GRANDE DIA

RIO (tem coisa que não se compra no mercado) – Percebo, pelas análises de alguns de meus colegas do Grande Prêmio, de outros comentaristas e pelas redes sociais, que a volta de Alonso à Renault divide opiniões.

Surpreendo-me.

Por que a presença de um piloto de altíssimo nível seria ruim para uma equipe ou para a F-1? Porque no passado Alonso, como se diz, “fez escolhas erradas” na carreira?

Primeiro, discordo da tese. El Fodón fez o que lhe deu na veneta quando quis, e se há alguma decisão que pode ser questionada talvez tenha sido a de dar um pé na McLaren depois de apenas um ano, ao final de 2007, para não ter de se desgastar emocionalmente num time que claramente pendia para o lado oposto ao seu na garagem. Mesmo assim, quem somos nós para duvidar de seus motivos?

Voltou para a Renault, onde conquistou dois títulos, e depois foi para a Ferrari. O que havia de errado em correr na Ferrari? Foi três vezes vice-campeão, duas delas, em 2010 e 2012, lutando pela taça até o fim. Ficou o tempo que achou suficiente e voltou para a McLaren onde tinha deixado assuntos pendentes, num cenário que todo mundo achava muito promissor: reviver a parceria com a Honda, que ninguém poderia adivinhar que seria um fracasso. Deu errado, mas dizer isso agora é fácil.

Desagregador? Fala-se desse suposto traço da personalidade de Fernandinho sem conhecimento de causa. Ah, mas ele reclamava publicamente da Honda!, gritarão os defensores da moral e dos bons costumes. Senhoras e senhores, todo piloto reclama quando o carro é uma merda. Aliás, todo piloto reclama de alguma coisa o tempo todo. Ocorre que Alonso fez isso num momento da F-1 em que as mensagens de rádio tornaram-se públicas. Pelo peso que tem, suas queixas foram amplificadas. Ele queria, apenas, um carro bom. E sejamos honestos: a sequência de quebras da Honda, aliada à falta de potência do motor japonês, não era de tirar qualquer um do sério?

Tem gente que defende “os jovens pilotos do programa de desenvolvimento da Renault”. Ora, ora, ora… Quem, exatamente? Se a Renault tivesse tanta gente boa assim na base, por que contratou Ricciardo? Por que recorreu a Ocon? Por que ficou tanto tempo com Hülkenberg?

Tenham dó. Há uma certa antipatia por Alonso, normalmente ligada ao seu sucesso e a sua personalidade forte. O cara é muito, muito bom. Um dos melhores. Bateu Schumacher no auge. Duas vezes, e era um moleque, ainda. Foi buscar o leitinho das crianças em Indianápolis e quase conseguiu. Ganhou em Le Mans. OK, não era muito difícil, com a Toyota. Mas por que diminuir seu feito e não fazer o mesmo com os caras que dividiram o carro com ele? Aliás, alguém diminui os feitos de todos os pilotos da Audi que ganharam a corrida nos anos de domínio da marca alemã? De quebra, ainda foi correr o Dakar.

É um milhão de vezes melhor ver um sujeito como Alonso na F-1 do que jovens como Latifi e Stroll, ou pilotos medíocres como Kvyat, Grosjean e Magnussen. Ou ainda algum nome inexpressivo vindo da F-2 apenas para defender uma teórica “renovação” da categoria. Essa renovação já está acontecendo. Os bons da F-2 subiram. Se outros não o fizeram, é porque talvez não sejam tão bons. E com exceção de Verstappen, um talento extraordinário, quem vem sendo protagonista na F-1 nos últimos anos? Ah, os caras com mais de 30? Ah, OK, então.

Há uma história que deve ser respeitada, várias histórias, aliás, e a de Alonso é uma delas. Raikkonen voltou, ganhou corrida de Lotus e foi parar na Ferrari de novo. Schumacher voltou, subiu ao pódio, ajudou a construir a Mercedes que vemos hoje. Um pouco mais atrás, Mansell foi chamado de volta dos EUA pela Williams em 1994, sentou no carro e venceu o GP da Austrália.

Qual o problema de aceitar que um cara de quase 40 anos ainda pode ter ambições e desejos no esporte?

Vibrei com o anúncio feito hoje. E acho que há um pesado traço de preconceito naqueles que olham torto para a presença de um veterano como Alonso em meio a “gamers” que mal saíram das fraldas. Juventude não é sinônimo de qualidade. Além do mais, Alonso faz “stories” tão bem quanto qualquer outro.

Subscribe
Notify of
guest

146 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
ms
ms
3 anos atrás

Viva !!!! o patetinha espanhol branquelo vai voltar !!!! quanta emoção !!!! o problema é que o tempo passou e não há mais espaço pra alonso nas equipes de ponta e mesmo que houvesse entendo que o espanhol não teria chances de disputar corridas e títulos em condições razoáveis com esses jovens pilotos “borbulhando hormonios” sedentos de títulos e vitórias, pilotando equipamentos superiores ao seu mas mesmo assim acho que o principal empecilho para que alonso não tenha sucesso nessa sua nova empreita e chances de vencer campeonatos é porque HAMILTON ESTÁ NA PARADA….

