MONZEANAS (4): ÊXTASE EM CASA

itad194
Charlinho e a multidão: vitória merecida para delírio dos italianos nove anos depois

RIO (nada a reclamar) – Foram nove anos de espera para a torcida da Ferrari voltar a comemorar uma vitória em casa. E coube a Charles Leclerc, o novo “enfant terrible” da F-1, a honra de levar o público ao êxtase no pódio mais espetacular da categoria, em Monza. Desde 2010, com Fernando Alonso, que os “tifosi” não festejavam um triunfo em seu maior templo.

E foi com todos os méritos, em mais um ótimo GP desta temporada — que teve todos os ingredientes para se tornar um épico, a saber: a vitória aconteceu no 90º aniversário da Ferrari, com pressão da Mercedes o tempo todo e com o anti-herói Sebastian Vettel, mais uma vez, cometendo erros grotescos que ameaçam atirá-lo no ostracismo.

(Pobre Vettel. Depois da corrida, falou que ainda ama o que faz, mas que não pode se sentir feliz quando tudo dá errado. Primeiro, viu Leclerc fazer a pole e ganhar — não dá para imaginar algo mais doloroso para um veterano tetracampeão do que ver um companheiro de equipe que mal saiu das fraldas assumir o posto de primeiro piloto do time. Com o resultado, foi ultrapassado pelo garoto na classificação, 182 x 169. Vive um jejum de 22 corridas sem vitória, desde Spa/2018. Recebeu uma punição por voltar à pista de modo perigoso à frente de Stroll depois de rodar sozinho na Ascari na sexta volta. Levou três pontos na carteira e se tomar mais três terá de cumprir suspensão de um GP. Terminou a prova em 13º, uma volta atrás dos líderes. Está um caco.)

[bannergoogle]

O grande mérito de Leclerc na corrida de hoje foi aguentar o ímpeto da Mercedes, especialmente de Hamilton, sem cometer erros graves. Fez das suas, sim. Cortou a primeira chicane na volta 36, ao perder o ponto de freada. Mas voltou na frente do inglês. Pouco antes, na 23ª volta, teve de se defender com algum vigor da tentativa de Lewis, na segunda chicane. Ao dividir a curva, mexeu o carro na hora de frear, o que deixou o piloto da Mercedes razoavelmente irritado — e levou a direção de prova a mostrar ao monegasco a bandeira preta e branca de advertência, uma espécie de cartão amarelo do automobilismo.

Mas os outros também erraram. Por ter parado para trocar pneus antes que o ferrarista, na volta 20, Hamilton foi vendo sua borracha se desgastar rapidamente porque a Mercedes optou pelos compostos médios. Leclerc escolheu os duros na passagem seguinte, e sabia que esses pneus se comportariam melhor no final da corrida, o que de fato aconteceu.

Lewis andou o tempo todo colado em Charlinho, com distâncias que raramente passavam de 1s. Abriu a asa várias vezes para tentar a ultrapassagem, mas a velocidade de reta da Ferrari tornava a tarefa quase impossível. Numa dessas, já com a borracha em petição de miséria, o britânico errou o ponto de frenagem no fim da reta dos boxes, na volta 42, e foi reto na chicane. Além de perder o contato com Leclerc, ainda foi ultrapassado por Bottas, que assumiu o segundo lugar.

Com pneus sete voltas mais novos que o jovem de bochechas rosadas, Valtteri recebeu o incentivo pelo rádio: vai lá que essa corrida é sua. Ele também tinha médios, mais velozes que os duros do adversário. O finlandês começou a descontar a diferença, é verdade, mas num ritmo de cágado. A corrida estava no fim. Quando chegou de vez, na volta 51, errou também, para desespero da chefia nos boxes. A tarde era, mesmo, de Leclerc.

itad199
Bottas erra na chicane e Toto Wolff faz careta: achar que o finlandês conseguiria passar Leclerc era querer demais

Àquela altura, Hamilton já tinha desistido de qualquer ato heroico. Ainda parou nos boxes mais uma vez para colocar pneus macios e garantir o pontinho extra da melhor volta, o que conseguiu sem problemas. Leclerc recebeu a quadriculada menos de 1s à frente de Bottas — em nome da precisão, 0s835 –, mas já sem ser ameaçado pelo discreto mercêdico das geladas terras nórdicas.

Foi uma vitória emocionante — sempre é, quando a Ferrari ganha em Monza. “Era um sonho de criança”, repetiu à exaustão o monegasco, que na entrevista ainda na pista a Martin Brundle pediu para falar em italiano — sabe jogar para a torcida, e faz muito bem. Foi sua segunda vitória seguida, mas a primeira que pôde comemorar de verdade. Na Bélgica, domingo passado, ganhou sob a sombra da morte, na véspera, de seu amigo Anthoine Hubert, na F-2. “Em termos de emoção, nada se compara a Monza. Estou sem palavras”, disse.

Depois de Leclerc, Bottas e Hamilton vieram Ricciardo e Hülkenberg, no melhor resultado da Renault desde sua volta à F-1 com equipe própria, em 2016. O quarto e o quinto lugares deram ao time francês 22 pontos, superando os 18 anotados no GP dos EUA do ano passado — sexto e sétimo com Hulk e Sainz Jr. Com isso, os amarelos reduziram a diferença para a McLaren na luta pelo quarto lugar entre os construtores, 83 x 65.

Albon, Pérez, Verstappen, Giovinazzi e Norris fecharam a zona de pontos. Max, que largou em 19º, teve um domingo apagado, apesar de ter somado alguns pontinhos. Perdeu o bico na largada, teve de parar logo de cara e acabou se safando por conta de alguns abandonos. Milagre não se faz todo dia. Seu novo companheiro Albon foi um pouco melhor, levando a Red Bull ao sexto posto.

itad197
Leclerc comemora ainda no carro: festa em Monza no aniversário da Ferrari — um “presente” do monegasco, segundo os dirigentes

Ao chegar ao Parque Fechado, Leclerc foi cumprimentado por Hamilton e fez sua festa diante dos enlouquecidos torcedores da Ferrari. Mas chamaram a atenção algumas declarações de Lewis à repórter Mariana Becker, da Globo, quando questionado sobre o duelo com o jovem criado nas comunidades carentes de Monte Carlo. Mariana fez a pergunta certeira: o que achou da disputa com ele, aprendeu alguma coisa? Lewis sorriu e disse que foi importante conhecer de perto a “personalidade” de Leclerc — que é duro na queda, no limite da malandragem (isso sou eu que estou dizendo), ao defender sua posição. “Foi bom para entender como ele se comporta.”

Conhecimento adquirido, em resumo. Para Lewis, os meninos da nova geração se posicionam de uma maneira, digamos, diferente dos velhinhos quando dividem uma curva. “Agora já sei como é”, concluiu o inglês. Para bom entendedor, frases curtas bastam. Em que pese o carinho que tem pela molecada, e ele demonstra isso o tempo todo, Hamilton compreendeu que não se pode dar moleza a novatos como Leclerc e Verstappen. A troca da guarda está próxima, mas ele já tem noção do que fazer para adiar a passagem do bastão.

[bannergoogle]

Subscribe
Notify of
guest

172 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alfredinho
Alfredinho
4 anos atrás

O garoto ganha dois GPs seguidos e a galera já canta louvores a ele.
Ainda é cedo para tirarmos conclusões apressadas devido ao calor do momento. É hora de reflexão e seriedade. De analisarmos cada desdobramento.
Façamos isto e o tempo dirá se estamos certos ou errados.

