N’ARRABBIATA (3)

RIO (eu tinha um da Sharp) – Vocês jovens, sabem o que é um 3 em 1?

Pois bem, vou explicar.

Houve um tempo, neste planeta, em que não se ouviam músicas no celular. Nem havia celular. Para ouvir músicas, você precisava de uma dessas, vá lá, mídias: rádio, toca-fitas ou vitrola, também conhecida como toca-discos. Aliás, mídias é o cacete. Você precisava de um desses aparelhos, os três supracitados. Que, por sinal, eram conhecidos como “aparelhos de som”. Ou, simplesmente, “som”.

Muito bem. Os nomes eram ótimos, inclusive. Nada de “media”, “pendrive”, “bluetooth” ou “smartphone”. Muito menos entrada USB. A propósito, o que quer dizer USB? Rádio é rádio desde sempre, pelo menos desde que nos conhecemos por gente. E não, não vem do latim radius, que é o osso do antebraço, e sim do latim tardio irradiatio, que no século 20, transliterado pelo francês, virou radiophonie, e aí essa palavra era longa demais para designar o aparelho que captava as ondas radiofônicas, e por isso ficou sendo rádio, mesmo, que é mais curtinho e fácil de dizer. Quanto aos demais aparelhos, seus nomes eram autoexplicativos. O toca-fitas tocava fitas. O toca-discos tocava discos. As coisas eram mais simples de compreender.

Antes do 3 em 1, que abriu este texto em sua primeira linha, surgiu a rádio-vitrola, que já era um espetáculo. Vitrola também tocava discos e era uma invenção da Victor nos EUA, um gramofone que se chamava Victrola e ficou tão popular que acabou tendo seu nome aportuguesado para vitrola, que nem gilete.

Pois bem. A rádio-vitrola, como vocês devem ter deduzido, era um rádio conjugado com um toca-discos, e quando a gente imaginava que já não tinham mais o que inventar, veio o 3 em 1.

Ah, o 3 em 1… Juntaram no mesmo aparelho a vitrola (ou toca-discos, escolha o que mais lhe aprouver), o toca-fitas e o rádio. Como podiam ser tão engenhosos? Melhor ainda: o que você tocava no rádio ou no toca-discos podia ser gravado no toca-fitas! Era só apertar, ao mesmo tempo, o “play” e o “REC”. Que maravilha!

O 3 em 1 da Sharp: bons tempos em que as coisas eram chamadas pelos seus nomes

Com o tempo, os 3 em 1 foram caindo em desuso porque deram de inventar uns amplificadores que podiam ser conectados a cada um dos aparelhos específicos por cabos, e diziam que o som era melhor e mais potente. Eles também eram acoplados a equalizadores e tinham entradas atrás para um monte de caixas de som. A partir daí deixei de entender dessas coisas.

Mas eu citei o 3 em 1 porque — sim, este continua sendo um blog mormente dedicado às coisas do automobilismo — hoje fomos brindados com uma corrida 3 em 1 em Mugello. Foram três em uma só. Três largadas, três histórias diferentes, só faltaram os três vencedores, porque aí seria querer demais. O vencedor foi o de sempre, Lewis Hamilton. E se você não viu, entenda: foram três corridas em uma só porque a prova teve de ser interrompida duas vezes por bandeiras vermelhas, oferecendo ao distinto público as tais três largadas. Agradeçamos ao regulamento, que acabou com aquela coisa chata de reiniciar corridas atrás do safety-car.

Obrigado, regulamento.

Verstappen atola na primeira volta: safety-car na pista deflagrando sequência de doideiras de Mugello

Tudo começou graças a esse incidente aí em cima, na primeira volta do GP da Toscana. Com problemas em seu carro, Max Verstappen foi ficando para trás na largada e na curva 2 vários pilotos se enroscaram no meio do pelotão, a saber: Gasly ensanduichado por Grosjean e Raikkonen, Raikkonen batendo na traseira de Verstappen, Verstappen jogado à brita, Sainz rodando, Vettel desviando e perdendo o bico na McLaren do espanhol, Gasly e Verstappen abandonaram e o safety-car teve de ser convocado para arrumar aquela zona toda.

Quem liderava a corrida, depois de uma boa largada — e u’a má de Hamilton –, era Bottas, com Leclerc, também muito bem na partida, em terceiro. O Mercedão vermelho-ferrari (não sei de nomes de cores usam maiúsculas, vai assim mesmo) ficou à frente do pelotão até o fim da volta 7, quando de repente apagou as luzes e saiu da frente de Bottas na última curva, num comportamento pouco usual mas, segundo a FIA, dentro do regulamento.

Bottas atrás do safety-car vermelho: na relargada, confusão que parou a prova pela primeira vez

Tudo na vida é uma sequência de eventos, não? Bottas poderia ter acelerado assim que apontou na reta e tudo seguiria na santa paz toscana e não estaríamos aqui falando de aparelhos de som 3 em 1. Mas ele não o fez. Deixou para fazê-lo lá na frente, na linha de chegada, de modos que Hamilton não pudesse aproveitar o vácuo na longa reta para retomar a liderança perdida na largada.