Ramon
Ramon
3 anos atrás

Há muita antipatia com Alonso, por causa da algumas polêmicas e, sobretudo aqui no Brasil por causa daquele episódio com o Massa. Porém, quando saiu da F1 havia apenas um piloto no mesmo nível ou, talvez, acima: Hamilton. Pra mim: Senna, Schumacher, Alonso e Hamilton são os melhores que vi, mas como o Espanhol tem “apenas” dois títulos muitos tem a impressão de tratar-se de um piloto inferior.

Assombração
Assombração
Reply to  Ramon
3 anos atrás

Por mais que se negue, o campeão é medido pelo número de títulos.

roberto
roberto
3 anos atrás

Boa noite Flavio, concordo com 99% que voce disse.
Agora dizer que Kvyat, Magnussen mediocres? Isso é mentira.

shaber
shaber
3 anos atrás

#maturelivesmatter

#grannylivesmatter

#forzalonso

Renan
Renan
3 anos atrás

Alonso será o próximo oponente do Hamilton. A Gordini está preparando um super-hiper-maxi-mega carro para Don Fodon.
Ele é bom, demais!

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  Renan
3 anos atrás

Vamos sonhar!

ALEXANDRE
ALEXANDRE
3 anos atrás

Por mim já sentava no carro agora e na cadeira do cirryl também . Vem Alonso tchau Cirilu.

Amaral
Amaral
Reply to  ALEXANDRE
3 anos atrás

Cirilo vai embora pra finalmente casar com a Maria Joaquina, amor de infãncia. #carrossel
Zoeiras à parte, talvez seja exatamente o que a equipe precisa. Alguém pra concentrar os esforços. Alonso certamente fará isso, e Ocon que se contente com as migalhas. Ou faça a temporada da vida e encha os olhos dos grandes.

Carlos Tavares
Carlos Tavares
3 anos atrás

Eu achei sensacional. Mais gasolina na fogueira, que é do que gostamos. Esse papo protocolar de “dar a vez aos jovens e custo x beneficio” não faz minha cabeça. É nome forte, é um baita piloto, carismático e vem para, pelo menos, dar o que falar. Já é bastante

Bruno Pacheco
3 anos atrás

Concordo em gênero, número e grau. Além do fato de que com as mudanças no regulamento, a Renault pode oferecer um carro decente, o equilíbrio entre as equipes deve mudar, muitas coisas podem acontecer daqui até 2022.

ms
ms
3 anos atrás

flavio…concordo em gênero numero e grau com vc mas ainda continua entalado na garganta de todos nós que éramos seus torcedores e fãs incondicionais que tanto admirávamos alonso naquela época a seguinte questão: PORQUE ALONSO NÃO PASSOU AQUELE PORRA DO PETROV CONQUISTANDO SEU TRICAMPEONATO TRAZENDO UMA BAITA FELICIDADE A TODOS OS SEUS FÃS (QUE NAQUELA ÉPOCA NÃO ERAM POUCOS) INCLUINDO ESSE QUE VOS FALA???

Amaral
Amaral
Reply to  ms
3 anos atrás

Porque a pista não ajudava, o carro não era uma Mercedes e o Petrov fez jogo duro. E até hoje o Alonso é lembrado por isso.
Gosto do Alonso. Mesmo com o Fernando is faster than you. Mas acho que essa volta dele vai ser como o retorno do Schumacher na Mercedes. Talvez seja o impulso que a equipe precisa pra se tornar grande, mas não vai conseguir colher esses frutos como vitórias e títulos, da mesma forma que aconteceu com o alemão.

Alfredinho
Alfredinho
3 anos atrás

A volta de Alonso é uma boa notícia numa F1 previsível, mas esse retorno levantou a velha polêmica do título perdido em 2010.
O que realmente aconteceu ali? Na minha opinião o estrategista da Ferrari errou ao focar somente Webber, já que Vettel era matematicamente candidato ao título. Ele tinha que perceber que o alemãozinho liderou a maior parte da prova, perdendo temporariamente a liderança quando da troca de pneus.
Nesse quadro (focar Vettel), Alonso precisaria não só passar Petrov, mas também Kubica (os dois Renault, que ironia!) para ser campeão. Uma tarefa relativamente fácil, levando-se em conta que o carro da Ferrari era muito superior às Renault meia-boca e o piloto idem, em relação aos pilotos da equipe francesa.
Fica a pergunta: não passou porquê? O que faltou?

Faltou visão ao estrategista da Ferrari e faltou competência ao superestimado Alonso.