Eder Félix
Eder Félix
4 anos atrás

Sobre a questão do vácuo / treino, essa conversa em Monza já deu o que tinha que dar. Vejamos: quem vem no vácuo ganha de 0,5 a 0,8 segundos, ok? Isso garantiria / ajudaria a ter o melhor tempo… Duvido! A pensar assim, em algum momento Hamilton teria passado depois de tantas voltas atrás do Leclerc. Não foi só o motorzão que fez diferença. Oras, se um piloto vem atrás de outro na volta lançada pra ganhar esta vantagem, em algum momento ele alcança o da frente e a vantagem desaparece! Imaginemos: Leclerc “puxa” Vetel, que está a 0,9s no início da volta (se estiver mais longe, não tem vácuo). Se ele vai reduzindo a diferença durante a volta, uma hora ele encosta e tem dificuldade pra fazer alguma curva (por causa do vácuo / ar sujo), ou tem que guardar essa diferença até a reta final pra só aí usar o ganho sem prejuízo futuro. Ademais, acabaria tendo que “ultrapassar” o carro do vácuo, reduzindo ainda o ganho.

Dartha
Dartha
4 anos atrás

1) Muito bom artigo. Parabéns!

2) Se o Vettel continuar assim não duvido nada da Ferrari trazer de volta o Kimi (último campeão pela Ferrari) pra ser o P2 do Leclerc em 2020 (uma espécie de temporada de despedida da F1).

3) Queria saber se no GP Brasil, a emissora que transmite em tv aberta também vai tentar obrigar a todos a assistir à premiação da corrida pela internet (não assisti a nenhum pódio esse ano).

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  Dartha
4 anos atrás

Kimi na Ferrari pela terceira vez, acredito eu, seria um fato inédito na categoria. Mas penso que a equipe não queira trocar seis por metade de meia-dúzia.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
4 anos atrás

Bela corrida, esta bem difícil para um Brazuca arranjar um lugar na F-1. Temos um grande safra de bons pilotos no grid

lagerbeer
lagerbeer
4 anos atrás

vettel e leclerc … quinem aquela velha piada da briga de galo : óia .. me diz qual o galo que é bom ! … olha .. bom mesmo é o Vettel ! …. houve aquela briga e o leclerc acaba com o Vettel … ué carai ! voce disse que o Vettel que era o bom !! ….. o Vettel é o bom, mas o leclerc é o malvado !! kkkk

JSilva
JSilva
4 anos atrás

Por mais que pareça uma grande vitória da Ferrari, em termos de equipe, na minha opinião, mostra como o carro foi mal projetado…É um carro muito bem feito pra correr em 3 GP’s (Canadá, Spa e Monza), só que o campeonato tem 21…

Excelente corrida de Leclerc por aguentar uma pressão como aquela com poucos erros,…

Na derrota também se vê um grande piloto… é uma espetáculo assistir Hamilton disputando posição.

A Mercedes apostou tudo em ganhar a posição durante a parada mas seria mais seguro adotar, com Hamilton, ou a tática da Ferrari (pneu duro) ou o que fez com o Bottas (retardar a parada para dar menos voltas com os pneus macios)… as duas fariam Lewis chegar mais inteiro no final, enquanto a última faria ele sofrer no final…

Flavio padilha
Flavio padilha
4 anos atrás
A. Coyote
A. Coyote
4 anos atrás

Charlinho mereceu um 11 domingo (10 + 1). Pilotou como gente grande. Mas a maior vitória dele mesmo foi sobre a equipe Ferrari.
É público e notório que a Ferrari é useira e vezeira em moer segundos pilotos sem lhes dar chance alguma, sejam eles fortes ou fracos esportivamente falando. Isso é uma filosofia preponderante na equipe, é a sua zona de conforto na qual ela é no tempo e no espaço, Pois não é que o menino a fez engolir a seco que estava errada, inclusive qdo o prejudicou no início da temporada em várias corridas. O garoto é f.da.
Abs.

Aliandro Miranda
4 anos atrás

Mais do que sendo chato, Galvão Bueno já está prestando um desserviço falando do Senna em toda corrida. Imagine uma pessoa mais nova, um adolescente, que está começando a acompanhar as corridas e gostando, ouvir toda hora sobre um piloto do qual ele só conhece por videos no Youtube.

Renato F1
Renato F1
4 anos atrás

Parabéns, máfia italiana: conseguiu superar, em muito a corrida do Canadá. Se lá, a choradeira foi geral pela fechada que a Se Ferra-ri cometeu, após um erro de um mafioso na pista, na casa dos mafiosos seria impossível de haver punição. Senão, os comissários não sairiam do circuito. Bom, não sairiam íntegros. Só se fosse um erro crasso, como bater num adversário. O outro mafioso pode cometer erro semelhante ao Canadá (teve sorte de não ter grama ali) passar reto pela chicane, claramente levando vantagem, ou jogar o adversário na grama que está tudo certo (e mais uma vez, o adversário tem de evitar a colisão). Para quem aplaude ou gosta, e acredita que é tudo pelo esporte, cuidado: vocês não sabem o limite do jogo limpo e do jogo sujo. E, mesmo assim, os comentaristas de plantão dizem que isto é corrida. Se algum piloto cometesse as atrocidades que o mafioso da Se Ferra-ri cometeu, na Itália, na frente de um carro da equipe do pangaré amarelo, tomaria uma punição de 30 segundos, mais uma suspensão da corrida naquele país no ano que vem. Pior é a justificativa dos comissários: falta de contato. Ou seja, tem de deixar bater para ter punição. Lamentável.

Ao menos, a Mercedes ampliou a vantagem para as demais equipes: agora são 154 pontos de vantagem para a segunda colocada, exatas 3,5 corridas com dobradinha e volta mais rápida (por enquanto, o campeonato de construtores está terminando no México, no fim do mês que vem).

Edison Ferreira Jr
Edison Ferreira Jr
Reply to  Renato F1
4 anos atrás

Aff parei de ler na metade. Já tomou seu toddinho hoje?

Renato F1
Renato F1
Reply to  Edison Ferreira Jr
4 anos atrás

Não, tenho intolerância alimentar a chocolate.

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Edison Ferreira Jr
4 anos atrás

Tua intolerância está na tua língua! Nunca vi um cara destilar tanto veneno no blog.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Edison Ferreira Jr
4 anos atrás

Nossa!

Agora você despertou a ira da Última Chucrute e da outra meia dúzia de adoradoras de alemães deste blog.

Renato F1
Renato F1
Reply to  Edison Ferreira Jr
4 anos atrás

Prezado Alfredinho, curioso que vejo torcedores de time de futebol zoando direto e não vejo ninguém falar em intolerância. Não estou ofendendo ninguém: nem pilotos, nem as pessoas que aqui leem e escrevem; apenas arrumo apelidos de zoeira para as equipes rivais da Mercedes. Repito: equipes rivais. Sensibilizei-me e prestei minhas condolências quando do falecimento do Sergio Marchionne, presidente da Ferrari (não cabe zoeira nesta situação). Em nenhum momento fiz zoeira com pilotos, porque, assim como jogadores, podem mudar de clubes (no caso daqui, equipes). Destilar veneno, o que muita gente faz aqui no blog, quando critica e ataca os pilotos e não a pilotagem. Por exemplo, contra o Bottas, por estar na Mercedes e não estar no mesmo nível do Hamilton, contra o Vettel, por ser tetracampeão e estar cometendo erros básicos enquanto o Leclerc venceu as duas últimas corridas, do Ricciardo, que mudou de equipe na esperança de ter novos ares e não está tendo o desempenho que se esperava dele. A meu ver, isto sim é destilar veneno.

