MENU

Thursday, 4 de July de 2019 - 20:56F-1

SOBRE DOMINGO DE MANHÃ

autd191i

Verstappen: vitória histórica para cair nos braços da Honda e da Red Bull

RIO (não, acabar com MAD não!) – Verstappen, Leclerc e Bottas. Já falamos, domingo, que o pódio da Áustria foi o mais jovem da história, com uma média de 24 anos e 156 dias de idade. Mas não falamos que foi o primeiro desde o GP da China de 2018 sem Hamilton ou Vettel entre os três primeiros colocados. Naquela corrida, deu Ricciardo, Bottas e Raikkonen. Daí em diante, foram 26 corridas com um dos dois — ou os dois — levando troféus para casa.

Nesse período de 26 provas, Hamilton foi 23 vezes ao pódio. Vettel, 14. É mais um dado a ilustrar como foi incomum a corrida de domingo passado. E, por isso também, boa. A melhor do ano até aqui. Se não por outros motivos, pela atuação memorável de Verstappinho.

 O NÚMERO DA ÁUSTRIA

European dirty 60km speed limit traffic sign…vitórias tem a Red Bull agora, mantendo-se firme como a sexta equipe que mais venceu GPs na história. Em primeiro no ranking, disparada, está a Ferrari, com 235. Seguem os italianos a McLaren em segundo (182), Williams (114), a Mercedes (85) e Lotus (81). Depois da Red Bull vêm Brabham e Renault com 35.

Ganhar em casa sempre é bom. A Red Bull é uma equipe formalmente austríaca, embora não tenha nenhuma instalação no país — exceto, claro, a fábrica de energéticos. Foi a segunda vez que ganhou no seu autódromo, comprado há alguns anos pela empresa. Ano passado, Max também venceu.

A primeira vitória do time das latinhas aconteceu na China em 2009 com Vettel, que é o maior vencedor rubro-taurino: 38 vezes. Depois dele, o piloto da Red Bull que mais ganhou corridas foi Mark Webber, com nove. Ricciardo venceu sete e Verstappen, seis.

autmasiliO holandês fez a festa de seus torcedores, retratados por nosso cartunista oficial Marcelo Masili aí em cima. Ele me explicou mais ou menos quando mandou a ilustração — alguma coisa ligada ao Pica-Pau descendo as cataratas de Niagara dentro de um barril. Oxe! Não entendi direito, mas achei o máximo!

(Fui ver o episódio. Peço desculpas ao Masili. A referência é simplesmente GENIAL. Principalmente pela “torcida”. Às vezes sou meio chucro.)

Foram, segundo os organizadores, 203 mil ingressos vendidos para os três dias do evento em Spielberg. Boa parte deles vestia laranja. Será que algum desses encapuzados do desenho é o Queiroz?

Sei não…

A FRASE DE SPIELBERG

autvettel19

Vettel: “Leave us alone!”

“Não estamos lutando pelo troféu do jardim de infância. Somos adultos. Eles deveriam nos deixar em paz.”

Sebastian Vettel, defendendo a manobra de Verstappen sobre seu companheiro Leclerc no final da corrida. O alemão anda bem bronqueado com os comissários da F-1 desde a punição que recebeu no Canadá. Lá, chegou na frente de Hamilton, mas foi relegado ao segundo lugar por ter, segundo a direção de prova, “saído da pista e voltado em condição perigosa”, obrigando o outro piloto a fazer uma “manobra evasiva”.

A Ferrari, ao contrário do que fizera em Montreal, decidiu não apelar da decisão dos comissários sobre o bate-rodas entre Max e Charlinho na volta 69 do GP austríaco — eles concluíram que foi um “incidente de corrida” e deram o veredito: “No further action”.

É o que a gente mais gosta de ver nesses comunicados. Em tradução livre, podemos dizer que é o equivalente a uma expressão consagrada pelo grande Milton Leite: “Segue o jogo!”. Seguiu, felizmente.

Nas imagens acima, nota-se como Leclerc ficou enfezado ao seguir para o pódio. Não sei vocês, mas achei a ultrapassagem normal, dentro das regras, resultado do estilo decidido de Verstappen somado a uma bobeada do monegasco, que abriu a porta quando não deveria. Lega, também, a reverência de Max à Honda. Os japoneses mereciam uma alegria depois de tantas cacetadas desde 2015.

A Honda chegou à sua 73ª vitória na categoria. É o quinto motor que mais ganhou corridas na história, atrás de Ferrari (236; só uma vez um motor Ferrari venceu sem equipar um carro vermelho: com Vettel, de Toro Rosso, na Itália em 2008), Mercedes (181), Ford (176) e Renault (168).

autd191o

McLaren: grande de novo?