Só que quem estava lá no fundão da sala não se deu conta dessa decisão de Bottas. Alguns, quando viram a bandeira verde num painel eletrônico, enfiaram o pé no acelerador. Outros, que estavam à frente, enfiaram o pé no freio porque perceberam que Bottas não tinha enfiado o pé no acelerador, ainda. Estão acompanhando?

Aí foi uma cagada geral. Sainz, Magnussen, Giovinazzi e Latifi, cada um a seu modo, destruíram seus carros uns nos outros. A reta principal ficou cheia de destroços. A corrida teve de ser paralisada. Eram, pelo horário de Roma, 15h29 — 10h29 em Brasília. Bandeira vermelha.

Bate-bate no fundão: uns aceleraram, outros frearam, e no fim quatro abandonaram

Poderia ter sido pior. Teve gente que bateu acelerando. Outros quase capotando. Felizmente ninguém se machucou. Grosjean, do alto de sua afiadíssima e duvidosa capacidade de julgamento, gritou pelo rádio: “Que coisa mais louca! Querem nos matar a todos?”.

Depois de 26 minutos interrupção, lá estavam 13 carros alinhados para a segunda largada. Seis haviam abandonado por causa dos acidentes e um, Ocon, desistira com problemas nos freios. Nos boxes, todo mundo trocou os pneus, mas só a dupla da Mercedes e dois que estavam mais para trás, Russell e Raikkonen, optaram por compostos médios. Os demais repetiram os macios.

Na nova largada, nona das 59 voltas previstas para o GP toscano, Hamilton deu o troco em Bottas. Subiu a reta colado no companheiro e na San Donato, a curva 1, passou por fora para assumir a primeira posição. Os dois foram embora e deixaram para os coadjuvantes a missão de entreter a audiência. Leclerc, em terceiro, era presa fácil para todos. Entre as voltas 18 e 21, foi ultrapassado, pela ordem, por Stroll, Ricciardo, Albon e Pérez. A Ferrari avisou pelo rádio ao monegasco: “Vamos ao plano C!”. Charlinho pensou com o zíper de seu macacão: “C de quê? Carroça? Cadeira elétrica? Caraca, como podemos ser tão lentos?”. Foi para os boxes na volta 22 e colocou pneus duros.

Voltou em último. Levou cinco voltas para chegar em Grosjean e fazer sua primeira ultrapassagem na corrida, sem contar as posições que ganhara na largada. Era um duelo de Uno Mille contra Palio 1.0 com ar-condicionado. Os dois com os lamentáveis motores Ferrari, que no passado eram considerados fortes e charmosos.

Vettel e Leclerc: apesar da lerdeza, dupla da Ferrari pontua no milésimo GP da equipe

A prova então seguiu em seu curso normal e sem maiores sobressaltos até a volta 28, quando a turma começou a ir para os boxes para trocar pneus de novo. Bottas, então, usou de toda sua indignação para exigir, pelo rádio: “Na hora que a gente parar eu quero o oposto de Lewis!”. Não vi, mas me contaram. Naquela hora os caras da Mercedes no pitwall se entreolharam, desligaram os rádios e começaram a gargalhar atrás de suas máscaras.

Cerca de 1s5 atrás de Hamilton quando fez sua exigência de forma categórica, duas voltas depois Bottas estava 7s atrás. Com os pneus em frangalhos. Aí parou e colocaram em seu carro os compostos duros. Na volta seguinte, Lewis parou. Colocou os mesmos. Não vi, mas me contaram. Naquela hora alguém entrou no rádio do Bottas e perguntou se ele queria parar de novo para fazer o oposto de Lewis. Não vi, mas me contaram. Valtteri respondeu “mene vittu itse”, em finlandês.

Ricciardo: por pouco não conseguiu o primeiro pódio do ano para a Renault

Quem fazia uma corridinha bem honesta naquela altura era Ricciardo, em terceiro com o Twingo amarelo da Renault. A briga pelo último lugar no pódio era bem interessante, com Stroll e Albon perseguindo o sorridente australiano. Então, na volta 44, um susto: Lance foi direto na segunda perna da Arrabbiata e se estampou na barreira de pneus.

Não se sabe ainda o que aconteceu. De início, a Racing Martin falou num pneu furado, mas pode ser que tenha quebrado a suspensão traseira, também. Só sei que foi uma panca de respeito, o safety-car foi chamado mais uma vez e a corrida teve de ser interrompida novamente com bandeira vermelha.

O carro de Stroll quase se partiu ao meio. Perda total. E como começou a pegar fogo, os comissários se encarregaram de estragar o que sobrou com dezenas de extintores de incêndio. O pastelão foi registrado pela TV, como se vê abaixo. Stroll ficou meio grogue, mas depois voltou aos boxes na garupa de uma lambreta.

