N’ANIVERSÁRIO (1)

RIO (hoje tem pizza) – Bom, a treta do dia em Silverstone foi a seguinte: depois de 200 protestos da Renault contra os carros da Force Martin, a FIA decidiu punir a equipe rosa com uma multa de 400 mil euros (onde fica aquele símbolo de euro mesmo no teclado?) e 15 pontos no Mundial de Construtores. Os pilotos seguem com sua pontuação intacta.

O motivo da punição foram os dutos de freio traseiros, que teriam sido copiados dos carros da Mercedes do ano passado. A Renault achou a punição branda e resolveu protestar de novo. A ela se juntaram McLaren e Ferrari, que também reclamam da “Mercedes Rosa”, agora entre aspas e como nome próprio para reforçar o chilique. O pau tá quebrando. Vale registrar que Toto Wolff saiu em defesa da Racing India, dizendo que os dutos de freio traseiros, em 2019, não estavam listados como peças que deveriam ser autorais, por assim dizer. E que no fim do ano a equipe já tinha essas peças prontas para o carro do ano seguinte. E se são iguais às da Mercedes, tudo bem. Nada proibia isso. Eu não tenho opinião formada ainda. A princípio, acho que é choro de perdedor. A Haas copiou tudo da Ferrari em 2015 e ninguém reclamou. Todo mundo copia tudo que dá certo. Tem muita brecha nessas regras de construção dos carros. Quer saber? #FreeCopyPaste!

Na pista, todo mundo estranhou os pneus mais macios do lote e o destaque do dia foi Ricardão em terceiro — Hamilton ficou em primeiro e Bottas em segundo, e Lewis colocou 0s8 no Twingo amarelo; a diferença é monstruosa. Com um quinto e um sexto, a Aston Point começou bem o fim de semana. Stroll ficou um pelinho à frente de Hülkenberg, que segue no carro de Sergio Pérez. A FIA fez 5.127 testes para Covid-19 entre os dias 31 de julho e 6 de agosto e apenas o do mexicano deu positivo de novo. Por isso ele continua fora, isolado em algum lugar da Inglaterra.

E a Ferrari, bem… Charlinho ficou em sétimo e Vettel, em 14º. O alemão estourou o motor. Segundo meu informante Gola Profonda, o alemão mandou a foto abaixo para o grupo de WhatsApp da equipe com a seguinte mensagem: “Joga a vermelha no lixo e eu corro com esse outro aí, que parece rápido”. E qual a reação do pessoal?, perguntei. “Binoto tirou ele do grupo por 24 horas”, respondeu o espião.

Ah, a corrida de domingo, quinta da temporada, será chamada aqui de GP dos 70 Anos, seguindo a norma adotada pelo Grande Prêmio. E para fechar, fotinhos do dia — com destaque para a fofura das miniaturas do capacete de Lando Norris de chocolate.

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
José
José
3 anos atrás

A melhor foto tem que ser esse detalhe aqui (Flavio, não sei como postar as imagens e nem se é possível, se não der e quiser, posta aí. Direto dos stories da JMD Desings que pinta o capacete do Hulk). Como eles mesmo disseram, depois de ver, é impossível “desver”.

https://pbs.twimg.com/media/Ee1w6sAXYAAH9UA?format=jpg&name=large
https://pbs.twimg.com/media/Ee1w6p2XsAIKIAn?format=jpg&name=small
https://pbs.twimg.com/media/Ee1w6pzXgAAtaQU?format=jpg&name=900×900

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
3 anos atrás

É uma copia, mais uma da F-1, a chiadeira é que dessa vez a copia foi bem feita.

O departamento de engenharia da Racing Point é na China???

Segue o jogo, não será a ultima vez na F-1 que um carro é copiado.

