N’ESTÍRIA (3)
RIO (e la nave va) – Depois do GP da Áustria de domingo passado, Valtteri Bottas pegou o carro, ou o trem, ou o ônibus, ou o avião, o que for, e voltou para Mônaco, onde mora. Ficou lá uns dias e retornou para a prova seguinte, a de hoje, no mesmo lugar.
Hamilton, por sua vez, se mudou para o motorhome estacionado atrás dos boxes. E lá ficou a semana toda, enfurnado no autódromo. Trabalhando, convivendo com mecânicos, com o pessoal da equipe, falando de carros, de corridas, da vida. Não foi o único, é bom que se diga. Mas o que nos toca aqui é a dupla da Mercedes.
Foi por isso que Lewis fez a pole e ganhou o GP da Estíria com gigantesca autoridade, depois de uma prova ruim na semana passada? Claro que não. Mas quando se observa a maneira como ele lida com seu ofício, o comprometimento com o time e com a profissão, é esse tipo de coisa que ajuda a explicar seu sucesso.
Hamilton venceu pela primeira vez em 2020, o que significa que tem vitórias em todas as 14 temporadas que disputou desde 2007, quando se sentou na McLaren para ser vice-campeão mundial logo na temporada de estreia na F-1. Foi a 85ª da carreira, o que o deixa a seis de igualar o recorde de Michael Schumacher.
Apesar do triunfo indiscutível, que começou a colocar as coisas em seus devidos lugares no Mundial, o inglês nem foi o personagem principal da segunda etapa do campeonato — a vitória foi tranquila, jamais ameaçada, e dessa aí ele não terá muita coisa para contar aos netos. Protagonistas, mesmo, foram Norris, Pérez, Ricciardo, Albon, pilotos que travaram belas disputas, trocaram de posições, usaram estratégias diferentes e, cada um a seu modo, deixaram a Áustria com alguma coisa especial para lembrar.
E a dupla da Ferrari, claro, sobre quem falaremos mais tarde. (Se você não viu a corrida, Leclerc bateu em Vettel na primeira volta, arrancou a asa do carro do alemão e os dois abandonaram, em mais um pastelão divertidíssimo para quem não torce para o time italiano.)
Deixemos Lewis de lado um pouco para dedicar algumas palavras a Sergio Pérez, o rapaz do carro rosa aí em cima que ganhou do amigo internauta o prêmio de “piloto do dia”. Desde a pré-temporada já se sabia que a Force Martin Point Aston India Racing seria uma das surpresas do ano, a partir da decisão de colocar o carro da Mercedes de 2019 numa impressora 3D e fazer uma cópia fiel para correr em 2020.
Depois de duas provas, pode-se afirmar sem muito medo de errar que se não fizer muita bobagem o time tem grandes chances de terminar o campeonato em terceiro, atrás de Mercedes e Red Bull, brigando com a McLaren e sem se importar muito com a Ferrari.
Pérez foi muito mal no sábado, classificando-se apenas em 17º no grid. Terminou em sexto, tendo perdido a quinta posição na última volta, quando mergulhou sobre Albon para tentar o quarto lugar, quebrou a asa dianteira e nos últimos metros acabou sendo ultrapassado pelo talentosíssimo Norris na linha de chegada.
Aliás, que chegada!
A imagem, como se diz, fala por si. Norris recebeu a quadriculada 0s917 à frente do mexicano, que por sua vez ficou separado de Stroll por 0s066, com Ricciardo 0s138 atrás. “Eu tinha de tentar”, disse Pérez, que foi responsável por algumas das mais belas ultrapassagens do domingo ameno em Spielberg — 25°C e nada de chuva.
Pérez fez seu único pit stop na volta 39 quando já estava em oitavo, e reservou a parte final da prova para buscar aquilo que conseguiria com um pé nas costas se tivesse largado um pouco mais à frente — se a Martin Point Racing India Aston Force melhorar em classificações, vai ser difícil chegar na frente dela se você não tiver uma Mercedes ou uma Red Bull nas mãos. Depois de despachar Ricciardo (que largou com pneus médios e arriscou macios no final; não deu muito certo) na volta 49, começou a fazer uma sequência de melhores voltas da corrida até colar em Albon na volta 57. Aí, empacou porque o tailandês é osso duro de roer. Foram 13 voltas de perseguição implacável até o toque “eu tinha de tentar” que lhe custou o quinto lugar.
Mas foi bonito de ver.
Verstappinho e Bottas também travaram um breve duelo anunciado pelas diferentes estratégias assumidas por suas equipes. O holandês, segundo colocado desde o início, trocou os pneus na volta 24, quando mantinha uma distância segura para o finlandês, em terceiro. Valtteri parou na 34ª, a Mercedes fez as contas e concluiu que, com pneus dez voltas mais novos, chegaria no adversário no apagar das luzes do GP. A previsão era para a última volta, mas a cinco do final, na 66ª, Sapattos já estava no retrovisor de Max. Houve a primeira tentativa, mas o menino resistiu com bravura. Na volta seguinte, não teve jeito. Bottas passou e fechou a prova em segundo, confirmando a previsível dobradinha da Mercedes, com Max levando para casa o terceiro troféu do dia.
Houve algumas decepções, como o Gasly aí em cima que largou em sétimo e não conseguiu pontuar. Isso porque a AlphaTauri teve a ideia de jerico de colocar pneus duros na 24ª volta para chamá-lo de novo aos boxes na 49ª e trocar por macios — duas paradas nessa corrida não é tática aceitável, e usar os duros, muito lentos, menos ainda.
Outro que não chegou onde imaginava foi Carlos Sainz, terceiro no grid, que teve problemas de rendimento atribuídos a um defeito na bateria e ainda fez um pit stop lento que acabou com suas chances de algo mais interessante na prova. Terminou em nono mas, pelo menos, marcou o ponto extra da melhor volta no fim, tendo feito a segunda parada apenas para isso. Tornou-se o terceiro espanhol da história a cravar a melhor volta de uma corrida. Os outros foram Fernando Alonso e Pedro de La Rosa.