O relógio do Vaticano marcava 16h50 do dia 13 de setembro do ano da graça de 2020 quando todos foram para os boxes de novo se preparar para a terceira largada de nossa corrida 3 em 1. Eram 12, agora, os sobreviventes. Pneus macios para todo mundo, já que faltavam apenas 13 voltas para o final da prova.

Na torre, a direção aproveitou para analisar a entrada de Raikkonen nos boxes, cortando a linha tricolor para aproveitar a entrada do safety-car segundos antes. Pouco depois seria avisado que teria 5s acrescidos ao seu tempo total de prova pela infração. Ficou bem pistola, Kimi.

Raikkonen corta a linha dos boxes: punição quase tira os primeiros pontos do finlandês no ano

Foram 22 minutos até a nova largada, agora com Hamilton, Bottas, Ricciardo, Albon, Pérez e Norris nas três primeiras filas. Valtteri pensou: “Vou dar o troco, pegar o vácuo, passar o negão na primeira curva e ganhar essa porra!”.

Esqueceu de combinar com os russos (se não entenderam, é uma referência a clássico episódio envolvendo Garrincha e Vicente Feola na Copa de 1958, leiam aqui). Porque antes mesmo de terminar a frase “ganhar essa porra” foi ultrapassado por Ricciardo, permitindo a Lewis escapar na frente e assumir o controle da parte final da prova.

Bottas acabaria recuperando o segundo lugar na volta seguinte, mas aí já era tarde. Quem melhor aproveitou nossa terceira e curta corrida no domingo 3 em 1 foi Albon, que na volta 51 passou Ricciardo e conseguiu o primeiro pódio de sua carreira. Ricciardo, Pérez, Norris, Kvyat, Leclerc, Raikkonen (já com a punição) e Vettel fecharam a zona de pontos — pelo menos os dois ferraristas pontuaram na milésima corrida da equipe. Russell e Grosjean foram os dois últimos a ver a quadriculada. Por pouco a Williams não marcou um pontinho.

Albon olha para a bandeira tailandesa no pódio: primeiro troféu do piloto na F-1

Hamilton chegou à sua sexta vitória na temporada e 90ª na carreira, ficando a apenas uma de igualar o recorde de Michael Schumacher, maior vitorioso da categoria. A marca deve cair logo, e será um momento histórico da F-1.

Mas Lewis não faz história apenas ganhando corridas. Assim que saiu do carro, vestiu uma camiseta preta com a seguinte inscrição: “Arrest the cops who killed Breonna Taylor”, referência a uma agente de saúde preta assassinada por policiais em março deste ano em Louisville, nos EUA — crime impune até hoje.

E foi com essa camiseta que subiu ao pódio, ocultando marcas de patrocinadores e tudo mais. Algo, até onde me lembro, inédito. E de enorme relevância. Espero que continue com essas atitudes. Inclusive, se ele quiser nomes de pessoas pretas mortas pela polícia no Brasil cujos assassinos nunca pagaram por seus crimes podemos lhe fornecer uma lista telefônica. Só com as vítimas deste ano.

Na camiseta de Hamilton, o pedido por justiça: inglês segue militando por causas importantíssimas

“Foram três corridas numa só, estou esgotado”, confessou Lewis ao final das 59 voltas e três largadas debaixo de um sol implacável e temperatura batendo nos 30°C. E rasgou elogios à pista, que descreveu como “fenomenal”. “Foi muito duro manter Valtter atrás de mim, ele foi rápido o fim de semana todo, estou muito, muito feliz.”

Com a vitória, o inglês pulou para 190 pontos no Mundial, contra 135 de Bottas, que ampliou sua diferença para Verstappen. O holandês, que considerou seus problemas de embreagem e perda de potência na largada “inaceitáveis”, segue com 110. Para os registros, Max disse que está “tudo uma merda” na Red Bull desde Monza. Quem pontuou pela primeira vez no ano foi Raikkonen, nono colocado.

Entre os construtores, a Mercedes está tranquila na ponta, a Red Bull vem um ano depois em segundo e a McLaren segue firme em terceiro com 106, seguida por Force Martin (92, que seriam 107 não fossem os 15 perdidos pelo uso dos dutos de freio copiados da Mercedes), Renault (83) e Ferrari (66). O resultado da prova está aí embaixo, com a lista de pit stops e tipos de pneus usados por cada um na corrida maluca de Mugello.

Para encerrar, uma palavrinha sobre a transmissão da TV Globo, algo em que todo mundo fica de olho quando tem novidade na área. No caso, hoje, a narração de Everaldo Marques, 42, estreando na TV aberta depois de ter sido contratado no começo do ano para atuar principalmente no braço esportivo da emissora, o SporTV.

