N’INGLATERRA (3)

SÃO PAULO (de arrepiar) – O GP da Inglaterra estava chatinho até a antepenúltima volta, quando começaram a furar pneus. Primeiro Bottas, depois Sainz, depois Hamilton. Todos na turma da frente. Claro que para Lewis o furo teve menor efeito: ganhou a corrida do mesmo jeito. Valtteri, que estava em segundo, terminou em 11º. Sainz, quinto, recebeu a bandeirada em 13º.

Ganhar com três pneus não é para qualquer um. E Hamilton, obviamente, não é qualquer um. Além disso, como disse Christian Horner pelo rádio a Verstappen, segundo colocado, “é um cara de sorte”. De fato. O pneu do hexacampeão — esquerdo dianteiro, que sofre barbaridade em Silverstone — poderia ter explodido um pouco antes. Como aconteceu com Bottas, que teve de dar uma volta inteira se arrastando até chegar aos boxes. Sua borracha se foi na volta 50, a duas do final. Ou com Sainz, que não tinha vantagem confortável para ninguém quando viu seu pneu indo pelos ares e perdeu todas as posições possíveis.

E a sorte foi tão grande que Verstappinho, assim que assumiu o segundo lugar com a tragédia de Bottas, sentindo umas vibrações estranhas no mesmo pneu, foi para os boxes para colocar um jogo de macios com dois objetivos: 1) garantir que chegaria ao final; e 2) fazer a melhor volta da prova e levar um pontinho extra.

Max chegou 5s atrás de Hamilton. Na última volta, foi 28s mais rápido. Claro que todos já chegaram à mesma conclusão: se não tivesse parado para colocar os pneus macios e fazer a melhor volta, teria vencido a corrida.

É provável que sim, mas nunca garantido. Horner, o chefe da Red Bull, meio que para se auto-consolar, disse que “talvez Max não chegasse”. O próprio piloto procurou enxergar o lado meio cheio do copo. “A gente pode dizer que tive azar, ou sorte. No caso do Lewis, a mesma coisa. Mas no fim, ele teve um pneu furado. Um azar. Enfim, eles foram mais rápidos e mereceram a vitória. Estou feliz com o segundo lugar.

Verstappen: podia vencer, mas também podia estourar o pneu

Não duvido que esteja. Mas até a eternidade ficará a dúvida. Será que daria?

O festival de borracha voando deveu-se à entrada do segundo safety-car na corrida, após batida de Kvyat na 13ª volta. Antes, o Mercedão de segurança já havia sido acionado entre as voltas 2 e 5, por conta de uma refrega entre Albon e Magnussen que terminou com o dinamarquês no muro e o tailandês punido — Alex ainda faria uma interessante corrida de recuperação, termo cunhado, registrado e eternizado por Galvão Bueno — para terminar em oitavo.

Enquanto o russo saía de sua AlphaTauri arrebentada e dava um tapão no cameraman que registrava seu desgosto profundo, todo mundo foi para os boxes fazer a parada única prevista para a corrida (a exceção foi Grosjean, que por conta disso apareceu em quinto na relargada, na volta 18, e ficou atrapalhando geral até receber duas bandeiras brancas e pretas, que não eram do Ceará nem da Juventus de Turim, mas sim de advertência por se mover nas freadas, ameaçando mandar para o espaço quem vinha para ultrapassá-lo).

E aí é que se explica o drama pneumático do final. A Pirelli calculava que quem tivesse largado de médios deveria fazer seu pit stop entre as voltas 21 e 24. A turma dos macios, entre a 18 e a 22. Como todos anteciparam a parada para aproveitar o safety-car nas voltas 13 e 14 — e todos colocaram pneus duros –, significa que no segundo stint os pneus teriam de durar umas dez voltas além daquilo que os borracheiros consideravam aconselhável. E deu no que deu.

Hülkenberg nem largou: será que o box 13 deu azar?

Até então, sejamos honestos, o que de mais emocionante havia acontecido no GP da Inglaterra fora a desventura de Nico Hülkenberg. Cheio de dores por todo o corpo, afinal eram nove meses de inatividade, o pobre coitado já tinha se enchido de Dorflex e adesivos Salonpas para disputar a prova no lugar do contaminado Sergio Pérez. Mas na hora de entrar no carro, alguma coisa não funcionou. “Alguém tem a chave?”, perguntou para os mecânicos quando viu que o motor não girava. “Não tem chave”, respondeu alguém. “Tem alarme?”, seguiu Hulk. “Tem não”, respondeu o mesmo mecânico. “Joga uma gasolina aí no carburador que pega!”, implorou. “É injetado”, suspirou seu interlocutor. “Não dá pra empurrar e pegar no tranco?”, sugeriu, por fim, o piloto. Àquela altura, a corrida já tinha começado. Nico nem alinhou. Por um desses mistérios da tecnologia, a unidade de potência de seu Force Point simplesmente se recusou a ligar.

Albon: bobagem no início, recuperação cheia de valentia

O início da prova foi tranquilo, as duas Mercedes sumiram na frente e, tirando a lerdeza da Ferrari de Vettel e um duelo divertido entre os carros da McLaren e da Renault, nada de muito interessante aconteceu até os pneus furarem no fim. Outro que dava dó, como Tião Italiano, era Raikkonen, ultrapassado até por Lentifi. Individualmente, destacavam-se Gasly e Albon lutando bravamente para se colocarem na zona de pontos. Stroll, de quem se esperava mais com a Mercedes rosa, fazia uma prova decepcionante. Acabou num opaco nono lugar, e isso graças aos estouros de Sainz e Bottas.

Passadas todas as aflições, Hamilton teve a companhia de Verstappen e Leclerc no pódio. E, aqui, palmas para o garoto monegasco criado nas comunidades pobres dos morros de Monte Carlo. Com uma charanga irritantemente lerda e difícil de guiar, conseguiu chegar em terceiro e fez seu segundo pódio no ano. Ricciardo, Norris, Ocon, Gasly, Albon, Stroll e Vettel fecharam a zona de pontos.

Lewis disse que seu coração quase parou quando viu sua borracha desmilinguindo na última volta, mas respirou fundo (de novo) e se preocupou em levar o carro até a quadriculada, enquanto pelo rádio o engenheiro informava a distância que ainda tinha para Verstappen. Foi a 87ª vitória de sua carreira, terceira no ano, e sétima na Inglaterra. Tornou-se o piloto com mais vitórias em casa na história da F-1, superando os seis triunfos de Alain Prost na França. “Valtteri estava num ritmo muito forte e talvez por isso seu pneu tenha ido embora antes que o meu”, especulou. “A gente percebeu que o ritmo era muito forte dos dois e que poderíamos ter problemas no fim, mas deixamos os dois livres para correr”, contou Toto Wolff, o chefão da Mercedes.

De fato, Bottas andou o tempo todo colado em Hamilton, com a diferença nunca passando de 2s até a volta 48, quando o finlandês diminuiu o ritmo depois de informar pelo rádio que seu carro vibrava muito, e que o pneu já tinha ido para o saco. “Foi muito azar”, lamentou Sapattos, que tinha 18 pontos no bolso e saiu zerado da quarta etapa do Mundial. Com isso, Hamilton abriu 30 pontos de vantagem na classificação, 88 a 58. Verstappen tem 52 e Norris, quinto colocado hoje, é o quarto com 36.

Semana que vem Silverstone recebe a quinta etapa do campeonato, mas a corrida deverá ter características um pouco diferentes. Para combater a mesmice, já estava combinado que os pneus para a prova, batizada de GP do 70º Aniversário (ainda não decidi como vou chamar esse negócio), serão um degrau mais moles que os usados neste fim de semana. Ou seja: o que hoje foi pintado de amarelo e era médio será pintado de branco e vai ser o mais duro à disposição; o médio de hoje vira macio amanhã; e o macio para a corrida será o composto supermacio na vida real. Pode parecer complicado, mas não é. O resultado é que ninguém vai conseguir fazer as 52 voltas da prova com apenas uma parada. No mínimo, duas. Ainda mais se fizer calor, o que hoje não aconteceu — estava sol, mas a temperatura não passou dos 21°C.

Leclerc: terceiro inesperado, segundo pódio no ano

E a Ferrari?

Claro que o terceiro lugar de Leclerc foi muito festejado e inclusive, como me contou o informante Gola Profonda, o piloto ganhou de presente do chefe Binotto uma miniatura de borracha do Relâmpago McQueen, que tinha sido prometida no começo do ano se ele andasse bem na pré-temporada, o que não aconteceu. Por causa disso, disse Gola, a reunião pós-corrida com os engenheiros teve de ser adiada em meia hora para que ele pudesse brincar com o carrinho na banheira (“Charlito só toma banho de banheira”, explicou o espião).