Nas dez primeiras posições chegaram, pois, Hamilton, Bottas, Verstappen, Albon, Norris, Pérez, Stroll, Ricciardo, Sainz e Kvyat, elevando a 15 os pilotos que já pontuaram em 2020. Sapattos lidera com 43, seguido pelo Comandante Amilton com 37. Orlandinho Mini Morris é o terceiro com 26 — fez uma excelente prova, soube administrar os pneus e arrancou um honroso quinto lugar. Entre as equipes, o vareio da Mercedes já pode ser visto na tabela: 80 pontos, contra 39 da McLaren, que aparece em segundo. Depois vêm Red Bull (27), India Aston Point Martin Force Racing (22) e a gloriosa Ferrari (19).
Ah, a Ferrari…
Não sei bem por quê, mas ao ver Leclerc e Vettel baterem na primeira volta da corrida me lembrei desse reclame que era colocado nas paredes internas dos bondes nos anos 50 e 60, e que entrou para a história como uma das peças publicitárias mais lembradas do país — eu mesmo me lembro, e nunca andei de bonde no Brasil. Mas por que me lembro? Porque sempre que meu pai contava algum caso que envolvesse personagens que lhe causavam surpresa ou espanto, começava com a frase “veja ilustre passageiro, o belo tipo faceiro” etc., porque acho que esse era o sentido dos singelos versinhos que vendiam o inefável Rhum Creosotado. O fraseado, com métrica e rimas impecáveis, basicamente exclamava: quem diria você, hein!
Quem diria você, hein, Charlinho?
A visão privilegiada do carro de Raikkonen ilustra bem o tamanho da besteira que Leclerc fez na primeira volta, arrancando a asa traseira do companheiro e arrebentando o próprio assoalho, o que resultou no abandono do primeiro antes de completar uma volta e do segundo pouco depois, com um carro indirigível.
O monegasco apressou-se em pedir perdão a Vettel e, se fosse versado em latim, diria, em tom dramático, “Confiteor Deo omnipotenti, beatae Mariae semper Virgini, beato Michaeli Archangelo, beato Joanni Baptistae, sanctis Apostolis Petro et Paulo, omnibus Sanctis, et tibi pater: quia peccavi nimis cogitatione verbo, et opere: mea culpa, mea culpa, mea maxima culpa. Ideo precor beatam Mariam semper Virginem, beatum Michaelem Archangelum, beatum Ioannem Baptistam, sanctos Apostolos Petrum et Paulum, omnes Sanctos, et te Pater, orare pro me ad Dominum Deum Nostrum.”
Como as entrevistas são em inglês, mesmo, ficou no “foi culpa minha, sou completamente culpado, Seb não teve culpa nenhuma e peço desculpas por isso”. Ao que Vettel respondeu publicamente com um muxoxo dizendo apenas que “ainda bem que a próxima corrida é domingo que vem e não precisamos esperar muito para reagir”. Quanto ao chefe Binotto, a posição oficial foi: “Não é o caso de procurar culpados, e sim de olhar para a frente, tentar se recuperar e se unir como equipe”.
Às vezes tenho saudades de gente mais explosiva como Arrivabene, Briatore, Fiorio, uns caras que tratavam desses assuntos aos berros.
Claro que passei as últimas horas tentando contato com meu informante nas hostes ferraristas, o insigne Gola Profonda, o que só foi possível agora há pouco. E, desta vez, foi por WhatsApp mesmo. Ele já estava no caminhão a caminho de Budapeste.
Por que demorou para atender, amigo?, reclamei assim que vi “online” no aplicativo. “Estávamos esperando o pódio, a gente emprestou o carro pro pessoal levar os troféus e só agora devolveram”, disse. Ah, entendi. Imagino que o clima não está muito bom por aí, né?, perguntei. “Ah, tá ótimo. Seb até agradeceu.” Agradeceu? “Foi assim. Charlito chegou nos boxes e falou ‘desculpa, tio’. Vettel, de cara, o repreendeu. ‘Tio é sua mãe’, mas como o menino começou a chorar, ele deu um tapinha nas suas costas e falou que estava tudo bem. ‘Pelo menos não precisei aguentar uma hora e meia nessa bomba. E olha que sem a asa o carro ficou até melhor do que estava.'” Só isso?, questionei. “Claro que não, né? Quando o Binotto apareceu, Charlito abriu o berreiro e disse que não queria levar bronca, que não fez por mal e que se alguém gritasse com ele ia ligar para a mãe.” Mas alguém gritou com ele?, prossegui. “Só a mãe, pelo que eu soube. Porque ele ligou pra ela chorando e ouviu um monte. Madame Leclerc é enérgica e dura com o menino. Sempre foi assim desde os tempos em que ele descia os morros das comunidades de Mônaco de carrinho de rolimã e chegava em casa com o dedão sem a tampa, sangrando.”
OK, me poupe dessas histórias tristes, pedi. Me diga o que conversaram, o que mais falou o Vettel, o que vão fazer na próxima corrida, se estão pensando em alguma punição, me dê informações um pouco mais precisas, pedi, prevendo que Gola começaria com suas piadinhas sem graça com Leclerc. “Sim, uma semana sem videogame e Cartoon Network”, respondeu meu agente infiltrado. Pesado, comentei. “Sim, e queriam tirar o celular, mas aí o próprio Vettel ficou com pena e pediu para não exagerarem, que estava tudo bem, era só uma corrida, e que ele já tinha a solução para a Hungria.” E qual é?, insisti. “Vou te mandar a foto que ele colocou no grupo da equipe.”
Aí apareceu offline no celular e não consegui mais falar com ele.
A coisa é rápida! Sergio Pérez já estaria procurando vaga na Haas e na Alfa Romeo, segundo notícias que correm.
