HOLANDA NEWS

RIO (sério que agora se diz Países Baixos?) – Zandvoort perdeu a virgindade com umas voltinhas de Max Verstappen com um Red Bull d’antanho. A pista está quase pronta, tem ritmo (como se vê nesta onboard enviada pelo Alexandre Neves), mas me parece muito estreita em alguns pontos.

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Amaral
Amaral
4 anos atrás

Estou empolgado em ver essa curva inclinada. Bem, isso se a pandemia deixar.
Espero que não tenha mimimi e choradeira quando o primeiro bater lá, já que a Pirelli se preparou para a pista, coisa que não aconteceu com a Michelin, teve furo de pneu, batida, choro e ranger de dentes e no final deu no que deu, o tristemente famoso GP de seis carros. Batida também faz parte do jogo. Claro que ninguém quer batidas como aquela da GP2 ano passado. Mas fazem parte, infelizmente.

Carlos
Carlos
Reply to  Amaral
4 anos atrás

Na época se falou que a Firestone (Bridgestone) testou pneus para este GP da F1 com os carros da Indy em Indianápolis, testes oficiais da categoria. Como estes pneus eram praticamente feitos a medida para a Ferrari, pode-se acreditar em qualquer coisa. Outra “boato” que circulou era de que as outras equipes, com pneus Michelin, estavam a usar pressão muito mais baixa do que a recomendada, questão de segurança, e isso causou os rasgos nos pneus traseiros, enfim, coisas que nunca saberemos ao certo.

Amaral
Amaral
Reply to  Amaral
4 anos atrás

Detalhes que eu não fazia ideia. E que fazem muito sentido, pois basicamente Bridgestone era a Ferrari, Jordan e Minardi eram praticamente café-com-leite na época.
E provavelmente nunca realmente saberemos ao certo o que houve.
Ainda mais que foi uma corrida que ninguém vai assistir novamente que não seja por motivos jornalísticos ou acadêmicos. Na verdade foram três corridas. Ferrari x Ferrari disputando a vitória, Jordan x Jordan disputando o inesperado e improvável lugar no pódio, e Minardi x Minardi disputando quem não ficaria em último. E fim.

Antonio Seabra
Antonio Seabra
4 anos atrás

Flavio,

O nome oficial do país é Nederlanden (em ingles Netherlands), que significa “terras baixas” ou “paises baixos”.
Pra eles sempre foi assim.
Holanda era a designação de uma parte do país, dividida em duas províncias, Nord Holland e Zuid Holland (Holanda do norte e do sul).
Os estrangeiros é que passaram a, abusivamente, chamar todo o país de Holanda.
Até porque parte da Belgica também estava incluida na região denominada terras baixas…
Confusão danada !!!!

Alás, uma certa ambiguidade é coisa bem própria dos holandeses, kkkkkk

Veja que em muitas publicações (inclusive oficiais) o GP da Holanda é comumente chamado de Dutch Grand Prix, sendo Dutch uma especie de gentílico para holandês (vide Flying Dutchman = holandes voador)

CRSantos
CRSantos
Reply to  Antonio Seabra
4 anos atrás

Uma explicação que não deixa espaço para quaisquer dúvidas, parabéns!

pdehaan
pdehaan
Reply to  Antonio Seabra
4 anos atrás

Muito legal a sua explicação, mas infelizmente está enganado sobre o nome oficial do país, que na verdade é ‘Nederland’ (singular ao invés de plural).
O nome ‘de Nederlanden’ ou ‘de Lage Landen’ (países baixos) são termos históricos de uma época em que “Nederland” e Bélgica ainda não existiram e esses nomes eram utilizados para indicar o conjunto dos dois países.

Valmir Passos
Valmir Passos
4 anos atrás

Parece estreita mesmo. Mas um belo traçado. Agora, pqp, que saudades desse ronco! Motor de verdade!

