SOBRE ONTEM DE MANHÃ

RIO (relevância é tudo) – Difícil escolher como “imagem do GP” outra foto que não essa aí em cima, de Hamilton no pódio repetindo o gesto dos americanos Tommie Smith e John Carlos, ouro e bronze nos 200 metros rasos nos Jogos Olímpicos de 1968 no México. Eles foram receber suas medalhas fazendo a saudação dos “Panteras Negras”, usando luvas pretas, para protestar contra a desigualdade racial em seu país.

Para quem não lembra, ou não sabe do que se trata, aqui está um bom link explicativo e, abaixo, a imagem que entrou para a história. E não deixem de ler este texto da Dorrit Harazim na “piauí” de novembro de 2006 sobre Peter Norman, o australiano que ficou com a medalha de prata. É sensacional. E um exemplo daquilo que só pode ser chamado pelo que é: solidariedade. Lídia Paralta Gomes, da “Tribuna Expresso”, de Portugal, também escreve sobre Norman aqui em texto bem mais recente.

México, 1968: o gesto histórico

É importante conhecer a História. Com H maiúsculo. Hamilton conhece. Outros, não. Ou a desprezam. Ontem, quatro pilotos nem foram à cerimônia do hino austríaco com a camiseta “end racism” usada domingo retrasado: Giovinazzi, Sainz Jr., Pérez e Magnussen. Verstappen, Kvyat, Leclerc e Raikkonen, como na primeira corrida, mantiveram-se de pé, ao contrário dos que se ajoelharam, mas pelo menos vestiram as camisetas.

Repito o que disse há uma semana: isso não faz de ninguém racista. Mas aderir ao gesto coletivo faria deles anti-racistas. E é disso que se trata. “Ain, lá vai você misturar política com esporte de novo”, vai resmungar a tropa minion. Misturo. Ô, se misturo.

Hoje pela manhã a caravana de caminhões das equipes pegou a estrada rumo a Budapeste, para a terceira etapa do campeonato. Ontem à noite, a Renault lavrou um protesto contra a Racing India Martin Force Point Aston acusando o time rosa de copiar a Mercedes de 2019. Não vai dar em nada. Colaboração técnica entre equipes que compartilham componentes, como é o caso do motor na parceria entre Mercedes e a ex-Jordan-Spyker-Midland, não é novidade. É o tipo de coisa difícil de controlar. Segue o jogo.

Difícil mesmo é a situação da Ferrari…

Toto Wolff: surpreso

Não esperava uma Ferrari tão fraca. Esperava um motor um pouco diferente, mas não desse jeito.

A frase acima é de Toto Wolff, mais um a alfinetar a equipe italiana que no ano passado fez uma, hum…, leitura, hum…, muito particular do regulamento ao alterar os parâmetros do fluxo de combustível de seus motores. Eles passaram a render muito mais e, do nada, começaram a levar Leclerc e Vettel a poles e vitórias. O time foi pego no pulo, aparentemente por uma denúncia da Red Bull. O resultado é a lerdeza em retas que vimos nas duas primeiras corridas do ano. Mas, como se não bastasse, a dupla dinâmica ainda se enroscou na primeira volta, zerando a vida dos que se divertem com as patacoadas ferraristas. Como nosso cartunista oficial Marcelo Masili:

E teríamos algum número significativo para assinalar a passagem deste gostoso GP estírio?

Sempre tem, né?

…GPs completou a Mercedes desde sua volta à F-1 como equipe própria, em 2010. Nesse período, o time conquistou 95 vitórias (são 104 no total, sendo nove delas na década de 50). Arredondando, os alemães ganham uma sim e uma não desde o retorno.

Para finalizar, vamos aos altos e baixos da segunda etapa do Mundial porque domingo já tem mais e temos pressa!

Stephanie no pódio: lindo de ver

GOSTAMOS – Muito de ver a engenheira química <<< Stephanie Travers, de 26 anos, recebendo o troféu da Mercedes pela vitória no GP da Estíria. Mulher, preta e africana, ela trabalha para a Petronas e é responsável pelos lubrificantes e combustíveis da equipe nos finais de semana de GP. Nascida no Zimbábue, Stephanie tem uma história linda que o Grande Prêmio conta aqui. Merece muito a leitura.

Russell: chance perdida

NÃO GOSTAMOS – Do desempenho de George Russell >>>, que tinha feito um trabalho excepcional no sábado, classificando a geringonça da Williams em 12º, mas errou bisonhamente no início da corrida e perdeu qualquer chance de lutar por pontos. Ele se desculpou com a equipe. Tem crédito. Mas precisa aproveitar as parcas chances que tem — e que, em geral, são proporcionadas por ele mesmo.

Subscribe
Notify of
guest

118 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Silvino
Silvino
3 anos atrás

Liberdade de expressão vale pra todo mundo? Patético querer julgar se esse ajoelhou ou não, cada um se expressa como bem entender. A causa é nobre mas ficar forçando a barra parece coisa de quem quer aparecer, vide o ativilsta de twitter e Instagram. Adeus!

J Fernando
J Fernando
Reply to  Silvino
3 anos atrás

Como bem escreveu o dono do blog: “isso não faz de ninguém racista. Mas aderir ao gesto coletivo faria deles anti-racistas.”
Eles deixaram a dúvida no ar e são pessoas com grande influência, inclusive no público infantil.

Al Eagle
Al Eagle
3 anos atrás

Eu sou torcedor do Vettel. Queria muito ver ele no grid ano que vem e achei que a Ferrari fez uma grande canalhice com ele nessa demissão telefônica, quero que o time de Maranello se ferre muito e vou torcer muito contra eles, isso não faz qualquer diferença nos resultados das corridas, minha torcida não move uma pena nas pistas.
No entanto a maneira como o mundo atual gira, me enoja. Perez, por quem não tenho qualquer empatia ou desprezo, em que pese o fato de desaprovar a atitude dele de não comparecer aos protestos do Hamilton, principalmente ele, um latino, que tem seus pares altamente discriminados aqui nos USA. Por outro lado foi uma das peças chaves na salvação da Racing Stroll e acho de uma sordidez imensurável descarta-lo no primeiro sopro de crescimento do time.

“De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.”
Rui Barbosa

A começa a achar tudo isso normal!!!

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Al Eagle
3 anos atrás

O mundo gira dessa forma, Al. Somos todos peças de reposição, não importando a posição ocupada.

Vai Vettel!
Vai Vettel!
3 anos atrás

As notícias estão aceleradas! Tem fonte anunciando que Sergio Pérez já está procurando vaga na Haas e na Alfa Romeo.

Pedro
Pedro
3 anos atrás

flavio, a força desse gesto é tão grande, tão intensa, que o menos importante sobre o hamilton é ele ser um excepcional esportista. ele é o que todo mundo deveria ser: um cidadão atuante, participativo e indignado com o que esse mundo tem de errado.