Sensacional o retorno do digníssimo Gola! Flavio, por onde anda o nosso saudoso espanhol Máximo Bueno? Ainda mais agora com Sainz na Ferrari e a volta do Alonso!! Haja pan com mantega!! Faça o favor de entrar em contato com ele! kkk
O Gola é de outro nivel!!!! Melhor fonte do universo. Tem que arrumar uma dessas nos times de futebol (Corinthians, Palmeiras, Flamengo, etc).
Confesso que a menos que houvesse chuva, não esperava ver a corrida na integra e em tempo real, mas após ver o Leclerc rebentar os dois Ferraris na primeira volta, fiquei em frente da TV durante todo o GP. E apenas adormeci entre as voltas 22 e 51, quando alguém me telefonou e acordou… E acabei por ver os melhores momentos.
Mas Flávio, o melhor destes dois GPs foram os seus textos, principalmente este, e o Anselmo Coyote hoje também caprichou.
Obrigado por partilhar a sua inspiração.
A placa da Mercedes é a melhor.
Verdade, Leonardo!
Saudações Flavinho !
Traduções à parte “”Confesso à onipotente Virgem Maria, a Virgem, São Miguel Arcanjo, João Batista, Santos Apóstolos Pedro e Paulo, todos os santos, e a você, em pensamento, palavra e ação, por minha culpa, por minha culpa, por minha culpa mais grave. Peço à bem-aventurada Maria, São Miguel Arcanjo, João Batista, Santos Apóstolos Pedro e Paulo, todos os santos, que orem por mim ao Senhor nosso Deus. “, By Leclerc , foi uma corrida em 2 tons, os pretos Idisparados ) e o coloridos se matando : assisti 3 vezes (gravo todas) e realmente Lewis parte para se consagrar como o maior de todos e calar de vez as boca daqueles que tem menos de de 65 anos , não colecionaram a Revista Grand Prix ( encadernada e dada ao meu amigo Sérgio Maurício), não foram mais de 10 vezes aos corridas, não participaram de reconstruções de autódromos e ainda insistem com a Ferrari…Acabou! e com ela seus pilotos ! Parabéns Lewis Hamilton pelo final de semana espetacular, onde nas últimas 3 corridas, você ganhou duas…|Abs
Flavio, obrigado pela tradução. Já estava buscando a tradução em algum lugar. Óbvio que algumas palavras são semelhantes, mas outras não.
Úh chato!
Vetel l?chato…rsrsrsr
Rapaz, eu já estava sentindo falta do Gola. Não sei se é por que tenho passado pouco por aqui ou se ele entrou em quarentena muito antes do covid-19 ou até mesmo do covarde-17.
Mas o que será que deu na cabeça do menino de bochechas rosadas? Teria sido contágio pelo que aconteceu com o Tião na corrida passada? Mistério.
O Amiltinho segue sendo o Amiltinho. E eu juro que torci, pelo bem de quem gosta de disputas, que por algum motivo o Verstapen levasse essa. Aliás eu preferia mesmo que o Albon levasse, mas a afoiteza dele na corrida passada lhe tirou um pouco dos méritos, mas ele vai chegar lá, afinal está atrás de dois campeões de afoitezas – Hamilton e Verstapen, o primeiro no início da carreira e o outro ad aeternum.
O Pérez, não curto esse mexicano, mas que diferença faz? Bom, o Pérez, seguramente, teve problemas além de chuva que prejudicaram a sua pilotagem no sábado, é certo.
Já ouviu aquela história das duas notícias, uma boa e outra ruim?
Sr. Carlos Sainz – grita o mensageiro
– Sou eu – responde o espanhol
– Tenho duas notícias para o senhor, uma boa e uma ruim. Qual vai primeiro?
– A boa.
– Eu imaginava – murmura o mensageiro e prossegue. O seu McLaren está razoável e sua pilotagem está sendo elogiada pois está muito boa.
– Agora a ruim – diz Sainz, meio intrigado.
– O senhor correrá pela Ferrari em 2021.
Não sei porque qdo o mensageiro proferiu as últimas palavras dessa última notícia já estava fora do alcance de qualquer capacete arremessado em sua direção.
Flávio, bacana a sua análise. De minha parte, gracias.
Abç.
Coyote ! Saudações…pare com isso de campeonato equilibrado e que torceu pro max…Ligue pro Flamengo e peça pra que venda metade do time para ficar melhor o campeonato. Quem não tem competência, não se estabelece…Rumo aos recordes…abraços !
Flávio Gomes: que texto delicioso!! Estou prá dizer que o complemento das corridas dos finais de semana são as “pérolas das horas seguintes…”; dá para esperar ansiosos seus comentários sempre espirituosos; Parabéns!
Abraço
RodneyRace / Sorocaba-SP
Stroll fez uma boa corrida TB…dos pagantes e filho de dono, eh o melhor disparado!!! Não eh nenhum fora de série, mas bem melhor q a média atual de pilotos.
Eu não sou fã do Strollvenga, acho ele de mais ou menos pra fraco, mas sou obrigado a concordar com você. Dos últimos pagantes ele é o melhor. Ou menos pior, dependendo do ponto de vista. Em outros tempos ele teria partido o Ricciardo ao meio, até que conseguiu passar sem Strollar o companheiro. Foi legal. O carro ajuda, mas carro sem piloto não anda. Tomara que cresça mais e faça jus ao dinheiro que papai gasta com ele.
Flavinho me impressionou bastante neste fim de semana como “nós” brasileiros odiamos o Lewis. O que vi de xingamentos racistas (isso mesmo são racistas) nas redes sociais me deixou triste. Não admitem que ele tenha sucesso. O rapaz está perto (para mim já é) de ser o maior da história e o brasileiro vem dizer que ele nunca disputou com Senna, Piquet, Prost e Mansell (sempre os quatro). Sou da velha guarda, vi até o Fittipaldi no final de carreira e posso dizer que o Hamilton é o maior piloto que vi, desde os tempos da Formula 3 Europeia. Mas nosso povo continua desmerecendo suas conquistas. Apenas lamento por estes. Por mim continue vencendo e crescendo cada vez mais como ser humano Lewis Hamilton
Não torço p Hamilton mas agora nesta demonstração contra o racismo, fico feliz com a(s) vitória(s) dele. E louvável levar uma mulher negra para o podium. Quem sabe incentive o brasileiro a começar a debater mais sobre racismo e deixar herança maldita da escravidão de lado, a começar a não falar mais escravo e sim escravizado.