GOSTAMOS De ver a <<< McLaren andando bem de novo, com Norris em sexto e Sainz Jr. em oitavo. A equipe se firmou como a quarta força do campeonato. Agora tem 52 pontos, abrindo 20 da Renault — que é sua fornecedora de motores. No ano passado, o time fez 62, apenas dez a mais do que nas nove primeiras etapas desta temporada.

autd19999 (2)

Hamilton: só quinto

NÃO GOSTAMOSDo desempenho da Mercedes, que apanhou das altas temperaturas austríacas. “Nosso calcanhar de Aquiles foi exposto”, disse Toto Wolff, preocupado com o forte verão europeu. As próximas cinco corridas acontecem no Velho Continente. Pelo menos duas, Alemanha e Hungria, devem ser realizadas sob sol escaldante. OK, Bottas foi terceiro. Mas Hamilton >>> não lutou por nada e terminou num discretíssimo quinto lugar — desde que chegou à Mercedes, foi a nona vez que ele fechou um GP nessa posição.

19 comentários

  1. Brabham-5 says:

    Se gostaram do pega Verstappen x Leclerc, lembrem desse entre Vettel (RBR) x Alonso (Ferrari) em Silverstone.
    Quase 20 minutos com câmeras on board, no final da corrida (ultimas 5 voltas).
    (E tem idiota que duvida do talento do alemão)
    https://www.youtube.com/watch?v=giGukOORHcg

  2. ms says:

    não dá pra hamilton vencer todas as corridas…aliás um piloto vencedor como hamilton saber reconhecer e sabiamente entender e assimilar que não dá pra vencer todas corridas faz parte daquilo que se espera de todo grande piloto

  3. CRSJ says:

    O Vettel tem razão em dar uma alfinetada nos comissários, do jeito que está indo daqui a pouco vão colocar um guarda de trânsito no meio da pista pra advertir e punir os pilotos.
    60 vitórias tem a Red Bull agora, essa equipe começou a se tornar vencedora a partir de 2009 seguindo o embalo da finada campeã Brawn GP naquela virada de cabeça pra baixo do regulamento.
    Não Gostamos do Hamilton! Com o Hamilton não fazendo uma boa corrida existe a possibilidade maior de uma disputa lá na frente saindo um pouco do previsível.
    Leclerc essa você perdeu mesmo, não adianta chorar! Teve a corrida na mão, mas deixou o Verstappen se aproximar, com isso ele não seria paciente naquelas três voltas finais.

  4. Daniel says:

    O Alegre Palmer falou bem na sua análise. Verstappen foi no limite do aceitável, a FIA não tem tanta consistência nas decisões mas seria feio demais tirar a vitória em casa na frente da laranjada MAS que pra ele, boa corrida mesmo não são carros se espremendo pra fora, e que na volta anterior que foi bonito de ver.
    https://www.youtube.com/watch?v=now3s1SM1_o

  5. Bola da Vez says:

    Colocar o Queiroz na torcida laranja foi uma sacada e tanto!

  6. Tá desculpado – agora já conhece, e é legal demais :)

  7. ORLAN JR says:

    Melhor prova de F1 dos ultimos anos
    VAMOS FAZER TODAS AS PROVAS DE F1 NA AUSTRIA DAÍ SIM VALE A PENA ASSISTIR!!!!
    Verst mostrou o que significa a palavra PILOTO de carro de corrida, algo meio esquecido e distorcido nos ultimos anos. e provou que F1 é empolgante quando há uma disputa legitima!
    Lamentamos pelo Lecler …. aliás não lamentamos, lamentariamos muito se a FIA tivesse feito merda denovo como fez no Can. o Lec não deu trabalho ao Verst, não teve problemas nem foi injustiçado então não há o que lamentar , aliás o Verst só teve trabalho mesmo pra passar Vettel e Raik, o resto ele passou facilzinho…..
    E o hamilton hein…. Hamilton sem o melhor carro do grid é quen quen quen f quen…. nem pódio pega……. acho o hamilton um campeão falsificado pré fabricado forjado etrc…. algo que a mercedes mercenaria e a fia (da put…) fizeram para parecerem politicamente corretas… uma merda plastificada, algo podre corruto e lamentavel e vergonhoso para mercedes e fia…. que bosta!!!!
    Bottas contente em ter um mercedão pra guiar , fazer uns pódios, uma e outra vitoria…e principalemte muitos dollares ou euros na conta corrente…. tudo previsto em contrato…… vejam que quando ele “atrapalha” o hamilto o carro dele não larga bem, não rende, estrategia errada, etc….. ou seja, SEGUNDO PILOTO DESCARADAMENTE , claro que já vimos essa historia antes MAS ISSO JÁ DEVIA TER ACABADO NÉ!!!! essa merda de FIA não faz nada….?????
    a Formula 1 se tornou muito nojenta, muito manipulada, muito falsa, muito forjada e podre…. verdadeira era das trevas !!! uma perda de tempo, e taí Max, pra mostrar que dá sim pra fazer uma F1 autentica….. joguem fora esse regulamento feito sob encomenda da mercedes, deixem mais de fabricante de pneu pois se pneu é o mais importante porque monopolio…. e quenm garante que os pneus fornecidos a cada piloto e equipe sejam exatamente iguais….???? e deixe que os pilotos decidam quais e quantos pneus usarem !!! as pirelli é que ta decidindo os resultados da corridas….
    flavio seja voce nosso porta voz junto à fia

