SOBRE ONTEM DE MANHÃ…

RIO (express) – Seremos um pouco mais breves nos nossos rescaldões em 2020. O ritmo do campeonato, com corridas praticamente todos os finais de semana, não permitirá muitas ginásticas literárias, não.

A imagem do GP da Áustria, claramente, é essa aí em cima. Falta o sexto elemento, Verstappinho, um dos que se recusaram a repetir o gesto de ajoelhar na hora do hino. Cada um justificou a recusa de uma maneira — alguns não falaram nada e pronto.

É como disse ontem. O fato de não terem se ajoelhado não faz deles racistas. Mas revela falta de solidariedade, adesão, postura, desconexão com o mundo à sua volta. Achei bem antipática a atitude. E minha admiração pelos demais, os 14 que fizeram o mesmo que o jogador de futebol americano Colin Kaepernick em 2016 — gesto ampliado pela semelhança com a estética do assassinato de George Floyd por um policial nos EUA –, só aumentou.

A F-1 não é uma ilha.

Eis a leitura do GP da Áustria pela pena do nosso cartunista Marcelo Masili, que segue com a gente em 2020. O sorriso de Lando Norris sob o arco-íris que a McLaren incorporou ao seu carro como símbolo da campanha #WeRaceAsOne era tão largo que, de fato, parecia transparecer através da máscara que todos tiveram de usar no pódio. E há uma curiosidade nesse pódio: McLaren e Ferrari não dividiam troféus na mesma corrida desde o GP do Brasil de 2012, vencido por Button, então na equipe inglesa, com Alonso em segundo e Massa em terceiro.

? GOSTAMOS …de muita coisa nessa corrida, mas merece uma nota de louvor o combativo Pierre Gasly, sétimo na estreia da AlphaTauri, novo nome da Toro Rosso. Logo no começo da corrida o pedal de freio do francês foi para o chão e a equipe cogitou o abandono. Ele pediu uma volta para resfriar os freios, eles voltaram ao normal e ele foi à luta. Foi um resultado honroso para um piloto perseverante e dedicado.

? NÃO GOSTAMOS …da péssima apresentação da Alfa Romeo, em que pese o nono lugar de Giovinazzi — numa prova de muitos abandonos, aproveitou para beliscar uns pontinhos. Mas a equipe andou atrás o tempo todo e ainda pisou feio na bola com Kimi Raikkonen, deixando uma roda solta depois de um pit stop que poderia causar um grande acidente. A foto, aliás, tem um significado especial. Kimi não se ajoelhou na hora do hino. O carro fez isso por ele.

E nosso amigo Gola Profonda?

Tá titi? Fica titi não!

Como se sabe, trabalha na Ferrari em função desconhecida, mas se gaba de ter informações do submundo de Maranello e de ser amigo de Vettel. “Temos um grupo de WhatsApp”, me disse hoje de um telefone que, segundo ele, fica na recepção da pensão sórdida onde o hospedaram perto do autódromo. “Olha o que Tião me mandou. Disse que ele mesmo tirou a foto depois que Charlinho ouviu do Binotto que vai ser esse motor aí até o fim do ano que vem. Não entendi a legenda, acho que ele escreveu em alemão”, disse.

Também não entendi direito.

Subscribe
Notify of
guest

48 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sanzionovisk
3 anos atrás

Estava com saudades do Gola!

Oscar
Oscar
3 anos atrás

Deveria mudar logo o nome do site de Grande Prêmio para Grande Política. PQP quanto mimi…

Marcos Fernando Bolincenha
Marcos Fernando Bolincenha
3 anos atrás

Flavinho! Faça um GP as 10, ou pelo menos um comentário sobre os Troféus!!
Estão cada vez mais feios!!!

SERGIO LUIZ BARBOSA
SERGIO LUIZ BARBOSA
3 anos atrás

Querer comparar o que fez Colin Kaepernick, numa final de SuperBowl com mais de 80.000 pessoas no estádio e com a maior audiência mundial num evento esportivo chega a ser covardia. Colin junto com a sua equipe o San Francisco 49ers , entrou em campo, fez todos os procedimentos normais que um atleta faria e quando começou a execução do hino, ele se ajoelhou. No meio de campo? Não… Quem já viu um jogo da NFL sabe o que é a quantidade de pessoas (jogadores e staff) no que poderíamos chamar de banco de reservas. Ele estava ali. Logo depois chegou mais um, se aproximou e ajoelhou também. Distante por um bom par de metros, mais dois jogadores fizeram o mesmo. Era audível o burburinho causado pela atitude deles. E por causa disso, foram banidos da NFL. Bem diferente do teatrinho montado pelo hamilton, patrocinadores e a organização; Acho até que tinha lugar marcado para cada um no chão. A almofadinha para o joelho resolveram não colocar….

