DICA DO DIA

Uma profunda análise da mudança do logotipo e de toda a comunicação visual da Volkswagen é a dica do Marcelo Masili. A nova cara da montadora foi apresentada esta semana em Frankfurt. Gostei muito. Os alemães estão décadas à frente de todo mundo quando se trata de design. E de carros — estão aí o DKW e o Trabant que não me deixam mentir.

vwlogosnovos (2)

Subscribe
Notify of
guest

32 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
CRSJ
4 anos atrás

Eles não seriam burros de mudar suas letras tradicionais no seu novo logotipo, o antigo ainda é mais bonito.

Alfredinho
Alfredinho
4 anos atrás

Aprecio muito os logotipos simples. Gostei!

Joao
Joao
4 anos atrás

O logo dos mamonas assassinas também foi atualizado?

Antonio Rico
Antonio Rico
4 anos atrás

Olhando assim parece pobre, mas vendo a aplicação dele no marketing e nos carros ficou legal sim. Mais chic, retrô, .

Gus
Gus
4 anos atrás

Horrível…perdeu lastro, elegância e aquele senso de robustez dos carros alemães, que são os melhores do mundo, mas perdem para os italianos em beleza.

André Araruna
André Araruna
4 anos atrás

não achei nada de novo!!! como diria meu pai!!! grande bosta.

Marlo Vinicios Duarte Lemos
Marlo Vinicios Duarte Lemos
4 anos atrás

Qual é o novo?

Max Morais
Max Morais
4 anos atrás

Olá Flavio, o assunto foge do conteúdo da matéria mas achei interessante te mandar. Olha o que disse o presidente da TERRACAP-GDF, Gilberto Occhi, no Correio Braziliense, edição desta quarta-feira,11, sobre o Autódromo de Brasília.
“Estamos muito próximos de finalizar o processo da PPP do Autódromo. Está dependendo de um último questionamento do Tribunal de Contas do Distrito Federal. Nós acreditamos que todas as questões apresentadas pelo TCDF foram esclarecidas. O tribunal suspendeu apenas a homologação por questionar aspectos técnicos da obra a ser executada, mas o processo continua, está em fase final e está ocorrendo. Caso o TCDF decida pela viabilidade, acredito que, no máximo, em 30 dias, nós concluímos a licitação, já com o anúncio do vencedor.”
Sera que agora sai?

McLaren-12
McLaren-12
4 anos atrás

Horroroso!

Rogério
Rogério
4 anos atrás

Retrô. Curti.

André
André
4 anos atrás

Caso tivessem invertido as letras (w em cima) aí sim seria novidade.

Valter
Valter
4 anos atrás

A Fiat troca o logotipo com frequência. A VW deve adotar essa tática com urgência.

Costa
Costa
4 anos atrás

E com 3 ou 4 retas é fácil fazer uma logomarca. Prefiro o antigo…

RICARDO BIGLIAZZI
RICARDO BIGLIAZZI
4 anos atrás

Esse negocio de marca é como os “sidepods” da F-1. Sempre existirão uma equipe de marketing a justificar que a marca remete a imagem XYZ que o conceito quantico da imagem remasterizada é mais do que o velho vestido de novo mas sim a tangibilização de uma imagem futura que não representa um simples automóvel, mas sim um instrumento de mobilidade urbana alinhada com a sustentabilidade do planeta Terra ou de outros sistemas planetários ainda a serem descobertos… ou não.

Falei de ‘sidepod” da F-1 pois os engenheiros ficam a falar um monte de merda sem sentido como escrevi acima tudo para justificar o ganho de um “culionésimo de segundo” no carro de F-1.

Segue o jogo, gostei do logo… “tempus mudernos”… não há como fugir disso.

RICARDO BIGLIAZZI
RICARDO BIGLIAZZI
Reply to  RICARDO BIGLIAZZI
4 anos atrás

Piada no logo, seria a marca “auto sustentavel”

José
José
4 anos atrás

Não sou designer, nem nunca estudei nada nessa área, mas sempre gostei de desenho e logos, inclusive eu mesmo faço os logos das minhas empresas (falando assim, parece que sou multimilionário, mas no caso são as empresas que já tive além da atual). Enfim, voltando ao logo da VW, gosto da onda simplista atual, até pelas variações possíveis e uso em mídia facilitado. Mas sinceramente achei que ficou simples demais. Um meio termo entre o atual e o novo ficaria melhor. Ainda assim, fico contente que o logo evoluiu e não foi atirado no lixo sendo substituído por algum sem história como em alguns casos. Pra mim, quando isso acontece, passa uma impressão de ruptura e não de evolução da empresa, como se tivesse sido vendida para algum grupo chinês qualquer…

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
4 anos atrás

Me lembrou a “evolução” do logotipo da Stock Car…

GIOVANI JARDIM
GIOVANI JARDIM
4 anos atrás

Gostei, ficou bom.