Ando meio farto dessas irrelevâncias que me reporta Gola, e por isso pedi que ele falasse mais sobre Vettel, que me parecia muito triste com o resultado. Até li em algum lugar uma declaração preocupante dele, na linha “não tinha confiança para fazer o que gostaria em nenhuma volta, tem algo de muito errado com o carro ou comigo”, depois de descrever a dificuldade para guiar um automóvel nitidamente ruim.

“Não foi nada disso que ele falou”, me corrigiu Gola. Ah, não? O bom de ter informantes em postos estratégicos é isso, a gente apura os fatos e eles nos chegam com maior precisão e fidelidade. O que Vettel disse, então?, perguntei, já pegando papel e caneta para anotar alguma frase de impacto, certamente. “Seb chegou cabisbaixo, sentou numa cadeira de plástico num canto, tomou um gole de água, nem colocou máscara e desabafou comigo. Disse que devia estar contente por ter conseguido tudo que quis, mas confessou, abestalhado, que estava decepcionado. Porque foi tão fácil conseguir, e agora estava se perguntando ‘e daí?’, e que tem uma porção de coisas grandes pra conquistar e não pode ficar aí parado.”

Anotei tudo, achei o desabafo de fato impactante, e creio que essas palavras que demonstram desolação, angústia, decepção, sofrimento, desengano, tristeza e frustração deverão ter algum destaque nos jornais italianos de amanhã. E pra domingo que vem, Gola, o que ele está pensando? “Não sabemos. O dia começou esquisito, já. Ele postou uma imagem estranha no nosso grupo de manhã com uma mensagem misteriosa, e depois desapareceu.” Você pode me mandar?, pedi. Segundos depois veio a foto no meu WhatsApp. Na legenda, estava escrito: “Não é meu, não é de ninguém. Quero ver o rosinha funcionar sem isso aqui”.

Depois disso, Gola não me falou mais nada porque caiu a ligação.

Subscribe
Notify of
guest

203 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Babão do Mirto
Babão do Mirto
3 anos atrás

É isso aí, Moçada do Mirtão! Eu quero ver muita babação.

Flavio Padilha
Flavio Padilha
3 anos atrás

Finalizando Flavinho !
Contei, após ler todas as mensagens, como é o brasileiro em relação ao campeão de todos os tempos, Carl Lewis Hamilton : 253 corridas , 91 poles, 87 vitórias , 48 voltas mais rápidas, 6 títulos mundiais, uma vitória a cada, 2,908 corridas…
– 70 o adoram e o acham o melhor de todos… Um super piloto. e ídolo…
– 41 acham que ele é talentoso e tem sorte de campeão…
– 50 odeiam, dizendo que ele só pilotou carros bons e sentam a piada de todos os jeitos…

Taí o perfil dos fãs do Blog.

abs

Costa
Costa
Reply to  Flavio Padilha
3 anos atrás

Acho o Hamilton um grande piloto, mas com esse carro até a avó do Piu Piu seria campeã!!!

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  Costa
3 anos atrás

Verdade verdadeiramente verídica, meu caro Costa!

XAU XAU VETTEL
XAU XAU VETTEL
Reply to  Costa
3 anos atrás

Nada disso……a Vovó do piu-piu seria campeã sim nas RBR do Newey entre 2010/2013

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  Costa
3 anos atrás

Em 2010 e 2012 Newey errou a mão ao fazer os carros da RBR, mas Vettel superou ambas as deficiências no braço!

Chora, viúva tendenciosa.

XAU XAU VETTEL
XAU XAU VETTEL
Reply to  Costa
3 anos atrás

hahahahahahahahahahahahaha……..vc é uma piada, Newey errou a mão, veja só, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  Costa
3 anos atrás

Os carros foram mal nascidos em ambas as temporadas.

Aceita que dói menos, viúva! E não tem problema se não aceitar. Tua opinião tem o ranço da Matrix.

Sam
Sam
3 anos atrás

“ainda não decidi como vou chamar esse negócio”

Chama de SETENTONA!

José
José
3 anos atrás

Tabela de nível de sorte/azar atualizada:

Gato preto < Mick Jaegger < Hulkemberg

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
3 anos atrás

O melhor piloto no melhor carro.

Já vi isso acontecer inúmeras vezes na F-1. A bem da verdade isso é uma normalidade na categoria.

Que o Campeonato siga em bom ritmo que vamos nos divertindo com o que acontece no fundo do grid. Melhor dizendo, do 3o. colocado para trás.

Como será que era o Mundo na época em que a Mclarem tinha o Prost e o Ayrton??? Acho que não reclamávamos por uma unica razão, mas do que óbvia por sinal. Qualquer semelhança com o Hamilton e a Mercedes não é mera coincidência.

marcos
Reply to  Ricardo Bigliazzi
3 anos atrás

prost e sena havia disputa. Não essa coisa execrável que hoje chamam de f1.

XAU XAU VETTEL
XAU XAU VETTEL
Reply to  Ricardo Bigliazzi
3 anos atrás

O mundo era muito mais interessante…..e não só por Prost vs Senna, que foi explêndido, pode acreditar!

Carlos Henrique
Carlos Henrique
3 anos atrás

Próximo GP será o de Silverstouro.

EDUARDO HENRIQUE MENDONCA TROIAN
EDUARDO HENRIQUE MENDONCA TROIAN
3 anos atrás

Sensacional, está escrevendo cada vez melhor. Humor ácido, muito bom! Sou muito mais a coluna escrita do que em vídeo. Os vídeos são bacanas também, mas nada como imaginar uma ligação com o Gola!

Tiago Nobre
Tiago Nobre
3 anos atrás

Flavio, ficou sabendo que o engenheiro da Mercedes que foi pro pódio e ninguém mais ninguém menos que Gilles Pironi, um dos gêmeos do Didier?

Fabio Renato
Fabio Renato
3 anos atrás

Flávio… esse seu amigo Gola não é de confiança. Ele está te escondo fatos e frases. Tenho fontes seguras que Seb, antes de proferir tais palavras, logo após o gole d’água, disse: eu devia estar contente porque tenho um emprego, sou dito cidadão respeitável e ganho 3 milhões de Euros por mês…

Clayton Santos
Clayton Santos
Reply to  Fabio Renato
3 anos atrás

Acho que Vettel pulou essa parte, já que está com o aviso prévio assinado e provavelmente o salário dele deve cair pela metade no novo emprego… se encontrar outro emprego..

Fernando
Fernando
3 anos atrás

Tem que ser muito inocente e não saber nada de F1 para imaginar que o Bottas seria um incomodo para LH. Nunca será. Bottas é um piloto bom em um excelente carro, só isso e nada mais.

VÁRIOS outros pilotos do grid dariam trabalho para o LH mas o Bottas não serve, dá raiva saber que o Bottas é o outro piloto da Mercedes.

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  Fernando
3 anos atrás

Ninguém daria trabalho pro Hamilton além de Verstappen.
Leclerc talvez.
O resto tomaria pau, fácil.

Rafael
Rafael
Reply to  Fernando
3 anos atrás

Bottas está lá justamente por isso. Ngm quer saber de dupla explosiva. (Acho que quando as duplas explosivas acontecem são quase por acidente, e as equipes se desfazem delas o mais rápido possível)

XAU XAU VETTEL
XAU XAU VETTEL
Reply to  Fernando
3 anos atrás

Só Ricciardo poderia vencer Hamilton do atual grid. O bostinha holandês seria presa fácil para Mirtão e, Leclerc, não tem força mental “ainda” pra uma disputa desse nível.

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  XAU XAU VETTEL
3 anos atrás

Um piloto com dez temporadas nas costas e nesse tempo todo nem um vice conseguiu, poderia vencer Hamilton?
Hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha

Você alegrou minha noite, viúva!

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  XAU XAU VETTEL
3 anos atrás

Ricciardo perdeu pra Bottas na base, logo perde fácil de Hamilton.
Aliás o maior adversário que Ricciardo enfrentou até agora foi Bottas. (palavras do australiano).

XAU XAU VETTEL
XAU XAU VETTEL
Reply to  XAU XAU VETTEL
3 anos atrás

Ricciardo jantaria o Sapattos, fácil.

Mozart
Mozart
3 anos atrás

Não achei a corrida tão sonolenta assim. Não foi divertida como o GP da Aústria, mas foi melhor que Estíria e Hungria, mais pelas disputas no meio do pelotão e pelo fator imprevisibilidade no final da prova. Se formos esperar alguma disputa lá na frente, aí sim será insosso em todas as corridas, vide o predomínio da Mercedes.