Everaldo começou comigo em 1997, quando tinha 18 anos, me ajudando a produzir o Fórmula Jovem Pan — programa semanal sobre automobilismo que eu fazia aos sábados na antiga emissora da avenida Paulista. Quando nasceu o Grande Prêmio com esse nome, em 2000, o contratei para ser um dos redatores ao lado de Tales Torraga. Éramos os três fazendo o site. Em setembro de 2001, saí da Pan, onde também cobria F-1. A rádio o colocou em meu lugar e foi ótimo, porque ele continuava fazendo seu trabalho no site e começava a viajar para as corridas.

Marques deixou o Grande Prêmio três anos depois, foi para a ESPN, lá ficou por 15 anos e chegamos a fazer F-1 juntos na rádio Estadão-ESPN em 2011 e 2012. Ele narrando, eu comentando. Há uma passagem bacana, e a gente se emociona sempre que relembra, quando fiz minha última corrida pela Pan, o GP dos EUA de 2001. Everaldo, salvo engano, fazia sua primeira prova pela rádio como narrador, dos estúdios de São Paulo. Eu estava em Indianápolis. Sempre que terminava uma transmissão, eu tinha um bordão meio chinfrim que era assim: “Um abraço aos ouvintes da Jovem Pan e a você (o narrador), e nosso próximo encontro fica marcado para o dia tal, no GP tal”. Nesse dia, quando Evê se despediu de mim no ar, eu falei: “Everaldo, eu costumo encerrar nossas transmissões de GPs mandando um abraço para o ouvinte e marcando nosso próximo encontro para a próxima corrida. Hoje, deixo apenas um abraço”. Eu e ele choramos no ar, mas como rádio não tinha imagem na época, ninguém viu.

Marques na Globo: transmissão sóbria e descontraída com equilíbrio e conhecimento de causa

A empatia que Everaldo conseguiu com o público em seus anos de ESPN foi enorme, por sua capacidade de narrar qualquer esporte e criar bordões divertidos nas transmissões, principalmente, da NFL e da NBA. É um dos caras mais queridos das redes sociais, entre outras coisas porque a turma que segue esportes americanos é muito grata a quem transmite os jogos com conhecimento de causa e sem falar bobagens. Foi a marca de sua narração hoje, o que agradou em cheio o também exigente público da F-1: sóbria e descontraída no tom exato, sem ser chata ou metida a engraçadinha, dando o devido espaço aos comentaristas e sem querer ser a estrela da companhia. Natural, em resumo, como sempre foi. Acho que é uma de suas maiores virtudes, a naturalidade, além da bela voz, do domínio do tema, e do talento nato que tem para a coisa.

Pena que a Globo deu um pé na F-1. Não tivesse feito isso, creio que o novo titular da emissora para as corridas teria se firmado hoje. Aliás, que simpatia a mensagem do Galvão Bueno no início da transmissão! Marques deve fazer mais algumas provas até o fim do ano, e agora só resta torcer para que quem comprar os direitos da F-1 para a TV brasileira no ano que vem faça boas escolhas na hora de montar sua equipe.

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Babão do Mirto
Babão do Mirto
3 anos atrás

É o Mirtão, o Gostosão faturando mais uma! E as viúvas e schuckruzetes tão se ralando de raiva!

shaber1917
shaber1917
3 anos atrás

Alguns comentários sobre o “ativismo” de luis carlos amilton:
Origem britânica, povo de invasores, opressores em todo o planeta,séculos e séculos
Conduz uma mercedes, icone do fascismo nazismo – adolf adorava andar d mercedes conversivel nas paradas
Patrocinio petronas, da democratura da malásia, opressora de minorias e oposições
Usa relógios suíços, país q acobertou nazistas e fortunas por eles roubadas
É o lider de uma categoria emblemática do capitalismo opressor, selvagem – ganha fortunas ele próprio e jamais se preocupou com os famintos da áfrica, negros q ele alega defender
Apareceu com uma camiseta condenando policiais – ate onde sabemos ele não é advogado, nem juiz, nem julgou os policiais em questão – assumindo uma postura arrogante, lacradora kkk
In summa : pode ser um puta pilotode sua geração, mas parece ape as mais um oportunista midiático,
Lamentável
That’s all folks.

ps 1 Nelson Piquet, antagonkzado pela imprensa, foi campeão mundial com motores de 3 fabricas diferentes (Ford, BMW, Honda), 1o campeão com turbo, campeão com a propria equipe sahotando-o
ps2 – luis carlos amilton SEMPRE teve a equipe apoiando-o como 1o piloto, sempre (lembra um de cujus de viuvas de domingos matinais) – e mesmo assim, perdeu pro Nico
ps3 – luis carlos amioton só tem esse numero absurdo de vitórias pq tem muito jais corrida atualmente e sua geração de pares é fraca, muito fraca mesmo

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  shaber1917
3 anos atrás

Então, por ser inglês, o camarada automaticamente é opressor; por conduzir uma Mercedes é admirador de Hitler; por usar relógios suíços ele acoberta nazistas e fortunas; por estar em uma categoria “emblemática do capitalismo selvagem” ele tem de ser alienado e “oportunista midiático” (o camarada precisa disso, caminhando para o sétimo título mundial e para bater o recorde de vitórias na categoria?). É interessante como as mesmas pessoas que o condenam e o julgam arrogante, apontam o dedo e encontram justificativas as mais estapafúrdias para desqualificar os seus gestos corajosos em defender uma causa justíssima, mas que desagrada muitos aqui e no mundo inteiro, inclusive, ao que parece, o missivista aí de cima (que até tenta disfarçar. Mal, mas tenta).