Gabriel P.
Gabriel P.
Reply to  Pedro
3 anos atrás

Perfeito.
Hamilton é o cara e vai ser o melhor de todos os tempos, excepcional,

CARLOS GALVAO
CARLOS GALVAO
3 anos atrás

Eu não entendo muito bem como que a maracutaia da Ferrari em 2019 tem ligação com o desempenho pífio deste ano.
Os mecanismos suspeitos foram retirado antes do final do campeonato do ano passado e, mesmo assim, não estavam tão atrás nas últimas etapas.
Não seria realmente um erro de projeto?
Afinal, todas as equipes com o motor da equipe italiana estão sofrendo.

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  CARLOS GALVAO
3 anos atrás

Foi um erro de projeto, um carro mal nascido, mas é tão gostosa uma teoria da conspiração…

Jeferson Araújo Pereira
Jeferson Araújo Pereira
3 anos atrás

Um jornal, uma TV e o Gerhard Berger estão dizendo que o Vettel vai correr na Aston Martin em 2021.

Cabe aqui o bordão do desenho Lippy e Hardy: “Oh céus! Oh vida! Oh azar” (quem tem mais de 50 anos deve lembrar – o desenho é de 1962).

Ô aposentadoria difícil! O Vettel não desapega!

Esqueçam o tetra.Se alguém aqui tiver a coragem de escrever que ATUALMENTE Sebastian Vettel é melhor piloto que o Sergio Pérez, eu recomendo procurar um psiquiatra. Óbvio ululante: se for verdade, quem vai dançar é o Pérez.

Ferrarista
Ferrarista
Reply to  Jeferson Araújo Pereira
3 anos atrás

Você conhece o Grouillard? E o Baldi? Talvez sim, talvez não. Mas, com certeza, conhece o Prost, que é tetracampeão e correu juntamente com os dois citados.

Daqui a três décadas ninguém vai lembrar de Pérez, mas todos saberão quem foi Vettel. Este é o óbvio ululante que vai valer no futuro.

Jeferson Araújo Pereira
Jeferson Araújo Pereira
Reply to  Ferrarista
3 anos atrás

FERRARISTA: eu acompanho a F-1 desde 1972, e sei quem é o Olivier Grouillard e o Mauro Baldi, mas parece que a minha mensagem não ficou bem clara.

Fique tranquilo que o tetra do Vettel já faz parte da história.OK, o Pérez não é nem campeão, mas o que eu quis dizer – e escrevi ATUALMENTE com letras maiúsculas – é que hoje o Pérez é nota 10 com louvor, e o Vettel – desde o ano passado – não merece mais do que uma nota 2.Foi só isso.

Jeferson Araújo Pereira
Jeferson Araújo Pereira
Reply to  Ferrarista
3 anos atrás

FERRARISTA: encaro com muita naturalidade – se realmente acontecer – a contratação do Vettel pela Aston Martin. Obviamente, o Lance Stroll será seu companheiro. Ele está com apenas 21 anos, e com a grana que o pai dele tem, ele deve correr na F-1 até completar 40 anos.

Nada impede que o Sergio Pérez seja contratado por outra equipe.Normal.Vida que segue. Pode ser que a Haas se interesse por ele. O Kimi pode se aposentar.Enfim…

Jeferson Araújo Pereira
Jeferson Araújo Pereira
Reply to  Jeferson Araújo Pereira
3 anos atrás

É muito raro um piloto de F-1 solicitar uma entrevista com uma semana de antecedência, mas o Vettel fez isso. Martin Brundle, da Sky Sports, irá entrevistá-lo na quinta-feira, 16/07/20.

Parece que agora está bem claro.Vettel vai dar uma entrevista exclusiva ao Brundle, anunciando que irá correr pela Aston Martin.

Se isso for mesmo verdade, não dá para “brigar” com a realidade. Nós, aproximadamente os 50% dos leitores deste blog que querem ver o Vettel aposentado, teremos que fazer uma adaptação da frase mais famosa do Zagallo, para o atual momento da F-1:

‘”Nós vamos ter que engolir o Vettel”

Ferrarista
Ferrarista
Reply to  Jeferson Araújo Pereira
3 anos atrás

O site STATS F1, no dia de hoje, comenta sobre a possibilidade de Vettel correr na Aston Martin ano que vem. É claro que a notícia só será válida depois de tudo acertado e assinado.
E aí, como é que vai ficar a tua cara e a de muitos, se isso acontecer? E pior no teu caso, se for o Pérez a ceder o lugar para o alemão.

J Fernando
J Fernando
Reply to  Jeferson Araújo Pereira
3 anos atrás

Nós temos que engolir o Magnussen, Grosjean, Latifi, Stroll (pode melhorar, quem sabe…), Raikkonen (pela idade), Kvyat e Giovinazzi. E ainda temos o Alonso de volta. Então, Vettel tem toda razão de querer permanecer.

Costa
Costa
Reply to  Jeferson Araújo Pereira
3 anos atrás

Sérgio Pérez é aquele piloto que sumiu na chuva?

Pedro
Pedro
Reply to  Costa
3 anos atrás

Sergio Perez é aquele piloto que é muito melhor que o Lance Stroll. Não fosse filho do dono, não ia ter nem discussão sobre quem deveria ser o demitido.

Costa
Costa
Reply to  Costa
3 anos atrás

Ser melhor que o Stroll (que está evoluindo) não é referência…

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Jeferson Araújo Pereira
3 anos atrás

Fácil, basta perguntar para o Hamilton.

Acho que Ele é uma das únicas vozes que reconhece o que o Alemão é capaz de fazer nas pistas.

Obs.: Nunca esquecer que quando o Vettel ganhou os 4 títulos o Hamilton estava alinhado no Grid, comendo poeira com carro ruim. Assim é a Formula 1 que conheço e acompanho desde 1972. Quem tem carro ganha, quem não tem faz figuração.

Gabriel P.
Gabriel P.
Reply to  Jeferson Araújo Pereira
3 anos atrás

Quantos títulos tem o Perez ???
Quantas vitorias ???
Quantos pódios ???
Quantas pole positions ????
Agora sim vem a pergunta, quem é melhor ???
E quem deveria se desapegar é o Alonso, que deveria estar aposentado faz tempo.
E aí veremos, Vettel na Aston Martin X Alonso na Renault.
Quem terminará o campeonato com mais pontos ?????

XAU XAU VETTEL
XAU XAU VETTEL
Reply to  Gabriel P.
3 anos atrás

O Schukrute Fake Jr. não consegue terminar a temporada a frente do LecLec, quem dirá à frente do Alonso, kkkk.