Surpresas nas três primeiras posições, só em 2022 (ou então nas pistas que foi incluídas para essa temporada, pois esses carros com a configuração atual não correram por lá)

Arnilha
Arnilha
3 anos atrás

Sobre sua dúvida de como chamar a rodada de Silverstone da semana que vem, a Martin Racing matou:

Silverstwo ;)

Abs.

CHAGAS
CHAGAS
3 anos atrás

Hamilton além de ser o melhor piloto da atualidade, tem uma baita estrela.
Bottas além de ser menos piloto que Hamilton, não tem estrela nenhuma.
Menção honrosa para Vesrtappen, Leclerc e Ricciardo.
Albon está perdido, e Stroll voltando ao seu verdadeiro status.
A distância que Vettel chegou de Leclerc é impressionante.

Babão do Mirto
Babão do Mirto
Reply to  CHAGAS
3 anos atrás

Concordo contigo!

Gus
Gus
3 anos atrás

Consegui ver até a décima volta, depois voltou ao modo previsível (Hamilton – sem culpa alguma – disparando na frente); script por demais conhecido. Domingo que vêm, nem os pneus traiçoeiros teremos mais.

Renato F1/FE Mercedes
Renato F1/FE Mercedes
3 anos atrás

Inacreditável! Tem gente com o secador ligado contra a (equipe) Mercedes! Dos três pneus dianteiros esquerdos furados, dois foram nas Flechas de Prata! Os (carros da) Mercedes se encaminhavam para mais uma dobradinha e aconteceu uma tragédia, uma hecatombe! Era para a Mercedes ter mais que o dobro da segunda colocada no campeonato de construtores, mas uma punição para lá de questionável na Áustria e ontem, dois pneus furados, já custaram duas dobradinhas.

Baba-Ovo da Mercedes
Baba-Ovo da Mercedes
Reply to  Renato F1/FE Mercedes
3 anos atrás

Eu também fiquei muito chateado com isso! Ai meu Deus do Céu, como pode a Mercedes perder duas dobradinhas assim de graça…
Concordo com você, Renato, foi uma tragédia! E a punição injusta? Pode isso, pode?
Claro que não pode!

Renato F1/FE Mercedes
Renato F1/FE Mercedes
Reply to  Baba-Ovo da Mercedes
3 anos atrás

Engraçado que, quando exaltavam a Red Mula, ninguém vinha ofender. Quando enalteciam a Se Ferra-ri, ninguém vinha cuspir marimbondos. Agora, só porque a Mercedes está ganhando muitas das corridas – e eu me divirto com isto, externando minha opinião, alguém vem vociferar ódio. E não tem nem a dignidade de colocar o nome! Imagino em quem deve ter votado.

Tenha a hombridade, ao menos, de colocar o seu nome. Ou seu nome seria mesmo Baba-Ovo?

Babão do Mirto
Babão do Mirto
Reply to  Baba-Ovo da Mercedes
3 anos atrás

Eu também acho engraçado, só não entendo porque ele quer copiar você.
O baba-ovo poderia criar uma identidade própria, assim como eu fiz!

Goiabada
Goiabada
3 anos atrás

Eu não estou entendendo! As viúvas, que vivem enaltecendo o Hamilton, não comemoraram o recorde de vitórias de ponta a ponta que o inglês conquistou nesta corrida.

Porque será?

ENOCH GRESENBERG JUNIOR
ENOCH GRESENBERG JUNIOR
3 anos atrás

Pode batizar de Niverstone…

ms
ms
3 anos atrás

todo mundo sabe que sem uma boa dose de sorte na f1, ninguém chega a lugar algum…..o sortudo do hamiltom que o diga…..

Ed
Ed
3 anos atrás

Hamilton teve ajuda do mecânico ditando o tempo para Verstappen, na última volta. Teve ajuda externa . Não entendo as normas da F1. Deveria ser punido. E agora pode- se dizer que o carro alemão é tão superior aos demais que vence com 3 rodas, anda como a primeira invenção de Benz no século 19. E por fim parece que o carro do Leclerc está com algo a mais do que o do Vettel rim, que sacanagem da Ferrari. Porém o monegasco continua levando pau do holandês, esse sim o vencedor da corrida.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Ed
3 anos atrás

Esse negócio que você toma é vendido livremente ou precisa de receita especial?

Amaral
Amaral
Reply to  McLaren-12
3 anos atrás

Creio que seja proibida pela ANVISA. Mas no mercado negro deve comprar de boa. Igual pílula pra aborto que é proibida aqui, mas quem quer sabe onde compra sem burocracia nenhuma.
Desse negócio aí eu tô passando longe. Drogas pra mim, só café, cerveja e vinho. Não necessariamente nessa ordem.

David Santiago
David Santiago
Reply to  Ed
3 anos atrás

Quanto mimimi!
A regra de não ajudar o piloto com comunicação é só pra largada, depois todos usam.
Não adianta reclamar das regras se não as conhece!
Procura no google pra entender!

Bruno Bertolo
Bruno Bertolo
Reply to  Ed
3 anos atrás

Os 2 pilotos da Haas foram punidos em Hungaroring porque o regulamento proíbe ajuda externa durante a volta de formação (ou apresentação). Depois que larga, evidentemente, pode a comunicação e auxílios…

Felipe
Felipe
Reply to  Ed
3 anos atrás

1- Bottas é muito fraco, não conseguiu fazer 1 ataque sequer a Hamilton, mesmo com 2 Safety Cars. Queria ver um piloto pelo menos mediano na outra Mercedes, como Rosberg, para dar uns sustos no Hamilton.
2 – O carro de Vettel é propositalmente diferente do de Leclerc, após Vettel ter feito 2×1 em classificações no Monegasco, pois o chefe da equipe (que tem seu rabo a zelar, pois foi o responsável pela decisão de contratar Leclerc e por demitir Vettel) já tomou algumas precauções (sim, a Ferrari é capaz de sabotar um de seus pilotos).

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  Felipe
3 anos atrás

O tal do torcedor só faz comentários cretinos mesmo.

XAU XAU VETTEL
XAU XAU VETTEL
Reply to  Ed
3 anos atrás

hahahahah……meu amigo, escandalosa é a conduta da RBR com o Albon, você viu a imagem do assoalho e lateral do carro do Verstappen como era diferente em relação à de seu companheiro?? VIU?? Se entregassem ao Albon o mesmo equipamento ele poderia tbm fazer muito melhor e lembrando: ALBON VENCEU TUDO POR ONDE PASSOU ATÉ CHEGAR A F1. Com relação ao Leclerc, o menino fez milagre ontem, bota ele sentar na RBR pra ver onde vai parar o bostinha holandês. Vai lavar uma louça e para de babar bobagens aqui, meu caro!

Vem Vem Vettel
Vem Vem Vettel
Reply to  XAU XAU VETTEL
3 anos atrás

hihihihihihi… noooossa! como é escandalosa a conduta da RBR com o moleque!
VOCÊ VIU? VIU? EU VI. mas não espalha… é mais uma teoria da conspiração de minha autoria!
O ALBON VENCEU TUDO POR ONDE PASSOU (IGUALZINHO AO MEU AMADO IDOLATRADO). INCLUSIVE, UMA CORRIDA DE CARRINHOS DE ROLIMÃ!
Igual ao Leclerc, que fez milagre ontem. Só não consegue superar o porcaria holandês, que teima em ficar na frente desse meu mais novo ídolo pom-pom!
Agora eu vou lavar a louça e parar de falar bobagens por aqui. Tchau!

Felipe
Felipe
Reply to  XAU XAU VETTEL
3 anos atrás

Igual o carro do Charlinho que é bem diferente ao do tetra…

Renato F1/FE Mercedes
Renato F1/FE Mercedes
Reply to  Ed
3 anos atrás

Prezado Ed, entre na fila da reclamação. No Grande Prêmio da Hungria, a Red Mula secou o local de troca de pneus. Isto é claramente proibido e a equipe não foi punida. Além disto, repararam o carro do Verstappen e ele largou da pista (os carros quando são alterados têm de largar dos boxes). E, até onde eu saiba, a comunicação entre piloto e o box é mais que permitida.

Baba-Ovo da Mercedes
Baba-Ovo da Mercedes
Reply to  Renato F1/FE Mercedes
3 anos atrás

E o pior de tudo, Ed, é que a Red Burra secou o local com um pano de chão de terceira categoria!
Além de proibido, é sinal de que as latinhas não estão com essa bola toda!

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  Renato F1/FE Mercedes
3 anos atrás

Tem explicação, seu Baba-Ovo! Se eles usassem um rodo para secar o local, a FIA ia perceber e punir a equipe.