XAU XAU VETTEL
XAU XAU VETTEL
Reply to  Alfredinho
3 anos atrás

Como eu disse antes…..Rasa é a sua visão.

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  Alfredinho
3 anos atrás

É mesmo! O que faltou?

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  Bola da Vez
3 anos atrás

Faltou visão na viúva para reconhecer a realidade.

Jose souza dias
Jose souza dias
3 anos atrás

Censacional falou tudo Flavio, E nais um pouco parábens concordo plenamente com vc show de comentario, sou seu fã grande abraço.

Rodrigo
Rodrigo
3 anos atrás

sinto cheiro de ressentimento no texto….

Apesar da costumeira amargues, concordo com o Flavio. Aliás, muito dificil discordar, Sempre é excelente ver um grande nome na maior categoria do mundo, que, como muito bem salientado pelo Flavio Gomes, a categoria possui pilotos de medianos (sendo gentil) demais.

Luciano Adjafre
Luciano Adjafre
3 anos atrás

Nossa, FG agora se superou nesse post sobre Alonso! Em poucas linhas disse tudo o que eu penso sobre o espanhol e a sua volta em 2021 pela Renault! Que poder de síntese! Parabéns FG! Peço vênia para assinar embaixo!

Sergio
Sergio
3 anos atrás

Alonso é fenomenal como piloto. Não vivo com o cara, então dane-se a sua “personalidade forte”.

Chamem o Petrov
Chamem o Petrov
Reply to  Sergio
3 anos atrás

Petrov fez que nem você. Não esquentou com a “personalidade forte” do espanhol… hahaha!

Gustavo K
Gustavo K
3 anos atrás

Concordei em tudo, e até me fez rever algumas posições.

Alonso é um dos caras mais apaixonados por corrida que existe. Talvez só compare com o Barrichelo.

Amaral
Amaral
Reply to  Gustavo K
3 anos atrás

Justiça seja feita. Falem o que quiser do Barrichello. Ouçam ele falar cinco minutos e vejam o quanto ele é apaixonado por automobilismo, mesmo já sendo um senhor de quase 50 anos. Segue competitivo na Stock, dando calor em garoto que tem idade pra ser filho dele. Tem tudo pra correr até os 60, no mínimo. Gostaria de vê-lo correndo em Indy de novo.

Paulo Fonseca
Paulo Fonseca
3 anos atrás

Prezado F&G, será maravilhoso, para F-1, Alonso, vai fazer a molecada chorar ehehehe

Chamem o Petrov
Chamem o Petrov
Reply to  Paulo Fonseca
3 anos atrás

Só se for pra chorar de rir.

André Fonseca
André Fonseca
3 anos atrás

“Bateu Schumacher no auge. Duas vezes, e era um moleque, ainda. Foi buscar o leitinho das crianças em Indianápolis e quase conseguiu.”

Resumo do “puxasaquismo”: ganhou com vantagens exclusivas para a Renault e “quase conseguiu” vencer a Indt 500 pq ficou na frente no meio da corrida, quando todos pilotos querem poupar equipamento e estudar a melhor estratégia para a parte final.

E para finalizar…

“Juventude não é sinônimo de qualidade” da mesma forma que EXPERIÊNCIA NÃO É SINÔNIMO DE CONSCIÊNCIA ESPORTIVA.

Essa falta de brasileiro andando bem na F1 causa isso, um “sangue quase latino” sendo ovacionado forçosamente!!!

André Fonseca
André Fonseca
Reply to  Flavio Gomes
3 anos atrás

Nenhum pouco…

E vc!?

Costa
Costa
Reply to  André Fonseca
3 anos atrás

Espanhol é quase latino?

Angelo
Angelo
Reply to  Costa
3 anos atrás

O André Fonseca teve aulas com o Min. das Comunicações, logo, estava se referindo aos conhecimentos adquiridos sobre à vasta região de Mata Atlântica do Sul da Espanha, sendo Alonso descendente de uma aldeia Tupi Esquimó da Nova Zelândia kkk

Jonny'O
3 anos atrás

Alonso deve voltar, sua saida não foi bem resolvida a meu ver, seu amor ao esporte é acima do normal, não existia mais pilotos como a geração de Emerson, pra mim a ultima geração que corrida de tudo , eram pilotos não atacados pela grandeza do esporte, aos poucos a “finesse ” elitizada de um piloto de F1 não se rebaixaria a andar com coisas do baixo clero , pois a f1 com seus contratos de exclusividade mostrava claramente que ali era o céu , e deuses do esporte não poderiam se misturar aos mortais.

A geração depois dos anos 80 se encaixava na brincadeira acima, e só foi piorando a elitização nos anos 90, e 2000 a fora.