Fabio
Fabio
3 anos atrás

A patrulha ideológica tá foda hein? Ninguém tem que ajoelhar pra porra nenhuma se não quiser.
Nem num blog de automobilismo a gente tem sossego com isso,
Pqp. Adeus

guest
guest
3 anos atrás

Ô troféu mais chinfrim! Conseguiu ser pior que o do cocozinho.

SERGIO LUIZ BARBOSA
SERGIO LUIZ BARBOSA
3 anos atrás

Estou com o Emerson Silva. Sim há violência descabida. Injustiças, perseguições contra os negros . Mas isso que aconteceu na Austria me faz lembrar também essa estória de tirar os objetos que simbolizam a opressão, escravidão como estatuas. Mudar nomes de ruas…Será que esses politicamente corretos se esqueceram que não foi nenhuma empreiteira que construiu as pirâmides do Egito ou, a muralha da China. Foram escravos. Pertencentes a uma casta “inferior”. Designados assim pelos seus conterrâneos Então eles deveriam ir lá nesse lugares e derrubar tudo. Mas vai dar um trabalho danado. E nenhum youtuber iria se dispor a cobrir essa ação. Então permanecem nessa rebeldia seletiva. Ainda mais nesse protesto do mundinho nutella da formula1.

Ferrarista
Ferrarista
Reply to  SERGIO LUIZ BARBOSA
3 anos atrás

E a derrubada desses patrimônios da Humanidade zeraria o sofrimento e as mortes daqueles que os construíram?

SERGIO LUIZ BARBOSA
SERGIO LUIZ BARBOSA
Reply to  Ferrarista
3 anos atrás

Acho que vc não entendeu o que eu escrevi. Eu me referia a hipocrisia dessa manada. Essa “tomada de posição” na Austria foi ridícula. Todos os patrocinadores que atuam na F 1 estão agradecidos.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
Reply to  Ferrarista
3 anos atrás

Se boatssem Jerusalem no chão a ponto de perder o status de terra sagrada, diminuira a tensão entre os moradores de la. É um dos casos que seria uma boa.
Mas mudar nome de rua… acho que tem que manter, mas deixar claro o que cada fdp fez. Se a rua foi nominada na decada de 50, vai mostrar os valores daquela epoca. Mas é necessario que haja consciência da história, do que cada um fez, e da cabeca torta da sociedade. Que continua torta…

Murillo
Murillo
Reply to  SERGIO LUIZ BARBOSA
3 anos atrás

Em que mundo você vive? Seu argumento é o mesmo de panacas que dizem que “os brancos também foram escravizados, portanto as cotas para negros são inválidas”. Ou seja, argumento burro e canalha. Tenha vergonha nessa sua cara.

Marques Guron R. da Silva
Marques Guron R. da Silva
Reply to  Murillo
3 anos atrás

É dessa maneira que você argumenta sempre com as outras pessoas? Pelo amor de Deus cara…
Dá logo um tiro na cara do sujeito que parece ser mais seu estilo!

Paulo Fonseca
Paulo Fonseca
3 anos atrás

Prezado F&G: Foi ótimo o início da nova temporada F-1 2020,vai ser tudo muito diferente,vamos aguardar o próximo domingo e ai ,poderemos fazer a prova dos nove. Quem quebrou vai quebrar novamente?, quanto abandonos vão acontecer ?. Hamilton vai atropelar todos? ( eu acho que sim ).A Ferrari vai jogar a toalha ?,( eu acho que sim ), Max vencerá ? ( vai por água no chá de Hamilton ). Pode ser surpresa mais El Fodon ( Alonso), vai trazer novas emoções .

Diogo Lima
Diogo Lima
3 anos atrás

Muito bom o retorno de Gola Profonda!

CHAGAS
CHAGAS
3 anos atrás

Depois das corridas de Vettel e Albon, eles continuam cotados pra vaga na Mercedes???
São esses dois ae que a imprensa quer por no lugar do Bottas???