Al Eagle
Al Eagle
Reply to  Ed
3 anos atrás

Quanto a comunicação da Mer4cedes com Hamilton, se punir a Mercedes por isso, vão ter que desclassificar TODOS os carros.
A Ferrari está claramente sacaneando Vettel. Binoto tem o rabo preso com os Todts e vai fazer o que for necessário pra garantir o acordo secreto que fizeram. Leclerc é empresariado pelo filho do Todt, Vettel não tem empresário.
Por outro lado se Vettel tiver mesmo já assinado com a Force Martin. É só lembrar que a Force está um pontinho na frente de Ferrari, se ganhar do time de Maranello, leva alguns milhões a mais no final do ano.
Vettel foi demitido por telefone, no meio da sacanagem toda entre FIA e Ferrari, vai fazer a parte dele e sacanear também. Ele simplesmente deixou a Alpha Tauri passar pra não fazer sequer um ponto, ser 6o, 7o ou 12o não muda nada pra ele, mas muda pra equipe, o plano dele só não funcionou 100% porque Bottas e Sainz tiveram pneus furados.
Mas ainda tem muitas corridas pela frente pra deixar a equipe pontuando com um carro só.
Eu faria o mesmo. Tratar com mafiosos tem que ser na base da treta.

Felipe
Felipe
Reply to  Al Eagle
3 anos atrás

Concordo e se fosse o Vettel chegaria em 11° em todas as corridas. Demitir piloto antes de começar a temporada não se faz, sem contar a sacanagem de secretamente terem já desenvolvido o carro do ano passado para o estilo do Leclerc, não o dele, o que o deixou em desvantagem.

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  Al Eagle
3 anos atrás

Vettel, mesmo sacaneado pela equipe, mostrou sua competência ao segurar um Mercedes com pneus novos e rápidos na última volta da prova. enquanto ele estava com pneus totalmente desgastados.

Andre
Andre
3 anos atrás

Hamilton é o melhor piloto. Os números são apenas consequências do enorme talento para guiar um F1. Jamais pensei que surgiria um piloto melhor do que o Schumacher.
Agora, o desleixo da Globo com a transmissão da F1 é de doer. O único que se esforça é o Giaffone. O Cléber Machado é sofrível. Parece que narra e acessa o Whatsapp ao mesmo tempo. O Burti é o de sempre. Nada acrescenta.
Não vejo a hora da liberação do streaming da F1 para o Brasil.

Luciano
Luciano
Reply to  Andre
3 anos atrás

Bem que a fox podia comprar os direitos da f1. Quem assiste hoje em dia é só o fã de automobilismo e que conhece um pouco. A turma das viúvas e os pachecos ficam esperando o domingão do faustão. kkk.

Renato F1/FE Mercedes
Renato F1/FE Mercedes
Reply to  Luciano
3 anos atrás

Prezado Luciano, a Fórmula 1 tem, no Brasil, a maior audiência muito em razão de que as corridas são transmitidas em canal aberto. Nem todo mundo tem TV por assinatura e alguns canais só estão disponíveis no pacote mais caro.

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  Luciano
3 anos atrás

Você tá chamando o brasileiro de pobretão, só porque não tem TV por assinatura?

Amaral
Amaral
Reply to  Andre
3 anos atrás

Felipe Giaffone foi a rara bola dentro que a Vênus Platinada deu nos últimos tempos no que se refere a automobilismo. Grande piloto, e agregou bastante. Claro, não é um Reginaldo Leme. Mas amenizou a ausência dele.
Gostaria de que o Sérgio Maurício tivesse uma chance pra narrar a corrida, e não só os treinos. Mas provavelmente só o dia que a emissora cismar de passar uma determinada corrida só na Sportv, e não na Globo.

shaber
shaber
3 anos atrás

Cap Amilton está fazendo draminha desde q levou sacode sobre o ativismo blm
Não fez mais q obrigação levar o carro com pneu furado até o fim, menos de 1 volta
Lembrem-se de Prost:
https://www.youtube.com/watch?v=tGHZDN-qHfM&nohtml5=1
Lembrem-se de Mansell:
https://www.youtube.com/watch?v=6W6OswDJZJ8&nohtml5=1

Alfredinho
Alfredinho
3 anos atrás

Existem casos na categoria em que o piloto, na última volta, levou o carro até à linha de chegada com um dos pneus totalmente destroçado. E não foi incensado por isso.

Rodrigo Streithorst
Rodrigo Streithorst
Reply to  Alfredinho
3 anos atrás

Ele ganhou a prova?

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Rodrigo Streithorst
3 anos atrás

Chegou em segundo porque estava em segundo, do mesmo modo que Hamilton chegou em primeiro porque estava em primeiro.
E o pneu estava muito mais destroçado que o do inglês. Veja a foto no site statsf1, seasons, 1987, GP da Alemanha, Stefan Johansson, McLaren 2.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Alfredinho
3 anos atrás

Alfrelindo,

Conte-nos qual desses pilotos ganhou a corrida!

Engole que dói menos!

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  McLaren-12
3 anos atrás

Se for mulher, tô na área e a viúva ainda vai ganhar duas caixinhas com lenços padronizados no primeiro encontro.

E nada de engolir o choro! Faz mal…

MacLata-12
MacLata-12
Reply to  McLaren-12
3 anos atrás

Compra! Compra! Compra!

Ímola está chegando e eu prometo que não vou engolir o choro.

Marciano de Brito Silva
Marciano de Brito Silva
Reply to  Alfredinho
3 anos atrás

Nada a ver desmerecer o feito do Hamilton. Foi fantástico! Meu sobrinho de sete anos (que estou tentando fazer gostar de Fórmula 1 como eu) estava detestando a corrida, chegou até a sair da sala no meio dela, mas vibrou quando viu o Hamilton levar o carro até a vitória com apenas 3 pneus… ele ficava o tempo todo fazendo contagem regressiva do Verstappen chegando (foi muito bacana ver a emoção dele) e vibrou quando Hamilton venceu… Fórmula 1 ontem ganhou mais um fã… AMO FÓRMULA 1! E o Hamilton é um dos maiores da história!!!

Clayton Santos
Clayton Santos
3 anos atrás

Relâmpago McQueen! Puxa! Me senti jovem por entender a referência.

Muito bom saber que Vettel curte Raul Seixas.
Terem removido o processador da Indian Point, eu até já havia desconfiado que poderia ter sido isso, mas pensei que tivesse sido o Stroll, preocupado em ser batido por um enferrujado e dolorido Hulkenberg.

zeotavio
zeotavio
Reply to  Clayton Santos
3 anos atrás

“…o Stroll, preocupado em ser batido por um enferrujado e dolorido Hulkenberg…” torci por isso ate o alinhamento do grid…

Clayton Santos
Clayton Santos
Reply to  zeotavio
3 anos atrás

Então já somos dois, amigo.

Jonny'O
3 anos atrás

Até onde eu vi…….. largada muito boa do Bottas deixou claro que ele afinou feio na curva , ali fica claro a diferença entre um piloto e outro, depois quando entrou o “carro madrinha” ,parei de assistir, não consigo entender isso, se tem a meRRRda do safetcar virtual que mantem as distancias …..porque meter aquele mercedão lerdo brecando os F1 daquele jeito!!!! …….. e ainda assistir o patético quase eterno resgate do carro do piloto Russo com um trator com pa carregadeira!!!!!….não é possível que esta F1 tão correta , segurança total, “áreas de escape de estacionamento de shopping center”, tiras de chinelo havaianas pra proteger o piloto, áreas luxuosas de boxes , mega estruturas de fazer inveja um hotel 5 estrelas e o escambau a 4!!!! E ainda usar estes tratores como veículos de resgate ? Não seria facil desenvolver algo com rodas que tivesse mais agilidade em rebocar ,puxar ,abduzir um F1 mais rápido que eternas 7 …8 voltas??
Isso me deu um nervoso…..desliguei a tv .To ficando véiu!!!

Clayton Santos
Clayton Santos
Reply to  Jonny'O
3 anos atrás

Menos profissionais e fiscais na pistas devido o protocolo de segurança contra a Covid-19. Assim qualquer manutenção requer mais tempo.

O Safety Car físico mascara a superioridade da Mercedes e aproxima o pelotão, então não é de todo ruim. Distanciamento sociais é legal só fora das pistas.
Entrar o carro físico eu não vejo problema, a parte chata é demorar tanto pra sair. O Safety Car do Kvyat deu até sono. Mas como eu disse… com menos gente trabalhando é até compreensivo.

Clayton Santos
Clayton Santos
Reply to  Clayton Santos
3 anos atrás

*compreensível.