Vem Vem Vettel
Vem Vem Vettel
Reply to  Gabriel P.
3 anos atrás

O Xucrute Fake Jr. é a minha pedra no sapato! Ele meteu poeira no meu amado idolatrado.
Mas Alonso vai voltar e colocar o Fake Jr. na rabeira! Acreditem…

Tom
Tom
3 anos atrás

Comentei isso no eu outro texto,foi a parte mais emocionante,como você recordou da Olimpiada do Mexico,linda imagem….pena que não vai ter corrida no Brasil,seria legal o Hamilton,fazer uma homenagem para os pretos brasileiros mortos pela policia e para os índios,que são perseguidos e abandonados por esse corja de canalhas que está no poder.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
3 anos atrás
Fernando
Fernando
3 anos atrás

Para mim, a decepção desse ano tem sido o negacionismo do Bottas

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  Fernando
3 anos atrás

Se o líder do campeonato te decepciona, imagine o resto do grid.

Rafael Lima
Rafael Lima
3 anos atrás

Adoro ver a Ferrari em crise…rsrsrs

Renato F1/FE Mercedes
Renato F1/FE Mercedes
Reply to  Rafael Lima
3 anos atrás

Eu idem.

Paulo Moreira
3 anos atrás

Obrigado por esse pedaço de história que eu desconhecia. Agora entendo o gesto do Hamilton no pódio. Um gesto que eu deduzi que fosse da luta contra o racismo e que deu uma imagem forte do piloto britânico.
Sobre os pilotos se ajoelharem ou não. aqueles que não o fazem pode ser porque o gesto ter um entendimento ou um significado diferente no seu país. Acho que todos deviam de se ajoelhar, mas bem pior são os que não aparecem na cerimónia do hino. Deveria ser obrigatório a presença de todos os pilotos. É a minha opinião.

Abraço

visitem: https://estrelasf1.blogspot.com/

Tiago
Tiago
3 anos atrás

Boa tarde Flavio, como vai!? Muito boa seu rescaldo, meio curto … rsrsrs. Sei que vc é fã da Vemag, então meu teve um belcar e uma vemaguete, esses dias ele achou um manual original de um desses dois carros, está completo, todas as páginas. Eu tenho um m fusca 73 1500 todo original, só não tenho o manual. Com seus conhecimentos será que não conseguimos uma permuta!? Abs

Paulo Leite
Paulo Leite
Reply to  Flavio Gomes
3 anos atrás

Você me emprestaria os manuais da Vemag para eu escanear em alta resolução colorida ? Queria muito matar a saudade dos manuais da Vemaguete 67 branco gelo cintilante de meu Pai. Juro que devolvo, além do mais, eu seria o fiel guardião das cópias, caso um desastre (toc toc toc) aconteça com seus preciosos originais.

Tiago
Tiago
Reply to  Flavio Gomes
3 anos atrás

Opa! Valeu.

ms
ms
3 anos atrás

sempre reparei a falta de engajamento de hamilton em questões politicas, sociais e raciais e com muito bom grado percebo agora seu engajamento nesse movimento que se tornou um levante histórico de proporções nunca vistas por conta da morte de George Floyd….hamiltom (e também penso que todos nós) com todo seu prestígio tem muito a contribuir para que episódios como estes sejam repudiados e punidos de forma exemplar com cadeia pra quem os pratica seja lá quem for

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
Reply to  ms
3 anos atrás

De um tempo pra cá começou a se manifestar. Vide as questões ambientais. Virou alguma chave.
E a questão de racismo, é certo que ele ja deve ter sofrido com isso, ainda mais num esporte elitizado. Essencial a liderança.

Markonikov
Markonikov
3 anos atrás

Por isso ele já se tornou o maior de todos os tempos … inclusive, maior que Senna, com seu messianismo evangélico de ungido predestinado …. LH é muito mais maduro e importante, pois se ocupa de problemas humanos, demasiadamente humanos …

Cowboy do Asfalto
Cowboy do Asfalto
Reply to  Markonikov
3 anos atrás

As viúvas vão te matar…

Edison Ferreira Jr
Edison Ferreira Jr
Reply to  Markonikov
3 anos atrás

Francamente, Senna foi muito bom, mas tem pelo menos meia dúzia de pilotos maiores que ele.
Hamilton, Schumacher, Fangio, Lauda, Prost…

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Edison Ferreira Jr
3 anos atrás

Critério considerado: vozes confusas da minha cabeça.

ms
ms
Reply to  Edison Ferreira Jr
3 anos atrás

hamiltom pelo jeito vai colocar todos eles debaixo do braço…..pra mim é só uma questão de tempo pra que isso aconteça…..

Ricardo Cosme
Ricardo Cosme
Reply to  Edison Ferreira Jr
3 anos atrás

Concordo e digo mais: O Piquet foi tão grande senão maior que o Senna, ganhou 3 títulos com três motores diferentes sendo um que ele desenvolveu sozinho, em duas equipes diferentes, correndo contra os melhores pilotos da década de 80: Lauda, Prost, o próprio falecido, Mansell, Jones, Reutemann, enfim, como já disse o Gomes, Senna correu contra ninguém, Piquet bateu muita gente grande e continuaria ganhando títulos se não tivesse se estourado na tamburello

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Edison Ferreira Jr
3 anos atrás

Piquet foi gigante porque correu contra Prost e Mansell. Senna correu contra ambos também, mas segundo o lunático aí, não correu contra ninguém.

É difícil entender a cabeça de alguém cuja conexão de neurônios não funciona como deveria…

Beto
Beto
Reply to  Edison Ferreira Jr
3 anos atrás

Piquet sempre foi maior que Senna por um simples motivo. Piquet derrotou Prost na pista, enquanto Senna derrotou Prost nos descartes e na vigarice!

E verdade seja dita, também. Prost derrotou Piquet e Senna.

ms
ms
Reply to  Edison Ferreira Jr
3 anos atrás

ricardo cosme, sobre seu comentário acrescentaria que piquet deu aquela “…derrapadinha controlada..” bem debaixo do fucinho do senna no GP da hungria em 1986 quando senna amarelou sendo obrigado a “tirar o pé” pro piquet ultrapassá-lo em grande estilo sendo considerada por muitos uma das mais belas ultrapassagem da história da F1….acho que senna deve ter ficado ainda por um bom tempo depois daquela corrida sentindo o cheiro de borracha queimada e da poeira deixada pelo carro do nelsão quando fez a ultrapassagem….

Cowboy do Asfalto
Cowboy do Asfalto
Reply to  Edison Ferreira Jr
3 anos atrás

MS, houve uma eleição há bem pouco tempo para eleger a maior ultrapassagem da f1 e essa ultrapassagem venceu!
A segunda colocada foi a ultrapassagem do Rubinho, quando Schumacher o espremeu no muro.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Edison Ferreira Jr
3 anos atrás

O curioso é que os descartes eram conhecidos desde o início do campeonato. Todos corriam sabendo que poderiam jogar 5 resultados fora. Alguns arriscavam mais enquanto outros se contentavam com o segundo lugar mesmo sabendo que não serviria de nada.