Beto
Beto
Reply to  shaber1917
3 anos atrás

Comentário consciente e esclarecedor. Parabéns!

Beto
Beto
Reply to  Beto
3 anos atrás

Os meus parabéns foram endereçados ao SHABER1917, que desnudou todos os adereços do ativista midiático.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  shaber1917
3 anos atrás

Eu nem vou responder aos seus argumentos grotescos sobre Hamilton. Seus pais falharam contigo. Era obrigação deles ensinar valores morais. Agora você cresceu e se tornou essa besta eleitora de genocidas.

Sobre os dados de F1, vejo que tanto seu professor de português quanto de matemática, falharam contigo. Talvez fossem ótimos professores, mas teu QI era insuficiente para qualquer tipo de aprendizado.

Veja o percentual de vitórias:
Hamilton: 34,7%
Schumacher: 29,7%
Prost: 25,6%
Senna: 25,3%
Vettel: 21,8%

Para chegar a esse resultado, basta dividir o número de vitória pelo número de corridas. Então, não! Ele não tem mais vitória porque correu mais. Ele mais vitória porque ganhou mais.

Hamilton disputou contra Alonso, Raikkonen, Schumacher, Button, Vettel e Rosberg. Citando só os campeões mundiais.

O Edu Zeiro já te mostrou o mundo de fantasia em que você vive e com meia dúzia de linhas eu te mostrei o quão burro você é. Sequer soube fazer uma continha simples de percentual. Você pode tentar desmerecê-lo em tudo, o máximo que irá conseguir é agradar um ou outo lixo como você. Caso desse Beto, D, Fernando e alguns outros que comentam aqui.

Beto
Beto
Reply to  McLaren-12
3 anos atrás

Essa viúva que se camufla como McLaren-12 só vomita babaquices! Tá se achando do blog. Não reconhece que o tempo dela já passou.

Já passou da hora de ir embora!

XAU XAU VETTEL
XAU XAU VETTEL
Reply to  McLaren-12
3 anos atrás

É isso aí Mclaren….mostra pra este povo alienado como é!

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  McLaren-12
3 anos atrás

São tantos nicks fakes que o Segafredo cria, que a viúva acaba assim, falando com ela mesma!

Carlos Henrique
Carlos Henrique
3 anos atrás

Depois da brilhante, não enfadonha, não sacal e não amadora transmissão da Globo temos um novo lema: EVER ALDO

Bruno Bertolo
Bruno Bertolo
3 anos atrás

Uma camiseta inconveniente

O GP da Toscana, realizado no último domingo, foi inédito: a primeira corrida de Fórmula 1 no circuito de Mugello, o milésimo GP da Ferrari na categoria e o primeiro pódio de Alexander Albon. São os destaques no aspecto meramente desportivo.

Houve outro fato, também excepcional e muito mais importante: Lewis Hamilton compareceu ao pódio com uma camiseta preta por cima de seu macacão. Na parte frontal da vestimenta, incomum para a ocasião, havia os dizeres “Prendam os policiais que mataram Breonna Taylor”. No verso de referido traje, continha uma foto de Breonna e a frase “Diga o nome dela”.

Pronto! A (desnecessária) polêmica foi instalada, mais veloz até que o hexacampeão (a caminho do hepta). As redes (antis)sociais foram inundadas com comentários sobre o tema. As mídias sociais da Mercedes receberam inúmeras críticas, a maioria alegando que não se deve misturar esportes com política. A empresa alemã rebateu: “Isso não é política. É algo básico, direitos humanos”.

Protestos contra o protesto (paradoxo dos paradoxos!) de Hamilton também aportaram nos canais oficiais da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), responsável pelo Mundial de Fórmula 1. Por conseguinte e diante da repercussão, na segunda-feira posterior à corrida foi noticiado que o piloto inglês estava sob investigação da FIA em razão de uma eventual quebra de protocolo (leia-se manifestação de cunho político).

O Estatuto da FIA estabelece: “A FIA deve abster-se de manifestar discriminação em razão de raça, cor, gênero, orientação sexual, origem étnica ou social, idioma, religião, opinião filosófica ou política, situação familiar ou deficiência no curso de suas atividades e de tomar qualquer ação a esse respeito”.

Pois bem!

Nesse ponto é necessário indagar:

1) Hamilton em algum momento se posicionou utilizando o nome da FIA?
2) Sua manifestação representa opinião política?

As respostas a supramencionados questionamentos são negativas, evidentemente. O líder do campeonato apenas aproveitou um momento de visibilidade para realizar seu legítimo direito de expressão para pedir justiça. Algo tão basilar e inerente a todo ser humano com o mínimo de bom senso.