“Desde a pré-temporada já se sabia que a Force Martin Point Aston India Racing seria uma das surpresas do ano”. Se já se sabia, não é mais surpresa, né?
Hamilton soberano, ótima corrida de Verstappen colocando meio minuto em Albon que teve que se virar para não ser ultrapassado por uma Racing Point. Apagadíssimo o tailandês.
O piloto da corrida deveria ser Norris e não Perez, até porque a Racing Point é mais carro que a Mc Laren e o inglês terminou a frente do mexicano. Norris novamente fechou a corrida com chave de ouro, esse moleque tá phoda. Seu companheiro apareceu no final pra fazer o melhor giro da corrida.
Perez até fez uma corridaça, mas a manobra imbecil no final contra Albon o fez perder pontos. A quantidade de incidentes que o mexicano tem ao longo da carreira prova o porque ele só teve um ano em equipe grande. É piloto de meio de grid, só isso.
Ocon que é do mesmo nível que Perez ta levando um sova do Ricciardo. Ocon é aquele que a mídia deu chilique por não ser contratado pro lugar de Bottas na Mercedes. É muita torcida mesmo, porque desempenho o finlandês é infinitamente melhor.
Vettel é outro que querem colocar no lugar de Bottas, mas o Vettel de hoje não dá nem pra começar um diálogo sobre isso. Depois do incidente de hoje ele sair sem esbravejar mostra que não quer mais correr.
E o Russel, este sim ótimo piloto. Mas porque ninguém fala da corrida ridícula que ele fez ontem? Hã? Nada? O inglês girou 55 voltas atrás de Latifi. Latifi? Sim Latifi. Russel fez merda no começo e foi passear na brita, voltou e só no final passou o fenomenal Latifi. Pra finalizar teve 16 voltas pra distanciar né? Vai sonhando, Latifi recebeu a bandeirada encostado em Russel. Resumo, 71 voltas em um circuito com 3 zonas de DRS e chegar 3 segundos na frente de Latifi é de doer. E ainda tem gente elogiando o inglês neste post. É muita falta de senso. Pra piorar a fantástica mídia quer também Russel pro lugar do líder do mundial. Muito cedo, talvez 2022.
Não erraram na estratégia do Gasly, o que aconteceu é que após as trocas de pneus dos “touros” Kvyat que estava uma eternidade atrás do francês, chegou em poucas voltas. A solução foi tentar algo novo para ver se funcionava. Não deu.
Ricciardo começou bem mas terminou a corrida só levando passão. Kvyat só pontuou porque Ocon abandonou.
Na classificação o único ponto fora da curva é o Bottas estar vencendo o comandante. Mas é só o Bottas. Né?
Você realmente queria que o Vettel esbravejasse? Pra quem pro Mattias Biruto? Que está agarrado no saco do Leclerc. Acredito que estando fora da corrida. Vettel deva ter agradecido que tenha sido Leclerc quem tenha batido nele, que os 2 tenham estado fora da corrida e que e Ferrari tenha se ferrado. Deve estar rindo até agora.
A vingança é um prato que se come frio.
Não escrevi esbravejar nesse sentido.
Vettel dois anos atrás reclamava de retardatário o atrapalhar, várias vezes proferiu palavrões nos momentos que se sentia prejudicado.
Semana passada ele justificou a péssima corrida dizendo que se sentia feliz de só ter rodado uma vez…. só ficou a frente de Latifi.
Domingo achou a coisa mais natural do mundo o Leclerc o tirar da corrida.
É nesse sentido que estou dizendo, porque um piloto que quer uma vaga no grid no ano que vem (e olha que tá mendigando vaga) não pode aceitar tão passivamente as coisas como estão acontecendo.
Ferrari dispensou o Vettel e aposta todas as suas fichas no monegasco imberbe. Ontém vimos do que ele é capaz. Nem um novato em inicio de carreira cometeria uma cagada monstra daquela. O comprometimento do sujeito é tal que, além de Bottas, ele também pegou um pau-de-arara e se mandou pra festejar em Monaco durante a semana.
Campeonato já ta decidido. Pode entregar pro Hamilton novamente. O abismo entre Mercedes e as outras equipes só aumenta e Bottas é um eterno segundo piloto.
Isso posto, foi divertido ver as disputas do quarto colocado pra trás. Lembrou um pouco o que significa automobilismo de verdade, com carros disputando posicoes e dividindo freadas nas curvas.
Bottas é dos pilotos mais rápidos da F1. Em termos de consistência é dos melhores, além de ser uns dos poucos que não erram. Bottas é o líder do mundial.
Você já parou pra pensar que não é o Bottas que é segundo piloto e sim o Hamilton que é muito mais piloto que qualquer um do grid?
Corrida chata! Hamilton nunca correu contra ele mesmo como corre nesses ultimos tempos. A Ferrada continua a mesma. O Vettel, kkk, acabou.
Red Bull melhorando a cada ano e nos calcanhares da Mercedes, McLaren com motor Mercedes, Racing..Point…………clone da Mercedes e aí se pergunta: O que Alonso com 40 anos vai fazer nesta F1 com uma Renault se nem a ajuda do “piquezinho” para umas maracutaias vai ter ??????
Bom…
Muito boa a corrida de hoje, Hamilton campeão como todos estão cansados de saber e rumando para ser o maior nome da F1 de todos os tempos. E com o carácter que o outro não tem e sem precisar de falcatruas..