Também é curioso que Prost mudou a linha na chincane de Suzuka propositalmente. Ganhou um campeonato com a desclassificação de Senna.

Também é curioso que a FIA, há alguns anos, fez uma homenagem aos tricampeões e se esqueceu de Piquet.

J Fernando
J Fernando
Reply to  Edison Ferreira Jr
3 anos atrás

Pena que a globo endeusou Senna e esqueceu todos os demais pilotos brasileiros, inclusive os campeões Fittipaldi e Piquet. Por muitos anos era heresia criticar Senna. Um dia talvez a emissora faça um documentário com os três grandes campeões brasileiros.

Ricardo Cosme
Ricardo Cosme
Reply to  Edison Ferreira Jr
3 anos atrás

Mclaren-12 (cujo o apelido já diz muito…) Senna correu contra ninguém quando venceu seus campeonatos, isso é um fato, é só assistir o vídeo do Gomes que tem uma análise bem detalhada do assunto e chegar a conclusão. Correu contra quem em 88? o Prost e o descarte. E só. E em 89? De novo só contra o Prost e o regulamento. 90? quem deu canseira no Senna?? E em 91?? Ninguém! 92 e 93 correu contra as Williams ultra, Schumacher e Piquet em fim de carreira, ganhou o título?? Não. Não ganhou. 94 tomou pau do Schumacher nas 2 primeiras corridas e na última Schumacher estava colado nele em todas as voltas até o acidente. É inegável tanto o talento quanto as conquistas de Senna, mas ele não é esse deus todo que foi construído ao longo do tempo e analisando friamente as condições, equipamentos, regras e principalmente concorrentes, ele pegou a mclaren honda prontinha pra papar tudo de 88 a 91 da mesma forma que o Hamilton pegou a Mercedes, nadou de braçada com um equipamento perfeito. Schumacher construiu a benneton, depois construiu a ferrari e depois construiu as bases da Mercedes avassaladora de hoje; Piquet carregou tanto a Brabham quanto a Williams e o motor bmw turbo nas costas, a suspensão ativa, entre trocentas outras inovações e podia ter ganho também em 1986; Lauda construiu a Ferrari nos anos 70 e depois a Mclaren no primeiro carro de fibra de carbono; Stewart foi outro que carregou tanto a Matra quanto a Tyrrel nas costas desenvolvendo tudo no feeling; O próprio Emerson com a Lotus e depois a Mclaren ganhou com equipamentos distintos e concorrentes ferozes, e ainda fez a proeza de pontuar com um carro próprio construído no Brasil em situações adversas conseguindo vários pódiuns e a lista é grande amigão. Sai dessa bolha de cegueira da religião sennista globista aí e acorda pra realidade: Senna só foi campeão com equipamento perfeito, sem eqpto perfeito ele seria mais uma promessa que não vingou

XAU XAU VETTEL
XAU XAU VETTEL
Reply to  Edison Ferreira Jr
3 anos atrás

Senna é, e ainda será o maior piloto dessa bagaça de todos os tempos……pra tristeza de muitos brasileiros e algumas Schukruzetes, hehehe. GOSTEM VCS OU NÃO, AS LISTAS ESTÃO AÍ.

Vem Vem Vettel
Vem Vem Vettel
Reply to  Edison Ferreira Jr
3 anos atrás

E estou guardando todas essas listas dentro da minha Matrix. Dentro dela, 3 consegue ser maior que 7.

Vicellez, o derrotado da Vez
Vicellez, o derrotado da Vez
Reply to  Edison Ferreira Jr
3 anos atrás

Sennafredo, meu amigo de Matrix, fale pra essas schuckruzetes que foi a nossa Fada Madrinha que disse que o nosso amado idolatrado é o maior piloto do mundo!

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Edison Ferreira Jr
3 anos atrás

Disse tudo, Ricardo Cosme! Desnudou o mito Senna com uma análise consciente e certeira!

Costa
Costa
Reply to  Markonikov
3 anos atrás

Só não perdoa o Rosberg por ter tido a ousadia de derrotá-lo, não é?

Amaral
Amaral
3 anos atrás

Me impressiona ver gente incomodada com o Hamilton se tornar a voz mais ativa em se manifestar contra o racismo.
Ah, ele é negro, mas não foi pobre, favelado, virou piloto, é famoso, rico, e tal… Pode até ser. Mas certamente ainda é vítima de racismo. Negros famosos também sofrem. Ou acha que não há quem não aceite que o Rei do Futebol seja um negro, por exemplo? Não é só preferência pelo futebol do Maradona, não.
Que ele tome a frente como campeão e referência que é. Cresceu muito como pessoa, já disse isso aqui. Saiu da fase playboy e da fase errática e hoje ele está, a despeito de seus trinta e tantos anos, no auge físico, técnico, mental, emocional e psicológico. Pro Bottas cogitar pensar em disputar título com ele tem que andar 150% em todas as corridas e ainda contar com a sorte. É muito bom piloto, mas está um degrau abaixo.
Mesmo o superestimado Verstappen, novo menino prodígio, terá que ir além para pensar em disputar título com o Hamilton um dia. Gosto do talento dele, não da pessoa. Moleque arrogante e egocêntrico demais. É um dos melhores da geração, mas o ego dele diz que ele é o melhor do multiverso.
Que tenhamos mais Hamiltons no mundo. Sejam pretos, brancos, índios, latinos, asiáticos, aborígenes, alienígenas, não importa. Que tenhamos mais seres que buscam fazer a diferença como individualidade e como parte da sociedade. Que tenhamos mais mulheres pretas no pódio. Mais homens pretos. Mais minorias. Mais demonstrações de que todos nós somos importantes.
E pra isso nem precisa chegar ao ponto de estar na F-1, ganhar corrida e cerrar punho no pódio. Seja um trabalhador que faça seu trabalho com honestidade e dedicação com todos à sua volta, seja uma mãe que em casa oriente seu filho de forma clara a ser uma pessoa de bem com valores morais sólidos, todos estão, no fundo, lutando contra o racismo, a desigualdade e a onda reacionária e deturpada que nos fustiga ultimamente.

Jeferson Araújo Pereira
Jeferson Araújo Pereira
Reply to  Amaral
3 anos atrás

Amaral: a infância do Hamilton foi bem pobre! Ele não tinha nem um colchão para dormir. Dormia no chão. O pai dele teve três empregos – simultaneamente – para poder custear a carreira do filho.