E chegou Alonso , em crise com uma McLaren pouco competitiva correu no mesmo ano a indy500, algo que deveríamos voltar no incio do anos 80 pra ter algo semelhante, Alonso andou de tudo , indycar, sportcar e fez até Dakar !!!! Um show de desapego a quem o estivesse olhando .

Só espero que atitudes como essa seja repetida mais vezes , e que pilotos mais novos tenham entendido e admirado, foi muito divertido ver um campeão de F1 perambulando pelos corredores do porão deste castelo do automobilismo mundial.

Markonikov
Markonikov
3 anos atrás

Perfeito, penso o mesmo. Alonso, sempre teve q matar um leão por dia. Inclusive, acho ele mais equilibrado que o LH, q é mais veloz, e melhor q o Schummacher, tirando a parte política (desse último), é claro kkkk

José Leão
Reply to  Markonikov
3 anos atrás

Caríssimos.

Vamos matar jacarés; Leões não. rs

Alemão
Alemão
3 anos atrás

Muito boa notícia! Nelsinho já disse que quando trabalhou com Alonso, ficou impressionado e disse q o cara é muito bom mesmo! Olha q o Nelsinho é ótimo piloto, muito rápido! Gostei de ver o Alonso de volta e espero que a Renault lhe entregue um carro bom, para vermos o cara tirar leite de pedra! Espero que Vettel continue tb, pois é muito bom!! Concordo quando disse que Grojean, Magnussem e Kyiat, são ruins! Esses sim poderiam sair para renovação

Mauricio
Mauricio
3 anos atrás

Acho Alonso um bom piloto, mas deveria ter sido punido junto com Briatore e o Nelsinho. Jogador sujo que não pensa duas vezes em passar por cima de companheiros e da própria equipe. Não gosto de pessoas assim. Aposto que no meio da temporada já vai estar falando mal da Renault e procurando um lugarzinho em outra equipe.

LEANDRO MONTEALVERNE SANCHEZ MARTINS
LEANDRO MONTEALVERNE SANCHEZ MARTINS
3 anos atrás

Dessa vez tenho que concordar com cada palavra, cada vírgula !!!! As pessoas falam mal que o Alonso eh chato, que desagrega, que chama a equipe p si…..aí pergunto: Alguém aqui vai conversar com Alonso? Alguém aqui vai trabalhar com ele??? Alguém aqui mora com ele?? Alguém aqui trabalha na Renault F1??? O cara pode ser o que for…..a única coisa q veremos será ele sentado no cockpit acelerando!!! O q p mim eh o q interessa….Alonso pessoa….são para os próximos….o q não eh nosso caso….Alonso piloto eh o q teremos!!!!

GIOVANI JARDIM
GIOVANI JARDIM
3 anos atrás

Análise perfeita.

Gus
Gus
3 anos atrás

Concordo com cada palavra.

Al Eagle
Al Eagle
3 anos atrás

Ora, ora. Alfonso foi Bi campeão. Com um carro “limpo” do Briatore? Alfonso foi pra Indy. E não conseguiu sequer se classificar pra corrida do ano passado? Alfonso ganhou Le Mans, numa categoria de um carro só que corria com 2 carros e o outro carro TEVE QUE ABRIR pra equipe do Alfonso fazer “história”. Mais uma história suja, como todas as em que o sujeito está metido.
Algumas decisões erradas? Crashgate, Spygate… O escriba fala como se o sujeito tivesse surrupiado alguns bombons no supermercado, Não foi, foram ações criminosas, mafiosas, sujas e o blogueiro na ânsia de valorizar o meliante, joga bosta no nome de outros pilotos que tem como crime o fato de serem filhos de milionários, alias o Latifi quando correu na F2 ficou a frente da promessa brasileira Sette Câmara que corria na mesma equipe, só falta agora querer que o cara seja campeão nessa Williams pra mostrar seu valor, quem sabe pra virar o El Fodon deva pedir pro Russel bater e ele ganhar uma corrida, vira herói dos catadores de jabá.
Alias alguns setores da imprensa estão em êxtase, é Alfonso da capa ao pé das páginas.

André Fonseca
André Fonseca
Reply to  Al Eagle
3 anos atrás

Concordo com tudo que vc disse!!!

É que o PICARETONSO é o “mais perto de um brasileiro” na F1, por isso essa babação…

Costa
Costa
Reply to  André Fonseca
3 anos atrás

Não é outro a reencarnação do Senna?

Acarloz
Acarloz
3 anos atrás

Falta-lhe simpatia e sobra arrogância. Como piloto não há o que dizer, toca muito.

John Player
John Player
3 anos atrás

Se Alonso estivesse com tanta moral, teria sido convidado para o lugar do Vettel na Ferrari, não para a vaga do Ricciado na Renault do meio de pelotão pra trás…
Sinal que a Ferrari TAMBÉM não quer saber do campeão chiliquento SUPERVALORIZADO (pelas tietes do espanhol) Fernando Alonso.
Sorte do Alonso. Não ia segurar o “mini-Alonso” (nas atitudes de menino mimado) Charles Leclerc.

André Fonseca
André Fonseca
Reply to  John Player
3 anos atrás

Boa!!!

Mas quem pensa fora da “bolha”, é “preconceituoso”.

Jader
Jader
3 anos atrás

Concordo com o ilustre. Acredito que ele pode repetir o que fez o Raikkonen na Lotus preta. Alonso, mesmo com quarentinha, vai fazer muito moleque suar no capacete. E falando sobre reclamar do carro, até parece que o povo esqueceu as cobras e lagartos que o ‘Chefe’ falava da McLaren lá nos idos dos anos 90, época da Williams de outro planeta.

Brabham-5
Brabham-5
3 anos atrás

Fazer o quê né? A paixão cega e emburrece as pessoas.
Mas vai ser divertido ver o Alonso sofrendo nas mãos de Leclerc, Verstappen, Ocon (se deixarem), Norris, Albon…e mais um vez, de Hamilton.
Aguardando seus chiliques com os coitados da Renault porque “seu brinquedo não é tão bom quanto os brinquedos dous outros meninos”.
Sim, porque “Alonso não erra”.
A renovação do grid tem feito muito bem á categoria. Não faz sentido alguns comemorarem a saida de um tetracampeão de 34 anos como Vettel (é evidente que o cara está com depressão, totalmente desconcentrado, de pensamento longe das pistas, desmotivado e faz tempo. s criticas são impiedosas mas ninguém sabe o que vai acontecendo na vida do cara, fora da F1, vai saber) e esperar que o Alonso com 40 anos numa Renault “dê mais graça” á F1.
Se a F1 pode duvidar e dizer não á Vettel, não sentiria falta nenhuma de GROSJEAN, MAGNUSSEN, RAIKKONEN E ALONSO.
Pra mim, o Alonso para a F1 não dá mais. Já foi. E o nível do grid da F1 está renovado e mais qualificado.
O MICHAEL SCHUMACHER voltou á F1 pela Mercedes e vimos como foi. Não foi a mesma coisa e a Mercedes não era esse carro dos últimos anos nas mãos do Hamilton.
Será o mesmo com Alonso na Renault
Será melancólico como vem sendo com o Raikkonen e mesmo com Vettel, cada um com seus motivos diferentes.
Mas, cada um com a sua opinião.
Minha torcida agora – depois da saída de Vettel da F1 – será para Lando Norris.

André Fonseca
André Fonseca
Reply to  Brabham-5
3 anos atrás

Pode ficar tranquilo que os baba ovos vão dizer que “o carro é ruim, Picaretonso anda mais que o carro”…

XAU XAU VETTEL
XAU XAU VETTEL
Reply to  Brabham-5
3 anos atrás

Cara, pelo jeito vc não leu meu recado no outro post……NÃO ADIANTA VIR AQUI TENTAR DIMINUIR UM PILOTO COMO ALONSO ou SUPERVALORIZAR OUTRO COMO O SCHUKRUTEFAKE…….cai na real, seus ídolos nada mais foram do que FAKES!

Chamem o Petrov
Chamem o Petrov
Reply to  XAU XAU VETTEL
3 anos atrás

Diminuir quem? Quem participou e foi beneficiado no Cingapuragate? Quem roubou e não devolveu a vitória do Massa em 2010? Quem ficou preso atrás do Petrov com uma Renault meia-boca?

Chega de mentiras, viúva! Está ficando feio.

XAU XAU VETTEL
XAU XAU VETTEL
Reply to  XAU XAU VETTEL
3 anos atrás

Como eu já te disse lá no outro post…..não vou gastar vela com defunto burro. Até poderia discutir a questão do Petrov, mas todo o resto é falácia e chororô de piloto escudeiro brasileiro. Ah por falar nisso lembrei de um outro que escorou o Dick7títulos por 5 anos, tendo-lhe inclusive, entregado vitórias e muito mais, kkkk…………MAS CLARO VC TEM OUTRA VISÃO DOS EPISÓDIOS!

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  XAU XAU VETTEL
3 anos atrás

Não adianta, gente! Essa viúva nunca vai aceitar a realidade.

Diego - Floripa SC
Diego - Floripa SC
3 anos atrás

Excelente texto, até estranhei a postura dos colunistas do Grande Prêmio, que foi bem negativa, são opiniões claro, mas vindas de quem acompanha a F1 faz tempo, não gostar de uma volta dessas não bate. Ainda mais com o argumento do programa de pilotos da Renault…

Eu não tenho a maior das simpatias pelo Alonso, mas ver um piloto desse calibre na F1 não tem como ser contra.

Ver Alonso e Raikkonen no grid é um privilégio para quem ver, sem mais.

Abraço!

Costa
Costa
3 anos atrás

“O cara é muito, muito bom. Um dos melhores.”. Precisa dizer mais alguma coisa? Os pilotos de joystick mimizentos lacradores devem estar apavorados…

ALLAN PEREIRA GUIMARAES
ALLAN PEREIRA GUIMARAES
3 anos atrás

Sem contar Lauda., que foi aposentado por Piquet, voltou 4 anos depois e foi campeão com mais 2 temporadas… Mario também foi campeão muito tempo depois de sua primeira vitória, numa época em q se envelhecia mais rapidamente. Jones também se enquadra nesse perfil. Reutmann quase foi campeão 8 anos depois da primeira vitória e passar por equipes grandes…

Carlos
Carlos
3 anos atrás

Piloto excepcional.
Mas é um piloto pé no saco excepcional.
Nós vamos nos divertir. A Renault que aguente.

Loenardo
Loenardo
3 anos atrás

Texto perfeito Flávio Gomes. Vibrei com a vonta de Alonso. Na minha opinião o melhor piloto em leitura de corrida que já vi.

Augusto Alves
Augusto Alves
3 anos atrás

Paciência é uma virtude!

Ronaldo Celestino
Ronaldo Celestino
3 anos atrás

Alonso, aos 40 e de Renault, ainda dará muito trabalho nas pistas, aos concorrentes. Desejo que chegue aos 100 pódios e volte a vencer, ao menos mais uma vez. O que verdadeiramente importa é o desejo que ele sente. Isso o torna vivo e, ainda, um potencial vencedor. Também vibrei com o anúncio, Flávio, e com a leitura do seu texto.

Renata dias
Renata dias
3 anos atrás

Prefiro os pilotos veteranos na fórmula 1,os mais jovens não oferecem muito.
Ótima notícia com a volta do Alonso.

Luciano
Luciano
3 anos atrás

Perfeita sua análise, Flávio Gomes. Nada a por nem tirar. Realmente o que há é uma antipatia exagerada e resultante de “grande mídia” nacional. O Alonso carregou nas costas uma ferrari que não estava a altura da Red Bull. A única ressalva que faço a ele nesse período foi na disputa do primeira título em Abu Dabi, quando, primeiramente deram bobeira de marcar o Webber e foram aos boxes muito cedo, e ai quando voltou á pista ficou preso atrás do Petrov. Aí acho que o Alonso errou por ser muito conservador e sequer arriscou uma disputa de ultrapassagem com o russo. Perguntem às viúvas do Senna o que o tricampeão faria se tivesse andando num carro com motor de gp2, como era de fato aquela Mclaren. Todo grande piloto quer um carro vencedor. Essa história de o cara ser de dífícil relacionamento, isso e aquilo que estamos carecas de ouvir a respeito do Alonso, é papo furado. Senna não era um gênio fácil, idem shumacher, idem todos os grande campeões.
Lanço um desafio aqui de apontarem alguma corrida que o Alonso não tenha dado espaço para o adversário o ultrapassar ou tenha sido punido pela direção de prova em razão disso.

Tiago
Tiago
3 anos atrás

““faz stories” tao bem quanto qualquer outro” muito bom kkkkkkk

Blow Your Trumpets, Gabriel
Blow Your Trumpets, Gabriel
3 anos atrás

Quanto a Le Mans, ninguém diminui os feitos de Buemi e Nakajima por que justamente nunca leram uma vírgula de algum jornalista-fã dizendo que algum dos dois é o melhor do mundo, comparável a Hamilton e que bateu Schumacher. Eu, particularmente, lamento muito, o Davidson ter sido limado da equipe para ceder o lugar a “el fodon pero hay Petrov”. E, sim, eu diminuo imensamente as vitórias da Audi quando correu sozinha, tanto que não considero Tom Kristensen tudo isso e acho que o melhor piloto a jamais correr de F1 não é ele, e sim, Scott Dixon, esse, sim, um gigante entre os que nunca disputaram um GP.

Vai acontecer com Alonso o que aconteceu com Schumacher quando largou a mansão na Suíça pra tomar tempo do Rosberg dia sim, dia também.

André Fonseca
André Fonseca
Reply to  Blow Your Trumpets, Gabriel
3 anos atrás

Como é, “el fodon pero hay Petrov”?!

HUAHUAHUAHUAHAUHUA

Sensacional!!!

Blow Your Trumpets, Gabriel
Blow Your Trumpets, Gabriel
3 anos atrás

O problema não é Alonso, o problema é ele ser radicalmente super valorizado pela imprensa, muito simples. Já se vão anos e anos com uma idolatria, um andor com um piloto que, definitivamente e muito, muito claro, não é o que alguns jornalistas falam. Alonso é exatamente do tamanho de seu talento, nem um décimo a mais, nem um a menos.

É gigantescamente menor que Hamilton – na verdade, é até patético compara-los -, é menor, sim, que Vettel, e, pra mim, não é nada muito diferente de Rosberg. Lembremos dos títulos conquistados por Lewis dividindo equipe com um fortíssimo Rosberg, dos genias campeonatos de 2010 e 2012 vencidos por Vettel e de Rosberg ter batido o melhor piloto de sua geração no mesmo box. Alonso não tem nada disso, nada. Seus dois campeonatos tem meritos? Sim, óbvio, ninguém é bi campeão da F1 de graça, mas os outros 3 citados tem feitos nada desprezíveis e, no caso de Vettel e Hamilton, muito maiores.

Alonso tem público cativo por ser figura, pela personalidade e por ser um bom fã de automobilismo, algo louvável e que Hamilton, por exemplo, aparentemente não é. Mas dai a tacha-lo de o melhor do mundo, como muito se fez na imprensa até poucos anos atrás é um exagero sem tamanho.

Chamem o Petrov
Chamem o Petrov
Reply to  Blow Your Trumpets, Gabriel
3 anos atrás

Perfeita colocação!

Costa
Costa
Reply to  Blow Your Trumpets, Gabriel
3 anos atrás

É gigantescamente menor que o carro de Hamilton…

Francisco
Francisco
Reply to  Blow Your Trumpets, Gabriel
3 anos atrás

Meu Deus quanta bosta kkkkkkkkk

Fernando
Fernando
Reply to  Blow Your Trumpets, Gabriel
3 anos atrás

Puta merda…que comentário ridículo. Colocar Alonso no mesmo balde que Rosberg só mostra o quanto você não entende deste esporte.

Dizer que Alonso é menor que Vettel é piada. Você merece ser estudado cara.

Fernando
Fernando
Reply to  Blow Your Trumpets, Gabriel
3 anos atrás

Puta merda…que comentário ridículo. Colocar Alonso no mesmo balde que Rosberg só mostra o quanto você não entende deste esporte.

Dizer que Alonso é menor que Vettel é piada. Você merece ser estudado cara.

XAU XAU VETTEL
XAU XAU VETTEL
Reply to  Fernando
3 anos atrás

Estes são as Vetteletes de plantão……ja viu né….temos que aguentar isso!

André Fonseca
André Fonseca
Reply to  Blow Your Trumpets, Gabriel
3 anos atrás

Comentário excelente…

Só não foi perfeito pois, ao comentar sobre os títulos de 2005 e 2006 do Picaretonso, esqueceu de falar de pneu exclusivo da fornecedora francesa para a equipe francesa e dos amortecedores “mandraques”, que nenhuma outra equipe tinha!!!

Já o problema do Rosberg, foi ser alemão. Fosse ele “espanhol de sangue latino, quase um brasileiro”, ter ganho de Hamilton seria mais “babado ovo” do que o Picaretonso.

Fábio Mendes
Fábio Mendes
3 anos atrás

Excelente texto e tão boa qualidade como são Alonso e Raikkonen, citados no texto!
Dá gosto em ver pilotos assim que mesmo “veteranos”, se é que dá pra dizer isso de pessoas com quarenta anos, estão com gana de correr e mostrar serviço!
Além de “stories”, de um vídeo game para eles, que podem ganhar de qualquer um também!
Como escreveu Alonso hoje no twitter, “vamossss!!”

Thiago Silva
Thiago Silva
3 anos atrás

Só falta tirar o Ocon e voltar o Hulkenberg. Ambiente seria maravilhoso com Alonso, Hulk e Abiteboul.

Carlos Gil
Carlos Gil
3 anos atrás

Não tenho duvidas sobre as capacidades de Fernando Alonso enquanto piloto, mas no actual contexto da F1 ele só poderá brilhar o que o carro da Renault lhe permitir.
Alonso estará quase nos 40 anos, resta-lhe pouco tempo para brilhar.
Afinal em 2021 terão passado quinze anos sobre o seu segundo título, e ele sabe que esta sua segunda passagem pela F1 será a que para muitos constituirá o seu legado.
Alguém acredita que em 2021, a Renault consegue dar o salto qualitativo que lhe permita lutar por lugares no pódio?
Alguém acredita que o Alonso irá aguentar tranquilamente, apenas poder lutar pelos lugares na segunda metade da tabela de pontos?

Francisco
Francisco
Reply to  Carlos Gil
3 anos atrás

E qual piloto brilha sem carro??

André Fonseca
André Fonseca
Reply to  Francisco
3 anos atrás

Webber tinha o mesmo carro que Ve44el, Barrichello tinha o mesmo carro que Button, Berger o mesmo carro que Senna…

Ter carro bom não é sinônimo de “brilho”, mas ter carro fora de regulamento, sim!!!

Ricardo Lacerda
Ricardo Lacerda
3 anos atrás

É legal sim. Mas seria muito melhor se ele tivesse voltando para uma equipe que desse condições a ele de lutar por vitórias.

