seguiram este seu mantra estamparam o muro e não foram poucos.
Corrida de carros também é para ver quem corre mais em uma pista com trechos inseguros, sob um clima que se alterna entre seco e molhado.

nico
nico
4 anos atrás

Hulk não teve muitas chances de pódio na vida. Mas as duas maiores jogou fora

Brasil 2012 (poderia até ter vencido, de Force India) e hoje

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  nico
4 anos atrás

O irônico em Hulk é que ele tem algo que a maioria dos que correm, não conseguem e nesse time incluo Verstappen. Hulk tem uma pole.

Antonio
Antonio
4 anos atrás

E algo que geralmente não acontece, os 3 no pódio estavam felizes.

RAFAEL PIQUEIRA CHININI
RAFAEL PIQUEIRA CHININI
Reply to  Antonio
4 anos atrás

bem observado.

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  Antonio
4 anos atrás

É porque não tinha piloto da Mercedes em segundo ou terceiro.

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Vai Vettel!
4 anos atrás

Realmente! E o mesmo acontece com o trio da pole.

rafaelle
4 anos atrás

K aramba, sacanearam tanto o Kubica que talvez o único ponto da Williams em 2019 é dele.
Digo sacanearam porque a diferença (entre Russell e ele) é irreal (tem coisa$), qual piloto f1 toma 1 s, 1,5 s do companheiro com mesmo carro, ele fez testes antes de voltar, a telemetria mostraria não ter condições e o Nico Rosberg de bobo não tem nada.

Amaral
Amaral
Reply to  rafaelle
4 anos atrás

Isso já aconteceu. Pergunta ao Mazzacane se ele não tomava 2 segundos do Alesi na Prost, lá nos anos 2000. Era um argentino muito fraquinho. Tanto que só durou uma meia dúzia de corridas lá.
Fiquei muito feliz pelo ponto do Kubica. Se o carro não fosse tão deplorável, ele já teria feito pelo menos mais uns dois ou três pontinhos.
Falam muita merda sobre ele. Principalmente um canadense decadente loiro oxigenado. Pilotando com um braço e meio, num carro horroroso, equipe mal gerida, com um companheiro que é bom, jovem, em plena forma, até que faz muito. Mas sei que ele terá vida curta na F-1. Creio que o futuro dele seja no turismo. Onde será muito feliz se fizer as escolhas certas.

Tumari
Tumari
4 anos atrás

Ouvir a torcida gritar a cada barbeiragem ou ultrapassagem é bom demais. Ouvimos na Áustria, Silverstone e agora na Alemanha. Um contra-ponto para a falta de barulho dos carros (talvez não conseguiríamos ouvir com o ronco de um v8 passando…). Por mais GPs na Europa!! Abraços

Costa
Costa
Reply to  Tumari
4 anos atrás

A cada erro da Mercedes, o estádio vinha abaixo… É o preço de tanta dominação…

Renato F1
Renato F1
Reply to  Costa
4 anos atrás

Este é o mal do povo: a equipe que mais trabalha para alcançar a perfeição e o povo comemora os erros. Trabalhar 24 horas por dia e sete dias por semana não é para qualquer companhia https://www.grandepremio.com.br/f1/noticias/24-horas-de-trabalho-por-dia-e-atualizacoes-a-cada-20-minutos-como-mercedes-atua-para-manter-dominio-na-f1. Agora, se as outras equipes não tem competência para fazer o mesmo, problema delas: a culpa não é da Mercedes.

Garagista
Garagista
Reply to  Costa
4 anos atrás

Esse Renato não passa de um baba-ovo dos pilotos da Mercedes!

Rafael Rego BH
Rafael Rego BH
4 anos atrás

Nos ultimos anos o Hamilton tem sido perfeito. A última vez que ele se envolveu em uma polemica/confusão/acidente em uma corrida tinha sido na Espanha, em 2016, quando bateu com o Rosberg na primeira volta. De la pra cá sempre calmo e sereno.
Hj fez todas as merdas possíveis.

