PURE THINGS (2): PANELA VELHA

sind192
Vettel: vitória bonita depois de 392 dias de jejum

RIO (uiuiui) – Escrevi ontem que o embate Leclerc x Vettel (novo x velho, futuro x passado, juventude x experiência) seria o melhor deste restinho de campeonato, que já está decidido a favor de Hamilton.

E será mesmo. Como o GP de Singapura demonstrou hoje, com a surpreendente — e muito bonita — vitória de Sebastian, voltando a ganhar uma corrida depois de 392 dias. A última tinha sido na Bélgica no ano passado. Foi a 53ª de sua carreira e quinta em Marina Bay.

O alemão conseguiu o resultado graças a uma pilotagem muito agressiva e à parada nos boxes uma volta antes de seu jovem companheiro. E foi essa parada que despertou a ira do monegasco, que tem se demonstrado um mau perdedor. Charlinho, em que pese a aparência de bom moço e menino de família, está construindo um perfil antipático junto aos seus pares. Me parece um pouco cedo para dar piti como deu em Singapura. É preciso saber perder.

[bannergoogle]

Explicando. Leclerc era o pole, largou muito bem e controlava a corrida com competência até a janela de pit stops. Mantinha-se à frente de Hamilton, o segundo colocado, oscilando a vantagem entre 0s8 e 1s5. Lewis não tentava nada muito heroico. Iria tentar ganhar a posição na parada. O jogo de gato e rato de Mercedes e Ferrari — quem parasse antes possivelmente teria alguma vantagem — ignorava Vettel, que vinha em terceiro.

Na volta 19, no entanto, a equipe italiana chamou o alemão de surpresa, para protegê-lo de Verstappen — já que a Red Bull tirou seus pneus da garagem para receber o holandês. “Foi na curva 21, no fim da volta, e eu fui”, contou Tião Italiano. A cartada foi decisiva. A ideia era, além de defendê-lo de Max, fazer o que se chama de “undercut” em Hamilton, e ganhar a segunda posição parando antes que o inglês. Assim, uma dobradinha vermelha passaria a ser bastante provável se Lewis demorasse muito para trocar seus pneus.

Na volta de saída dos boxes, Sebastian colou o pé no porão e acelerou feito um desesperado para começar a descontar a vantagem que Hamilton tinha construído. Esse era o objetivo. Leclerc parou na volta seguinte, dentro do previsto. E quando retornou à pista, qual não foi sua surpresa ao ver Vettel rasgando a reta dos boxes para ganhar também a sua posição? Detalhe não pouco importante: Vettel foi 1s mais rápido que Charlinho na “out lap”. Foi aí que ganhou a corrida.

sind198
Hamilton: decisão errada da Mercedes o afastou do pódio

Naquele momento, ao ficar na pista por uma decisão equivocada da Mercedes, Hamilton perdeu a chance de tentar a vitória e até de brigar pelo pódio. Ele só viria para os boxes na volta 26, quando já era tarde demais. Perdera duas posições, para Vettel e Verstappen, e ali ficaria até o fim da prova, num discretíssimo quarto lugar.

Quando todo mundo parou — alguns demoraram bastante, a ponto de Giovinazzi liderar a corrida por quatro voltas, algo que não acontecia com um carro da Alfa Romeo desde o GP da Bélgica de 1983 com Andrea de Cesaris –, Vettel já estava na liderança, que assumira na volta 31 com bastante sacrifício. Tendo Leclerc na cola, teve de se livrar do tráfego formado justamente pelos pilotos que adiaram seus pit stops quase “ad eternum”. E nessas manobras, driblando um aqui, tocando rodas com outro ali e arriscando o pescoço acolá, foi passando gente até abrir mais de 6s sobre seu parceiro.

[bannergoogle]

Sebastian estava, como se diz, com sangue nos olhos. Com a vantagem que tinha, podia sonhar com o fim do mais que incômodo jejum de vitórias. Mas, considerando os infortúnios pelos quais passou no último ano, era melhor não comemorar nada antes da hora. Leclerc começou a descontar a diferença, mas timidamente. Até que, na volta 36, os 6s erigidos à custa de muito suor e sangue viraram fumaça. Grosjean forçou uma ultrapassagem sobre Russell e o inglês enfiou a Williams no muro, causando o primeiro safety-car da corrida. Foi, só para registrar, o primeiro abandono da Williams no ano. O carro é horrível, mas pelo menos não quebra.

Vettel deve ter ficado bem puto dentro do macacão. Um esforço desgraçado para abrir de Charlinho e vem um Grojã da vida estragar tudo. E foi nesse período de safety-car que o garoto criado nas comunidades carentes de Monte Carlo começou a dar piti. Inconformado por ter perdido a posição para Vettel, passou a questionar a equipe pelo rádio. “Não entendi o que aconteceu. A gente fala depois da corrida, mas quero deixar claro o que estou sentindo”, reclamou. Foram quatro voltas choramingando, até a relargada, na 40ª.

Sebastian não quis nem saber. Experiente e malandro, controlou o ritmo do pelotão para evitar qualquer ataque e saiu em disparada quando as bandeiras verdes foram mostradas. Leclerc veio na cola. Mas nem deu tempo de saber se iria tentar algo. Pérez quebrou, largou o carro num lugar perigoso e o safety-car entrou de novo, na volta 44. Ótima oportunidade para Charles retomar a conversa que havia sido abruptamente interrompida pela relargada. “Então, como eu dizia…”, começou, mas a equipe resolveu cortar suas asinhas. “Charles, traga o carro para casa”, falou seu engenheiro. Fosse eu, com minha classe habitual, diria: “Moleque, não enche o saco. O cara te passou, engole o choro e não faz nenhuma merda”. Só que ele continuou a falar. “Não vou fazer nada estúpido, esse não é meu objetivo, mas não é justo”, continuou.

sind196
Charles atrás, reclamando pelo rádio: “Quero deixar claro o que estou sentindo”

Minha namorada, do alto de sua sabedoria talhada no sertão do Ceará e de sua predileção por Vettel, a quem considera “um nenenzinho iti malia”, que não não sei direito o que é, decretou do travesseiro ao lado, com muita propriedade: “Esse moço vive se vitimizando, é um vagabundo!”.

Concordei inteiramente com a primeira parte. O vagabundo ficou por conta dela e não sou de ficar xingando ninguém, sou muito polido. “Um chorão”, atenuei. Chorão não é tão forte quanto vagabundo.

Foram mais quatro voltas sob regime de safety-car e na nova relargada ficou claro que “trazer o carro para casa” era a ordem para não tentar nenhuma bobagem. Bufando, Leclerc ficou na dele, até porque Verstappen, em terceiro, acomodou-se com o pódio iminente e não atacou o ferrarista. Hamilton também, em quarto, achou melhor ficar onde estava. Houve mais um safety-car, na volta 50, para tirar o carro de Raikkonen da pista, acertado por Kvyat. Nas últimas dez voltas, Vettel apenas se preocupou em não cometer erros, para finalmente receber a quadriculada em primeiro. Fazia tempo. A seca durou 22 GPs. Terminou, enfim.

[bannergoogle]

Atento aos detalhes, notei o mal-estar de Leclerc no pódio. Não sorriu, não jogou champanhe em Vettel, não fez festa e deixou o companheiro comemorando sozinho. E olha que a Ferrari não fazia uma dobradinha desde o GP da Hungria de 2017, além de não vencer três seguidas desde 2008. A sequência, 11 anos atrás, foi de quatro vitórias — Malásia, Bahrein, Espanha e Turquia, duas de Raikkonen e duas de Massa.

sind199f
No pódio: sorriso de Vettel e contrariedade de Leclerc

Nas entrevistas, o monegasco não escondeu sua contrariedade. Se disse “feliz” pelo 1-2, mas “desapontado” por não ter sido ele o vencedor. “Fiz o que combinamos antes da largada. Não acelerei antes da parada para não desgastar os pneus, esse era o combinado. Não faz sentido um ‘undercut’ entre carros da mesma equipe, não esperava que ele me passasse. Se isso foi necessário para garantir a dobradinha, a equipe terá de me mostrar. Preciso de explicações do time, quero entender o que aconteceu.”