Nem a Ferrari e nem Binotto tem culpa da cagada de hoje.
Mesmo se tivesse parado depois , Verstappen não seria páreo para Bottas e sua Mercedes.
Segundo pelotão, sensacional nas disputas, ainda bem que a TV sacou isso e “esqueceu” do Hamilton lá na frente.
Ferrari decepcionante, um erro absurdo do Leclerc , vai passar a semana no psicologo ,por certo.
Foi um show o diretor da TV dando destaque correto as disputas no pelotão intermediário , na Globo deviam dar mais voz aos comentaristas, principalmente a dupla atual que é incrível , teve um momento que o pau tava comendo na pista e o narrador falava coisas aleatórias, triste. E é irritante também como o narrador faz piadinhas ao piloto Stroll.
De positivo , uma boa mostra que tem muito talento no grid , as disputas intermediarias deram movimentação a corrida , que tava decidida lá na frente.
Mas foi bacana ver como repetir uma pista produziu resultados tão diferentes!
Pelo visto ganhar da mercedes não vai ser tarefa fácil. Que exemplo de competência, trabalho e harmonia no time. Não adianta Sr. Helmut Makro, no tapetão e nem no grito não vai dar…só lamento pelo Verstapen, que é um fora de série, mas não consigo ter a menor simpatia pelos taurinos. Esqueçam 2020 e 2021, o campeonato já tem dono. Pode ser sem graça, mas se fosse a ferrari dominando desse jeito, não seria problema. Não sei como a ferrari é tão endeusada assim…Mesmo roubando ano passado se lascaram, e, se não teve punição da FIA do ferrarista Jean Told, o castigo está ai com essa draga de carro. O Hamilton que não é bobo nem nada de guiar pra italianada e passar raiva…kkk
Para finalizar um comentário acerca da situação do Vettel. Após ser demitido e com as portas fechadas e equipes de ponta e média, não entendo como a mídia nacional especializada o trata como vítima. Amigo, F1 não é para fracos. Se foi demitido e as portas se fecharam para todo lado, podem ter certeza o motivo não é nenhum outro senão falta de resultado. Agora se ele tá triste, desiludido com a F1, se não está se sentindo acolhido pela equipe, ah, valha-me!!!!!! Vettel vai pra casa cuidar da mulher e jogar dominó com as crianças.
Sugiro um Gola Profunda com o Vettel, ressaltando esse lado sensível e muito sentimental desse alemão, que mais parece latino…
Sugiro que o
Nossa, quanta babação! Na corrida passada, Bottas venceu de ponta a ponta, não dando chance pra ninguém e não houve toda essa babação.
Mas isso é absolutamente normal no blog.
Amigo, o Bottas é só fogo de palha. Tem sorte de estar numa equipe que oferece condições de igualdade entre os pilotos, mas está a anos-luz do Comandante Amilton…Se liga…
E precisa toda essa babação?
Se pra definir qualidade de piloto usarmos como parâmetro Lewis Hamilton, temos 18 pilotos no grid que são só fogo de palha.
Se para definir qualidade, usarmos como parâmetro os dois carros da Mercedes, teremos dezoito carros fazendo figuração.
Maravilha esses textos inspirados, dou muita risada. Às vezes eu voltava para ler aquele que escreveu quando o Vettel ganhou o campeonato no Brasil, nem lembro o ano, quando ele rodou e ficou na contramão na curva do lago, o Alonso encomendando um trabalho pesado para um pai de santo foi o melhor, hahaha. Parabéns e obrigado.
FG estou aqui pensando nas informações do Gola pois do jeito que está eu sendo o Tião pedia pra sair agora, pois da forma que ele foi demitido eu pegava o boné e ia embora pois a Ferrari não merece o Tião, merece sim o mimado de Mônaco e o coitado do Carlos se lascou saiu da MacLaren pra ir pra barca furada dos Vermelhos, e quanto ao Amilton já é campeão pode entregar o Troféu.
HAHAHAHAHAAHAH. Se a temporada vai ser boa, eu não sei. Mas, o fato é que o Gola Profonda relatando os bastidores da equipe Ferrari com certeza valerão a leitura durante ano inteiro! Excelente, Flávio!
Vai ser boa, mais uma vez. para a Mercedes.
Tempos negros no Brasil,pelo menos no exterior, um piloto preto pode cerrar o punho erguido, como no protesto dos panteras negras na Olimpiada de 1968 no Mexico,que ate hoje não entendo como o COI,não pediu perdão pela punição injustas aos atletas norte-americanos.Parabéns Lewis!
Épocas diferentes, restrições idem.
Corridas com bastante agitação. Pena que falando de campeonato não haverá disputa, pior, ano que vem não muda o regulamento previsto inicialmente. Ou seja, nesse aspecto não teremos novidades, apenas vamos ver a história ser escrita com os recordes vindouros do Hamilton, que merece pela sua competência. Se bem que quando teve alguém para lutar de igual para igual, entregou a rapadura. Vida 2016.
Ele perdeu 1 de três, e apesar de achar muito merecido pro Rosberg, não se pode esquecer que 2016 deve ter sido o ultimo ano que a Mercedez quebrou mais de três vezes o carro. 2 do Hamilton e 1 o Rosberg. Alias, o Hamilton teve mais vitorias e perdeu o campeonato por 5 pontos.
Não vi nenhuma entrega, apenas algo atipico.
E isso não tira o ótimo trabalho do Rosberg, pelo contrario, apenas mostra que foi um campeonato que ele se mostrou extremamente competitivo e focado.
Hamilton fez 3×0 no duelo interior com Rosberg pra em 2016 Rosberg ganhar o primeiro duelo entre eles.
Hamilton fez 3×0 no Bottas, chegou o ano do Bottas ganhar o primeiro duelo. A propósito ele é o líder atualmente.
Depois de 6 anos torcendo para o Vettel, torcer para o Bottas foi aquilo restou, não é?