Pedro Araújo
Pedro Araújo
Reply to  Jeferson Araújo Pereira
3 anos atrás

Sim… A familia do Hamilton morava em uma daquelas casas ou aptos subsidiados pelo estado inglês pra população mais pobre.

Aquelas coisas que no Brasil dizem que não pode ter porque é “assistencialismo”, é “entregar o peixe em vez de ensinar a pescar”.

Amaral
Amaral
Reply to  Jeferson Araújo Pereira
3 anos atrás

Grato pelas ressalvas em meu comentário. De verdade. Eu realmente não sabia desses detalhes a respeito dele. E acabei comentando algo sem ter o conhecimento de causa, de forma incompleta.
E infelizmente falar em algo que possa ser remetido a ideia de assistencialismo virou crime. Esquecem que equidade deveria ser algo a ser praticado. Dar menos a quem tem mais e mais a quem tem menos. Assim chegamos mais rápido à tão sonhada igualdade.
Mais um motivo para felicitar o atual momento dele. Ele poderia estar hoje só falando de quantos recordes do Schumacher faltam para ele quebrar. Mas em vez disso está pensando no presente. Como piloto, como pessoa e como ativista.

J Fernando
J Fernando
Reply to  Jeferson Araújo Pereira
3 anos atrás

Legal, cara. Não sabia disso. Dei uma googlada e li a história do garoto Hamilton, garçom e lavador de carro.

Edison Ferreira Jr
Edison Ferreira Jr
Reply to  Amaral
3 anos atrás

É isso aí, assino embaixo.

Robson
Robson
3 anos atrás

Max no ano passado ja havia acusado a Ferrari de trapaça. Por conta disso, os dirigentes ferraristas ficaram putos com o jovem piloto. Agora vejam se ele não estavam certo?

cesinha
3 anos atrás

Hamilton,um negro,ícone do esporte mundial, levantar a bandeira contra o racismo é muito importante.Porém,pergunto:onde ele estava antes de um policial branco matar injustamente um negro nos EUA.Será que ele levantaria esta bandeira no início da carreira onde ainda não havia mostrado seu enorme talento.Os pilotos que não participaram, não significa que são racistas,apenas não viram necessidade,aliás,devemos praticar todos os dias a empatia com todos,independente de cor da pele,credo,classe social,intelectual,etc..
Quanto a corrida,mais um show de Hamilton,vai levar fácil esse ano, Bottas não será e nunca foi adversário,esperto foi NIco que bateu Hamilton e se retirou

Ed
Ed
3 anos atrás

Fala-se tanto sobre Hamilton ser negor etc. Mas sinceramente eu acho a F1 um baita cascata. SKY sports, muito $$$$$$$$$$, vence um carro alemão , e um piloto inglÊs. Enfim. Não tem nada a ver com direitos iguais, chnces iguais etc. Na F1 o que menos existe é chance igual. F1 é inglesa, Hamilton é inglês, provavelmente o próximo campeão será o NOrris, que tb é inglês e logicamente pilotano o melhor carr, de quem melhor faz máquina, os alemães. O resto pra mim é puro romanticismo.

Endurancer
Endurancer
Reply to  Ed
3 anos atrás

Mas se os alemães fazem a melhor máquina e o Hamilton é o melhor piloto, qual a cascata?

Ed
Ed
Reply to  Endurancer
3 anos atrás

Então somente o HAmilton venceria com a Mercedes? Isso sim é cascata. A Mercedes definitivamente é o melhor carro, HAmilton não é o melhor piloto, ele esta no mesmo nivel de pelo menos 10 outros no grid.

Eder Félix
Eder Félix
Reply to  Ed
3 anos atrás

E você perde tempo acompanhando por quê? Se já sabe o resultado, vai caminhar domingo de manhã

Gabriel
Gabriel
3 anos atrás

É o que sempre digo, quando uma pessoa se esforça, acredita nos seus sonhos e vai a luta, nada pode te segurar, nem cor, nem origem, nem religião, nada pode parar uma pessoa determinada, dedicada, esforçada e que não se lamenta ou se faz de vitima diante das dificuldades. Parabéns Stephanie Travers, você é um exemplo de ser humano para todas as pessoas no planeta.

Jeferson Araújo Pereira
Jeferson Araújo Pereira
3 anos atrás

O MOTORISTA Grosjean ficou nervosinho e deu piti quando soube que os PILOTOS Bottas e Leclerc foram para casa logo após a 1ª corrida. Grosjean e os outros pilotos ficaram no autódromo.

A Mariana Becker, seu produtor e também marido, e mais um cameraman, ficaram “hospedados” no autódromo, sem poder sair, entre os dias 02/07 e 13/07. Suponho que a Rede Globo tem pelo menos um trailer estacionado no Red Bull Ring, pois um motorhome seria um exagero. Suponho também que a Globo deve ter providenciado um estoque grande de comida para alimentar os três.

Sei que próximo ao Red Bull Ring há vários hotéis, mas não sei se há um hotel dentro do autódromo (parece que sim).Se existir, a diária deve ser cara demais. A Globo está cortando despesas e já cometeu um crime: demitiu o Reginaldo Leme.

Um detalhe sobre os testes de Covid-19 realizados no autódromo.Mariana Becker informou que cada teste custa 55 euros. A empresa que realiza os testes está faturando alto, pois o número de teste já efetuados é muito grande.

Nesse momento o Blog entra no terreno pantanoso da linha editorial da revista Caras. Se alguém souber detalhes sobre a existência desse trailer da Globo ou outras abobrinhas sobre a hospedagem de Mariana Becker no autódromo, favor informar.Isso é cultura inútil, mas acho legal ficar sabendo os detalhes.

Pedro Araújo
Pedro Araújo
Reply to  Jeferson Araújo Pereira
3 anos atrás

Que nada, isso é assunto bem legal!

Bastidores do que ocorre nas coberturas são interessantes sim, o Próprio Grande Prêmio tem aquele monte de live excelente com vários jornalistas sobre as coberturas de antigamente…

Digo isso apesar da imprensa brasileira (rede globo especialmente) ter esse viés muito autocentrado, às vezes a notícia é mais a cobertura jornalística do que os fatos em si. Já tem até nome técnico em estudiosos da comunicação pra esse fenômeno: Tautismo. Tautologia + Autismo.