Vettel não estava nem aí. “Estou mais feliz que aliviado”, disse ao repórter Guilherme Pereira, da TV Globo. “Foi uma surpresa sermos tão competitivos aqui.” Sobre Leclerc, não falou nada. Alias, nada também falou Leclerc pelo rádio quando cumprimentado pelo chefe Mattia Binotto pelo segundo lugar. Apenas balançou a cabeça negativamente.

É muito melindre. Amanhã a gente aprofunda o tema. Por enquanto, fiquemos com a classificação final: Vettel, Leclerc e Verstappen no pódio, Hamilton, Bottas, Albon, Norris, Gasly, Hülkenberg e Giovinazzi na zona de pontos. Não foi um corridão, mas a atuação de Vettel e as polêmicas decorrentes do neo-chiliquento Charlinho garantem assunto para o resto da semana. A súbita queda da Mercedes, também. Uma única vitória nas últimas cinco corridas acendem o sinal de alerta na equipe. O título está garantido — Hamilton tem 96 pontos de vantagem sobre Leclerc e Verstappen, que aparecem em terceiro e quarto. E são 65 sobre Bottas, o vice-líder. Por mais que as três vitórias seguidas indiquem uma melhora significativa da Ferrari, é possível afirmar que a reação veio tarde demais.

Mas antes tarde do que nunca. As últimas seis provas do Mundial serão legais, como têm sido muitas neste ano.

[bannergoogle]

Subscribe
Notify of
guest

281 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alfredinho
Alfredinho
4 anos atrás

Vettel mostrou ao garnisé, que acabou de chegar, quem manda no galinheiro.

ms
ms
Reply to  Alfredinho
4 anos atrás

faz me rir caro colega….a fila já andou já faz um bom tempo e só vc ainda não percebeu…….agora o manda-chuva do pedaço atende pelo nome de Charles Leclerc…..

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  ms
4 anos atrás

Você não está de todo errado, mas ainda é cedo para Leclerc liderar o time.
Olhe bem o que aconteceu na Red Bull. Ricciardo passou a liderar o time e a equipe não conseguiu faturar um título que fosse.

Tag-Heuer
Tag-Heuer
Reply to  ms
4 anos atrás

O farsante alemão está a frente da Ferrari desde 2015 e nem disputar o título até o final ele conseguiu…….Alonso o fez em duas ocasiões quando lá esteve.

Garagista
Garagista
4 anos atrás

A equipe Mercedes está dando mole! Se o hexa de Hamilton é questão de tempo, o vice de Bottas corre perigo!
Hamilton deveria ter deixado Bottas passar em Singapura, para que o companheiro pudesse levar mais uns pontinhos, já que a distância deles era pouco mais de 1 segundo e o concorrente mais próximo se encontrava a mais de 5 segundos!

Se a Mercedes continuar assim, será o terceiro ano em que a equipe campeã não fará dobradinha no Mundial de Pilotos.

ms
ms
4 anos atrás

está mais do que claro que hamiltom nas próximas provas assim como aconteceu nesta não vai correr riscos desnecessários e se for o caso vai gastar com cuidado “toda a gordura” (pontos) que acumulou nesta temporada pra conquista do hexacampeonato deixando que seus adversários se matem pelo segundo lugar

Garagista
Garagista
Reply to  ms
4 anos atrás

O problema não é deixar os adversários se matarem pelo vice, é ver seu companheiro se matando desnecessariamente pelo vice, quando o inglês poderia ceder posições para Bottas.
Veja o exemplo de Singapura. Ele poderia ter deixado Bottas passar, já que a distância entre ambos era pouco mais de 1 segundo. e o adversário mais próximo estava a mais de 5 segundos.
A equipe Mercedes, que já conta com Hamilton hexa, deveria focar em Bottas neste final de campeonato.

ms
ms
Reply to  Garagista
4 anos atrás

não é bem assim…….è como dizem no futebol….. o jogo só acaba depois que o juiz apita……ou seja enquanto hamiltom não tiver conquistado os pontos necessários pra vencer o campeonato, toda equipe mercedez vai se desdobrar dando prioridade ao piloto inglês e esta realidade todos os pilotos conhecem e sabem que apesar de todo o “glamour” a vida na F1 tem um lado muito duro e que sempre em torno de noventa por cento dos pilotos sempre serão meros coadjuvantes dos demais……

ms
ms
4 anos atrás

demorôôô pra conseguir vencer outra corrida hein tetracampeão….ainda assim foi preciso a parada de charles leclerc nos boxes pra conquistar sua vitória……

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  ms
4 anos atrás

Vettel mandou dizer para a viúva-alonsete que esta foi a sua 53ª vitória na Fórmula-1.
Significa que ele se encontra em terceiro na estatística.

ms
ms
Reply to  Vai Vettel!
4 anos atrás

a trajetória de vettel na f1 em alguns aspectos me lembra a de alonso foram dois pilotos brilhantes em suas respectivas épocas quando conquistaram seus títulos mas que depois entraram num processo de desgaste e decadência que até hoje não consegui entender…..diferentemente de Schumacher, Hamiltom e fangio que se mantiveram no topo por mais tempo e de modo convincente, vettel e alonso com o passar do tempo “mucharam” pra mim de um modo inexplicável que até hoje não consegui entender….

ms
ms
Reply to  Vai Vettel!
4 anos atrás

desculpem minha redundância…..

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  Vai Vettel!
4 anos atrás

Comparando Vettel com Alonso? Bebeu todas!

André Fonseca
André Fonseca
4 anos atrás

E qual a novidade da Ferrada combinar uma coisa antes e na hora da corrida, mudar???

Tudo normal nas linhas inimigas, ops, linhas vermelhas…

Por isso sempre digo, TODO CASTIGO PARA QUEM PILOTA NESSA EQUIPE QUE É O CÂNCER DO AUTOMOBOLISMO MUNDIAL É POUCO!!!

Vettel tinha tudo para ser um “contra” o sistema, pilotando por outras equipes que não a FERRADA, colocava nome em seus carros, tratava com carinho depois de uma pole ou vitória nos tempos da Red Bull, aí trocou de equipe e ficou tudo para trás…

Sendo justo, no primeiro ano de FERRADA colocou o nome de EVA no seu bólido, depois, não lembro de ter visto nada sobre isso, inclusive aqui no Blog.

A FERRADA ACABA COM A CARREIRA E O TESÃO DE QUALQUER UM!!!

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  André Fonseca
4 anos atrás

Se o Vettel não falou mais nada, é porque ele não trocou de mulher. Continua sendo a Eva.

Será que o alemão comeu a maçã do amor e ficou apaixonado?

Pilau
Pilau
Reply to  André Fonseca
4 anos atrás

Comentários precisam começar a ter filtros… Já que o bom senso não tem…

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Pilau
4 anos atrás

A Ferrari e a Alfa Romeo iniciaram a Fórmula-1 em 1950, juntamente com outras equipes. A Ferrari e a Alfa são as duas únicas equipes da época que restaram nos dias de hoje. Duas equipes que fizeram História e campeões, sendo que a Alfa foi e voltou, foi mais uma vez e mais uma vez, voltou.
A Ferrari se manteve na categoria, o que faz dela a equipe mais tradicional da f1 e pelos resultados, a mais vitoriosa. Dirigir para a rossa é um privilégio e uma honra e não é você e outros que vão denegri-la com meia-dúzia de baboseiras.

Paul D
Paul D
4 anos atrás

Ficou puto e com razão.
Acha que o cara treina no sábado vai para o hotel e chega domingo meia hora antes da pista abrir para os carros?
Então… E toda a conversa e estratégia? Faz isso, isso e isso e ganhamos. Aí no meio neguinho muda o combinado… É ruim hein… Eu teria reclamado mais.
Aí depois de ser ultrapassado sabe que a Ferrari não vai pedir para o Vettel abrir e não vai deixar atacar.
Agora, sabemos que nessa situação ele ficou puto pq sabe que é muito mais piloto que o Vettel.
Vettel tem o mesmo nível do Damon Hill, só que com quatro, eu disse quatro, incríveis quatro títulos.
Velho, o Barrichello com aquela red Bull teria ganho pelo menos um título. Vettel só enganou contra o Webber, enganou naquelas, ganhar do Webber QQ um ganha… Andou na frente do Ruinkokonen, com 60 anos e que nunca foi lá um grande piloto. Título mais na sorte do que o do Raikkonen em 2007 só os quatro do Vettel. Super carro contra piloto abaixo da média. Concorrente real que era muito mais piloto tinha um equipamento inferior…
Enfim… Pode até ser que a Ferrari não tenha feito de propósito e pqp… Leclerc é muito mais piloto que o Vettel. Russel é mais piloto que o Vettel. Só para fechar, até o Stroll teria mundial (ou mais de um) se corresse com uma daquelas red Bull de 2010 até 2013.