Nem se argumente que não é o local apropriado para ativismos. Não só pode como deve ser. Por muito tempo a Fórmula 1 viveu (ainda vive, mas está se transformando) em sua redoma particular, desconexa da realidade política, econômica e social. Realizava GPs na África do Sul do apartheid (apesar do boicote de algumas equipes e pilotos), aliava-se a governos reconhecidamente ditatoriais, aceitava patrocinadores de índole duvidosa e outros absurdos que o dinheiro ignora solenemente.

Tanto é assim que, em junho do ano vigente e pouco antes do início da temporada, a Fórmula 1 lançou a campanha “We race as one”, visando à promoção da diversidade e apoiar causas sociais. Todas as equipes utilizam em seus carros o logotipo (um arco-íris) e a hashtag de aludida empreitada.

Perante sobredito cenário, como foi possível a instauração dessa investigação contra Lewis Hamilton? Lógica inexiste! Assim como todo preconceito…

Os únicos que eventualmente teriam legitimidade para reclamar da camiseta do piloto britânico seriam os patrocinadores da Mercedes, que não tiveram suas marcas expostas. Seria, destarte, um assunto interno.

Impossível não trazer a lume a afamada cerimônia do pódio dos 200 metros rasos nas Olimpíadas do México em 1968. Em primeiro e terceiros lugares, 2 atletas estadunidenses negros, Tommie Smith e John Carlos, respectivamente. Durante a execução do hino dos EUA, ambos abaixaram suas cabeças e ergueram o punho cerrado, saudação dos Panteras Negras e um protesto contra o racismo (a efervescência dos conflitos raciais naquela década estava no auge, com a luta pelos direitos civis e assassinatos de líderes do movimento afro). O segundo colocado era Peter Norman, australiano branco que apoiou a atitude de seus adversários de esporte, utilizando um distintivo do Projeto Olímpico para Direitos Humanos, Uma imagem eternizada e amplamente divulgada como símbolo da luta pela igualdade.

Todavia e como sói acontecer, existe o lado sombrio – e menos conhecido – dessa história. O gesto dos esportistas negros foi condenado pelo Comitê Olímpico Internacional, a ponto de se cogitar a anulação das medalhas conquistadas (o que felizmente não se concretizou). Ao retornarem aos EUA, Tommie Smith e John Carlos sofreram críticas ferrenhas da mídia estadunidense e, em seguida, auferiram como “recompensa” um ostracismo imposto pelos dirigentes do atletismo nacional.

Até Peter Norman suportou retaliações na Austrália (país onde os aborígenes são alvos de racismo), circunstância que prejudicou sua carreira profissional e sua vida particular. Faleceu em 2006 em decorrência de um ataque cardíaco. Em seu funeral, Tommie Smith e John Carlos fizeram um discurso repleto de elogios e ajudaram a carregar o caixão. Em 2012 o Parlamento australiano emitiu um pedido de desculpas póstumas.

Mais de 50 anos se passaram e a camiseta de Hamilton ainda foi inconveniente. Por quê? Para quem? É difícil perscrutar a mente humana. Entretanto, em minha singela opinião, o incômodo é outro: presenciar um negro como o atual destaque em uma categoria que sempre foi pautada pelo elitismo e dominada por caucasianos. E mais do que isso. Afinal, até o final desse ano ele será o maior piloto da história da Fórmula 1, sobrepujando quase todos os recordes.

Em suma, mais um bastião do racismo cairá. É pouco, porém também significa muito. Outro paradigma será rompido. Vide Jesse Owens nas Olimpíadas, Earl Lloyd na NBA, Doug Williams na NFL, Jackie Robinson na MLB, Carlos Alberto Torres na Copa do Mundo, Arthur Ashe e Serena Williams no Tênis, Tiger Woods no Golfe, Shani Davis nas Olimpíadas de Inverno.

É o começo da mudança por um mundo igualitário e, portanto, mais justo. Apesar das reclamações daqueles que ainda não perceberam isso. Incomodam-se com uma camiseta, contudo, não se importam com as iniquidades. Eles também serão superados, como Lewis Hamilton tem feito com os recordes da Fórmula 1.

Continuem acelerando, Hamilton e Mercedes! Vocês trocaram o tradicional prateado dos carros, pintando-os de preto e adotando mensagens de combate ao racismo. Vocês levaram a primeira mulher negra (Stephanie Travers) ao pódio no GP da Estíria para receber o troféu dos Construtores. Vocês são diretamente responsáveis pela difusão da diversidade no seio do Automobilismo.

Eis a maior vitória que alcançarão: uma contribuição e um legado para as gerações futuras.

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Bruno Bertolo
3 anos atrás

Bravo!

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Bruno Bertolo
3 anos atrás

Hamilton não é juiz ou policial para mandar prender alguém. A frase correta seria: “Justiça para Breonna Taylor”.