  8. Alfredinho says:

    “Segue o jogo”, se o jogo seguisse desde o princípio. O que não está certo é seguir um jogo diferente quase no meio da temporada. E isso é algo que a gente não gosta de ver.

  9. Cenzi says:

    Foda é saber que a Mercedes é tão competente, que certamente já resolveu o problema de super aquecimento do motor.

  10. Ricardo Bigliazzi says:

    Pode parecer oportunismo barato, mas durante a corrida havia pensado nessa cena.

    Jung falaria de um tal de “inconsciente coletivo”.

    Corrida para ficar na historia, daquelas que serão relembradas daqui a dez anos em mesas de bar!

  11. Guilherme Blatt says:

    Na verdade, o pódio mais jovem da história ainda é na Itália em 2008, com Vettel, Kubica e Kovalanto. Média de idade um pouco inferior a 24 anos. Esse da Áustria foi o segundo mais jovem. Os 30 anos do Bottas jogaram a média pra cima.

  12. Não acho que a vitória de domingo se deva ao motor Honda, tanto que ano passado Max ganhou também e foi com motor, parece que o carro da RBR casa bem com essa pista.

    Vamos aguardar novos capítulos…

  13. Amaral says:

    Putz. A referência ao episódio das cataratas do Pica-Pau foi genial. E pra mim é fantástico algo que já deve ter uns sessenta anos de feito, no mínimo, ainda ser lembrado pelas gerações. Pica-Pau é das antigas, desenho raiz.
    E é uma pena desenhos como esse não passarem mais. Pode procurar se passa Pica-Pau em algum lugar. Até onde sei, nem na TV aberta, nem na fechada, nem na Netflix, nem em lugar nenhum. Em épocas de politicamente correto, podem considerar nocivo um passarinho que é politicamente incorreto (e que detonaram num filme extremamente mal feito e mal redigido). Balela. Politicamente incorreto são certos desenhos que são coisas de retardado, histórias sem nenhum sentido e que não acrescentam absolutamente nada, nem conseguem divertir. Com as devidas e sinceras desculpas aos (realmente) privados de algum grau de cognição ou de sanidade mental.
    Verstappen na melhor fase da carreira disparado. Não sou fâ dele, nem um pouco, mas reconheço seu talento acima da média. Não é lobby de pai nem de equipe, o cara é especial mesmo. E precisava disso, mostrar foco e regularidade além do arrojo e agressividade naturais. Tem tudo pra se tornar um piloto completo, um dos grandes de sua geração. É só não se destemperar.
    Mercedes deve estar trabalhando 24×7 em quatro turnos pra resolver essa zica calorenta que deu neles na Áustria. Ao contrário da Ferrari, que mantém seu mimimi. Com Harry Potter macarrônico no comando, nem magia resolve. Tem que dar um passo a mais. Pilotos ela tem. Leclerc vai ganhar uma ainda esse ano. E Vettel também, se encaixar um bom fim de semana. Não desaprendeu.
    E o Leclerc, visto a sua juventude, até que encara muito bem os dissabores que vem passando na equipe. Imagine um Max na Ferrari passando por isso. Já teria jogado um pneu em cima do Harry Potter.

  14. Giuseppe says:

    Flávio, é uma pena que você não conheça o episódio do Pica-pau nas cataratas do Niágara. Achei a referência do Masili simplesmente genial. Aproveito a oportunidade para parabenizar a você e a todos do Grande Prêmio pelo excelente trabalho jornalístico ligado ao automobilismo em particular e ao esporte a motor em geral

  15. Tiago says:

    Valeu!!! Obrigado ????????

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *