N’ÁUSTRIA (1)

RIO (enfim) – O Mundial de Fórmula 1 começou hoje, na prática. A quinta-feira de um GP é o primeiro dia do fim de semana, quando pilotos e equipes começam a trabalhar nos autódromos, os carros são montados, as primeiras entrevistas são realizadas, é um ritual de décadas.

Neste ano, porém, tudo está mais triste e menor, não tem motorhome, não tem reencontro com os colegas, o afeto está suspenso. Em todos os lugares. Pelo que li, apenas 12 jornalistas serão admitidos no autódromo — éramos entre 300 e 400 por corrida. Não haverá pódio, ou pelo menos a cerimônia será bem diferente. Não haverá ninguém nas arquibancadas.

Faz-se um campeonato por fazer, podem pensar alguns, mas na verdade a F-1 — como outros esportes no mundo civilizado — passa a mensagem de que a Terra (que é redonda) precisa continuar girando, ainda que de maneira diferente. Conhecendo esse mundo como conheço, tenho certeza que a FIA aplicará seus protocolos com obsessão, para garantir que tudo corra bem.

Vai ser tudo muito esquisito, mas a essência estará lá: carros, pilotos, velocidade, competição. Assistiremos a tudo isso a distância e com certo estranhamento, claro. De qualquer maneira, a F-1 está aproveitando o momento para passar mensagens importantes, como a decisão da Mercedes de correr de preto. Os macacões dos pilotos também serão assim e Hamilton vai correr com um capacete igualmente preto com uma inscrição contra o racismo que será vista e, tomara, absorvida por centenas de milhões de pessoas.

Notícias? Sempre há. Claro que a maior de todas é o começo do campeonato, no fim das contas. Mas hoje Vettel revelou que a Ferrari não o procurou para renovar contrato e nunca fez proposta alguma, foi demitido por telefone. Disse que pode parar de correr. Foi sincero. “Se não der para continuar, farei outra coisa. Não faz sentido fechar uma porta para voltar a abri-la depois, eu olho para a frente”, falou.

Teve zunzunzum com Alonso, também, que poderia assumir um carro da Renault já neste ano, no lugar de Ricciardo — “vendido” para a McLaren. O espanhol negou, mas é melhor ficar esperto. Teve também Leclerc fazendo previsões pessimistas sobre este início de temporada, dizendo que a Ferrari está pior que no ano passado — como ele sabe?

Só sei que às 6 da matina de amanhã estarei com a TV ligada para ver como será esse novo mundo, com a expectativa de ver o campeonato mais diferente de todos que já acompanhei. Começa sem calendário, sem que se saiba quantas corridas serão realizadas, sob muitos pontos de interrogação. Como nossas vidas, aliás.

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
André Fonseca
André Fonseca
3 anos atrás

Engraçado endeusarem um piloto como o Picaretonso e criticarem o Vettel, que tem o dobro dos títulos do espanhol…

E falam em vitória na Red Bull, mas se esquecem que a primeira vitória dele foi com uma Toro Roso, que se não me engano, foi a primeira vitória da empresa Red Bull na F1, antes da “equipe principal”.

Simplesmente inacreditável!!!

Simão
Simão
3 anos atrás

FG o que fizeram com o Vettel é uma canalhice sem tamanho. Vc já viu algo assim na Ferrari?
Não sei quem é o responsável por tamanha filhadaputice, mas se fosse um chefão da Fiat, chamava a imprensa pra registrar o cara sendo chutado porta a fora da Ferrari.
Vettel não merecia isso!
Vamos ver como será a temporada da pandemia.

Abraço

André Fonseca
André Fonseca
Reply to  Simão
3 anos atrás

Qual a novidade de uma equipe que “institucionalizou” as ordens de equipe???

Essa equipe é um câncer na F1!!!

Não esperava nada diferente…

Costa
Costa
Reply to  André Fonseca
3 anos atrás

Só a Ferrari? Quando mandam o Bottas parar para o Hamilton assumir a ponta, fica tudo bem?

Antonio seabra
Antonio seabra
3 anos atrás

Muito bons os comentários do Ricardo, do Rodrigo, do Fernando e do Gabriel.
Estou e linha como o que eles disseram.

Saima
Saima
3 anos atrás

Postura feia a da Ferrari. No melhor estilo Uninove.

Blow Your Trumpets, Gabriel
Blow Your Trumpets, Gabriel
3 anos atrás

Pelos tempos dos dois primeiros tempos, podemos cravar que a Mercedes Rosa da Force India é, no mínimo, o terceiro melhor carro, isso, se não for o segundo mesmo. O quão legal será ver o Perez “The Midfield King” finalmente ganhar uma corrida?

Lucas Rafael Chianello
Lucas Rafael Chianello
3 anos atrás

“Só sei que às 6 da matina de amanhã estarei com a TV ligada para ver como será esse novo mundo, com a expectativa de ver o campeonato mais diferente de todos que já acompanhei. Começa sem calendário, sem que se saiba quantas corridas serão realizadas, sob muitos pontos de interrogação. Como nossas vidas, aliás.”

Bem isso.

Grande abraço do amigo, aqui.

murilo
murilo
3 anos atrás

2020 está um saco e pra completar o Hamilton já liderou os treinos na Áustria. Que beleza! Mesma chatice de sempre, Mercedes na frente!