Obs.: Achei meio fantasiosa a fala do Toto sobre a “alienigena” camera 3D

Fabio FC
Fabio FC
3 anos atrás

Flávio, teclados comercializados antes de 01/01/1999 não têm o €. Compre um novo! :-D

rafaelle
Reply to  Fabio FC
3 anos atrás

hahahah, “não intersera se ele é coroa, teclado antigo é que faz crônica boa”

Fernando
Fernando
3 anos atrás

É tudo jogo de cena, pressão para a FIA decidir se será permitido ou não vender peças para outras equipes. Hoje algumas peças podem e outras não, tudo mal definido e cheio de brechas. Algumas equipes acham que construtores deveriam também faturar com o desenvolvimento e venda de peças , outras não, acham que equipes que compram peças não são “construtores”.

Agora as equipes se uniram contra a Mercedes que quer vender peças, acham que assim podem reduzir seu domínio.

O caso não é de copiar peças (no caso o duto de ventilação dos freios dianteiros), é que a RP não demonstrou que desenvolveu a peça, a Renailt usou esta brecha para provocar a discussão e precionar a FIA. Daqui a 4 dias assinarão o “Pacto da Discórdia”, e isso é tudo, money, política, tudo de ruim que a F1 tem. €, option + shift + 2. Abraço.

Marcos Ferreira
Marcos Ferreira
Reply to  Fernando
3 anos atrás

Fernando

Acho que as equipes não se uniram contra a Mercedes não, acho que foi contra a Racing Point. Teoricamente a RP pode ficar em 2º no mundial de construtores. Teoricamente todas as outras equipes (Red Bull, McLaren, Renault, Ferrari) ficariam uma posição atrás no final do campeonato e assim receberiam menos dinheiro no ano que vem.

Poderiam liberar a venda de tudo menos o chassi, aí teriamos um mundial de montadoras a partir do próximo campeonato. Quem sabe uma equipe não faz um catado das outras equipes e consegue montar um carro que baterá as Mercedes…

Baba-Ovo da Mercedes
Baba-Ovo da Mercedes
Reply to  Marcos Ferreira
3 anos atrás

As Mercedes são imbatíveis, cara-pálida! Você que ainda não entendeu.

CHAGAS
CHAGAS
3 anos atrás

Qual o cúmulo da cara de pau???
A Ferrari reclamar que a punição foi branda. Barbaridade.

Costa
Costa
3 anos atrás

Grande Hulk! Enquanto ele está fora, temos de aguentar RAI, GIO, GRO, KVY…

Babão do Mirto
Babão do Mirto
3 anos atrás

O Mirtão Gostosão vai fazer mais uma pole, para desespero das viúvas que ainda irão var o seu amado levar CAPOTE no recorde que elas consideravam impossível de ser superado!

Viúva Solitária
Viúva Solitária
Reply to  Babão do Mirto
3 anos atrás

Quebrou a cara, Babão! O Bottas meteu poeira no Mirto! E Ayrton nesse Mercedão, já teria mais de 100 poles!

Babão do Mirto
Babão do Mirto
Reply to  Viúva Solitária
3 anos atrás

Cara Viúva Solitária, eu falei que o Mirtão ia fazer mais uma pole. Eu só não falei onde.
Ayrton já teria, mas não teve.

XAU XAU VETTEL
XAU XAU VETTEL
Reply to  Viúva Solitária
3 anos atrás

E não é que eu concordo…….

Garagista
Garagista
3 anos atrás

Vivemos uma época, nos últimos tempos, de equipes extremamente dominantes: Brawn GP, Red Bull e Mercedes…

…a Fórmula-1 finalmente mostrou o porquê do nome: foi a fórmula encontrada para só 1 faturar os títulos que cada equipe dominante lhe traz a cada ano.

Cleso Andre Guimarães Júnior
Cleso Andre Guimarães Júnior
3 anos atrás

(onde fica aquele símbolo de euro mesmo no teclado?)
Resposta: Tecla Alt apertada e digite 0128
Tabela Asc II

rafaelle
Reply to  Cleso Andre Guimarães Júnior
3 anos atrás

opa , funciona! Valeu. > €

Marcos de Crato Ceará
Marcos de Crato Ceará
3 anos atrás

CAMINHÃO: Esse caminhão que carrega o 147 com todo respeito ao 147 parece ser da marca DAF.
TIÃO: Eu sendo o Tião dava uma banana pra Ferrari ou melhor 147.
PILOTO: Do jeito que vai o comandante Amilton ganha novamente e com facilidade.
2021 : Será o ano de maior dificuldade pois será Tião contra Amilton ou seja Mercedez × Benz.
COPIAR : Sou de acordo de copiar os carros pois assim haveria um nivelamento de carros aí sim veríamos quem é piloto mesmo e que é chofer.