Ferrarista
Ferrarista
Reply to  Paul D
4 anos atrás

Vai para casa e direto pra caminha. Você bebeu todas!

Lauda
Lauda
Reply to  Paul D
4 anos atrás

Quanta baboseira e “achismo” sem noção.

André Fonseca
André Fonseca
Reply to  Paul D
4 anos atrás

Viva a “incrusão digitau”!!!

Nunca li tanta besteira, pra esse aí até o Massa é melhor que Vettel…

Felipe
Felipe
Reply to  Paul D
4 anos atrás

Mi mi mi. Tetra é tetra e ponto. Chora menos. Já passou Ascari e Lauda na Ferrari e agora se distanciando de Prost nas estatistificas (aquele, que com o mesmo carro, ganhou varias do Ayrton).

Joel Cabral
Joel Cabral
4 anos atrás

Alguma coisa me diz que o vettel vai ter que pilotar mais do que tem pilotado normalmente, o leclerq vai vir com tudo pra cima dele já que sabe a preferência da Ferrari pelo alemão. Que incorpore no leclerq a rebeldia de pilotos campeões atropele vettel e Ferrari se for necessário.

Chagas
Chagas
Reply to  Joel Cabral
4 anos atrás

A preferencia da Ferrari já foi dita na primeira prova da temporada.

Felipe
Felipe
Reply to  Joel Cabral
4 anos atrás

O carro desse ano foi desenvolvido para o estilo de pilotagem do Leclerc (que é diferente do deVettel) e dizem que a preferencia da equipe é pelo Vettel? É só ver que a equipe comemora muito mais para Leclerc que Vettel.

Jeferson
Jeferson
4 anos atrás

Este Leclerc é um abobado, tem mais é que ficar quieto, chorão e chiliquento, Vettel é o primeiro piloto da Ferrari, quatro vezes campeão mundial, este moleque tem que remar muito para sequer reclamar de alguma coisa.

Rodrigo Vila Verde
Rodrigo Vila Verde
4 anos atrás

Números!!! Após liderar por algumas voltas o GP de Singapura Hamilton igualou um recorde de Michael Schumacher: o número de GPs com voltas lideradas. 142 pra cada um.

fredy
fredy
4 anos atrás

Para mim Leclerc não merece as críticas que lhe foram feitas. Em Matéria de choro Vettel está a anos luz do garoto. Com a informação que tinha de dentro do carro tinha todos os motivos para ficar puto. Depois, dadas as devidas explicações pela ferrari, entendeu o ocorrido e parece ter se conformado. No ano que vem, quando acabarem com o uso de cobertores para pre-aquecer os pneus, esse tipo de situação será mais difícil de ocorrer.

Francisco
Francisco
4 anos atrás

Que isso Flávio, vc é véio de F1, vai me dizer que o Leclerc perdeu ba pista e o Vettel foi veloz? Que isso… O Leclerc perdeu porque o time da Ferrari fez o undercut interno, literalmente passou o Vettel ba frente, o vettel teve uma volta a mais de pneu novo, era óbvio que quem parasse na frente voltaria em primeiro. É a Ferrari sendo Ferrari e sacana como sempre.

Welton
Welton
4 anos atrás

Não sei porque o Charles está reclamando. Ele se esqueceu do que ele fez com o Vettel em Monza.

WALLACE EBERT
WALLACE EBERT
4 anos atrás

Boa tarde a todos!

Vettel mais uma vez quase joga a corrida fora, deu muita sorte em não quebrar nada em seu carro com a refrega em Gasly, se não tivesse levado sorte hoje estaria sendo chamado de idiota de novo.
Alguem reparou isso ou só eu? Ele ainda está pressionado, tanto que disse estar apenas feliz quando foi perguntado se estava aliviado.

Assombração
Assombração
Reply to  WALLACE EBERT
4 anos atrás

Eu reparei! Vettel fez a ultrapassagem na sua linha enquanto o Gasly jogava o carro pra cima dele.
Não foi punido por sorte.

A. Coyote
A. Coyote
4 anos atrás

““Charles, traga o carro para casa”, falou seu engenheiro. Fosse eu, com minha classe habitual, diria: “Moleque, não enche o saco. O cara te passou, engole o choro e não faz nenhuma merda”. Só que ele continuou a falar. “Não vou fazer nada estúpido, esse não é meu objetivo, mas não é justo”,… ”

Na primeira corrida da temporada a Ferrari deu ordem de equipe para beneficiar o alemão e assim seguiu prejudicando o LeClerc por mais 5 ou 6 corridas.

O menino, contra tudo e contra todos mostrou para a Ferrari que “o cara” é ele e não Vettel, muito embora eu concorde com tudo o que foi dito sobre a corrida perfeita que Vettel fez ontem. Então esse é o outro lado da coisa, o que faz com que a conclusão da análise não seja exatamente correta. Para mim o LeClerc fez o que devia fazer: deu o grito e a equipe que se explique e não pense que ele aceitará de novo o monte de sacanagens a que foi submetido no início da temporada.

É isso aí.

Abs.

Assombração
Assombração
Reply to  A. Coyote
4 anos atrás

Tanto faz Vettel quanto Leclerc. Nenhum dos dois será campeão este ano e isso inclui Verstappen.
E esse papo de que se a Ferrari não beneficiasse Vettel logo no início, Leclerc estaria disputando título… é história para se contar aos netos, já que a garotada não quer mais saber da Branca de Neve.

Flavio padilha
Flavio padilha
4 anos atrás

Saudações Flavio Gomes! A Soberba…
Quando a Mercedes anuncia estar trabalhando no carro de 2020, Formula -E e não mais fazendo atualizações no carro atual, um castigo sem tamanho vem colocar a equipe alemã no seu devido lugar… Um vexame!!!
Uma vitória pra lá de merecedora da Ferrari, de Vettel, um segundo lugar e terceiro lugares pra molecada e uma derrota para Hamilton e Bottas para nunca mais esquecerem a coisa mais importante no mundo dos esportes, respeitar os adversários …Abs

Ulisses
Ulisses
4 anos atrás

Ferrari sendo a Ferrari de sempre!

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  Ulisses
4 anos atrás

Ainda bem! Já pensou se a Ferrari fosse a Haas de sempre?

André Fonseca
André Fonseca
Reply to  Ulisses
4 anos atrás

Exato!!!

Nenhuma novidade em ser a pior equipe da F1…

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  André Fonseca
4 anos atrás

Não exagera.

Brabham-5
Brabham-5
4 anos atrás

A Ferrari, segundo Binotto, cogitou dar ordem de inverter posições no fim da corrida. Que palhaçada absurda seria! Desrespeito medonho!
Fizeram certo ao não dar ordem de inverter posição.
Vettel conquistou a posição sendo MAIS RÁPIDO e foi MAIS RÁPIDO QUE LECLERC ATÉ O FIM DA CORRIDA. Esquecem da competência do alemão.
E basta de desrespeito com um cara que foi QUATRO VEZES CAMPEÃO em favor de um moleque que chegou agora na equipe!
Que Leclerc fizesse uma volta mais rápida antes de parar nos boxes!
Tirar essa vitória do Vettel por uma ordem dos boxes seria outro Cingapuragate de tão vergonhoso, injusto e anti-desportivo.
O Vettel de ontem foi o Vettel dos tempos da RBR. ESSE Vettel não dá espaço para Lecler, Verstappen e engrossa para o Hamilton.
Esse é o Vettel que a F1 sente falta. Sangue nos olhos, concentração total na corrida, impiedoso como foi na ultrapassagem em cima do Gasly.
Será que Vettel enfim entendeu que ser “bom moço” com os rivais só o fez perder espaço e acumular derrotas?
Que continue com sangue nos olhos e abra guerra de vez com o mimadinho Leclerc.
Chegou a hora de Vettel esfregar aqueles 4 titulos na caras de algumas pessoas da F1 e de muitos palpiteiros na imprensa e nas redes sociais.
(E a baixada do tom de euforia na voz que deu para ouvir de Reginaldo Leme, Luciano Burti e Luis Roberto quando perceberam que Vettel tomou a posição de Leclerc não tem preço. Impagável. Sim, porque agora a F1 na Globo é só Hamilton, LECLERC, e Verstappen. MODINHAS!)
Go Vettel, mais do que nunca!!