CARLOS GALVÃO
CARLOS GALVÃO
Reply to  murilo
3 anos atrás

O (mini) campeonato de 2020 nem começou e já acabou.

André Fonseca
André Fonseca
Reply to  murilo
3 anos atrás

Até mudar o regulamento será assim mesmo…

Mirto já é o maior em títulos de todos os tempos!!!

Fernando
Fernando
3 anos atrás

Bom dia Flavio,
creio que esta sitacao de mundo atual vai trazer uma audiencia monstro para esta corrida, pela falta dela antes….tenho alguns amigos que nem assistem mais F1, apenas motoGp, que ja disseram que domingo estarao ligados na TV….eu estou nessa, tambem…
abracos

Rodrigo
Rodrigo
3 anos atrás

Sei lá sobre o caso do Vettel, mas achei a atitude da Ferrari uma lástima. Abandona um cara 4 vezes campeão do mundo, que sabe trabalhar, que sabe se organizar, que sabe ser metódico, muito experiente e sim, muito veloz, para priorizar um rapaz que embora também muito veloz não parece saber trabalhar em equipe e é muito mimado e imediatista. Daqui a pouco alguém decide que vale a multa e deixa os vermelhos na mão. Eita equipe que gosta de uma confusão. Não me admira que no período mais vitorioso quem organizava as coisas era um francês, quem projetava o carro era um sul africano, quem cuidava das estratégias era um inglês e quem liderava a equipe era um alemão, também muito metódico e trabalhador. Acho icônica e insubstituível a Ferrari mas é uma zona aquilo.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
3 anos atrás

Vettel dando mal exemplo com a mascara não cobrindo o nariz. Acredito que é por causa dos óculos escuros (que devem embaçar com a mascara), se for o caso é muito melhor tirar o óculos.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
3 anos atrás

Em relação ao Alonso, a unica opção para isso acontecer é um contrato de risco (um grande test-drive) com o Alonso apenas para 2020. Colocam uma mordaça na boca do Espanhol e deixa ele se divertir. Seria uma forma de “dar o troco” para o Ricciardo ao mesmo tempo que permite ao Idiota Veloz Espanhol saber a que estágio se encontra a Renault, tudo sem muito compromisso e sem a costumeira encheção de saco que Ele costuma causar. Não é fácil ter um cidadão como Ele nos boxes se a equipe não é capaz de vencer corridas e estar nos pódiuns com frequência.

Não me lembro onde li (isso foi ontem, não sei se foi aqui mesmo no GP), mas me parece que a Renault já descartou o Alonso dando a entender que o Vettel é uma boa opção. A Renault deu a entender que precisa de um piloto experiente que consiga conduzir a equipe num projeto de longo prazo (O Alonso nunca teve sucesso nesse tipo de empreitada).

Claudio Antero
Claudio Antero
Reply to  Ricardo Bigliazzi
3 anos atrás

Então vai contratar o Hamilton, pq Vettel parece que não deu muito certo não né

Cowboy do Asfalto
Cowboy do Asfalto
Reply to  Claudio Antero
3 anos atrás

O cara conseguiu dois vices no reinado da Mercedes, onde todos os pilotos não-mercêdicos não conseguiram passar de terceiro nos mundiais e você vem dizer que o cara não deu muito certo?

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Claudio Antero
3 anos atrás

Sim, o Vettel é um arremedo de piloto com os seus 4 títulos mundiais… numa RedBull que nunca havia ganhado nada…

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Claudio Antero
3 anos atrás

Fecho os olhos e fico a pensar se o Vettel fosse brasileiro… acho que a “azia” que atormenta a torcida Brasileira desde 1994 já teria passado faz tempo…

Claudio Antero
Claudio Antero
Reply to  Claudio Antero
3 anos atrás

E o que o Vettel conseguiu na Ferrari tão melhor que o Alonso não conseguiu, e o que conseguiram contra a Redbull do próprio Vettel no tetra campeonato, sinceramente não estou entendo a análise não, o que um fez melhor que outro me expliquem aí por favor …. Sem torcidinha pelo amor de Deus.

Ferrarista
Ferrarista
Reply to  Claudio Antero
3 anos atrás

Sem torcidinha, somente números na Ferrari:

Vitórias: Vettel 14 X 11 Alonso (e somando a vitória roubada do Massa)
Poles: Vettel 12 X 4 Alonso
VMR: Vettel 14 X 8 Alonso
Pódios: Vettel 54 X 44 Alonso
Pontos: Vettel 1.367 X 1.190 Alonso
Voltas liderando: Vettel 1.057 X 531 Alonso
Km liderando: Vettel 5.241 X 2.729 Alonso

GPs disputados: Vettel 101 X 96 Alonso (Vettel tem mais 5 GPs que Alonso)

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  Claudio Antero
3 anos atrás

Nossa! Vettel deu uma lavada no Alonso na Ferrada!

Carlos
Carlos
3 anos atrás

Triste, como tudo que estamos vivendo no momento.
Que Deus abençoe a todos nós!

Garagista
Garagista
3 anos atrás

A Ferrari sendo Ferrari: demitindo um campeão sem um adeus. É por essas e outras que já se encontra há 12 anos sem título.