Alfredinho
Alfredinho
4 anos atrás

Prezado Flavio. As Alfas foram penalizadas em 30s. Uma pena para Kimi e Antonio, que tiveram boas participações no GP. Com isso, Hamilton pontuou em nono e Kubica fez seu primeiro ponto em décimo , desde seu retorno à F-1 e tirando a Williams do zero.
Informação: RACEFANS.

Amaral
Amaral
Reply to  Alfredinho
4 anos atrás

Teve gente por aí (um canadense loiro decadente) que disse que deficiente físico não podia dirigir um fórmula 1.
Vai aí o cara e, pasmem, sobrevive a uma corrida louca com chuva e um carro tétrico, e ainda herda um pontinho. Veio de graça, claro, mas só ganha quem faz por onde. Ele tava lá, fez o dele e terminou a prova.

Roberto
Roberto
4 anos atrás

-O único piloto a pontuar em todas as corridas da temporada foi Max Verstappen.
-Melhor classificação de um Piloto da Tailândia desde Principe Bira. GP França 1954. 4ºlugar
-Honda colocou dois carros no pódio. Renault disse que a Red Bull iria se arrepender de ter feito a troca. E como estaria Alonso hoje?
-Depois de um sábado ruim. Vettel foi do inferno e quase ao paraíso ao chegar em segundo. A corrida iria ter 67 voltas. Mas foi reduzida para 64 voltas. Será que ele iria chegar lá?
-Aquela área de escape onde vários carros saíram no mesmo ponto é um caso a se pensar.

Roberto
Roberto
Reply to  Roberto
4 anos atrás

adendo: -Primeira corrida que a Mercedes não pontua nesta temporada.
-Primeira pontuação de Kubica e Willians no campeonato. 1 ponto

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Roberto
4 anos atrás

Roberto, seguinte:
Área de escape é para quem erra, se não errar não acontece nada.
Tá certo que é parte da pista de arrancada e tudo mais, mas era só não escapar do traçado e pronto.

Rafael Rego BH
Rafael Rego BH
Reply to  Zé Maria
4 anos atrás

Concordo com o Ze Maria.

Uma coisa é um problema no traçado, tipo Interlagos 2003, onde tava represando agua na curva do sol e meio mundo aquaplanou ali e abandonou.

Fora da pista é outra historia. A gte vive reclamando das areas de escape de estacionamento de shopping, que carinha escapa e não dá nada. E antes de rodar e abandonar o Leclerc ja tinha errado ali umas trocentas vezes…por exemplo. Ele tava pedindo…

Amaral
Amaral
Reply to  Roberto
4 anos atrás

Foi explicado na transmissão esse lance da área de escape. Um produto que se usa em pistas de arrancada. No seco funciona, no molhado vira um verdadeiro sabão.
Apesar de ser a favor de que os pilotos tenham um pouco de medo dos circuitos, ou seja, se errar é brita, muro, pneu, grama, qualquer coisa que faça o cara não se sentir confortável demais (longe daquela bizarrice de Paul Ricard, se errar nada acontece, parece videogame), aquilo ali foi muito louco. O cara pisava ali e saía deslizando igual ringue de patinação no gelo sem patins. Não existe isso. Se fosse no Brasil já teria meia dúzia de idiotas dizendo que aqui é a Banânia, não sabemos fazer nada direito e que não podia ter corrida aqui. E na Alemanha do 7×1? Pode?

Fabio
Fabio
4 anos atrás

Caramba, só eu ví aquela falta de respeito/educação do Galvão com a Mariana Becker?

O cara é o maior retrato da elite parasita, puxa saco, narcisista e mau educado.

90% da população não suporta
100% da imprensa baba ovo.

Sergio
Sergio
Reply to  Fabio
4 anos atrás

Não foi só uma vez…. ele tem que ser a estrela ….. sem falar que mais uma vez lembrou do Senna !!!!!

Sérgio Santana
Sérgio Santana
Reply to  Fabio
4 anos atrás

Ela chama e ele fala, “Um segundo Mariana”… e esquece da moça. Quando lembra, o que ela tinha a dizer, até perdeu relevância, por ter passado o momento. Lamentável!