Chamem o Petrov
Chamem o Petrov
Reply to  Ricardo Lacerda
3 anos atrás

Na idade dele é carro do segundo pelotão e tá de bom tamanho.

Celio Ferreira dos Santos
Celio Ferreira dos Santos
3 anos atrás

Como falou um famoso cronista esportivo : todos querem o piloto , mas o Alonso NÃO.
Mas reitero o que disse ontem : é melhor ver o Alonso do que as draga de pilotos e pagantes
que temos hoje : Grojean , Magnussen, Stroll., agora Latifi….

Sérgio Gomez
Sérgio Gomez
3 anos atrás

Concordo em número, gênero e grau , melhor notícia do ano ! Alonso , pra mim , depois de Nélson Piquet , é o meu ídolo , the best .

Costa
Costa
Reply to  Sérgio Gomez
3 anos atrás

São pilotos fenomenais que pagam por falar o que pensam (motor de gps2…), não são oportunistas da opinião pública como temos hoje. Nem enxergam Deus na pista…

Helton Garcia Fernandes
Helton Garcia Fernandes
3 anos atrás

O Alonso deixou de ser um Piloto de F1 virou um Corredor de altíssimo nível. O cara se deu muito bem no Endurance, mandou muito bem na Indy 500 em 2017, não fez feio no Dakar e deve ter corrido de um monte de porcarias que não ficamos sabendo. O lance do cara é correr. Não precisa ser amigo de ninguém, só acelerar e se divertir. A era dos pilotos amiguinhos acabou antes do Emerson sair da F1,
Eu não sei como seria o relacionamento dele com o Ciril Abiteboul. O cara é fraco e incompetente. Certamente todos os grandes problemas que levaram a Renault ao atual patamar foram causados ou potencializados pelo Ciril. Alonso vai ficar um pouco bravo quando ver a letargia do novo chefe, que prefere arrumar culpados do que resolver os problemas.

Drive to Survive 2022 vai ser duKaralho…

Lívio
Lívio
3 anos atrás

Só uma coisa, dizer que ele bateu duas vezes schumacher é brigar com a realidade, 2005 a ferrari não tinha carro sequer pra brigar por vitórias, já que a única vitória da equipe foi na corrida de 6 carros.. Ele bateu o alemão em 2006, mas 2005 o alemão estava totalmente fora da disputa. Ali ele bateu o raikkonen.

XAU XAU VETTEL
XAU XAU VETTEL
Reply to  Lívio
3 anos atrás

E quando o Ferrari não tinha adversários entre 2000 e 2004 Schumacher venceu quem?? Me poupe Schukruzete, mas Alonso venceu Schumacher, Raikonen e todos os outros do grid tanto em 2005 como em 2006. A cama é quentinha viu? Vai chorar lá!

John Player
John Player
Reply to  XAU XAU VETTEL
3 anos atrás

E quando a McLaren de Senna não tinha rivais com carro á altura? Alias em TODOS os titulos do Senna foi assim.
Tanto que morreu quando deu as costas para a McLaren e foi para a Williams porque a Williams era o “supercarro”. Chegou lá, mudaram o regulamento, a Williams virou abóbora e Senna começou a levar suadeira do Schumacher começou uma BENETTON.
Schumacher que ralou muito ao chegar na Ferrari e ajudar no desenvolvimento de uma Ferrari campeão de novo.
Coisa que Nem Senna, nem Hamilton jamais tiveram ou se negaram a fazer, pilotos campões de carros PRONTOS desenvolvidos por outros pilotos.
Vamos ver qual será a paciência do espanhol pegando a Renault de 2021 e tendo de lutar contra carros e pilotos mais jovens e melhores.
Vai dar chilique na terceira corrida. Vai abanar os braços para superar os retardatários, como Senna pateticamente fazia.

XAU XAU VETTEL
XAU XAU VETTEL
Reply to  XAU XAU VETTEL
3 anos atrás

Vc é patético e seus argumentos a gente nem consegue terminar de lê-los……Vá rezar pro teu amado se recuperar, e torcer pro outro Tetra Fake que um dia convidem-no a pilotar novamente.

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  XAU XAU VETTEL
3 anos atrás

Concordo plenamente, John Player e não dê atenção a essa viúva fanática.

Blow Your Trumpets, Gabriel
Blow Your Trumpets, Gabriel
Reply to  Lívio
3 anos atrás

E isso porque o carro de 2005 da McLaren era frágil como um cristal, se não, teria dado Raikkonem, de longe, o piloto mais rápido da temporada.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
3 anos atrás

A noticia é boa sim.
Quando saiu ainda estava entre os melhores. Acho que vai funcionar.

Problemas:
1- o carro, tem que melhorar muito.
2 – tempo sem guiar F1. Sera que nao perdeu a mão? Acho que não, os treinos sao raros, não tem nenhum outro piloto testando (e praticando) tanto hoje em dia.