Christian - Do Niva
Christian - Do Niva
4 anos atrás

Muita celeuma para pouco (ou nenhum) resultado. Algum publicitário vendeu muito bem e muito caro que a mudança do logotipo mudaria a percepção da marca e blah, blah, blah… Para mim não muda absolutamente nada pois o único modelo da VW que tinha algum interesse saiu de linha (Golf Variant).
Com esta decisão de tirar a Variant do mercado cogito tanto comprar um VW como um Renault ou Peugeout, ou seja, zero possibilidade.

jader
jader
4 anos atrás

Feioso.

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
4 anos atrás

Eu acho que levaram anos para chegar à evolução do logotipo original até o padrão atual, com efeitos 3D, de luz, sombra, profundidade, reflexo, etc… como comentou o outro “Parece uma logomarca feita nos anos 30”.
Não tem nada de moderno nisso, mas a análise das variações eu achei legal. O artista pode simplesmente jogar no InkScape e fazer suas próprias variações, sem precisar tratar a foto antes… bem mais fácil.
Mas simplicidade pela simplicidade, eu ainda prefiro as quatro argolas da Audi, ou as cinco barras da Fiat, que eles também fizeram o “favor” de voltar para o século passado e fazer um logo que fica chamativo e feio no meio do volante.

JOÃO MARCOS FILIPPE MARIANI
JOÃO MARCOS FILIPPE MARIANI
4 anos atrás

Simples e bonito.

EGARLET
EGARLET
4 anos atrás

O segredo do BOM DESIGN é mudar aos poucos o produto sem perder a identidade. Ex todos os carros da BMW tem estilizado a letra C na coluna do vidro traseiro. Principalmente os sedans. Isso cria confiança.
Isso explica por exemplo o fracasso de alguns projetos em que tudo muda,a todo instante. A FIAT faz muito isso no Brasil. Modifica projeto sem respeitar a identidade da marca e logo precisa tirar de linha, pois “não fez sucesso”.
O que é bonito funciona, literalmente e metaforicamente falando.

Daniel
Daniel
4 anos atrás

Ficou muito feio, só tem uma justificativa para essa mudança: Economizar tinta da impressora na hora de imprimir papel timbrado!!!

Daniel
Daniel
4 anos atrás

Esses caras tem mil estudos pra justificar porque abandonaram o 3D, porque as linhas estão mais finas, porque as letras agora estão suspensas (W nao encostas mais no fundo). Mas na minha opiniao ficou horrivel!!

Tales Bonato
Tales Bonato
4 anos atrás

O Dieselgate deixou os caras sem grana. Então melhor economizar até no design gráfico. E resgatar a logo de 50 anos atrás. Gasta menos tinta na impressão também.
A também pobre Maybach já havia copiado este estilo de logo da VW.

Falando sério: não gostei. Anacrônico. Mas sei que logo vamos nos acostumar.

Ulisses
Ulisses
4 anos atrás

Agora o V e o W estão claramente circunscrevendo um H. Acho que eles querem deixar a mensagem subliminar de que, no fundo no fundo, é tudo Honda. ;p

Murilo
Murilo
4 anos atrás

Parece uma logomarca feita nos anos 30. Achei horrivel.

murilo
murilo
Reply to  Murilo
4 anos atrás

A imagem que o Flavio apresentou (linhas azuis escuras + fundo branco) deixou a logomarca feia.. Fui olhar as demais variações e cheguei a conclusão: Eu estava certo. Horrível.

Marcelo Witt
Marcelo Witt
Reply to  murilo
4 anos atrás

Concordo!!! Também achei horrível. Acho que quando criança eu devo ter desenhado essa logo mais ou menos do mesmo jeito. Sem qualquer apelo para “eletrificação” – como vi alguma justificativa na internet – apenas sem grande habilidade para desenho mesmo. E imaginar que devem ter gasto alguns milhares de $. Azar o deles.

Mauricio
Mauricio
4 anos atrás

O novo logo lembra bastante o utilizado entre 1967-1978 – a diferença está na espessura das linhas.

http://logos.fandom.com/wiki/Volkswagen#1967.E2.80.931978

kalil01
kalil01
4 anos atrás

Falando em carros do povo, lembremo-nos sempre da mãe Rússia!

https://www.autoentusiastas.com.br/2019/09/os-primeiros-volkswagens-na-russia/