É FOGO

É

RIO (inacreditável) – As fotos acima mostram o que aconteceu no autódromo de Piracicaba neste fim de semana. Segue o comunicado assinado pelo meu amigo Fernando Santos, que relata a quase tragédia. Agora vamos ajudar!

Grande parte da proteção de pneus ao redor da pista do autódromo do ECPA, em Piracicaba, foi destruída por um incêndio neste sábado (19). Para recuperar o local, fundamental para a proteção dos pilotos, está sendo iniciada uma campanha para receber pneus velhos e usados.

O fogo atingiu toda a proteção lateral desde a curva do final da reta principal até a descida no  “Bacião”, na entrada do miolo da pista. Centenas de pneus estavam colocados no local, que servem para amortecer os carros em caso de acidentes.

O incêndio teria começado numa área de mata à beira da rodovia Luiz de Queiroz (SP-304), na altura do km 149, até chegar ao ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo). Não houve danos nas demais estruturas do autódromo, que completou 31 anos e é um dos centros mais importantes do automobilismo no interior paulista.

Para recuperar o local destruído, o ECPA e a Fórmula Vee, que participa de competições em Piracicaba há quase dez anos, iniciaram uma campanha para arrecadação de pneus velhos e materiais como redes e cabos para fazer a amarração. A maior necessidade são pneus de carreta e a partir de aro 18.

O autódromo havia sido aberto para competições em agosto pela primeira vez no ano, após a liberação das autoridades em razão da pandemia do novo coronavírus. No próximo sábado (26), estava marcada a realização da 2ª etapa da Copa ECPA, com provas da Fórmula Vee e de Turismo, que agora aguardam pela recuperação das áreas de segurança da pista.

Para saber como doar pneus velhos e ajudar na reconstrução das áreas de segurança da pista, entre em contato com o ECPA através dos seguintes canais:

Telefones: (19) 3438-7901 e (19) 3438-7174

WhatsApp: (19) 97403-7683

Sobre o Autor

Flavio Gomes

Flavio Gomes é jornalista, mas gosta mesmo é de dirigir (e pilotar) carros antigos.

8 Comentários

  • Em se tratando de ” INCÊNDIOS” , parece que tanto fora como dentro do automobilismo tupiniquim, o “CIRCO” tá pegando fogo…..achei muito estranho ocorrer um incêndio dessa proporção no atual contexto do automobilismo nativo…..pra mim …..ai tem coisa….

  • Bob Robson | Sunday, Sept. 20th | View on Autoracing | F1 | Indy | MotoGP | StockCar
    A Autorancing se juntando ao Flavio Gomes e detratando publicamente Emerson Fittipaldi, assim como ele faz com vários outros ídolos, principalmente o Senna, talvez seja inveja ou ideologia socialista do …

    adautoracing replied | Sunday, Sept. 20th | View on Autoracing | F1 | Indy | MotoGP | StockCar
    A próxima vez que vc nos comparar a uma figura desprezível ou nos acusar de falso jornalismo vc será banido daqui, já que não tem discernimento sequer para separar notícia …
    Flavio Gomes, tem um bocado de gente que não gosta de você !

  • A maioria desses pneus são da época de Cabral, mais duros que uma árvore, já tava na hora de trocar os da pista toda, e fixa-los direito, lembrando que pneu velho é poluição e já está hora de procurar soluções mais corretas para dar exemplo.

Por Flavio Gomes

Perfil


Flavio Gomes é jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.” Sua carreira começou em 1982 no extinto jornal esportivo “Popular da Tarde”. Passou pela “Folha de S.Paulo”, revistas “Placar”, "Quatro Rodas Clássicos" e “ESPN”, rádios Cultura, USP, Jovem Pan, Bandeirantes, Eldorado-ESPN e Estadão ESPN — as duas últimas entre 2007 e 2012, quando a emissora foi extinta. Foi colunista e repórter do “Lance!” de 1997 a 2010. Sua agência Warm Up fez a cobertura do Mundial de F-1 para mais de 120 jornais entre 1995 e 2011. De maio de 2005 a setembro de 2013 foi comentarista, apresentador e repórter da ESPN Brasil, apresentador e repórter da Rádio ESPN e da programação esportiva da rádio Capital AM de São Paulo. Em janeiro de 2014 passou a ser comentarista, repórter e apresentador dos canais Fox Sports no Brasil. Na internet, criou o site “Warm Up” em 1996, que passou a se chamar “Grande Prêmio” no final de 1999, quando iniciou parceria com o iG que terminou em 2012. Em março daquele ano, o site foi transferido para o portal MSN, da Microsoft, onde permaneceu até outubro de 2014. Na sequência, o "Grande Prêmio" passou a ser parceiro do UOL até maio de 2019, quando se uniu ao Terra por um ano para, depois, alçar voo solo. Em novembro de 2015, Gomes voltou ao rádio para apresentar o "Esporte de Primeira" na Transamérica, onde ficou até o início de março de 2016. Em 2005, publicou “O Boto do Reno” pela editora LetraDelta. No final do mesmo ano, colocou este blog no ar. Desde 1992, escreve o anuário "AutoMotor Esporte", editado pelo global Reginaldo Leme. Ganhou quatro vezes o Prêmio Aceesp nas categorias repórter e apresentador de rádio e melhor blog esportivo. Tem também um romance publicado, "Dois cigarros", pela Gulliver (2018), e o livro de crônicas "Gerd, der Trabi" (Gulliver, 2019). É torcedor da Portuguesa, daqueles de arquibancada, e quando fala de carros começa sempre por sua verdadeira paixão: os DKWs e Volkswagens de sua pequena coleção, além de outras coisinhas fabricadas no Leste Europeu. É com eles que roda pelas ruas de São Paulo e do Rio, para onde se mudou em junho de 2017. Nas pistas, pilotou de 2003 a 2008 o intrépido DKW #96, que tinha até fã-clube (o carro, não o piloto). Por fim, tem uma estranha obsessão por veículos soviéticos. “A Lada foi a melhor marca que já passou pelo Brasil”, garante. Por isso, trocou, nas pistas, o DKW por um Laika batizado pelos blogueiros de Meianov. O carrinho se aposentou temporariamente no início de 2015, dando o lugar a um moderníssimo Voyage 1989. Este, por sua vez, mudou de dono em 2019 para permitir a volta do Meianov à ativa no começo de 2020.
ASSINE O RSS

Categorias

Arquivos

TAGS MAIS USADAS

Facebook

DIÁRIO DO BLOG

setembro 2020
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930