É necessário responder:

1) Hamilton se utilizou de um evento promovido pela FIA para se manifestar.
2) Sim! Toda manifestação contra o preconceito carrega um cunho político.

A campanha que a categoria lançou não se prendeu a casos isolados e sim, a um contexto abrangente.

Lewis tem todo o direito de se manifestar e bato palmas para sua iniciativa e liderança, dentro e fora da F-1. Discordo apenas sobre o local escolhido para a manifestação de domingo. O pódio é lugar de premiação, confraternização e comemoração.

Magno dos Santos
Magno dos Santos
Reply to  Bruno Bertolo
3 anos atrás

Bravíssimo!!

Gabriel P.
Gabriel P.
3 anos atrás

Há….. só para lembrar, ainda tenho um 3×1 em casa, no caso é da Gradiente e de aço escovado, com 2 enormes caixas de som e um amplificador.
Se funciona, não sei, faz uns 10 anos que não ligo.
Tenho um outro, este em vez de toca disco, tocou um dia CDs, também tem um bandeja que se coloca 3 CDs. Hoje utilizo com as caixas como som para a TV.

José
José
Reply to  Gabriel P.
3 anos atrás

Meu pai também tinha um 3×1 da Gradiente, na época que fazia as coisas muito bem, era um espetáculo. Ficou desempregado e teve que vender. Depois de um tempo, ele comprou o que se chamava de rádio toca fitas, conhecimento tb como mini system, micro system, essas coisas. Uma recordação marcante deste aparelho foi com minha mãe, estávamos ouvindo rádio América AM, e tinha um especial do Élvis, onde gravamos duas fitas com suas melhores músicas.

Jonny'O
3 anos atrás

O Everaldo Marques foi o destaque da corrida!!!

Gustavo
Gustavo
3 anos atrás

Boa noite.

Grande “tirada” alusão desse GP com 3 x1. Aqui na minha família teve um, Philips, comprado na “falecida Mesbla”, mais ou menos 1983/1984, e um funcionário da empresa foi lá no distrito em que morávamos,”instalar”. Como tudo mudou.
Everaldo é dos melhores, em tudo que narra.
Hamilton, parece ter total controle de tudo. visto o que fez na penúltima volta do GP. E foi phoda ao ter coragem de colocar aquela camisa por sobre o macacão, no pódio.

XAU XAU VETTEL
XAU XAU VETTEL
3 anos atrás

É pelo jeito as cadelinhas do Borstappen foram todas recolhidas pela carrocinha, kkkkk…..

…..em tempo

Quando a RBR quer, ela aperta uns botãozinhos e de repente o carro do Albon fica tão bom quanto o do merdinha holandês, não? kkkk….chegando inclusive a descontar do Bottas em certo momento!

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  XAU XAU VETTEL
3 anos atrás

Cada um pensa, acha e teima como quiser.
Primeira vez que Albon larga perto de Verstappen.
A sombra do Gasly ficou maior nos últimos GPs.
A sensação é que colocaram o guri na parede.
A mesma sensação de que agora ele se achou, e vai conseguir mais pódios.
Assim a sua “historinha de botãozinho”, não vai servir nem pra criança dormir.

XAU XAU VETTEL
XAU XAU VETTEL
Reply to  CHAGAS
3 anos atrás

Bem, pra vc é a frase de sempre: …..o pior cego……

Babão do Mirto
Babão do Mirto
Reply to  CHAGAS
3 anos atrás

O pior cego é a viúva que não enxerga que o Mirtão, o Gostosão já engoliu o brasileiro e vai engolir o alemão!

McLaren-12
McLaren-12
3 anos atrás

Durante muitos anos, Paulo Pinto, usando seu nick oficial, aproveitou-se da onda alemã e se referia a Schumacher como maior da história. Só falava de números, estatísticas. Depois veio Vettel e ele continuou nessa onda. Sabia até a taxa de crescimento ao dia do bigode do Seb. Então veio Hamilton. Ano após ano seu desespero foi crescendo. Em 2019, sem mais conseguir suportar a dor, sucumbiu.

Antes o GP do Canadá do ano passado ele deu um piti aqui e disse que, se nada mudasse, tiraria férias da F1 e do blog. Nada mudou. Nem ele. Prometeu que iria embora, mas continuou. Não usava o nick oficial, mas sabíamos que era ele. Depois de um tempo percebeu a besteira que tinha falado e, certo de que não conseguiria ir embora, voltou aos poucos, confiando na baixa qualidade da curta memória dos leitores do blog. Mas nem todos se esqueceram daquelas duras palavras. Nem de outras.