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Renato F1
4 anos atrás

E nós a groselha, Renato F1. . .

Eder Félix
Eder Félix
Reply to  Renato F1
4 anos atrás

Difícil entender como alguém com paixão tão alucinada perde tempo em acompanhar esporte, assim como os torcedores de futebol. Usar a imaginação pra criar fatos, apelidos depreciativos e suposições fantásticas contra todos que não os que despertam sus simpatia, parece algo que beira a doença. Chegar a tentar alterar a realidade diante dos próprios olhos e ainda tentar convencer ou achar que convence alguém desta realidade alternativa, só reflete o mal causado à própria alma quando vêm as frustrações. Fica um negócio tipo: se os meus não ganham, nada serve, as regras só são aplicadas contra nós, comissários árbitros querem que o adversário vença, nossos opositores serão campeões na mão grande, etc, etc…
Não seria melhor ser isento e torcer sem distorcer? Há méritos e deméritos em todos, uns mais, outros menos, afinal são humanos. A paixão exacerbada de cada um é que distorce astronomicamente as distâncias. Deduzo que o resultado frustrante acabe com o teu domingo, não? Melhor dormir até a hora do almoço ou caminhar no parque, vai ter mais benefícios ao coração

Renato F1
Renato F1
Reply to  Eder Félix
4 anos atrás

Prezado Éder Félix, gostaria que o senhor explicitasse de onde chegou à (confusa) conclusão de que eu tenho “paixão tão alucinada” e uso a “imaginação pra criar fatos, apelidos depreciativos e suposições fantásticas”. Permita-me relembrá-lo (se o senhor não sabe) que o dono deste blog utiliza apelidos para os pilotos. Eu o faço para as equipes. Seria, então, conforme seu comentário, o dono deste blog utilizador de “imaginação para criar fatos, apelidos depreciativos e suposições fantásticas”?

Engraçado o senhor inferir que eu chego a “tentar alterar a realidade diante dos próprios olhos e ainda tentar convencer ou achar que convence alguém desta realidade alternativa”. Acredito que se deva referir ao trecho em que digo sobre os comissários. Peço que considere a declaração do Toto Wolff em relação à avaliação dos comissários sobre o momento de quase toque entre Lewis Hamilton e Charles Leclerc. Óbvio que exagerei, um pouco e propositalmente, assim como todo torcedor sempre puxa a sardinha para o lado do time para o qual torce.

Quanto à isenção, sem comentários: há pessoas aqui que colocam os apelidos em referência a exaltar e a denegrir pilotos e nunca vi um comentário como o senhor fez aqui. Distorção? Prefiro que seja mais uma opinião de um torcedor da Mercedes. Por fim, informo que sua dedução está completamente equivocada no domingo. Faço natação duas vezes na semana e jogo futebol uma vez. O domingo uso para descansar e curtir com a família. Só para exemplificar, no Bahrein, fiquei ressentido pela forma que Leclerc não venceu e como a Mercedes fez dobradinha. Ganhar faz parte. Saber perder e admitir a derrota quando seu adversário é melhor é uma arte. Neste caso, é estudar, verificar em que ponto(s) foi pior e trabalhar para melhorar para superar.

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  Eder Félix
4 anos atrás

Você escreve muito para um esporte de milésimos de segundo.

Renato F1
Renato F1
Reply to  Eder Félix
4 anos atrás

Prezado Bola da Vez, segue um comentário em tempo de pit stop: um abraço.

Melhorou?

Alexandre
Alexandre
4 anos atrás

Só queria mencionar que a manobra do Vettel nessa corrida foi similar à que lhe rendeu punição: errou sozinho, saiu da pista e voltou de forma perigosa. Claro que dessa vez ele voltou de forma mais perigosa ainda, por isso a punição foi maior. Mas não muda o fato da punição do Canadá ter sido justa, como foi essa agora.
E mais uma vez ele está sendo engolido por um companheiro de equipe mais jovem e determinado, foi a mesma coisa com o Riccardo ainda na Red Bull.
Pelo visto ele só ganhava em cima do molenga do Webber… o tempo vai provar que apesar do talento, ele NUNCA foi o piloto que a superioridade absurda da Red Bull naqueles 4 anos deu a entender.

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Alexandre
4 anos atrás

Assino embaixo, ele é supervalorizado, ganhou o que ganhou por conta de outros fatores.

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  Alexandre
4 anos atrás

A superioridade absurda da Red Bull só aconteceu nos anos de 2011 e 2013. Nos anos de 2010 e 2012, Vettel teve que suar o macacão e muito para ganhar de Alonso.
Superioridade absurda você está vendo desde 2014, onde apenas os pilotos da Mercedes disputam título. A superioridade é tamanha que somente Vettel conseguiu chegar ao vice (dois vices) nesses últimos seis anos de domínio absoluto da Mercedes.
Pelo visto, Alexandre, você tão tem acompanhado regularmente as temporadas na categoria.,

Renato F1
Renato F1
Reply to  Vai Vettel!
4 anos atrás

Domínio, sim, Vai Vettel, da Mercedes. Domínio absoluto foi da MacLata MP4-4, que ganhou 15 das 16 corridas que disputou e colocava volta até no terceiro colocado (só dois pilotos disputavam o título). Ou as Williams de outro planeta (só dois pilotos disputavam o título). Ou a Se Ferra-ri de 2000 a 2004 (só um piloto disputava o título – espera aí: tem disputa de título com um piloto?).

A Mercedes trabalhou bem: começou com a vantagem do motor no início da era híbrida (a Williams aproveitou o começo), sendo que as flechas de prata nunca tiveram o melhor chassi (isto a Red Mula ainda tem desde 2009). Soube trabalhar e identificar os problemas (pouca gente se lembra mas, no Canadá, em 2014, ambos os carros da Mercedes apresentaram problemas) e corrigi-los, melhorando o carro.

Mas, como algumas pessoas gostam, aquela época de domínio nas décadas de 1980 e de 1990 é que era boa.

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  Vai Vettel!
4 anos atrás

Aquela época tinha Senna.

Marcus Lins
Marcus Lins
4 anos atrás

Interessante essa atitude do Hamilton, até outro dia era ele quem ficava no limite da prudência e respeito desportivo.

Já teve corridas em que ele só ultrapassava por deferência dos outro pilotos, que não iam às zebras para deixar espaço para ele na pista.

Vettel está num momento complicado, e a ascensão de Leclerc parece estar prejudicando a retomada. O Seb cometeu seu lote de erros críticos no ano passado, mas ainda não deixou para trás. O retorno à pista em Monza foi coisa de principiante.

André Fonseca
André Fonseca
4 anos atrás

“Agora já sei como é”, concluiu o inglês…

Caceta, na hora da “fechada” do Leclerc pra cima do Mirto, parece que a Mercedes era uma retroescavadeira de tanta terra que tirou antes da “panca” na zebra!!!

Inacreditável que a Mercedes do Mirto nada sofreu com a porrada!!!

Sobre Vettel, não tem como não achar um final melancólico para aquele que poderia (e merecia) ser o maior da F1: um cara que vive da forma que ele vive (carros antigos, sem mídias sociais, que dá nome para seus carros) perder o tesão, a concentração e sei mais lá o quê não é normal…

Ah tá, ele foi para a FERRADA, O CÂNCER DO AUTOMOBILISMO MUNDIAL!!!

Flavio padilha
Flavio padilha
Reply to  André Fonseca
4 anos atrás

Vergonhoso!!! quanta besteira conta um campeão !!! deve ser um fã do Rubinho…Nota zero!