Mas aí é situação da grande imprensa em geral e Globo em particular. Que está perdendo o poder de mídia hegemônica pros gringos (google, facebook, whatsapp, amazon, esses monopólios do vale do silício)

Tom
Tom
Reply to  Jeferson Araújo Pereira
3 anos atrás

Jeferson, não existe um hotel dentro do autodromo,e os hoteis próximos geralmente lotam cedo(principalmente de holandeses),não é o caso desse ano…,para os pilotos,como o proprio Hamilton disse o ideal é o motorhome,as equipes possuem uns 12 caminhões cada uma,o ano passado assisti essa corrida,é um lugar fantástico,o clima da F1 lá é de esporte popular,no trem saindo de Graz,que fica há uns 60km,voce cruza com gente da Europa toda,é um lugar pitoresco,onde a melhor forma de chegar é por trem,exceto os pilotos que vão de helicópteros.Ainda quero voltar lá,desde criança queria assistir essa corrida,demorou quase 30 anos…,.,quem gosta de F1 tem que assistir uma corrida na Europa.Saudações!!

Jeferson Araújo Pereira
Jeferson Araújo Pereira
Reply to  Tom
3 anos atrás

TOM: grato pelas informações.Abraço!

pedro araujo
pedro araujo
3 anos atrás

a proposito

paralelamente a essa coisa toda da comparação panteras negras X vidas megras importam, é muito foda sim o hamilton usar o simbolismo do ounho cerrado

porque nem todo mundo vai saber a história por tras do gesto

mas o gesto em si já é muito poderoso simbolicamente

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
3 anos atrás

Bela corrida, duas categorias disputam a mesma prova. Quanto a categoria mais rápida nenhuma novidade, o que anima e a liderança do Norris com duas vitorias na temporada.

Segue o jogo… #vacinajaamanha

pedro araujo
pedro araujo
3 anos atrás

cara, espero que o hamilton esteja lendo sobre o que foi o movimento panteras negras

porque esse sim foi um movimento importante:

power to the people

esse é um grito muito mais poderoso do que “vidas negras importam”, que já esconde uma submissão muito forte

e antes dos panteras, o luther king e o malcom x ja tratavam o movimento negro como um movimento que deveria abranger toda as classes desfavorecidas, não só os negros.

era praticamente um levante dos pobres contra os ricos

nao por acaso os dois foram assassinados, bem como os principais lideres dos panteras tambem foram mortos ou presos durante muito tempo (acho que a angela davis foi das poucas que ficaram menos tempo presa, não conheço tanto a história)

até o povo dos aliados panteras brancas se fuderam (como o john sinclair, mentor do MC5)

por isso é importante ele saber das diferenças entre o movi dos 60 e 70 e o de agora

o BLM, por melhor que sejam as intenções dos moleques na rua ou do hamilton, é um movimento fundado por pessoas da classe media americana, financiado por pessoas e grupos poderosíssimos nos EUA, e apoiado por todo o partido democrata, que ta usando o povo na rua pra desestabilizar o atual governo (goste-se ou nao do trump)

o mais interesante é que é a mesma coisa que aconteceu no brasil, em 2013. e em um montão de outros países… (hong kong sendo o lugar mais recente)

um movimento inicialmente legitimo sendo manipulado pra desestabilizar um governo

revolução colorida no proprio quintal de quem criou a estratégia, usada contra um governo do próprio país deles…

muito louco isso

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  pedro araujo
3 anos atrás

Esqueceu da Praça da Paz Celestial na China…

Al Eagle
Al Eagle
Reply to  pedro araujo
3 anos atrás

Quanta asneira. Tá estragado esse teu cigarro.
MBL com boas intenções, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Eder Félix
Eder Félix
3 anos atrás

Ocon e Albon. São casos muito semelhantes ao Ralf Schumacher: apareceram bem, se mostraram promissores, mas… se continuarem assim, terão também o final de carreira similar: com a valorização da imprensa (toda ela) muito maior que o talento que realmente dispunham

murilo
murilo
3 anos atrás

Uma breve reflexão: Com quantos negros você estudou? Quantos na sua turma de faculdade? Quantos negros na sua empresa? Ver o Hamilton dominar o esporte mais elitista do mundo e fazendo protesto anti-racismo NÃO TEM PREÇO.

Marcio K
Marcio K
Reply to  murilo
3 anos atrás

Preparando-me para levar paulada… Mas com quantos pobres você estudou? Sei que é fora do contexto, mas acho que deveríamos olhar pelo contexto social, em vez da cor da pele. Até porque o conceito de raça está errado: até onde sei somos todos Homo Sapiens.

Claudio Antero
Claudio Antero
Reply to  Marcio K
3 anos atrás

Cada um lutando apenas por sua classe tem bem menos força do que se estivessem todos unidos num mesmo movimento, assim como os negros sofrem o branco pobre tb, os homossexuais, não vou nem discutir quem mais sofre mais, seu comentário pra mim é bem sensato

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  murilo
3 anos atrás

Tenho certeza que o protesto do Hamilton incomoda muuuuuuuuuuuitos leitores deste blog. Alguns, de forma discreta, chegaram a fazer críticas aqui e prontamente foram escorraçados pelos outros.

Agora eles estão quietinhos. Existem e são muitos. Não suportam o Hamilton pois não admitem ver um negro se tornar o maior piloto do esporte mais elitista do planeta.

Claudio Antero
Claudio Antero
Reply to  McLaren-12
3 anos atrás

Eu não acredito não, pra mim a maioria da antipatia vem dos elogios que uma recebe quando está fazendo sucesso, quantos não gostam do Senna, quantos não gostam do Vettel, o ser humano de uma forma geral é narcisista, acha feio ou pelo menos tenta diminuir o que não é espelho, certeza que se vc parar pra pensar na escola que vc estudou, no seu trabalho, na sua vizinhança teve ou tem quem tente diminuir, botar defeito mesmo, em quem faz algum tipo de sucesso.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  McLaren-12
3 anos atrás

Escreva de novo usando corretamente a pontuação.

MacLata-12
MacLata-12
Reply to  McLaren-12
3 anos atrás

E também observe os parágrafos.

Fernando
Fernando
Reply to  murilo
3 anos atrás

Obrigado por colocar este tema. O racismo estrutural cegou as pessoas no brasil, vide p ex. os varios comentarios aqui no blog. O policial q ajoelhou em cima do pescoco da mulher Negra dona de bar de 51 anos ontem. Vamos imaginar, e se fosse o policial ajoelhar no pescoco da Madame branca e Rica dona da daslu ou de um bar chic nos jardins, morumbi, leblon etc ? Vamos fazer exercicio de imaginacao.

SERGIO LUIZ BARBOSA
SERGIO LUIZ BARBOSA
Reply to  Fernando
3 anos atrás

O primeiro acometido pela cegueira foi você mesmo. O safado do policial pisou no pescoço dela. Ou melhor subiu no pescoço dela. Se essa musculatura não fosse a mais resistente do nosso corpo, o fdp teria matado a mulher, quebrando o pescoço dela.

Leandro
Leandro
3 anos atrás

Russel vinha bem, mas depois que saiu da pista não conseguiu mais andar em um bom ritmo.