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Brabham-5
4 anos atrás

Putz, tem torcedor aqui mais chiliquento que o Leclerc!

Ferrarista
Ferrarista
Reply to  Edu Zeiro
4 anos atrás

Para de falar mal dos outros, Duduzinho!

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Edu Zeiro
4 anos atrás

Paulinho Pintinho adora diminutivos. Por que será, hein?

Felipe
Felipe
Reply to  Brabham-5
4 anos atrás

Exato. A Globo tá um puxa saquismo para o Leclerc e detonando o Vettel (magoas passadas?) a ponto do Reginaldo Leme dizer no começo da transmissão que Leclerc este ano teve 3 classificações a menos que Vettel, porque quebrou o carro ou até porque bateu na classificação. Isso é ter claissficação a menos, sendo que ele mesmo bateu? E esqueceu de pelo menos 2 que Vettel não participou, uma que o carro quebrou antes do Q1 e aquela outra que quebrou antes do Q3…isso eles não lembra. Quanta preferencia…

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Felipe
4 anos atrás

A animosidade com o Vettel tem explicação:

A Globo, via Galvão, apostou em Alonso devido ao Massa ser seu companheiro na Ferrari. O problema é que tinha um Vettel na Red Bull.
E todas as apostas dos globais foram para o saco!

Bola da Vez
Bola da Vez
4 anos atrás

Gostei da corrida. Foi movimentada! E o inacreditável aconteceu: Giovinazzi, que corre o risco de perder o assento, liderou a corrida com uma Alfa mambembe e ainda beliscou um pontinho.
Kimi deve ter morrido de inveja!

Ricardo
Ricardo
4 anos atrás

O que vi foi privilegiar um piloto que vem cometendo erros há muito tempo em detrimento de outro que faz tudo certo. E o pior, ética zero. Leclerc tem toda a razão da ficar puto.

Brabham-5
Brabham-5
Reply to  Ricardo
4 anos atrás

O CARA FOI MAIS RÁPIDO O TEMPO TODO, ATÉ NA VOLTA ANTES DE PARAR NOS BOXES? Por que Lecerc não foi mais rápido antes da parada?
ISSO É PRIVILEGIAR?
VAI TE CATAR!

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Brabham-5
4 anos atrás

Calma, Leclerc, sem chilique!

Ferrarista
Ferrarista
Reply to  Brabham-5
4 anos atrás

Menos, Duduzinho, quer aparecer?

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Brabham-5
4 anos atrás

Paulinho Pintinho, é você? Mudou de nome para sumir?

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Brabham-5
4 anos atrás

Eu estava pressentindo que ia pintar um clima entre vocês dois.

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Brabham-5
4 anos atrás

Alfredinho (mais um diminutivo…) , sentiu ciúmes da atenção que o Paulinho Pintinho me dedicou. Preocupa não, Alfredinho, não sou chegado a ele igual a você, não. A afinidade é toda suas, basta ler os comentários de cada um.

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Brabham-5
4 anos atrás

Você não passa de um cara implicante e que não acrescenta nada de valor ao blog, a não ser no número de comentários.
Esse Edu deve ser mais um nick de torcedor derrotado, querendo distorcer os fatos.

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Brabham-5
4 anos atrás

Sei, aqui está cheio de gente valorosa e compreensiva, igual a você, que se preocupa em garantir sua reserva de mercado com seus comentários serenos e sensatos, de torcedores vitoriosos que são. Mas não se desgaste comigo: apesar de acompanhar a F1 desde 1972, sou humilde o suficiente para admitir que não apresento o mesmo brilhantismo que você e os outros entendidos que enobrecem este blog. Mas isso não me espanta, não.

Ricardo
Ricardo
Reply to  Ricardo
4 anos atrás

Retificando. Falei merda. Lito Cavalcanti esclareceu (e eu concordei) que não daria pra chamar o Leclerc e, ademais, o Vettel andou muito uma volta antes de parar e na volta de retorno, enquanto o Charles não teve o mesmo desempenho. Acertou a Ferrari.

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Ricardo
4 anos atrás

Ninguém privilegiou ninguém! Leclerc perdeu a corrida no percurso dos boxes. Simples assim.

A. Coyote
A. Coyote
Reply to  Ricardo
4 anos atrás

Eu até acho que ontem não privilegiou, mas que o LeClerc foi vergonhosamente prejudicado por umas 7 ou 8 corridas no início ele foi e se não tivesse sido estaria no calcanhar do Hamilton.
Qto ao LeClerc, não interessa se ele é pequeno e sim que está correndo igual a gente grande. Então tem de dar o grito sim quanto às preferências e logo logo quanto a dinheiro tbm.
Abs.

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  A. Coyote
4 anos atrás

Calcanhar do Hamilton? Hahahahahahahahahahahahaha!

Felipe
Felipe
Reply to  A. Coyote
4 anos atrás

8 corridas? Ele bateu sozinho em varias, a FIA tirou uma vitoria do Vettel e o carro de Vettel e Leclerc quebraram varias vezes em varias classificações. Teve corrida que a Mercedes chegou a mais de 1 minuto da Ferrari no final. Quem prejudicou Leclerc?

A. Coyote
A. Coyote
Reply to  A. Coyote
4 anos atrás

“Quem prejudicou Leclerc?”
Qdo vc assistir as corridas vc verá.
Abç.

luiz totti
luiz totti
4 anos atrás

Buenas, Flavio!!! Que bom que houve a tal choradeira! Como dizia a velha marchinha, quem não chora, não mama, e esse “chororô” é a famosa “mijadinha no poste” que o Leclerc está dando. Não nos esqueçamos das milhares de vezes do VEttel chrando no cockpit, o próprio Verstappinho era uma choradeira só no começo. As coisas vão se ajustar, a passagem do bastão é sempre complicada… estilos diferentes, gerações e temperamentos diferentes… Talvez os mais fãs mais tradicionais se emputeçam com o Leclerc, mas essa atitude, como a do Verstappen atrai uma molecada que se vê no moleque…

mario aquino
mario aquino
4 anos atrás

“não sou de xingar ninguém, sou muito polido”, tem que inscrever esta frase nos Anais do Congresso.

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  mario aquino
4 anos atrás

Tá nervoso?

Assombração
Assombração
Reply to  Bola da Vez
4 anos atrás

Pelo visto, não. Ele apenas recebeu um polimento.

Alfredo Aguiar
Alfredo Aguiar
4 anos atrás

Assisti a corrida novamente a noite (aqui eles passam um repeteco integral durante a noite)
A Ferrari não sacaneou o chiliquento. A ideia era exatamente parar o Vettel antes. para ele, o Vettel, segurar o Hamilton (novamente) O faveladinho de Mônaco perdeu a corrida na entrada dos boxes, foi lento e é óbvio que o alemão não ia deixar ele passar porque o chorãozinho não soube fazer um simples pit stop.
No mais acho que sua namorada foi muito malcriada chamando o Lek-lek de vagabundo. Tá na cara que o moleque é um filhinho da put.

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Alfredo Aguiar
4 anos atrás

Putz, tem torcedor aqui mais chiliquento que o Leclerc!

Ferrarista
Ferrarista
Reply to  Edu Zeiro
4 anos atrás

Baixa a bola, Duduzinho! Quer aparecer chamando os outros de chiliquento?

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Edu Zeiro
4 anos atrás

Paulinho Pintinho, ficou incomodado por quê?

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Edu Zeiro
4 anos atrás

Vocês dois se amam.

Fernando
Fernando
4 anos atrás

Bom dia Flavio, nessas comunicacoes por radio, o outro piloto tambem escuta realtime ? Ou eh soh entre o piloto que esta falando do carro e sua trupe no box ? abracos

Ulisses
Ulisses
Reply to  Fernando
4 anos atrás

O único que escutava as transmissões do companheiro de equipe foi o Piquet, que ouvia tudo do Mansel com a equipe no outro ouvido. Piquet tinha dois fones, um em cada ouvido, em um ouvia as comunicações da equipe com ele próprio, no outro as do Mansel.
Mas isso foi mais uma daquelas “expertizes” do Piquet, … dentre inúmeras! … kkkkkkkk

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  Ulisses
4 anos atrás

Eu tenho um amigo que faz parecido. Em um fone ele ouve música e no outro ele escuta as notícias.