André Fonseca
André Fonseca
Reply to  Flavio padilha
4 anos atrás

Sim, sou fã do Barrichello, do Hamilton, do Verstappen, do Ricciardo e do Vettel…

Qual o problema?!

E onde está a besteira “conta um campeão”???

Acho que vc queria dizer “contra um campeão”, é isso???

Se for, seria contra QUAL campeão???

Brabham-5
Brabham-5
4 anos atrás

Sres humanos mais chatos e que as viúvas de Senna não existem. São Insuperáveis.
Até quando TODA CORRIDA, TODO NOVO TALENTO QUE SURGE, TODO RECORDE BATIDO vamos ter de ouvir os patetas da Globo ficarem falando de Senna??
O CARA MORREU HÁ 25 ANOS!
E tome o GB FORÇANDO “pesquisa de opinião” sobre “quem foi o melhor piloto de F1 de todos os tempos?”
Toda corrida é essa mesma m…. Quando é que esses idiotas da Globo vão entender que nós já sabemos quem ELES acham que foi o melhor de todos os tempos?
Galvão Bueno, Mariana “Magda” Becker, Luciano Burti, Luis Roberto toda hora fazendo odes ao falecido….NINGUÉM MERECE! Vergonha alheia!
Não dá. Até o Reginaldo Leme já tá passando do limite do ridículo em tanta babação de ovo pelo Leclerc, como até então fazia pelo Hamilton.
A equipe de transmissão de F1 da Globo já está mais do que ultrapassada.
É hora de reciclar. ATUALIZAR, com mais profissionalismo e isenção.
Muita conversa fiada, ‘fofoquinha’ de Mariana Becker, babação de ovo por piloto, ‘momento da saudade’ de Senna toda hora…
Imaginem se todo jogo do Flamengo ficassem contando história do Zico e comparando com os jogadores atuais. Uma hora cansa, fica chato.
Imaginem todo gol de Messi, Neymar, Cristiano Ronaldo, todo jogador que surgisse bem, talentoso ou jogo da seleção e ficassem falando do Pelé e tome comparações…. PRA QUÊ?
Quantas corridas venceu o Leclerc com a Alfa Romeo? ZERO. Quantos titulos conquistou Hamilton e Senna por uma equipe mediana ou nova, que seja? ZERO.
E temos de ficar ouvindo Reginaldo Leme e os outros ex-pilotos hoje comentaristas fazendo pouco caso de um cara que foi O CAMPEÃO DE F1 MAIS JOVEM DA HISTÓRIA, VENCEU UMA CORRIDA EM MONZA COM UMA STR(!!), foi para a RBR e lá CONQUISTOU 4 TITULOS CONSECUTIVOS.
Sabem quando é que Max Verstappen será campeão do mundo na RBR? NUNCA.
Sabem quando é que a RBR vai ter outro piloto campeão por lá? Nunca nos próximos 10 anos, pelo menos.
Ficam babando ovo nos “números” de Leclerc, Verstappen e Hamilton, e “esquecem” os recordes e marcas históricas de Vettel.
FALTA DE RESPEITO!
Basta de tanta falta de respeito por Vettel e Michael Schumacher!
Isso NÃO É JORNALISMO COM ISENÇÃO.

Leandro Batista
Leandro Batista
Reply to  Brabham-5
4 anos atrás

Todo mundo tem sua fase de merda. Hamilton teve e Vettel está passando por ela. Mas parece que GB e sua turma tem raiva de piloto alemão. Se for na Ferrari então, piorou. O cara está mal sim, mas desmerecer os feitos dele é ridículo. Tantos pilotos passaram por essa categoria e quantos deles conseguiram mais do que quatro títulos? Quase ninguém.

E sobre o falecido, Galvão ontem chegou ao cúmulo de dizer que Leclerc era fisicamente parecido com o dito cujo. Quando será que teremos uma outra alternativa para assistir um GP sem ouvir sandices?

Danilo Candido da Silva
Reply to  Leandro Batista
4 anos atrás

“Imaginem se todo jogo do Flamengo ficassem contando história do Zico e comparando com os jogadores”.
Absolutamente perfeita sua analogia.

emerson57
emerson57
Reply to  Leandro Batista
4 anos atrás

phalou algo? não sei, não ouvi. assisto a corrida no mute, sem som.
Pois é, tem gente que prefere ser surdo!

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Brabham-5
4 anos atrás

Comentário muito longo. Vou esperar virar filme.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Brabham-5
4 anos atrás

kkkkkk……..hahahahaha…..rindo até agora da Schukruzete mais chilikenta do Blog..!!

Aonde que vc, viu ou escutou, na transmissão, falta de respeito com os dois Alemães??

Vai chorar na cama e aceite algumas críticas, que são bem pertinentes e cabidas, aos 2 Schukrutes mais fake da história. ! VENCER SÓ POR VENCER, SEM COMPETIÇÃO, NUNCA SERÁ LEVADO A SÉRIO…………já falei mais de mil vezes que nem Schumacher e nem Vettel superarão Senna em qqr pesquisa em qqr parte do planeta……o único piloto que poderá fazer tal feito se chama Hamilton, mas não tenho certeza disso, pois todos têm que considerar o contexto da obra de cada piloto em seu tempo.

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  Segafredo
4 anos atrás

Atenção, gente! A viúva do Segafredo falou, tá falado!
Virou Verdade Fundamental e quem discordar vai queimar no centro do Inferno!

Assombração
Assombração
Reply to  Segafredo
4 anos atrás

As viúvas nunca irão aceitar o fato de que seu ídolo morreu pelo caminho e por isso não conseguiu completar o ciclo que Fangio e Schumacher completaram. E agora estamos vendo esse mesmo ciclo sendo percorrido por Hamilton!

Senna não passou de tri. Aceitem o fato!
Pronto! Disse tudo.

murilo
murilo
Reply to  Brabham-5
4 anos atrás

Falou tudo.

Assombração
Assombração
Reply to  murilo
4 anos atrás

Obrigado! Eu sei que falei tudo.

Rafa N
Rafa N
4 anos atrás

Alguém mais, além de mim, quis SOCAR A TELEVISÃO quando cortaram a imagem do Vettel voltando perigosamente a pista, para mostrar meia dúzia de torcedores?

Renato F1
Renato F1
Reply to  Rafa N
4 anos atrás

Cara, a televisão (aparelho) não tem nada a ver com isto. Além o mais, se você socar, terá que gastar um dinheiro para consertar ou para comprar outra. Agora, você pode fazer isto com quem gera as imagens. Aí, sim, faz sentido.

Edison Jr
Edison Jr
Reply to  Renato F1
4 anos atrás

Vc já ouviu falar em força de expressão?

Renato F1
Renato F1
Reply to  Renato F1
4 anos atrás

Eu sei, Edison Jr., foi só zoeira em cima da zoeira. Mas, pela crítica, acho que você não gostou.

Paulo F.
Paulo F.
4 anos atrás

Mais um Dick Vigarista, no nível do Alonso….
Vai que Toto Wolf resolva bancar um time de veteranos com Vettel e Hamilton…

murilo
murilo
4 anos atrás

E o roteiro segue o mesmo.

Senna é citado em menos de 60 segundos de transmissão,

Corrida boa, mesmo sem ultrapassagens na pista entre os 5 primeiros. Leclerc colocando um campeão do mundo como segundo piloto (o que Barrica não fez), Hamilton tirando sangue da Mercedes, Bottas sendo Bottas (insosso), Ricardão discreto em 4, Vestapinho apagado, Albon boa corrida e Vettel…. Ah! Vettel! Em visível declínio.

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  murilo
4 anos atrás

Bottas venceu Hamilton.
Pare de se incomodar com o finlandês.