Nunca torci pro Vettel.
Sempre torci para brasileiros na F1.
Como não temos, minha torcida é pro Bottas, mas nunca deixei de valorizar pilotos do gabarito de Hamilton, Verstappen e até o Vettel de uns anos atrás.
Pra finalizar uma vitória do Bottas encima de um gênio é o que falta para elevar o piloto ao nível que ele merece, e ter um pouco mais de respeito pelo cara que isso ele merece desde os tempos das categorias inferiores.
Chagas, o único brasileiro que recebeu a torcida dessa viúva complexada foi Senna.
Entre 2007 e 2019, 13 temporada, somente em 2011 e 2016 ele ficou atrás do companheiro de equipe.
Não sei qual o seu conceito de entregar a rapadura, mas de estatística você é bem ruim.
Falando em estatísticas, viúva, teu mais novo amado ficou 5 (CINCO) anos sem constar entre os três primeiros nos mundiais entre 2009 e 2013 e você nem se tocou!
Mais um motivo para mostrar o teu oportunismo e conveniência.
Nossa! Que estatística impressionante! Está passando a quarentena na casa do Pinto? Os dois passam o dia admirando pilotos alemães ganhando campeonatos de ninguém? Bons tempo, hein Alfredinhozinho?
Procure pelas postagens de uns 14 anos atrás e veja para quem eu torcia.
Não sei o que você quer dizer com “viúva”, mas no ano que vem o piloto para quem eu torço estará correndo. Boa sorte secando!
Hamilton é mais um que mostrou quem é, quando não teve o melhor carro.
Alfredinhozinho,
Comente para nós a longa lista de pilotos campões que fizeram coisas excepcionais quando o carro não era o melhor do grid. Não vale 1982 quando Villeneuve morreu e Pironi quase, 1986 quando Mansell e Piquet perderam o campeonato entre eles e nem 2007, quando Alonso e Hamilton fizeram o mesmo.
Ah, para não se esquecer, você terá de engolir o Hamilton todinho juntamente com a causa que ele defende. No ano que vem, também!
Obrigado pelo modo carinhoso de me tratar, mas vamos lá:
Concordo. Campeões fazem coisas excepcionais quando possuem o melhor equipamento. O problema atual é que vocês só elogiam o piloto e esquecem a máquina fantástica que é o carro da Mercedes.
Que causa? Ser contra o racismo? Quem é contra, vive em estado de guerra. Basta olhar o punho fechado de Hamilton. Não é melhor ser a favor da diversidade de raças?
É, Flavio…. Esse ano você vai morrer com uma fábula em ligações internacionais pra um certo celular da Itália!
Boa, Sanzio.
Mas acho que ele usará o WhatsApp para fazer as ligações. Assim, foge do gasto.
FG,
depois da conversa que vcs tiveram com o Cesare Manucci, no cadeira cativa, só torço pra ver a Ferrari afundar. Se tem uma coisa nesse mundo que odeio é gente que se presta a ser puxa saco. O Binotto não merece nada além de desprezo!
As revelações do Manucci só esclarecem o porque da Ferrari se arrastando… e vai se arrastar anos a fio.
Leclerc vai ficar mais rico, mas a menos que peça pra sair será outro Alessi. Apareceu como um baita piloto mas se afundou numa Ferrari tosca.
Vettel faz bem em sair o qto antes.
Que venha o próximo vexame da Scuderia.
Abraço
Pelo menos o retrospecto do Leclé na Ferrari já é melhor que o do Alesi.
É um puta piloto. Sou fã do garoto. Mas é meio menino mimado. Ao mesmo tempo que parece ter autocontrole acima da média, dá uns curto-circuitos, se martiriza, bate pé, nessa toada ele vai ser um Alesi no contexto da carreira, mesmo. Alesi chegou chegando metendo o pé na porta, batendo roda com Senna, e todo mundo “oooooh!”. Até que foi pra Ferrari, que nem Prost no auge, tendo derrotado Senna (com ajuda do chefão, claro, mas derrotou, sim, Senna precisava ser perfeito e contar com a sorte pra ganhar aquele campeonato do Prost) conseguiu dar jeito naquela bagunça, e a carreira dele fez água. E ele virou comum. E o filho dele mais parece filho do Jean-Louis Schlesser.
O problema do Leclerc é que ele não está na equipe campeã.
Na boa. Hamilton tá ficando chato com esses protesto dele. Torço pra ele mas isso ta enchendo o saco! O preconceito vem deles mesmos!!
“Deles.” Em uma palavra o cara se mostra na essência.
Na mosca, FG.
Deles quem? “Eles” que não morrem quietos quando são colocados embaixo de um joelho de um puliça?
Que isso! Não entendo porque seja chato!
Deveriam ter mais pessoas como ele levantando essa causa!
Aja coração!
Imbecis, racistas e preconceituosos no Brasil, agora são assim, não basta parecer que são, tem que confirmar no texto, ” sou idiota “.
Ele dispensa torcedores como você.
Não sabia que você selecionava torcedores pro Hamilton.
Eu não só seleciono como consigo identificar facilmente um racista de merda.
Está me acusando de racismo?
Galvão?
Eu exijo uma explicação para a ofensa a mim dirigida.
Em primeiro lugar você não exige nada.
Em segundo, aponte no texto onde direcionei uma ofensa a você ou a qualquer outra pessoa aqui.
Você me apontou quando digitou: “…consigo identificar facilmente UM racista de merda.”
Não posso exigir? Você se acha o dono do pedaço? Brincar, mexer com o colega de comentário e até um palavrão faz parte.
Você me dirigiu uma ofensa, mas não me ofendi e por fim, não vou pedir explicações de quem se acha certo em tudo o que diz e acredita.
De mim você não exige nada, entendeu?
Você, no alto da sua imbecilidade, quis fazer piadinha irônica. Pagando de descoladão, de legalzão. Sabe o idiota que se achava melhor do que os outros no recreio da 2ª série? Cresceu e é igualzinho você.