Marcos de Crato Ceará
Marcos de Crato Ceará
3 anos atrás

CAMINHÃO: Esse caminhão que carrega o 147 com todo respeito ao 147 parece ser da marca DAF.
TIÃO: Eu sendo o Tião dava uma banana pra Ferrari ou melhor 147.
PILOTO: Do jeito que vai o comandante Amilton ganha novamente e com facilidade.
2021 : Será o ano de maior dificuldade pois será Tião contra Amilton ou seja Mercedez × Benz.
COPIAR : Sou de acordo de copiar os carros pois assim haveria um nivelamento de carros aí sim veríamos quem é piloto mesmo e que é chofer.

Jeferson Araújo Pereira
Jeferson Araújo Pereira
3 anos atrás

Flavio Gomes: supondo que não haja nenhum problema de direito autoral, deixo aqui uma sugestão de pauta para o próximo Fox Nitro. Resumir os melhores momentos de um vídeo de 8 minutos e 38 segundos, que está no site oficial da F-1, onde vemos os atuais pilotos da McLaren, Alfa Romeo,Williams, Alpha Tauri e Haas analisando diversos momentos desses 70 anos da F-1. Surpreendentemente, quem dá mais risadas é o Kimi Raikkonen.

Título do video: Drivers react to evolving cars, safety and fashions over F1’s 70-year history.

A coisa toda foi dividida em quatro “capítulos”:

1- The paddock then and now

2- First F1 race at Silverstone

3- Car design: good, bad and ugly

4- Memorable Moments

São várias imagens inesquecíveis, mas se for para escolher apenas um momento: foi muito divertido rever o que aconteceu com o Taki Inoue em 1995, no GP da Hungria.Uma cena que poderia entrar fácil fácil no programa Os Trapalhões.

Tom
Tom
3 anos atrás

A Ferrari protestando?? A picareta mor que tinha que ter sido desclassificada do campeonato de 2019,tudo com ajuda daquele francês picareta e seu filho lobista.

Jonny'O
3 anos atrás

Decepcionante tanto chilique , claro que a gritaria é porque envolve muito dinheiro no fim das contas, mas enche o saco o campeonato melar no tapetão , essa merda tinha que ser resolvida no inicio do ano , depois do pontapé inicial é um chute no saco!
Na pindaíba que os times estão deveria logo liberar a venda do material usado pro ano seguinte, aumentaria bem o grid , acho que 26 carros é um numero ideal e seria emocionante ter uns 30 carros disputando a vaga, mais times ,mais pilotos podem ser testados , e como forma de proteger as fabricas, times independentes que compram carros não somaria pontos nos construtores.
Seria bem interessante.

Pedro
Pedro
3 anos atrás

que liberem os rosáceos e permitam que equipes novas entrem na categoria comprando carros de temporadas anteriores! vinte carros numa categoria tão legal é uma impropriedade. tem muito piloto bom esperando um lugarzinho nesse grid.

S.
S.
3 anos atrás

Nem sempre copiar dá certo. Por exemplo, quando a equipe copia o projeto do ano anterior, ela garantidamente estará um passo atrás da equipe copiada. A meu ver, as outras equipes estão reclamando porque não conseguiram fazer um carro ao menos tão bom quanto esse da Racing Point… Aconteceu uma reclamação similar nos tempos da Brawn-GP, e olhe que ali nem foi cópia… foi uma combinação felicíssima – fruto do imponderável – que fez a Honda cair fora da F1 justo no ano em que o Ross Brawn ajudou a elaborar o regulamento da FIA de 2009. O difusor duplo foi talvez a melhor sacada da história.

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  S.
3 anos atrás

É mais lucrativo copiar o carro da Mercedes do ano anterior, do que o carro da Ferrari ou da Red Bull do ano em vigor.

Olha só… Até rimou, viúva!