XAU XAU VETTEL
XAU XAU VETTEL
3 anos atrás

Para os mais esperançosos, podem esquecer qualquer possibilidade do TetraFake sentar seu traseiro em uma mercedes. hahaha….

https://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/mercedes-encerra-rumores-sobre-vettel-e-diz-que-mantem-hamilton-e-bottas-para-2021.ghtml

Alessandro
Alessandro
Reply to  XAU XAU VETTEL
3 anos atrás

Senti um certo alívio na sua fala. Seria medo da concorrência?
??????

Ferrarista
Ferrarista
Reply to  Alessandro
3 anos atrás

Hamilton bateu o pezinho, com certeza!

XAU XAU VETTEL
XAU XAU VETTEL
Reply to  Alessandro
3 anos atrás

Ele não ameaçou Ricciardo, e nem Leclerc, vc acha mesmo que teria chance contra Hamilton ou mesmo Bottas na Mercedes?? Caiam na real Schukruzetes…..esse cara nunca guiou nada…..ser campeão nos foguetes do Newey é fácil. Alonso disse e profetizou: “Quando não tiver o melhor equipamento veremos o que entrega”…..hahaha……engulam a realidade: É o Tetra mais Fake da História.

Ferrarista
Ferrarista
Reply to  Alessandro
3 anos atrás

Hamilton não teve o melhor equipamento durante cinco anos (2009 a 2013) e nem terceiro foi nesses mundiais.
Ele entregou menos que Vettel, que entregou dois vices e um terceiro.

André Fonseca
André Fonseca
Reply to  Alessandro
3 anos atrás

Pois é, Picaretonso estava certíssimo…

Depois de 2005 e 2006, ano que teve vantagens que nenhuma outra equipe tinha, não ganhou mais nada!!!

E tem metade dos títulos do Ve44el!!!

HUAHUAHUAHUAHUA

XAU XAU VETTEL
XAU XAU VETTEL
Reply to  Alessandro
3 anos atrás

Nossa….as Veteletes estão descontroladas….hehe

Chamem o Petrov
Chamem o Petrov
Reply to  Alessandro
3 anos atrás

Quando não tiver o melhor equipamento, veremos o que entrega.”

Foi o que Alonso entregou entre 2007 e 2018

Imlerith
Imlerith
3 anos atrás

Mundo chato do caralho, cada vez mais chato com mais chatos pregando chatices sem se dar conta que estão criando outro problema muito maior do que o querem promover. Somos todos iguais, muda a cor do cabelo, dos pentelhos, da pele. Muda altura, peso, voz e tamanho do nariz. Não muda nada, somos iguais e o que estão fazendo é apontar diferenças como se definissem as pessoas. Racismo tem que acabar, mas é uma via de duas mãos. E o problema que existe nos EUA é bem diferente do nosso aqui. Lá o negócio é violento e cheio de tabus, aqui no Brasil, apesar dos inúmeros defeitos e desvio moral dos brasileiros, racismo não é um deles. Existe? Existe, claro. Mas é uma minoria de pessoas ruins mesmo. Pelo menos na parte do Brasil que faz parte do meu dia a dia. Tenho amigos gordos, narigudos, loiros, chatos, ruivos, negros, altos, polacos, gays, bicho-do-mato, metrosexuals, emos, hipsters, trogloditas, fumantes, não fumantes, vegetarianos, petistas, bolsominions, de pele lisa, de pele enrugada, de pele tatuada, de pele rosa até, e são todos iguais. Única vez que essas diferenças precisam ser apontadas é quando se escreve um comentário desses pra mostrar como o mundo tá chato, como a maioria é burra e como o mundo tá cheio de Maria vai com as outras sempre acreditando ao invés de se informar sobre diferenças contextuais e dos detalhes do problema. Nem tão ao céu, nem tão ao inferno. O normal, o natural, o igual é equilibrado e não radical. Parem de criar mais problemas com esse mimimi do caralho. O problema existe e precisa ser resolvido, mas essa aí tá longe de ser a solução.

Claudio Antero
Claudio Antero
Reply to  Imlerith
3 anos atrás

Parabéns pelo texto/comentário, concordo contigo, é muito mimimi, muito fã clube!