XAU XAU VETTEL
XAU XAU VETTEL
3 anos atrás

Contagem regressiva para mais um record do alemão mais fake da história cair…..hehe. GoGoGo Hamilton!!

Pedro
Pedro
Reply to  XAU XAU VETTEL
3 anos atrás

Confesso que nunca gostei muito dele, principalmente na época da red bull, mas agora até estou com pena do Vettel.

XAU XAU VETTEL
XAU XAU VETTEL
Reply to  Pedro
3 anos atrás

E eu nem estava me referindo ao TetraFake…….

Vem Vem Vettel
Vem Vem Vettel
Reply to  Pedro
3 anos atrás

Eu estava me referindo ao maior de todos os tempos, o Xucrute Fake Mor!

BRUNO SANCHES FORNI
BRUNO SANCHES FORNI
Reply to  XAU XAU VETTEL
3 anos atrás

Concordo. O Hamilton caminha a passos largos e em pouco tempo será o maior de todos os tempos. Já é bem maior que quase todos, inclusive que o Senna, por exemplo.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  BRUNO SANCHES FORNI
3 anos atrás

Maior não significa melhor.

A comparação entre competidores de épocas diferentes só é possível na cabeça do torcedor fanático intransigente.

XAU XAU VETTEL
XAU XAU VETTEL
Reply to  BRUNO SANCHES FORNI
3 anos atrás

Vc quis dizer nos números, suponho.

Beto
Beto
Reply to  BRUNO SANCHES FORNI
3 anos atrás

Hamilton é maior que Senna nos números e na pista. Só as viúvas cegas é que não enxergam!

XAU XAU VETTEL
XAU XAU VETTEL
Reply to  BRUNO SANCHES FORNI
3 anos atrás

Bah….vc terá de tirar a venda da grande maioria mundial então, kkkkk…..boa sorte!

Bruno Sanches Forni
Bruno Sanches Forni
Reply to  BRUNO SANCHES FORNI
3 anos atrás

Então, McLaren-12. Você chegou onde eu queria. Eu não concordo com coparações, Então, da mesma forma que não é. Correto comparar Hamilton e Senna, ou Fangio e Schumacher, ou Senna e Schumacher, orgasmos de alguns porque o Hamilton bateu os recordes de Schumacher também não seriam corretos. Agora, quem encontra critério para justificar Senna melhor que Schumacher, ou Hamilton melhor que Schumacher, ou Schumacher melhor que os dois, tem que ponderar que, se Hamilton é melhor (e maior) que Schumacher, ele é melhor e maior que Senna também. Mas como disse meus objetivo foi apenas uma provocção. Cada um foi (ou é) espetacular no seu tempo.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  BRUNO SANCHES FORNI
3 anos atrás

Esquece amigo Sennafredo.

As salsichettes usavam os números de Schumacher para dizer que foi o maior piloto de todos os tempos, ultrapassando nos boxes, pedindo para companheiro de equipe frear na linha de chegada nos boxes, copiando acerto de carro e blablabla.

Agora que o Hamilton está fazendo um por um engolir a salsicha, até já se esqueceram do Schumacher e nem se lembram porque torciam pra ele.

XAU XAU VETTEL
XAU XAU VETTEL
Reply to  BRUNO SANCHES FORNI
3 anos atrás

Perfeito caro Mclaren-12……

O que esses caras nunca vão entender é que:
“Ter” mais não significa “Ser” mais!

J Fernando
J Fernando
Reply to  BRUNO SANCHES FORNI
3 anos atrás

Você entrou no loop dos títulos. Tipo assim: Piquet tem 3 títulos, mas Senna com os mesmos 3 títulos é o maior campeão. Prost tem 4 títulos, portanto é maior que Piquet, que só tem 3, mas menor que Senna, que também tem 3. Schumacher é maior que Piquet e Prost, pois tem 7 títulos e os demais têm menos, mas não é maior que Senna que tem 3 títulos. Hamilton poderá conquistar até 8 títulos, mas Senna com 3 ainda é maior. Alonso tem 2 títulos e se conquistar mais 2 na sua volta à F1 não será maior que Senna com 3. Ad infinitum.

Vem Vem Vettel
Vem Vem Vettel
Reply to  BRUNO SANCHES FORNI
3 anos atrás

Você misturou muitos títulos! A minha cabeça de viúva não consegue entender. Eu só entendo até três títulos, daí pra cima é tudo fake.

XAU XAU VETTEL
XAU XAU VETTEL
Reply to  BRUNO SANCHES FORNI
3 anos atrás

J. Fernando

Você foi perfeito, é isso mesmo. Ah só um detalhe, isso não sou eu ou o Mclaren 12 quem fala, mas sim o que saiu nas últimas pesquisas mundiais.

Vem Vem Vettel
Vem Vem Vettel
Reply to  BRUNO SANCHES FORNI
3 anos atrás

Ah, e mais um detalhe! Eu sou uma viúva que vive de listas e que não vê razão para um piloto conseguir mais de três títulos…

Eder Félix
Eder Félix
3 anos atrás

Acho que a Ferrari acaba mandando o Vetel pra fazenda antes do campeonato acabar. A depender do humor da McLaren liberar ou não o Sainz.
O gesto Hamiltista realmente é forte e merece ser repetido. Além de excepcional piloto, uma das raríssimas vozes de longo alcance que se levanta em questão socialmente importante. A saber quando assumirá todos os recordes.
Ano que vem Brasil e Alemanha sem pilotos no gris, seria possível imaginar isto 20 ou mesmo 10 anos atrás?

Jeferson Araújo Pereira
Jeferson Araújo Pereira
3 anos atrás

Sobre o fato de Giovinazzi, Sainz Jr., Pérez e Magnussen não terem nem comparecido usando a camiseta End Racism:

1- Sejamos sinceros: isso é grosseria, falta de educação, baixeza, falta de bom senso, arrogância, falta de sensibilidade, descortesia, ultraje, enfim: canalhice!!!

2- No momento em que eles não puderam comparecer: o que os quatro estavam fazendo que era tão importante que os impedia de irem ao ato? Isso me revoltou muito!!! Se eu fosse um dos quatro pilotos, apenas uma notícia me impediria de faltar ao ato: seu filho sofreu um acidente horrível e está na UTI em estado gravíssimo!!!

3- Tem gente que acha que a batida das duas Ferraris foi a pior cena da corrida. Não, nada disso. Mesmo porque a cena não é inédita. Eles se chocaram em Interlagos. A pior cena da corrida foi a ausência dos quatro pilotos acima citados.

Mudando de assunto e falando sobre os robôs que entregaram os troféus. São os robôs mais feios e sem graça que eu já vi!! A Liberty Media podia entrar em contato com a Honda e trazer o Asimo.Ele é o robô humanóide mais avançado do mundo.