Paulo F.
Paulo F.
4 anos atrás

A Ferrari vai ter que lembrar a Leclerc os termos de seu contrato?
Hamilton deu mole para o holandês.
Vettel foi Vettel, após a tungada que lhe passaram no Canadá.
Três boas corridas na Moto GP! Mas o caminhão de dinheiro que a Honda despeja nas motos ( e o Marc Marques) fazem a diferença!
E teve corrida da Superbike Brasil em Goiânia, onde apesar da idade (e das contusões) Barros mostrou sua fina condução , nem sempre o vitorioso é o melhor na pista!

RAFAEL PIQUEIRA CHININI
RAFAEL PIQUEIRA CHININI
4 anos atrás

depois que aposentarem o Vettel durante semanas, HOJE ele fez uma pilotagem dos tempos de glória.
em uma pista quase impossível de passar, vários pilotos aliás arriscaram, ele foi um deles. Não ganhou simplesmente nos boxes. Teve que passar os caras pra garantir a vitória. Pelo que sei apesar de mesma equipe, cada piloto tem seu time dentro da equipe, estratégia e pronto. piloto só chora! Não tem do que reclamar.
Pra quem fala ai que a Lecrerc está certo, imagina a Ferrari manda trocar posição ontem? Ia ser maior humilhação, totalmente desnecessário, iam passar vergonha a toa.

Leandro Batista
Leandro Batista
Reply to  RAFAEL PIQUEIRA CHININI
4 anos atrás

Alguem precisa lembrar o Leclec que no outro cockpit senta um tetra-campeao mundial. Seria o fim da picada o moleque pedir pro tetra-campeao ceder a posicao pra ele.

Brabham-5
Brabham-5
Reply to  Leandro Batista
4 anos atrás

Pois é. Alguns brasileiros e o mimadinho Leclerc não sabem o significado da palavra RESPEITO.
Queria ver se ao invés do Vettel estivesse lá um cara chamado Ayrton Senna, com 3 titulos recebendo ordem para ceder a posição (e a vitória depois de um jejum de um ano) ) para um colega de equipe de 20 anos que acabou de chegar na equipe…
Aí elas ficariam histéricas.

Micromax
Micromax
Reply to  Leandro Batista
4 anos atrás

kkkkk…..vc é patético. Desde quando o maior piloto de todos os tempos receberia ordem de equipe? Ficou maluco?

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  Leandro Batista
4 anos atrás

É isso aí, Micromax! Schumacher nunca recebeu ordens de equipe. Era ele quem ditava o ritmo e a estratégia de corrida.

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  Leandro Batista
4 anos atrás

Não pode ser! O Segafredo foi um fã secreto do Schumacher?

Assombração
Assombração
Reply to  Leandro Batista
4 anos atrás

Não acredito! O Segafredo virou Schumaquete?

CHAGAS
CHAGAS
4 anos atrás

Depois que Leclerc parou e voltou atrás de Vettel, vimos o alemão impecável. Foi mais agressivo que todos os outros do grid (quase teve um incidente com Gasly). Também arriscada foi a estratégia, porque teve que torcer para nenhuma intervenção do SC, e não houve nada, quando aconteceu já estava muito à frente.
Sobre Leclerc reclamar de ter perdido a posição nos boxes, totalmente normal, só quem torce por Vettel acha que ele exagerou. Existe muito equilíbrio na disputa interna da Ferrari, e se fosse o contrário Vettel reclamaria também.
No mais primeiro fim de semana que Giovinazzi foi melhor que Kimi, Gasly outro que foi muito agressivo e fez ótima prova, Hulk eficaz (e quase fora da F1) Norris o melhor do resto.

Fabio Taccari
4 anos atrás

O povo fala rsrsrrs…
Semana passada só Leclerc , Esta só Vettel.
Mas a tirada panela velha é que faz corrida boa, é boa mesmo.
Panela velha também é a própria Ferrari que a mais de 60 anos continua aparecendo nos jornais na segunda feira. Muitas tem tentado, poucas tem conseguido. O Enzo éra mesmo um bruxo.

Lucas Barbieri
Lucas Barbieri
4 anos atrás

O Vettel tinha que fazer valer a moral dela de tetracampeão enquanto havia tempo, para poder autorizar ou não a chegada de outro piloto. Agora é tarde demais. Se ele tivesse feito questão de manter o razoável Kimi não estaria passando por essa situação.

Lucas Barbieri
Lucas Barbieri
4 anos atrás

Se ele aceitasse ter perdido a posição por causa de uma tática da própria equipe, seria carimbar o passaporte de segundo piloto. Depois de cravar 5 poles no ano, sendo 3 seguidas e duas vitórias, ele tá mostrando que ele, sim, será o primeiro piloto. Ou o Vettel aceita ficar na equipe perdendo quase sempre, ou vai ter que fugir pra outra equipe, igual quando levou ferro do Ricciardo na Red Bull.

Brabham-5
Brabham-5
Reply to  Lucas Barbieri
4 anos atrás

E a Red Bull com Ricciardo não foi campeã, nem Ricciardo foi campeão por lá. Depois Ricciardo passou sufoco com Verstappen.
O mesmo foi e vai acontecer com Verstappen e a RBR.
A RBR nunca mais vai ser campeã depois que preferiram o Ricciardo ao Vettel…
Perderam o Vettel, e nunca mais terão um campeão com o carro deles.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Brabham-5
4 anos atrás

E o que o “Gênio” Vettel ganhou com a Ferrari ?! Tá atrás do novato Leclerc. É cada uma ,afff

Assombração
Assombração
Reply to  Brabham-5
4 anos atrás

Há seis temporadas que ninguém ganha título na f1, a não ser os pilotos da Mercedes.

É cada um…

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Brabham-5
4 anos atrás

Você realmente acredita que o Vettel continuaria a ser campeão se permanecesse na RBR?

Ferrarista
Ferrarista
Reply to  Brabham-5
4 anos atrás

Eu acredito que somente Hamilton vai ser campeão enquanto durar a hegemonia da Mercedes.

O que você acha, Duduzinho?

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Brabham-5
4 anos atrás

Eu também a acho, Paulinho Pintinho.

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Brabham-5
4 anos atrás

A papo está ficando íntimo…

Marco Torres
Marco Torres
4 anos atrás

Parece até que Mercedes e a Ferrari fizeram troca-troca de estrategistas nas últimas provas. Impressionante o amadorismo beirando à burrice dos tedescos.

Marcelo Ciarreta
Marcelo Ciarreta
4 anos atrás

Não concordo em seu comentário que Charles não sabe perder ……. ele ficou insatisfeito com a equipe e diga de passagem corretamente porque solicitou ser liberado potência máxima em seu carro e negado pela equipe, a justificativa poupar equipamento e trazer os carros para casa.
Está atitude é totalmente na contra mão da essência da F1, privar o piloto de brigar pela vitória é no mínimo ridículo.
Se fosse o Vettel ou mesmo um Hamilton a equipe teria tomada a mesma decisão …. Claro que não.
Charles não foi um chorão e sim foi destratado pelo equipe em lhe garantir o direito de brigar pela vitória.

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Marcelo Ciarreta
4 anos atrás

E se os dois carros da Ferrari se enroscassem numa disputa e perdessem a dobradinha? Seriam 43 pontos jogados fora por causa da birra de um novato!
Tal resultado manteve a chance de ambos os pilotos ainda buscarem o vice, que não está tão longe assim.

A equipe agiu acertadamente.

CRSJ
4 anos atrás

Vettel tirou a cereja do bolo do Leclerc, que ficou mal acostumado com suas duas vitórias consecutivas nas duas corridas anteriores.
O Vettel ficou um ano sem vencer devido os comissários terem penalizado ele no Canadá em cinco segundos, senão essa seria a segunda do ano.
A Mercedes teve um erro tático, mas o Hamilton ainda saiu no lucro chegando em quarto, apesar de tudo o Hexa ainda está na mão com folga.
Essa corrida foi melhor no início, no final acabou meio matada por diversas bandeiras amarelas, e a entrada do safety-car.