Renato F1/FE Mercedes
Renato F1/FE Mercedes
Reply to  Jonny'O
3 anos atrás

Prezado Jonny’o, se você tiver uma sugestão de como tirar um carro de Fórmula 1, batido, no meio de uma caixa de brita, sem utilizar um trator, avise! Achei mais do que necessária a entrada do carro de segurança, pois tem de reduzir a velocidade, tanto no acidente do Albon com o Magnussen, quanto do Kvyat. E, em relação ao pessoal que reclama do carro de segurança, repito: se for para andar na mesma velocidade dos carros de Fórmula 1, que diferença faz? No acidente do Kvyat, foram espalhados detritos do carro pela pista e o fiscal tinha de olhar os carros antes de entrar na pista. Aí eu pergunto, se o carro de segurança (que não anda devagar, mas sim, menos que um carro de Fórmula 1) não reduzir a velocidade para o pessoal limpar a pista e algum dos competidores têm o pneu furado, adivinha em quem porão a culpa? No comando da prova que não limpa a pista direito.

Finalizando: reclamam pela velocidade do carro de segurança e, se não fizer o serviço, reclamam da falta de segurança.

Igor
Igor
3 anos atrás

Gola anda escutando Raul. Ponto para ele.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
3 anos atrás

Vettel se não tiver um carro perfeito e um fim de semana andando na frente não faz nada demais, já vimos isso antes. Acho q a ferrari tá sabotando ele como a Redbull fez em 2014, kkkkkk!
Não merece os títulos q tem, fato. A ferrari fez bem em apostar no LeClerk, hoje vimos isso.
Alonso no último ano de regulamento lutava por títulos, Vettel afundou a ferrari, imagine só se a dupla dos vermelhos fosse Vettel e Raikkonen, credo!

Vicellez, o derrotado da Vez
Vicellez, o derrotado da Vez
Reply to  Allez Alonso!
3 anos atrás

“Vettel, se não tiver um carro perfeito e um fim de semana andando na frente, não faz nada de mais.” (GP do Brasil 2012: carro avariado e reiniciando a primeira volta em último, levantando o título no final da corrida).

“A Ferrari fez bem em apostar em Leclerc e hoje vimos isso.” (Da mesma forma que a Red Bull fez bem em apostar em Ricciardo e no passado vimos isso).

“Alonso, no último ano do regulamento, lutava por títulos.” (e perdia todos).

“Imagine só, se a dupla dos vermelhos fosse Vettel e Raikkonen.” (O Rivotril da Matrix está te levando ao esquecimento! Essa dupla já existiu na “rossa” e fizeram bonito com os carros que tinham).

Rafael Viriato
Rafael Viriato
3 anos atrás

Vettel foi extremamente profissional ao segurar Bottas com um Mercedes de pneus novos na última volta. O finlandês bem que tentou, mas não conseguiu a ultrapassagem, ficando sem marcar pontos.

Felipe
Felipe
Reply to  Rafael Viriato
3 anos atrás

Pois é e ninguem viu o Vettel com pneus brancos gastos segurando o Bottas com vermelhos novinhos por mais de meia volta

Assombração
Assombração
Reply to  Felipe
3 anos atrás

Eu vi e achei incrível!

lagerbeer
lagerbeer
3 anos atrás

Eu devia estar contente porque comprei um Corcel 73

Gabriel P.
Gabriel P.
3 anos atrás

Final de corrida emocionante e todos da frente com estratégias erradas, cada um dependeu da sorte e da competência e neste caso o melhor é o campeão Hamilton.

Clayton Santos
Clayton Santos
Reply to  Gabriel P.
3 anos atrás

A estratégia se desenhou com a entrada do Safety Car do Kvyat. Depois disso foi um jogo de equipes. Se a RBR tivesse ido ao box primeiro e as Mercedes não, daí sim teria sido erro de estratégia. Mercedes irem antes era praticamente deixar a corrida no colo de Verstappen.
As Mercedes teriam condições de terem completado sem os pneus furados. Era só mandar ambos os pilotos serem menos agressivos. Bottas estava desde o início andando colado, induzindo o inglês ao erro. Isso forçou ambos os carros. Mas ainda bem que não deram ordem. A corrida tinha sido chata pra cacete até a 50ª volta.

Paulo Fonseca
Paulo Fonseca
3 anos atrás

Prezado F&G : Corrida cheia de surpresas L.Homilton a sorte brilhou e a vitória foi meritória , Max incrível foi otimista ao extremo na exata medida em sua avaliação se não para no pit stop, ficaria sem pneu segundo lugar fantástico , Charlinho o seu resultado foi maior que a fracassada equipe FERRARI, o Piloto faz milagre e a equipe Ferrari reza . Daniel Ricciardio foi magnífico . Lando Norris será o sucessor do maior e melhor Piloto de todos os tempos ( L.Hamilton),Ocon muito consistente em buscar resultado na corrida,Gasly fez mais milagre que toda a equipe Ferrari junta,Albon suplantou a cagada, acelerou muito e deu a resposta para calar a boca dos fiscais de pista,Stroll à equipe Rancing Point precisa melhorar muito para próxima corrida.Sebastian Vettel, a classificação final da prova foi um milagre, à Equipe FERRARI, não pode ficar sem rumo, sem dinâmica de aproveitamento positivo tem que superar e colocar uma nova sistemática uma nova filosofia, um novo gestor .DESTAQUE: O lado positivo de Daniel Ricciardo, a Renault tem um piloto certo na hora certa para buscar e alcançar resultados positivos.NÃO GOSTEI a demora de retirada dos carros acidentados em razão disso a longa permanência Safty Car , muitas equipes apostaram em apenas uma troca de pneu muito risco. FICA A PERGUNTA QUEM É O MAIS PÉ FRIO E AZARADO ?:
o piloto Hulkenberg ou Bottas com pneus furado

tonhão
tonhão
3 anos atrás

tenho sido mais assidulo leitor dessa coluna que da transmissão televisivas da corrida, fui fazer um pedal com amigos por empoeiradas estradas da zona rural aqui perto da cidade onde vivo, e agora viaria anos atrazm ver oque aconteceu.

Rafael
Rafael
3 anos atrás

Tem hora que os caras deveriam ser menos técnicos: os caras da Red Bull ao verem o problema do Bottas, ao verem o grafico da TV que mostrava o pneu do Hamilton vermelho, que era da mesma equipe do finlandes (o grafico apareceu bem antes da parada do Max), podiam ter botado umas fichinhas no imponderável. Fica na pista e arrisca!

José
José
3 anos atrás

Não que eu seja fã das conspirações, mas essa da force índia não conseguir ligar o motor é tão verossímil quanto Lee Oswald, mestre do rifle, matando mr. President com bala que faz curva.

Cleber Machado hoje chegou ao ponto de dar raiva de tão incrivelmente ruim que era. Raiva.

Se alguém souber algum outro meio de assistir as corridas eu deixo já aqui meu agradecimento.

Uma pena que a Mercedes se inscreveu pro campeonato desse ano, sem ela seria uma temporada memorável…

Fred
Fred
3 anos atrás

Flavio,

Tentei evitar, mas é preciso chover no molhado: diante das circunstâncias Sebastianas, Ouro de Tolo na “voz” de Gola ficou genial!

Como sabe há muito, os seus textos são, invariavelmente, imperdíveis!

RenatoRockshow
RenatoRockshow
3 anos atrás

Bixo, mas que muleque babaca esse russo. Fica putinho e resolve dar tapa na camera/cameraman, como se o coitado do cara tivesse alguma coisa a ver com isso. O camera eh tao empregado quanto ele, fazem parte do mesmo negocio (F1), e eh de interesse dos dois que a F1 gere publicidade. Atitude de otario.

Costa
Costa
Reply to  RenatoRockshow
3 anos atrás

Desde que acompanho a F1 não lembro de uma imbecilidade dessa. Está na hora do russo voltar para as estepes…

Al Eagle
Al Eagle
Reply to  RenatoRockshow
3 anos atrás

Cara a Alpha Tauri deveria demitir esse Russo filho da put. Foi de uma babaquice sem tamanho. Sujou o nome da equipe.

Amaral
Amaral
Reply to  RenatoRockshow
3 anos atrás

O russo já tá fazendo hora extra na F-1. Assim como o Grosjean, que vai acabar tomando uma porrada e causando um acidente feio. Ou vão acabar se embolando com ele no paddock. Duas fechadas acintosas que, salvo engano, ficaram por isso mesmo, quando teve seu momento “vaca no poste” depois do Safety Car, e tomou passão de todo mundo.