Segafredo
Segafredo
Reply to  murilo
4 anos atrás

E tem de ser citado mesmo……pois é o maior de todos os tempos! Vc queria que falassem de quem?? O cara é a referência do esporte junto com alguns outros!

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Segafredo
4 anos atrás

Deixemos de ufanismo gratuito! Senna só é citado quando é o Galvão, a eterna viúva, na transmissão global.
E fiquem cientes, o maior de todos os tempos vai perder esse posto, logo que Hamilton chegar ao oitavo título.

Fernando
Fernando
4 anos atrás

Não há dúvidas que Leclerc já é um grande piloto, mas com este canhão que colocaram na Ferrari e com a estratégia de pneus correta, duros, ficou até fácil. As Mercedes – embora parecesse – nunca ameaçaram Leclerc, talvez na tentativa de Hamilton quando Leclerc jogou duro, e só. De qualquer forma ontem a Mercedes conquistou mais pontos do que a Ferrari, Hamilton perdeu apenas 2 pontos para Bottas e agora, com uma corrida a menos, sua situação no campeonato ficou melhor do que antes. Nas próximas corridas tudo volta à normalidade com as Ferraris comendo poeira.

Nardo
Nardo
4 anos atrás

Foi muito boa a disputa entre Lewis e LeClerc. Na minha opiniao, Lewis tem guiado como nunca, e ontem deu mais uma demosntracao de forca e talento dele e da Mercedes como time. Era p Ferrari ter triturado a Mercedes em Monza e assim como em Spa, passaram a corrida se defendendo, cruzando a linha de chegada menos de 1 segundo na frente. Curioso p ver o que vai acontecer nas corridas seguintes, ja que varias das proximas pistas favorecem muito a Red Bull. Vai ser bom

Fernando
Fernando
4 anos atrás

Vettel deve ter Tomado uma molada na cabeca depois da batida na alemanha. Alias, duas, pois Nem massa tinha caido tanto de rendimento como Vettel.

Poucas vezes Hamilton nao ganhou uma corrida mesmo tendo melhor Carro.

CRSJ
4 anos atrás

Leclerc no céu e Vettel no inferno. Se a Ferrari tem uma força alternativa é o Leclerc, até os comissários da corrida gostam dele!
Hamilton acabou num modesto terceiro lugar, o que ainda é satisfatório pra ele.
Pobre Bottas, quanto mais tentava uma aproximação mais errava em relação ao líder Leclerc, isso para o delírio da torcida.
Toto Wolff só fechava os olhos ao ver os erros do Bottas na perseguição ao Leclerc.
A Renault acabou fazendo sua melhor corrida do ano chegando em quarto e quinto.
Pro Verstappen o oitavo foi um bom resultado depois de uma corrida complicada como essa pra ele,
O Ufanista Galvão Bueno parece querer adotar o Leclerc como filho comparando ele com o Senna em tudo, será que ele é o Senna reencarnado?
Galvão e Reginaldo Leme disseram que o Senna venceu três vezes em Monza na Itália, o que na verdade ele venceu duas, sendo em 1990 e 1992.

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  CRSJ
4 anos atrás

Rsrs enfatiza o erro de Bottas e não viu que todos os 3 que lutaram por vitória erraram.
É muita gente que se incomoda com os bons resultados de Bottas.
Quem sabe do potencial do piloto tratou de acertar o contrato pra mais um ano.

CRSJ
Reply to  CHAGAS
4 anos atrás

Todos erraram, mas o Bottas que tinha mais pneus na fase decisiva da corrida errou mais, não se preocupe!
O Bottas não vai ser condenado a morte por isso.

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  CHAGAS
4 anos atrás

“Leclerc no céu”
“Hamilton em 3º e lugar satisfatório”
“Bottas quanto mais tentava, mais errava” “Toto só fechava os olhos quando via os erros de Bottas”
Cara você já crucificou o finlandês com sua parcialidade.
Agora eu preciso ver mais F1 para chegar no seu nível de entendimento.
Leclerc passou direto na curva 1, Hamilton fritou os pneus e teve que contornar lentamente através dos obstáculos e Bottas embarrigou a curva….. Bottas errou mais???

CRSJ
Reply to  CRSJ
4 anos atrás

A Ferrari comemora sua vitória em casa com Leclerc como se fosse um Título, e ainda tem gente não acreditando que o Leclerc está no Céu da Ferrari nesse momento.
O terceiro lugar do Hamilton foi satisfatório devido as circunstâncias da corrida por ele ter ficado sem pneus no final, como ele mesmo falou: “Evitei uma batida com o Leclerc pelo Título.”
O Hamilton já foi Campeão em 2017 chegando em nono no México, com certeza triste ele não ficou com com esse nono no México e o seu terceiro lugar nesse último GP da Itália.
Tem uma foto aí em cima mostrando o Toto Wolff fechando os olhos no momento do erro do Bottas, se isso for mentira, essa mentira só fica valendo pra você.
Todos cometeram seus erros, pior se o Leclerc errasse perdendo a vitória, o Hamilton quando passou pelos cones já estava sem pneus, na fase decisiva o Bottas era na teoria o favorito por ter mais pneus, quanto mais o Bottas tentava mais escorregava, essa é a realidade.
Fique tranquilo, quem está num inferno astral agora é o Vettel e não o Bottas!

Gabriel P.
Gabriel P.
4 anos atrás

Agora ficou complicado para Ferrari, como vão dar ordem de Vettel passar quando estiver próximo do Lecrerc ?
Agora esperemos os próximo embates, principalmente entre Lecrerc e Verstapenn.ou em outras palavras, já estão garantidos os próximos campeonatos com muito mais disputa.

Diogo
Diogo
4 anos atrás

Aos que decretam o fim do Vettel, eu digo que ele e o menino poivre de Monacô andaram muito proximos esse ano, algumas vezes com vantagem do Alemão, algumas du contraire. Olha que nem sou Vettel ou Ferrari, ou anti qualquer coisa. Gosto mais do Amilton Style. Talvez o alemonzito esteja mesmo numa draga sem fim e que o leve ao fundo do poço, mas, ao menos pra mim, nessa temporada ele finalmente me deu prova de ser um piloto realmente rapido. Eu também duvidava disso as vezes. Agora seu futuro, não sei mesmo! Ta didicil pro Vettel. Minha impressao é, Amilton a ponto de ser superado finalmente ( esta passando, devagar seu tempo, ao mesmo tempo q surge novo sangue, talvez demore um pouco pra ser totalmente dominado ), e Vettel ( e outros) já parcialmente suplantados.

ms
ms
Reply to  Diogo
4 anos atrás

depois dessa corrida épica em monza, tenham certeza que acabou essa história de charles Leclerc como segundo piloto…..posso até estar errado mas a partir dessa corrida acho que o piloto (leclerc) e sua torcida ferrarista ganharam um grande alento (acordaram) e certamente vão empurrá-lo e considerá-lo como “primeiríssimo” piloto da escuderia italiana relegando a vettel o lugar de segundo piloto decadente…..triste fim pra um tetracampeão mas a f1 é implacável com pilotos que não apresentam resultados satisfatórios por muito tempo

Comentarista Crítico
Comentarista Crítico
4 anos atrás

Uma observação a ser feita: É impressionante como entre Verstappen e Leclerc, quando um brilha, o outro apaga.

ms
ms
4 anos atrás

Nasce uma estrela…..foi bonito….um mar vermelho com um monte de gente que por anos aguardou a chegada daquele que traria a redenção messianica tão esperada no solo sagrado que por anos aguardou a chegada de seu messias….que chegou duelando e superando nada mais nada menos que o atual pentacampeão mundial de f1 que hoje fez o papel de mero coadjuvante da maior e principal estrela de um espetáculo jamais visto nessas proporções neste circo em toda sua história……festa monumental como essa fica pros anais da história da f1 e charles leclerc se consagra e se ergue como um verdadeiro monstro que a partir de agora joga sua sombra pra cima de seus adversários que no dia de hoje queiram ou não ficaram diminutos na festa da grande e unica estrela do dia……

Wanderson Marçal
Wanderson Marçal
4 anos atrás

Hamilton prestes a superar o Schumacher e o Vettel fazendo lambança atrás de lambança. Não está sendo um período fácil para as schumachetes anti-sennistas. Hahaha.