Gabriel P.
Gabriel P.
4 anos atrás

Caramba, bastou elogiar o Lecrerc e dizer que ele seria o bonzinho e o Verstapenn o mau , que o moleque me faz essa ?
Vettel com um carro competitivo, se tiver 1 chance em mil, ele não perde, foi o que aconteceu.
Alguém acha mesmo que se Lecrerc tivesse feito o pit antes do Vettel ele seria o vencedor ? Ou certamente ao sair estaria atrás do Hamilton e do Vettel ?
E tem mais, supondo que Lec parasse antes, Ham e Vettel dariam voltas rápidas antes de entrarem e Lecrerc estaria preso no “trânsito” ao sair.
Conclusão, Flávio está certo, não passa de mimimi.

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  Gabriel P.
4 anos atrás

Se Leclerc para primeiro ele venceria a corrida.
Qualquer um dos primeiros que parasse antes, ganharia a corrida.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Gabriel P.
4 anos atrás

“Vettel com um carro competitivo, se tiver 1 chance em mil, ele não perde, foi o que aconteceu”.kkkkkkkk
Somando 2017, 2018 e 2019 ,Fettel já perdeu umas 20 chances em bem menos de 1000 oportunidades. Não aguenta pressão de jeito nenhum.

Leandro Batista
Leandro Batista
4 anos atrás

O Charlinho pode ser bom, mas ainda nao tem farinha suficiente pra dar esse piti e ficar dando esporro em equipe por algo que nao saiu do jeito que ele esperava. Ele nao está em qualquer equipe e o companheiro dele não é qualquer um. A cupula da Ferrari deveria chama-lo pra uma conversa e coloca-lo no devido lugar.

R/T
R/T
4 anos atrás

é um fake, midiatico, cinico e sonso igual o Rossi, o Hamilton e o Senna

não por menos ele tem os mesmos admiradores e torcedores destes 3 citados

autenticidade hoje não vende
Piquet hoje em dia não teria a mesma base que teve, seria execrado por estes mesmos merdas que idolatram falsos moralistas e bonzinhos de “fachada”

retrato do mundo atual

Marcelo
Marcelo
Reply to  R/T
4 anos atrás

Mimimi. Chora na cama que é quentinho. Com esse discurso, deves ser um super hipócrita.

Celio Ferreira dos Santos
Celio Ferreira dos Santos
4 anos atrás

Não concordo com vc FG , a prioridade de parar é sempre do lider, no caso Leclerc.
Acho que foi uma ajudazinha da Ferrari , pra levantar o moral de seu piloto nº 1 , que estava em baixa., e sabemos que isso é bem típico da Ferrari.Mas o tiro pode sair
pela culatra botando mais fogo entre os dois pilotos. Charlinho vai dar o trôco,
Quanto ao campeonato , vai ficar bom, porque a Ferrari igualou e até passou a
Mercedes e Cingapura provou isso.

Junior
Junior
4 anos atrás

O Lecrerc tem razão de ficar puto da vida, sim. É preciso lembrar que no início do campeonato, ele foi obrigado a ceder a posição ao Vettel ao menos em 3 ou 4 oportunidades. A Ferrari fez de tudo pra favorecer o alemão e prejudicou o Lecrerc sim. Várias vezes. Porém, mesmo assim, o Vettel não entregou resultados. O Lecrerc, sim. Então, houve a mudança de “foco” pro Lecrerc que entrega resultados. Podem chamar de piti, podem dizer que o que ele fez na classificação de Monza foi desleal com o Vettel. Mas se ponham no lugar dele. Isso se chama personalidade. Ele já mostrou que tá lá pra vencer e não pra ser escudeiro. E já mostrou que, na pista, bate o Vettel com facilidade em classificações e corridas. Então, antes de quererem moldar a imagem do Lecrerc como desleal e mal perdedor, lembrem que rasteira por rasteira, ele foi muito mais sacaneado pela própria Ferrari em prol do Vettel do que o oposto. E lembrem também que, piloto que quer vencer, precisa se impor e demonstrar personalidade forte. É o que ele tá fazendo. E nem sempre isso vai gerar simpatia…

Wbj
Wbj
Reply to  Junior
4 anos atrás

Excelente comentario.

LUIZ
LUIZ
Reply to  Junior
4 anos atrás

O Leclerc perdeu mais de um segundo na entra e saída dos boxes. Perdeu a posição na pista. Piloto novo, menos experiente. Então para de chorar também e ve se aprende com os mais velhos. “JUNIOR”

Alfredo Aguiar
Alfredo Aguiar
Reply to  Junior
4 anos atrás

Primeiro você tem que explicar quem é esse tal de “Lecrerc”.
Depois você avisa pra ele, que ele chegou agora. Ainda não dá pra sentar na janelinha.

Cranio
Cranio
Reply to  Junior
4 anos atrás

Concordo total… +1

Pedro Henrique dos Santos Sousa
Pedro Henrique dos Santos Sousa
Reply to  Junior
4 anos atrás

Penso exatamente da mesma forma! No entanto, creio que apesar da frustração, o Leclerc precisa entender que a estratégia foi bem fundamentada, o que culminou na vitória vermelha em Singapura. Ele ainda é novo, tem muito a aprender e só errou em questionar demais no momento errado. Aos que o chamam de “chorão”, busquem apoio na história deste esporte e verão que vencedores natos são dotados de personalidade e atitude.

Garagista
Garagista
Reply to  Pedro Henrique dos Santos Sousa
4 anos atrás

A estratégia da Ferrari, na realidade, permitiu a dobradinha.

kalil01
kalil01
4 anos atrás

Se todos estivessem em carros mais equivalentes, sem tanto abismo?
Amilton, Sebá, Charlito teriam essa moleza toda?
E tinha gente comparando Charlito com SennnnadaSilva… kkk
FG, relembra aí os pitis de alguns ex-campeões e notáveis do volante

manoel
manoel
4 anos atrás

Ta certo o Leclerc nao pode ser um Rubinho e um Massa da vida .

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
4 anos atrás

Tudo dito, e com esse “piti” o Leclerc vai se consolidando na F-1, com um monte de fãs e um monte de gente que começa a pegar nojo do mimadinho.

Segue o jogo, é tudo o que a F-1 precisa… “polemicas”… se continuar nessa tocada o Leclerc pode ser tornar o digníssimo sucessor do aposentado Idiota Veloz Espanhol.

Bem que o Vettel podia ir para a RedBull no ano que vem e o Idiota Veloz Espanhol voltar para a Ferrari…

Paulo Fonseca
Paulo Fonseca
4 anos atrás

Prezado F&G : Domingão legal para F-1, , dobradinha Ferrarista, Tião , mostrou ao chorão Leclerc , como se faz para calar a boca do piloto monegasca ,com uma vitória plural . Hamilton recebeu o plano de corrida dos engenheiros e cumpriu a risca, corre para preencher a tabela de pontos título já decidido.A equipe Mercedes-Benz, corre as últimas etapas jogando xadrez no tabuleiro.Destaque muito positivo da corrida :Albon, Norris . O pior da corrida : Max V. decepcionou , não atacou, não disputou nenhuma posição com os líderes, não falou mal de ninguém .

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  Paulo Fonseca
4 anos atrás

Estou tentando entender seu raciocínio.
Max e Albon tem o mesmo carro.
Max termina em terceiro deixando duas Mercedes para trás e é o pior da corrida.
Albon termina em sexto, atrás das Mercedes e é destaque positivo.
???????????

Micromax
Micromax
4 anos atrás

E não é que o SchukruteFakeJr deu uma sorte danada hoje?? Quem fizesse a 1ª parada hoje, dentre os 4 primeiros, ganharia a corrida certamente.

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  Micromax
4 anos atrás

Chega de falar besteiras, Segafredo!

Leandro Batista
Leandro Batista
Reply to  Micromax
4 anos atrás

Ah sim. QUando o cara ganha, é sorte. Isso se chama recalque.

Micromax
Micromax
Reply to  Leandro Batista
4 anos atrás

Oh Schukruzete, vai chorar na cama e para de ser iludida………..o alemão já se aposentou e não sabe!

casino
casino
Reply to  Micromax
4 anos atrás

Se isso estava tão claro, então não foi sorte

Marmelada-44
Marmelada-44
Reply to  casino
4 anos atrás

Cada caso é um caso. Vettel foi o primeiro a parar em outra corrida este ano e perdeu a vitória.