É limitado intelectualmente o suficiente para não entender o contexto do que está sendo discutido. Não por culpa dessa limitação, se vitimiza e continua se achando importante e superior a ponto de acreditar que eu te ofendi. Achando que aquilo que escrevi foi direcionado a você. Você não vale isso.
Faça piada com seus amiguinhos bolsominions, não comigo. Entendeu? Se ficou muito difícil, escreva para [email protected] que te mando memes ou desenhos para facilitar.
Limitado é você, que acredita que eu fiquei ofendido. Leia novamente o meu comentário onde digo que você me dirigiu uma ofensa, mas não me ofendi. E agora me chama de imbecil e idiota, sem me conhecer.
Tá nervosinho, tá? Não suporta uma piadinha? Cai fora e vá participar de algum chá de titias.
E para finalizar, eu não exijo porque estou acima disso, entendeu?
Protesto é para isso mesmo. Principalmente se enche o saco dos racistas.
Eu, pelo contrário, não torço para o Hamilton, mas tenho o maior respeito pelo mesmo e aplaudo toda e qualquer manifestação dele contra o racismo.
Boa noite!
As fotos de Lewis, punho cerrado erguido no ar, e a da chegada dos quatro, são tão boas quanto sua criatividade.
Ah, não posso deixar de citar o mercedão vermelho……kkkk, boa sugestão do Sebastian.
Ah, o Mercedão… Se eu tivesse grana, comprava um.
Pra quê, se você viaja neles toda vez que pega condução?
Verdade, Cowboy do Asfalto. Entretanto, eu preferiria dirigir o Mercedão do que ir apertado no veículo com um monte de gente. Ao menos, a janela seria toda minha e a “tocada” seria mais suave. Tem muito motorista que esquece que está carregando pessoas em vez de sacos de laranja ou barras de chocolate.
Sensacional, Flavio. Tão prazeroso quanto uma boa corrida de fórmula um é conferir a sua análise do GP. Divertidíssimo o causo do “ilustre passageiro”…
Forte abraço.
Pobre Leclarc sem poder jogar Fortnite…
Não bastasse o vexame que deu ontem, quiseram repetir a dose hoje: Entraram nos boxes para a tentativa de melhor volta mas levaram uma paulada do Sainz, kkkk…….Toma RBR, toma merdinha Holandês.
Eu digo e repito, esse cara não será campeão mundial. Norris, Sainz e Leclerc tem melhores chances de se-lo.
Apenas um detalhe: UAU são as letras da placa desse belíssimo Mercedes vermelho!
Salvei e dei um zoom na foto, para tentar descobrir o que está escrito na casa azul, à direita, mas não deu para ler.
À esquerda, parece que é um outdoor e está escrito health, mas não tenho certeza.
Caramba, Jeferson, não havia notado. Acabei fazendo o que você escreveu, mas também não consegui ler o que está escrito.
Renato, acho que a única certeza que temos sobre a foto é que esse Mercedes não está no Brasil.
Verdade, Jeferson. Verdade.
Na levada que está a ferrari, antes do fim da temporada o Gola profonda estará nos informando sobre um degola profunda na equipe italiana.
Se o Leclerc fosse companheiro de Alonso ou Schumacher, ele teria que pedir permissão até para ir ao banheiro. Como o Vettel é um frouxo, aceita essas palhaçadas calado, e foi demitido (também) por isso. Bem feito.
Foi demitido porquê é medíocre como piloto, e por justa causa!
Esse ressentimento está abalando teu emocional, Segafredo.
Ressentimento?? Cara vc precisa se tratar, kkk. O único sentimento que me ocorre nestes anos todos, em relação ao Vettel na Ferrari, é pena dele. E aqui eu adoro vir lembrar fãs como vc, corrida após corrida, vexame após vexame. Será que tive poucas oportunidades desde 2015?? Ah foram muitas e ainda não acabaram, pois até o final deste campeonato tenho certeza, virão mais!
VER A MCLAREN À FRENTE DA RBR NÃO TEM PREÇO…! concorda?
Pelas ofensas parece ele mesmo…
O Segafredo já disse aqui que mora no Sul. Algum alemão, com certeza, deve ter roubado a namorada dele e ainda mandado ele se mandar. Daí, esse ódio todo pelos chucrutes.
E vai ver é bem isso Paulo Pinto, kkkk
Acorda, xará! Eu jamais escreveria: “…mandado ele se mandar”.
Que pedrada você levou do Pinto, hein Alfredinhozinho?
Acalmem-se, crianças. Ninguém quer ver os últimos 4 torcedores do Vettel que restaram no blog brigando entre si.
Eu fui redundante no comentário.
Não Alfredinhozinho! Você foi outra coisa. E só não escreve abertamente pois sabe que tomará um ban definitivo do FG.
É mesmo? Preciso tomar cuidado! Me ensine o limite para não acabar na caixa de spam, já que você vive indo pra lá…
E mais uma vez, obrigado pelo modo carinhoso de me tratar…
Mais uma ultima volta de sonho para o Lando. A continuar assim, temos ali um grande piloto.
A Ferrari foi um desastre, com um erro infantil do Leclerc.
Sobre a vitória do Hamilton, não há muito mais a dizer. É o melhor, vai continuar a ganhar e no fim vai ser campeão.
Abraço
visitem: https://estrelasf1.blogspot.com/
Queremos mais histórias com o Gola Profonda HAHAHAHA
Um carro mal nascido e uma equipe sem comando. Um campeão demitido e um novato se achando.
A Ferrari não precisa de adversários. Ela já os tem em quantidade suficiente dentro da própria casa.
Pelo menos a Ferrari batizou de SF1000…
… Se fosse F1000 a Ford iria protestar!
Em 2011 a F150 virou F150º Italia.