Mas, brincadeiras à parte, o que não é o tempo… Quem diria que veríamos os recordes do Senna e do Schumacher virando apenas mais recordações na parede. Nem a rivalidade dos recordes entre eles parece fazer muito sentido. De todo modo, a atual Fórmula Halo vai formando seus novos idolos, novos gênios, mas de uma forma meio banalizada… Muita corrida, muita artificialidade… Que inclusive atinge os pilotos. Os caras que eram fodas ontem, o Vettel, já não servem de nada hoje.

Éder Bento
Éder Bento
4 anos atrás

A Ferrari tava forte hoje… Era quase impossível encosta na reta mesmo a Mercedes de asa aberta… O moleque tem talento e nas últimas duas corridas soube lidar bem com a pressão… Agora não e possível que só eu venha observando como Globo tenta transformá-lo em um ídolo, tem horas que dá nojo de tanto que o Galvão puxa o saco do moleque, até o Casagrande tá dizendo que o moleque lembra o Senna… Gosto de boas corridas, não me apego muito ao vencedor mas sim como com ele as conquistas… Mas hoje minha torcida era pra ele perder só pra ver esse pessoal da Globo dá um tempo em lamber o saco do rapaz..

Gabriel P.
Gabriel P.
Reply to  Éder Bento
4 anos atrás

Mas o GB e a Globo estão na deles, afinal os brasileiros só costumam assistir corridas de F1 se tiverem para quem torcer, já que não tem nenhum brasileiro na pista.

Cesar Luis
Cesar Luis
Reply to  Éder Bento
4 anos atrás

A mídia no geral (tirando a imprensa especializada) de uns anos para cá vem focando que um determinado esporte precisa de um único ídolo, de preferência mais jovem possível.
No caso da F1, a Globo estava focando no Verstappen, agora tem também o Leclerc.
As transmissões da Globo não tem o mínimo de respeito com quem gosta de automobilismo. Tentam narrar a F1 como se fosse um jogo de futebol. Ontem o gavião até gritou “olha o gol, olha o gol”. Fora que não deixam o Senna descansar.
As vezes tenho deixado a TV no mudo.

José
José
Reply to  Éder Bento
4 anos atrás

Concordo plenamente. Galvão Pachecão é chato e enjoado quando começa com essas besteiras, aliás mais uma entre tantas, ex: ganhar da Argentina é sempre melhor que ganhar de qualquer outro, Neymar, o ex jogador que ele elevou ao Olimpo, sempre politico, sempre babando ovo de famoso ou querendo transformar sapos em príncipes.
Na verdade um chato de galochas.

Luiz Alberto
Luiz Alberto
Reply to  Éder Bento
4 anos atrás

Bem ,meu caro ,se te agradar faça como eu , veja pela TV e ouça em um site espanhol chamado “Soy Motor”. que são muito bons e não tanto ufanistas como narradores e comentaristas brasileiros com seus pilotos “de casa”, lógico que torcem por ele ( Sains) mas não fazem ridículas desculpas para insucessos do piloto espanhol .e respeitam quando seu companheiro faz uma “carrera” melhor. Até o momento ,tenho gostado muito.

Nico
Nico
4 anos atrás

O burocrata da MERCEDES já é campeão mundial.
Ele precisa de 05 terceiros lugar para bater Léclerc.
Impossível que ele perca. Lamentável. Vivemos uma era de F1 burocrática.
Saudades de temporadas como a de 2010.

Renato F1
Renato F1
Reply to  Nico
4 anos atrás

Engraçado que quando o burocrata da Se Ferra-ri era campeão no meio da temporada, ninguém reclamava. A esta altura, nem precisava mais de chegar entre os três primeiros que seria campeão.

Jonny'O
Jonny'O
4 anos atrás

A situação do Vettel é incomoda ,sem duvida, ano passado errou muito , repete os erros este ano, é muita coisa pra um tetracampeão, talvez seja o momento de refletir sobre o futuro .
Tenho impressão que ele está fora de forma fisicamente.

Marmelada-44
Marmelada-44
Reply to  Jonny'O
4 anos atrás

Mais um fã do Picaretonso que não aceitou o funeral da Alonsomania.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Marmelada-44
4 anos atrás

Você já pode a começar a organizar o funeral do alemão…

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Marmelada-44
4 anos atrás

Corrigindo:

…funeral da vettelmania.

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  Marmelada-44
4 anos atrás

Não existe Vetellmania, sua viúva idiota! Isso é coisa de adolescente.
Vocês também decretaram o fim de Vettel, quando Ricciardo ficou à frente dele na tabela. E o que vemos hoje? Ricciardo, quando muito, consegue chegar em quarto lugar e ainda assim, quando o GP é tumultuado! Até o Giovinazzi com uma Alfa meia-boca pontuou.

Luciano
Luciano
4 anos atrás

Os comissários amarelaram na casa da Ferrari. Primeiro com o errante-vettel que passou as quatro rodas fora do limite de pista na parabólica. E hj duas vezes fizeram.vista grossa prafechada de porta do Leclerc no Hamilton e também por cortar a chicane quando, mesmo errando, poderia contornar e certamente perderia a posição.
Os globais adoram esse clima de oba oba de Monza. A cara da picaretagem.nacional. Puts, comemoram o erro do Hamilton como torcedor fanático, mas o erro grosseiro e a sua volta perigosa pra pisca passam batidos. Ainda bem.que a competência alemã supera a patota italiana

Luiz Alberto
Luiz Alberto
Reply to  Luciano
4 anos atrás

Os ingleses são tão ou mais parciais para seus pilotos ,quando em sua casa ou em qualquer outra que não seja a Itália
Lembrando que o comando da “comissão e a maioria de seus membros são ingleses ou de pais de maioria descendentes .
Ou é mau caratismo ou ignorância ignorar ou ocultar que tanto Hamilton como Verstappen já fizeram coisas semelhantes ou até piores e nada lhes foi imputado .,como sanções ou punições .(isto falando da F1 recente , Pois a dos tempos do “Bateu Morreu ” você nada ou pouco ,deve saber)
E a unica coisa que concordo plenamente com você ,vem da Competência Alemã . e isto vem desde os anos 30 , quando ainda não existia Ferrari , mas ´só Maserati e Alfa Romeu ( esta chefiada por um tal Enzo Ferrari) e para vencer a Mercedes só outra equipe alemã a Auto Union , com um carro projetado por um tal de Ferdinand Porsche . sem esquecer que os Mercedes era chefia por Dr. Alfred Neubauer e tendo entre seus engenheiros o também genial Rudolf Uhlenhaut. Então não é coisa recente a freguesia italiana frente aos tedescos .
E na sua visão de Nutella , Tázio Nuvolare jamais teria ganho o Gran Prix da Alemanha de 1935 ,com um carro ( Alfa Romeu P 3 ) com quase 200 hp a menos que os carros alemães de Mercedes e Auto Union . Para ganhar ele fez coisas impensáveis para os dias de hoje de gentes tão “Nutellinhas”.