XAU XAU VETTEL
XAU XAU VETTEL
3 anos atrás

Corridaça do Ricciardo e Leclerc. Ocon e Gasly tbm merecem destaque. O merdinha holandês deu sorte mais uma vez pra ganhar a posição do Bottas e Hamilton com uma competência tremenda pra tocar rápido + de meia volta sem sair da pista ou estragar ainda mais os pneus. Como comentei em outro blog: Se invertêssemos os pilotos na mesma situação, Verstapen muito provavelmente destruiria ainda mais os pneus e sairia da pista em algum momento, pois sempre quis andar mais do que o carro, Hamilton passaria e venceria com certeza! Na situação de final de corrida de hoje vejo somente Alonso, além do próprio Hamilton, com condições de ter tocado pra vitória.

E o SchukruteFakeJr einh???……..lastimável

Assombração
Assombração
Reply to  XAU XAU VETTEL
3 anos atrás

Essa tua implicância com Verstappen não passa mesmo! Só porque ele exorcizou o Canguru Derrotado da Red Bull?
Passei para lembrar… Hamilton bateu o recorde do finado com essa vitória de ponta a ponta:
20 x 19.

XAU XAU VETTEL
XAU XAU VETTEL
Reply to  Assombração
3 anos atrás

Poxa vida, como demorou vc não acha?? kkk……Experimenta levantar estas estatísticas de recordes na F1 entre pilotos com o mesmo nr. de gps de Ayrton(161) só pra ver a surra, kkkkk

Assombração
Assombração
Reply to  Assombração
3 anos atrás

Ou você se faz de burro ou já nasceu tendencioso, Sennafredo!

Já levantei as estatísticas há muito tempo e sabe de onde vêm as SURRAS?
De Fangio, Ascari e Clark.

Aceita que dói menos!

XAU XAU VETTEL
XAU XAU VETTEL
Reply to  Assombração
3 anos atrás

Fangio disputou 52
Ascari disputou 33
Clark disputou 73

Ou seja………..nenhum deles serve para o parâmetro que citei, A schukruzete além de burra é ignorante!

Assombração
Assombração
Reply to  Assombração
3 anos atrás

Serve de parâmetro, sim! Vamos falar só de vitórias para não estender o assunto:

Fangio disputou 52 GPS e venceu 24.
Senna com 52 GPs tinha vencido 6 (a quarta parte).

Ascari disputou 32 GPs e venceu 13.
Senna com 32 GPs tinha vencido 3 (menos que a quarta parte).

Clark disputou 72 GPs e venceu 25.
Senna com 72 GPs tinha vencido 12 (menos da metade).

Deu pra entender, viúva tendenciosa?

XAU XAU VETTEL
XAU XAU VETTEL
Reply to  Assombração
3 anos atrás

Porque vc não pega o Piquet, o Schumacher, o Prost, o Hamilton e faz esse comparativo?? Por que será?? pra ser honesto e justo tem que ser nos 161 Gps.

Se vc se faz de idiota e não quer entender meu ponto de vista, não é minha culpa mas sim sua idiotice.

Assombração
Assombração
Reply to  Assombração
3 anos atrás

Por que dá no mesmo e você sabe disso: os antigos sempre batendo nos novos no que se refere a percentuais.

Se eu sou idiota, você é burro e sabe disso, também!

Cowboy do Asfalto
Cowboy do Asfalto
3 anos atrás

Bottas teve o pneu furado a três voltas do final e Hamilton teve o pneu furado na volta final. Isso fez a diferença entre a vitória de Hamilton e a derrota de Bottas.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Cowboy do Asfalto
3 anos atrás

O que fez a diferença foi como cada um dos dois administrou os pneus durante a corrida.

Sabe quando um excelente piloto faz o que vem atrás gastar mais motor, mais freios e mais pneus para alcançá-lo? Não? Que pena…

Cowboy do Asfalto
Cowboy do Asfalto
Reply to  McLaren-12
3 anos atrás

A mesma diferença que Vettel fez em relação ao Alonso durante os quatro títulos, sendo dois deles, fulminantes e os outros dois, bem administrados.

Não entendeu? Que pena…

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  McLaren-12
3 anos atrás

Pare de ser idiota, um correu de cara pro vento sem ter turbulência, o outro ficou a menos de 2 segundos a prova toda tentando induzir um erro do inglês.
Óbvio que quer teria menos pneu era o finlandês.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  McLaren-12
3 anos atrás

Minha nossa!

Se colocarem esses dois para tomarem conta de duas tartarugas, uma foge e a outra engravida.

O Cavalgador, do mada, enfia Vettel e Alonso numa conversa sobre Hamilton e Bottas.

Já o Doença De me chama de idiota e escreve a mesma coisa que eu com um português sofrível.

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  McLaren-12
3 anos atrás

Os pneus de nenhum dos dois sobreviveu, professor.
Hamilton então usou sua genialidade para gastar mais os pneus de Bottas e calculou certinho o momento que o seu iria estourar, bem a tempo de garantir o primeiro lugar de forma dramática. Palmas pra você.
Meu português é sofrível. Tem gente que se ofende com isso, que faz careta quando lê um erro no português…. paciência se você é um desses.
Meu forte é matemática.

Cowboy do Asfalto
Cowboy do Asfalto
Reply to  McLaren-12
3 anos atrás

A viúva não sabe o que é uma comparação. Também, pudera! O indivíduo acha que o seu piloto, com um magro tri, é incomparável…

MacLata-12
MacLata-12
Reply to  McLaren-12
3 anos atrás

Minha nossa!

Se uma tartaruga fugiu, como é que a outra engravidou? Só se ela ficou grávida antes e a outra fugiu do exame de DNA. Será?

O Caubói da Estradinha mistura Vettel com Alonso. Como pode misturar um tetra com um bi? Deve ter bebido todas!

Já o da enfermaria me chama de idiota. Sou uma viúva chorosa, sofrida, fanática, amante do Picaretonso e agora num relacionamento sério com o Mirtão. o gostosão. Mas não sou idiota!

Paulo Moreira
3 anos atrás

Foi preciso esperar 50 voltas para a corrida ter emoção. Com os Mercedes bem longe, Verstappen sozinho e o Leclerc sossegado sem ninguém o chatear, tivemos que nos contentar com as lutas pelo 5º lugar entre os McLaren, Renault e o Lance Stroll.
O Hulk não merecia isto, só espero que daqui a oito dias tenha melhor sorte, a mesma que acabou por bafejar o Hamilton, mas tinha sido muito cruel ele ter perdido a corrida já com a meta à vista depois de ter liderado toda a corrida.

Abraço

visitem: https://estrelasf1.blogspot.com/

Fabio
Fabio
3 anos atrás

Nome do próximo GP?
N’iversário

Renato F1/FE Mercedes
Renato F1/FE Mercedes
Reply to  Fabio
3 anos atrás

Prezado Fabio, gostei da sugestão.

Igor
Igor
3 anos atrás

Cleber Machado tá cada vez pior. Falou que o Kimi era da Haas, não sabia porque o Grosjean tinha aparecido na frente depois do safety car, nunca sabia quem estava ultrapassando quem… Uma narração completamente perdida, mais uma vez.

Tales Bonato
Tales Bonato
Reply to  Igor
3 anos atrás

Tenho percebido isto em todas as provas que ele tem narrado. Parece completamente desconectado da corrida. Até em lances óbvios ele se embanana. Parece um caso de infanto-senilidade. Ou então uma total falta de identificação com narração de automobilismo.

Gilvan
Gilvan
Reply to  Igor
3 anos atrás

Não entendo pq a Globo insiste em não escalar Sérgio Maurício para as transmissões.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Igor
3 anos atrás

Manda currículo. A Globo está contratando profissionais meia-boca pagando baratinho…

Leandro martins
Leandro martins
Reply to  Igor
3 anos atrás

Ele está perdido, ainda narrou o jogo de tarde….mais perdido ainda…esse cara eh o refugo da Globo!!! Não tem mais espaço p ele narrar não….nunca foi bom e agora tá conseguindo ficar pior….na F1 ele narra o q vê na tela, não pesquisa, não deve saber nem o nome dos pilotos e equipes direito, deve ficar alguém assoprando no ponto e ele tenta corrigir depois a besteira que falou!!! A cobertura da Globo está sofrível….se não vai mais investir então larga o osso e deixa outra emissora ou mídia assumir logo!!!!

Cláudio F1
Cláudio F1
Reply to  Igor
3 anos atrás

Realmente, parece até que ele está assistindo outra coisa enquanto narra a corrida de tão perdida que é a sua narração, fica nítido que ele não é do ramo, ou seja, não acompanha a categoria e simplesmente cai de paraquedas nos finais de semana para narrar as corridas, mas sequer faz uma preparação básica a fim de gradualmente ir cometendo menos erros, ao contrário, mesmo narrando com frequência parece que não se esforça em melhorar um pouco mais, mas esperar o que de um canal que transfere o encerramento da corrida para um serviço de streaming porco, que vive travando, para passar um programa cheio de reportagens irrelevantes como o Esporte Espetacular.

