HOLANDA NEWS
RIO (sério que agora se diz Países Baixos?) – Zandvoort perdeu a virgindade com umas voltinhas de Max Verstappen com um Red Bull d’antanho. A pista está quase pronta, tem ritmo (como se vê nesta onboard enviada pelo Alexandre Neves), mas me parece muito estreita em alguns pontos.
Estou empolgado em ver essa curva inclinada. Bem, isso se a pandemia deixar.
Espero que não tenha mimimi e choradeira quando o primeiro bater lá, já que a Pirelli se preparou para a pista, coisa que não aconteceu com a Michelin, teve furo de pneu, batida, choro e ranger de dentes e no final deu no que deu, o tristemente famoso GP de seis carros. Batida também faz parte do jogo. Claro que ninguém quer batidas como aquela da GP2 ano passado. Mas fazem parte, infelizmente.
Na época se falou que a Firestone (Bridgestone) testou pneus para este GP da F1 com os carros da Indy em Indianápolis, testes oficiais da categoria. Como estes pneus eram praticamente feitos a medida para a Ferrari, pode-se acreditar em qualquer coisa. Outra “boato” que circulou era de que as outras equipes, com pneus Michelin, estavam a usar pressão muito mais baixa do que a recomendada, questão de segurança, e isso causou os rasgos nos pneus traseiros, enfim, coisas que nunca saberemos ao certo.
Detalhes que eu não fazia ideia. E que fazem muito sentido, pois basicamente Bridgestone era a Ferrari, Jordan e Minardi eram praticamente café-com-leite na época.
E provavelmente nunca realmente saberemos ao certo o que houve.
Ainda mais que foi uma corrida que ninguém vai assistir novamente que não seja por motivos jornalísticos ou acadêmicos. Na verdade foram três corridas. Ferrari x Ferrari disputando a vitória, Jordan x Jordan disputando o inesperado e improvável lugar no pódio, e Minardi x Minardi disputando quem não ficaria em último. E fim.
Flavio,
O nome oficial do país é Nederlanden (em ingles Netherlands), que significa “terras baixas” ou “paises baixos”.
Pra eles sempre foi assim.
Holanda era a designação de uma parte do país, dividida em duas províncias, Nord Holland e Zuid Holland (Holanda do norte e do sul).
Os estrangeiros é que passaram a, abusivamente, chamar todo o país de Holanda.
Até porque parte da Belgica também estava incluida na região denominada terras baixas…
Confusão danada !!!!
Alás, uma certa ambiguidade é coisa bem própria dos holandeses, kkkkkk
Veja que em muitas publicações (inclusive oficiais) o GP da Holanda é comumente chamado de Dutch Grand Prix, sendo Dutch uma especie de gentílico para holandês (vide Flying Dutchman = holandes voador)
Uma explicação que não deixa espaço para quaisquer dúvidas, parabéns!
Muito legal a sua explicação, mas infelizmente está enganado sobre o nome oficial do país, que na verdade é ‘Nederland’ (singular ao invés de plural).
O nome ‘de Nederlanden’ ou ‘de Lage Landen’ (países baixos) são termos históricos de uma época em que “Nederland” e Bélgica ainda não existiram e esses nomes eram utilizados para indicar o conjunto dos dois países.
Parece estreita mesmo. Mas um belo traçado. Agora, pqp, que saudades desse ronco! Motor de verdade!
Simbólico que Zandvoort volte à F-1 quase um ano depois que Niki Lauda morreu. Lá foi a sua última vitória, em 1985, com o Prost alucinado atrás dele, como raramente se via.
Parece uma pista que dará condições de ultrapassagem, parece que será divertida para os pilotos e público presente.
Mas ao fazer uma curva com banking, ou se tem área de escape externa nivelada (o que é quase inviável) ou se tem área de escape interna. Está muito perigoso e o meu temor, além de alguém se machucar, é de a FIA, após o primeiro acidente, colocar chicanes para reduzir a velocidade e acabar com a graça da pista.
Não tem jeito…quando leio o nome Zandvort…me vem à cabeca aquela corrida lá em 1973…o carro do Roger Willliamson em chamas…aquela fumaca negra…e os carros passando rápido…seguia o jogo…no máximo uma bandeirinha amarela e olhe lá…aquelas cenas não me dão saudade…sou F1 raiz, mas, com seguranca nutella…
Muito bacana, mas tenho uma dúvida e me desculpe a ignorância, neste teste com carros antigos, eles usam o motor atual ou o motor usado na temporada em que o carro correu? Abraço
Motor antigo.
Saudades dos V8….
Prezado F&G : Qual será a extensão do novo circuito de Zandvoort, será homologado para F-1 ?, é sempre uma boa notícia recuperação de pistas principalmente na Europa , pois fica fácil a logística e fica barato também fazer o evento, seria até melhor fazer dois turnos na F-1, temporada Europeia versus temporada de outros continentes, e monta três etapas com os dez melhores classificados dos dois turnos, para fazer a final de melhor de três .
Se será homologado? Acredito que sim, afinal tem um GP marcado para lá este ano…
Nada a ver com a pista, mas… essa discussão “Holanda” vs “Países Baixos” é antiga – o problema é que “Holanda” se refere apenas a duas das regiões do país (as mais ricas e povoadas, onde ficam Amsterdã, Haia, Roterdã, etc) – é tipo chamar o Brasil de Sudeste… Quando eu era criança (e isso faz teeempo) a gente aprendia “Países Baixos”, depois um dia me ensinaram “Neerlândia”, que eu acho muito bacana e significa… País Baixo! ;-)
Enfim, nada de útil – mas o que seria da gente sem as curiosidades inúteis? ;-)
Boa! É isso mesmo!
Lembro de ter lido, quando criança, numa dessas revistas tipo Globo Rural, sobre o gado neerlandês.
Tá com cara que ninguem vai passar ninguem. Estreita e a reta principal é curta…
Deixe Zandvoort, Fla, que acabou de perder a virgindade, ser apertadinha ué! Não fique implicando com essas coisas.
Nick B
(preparando omelete de tapioca e queijo coalho e ouvindo Dire Straits, Your Latest Trick).
Pior de que muito estreita, preocupam as áreas de escape numa pista assim. Pancadas em T são mais fáceis de acontecer assim.
Não sei porque todo mundo está reclamando. È um belo kartódromo.
Sim, Países Baixos, a Holanda é apenas uma região, sempre foi “errado” se referir a um país usando o nome de uma região.