Anderson Moura
Anderson Moura
4 anos atrás

Flavio,

A sua equipe do grande prêmio às vezes faz alguns vídeos divertidos do GP as 10 como uma espécie de conversa de boteco, simulando possibilidades de grid ou algo assim, nada concreto, mas sim que “gostaríamos que acontecesse” ou mesmo q seria bem legal.

Pois bem, vejo que das 3 equipes grandes atuais, a Red Bull possui o chassi com, talvez, a melhor aerodinâmica, e a Ferrari possui o melhor motor.

A Mercedes possui uma junção das 2 coisas mas não necessariamente individualmente os melhores chassi e motor, e sim o conjunto mais equilibrado.

Sabemos que esse não o único fator pro sucesso da Mercedes, mas na minha cabeça, a única chance, para o ano q vem, de termos um campeonato competitivo seria uma junção da Red Bull com a Ferrari. Baseado nisso haveria alguns cenários:

1) o carro seria o da Ferrari com chassi desenhado por Adrian newey ? Ou seria o atual da RB com motor Ferrari ?

2) qual seria as duplas ? Versttapen e vettel ? Ou leclerc ?

3) qual seriam os nomes das equipes ?
Ferrari tag Heuer ? Ferrari Aston Martin ?
Red Bull Ferrari ?

4) e os chefes ? Horner dirigiria qual equipe ?

5) e o “presidente” ? Luca Di montezemollo ou helmut Marko ?

Desculpe o texto grande mas apenas divaguei quem sabe …kkk

ABS

Igor Serafim
Igor Serafim
4 anos atrás

Corridassa só uma coisa que passou em branco e que vira a tona até o fim da temporada com certeza filme repetido já rolou coma red bull, a Maclaren vai pagar um preço alto por não cumprir os planos de fazer o próprio motor a Renault via abtebul joga sujo visivelmente os motores nos carros dela renderam mais que os da Maclaren !!!! E com as duas brigando diretamente escrevam vai dar treta !

Emerson dias camargo
4 anos atrás

Vi uma corrida que teria tudo pra ser uma briga entre vettel e charlie pois essa atualizacao de turbo da ferrari foi um passo enorme frente a Merces e hondaR red bull e determinou a vitotia do frances que de todos os pilotos conseguiu tirar uma enorme vantagem na parabolica e na reta a ferrari era imbativel que diga hamilton que foi o unico a andar a menos de um segundo embutido no frances. Bottas é um piloto regular não chegou nem perto de fazer frente a ferrari. Vettel hj simplesmente jogou a toalha e reconheceu que n e 1 piloto na ferrari e existe um talisma na equipe que precisa ser lapidado venceu em monza , rapido so precisa ser constante e estrategista como ALan Prost, falta muito mas ta no caminho certo.

SERGIO LUIZ
SERGIO LUIZ
4 anos atrás

E o Galvão Bueno continua a pronunciar o nome do Senna no mínimo 12 vezes em cada corrida. Deixa ele descansar em paz !!!!!

Valter
Valter
Reply to  SERGIO LUIZ
4 anos atrás

A alma do Senna jamais vai encontrar a luz se depender do Galvão Bueno.

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  Valter
4 anos atrás

E ainda temos que aturar o Segafredo, a viúva chorona, que espalha suas lágrimas pelos posts do blog.

Fabio Taccari
4 anos atrás

Leclerc bem definido Flavio , o novo enfant terrible da F1. Rápido, talento e esperteza na medida certa. Tá de pneu soft novinho e vários jogos para trocar daqui para frente.
A quilometragem vai passando para outros veteranos e alguns infelizmente as bolhas já estão pipocando.
Acho que Leclerc ganhou a corrida com muito talento sabendo segurar as Mercedes nas entradas, contornos de curvas onde elas seriam mais velozes, trabalho para poucos e sabendo aproveitar sem erros na aceleração a fantástica velocidade de foguete do carro que a Ferrari colocou em suas mãos ,motor absurdo, e aerodinâmica na medida certa. Deu tudo certo, a sorte também tem que visitar os dois lados…

Clayton Araújo
Clayton Araújo
4 anos atrás

Como eu havia cravado antes: Max não passou ileso na primeira curva. Quebrou logo o bico. Dou para o box e fez uma parada prematura, voltou atrás e se arrastou no meio do pelotão. Não aprende nunca. Cravei também que daria Ferrari. E deu. Impávido Leclerc com seu foguete vermelho em retas mostrou-se frio e imbatível. Um show de um garoto de 22 anos a frente do experiente Hamilton com sua super campeã Mercedes, não tremeu e segurou praticamente a corrida inteira. Bravo!

Jeferson Araújo Pereira
Jeferson Araújo Pereira
4 anos atrás

Leclerc cortou a primeira chicane após errar a freada e os quatro comissários amarelaram: não tiveram coragem de punir a Ferrari em Monza. Em qualquer outro autódromo, a punição viria com 200% de certeza. É uma vergonha!

Vettel ainda tem contrato de mais 1 ano… Acho que alguém bem próximo dele – familiares? amigos? – deviam informá-lo que já inventaram um “dispositivo'” que se chama aposentadoria.

Nico
Nico
Reply to  Jeferson Araújo Pereira
4 anos atrás

NICO
domingo, 8 de setembro de 2019 às 16:31
LH:
“The red car just lost the point! Ran out of track… and turned back just in front of MEEEE! Punish him! Punish him!”
TW:
“Ok, Lewis. Just like in Canada, ok?”
LH:
“Yes! Just like in Canada! Punishment!”


TW:
“Sorry, Lewis. The red car was Leclerc, not Vettel. No punishment this time.”

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Jeferson Araújo Pereira
4 anos atrás

Raikkonen e Ricciardo, um campeão e uma eterna promessa, vivem fazendo corridas burocráticas e ninguém fala em aposentadoria para os dois.
Engraçado, não?

Jeferson Araújo Pereira
Jeferson Araújo Pereira
Reply to  Alfredinho
4 anos atrás

Quando o Raikkonen estava na Ferrari, aqui neste blog, escrevi várias vezes que ele deveria se aposentar. A Alfa Romeo não vai lutar por títulos, então, a presença dele na equipe é-me indiferente.

Na Renault, no momento, Ricciardo não tem carro para mostrar o seu talento.

E o Vettel nunca me enganou. Ele só tem 4 títulos porque seu companheiro de equipe na Red Bull era um Zé Ruela: Mark Webber. Se nos anos do tetra ele tivesse como companheiro o Alonso ou o Hamilton, o nº de títulos dele seria zero!

Clayton Araujo
Clayton Araujo
Reply to  Alfredinho
4 anos atrás

Vai Vettel! KKKKKKKK

J Fernando
J Fernando
Reply to  Alfredinho
4 anos atrás

Mas, se pensar dessa forma, muitos campeões não seriam campeões se seus companheiros de equipe fossem do mesmo nível de pilotagem. Coloque Max no lugar de Bottas e verá se Hamilton chegaria com tanta facilidade aos 5 títulos com a Mercedes. Senna tinha um insonso Berger como segundo piloto. Schumacher e o nosso querido Barrica, que nem vice foi, em alguns anos. Campeões o são porque percebem que estão com um carro de outro mundo nas mãos e vencem. Segundos pilotos, na melhor das hipóteses, são vice.

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Alfredinho
4 anos atrás

O Jeferson não percebe ou não quer per perceber que o companheiro de Hamilton é servil e obediente. O finlandês começou crescendo no início da temporada, mas o Toto Wolff colocou ele logo na linha! Por isso, renovaram com ele por mais um ano. E se continuar bonzinho, pode ser que ganhe mais um ano na equipe.