Saima
Saima
4 anos atrás

Simbólico que Zandvoort volte à F-1 quase um ano depois que Niki Lauda morreu. Lá foi a sua última vitória, em 1985, com o Prost alucinado atrás dele, como raramente se via.

Talles Almeida Campos
Talles Almeida Campos
4 anos atrás

Parece uma pista que dará condições de ultrapassagem, parece que será divertida para os pilotos e público presente.
Mas ao fazer uma curva com banking, ou se tem área de escape externa nivelada (o que é quase inviável) ou se tem área de escape interna. Está muito perigoso e o meu temor, além de alguém se machucar, é de a FIA, após o primeiro acidente, colocar chicanes para reduzir a velocidade e acabar com a graça da pista.

Raul
Raul
4 anos atrás

Não tem jeito…quando leio o nome Zandvort…me vem à cabeca aquela corrida lá em 1973…o carro do Roger Willliamson em chamas…aquela fumaca negra…e os carros passando rápido…seguia o jogo…no máximo uma bandeirinha amarela e olhe lá…aquelas cenas não me dão saudade…sou F1 raiz, mas, com seguranca nutella…

Alexandre
Alexandre
4 anos atrás

Muito bacana, mas tenho uma dúvida e me desculpe a ignorância, neste teste com carros antigos, eles usam o motor atual ou o motor usado na temporada em que o carro correu? Abraço

Sanzio
Reply to  Flavio Gomes
4 anos atrás

Saudades dos V8….

Paulo Fonseca
Paulo Fonseca
4 anos atrás

Prezado F&G : Qual será a extensão do novo circuito de Zandvoort, será homologado para F-1 ?, é sempre uma boa notícia recuperação de pistas principalmente na Europa , pois fica fácil a logística e fica barato também fazer o evento, seria até melhor fazer dois turnos na F-1, temporada Europeia versus temporada de outros continentes, e monta três etapas com os dez melhores classificados dos dois turnos, para fazer a final de melhor de três .

Guilherme Zahn
Guilherme Zahn
4 anos atrás

Nada a ver com a pista, mas… essa discussão “Holanda” vs “Países Baixos” é antiga – o problema é que “Holanda” se refere apenas a duas das regiões do país (as mais ricas e povoadas, onde ficam Amsterdã, Haia, Roterdã, etc) – é tipo chamar o Brasil de Sudeste… Quando eu era criança (e isso faz teeempo) a gente aprendia “Países Baixos”, depois um dia me ensinaram “Neerlândia”, que eu acho muito bacana e significa… País Baixo! ;-)

Enfim, nada de útil – mas o que seria da gente sem as curiosidades inúteis? ;-)

Talles Almeida Campos
Talles Almeida Campos
Reply to  Guilherme Zahn
4 anos atrás

Boa! É isso mesmo!

Saima
Saima
Reply to  Guilherme Zahn
4 anos atrás

Lembro de ter lido, quando criança, numa dessas revistas tipo Globo Rural, sobre o gado neerlandês.

Coisinha
Coisinha
4 anos atrás

Tá com cara que ninguem vai passar ninguem. Estreita e a reta principal é curta…

Nick B
Nick B
4 anos atrás

Deixe Zandvoort, Fla, que acabou de perder a virgindade, ser apertadinha ué! Não fique implicando com essas coisas.

Nick B
(preparando omelete de tapioca e queijo coalho e ouvindo Dire Straits, Your Latest Trick).

Franco
Franco
4 anos atrás

Pior de que muito estreita, preocupam as áreas de escape numa pista assim. Pancadas em T são mais fáceis de acontecer assim.

Tales Bonato
Tales Bonato
4 anos atrás

Não sei porque todo mundo está reclamando. È um belo kartódromo.

Carlos
Carlos
4 anos atrás

Sim, Países Baixos, a Holanda é apenas uma região, sempre foi “errado” se referir a um país usando o nome de uma região.