As viúvas invejosas fazem de tudo para diminuir aqueles que deixaram Senna para trás.

Micromax
Micromax
Reply to  casino
4 anos atrás

No caso do SchukruteFakeJr não é preciso fazer nada, ele mesmo se encarrega de mostrar-se.

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  casino
4 anos atrás

Mas ele tem se mostrado! Não deu chance pra ninguém nessa corrida.

Micromax
Micromax
Reply to  Micromax
4 anos atrás

Vejam bem…..até o Verstapen sairia vencedor se parasse primeiro!

Assombração
Assombração
Reply to  Micromax
4 anos atrás

Mudança de ares, viuvinha? Começou a elogiar o Verstappen…

Macario
Macario
4 anos atrás

Não concordo que as reclamações de Leclerc foram exageradas. Acho que elas se encaixam perfeitamente no contexto de enfrentamento interno que ele mantem com Vettel. Ontem mesmo Vettel foi deselegante com a pole de Leclerc, que foi justa e merecida. Além disso, acho que as reclamações apenas reforçam que Charlinho chegou pra ganhar, não para ser escudeiro do alemão. Quando reclama no rádio, ele sabe que não está falando apenas com a equipe, sabe que está se posicionando publicamente, dizendo que o único resultado satisfatório é a vitória. É isso que se espera de um campeão, fora que todos sabem que a estratégia deve sempre privilegiar quem está na frente. Pra mim, o Charlinho tem razão.

Assombração
Assombração
Reply to  Macario
4 anos atrás

“É isso que se espera de um campeão.” E desde quando Charlinho é campeão?

Macario
Macario
Reply to  Assombração
4 anos atrás

Ô ‘Assombração’, quando se escreve “é isso que se espera de um campeão” de alguém que não ganhou o campeonato ainda, o escriba está desejando dizer que o aspirante à campeão está no caminho certo para atingir o o mais alto degrau do campeonato. Na próxima eu desenho.

Assombração
Assombração
Reply to  Assombração
4 anos atrás

Depois de desenhar, você pode colorir? Fica mais explicativo…

Paulo Travaglini
Paulo Travaglini
4 anos atrás

Flávio, sobre os Leclerc “expressar seus sentimentos”: bem interessante comparar a interpretação de Flàvio Gomes com a do Reginaldo Leme (com certeza os comentaristas mais experientes da F1).
O Reginaldo disse que foi uma tomada de posição do Leclerc, algo como “não vou ser um Barrichelo nem f…); já o Flávio pensa que é mi-mi-mi de burguesinho.
Eu concordo com o Reginaldo: se o segundo-piloto-de-fato não bater o pinto na mesa nem na hora que está frente, irá ser triturado logo em seguida.
Duas coisas a acrescentar: 1- os parabéns para o cara da Ferrari que chamou o Vettel na hora certa sem deixar o Binnoto perceber. Quadrinho de funcionário do mês em Maranello.
2-Quando o Leclerc assistir o tape, vai perceber que se a Ferrari o chamasse antes de Vettel, ele perderia a posição para o Hamilton, pois este alteraria a estratégia para vencer.

Segafredo
Segafredo
4 anos atrás

Os “experts” da Renault foderam com a corrida do Ricciardo mais uma vez!

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  Segafredo
4 anos atrás

Deixa de falar bobagens, Segafredo! O Australiano Atolado já vem caindo de produção desde 2017, ainda na RBR.
Ricciardo é mais um piloto que se esperava mais dele e quer saber? Jamais será campeão!

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  Segafredo
4 anos atrás

Hulk batendo Riccardo, erro da equipe.
Rsrsrsrs. Vira o disco Segafredo.

Segafredo
Segafredo
Reply to  CHAGAS
4 anos atrás

Seu nick deve corresponder à sua pessoa, só pode ser! Quando eu mencionei o nome do Hulk….? O que tem a ver a corrida do Hulk com a de Ricciardo??

Tag-Heuer
Tag-Heuer
Reply to  CHAGAS
4 anos atrás

Qualquer um pode perceber que estão errando toda corrida na estratégia para o Ricciardo. Deixando-o tempo demais na pista como se isso ajudasse. Quando vão aprender??

Assombração
Assombração
Reply to  CHAGAS
4 anos atrás

Quando aprenderem a escolher um piloto de verdade.

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  CHAGAS
4 anos atrás

Mencionei Hulk, porque a tua desculpa é sempre a mesma quando o australiano perde pra ele “erro de estratégia da equipe”.
Agora deixem a torcida um pouco de lado e percebam que Riccardo largou de pneus médios, que o stint teria de ser maior que os que largaram de pneus macios e a equipe o deixou um pouco mais pensando num SC, e ae ele daria um chapéu em meio grid.
Não houve erro de equipe, pensem um pouco. Barbaridade.

Assombração
Assombração
Reply to  CHAGAS
4 anos atrás

As viúvas que assistiram Senna partir e depois se decepcionaram com Alonso, não querem aceitar que escolheram, novamente, o piloto errado pra torcer.

E o pior de tudo é que o Riccardão não vai conseguir salvar um único vice pra engordar seu magro currículo.

Jonny'O
Jonny'O
4 anos atrás

Acho que o Leclerc reclama que seu engenheiro não avisou que tinha que acelerar naquele momento, creio ser isso, mas ficar lavando roupa em publico é feio , choroso demais!
De qualquer forma mostra que o monegasco não esta ali pra se “divertir” , odeio essa palavra quando colocada assim nas competições .
E finalmente o Vettel foi forte na corrida, estava devendo , vamos ver se mantem o alto nível , isso daria um final de campeonato tenso na Ferrari !!!

Douglas
Douglas
4 anos atrás

Flávio, admiro muito sem trabalho a anos cobrindo a F1, mais n concordo com muitos dos seus comentários sobre Leclerc feito hoje…

Leclerc é um piloto com sede de Vitória. É um cara com sangue de vencedor. Não aceita coisas como Bottas aceita na Mercedes, nem Irvine aceitava na Ferrari. Aliás, que emoção teria a F1 se fosse de Irvines e Bottas em…

Leclerc está é certo.

Lembra do Hamilton, como era? Quase saiu no tapa com Alonso.
Vettel, na Malásia, quando a RBR mandou seguir o “Multi 21” e não passar Webber? Ele foi e passou.
Verstappen, tbm na Malásia, quando a STR, na época, mandou ele deixa o companheiro passar, e ele falou no rádio: “Não”. E não deixou.

É disso que a F1 precisa.

Quando foi que Senna aceitou “trazer o carro para casa”, entrando ele atrás de Prost? Nunca, pelo que conheço. Você conhece bemmm melhor que eu.

Então, Leclerc está é certo. Esse episódio de hoje só ascendeu a ira dele. Essa briga tá longe de acabar. E sabe o bom disso? Ele é mais rápido que Vettel. É menos experiente e paga por isso, concordo, mais em velocidade, ele está a frente de Vettel. Vide as piores q ele tem, 5. E Vettel, quantas?…

Leclerc vem forte nas próximas. Ele hoje avisou: “Voltarei mais forte”.

Para mim, Leclerc e Vestappen são os melhores da F1 atual. São os pilotos q n abriram a cabeça.

Minha torcida é por esses 2.

Ricardo
Ricardo
Reply to  Douglas
4 anos atrás

“Quando foi que Senna aceitou “trazer o carro para casa”, entrando ele atrás de Prost? Nunca, pelo que conheço. Você conhece bemmm melhor que eu.”

Então você precisa pesquisar mais…

No GP do México 1988, ele foi instruído a não passar o Alain Prost, sendo que ele vinha mais forte e aceitou puto da vida que nem o monegasco. Após a corrida, se reuniu com a equipe e disse que era a última vez que aceitaria tal ordem. Ele venceu 5 das 6 corridas seguintes e o fim da história nós já sabemos.