Macario
Macario
Reply to  Imlerith
3 anos atrás

Olha que curioso. O sujeito se diz tolerante, afirma conviver com pessoas completamente diferentes sem problema algum, mas se incomoda e se dá ao trabalho de escrever comentário revoltadinho porque alguns pilotos de F-1 cometeram o crime de sentir empatia pelos discriminados e fizeram um simples gesto simbólico de se ajoelhar em respeito às vítimas do racismo. Quanta tolerância, hein? Um gesto singelo desencadeia a ladainha duramente aprendida no Youtube e no Zap, a de que o “mundo está se tornando chato”. O sujeito se diz ‘tolerante’, mas classifica como “mimimi” aquilo que não o atinge. Se não o atinge, é porque não existe, afinal o centro do universo é o umbigo de Imlerith, não é mesmo? Assim, do alto do seu conhecimento de quem nunca sentiu discriminação, o ‘tolerante’ decreta que racismo não é um problema no Brasil, só nos EUA. Tivesse o ‘tolerante’ amor para adotar uma criança negra, provavelmente ele mudaria de ideia ao constatar como os seguranças lidam com crianças brancas e negras que correm em shoppings, por exemplo. Mas isso seria esperar de mais do ‘tolerante’ de araque. E seria perigoso para a criança, que diante de tal influência chucra, poderia se tornar algo como u Fernando Holiday ou um Sérgio Camargo, o tipo de negro que o ‘tolerante’ gosta, desses que não fazem mimimi e negam o racismo.

Imlerith
Imlerith
Reply to  Macario
3 anos atrás

O problema precisa ser resolvido. Leia de novo mimimizento. Essa não é a solução pois só gera esse tipo de mimimizento caçando alguém que não tem um pingo de racismo. Inventam racismo onde não tem ao invés de resolver onde tem. Ajoelha ai então, já que vai resolver. Aproveita e reza já também por que só ta aumentando o problema. Procura #blackonwhiteviolence ou #whiteonblackviolence no twitter e veja o que está acontecendo por lá com vocês todos dizendo que existem sim diferenças entre brancos e negros. Ódio em cima de ódio. Mas tudo bem pra vocês mimizentos, o importante é a militância, foda-se o resultado, não é mesmo?

Macario
Macario
Reply to  Imlerith
3 anos atrás

Generalizar é sempre complicado, mas algumas generalizações são praticamente infalíveis. Por exemplo, sempre atrás de uma criatura que utiliza o termo ‘mimimi’ há um ser com problemas cognitivos que o impedem de entender a complexidade das relações humanas. Como pensar e refletir são atividades cansativas, ou impossíveis para alguns, o mais fácil é usar ‘mimimi’ e suas variantes para tudo o que o parvo não consegue compreender. No caso, as dificuldades cognitivas são tão acentuadas que a criatura acha que denunciar e lutar contra o racismo significa dizer “que existem sim diferenças entre brancos e negros.” O que esperar de alguém que acredita que a luta por igualdade depois de séculos de opressão vai “aumentar o problema”? Além de não entender que a luta antirracismo é justamente pela igualdade, ele ainda acha que os protestos contribuem para piorar o problema. Melhor colocarmos panos quentes então, já que o gênio da humanidade acha que denunciar racismo aumenta o problema. O que mais acha o tal Imlerith? Que o coronavírus é uma gripezinha e que a pandemia é uma histeria criada pela imprensa? É triste generalizar, mas ainda tô pra encontrar um Bolsominion que não tenha sérios problemas de cognição e de caráter.

Imlerith
Imlerith
Reply to  Macario
3 anos atrás

Procure outra solução, essa não está funcionando, só isso. Afinal duas pessoas que não estariam discutindo, pessoas que estão do mesmo lado, contra o racismo, acredite se quiser. Não é colocar panos quentes. Ta mais que na cara que quem tem algum problema de cognição não sou eu. E FG, pode excluir, caguei.

Macario
Macario
Reply to  Macario
3 anos atrás

O seu desfecho resume perfeitamente a sua contribuição ao debate. Você não tem consistência para discutir nada que exija um mínimo de conhecimento. É só mais um mimadinho ignorante que acha que existem soluções mágicas para problemas complexos. “Procure outra solução, esta não está funcionando….dân…” Só não se esqueça de limpar a boca depois de eliminar tantas ‘boas ideias’.

Adriano Silva
Adriano Silva
Reply to  Imlerith
3 anos atrás

“Pelo menos na parte do Brasil que faz parte do meu dia a dia.”. Então… tá explicado.

Vai Vettel!
Vai Vettel!
3 anos atrás

A Alfa Romeo ainda conseguiu beliscar dois pontinhos em consequência das quebras durante o GP.

Bruno Chiquetto
Bruno Chiquetto
3 anos atrás

Que saco que está este mundo, agora as pessoas são julgadas se ficam em pé ou de joelhos, e tudo que ocorre depois parece ser justificado a partir disso. De que adianta ficar de joelhos e pagar de santo se a atitude minutos depois é bater de propósito pra tirar um colega da corrida?