Clayton Santos
Clayton Santos
Reply to  Igor
3 anos atrás

Vocês se esforçam em parecer bobos. O cara tem que narrar enquanto recebe informação no ponto, fazer comercial dos parceiros. Bordões. Anunciar programação (que muito provavelmente nem assiste). Pedir opinião dos comentaristas.

Todo narrador e comentaristas trocam nomes de pilotos, equipes, peças e alguns termos técnicos. Às vezes é mais escrachado que outras, mas sempre acontece.
Narração ruim seria se ficasse lembrando de como era bom o tempo que o Pelé jogou na Seleção, ou quando Renato Aragão era o Didi.

Sergio Luis dos Santos
Sergio Luis dos Santos
Reply to  Clayton Santos
3 anos atrás

Ah, Clayton.. assista com atenção os narradores da Fox comentando as provas de automobilismo e agora da motoGP, que diferença… e quando algum erra o outro corrige ou depois o próprio corrige, enorme diferença de quem sabe do que está falando.

Clayton Santos
Clayton Santos
Reply to  Clayton Santos
3 anos atrás

Eu te entendo Sérgio. Não estou defendendo como uma narração maravilhosa. O ponto onde eu quero chegar é que erros banais nem deveriam chamar nossa atenção. Quem não sabe a equipe de cada piloto do Grid é porque não acompanha. Se não acompanha, não deve estar interessado na informação.

Caso tivesse havido grandes trocas de pilotos nas equipes, ou talvez a informação fosse exatamente sobre um piloto na equipe em questão, tudo bem.

Quando a gente mesmo tem a opção de ser corrigir e não fazemos, somos nós quem estamos passando atestado de bobo.

Eu ainda prefiro uma narração pouco sensacionalista do que narradores que são redundantes, cíclicos e cansativos. Ou pior… igual o Galvão que mais fala dos velhos tempos do que narra.

O Burti é de longe um dos melhores, mesmo cometendo gafes. O papel dele é trazer uma perspectiva que os espectadores não têm.
Reginaldo leme errava tanto… mas tanto…. e mesmo assim tinha uma visão interessante de trazia “luz” para quem estivesse mentalmente traçando algum palpite pessoal.

Não me entenda mal. Não repliquei os comentários pra causar discórdia, apenas pra gerar debate.

Beto Dessordi
Beto Dessordi
3 anos atrás

Salve Flávio

Hamilton é um cara fora da curva… Ou da reta como preferir.

Alem de ser um talentosissimo dentro carro, queridíssimo como pessoa (algo cada vez mais raro…), acompanha uma sorte que nao está no gibi, como diriam os mais clássicos.

Por ser quem é o homem já é uma Lenda.

Abraços

LEANDRO JOSE DA SILVA NUNES
LEANDRO JOSE DA SILVA NUNES
3 anos atrás

Lewis Hamilton é fera. Não qualquer um que carrega um carro de f1 nas costas como ele fez nos últimos metros da corrida. Parabéns a ele.É gênio.

Rafael Viriato
Rafael Viriato
Reply to  LEANDRO JOSE DA SILVA NUNES
3 anos atrás

Há quanto tempo você assiste Fórmula-1 para ficar assim tão maravilhado? Já vi piloto mediano levar o carro nas mesmas condições ao segundo lugar, e quem ia em primeiro era o companheiro campeão.

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Rafael Viriato
3 anos atrás

Quem ia em primeiro era um campeão, mas não era o companheiro de equipe de quem chegou em segundo com o pneus destroçado.

Jeferson Araújo Pereira
Jeferson Araújo Pereira
3 anos atrás

Os leitores mais velhos desse blog, que leram a revista MAD nos anos 70, devem se lembrar de “RESPOSTAS CRETINAS PARA PERGUNTAS IMBECIS”.

Cléber Machado viu a imagem do Nico Hulkenberg em pé, sem macacão, sem capacete e de máscara, minutos antes da largada e fez a pergunta cretina: “Mas o Hulkenberg não vai largar devido a um problema no carro?”

Pergunta imbecil merece resposta cretina.Na hora eu falei sozinho e respondi: Não, está tudo OK com o carro. O problema é com o Hulkenberg. Infelizmente, ele foi atingido na cabeça por um meteorito de 4 KG e faleceu no autódromo. Por faltar apenas 1 minuto para a largada, a Racing Point não conseguiu substituí-lo.

Clayton Santos
Clayton Santos
Reply to  Jeferson Araújo Pereira
3 anos atrás

Acontece às vezes da transmissão mostrar momentos que aconteceram antes do evento. Eu já fui pego de surpresa por algo parecido.
Hoje aconteceu de eu ter acompanhado a transmissão da SkySport F1 e já sabia.

Teve também um evento com Toto, Bottas e Lewis disputando uma micro corrida com um Mercedes, que me pareceu ser o mesmo modelo do Safety Car. Achei divertido.
Só haviam os três e mais um que não lembro quem era. Deve ter sido algum evento promocional.

Marcelo
Marcelo
3 anos atrás

As duas últimas voltas foram sensacionais. Eu já estava desligando a TV e indo embora (“pronto, o Hamilton levou mais uma”) quando os pneus começaram a estourar. Valeu a espera!
Essa última volta foi de muita categoria, por mais fácil que tenha parecido. O Hamilton sequer cutucou a grama dirigindo na pressão com o Verstappen chegando.

Beto
Beto
Reply to  Marcelo
3 anos atrás

‘(“pronto, o Hamilton levou mais uma”) quando os pneus começaram a estourar. Valeu a espera!’

De que adiantou esperar, se o Hamilton (de qualquer maneira) levou mais uma?
O brasileiro precisa ser estudado.

Renato F1/FE Mercedes
Renato F1/FE Mercedes
Reply to  Beto
3 anos atrás

Prezado Beto, é para torcer contra? O Hamilton ganhou pelas circunstâncias: a Se Ferra-ri de Charles Leclerc não acompanhou a Red Mula de Max Verstappen. Isto abriu a possibilidade de o holandês fazer uma parada para levar o ponto por volta mais rápida. Independentemente dos furos dos pneus dos carros da equipe Mercedes, ele pararia para fazer isto. Com o furo do Mercedes do Valtteri Bottas, ele assumiu a segunda colocação e manteve o plano de parada extra porque o monegasco estava muito atrás. Fez a troca e o pneu do Lewis Hamilton acabou na metade da última volta. Se o pneu do inglês acabasse depois da linha de chegada, ninguém discutiria nada disto e diria que o holandês fez o correto.

Escrito isto, faço a pergunta: por que o brasileiro precisa de ser estudado?

Beto
Beto
Reply to  Beto
3 anos atrás

Por um motivo muito simples, Renato. O brasileiro, antes da largada, já sabe o resultado (ou é uma ou é outra Mercedes vencendo).
De repente, ocorre algo extraordinário na pista, que poderá mexer no resultado! E o brasileirinho que ia desligar a TV, fica ali, plantado, para ver o quê? O mesmo resultado! E deixou de assistir um bom filme em outro canal.
Tem que ser estudado pela NASA.

Baba-Ovo da Mercedes
Baba-Ovo da Mercedes
Reply to  Beto
3 anos atrás

Beto, você está torcendo contra o meu piloto? O Mirto ganhou e levou. Se a Ferrada e Redi Bula não conseguem andar na frente da Mercêda não se pode fazcr nada. E isso não tem nada a ver com o furos do pneu do Boto ou de não sei quem!
Se a troca do Lévis foi correta ou não, não teve nada a ver com o Maxi com o plano da parada extra.
Por isso que eu discordo que o brasileiro precisa ser estudado. Ele precisa estudar, isso sim.

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  Beto
3 anos atrás

Você é que precisa estudar!

Leandro martins
Leandro martins
Reply to  Marcelo
3 anos atrás

Hamilton com 3 rodas ainda perigava dar mais 1 volta na Williams!!!

Cowboy do Asfalto
Cowboy do Asfalto
Reply to  Leandro martins
3 anos atrás

O inglês deveria ser desclassificado! Não vale correr na F-1 de triciclo.

Amaral
Amaral
Reply to  Leandro martins
3 anos atrás

Falando de Williams… O Latifi terminou essa corrida quando?^As cinco da tarde?
Se bem que ele deu um passão bonito no Kimi.

Valmir Lopes
Valmir Lopes
3 anos atrás

Eu pensei nisso. O cara é foda. Tinha que manter a velocidade que podia e ainda assim se manteve na pista.

murilo
murilo
3 anos atrás

Bottas foi vergonhoso hoje! “Peidou na maionese” e não dividiu a primeira curva com o Hamilton! Não incomodou o inglês nas DUAS relargadas, não tentou uma estratégia de pneus diferente (podia não ter trocado os pneus no segundo Safety Car) e em NENHUM momento esteve a menos de 1 segundo pra tentar alguma coisa. Hamilton agora tem 30 pontos à frente. Manda o Bottas pra casa!