Até o GP Japão 1991, que ele recebeu ordem da McLaren pra abrir pro Berger e ele não queria, pois queria ser campeão vencendo e abriu a contra-gosto. E ainda tem gente achando que ele deixou o Berger vencer.

pedro araújo
pedro araújo
4 anos atrás

o texto do gomes está muito divertido, tá interessante essa revelação da personalidade do leclerc, mas todo mundo esqueceu o mais importante que o gomes lembrou:

o Andrea De já liderou corrida!!!!

nussa, essa eu nao lembrava!

pedro araújo
pedro araújo
Reply to  pedro araújo
4 anos atrás

De Cesaris

Filipe
Filipe
4 anos atrás

To falando, Flavinho, que esse Leclerc é projeto de Alonso…

Fiquei feliz pelo Seb. Acho que ele tem recebido críticas acima do tom de certos jornalistas que são torcedores enrustidos (o que não é o seu caso, que é sempre muito equilibrado nas análises).

Sei que “vitória moral” não ganha campeonato, mas a rigor o Vettel foi o vencedor moral no Canadá também, tendo cruzado na frente do Lewis com erro e tudo. De modo que se não fosse a punião seriam duas vitórias para cada piloto da Ferrari e a frieza dos números mostraria que o abismo não foi tão grande assim em 2019. Mas, de novo, o “se” não ganha campeonato…

Diogo
Diogo
Reply to  Filipe
4 anos atrás

Ui Seb…
Iti Malia bebê!
Ta bom, é feio preconceito…

McLaren-12
McLaren-12
4 anos atrás

As coisas são tão simples que fica difícil entender como algumas pessoas falam besteiras:

1- Desde que o reabastecimento foi retirado da F1, não existe a história de fazer volta rápida antes da parada. A parada não é feita para encher o tanque, mas para trocar os pneus desgastados. Se os pneus no limite e o tanque está com mais da metade da capacidade, como o piloto vai fazer volta rápida? Os narradores e comentaristas da RB precisam de uns 10 anos de atualização;

2- O circuito de Cingapura é tão chato quanto o de Mônaco. Desde que o Nelsinho rodou de propósito, todos sabem que é quase impossível ultrapassar. Exceto a turma do pelotão do meio pra trás. Ninguém iria ultrapassar ninguém lá na frente. Era óbvio que quem parasse primeiro teria vantagem. Vettel não fez nenhuma volta voadora, mesmo porque era a de aquecimento de pneus. Os pneus duros estavam rendendo mais de dois segundos que os duros desgastados. Era simples: parar antes e ganhar mais de dois segundos em uma volta. Alguém um pouco mais esperto na Ferrari fez uma continha simples e chamou Vettel pra parada;

3- A Mercedes conseguiu errar a estratégia dos dois pilotos. Se iria fazer trecho longo com o Hamilton, chamasse o Bottas antes. Quase sempre dão a impressão que não sabem fazer uma análise da situação da corrida;

4- Diferentemente do que Luciano Burti disse, a equipe sabia exatamente onde Vettel iria voltar quando o chamou pro pit na tal curva 21 daquela volta. Impressionante como esse advogado da Ferrari tenta defender a equipe em relação às suas ações pra lá de suspeitas;

5- Leclerc reclamou que fez o combinado e a equipe não. Curioso que em Monza todos fizeram o combinado, exceto ele. Então chupa, moleque chato.

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  McLaren-12
4 anos atrás

A coisa não é tão simples como você pensa, viúva tendenciosa:

1. Schumacher fazia voltas voadoras com os pneus no limite e com o tanque pela metade. Você que não viu.

2. “Vettel não fez nenhuma volta voadora, mesmo porque era a de aquecimento de pneus… Era simples parar antes e ganhar mais de dois segundos em uma volta.”
Como é que o alemão ganhou mais dois segundos em uma volta, se você mesmo disse que ele não fez nenhuma volta voadora nessa volta devido aos pneus frios?

3. Errar na estratégia, todo mundo erra. Uns mais, outros menos.

4. Burti correu na f1 e você “correu” no vídeo-game.

5. O moleque está se achando.

Ricardo
Ricardo
Reply to  Alfredinho
4 anos atrás

ALFREDINHO

Schumacher fazia volta voadora, pois tinha reabastecimento. Hoje não tem isso, então o colega acima falou a coisa certa.

Aprenda a interpretar.

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Alfredinho
4 anos atrás

Com ou sem reabastecimento, o resultado das voltas voadoras é o mesmo, afinal, Schumacher também tinha que reabastecer.
O tempo gasto com uma troca de pneus nas grandes equipes é praticamente o mesmo, da mesma forma que uma troca com reabastecimento (mais longa) era, também, praticamente o mesmo nas grandes equipes.
Estou me referindo a trocas feitas com sucesso.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Alfredinho
4 anos atrás

Eu achei que de tão simples, não precisaria explicar, mas vou fazê-lo.

Veja os tempos de volta do Vettel:

Volta 2: 1m49s025
Volta 18: 1m48s716 (volta anterior à parada)
Volta 21: 1m45s453 (volta completa após a parada)
Volta 22: 1m47s000

Conseguiu enxergar que a volta 18 não foi nenhuma volta voadora em relação à volta 2? Na volta 17, enquanto brigavam pela posição, Leclerc e Hamilton rodaram em 1m47s825 e 1m47s428, repectivamente.

Conseguiu enxergar uma diferença de mais de 3 segundos entre uma volta com pneu duro novo e outra com pneu macio velho com praticamente a mesma quantidade de combustível no tanque?

Quer mais?

Na volta 15, o Perez, com uma porcaria de Racing Point, virou 1m46s683 com pneus duros novos.

Quer mais?

Na volta 18, a mesma em que o Vettel parou, Leclerc virou em 1m49s011. Apenas 0,295s mais lento. Acontece que o tempo total de parada do Vettel foi de 0,216s mais lento que o do Leclerc. Não mudou nada.

Sabe por que Vettel ganhou a posição? Porque ele parou uma volta antes. O pneu não leva nem meia volta pra aquecer. Ele não só tirou mais de 2s que tinha de desvantagem como voltou mais de 1s à frente. Exatamente a diferença de tempo entre a volta 18 e a 21. É tão simples.

Agora não me vai dizer que você acredita que o Vettel voltaria entre o Leclerc e o Hamilton que estavam separados por menos de um segundo? Tem que ser muito ingênuo para acreditar que a Ferrari queria colocar o Vettel entre os dois depois do que aconteceu em Monza. A Ferrari queria colocar o Vettel à frente e não avisou ninguém sobre isso. Acredito que nem mesmo o alemão, mas não tenho certeza disso.

Na minha opinião, é um recado bem dado ao pilotinho que acabou de chegar.

Tag-Heuer
Tag-Heuer
Reply to  Alfredinho
4 anos atrás

Amigo Mclata, sua explanação é perfeita, mas quer saber?? Essas Schukruzetes aqui do blog jamais enxergarão/aceitarão a F1 como ela é de fato. Pois os fatos mostram um piloto mediano, que por circunstâncias conquistou títulos e vitórias assim como seu outro compatriota Fake!

Assombração
Assombração
Reply to  Alfredinho
4 anos atrás

As viúvas nunca vão perdoar Schumacher e Vettel. O Idolatrado não resistiu ao primeiro e o segundo despachou de vez o Idiota Veloz.

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Alfredinho
4 anos atrás

Putz, tem torcedores aqui mais chiliquentos que o Leclerc!

Ferrarista
Ferrarista
Reply to  Alfredinho
4 anos atrás

Chiliquento é você, Duduzinho, que fica chamando os outros de chiliquento!

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Alfredinho
4 anos atrás

Nossa, Pinto! Que chatice. Toda vez essa história de Schumacher, de viúva. Que blá blá blá chato. Já deu, cara! Um está morto e o outro quase.

Temos Hamilton e Vettel. Verstappen e Leclerc. Atualize-se.

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Alfredinho
4 anos atrás

E quando o Leclerc voltou da troca de pneus, ele também não poderia tirar os mesmos segundos de diferença?

Leandro Batista
Leandro Batista
Reply to  McLaren-12
4 anos atrás

Disse bem. O Vettel ajudou ele na classificacao e na vez dele, tacou um foda-se pro Vettel. O alemao não é bobo e já sacou qual é a do monegasco. Alias, com essa atitude. esse moleque será mais um cara bom que sairá da F1 com poucos titulos….

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Leandro Batista
4 anos atrás

Paulinho Pintinho (“ferrarista”) está de birrinhas comigo. A carapuça serviu.

Assombração
Assombração
Reply to  Leandro Batista
4 anos atrás

Esse charme aí foi para o Leandro ou para o Alfredinho?