E eu pensando que em…
… 2014 = F14…
… 2015 = F15…
… 2016 = F16…
… 2017 = F17 e…
… 2018 = F18…
… Hum, pensando bem, a Força Aérea Americana iria protestar, também! O jeito foi colocar a letra S antes do F e problema resolvido! Já o monoposto SF1000 foi um projeto mal desenvolvido e o ano 2020 já está perdido! Que venha 2022, digo, 2021!
SF1000? Hum, seria a sigla para Sem Força no 1000 (cilindradas)? Acho que deve ser algo do tipo (ou do Tipo, aquele carro?).
É incrível, mas lá se vão 13 anos do último título em Maranello. Depois de Schumacher, a Ferrari foi ladeira abaixo. “Ganhou” com Raikkonen mais pela briga interna na McLaren que por méritos próprios. Ainda brigava com Fernando Alonso. Traz o então tetracampão Vettel, mas tudo o que faz parece virar m….
Aguardando o instante no qual FG receberá e transmitir-nos-á a informação do Gola a respeito da Degola que será Profonda…
O bom de ser o mesmo regulamento ano que vem é que a batata do Binotto já deve estar assando a essas horas. Ou deveria se a direção tiver algum juízo, não apenas pelo resultado de hoje mas pelo conjunto da obra. Quem diabos deu a ideia de por esse cazzo lá?! Arrivabene não era tudo isso, mas…Alias a ferrari tinha q achar outro não italiano pra gerir essa bagunça.
certeza que essa semana na sede da Ferrari já aparecem as pichações de ACABOU A PAZ e ESCUDERIA JIM CARREY (obviamente em italiano embora eu fique devendo a tradução)
“Salários em dia, porrada em falta!”
Sainz deve estar arrependido demais por ter trocado a McLaren pela Ferrari heim?
Pelo carro sim, mas pela grana não
E pela tradição. Não é qualquer um que pilota um Ferrari Fórmula-1.
Falou tudo!
Quem não se lembra dos espetaculares Stefan Johansson, Jean Alesi, Nicola Larini, Ivan Capelli e dos fabulosos Eddie Irvine e Giancarlo Fisichella?
É tradição escolher sempre pilotos de altíssimo nível para pilotar por essa equipe trapaceira.
Giuseppe Farina
Juan Manuel Fangio
Alberto Ascari
John Surtees
Mario Andretti
Niki Lauda
Alain Prost
Nigel Mansell
Michael Schumacher
Kimi Raikkonen
Fernando Alonso
Sebastan Vettel
Aí, viúva tendenciosa: 12 campeões que pilotaram/pilotam pela “rossa”. Isso, para ficar nos mais famosos.
Você disse que não é qualquer um que pilota para a equipe trapaceira. Eu provei que sim, citando apenas os mais famosos.
Denny Hulme
Emerson Fittipaldi
James Hunt
Jody Scheckter
Keke Rosberg
Niki Lauda
Alain Prost
Ayrton Senna
Nigel Mansell
Mika Hakkinen
Kimi Raikkonen
Fernando Alonso
Lewis Hamilton
Jenson Button
Contou direitinho, trapaceiro? 14 campeões mundiais pilotaram para a Mclaren mesmo ela sendo 15 anos mais nova que a Ferrada.
Sabe o que isso significa? Que os 14 campeões mundiais não invalidam os medíocres que também sentaram a bunda no cockpit. Essa história de que não é qualquer um que pilota é invenção fantasiosa na sua cabeça falida.
A viúva raivosa descobriu a pólvora!
Foi ridicularizado com argumentos duas vezes e em ambas não consegue reconhecer o erro. Não tem humildade para dizer que estava errado e prefere atacar quem o contradiz. Acha-se soberano e acima dos outros. É o retrato do brasileiro atual que digitou 17 em 2018.
E bote na sua cabeça seu Ferrada, você está errado e sabe porque? Porque a minha Fada-Madrinha disse que os fãs do Xuckrute estão sempre errados!
Pena para o Sainz, que vinha muito bem na corrida, até a equipe antecipar a parada (visando não perder posição) e demorar demais nos boxes (fazendo ele perder as posições pro Ricciardo, Perez e Stroll).
Um amigo que trabalha em Maranello contou que Gola está acompanhando o desenrolar de uma reunião da Ferrari. Toda e qualquer informação somente será repassada ao contato exclusivo que tem no Brasil. Um tal de FG.
Está mesmo. Vamos aguardar notícias do “Gola”
Aguardando as notícias de Gola Profonda! Foi “incidente de corrida” ou “acidente de corrida”? Que paso Leclerc? Um raio cai duas vezes no mesmo lugar?
FG, na hora do acidente das Ferraris, eu já imaginei uma charge do Leclerc dandobuma voadora no Vettel, porque foi isso que aconteceu: o moleque deu uma voadora de Ferrari no outro kkk foi o acidente mais ridículo que eu já vi kkkkkk
Noris está sendo o grande nome desse início de temporada…
Sim, a meninada garante o show… deveria ter uma idade compulsória, tipo 27 anos… Vejam o Sainz, com 25 já é “velho” na pista… E vai continuar assim na Ferrari.
É engraçado como a polarização tomou conta de tudo.
Pq nao comentar que o Hamilton é foda e tem.um carro melhor ainda, mas que existem outros ótimos pilotos.
Eu torço pro Ham, pro Vetel, pro Vesrstapen, pro Raikonen e acho todos excelente pilotos. Não preciso escolher um.
O triste é que as corridas estão bem chatas, mas faz parte.
E se você observar, cada um destes pilotos (exceto o Verstappen) foi campeão um dia.
Todos têm suas épocas, foram feras na pista, ganharam o campeonato mundial e inscreveram os nomes na história da F1. Se alguns não são os melhores hoje, tem as circunstâncias sob as quais não têm controle: carro, equipe, motor…
Torço para um e outro, mas também os considero excelentes pilotos.
Exatamente…
Fator motivação deve pesar. Vetel e Raikkonen claramente sem paciência para pilotar lá atrás.