Nada, nadinha. É por isso que Alonso fará um bem imenso à F1 ano que vem.

Edison Ferreira Jr
Edison Ferreira Jr
Reply to  murilo
3 anos atrás

Não acho que o bottas foi vergonhoso não, muito pelo contrário, andou no ritmo do Hamilton a corrida toda, alternando quem fazia a volta mais rápida.
Dessa vez o Hamilton não sumiu na frente, que é o que geralmente acontece quando ele larga em primeiro.
Mas o cara além de ser muito bom tem sorte.

Edu
Edu
Reply to  murilo
3 anos atrás

Imenso.

Assombração
Assombração
Reply to  murilo
3 anos atrás

O finlandês ganhou mais um ano na Mercedes e, com certeza, o Toto aproveitou para lembrá-lo da sua condição de segundo piloto.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Assombração
3 anos atrás

Olha, temos um informante!

Será você o Gola Profonda disfarçado fazendo bico na Mercedes? Com qual nome você se apresenta na equipe alemã?

Assombração
Assombração
Reply to  Assombração
3 anos atrás

Uma dedução elementar, meu caro Watson (digo: viúva)!

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Assombração
3 anos atrás

Você se apresenta como Viúva? Quando te perguntam de quem, o que você responde?

Schumacher?
Vettel?

Pelo menos é bom ter mais de uma pra escolher.

Assombração
Assombração
Reply to  Assombração
3 anos atrás

Eu fiz uma referência ao meu comentário anterior. Se Bottas não atacou Hamilton em nenhum momento, é porque lembraram a ele a sua condição de segundo piloto.

Elementar, meu caro Watson! – como dizia o famoso detetive. Watson, no caso em questão, é você.

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Assombração
3 anos atrás

Aviso ao fantasma da ópera: a viúva não vai entender! Ela não consegue interpretar um curto e simples texto.

MacLata-12
MacLata-12
Reply to  Assombração
3 anos atrás

Eu sei interpretar texto, sim, suas schuckruzetes! A minha professora do Jardim me ensinou. Querem ver?

Vovô viu a uva. O que o vovô viu?
O titio viu uma tartaruga!

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  murilo
3 anos atrás

Ah, tá, do que adiantaria ele não trocar os pneus no segundo safety car? Ele tomaria um passão do Hamilton logo na relargada, depois teria de abrir mais de 25 segundos pro Verstappen para poder parar e ainda voltar na frente dele. Grande estratégia, hein?

Renato F1/FE Mercedes
Renato F1/FE Mercedes
Reply to  murilo
3 anos atrás

“(…) não tentou uma estratégia de pneus diferente (podia não ter trocado os pneus no segundo Safety Car) (…)” É sério isto?

Analisando esta incrível possibilidade, se o Bottas não parasse quando quase todo mundo parou (exceto Grojean), ele estaria com pneus médios desgastados contra pneus duros novos de todo mundo. Nesta condição, em primeiro lugar, de cara para o vento, suponhamos que ele conseguisse abrir em relação ao segundo colocado, que seria o Hamilton. Ele teria que ser dois segundos mais rápido, por volta, que todos os adversários para em dez ou doze voltas, parar nos boxes, trocar pneus e voltar em primeiro. Caso contrário, ele perderia um monte de posições ao fazer a troca de pneus. Agora, se você soubesse que os pneus não aguentariam até o fim, esta estratégia poderia ser utilizada. Mas, agora é tarde: a informação não mudará o resultado.

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  Renato F1/FE Mercedes
3 anos atrás

Que história é essa de pneus médios desgastados brigando com os pneus duros novos?

Não entendi porra nenhuma!

Costa
Costa
Reply to  murilo
3 anos atrás

Ele foi contratado para isso.

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  murilo
3 anos atrás

Que corrida você viu? Bottas não incomodou Hamilton?
Revezaram volta mais rápida a corrida toda, destroçaram os pneus dos carros andando no limite. Que comentário mais maluco.

murilo
murilo
Reply to  CHAGAS
3 anos atrás

CHAGAS eu vi a corrida onde o Bottas não abriu a asa móvel 1 vezinha contra o Hamilton. Trocar volta rápida não o faz ultrapassar o Hamilton!

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  CHAGAS
3 anos atrás

Não dê muita atenção a ele Murilo. O próprio Doença De já afirmou que o forte dele e matemática e alucinações.

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  CHAGAS
3 anos atrás

Não disse que o Bottas foi melhor que o Hamilton.
Ninguém foi melhor que o Hamilton na corrida, ganhou com pneus em frangalhos teve que completar meia volta com apenas 3. Foi o piloto da corrida, inquestionável.
Porém os “torcedores modinhas” como vocês não viram que com carros iguais, ambos andaram 48 voltas no mesmo ritmo.
Uma das raras vezes que Bottas consegue acompanhar o ritmo de Hamilton, trocando voltas rápidas, em uma pista que o inglês é genial, e o que se lê é que o finlandês é fraco.
Bottas é excelente piloto, rápido nas classificações e cada dia mais forte em corrida. O que torna Bottas “fraco” é a sua referencia que é dos melhores pilotos de todos os tempos, e isso só quem conhece de F1 percebe.

MacLata-12
MacLata-12
Reply to  CHAGAS
3 anos atrás

Eu já sou péssima em matemática. No meu caderno 3 é sempre maior que 7, e o que acontece? Levo ZERO!

José Castilho
José Castilho
3 anos atrás

Carrera son Carretas !!!!

David Passos
David Passos
3 anos atrás

Hamilton melhor de todos os tempos e acabou!!!

Edu
Edu
Reply to  David Passos
3 anos atrás

e acabou!

Rafael Viriato
Rafael Viriato
Reply to  David Passos
3 anos atrás

Nossa! Quanta babação…

Babão do Mirto
Babão do Mirto
Reply to  Rafael Viriato
3 anos atrás

Babação é comigo mesmo!

CARLOS RENATO FLORIANO DA SILVA
CARLOS RENATO FLORIANO DA SILVA
3 anos atrás

Fantástico!!!! Pqp. Hamilton e do C……
E obvio que foi so meia volta mas mesmo assim ter conseguido chegar em 1 foi fenomenal
E obvio que ele tambem teve sorte mas ai em interlagos Senna teve.
Agora to imaginando a cara de cu que o verstapinho deve ta com o seu engenheiro de equipe kkkkkkk

D
D
3 anos atrás

Ganhar com 3 pneus não é pra tanto. Claro que ele (Lewis) vai dramatizar como sempre. Se o pneu tivesse furado umas 5 voltas antes, fizesse mais um out e ganhasse, aí sim. Mas furou na última volta, com um mundo de distância para carros extremamente inferiores. Nada demais, segue o baile. E baile tá chato pra cacete.

Edison
Edison
Reply to  D
3 anos atrás

Fato

Assombração
Assombração
Reply to  D
3 anos atrás

Disse tudo e mais um pouco. Parabéns pela clareza de visão!

XAU XAU VETTEL
XAU XAU VETTEL
Reply to  D
3 anos atrás

ah……a Verstapete ta tisti..?? fica tisti non

Vem Vem Vettel
Vem Vem Vettel
Reply to  XAU XAU VETTEL
3 anos atrás

Quem tá tristinha é a viúva ao ver o recorde de vitórias de ponta a ponta cair no colo do Mirtão…

Chora, viúva!

Renato F1/FE Mercedes
Renato F1/FE Mercedes
Reply to  D
3 anos atrás

“Ganhar com 3 pneus não é pra tanto. (…) Se o pneu tivesse furado umas 5 voltas antes, fizesse mais um out e ganhasse, aí sim.” É sério que tem condições para ganhar com 3 pneus ser um tanto? Engraçado que, na semana passada, o Verstappen bateu o carro e a Red Mula consertou em tempo recorde (parabéns para a equipe). Nos comentários, os elogios foram para o piloto (que fez a burrada) e não para a equipe (que consertou a burrada a tempo de o piloto poder correr).

Realmente não consigo entender a lógica.

Costa
Costa
Reply to  D
3 anos atrás

Talvez até se desligasse o motor ainda ganharia a prova.

Babão do Mirto
Babão do Mirto
Reply to  Costa
3 anos atrás

Talvez se montasse em uma tartaruga gigante ainda assim ganharia a prova.

Cowboy do Asfalto
Cowboy do Asfalto
Reply to  Costa
3 anos atrás

Hamilton ganhar montado numa tartaruga eu já não digo mas, talvez, montado num avestruz…