Alessandro
Alessandro
Reply to  Bruno Chiquetto
3 anos atrás

Putz! Comentário perfeito. Hamilton é um santo-do-pau-oco duca$&#% !

Ferrarista
Ferrarista
Reply to  Alessandro
3 anos atrás

E lembrou alguém que o piloto admira…

José
José
3 anos atrás

Na segunda-feira o Grande Premio deu mais atenção ao ato (e a quem não se ajoelhou), do que a corrida.
A primeira página era só sobre o ato. Se quisesse saber o que aconteceu na corrida, tinha que rolar a página pra baixo.
O site está cada vez mais político…
Já deixou de ser minha opção quando busco notícias sobre automobilismo.

Claudio Antero
Claudio Antero
Reply to  José
3 anos atrás

Verdade, chato pra cacete, nem terminei de ler!

Collin
Collin
Reply to  José
3 anos atrás

Phoda mesmo. Cada dia pior….e o cara não cansa de passar vergonha

Jeferson Araújo Pereira
Jeferson Araújo Pereira
3 anos atrás

Concordo 200% com seus argumentos sobre os seis que não se ajoelharam, mas o assunto é complexo demais e admite muitas teorias.

Uma teoria que eu tenho diz respeito diretamente ao Verstappen e ao Leclerc.Tenho a impressão de que eles não se ajoelharam porque a coisa toda é uma ideia que partiu do Hamilton.Ficou parecendo assim: se eu ajoelho, estou cumprindo uma “ordem” , uma “determinação” do Hamilton. Acredito que se a ideia original tivesse partido do Chase Carey ou do Ross Brawn, talvez os vinte pilotos se ajoelhassem numa boa ( se bem que isso seria difícil de acontecer, pois os dois são brancos).

Por extensão, acaba sendo também um problema de ego gigantesco. O ego do Leclerc pesa 18 bilhões de toneladas. O ego do Verstappen é um pouco mais pesado: 29 bilhões de toneladas.

Voltando aos seis, eu excluo o Raikkonen, pois acho que ele é lunático e vive em um universo paralelo.Tenho algumas dúvidas: será que o Raikkonen viu a imagem do George Floyd sendo assassinado? Raikkonen sabe quem é Colin Kaepernick?

J Fernando
J Fernando
Reply to  Jeferson Araújo Pereira
3 anos atrás

Essa teoria dos egos é legal, kkkk
Lembra o “Diferentona” das redes sociais.

Emerson Silva
Emerson Silva
3 anos atrás

Olha, eu como negro sei o que é viver o racismo no dia a dia infelizmente.
O fato de ajoelhar ou não, não muda nada. Você não precisa de um gesto para abraçar a causa.
Não é antipatia, eu mesmo não ajoelharia. O ajoelhar ao meu ver é mais um sinal de possível submissão do que protesto. Se querem protestar, acho que o gesto que Tommie Smith e John Carlos fizeram na Olimpíada é muito mais representativo e forte (sem qualquer fato ou ligação ao grupo dos Panteras Negras).

Falando da corrida. Acho que a Haas teve um desempenho muito pior que a Alfa. Antes mesmo das quebras deu pra perceber que esse vai ser mais um ano sofrível pra equipe. E creio que eles têm a pior dupla de pilotos do grid. A Williams pode ter o pior carro, mas tem o Russel que da um alento de positividade pra equipe.

Costa
Costa
3 anos atrás

Viva a meninada… Gasly, Leclerc, Giovinazzi, Norris, o “velho” Russel, Stroll, Latifi, Albon… Despachem Kimi, Hamilton, Vettel, Grosjean, Perez, Bottas para a Sibéria sem volta!!!

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  Costa
3 anos atrás

Giovinazzi, Stroll e Latifi é de doer.

Antonio Reginaldo Lemos Pola
Antonio Reginaldo Lemos Pola
3 anos atrás

É Flávio, o que custava se solidarizar com os outros “companheiros” e se ajoelhar por 1 ou 2 minutos??
Lá se vão mais de 2020 anos de civilização ocidental e esses jovens ainda não aprenderam nada, nada de humanidade, nada de compaixão e nada do que são, pois não passam de merdinhas neste vasto mundo com milhões de anos e bilhões de humanos e infinito seres.
Ninguém é nada neste mundo e no máximo deixam algum legado.
Estes, nem isso.
Daqui a 50 anos (se tanto) ninguém mais se lembrara destes bostas.
No máximo, que não apoiaram uma atitude anti racista.