Tumari
Tumari
4 anos atrás

Achei muito melhor a postura dos comissários, souberam dosar dessa vez. A do Hamilton tb, se fosse o Vettel estaria reclamando até agora da fechada do Charlinho….abraço

Alexandre Neves
Alexandre Neves
4 anos atrás

Frase da corrida: “a cabeça do Vettel ‘tá’ um pastel” (Galvão Bueno)

Mauricio Rocha
Mauricio Rocha
4 anos atrás

Hoje na transmissão da Globo o Reginaldo Leme disse que considera Hamilton o maior piloto da história. Galvão imediatamente disse que considera Ayrton Senna. Eu não acho que o Reginaldo esteja errado, embora Schumacher ainda tenha mais títulos, eu não discordo do Reginaldo Leme não.

Zé MCZ
Zé MCZ
Reply to  Mauricio Rocha
4 anos atrás

O Reginaldo com tantos anos de experiência na F-1 não pode dizer uma tolice dessa! Mesmo ele escolhendo entre os pilotos que viu correndo ainda achei precipitado. O Hamilton é excelente, mas durante os mais de 40 anos que ele cobre a F-1, há pilotos bem melhores que o Lewis, que fez uma carreira paralela em simuladores. Isso não tira o talento dele, mas tem pilotos que mesmo ganhando menos títulos foram excepcionais como Nelson Piquet, Niki Lauda e Fernando Alonso.
Isso sem falar em Senna, Prost e Shummacher.
Mas para encerrar o assunto sigo o mestre Cláudio Carsughi(acho que é assim), que disse que o melhor e maior piloto de todos os tempos (e ele está nesse circo desde 1950) chama se:
Juan Manoel Fangio!
Ponto final!

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Mauricio Rocha
4 anos atrás

Reginaldo entende muito mais de f1 do que a viúva do Galvão. Hamilton ainda não é o maior de todos os tempos, mas se continuar nessa balada irresistível, certamente será o maior piloto da História.

Viúva solitária
Viúva solitária
4 anos atrás

Esse menino me lembrou Ayrton Senna. A mesma tocada e a mesma determinação, sem falar do talento!

Valter
Valter
Reply to  Viúva solitária
4 anos atrás

Alguns dizem que lembra o Niki Lauda. Outros acham que lembra o Prost. Pra mim ele é Lecrerc, o único e não lembra ninguém.

Ulisses
Ulisses
Reply to  Viúva solitária
4 anos atrás

Sim, … pé embaixo do começo ao fim, sem descanso!

Celio Ferreira dos Santos
Celio Ferreira dos Santos
4 anos atrás

Apenas para dizer que Vettel está igual a garanhão velho de manada ,sendo
substituido por sangue novo Charlinho, indo para ostracismo. Agora o amor
dos tifosis pela Ferrari é qualquer coisa de louco…a foto diz tudo…

JP
JP
4 anos atrás

Vettel precisa tirar um ano sabático, tal qual fez o Raikkonen e voltou melhor. E ainda assim, não sei não…

Marmelada-44
Marmelada-44
Reply to  JP
4 anos atrás

As ex-alonsetes que assistiram ao massacre de 2010 a 2012, querem aposentar o alemão de qualquer jeito!

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Marmelada-44
4 anos atrás

Ricciardo, Rosberg, Hamilton, Leclerc…

Tem uma turma boa aposentando o Vettel antes de qualquer torcedor do Alonso…

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  Marmelada-44
4 anos atrás

As viúvas chorosas nunca vão aceitar que Vettel aposentou Alonso.

Italo
Italo
4 anos atrás

Boa tarde, Flávio.

Só uma correção: por incrível que pareça, Vettel voltou atabaolhado na frente de stroll, que, naquela altura, fazia uma corrida digna ( estava em 9° ou 10°).

Abraço!!!

McLaren-12
McLaren-12
4 anos atrás

Eu disse, lá em janeiro, que o Leclerc iria terminar o serviço que o Ricciardo começou em 2014.

Segafredo
Segafredo
Reply to  McLaren-12
4 anos atrás

Perfeito…..e eu muito antes disso.

Mika
Mika
Reply to  Segafredo
4 anos atrás

Sábias palavras!!!

Marmelada-44
Marmelada-44
Reply to  McLaren-12
4 anos atrás

Muito antes disso, eu já dizia que o Ricciardo não passava de um piloto burocrático que teve a sorte de pegar uma Red Bull.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Marmelada-44
4 anos atrás

Esse aí citado por você é o Vettel, Última Chucrute.

Peça para o FG editar seu comentário.

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  Marmelada-44
4 anos atrás

A viúva está certa, Marmelada. Ricciardo não teve sorte quando pilotou uma Red Bull. O australiano, durante cinco anos na equipe, não conseguiu nem um vice de consolo.

Marmelada-44
Marmelada-44
Reply to  Marmelada-44
4 anos atrás

E nos primeiros cinco anos na Red Bull, Vettel faturou quatro campeonatos e um vice!
É por isso que as viuvinhas metidas a alonsetes e riccardetes piram!

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  Marmelada-44
4 anos atrás

Sábias palavras!

Paulo Fonseca
Paulo Fonseca
4 anos atrás

Prezado F&G : Depois do GP Monza-19, nada melhor que um almoço no estilo pasta e vinho .O Piloto Charles suportou toda a pressão Lewis ,merecida vitória , ainda mais em Monza , lavou a alma dos Ferraristas . Mercedes-Benz falhou na estratégia de Box, e também seus pilotos erraram na hora da verdade , quando se preparavam para dar a ultrapassagem no Ferrarista, um erro de Lewis na aproximação da freada e outro erro de Bottas, escorregada na zebra . Destaque da corrida fica por conta da equipe Renault seus dois pilotos fazendo pontos e, em especial Daniel Ricciardo . Pior da corrida desempenho da Equipe Willians .

Carlos Gomes
Carlos Gomes
4 anos atrás

Embuste A-Milton só ganha se tiver o melhor carro. Mas tem que ser muito melhor. Sem o melhor carro, não ganharia nada. Saudades do Alonso. Esse mostrava qualidade até para dirigir carroça.

Paulo
Paulo
Reply to  Carlos Gomes
4 anos atrás

O Hamilton começou na F1 na McLaren junto com o Alonso e, desde a estreia, colocou o espanhol no chinelo. Só não ganhou o título naquele ano porque houve um caso de espionagem da McLaren para cima da Ferrari que fez, não sei por qual motivo, que tirasse o pé nas últimas corridas.

rafaelle
4 anos atrás

Corrida boa demais, do início ao fim. Bonita festa pena que a tv não mostrou.
“por voltar à pista de modo perigoso à frente de Pérez”, foi o Stroll que depois disse que merecia a mesma punição do Vettel, bastante digno do molecão a lambança foi a mesma.
A Renault será que consegue um pódio este ano, quando voltaram 2016 prometeram ganhar em 2019, no início do ano achei que era impossível, agora penso que na sorte pode até acontecer.

Carlos
Carlos
4 anos atrás

Eu, eu, eu
O A-Milton se
Deu mal!

Diego Cabral
Diego Cabral
4 anos atrás

Leclerc é daqueles que nasceu pronto. Começou ontem e já pilota como veterano. Praticamente não erra e é super duro no mano a mano.
Gênio

Pensar que se dependesse da cúpula atual da SF ele não teria sido contratado. Estariam levando pau com as presepadas do Vettel e de algum piloto escudeiro do alemão.