Juan
Juan
Reply to  Jeferson Araújo Pereira
3 anos atrás

Para de ser babaca. Eu sou negro e esse negocio de ficar fazendo assedio moral contra os pilotos que nao usam camiseta é coisa de fascita. Tipico de quem nao suporta liberdadede de expressao. O fato deles nao usarem a camiseta nao quer dizer que sao racistas. E outra: se a F1 ou Hamilton fossem coerente com seus discursos se recusariam a correr em países que claramente infringem direitos humanos. Exemplos: China e Abu Dhabi. Mas ai nao pode porque mexe no bolso deles, né?

Cowboy do Asfalto
Cowboy do Asfalto
Reply to  Juan
3 anos atrás

Juan, concordo integralmente com teu comentário. Lúcido e coerente.

Jeferson Araújo Pereira
Jeferson Araújo Pereira
Reply to  Juan
3 anos atrás

Eu sou branco, não sou babaca, e tenho 200% de certeza que tenho o direito de concordar com TODAS as atitudes do Hamilton.

Você tem um problema sério: você leu um texto – muito curto – e não conseguiu compreender o que acabou de ler.

Em nenhum momento eu disse que quem não usa a camiseta é racista! Vou deixar mais claro, para que você possa realmente compreender o que foi escrito. O que eu disse é que acho ridículo e lamentável que quatro pilotos brancos não possam dedicar apenas cinco minutos de suas vidas para fazer uma coisa que é muito simples: vestir uma camiseta!

E se a F-1 for parar de correr em todos os países onde acontecem violações de direitos humanos, o Brasil teria que ter ficado sem corridas desde 1972! Sendo mais claro: nós nunca teríamos assistido uma corrida de F-1 no Brasil se fôssemos seguir a sua “lei”!

Tom
Tom
Reply to  Juan
3 anos atrás

Engraçado que voce não citou o Brasil?Por que ?o lugar que a policia mais mata preto no mundo..

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Juan
3 anos atrás

Um pouco de luz nessa escuridão de “ódio” e o novo “contra-ódio”.

J Fernando
J Fernando
Reply to  Juan
3 anos atrás

Sério que o fato de você ser negro lhe dá o direito de chamar o outro de babaca só porque não concorda com ele?
Sob o governo atual o Brasil recebeu 12 cartas (até agosto/2019) de relatores da ONU denunciando violações de direitos humanos no país, um recorde. Inclua o Brasil aí na sua listinha (infelizmente)!

Juan
Juan
Reply to  Jeferson Araújo Pereira
3 anos atrás

Jeferson, tu é branco e nem tem lugar de fala nesse tema. Aposto que nao sofreu preconceito. Ficar ofendido nao vai te fazer mais certo. Pelo contrario, esse seu xilique só confirma como voce é babaca e intolerante e contra a liberdade de expressal dos outros. Pretos como eu estamos cagando pra uma camiseta. O que é importa é a atitude dos pilotos ou de qualque outra pesssoa em seu dia a dia. Ficar fazendo assedio moral com que nao usa um pedaço de pano é patetico.

E nao precisa parar de correr o calendario inteiro. Basta parar de correr em paises que ATUALMENTE e oficialmente atraves de seus representates oficiais desrespeitam direitos humamos de mulheres, gays, minorias. Ou seja, China, Russia, Bahrain e Abu Dahbi. Ou voce acha que na Espanha e Monaco há violacao de direitos humanos como nos paises citados. Só muito babaca pra acahar isso

Jeferson Araújo Pereira
Jeferson Araújo Pereira
Reply to  Juan
3 anos atrás

OK, já entendi.Você é agressivo, dono da verdade, “presidente do mundo”, e hoje você fez uma longa reunião apenas com você mesmo e decidiu que só os leitores negros podem discutir racismo.Resumindo: você é um ditador.

Não estou ofendido, não dou chilique, não sou babaca e acho que você mora fora do Brasil, pois ATUALMENTE temos um presidente homofóbico, que também odeia índios e falou que mulher feia não merece ser estuprada. Realmente, a situação dos direitos humanos no Brasil é uma “maravilha”. E no governo Médici, quando a F-1 chegou aqui, era 200 mil vezes pior.

Você está vivendo em um universo paralelo, fora da realidade.Leio esse blog todo dia há pelo menos uns 12 anos e posso afirmar, sem medo de errar, que 95% dos leitores do blog estão apoiando as atitudes do Lewis Hamilton. Apareceram uns leitores racistas aqui nas últimas duas semanas, mas eles estão sendo detonados pelo dono do Blog e pelos leitores.

Fico imaginando como o Hamilton seria criticado – em todo o mundo – se ele não tivesse tomado nenhuma atitude. A audiência da F-1 é gigantesca. O mundo inteiro está vendo os protestos do Hamilton. Você está reduzindo a coisa toda em apenas o uso ou não de uma camiseta por quatro pilotos brancos que estão cagando e andando para o racismo.

J Fernando
J Fernando
Reply to  Juan
3 anos atrás

Parabéns, Jeferson, pela coerência.
Eu também sou negro e concordo com o apoio de todos à causa antirracista, independente da cor da pele dos apoiadores. Para mim, todas manifestações são válidas, se são de pilotos (brancos em sua maioria), de atores, de cantores ou simplesmente alguns desconhecidos que protestam contra o racismo.

Gabriel P.
Gabriel P.
Reply to  Jeferson Araújo Pereira
3 anos atrás

Parabéns Jeferson
É isso aí mesmo, hoje não basta apenas não ser racista, o mesmo vale para fascista, tem que ser anti e ter atitudes que deixam isso bem claro.
Muito bom sua indignação e deveria ser a de todos que se importam com a igualdade e mesmas chances de progredirem na vida.
Quanto aos pilotos que não se manifestaram é certamente porque se incomodaram com o gesto e provavelmente são racistas (o que não é crime por si só, mas os tornam canalhas).
Quanto aos outros leitores que se incomodaram com suas palavras, idem.
Em relação ao Juan, no Brasil ser negro não significa ter orgulho da raça e temos vários exemplos de negros que odeiam seus pares e infelizmente se incomodam com manifestações de apoio.
E essa questão do lugar de fala, é no minimo bobo, como se homens brancos não pudessem se solidarizar com movimentos feministas, povos indígenas, massacrados, excluídos e outras minorias.
Em relação aos pilotos que correm em países com ditaduras e/outros, esses pilotos por mais ricos que sejam são empregados e tem que cumprirem ordens se quiserem trabalhar, o mesmo vale para 95% dos trabalhadores do mundo, que estão em empresas safadas, mas que tem de sobreviverem.

Jeferson Araújo Pereira
Jeferson Araújo Pereira
Reply to  Gabriel P.
3 anos atrás

GABRIEL P.: grato pela sua postagem. Você abordou, brilhantemente, vários temas importantes.