Ainda no ano passado, disse ao Segafredo que se Hamilton superasse Schumacher, não teria nenhum problema em vir aqui dizer que ele é o maior de todos os tempos. Foi um ato de pura ingenuidade e de uma certa burrice, pois acreditava que Vettel e a Ferrari poderiam fazer frente a Hamilton. Naquele momento senti toda a sua descrença em relação ao mundo. Certamente estava arrasado. Aquilo que ele acreditou que duraria até o próximo meteoro mortal, viraria pó antes do Catar 2022. Hamilton destronaria Schumacher muito antes da Alemanha conquistar o hexa. Ele já não sabia mais como conviver com o fato de que a pátria que ele adotou como sua – e que está cagando pra ele – não daria ao mundo o maior piloto de todos os tempos. Aquele loirinho trapaceiro que bateu em Hill e ganhou, que bateu em Villeneuve e perdeu, que aceitou ultrapassar companheiro na linha de chegada, que estacionou o carro em Mônaco para prejudicar o adversário, que perdeu dois campeonatos para o Alonso, dois para o Hakkinen, um para Hill (O Damon), outro para Villeneuve (o Jacques), que foi almoçado e jantado pelo Rosberg (o Nico) e que foi preterido por Kimi Raikkönen em 2007, seria só o primeiro dos últimos. Isso é inaceitável para ele.

Mas a grande dúvida que precisa ser sanada antes do término da temporada é: Pinto, desta vez cumprirá sua palavra?

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  McLaren-12
3 anos atrás

Nossa, viúva! Eu nunca pensei que fosse merecer uma cartinha assim… tão longa e com tantas palavras a mim dirigidas. Mas, vamos ao que interessa:

Não estou lembrado de ter dito à viúva citada o que você menciona, mas se Hamilton superar Schummy em todas as marcas, considerarei o inglês o maior do mundo. Terei a satisfação de lembrar que será o segundo CAPOTE em títulos no teu ídolo!

Não lembro (também) de ter dado piti. Isso é coisa de viúva que não suporta a realidade dos números.

Estamos torcendo por um esporte de nosso gosto e preferência e isso não vai mudar as nossas vidas em nada. Como nada mudou quando o alemão levantou sete títulos. Eu me utilizo da minha fina ironia para alegrar o blog e bagunçar viúvas como você.

Agora, vamos às inverdades:

1. Não é Vettel que não está conseguindo fazer frente a Hamilton. É a Ferrari (e nenhuma outra equipe) que não consegue superar a Mercedes.
2. Schumacher não perdeu dois títulos para Alonso e você sabe disso. O título de 2005 foi disputado entre Raikkonen e Alonso.
3. E o alemão não perdeu dois títulos para Hakkinen e você também sabe disso. O título de 1999 foi disputado entre Hakkinen e Irvine. Schummy estava se recuperando da perna quebrada no acidente na Inglaterra.
4. Ele não foi preterido por Raikkonen na Ferrari. Ele anunciou sua aposentadoria na vitória em Monza e a escuderia contratou o finlandês para o seu lugar.
5. Jantado pelo Nico? Não. Ele estava há três anos sem correr e com 41 anos de idade. Até que fez muito com um carro em desenvolvimento!

Sabe o que acontece, viúva? Estou cansado de desmentir as bobagens, besteiras e burrices que vocês vivem postando, tentando passá-las como verdades fundamentais.
Já perdi a conta do número de vezes que desmenti o que você e outros escrevem e continuam escrevendo.
Vou me ater ao meu raciocínio lógico e ao gume da minha ironia. E quando cansar, irei embora de vez. Sem anúncios ou adeuses.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  McLaren-12
3 anos atrás

Poxa, Pinto! Não fica dando bobeira que você leva uma atrás da outra.

Já não se lembra do que escreveu, ativou novamente o modo “Estatística Inútil Que Ninguém Se Importa” e não consegue enxergar o óbvio: VOCÊ É TÃO VIÚVA QUANTO AQUELES QUE VOCÊ OFENDE. Pior, você é DUPLAMENTE VIÚVA.

Vou te ajudar.

Aqui você prometeu:
https://flaviogomes.grandepremio.com.br/2019/06/monte-real-3-nao-querem-jogo/comment-page-1/#comments

Na páginas seguintes estava nitidamente descontrolado. Enxergando um monte de coisas e falando com seus outros nicks. Estava uma loucura. Prometeu até carta de despedida especial ao Segafredo. Não fez, obviamente.

Aqui você não cumpriu e deu um piti atrás do outro:

https://flaviogomes.grandepremio.com.br/2019/06/sobre-ontem-a-tarde-17/comment-page-1/#comments

Escreveu uma de suas besteiras rotineiras após os GPs da França e da Àustria e depois passou usar outros nicks. Faz isso até hoje e às vezes se confunde. Nós te perdoamos, mas não nos esquecemos de suas promessas.

No momento em que 92 > 91, exigiremos a sua rendição.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  McLaren-12
3 anos atrás

Eu não sabia que tinha um Fã-Clube aqui no blog e fundado por viúvas! Agradeço penhoradamente a homenagem e prometo honrar a admiração de todas por minha pessoa.

Bem, já que sou a figura a ser cultuada, elegerei o meu xará Segafredo como a presidente do FC. Viúva fanática e alienada, no ponto certo para incensar-me.

E como tesoureiro, elejo o Allez Francisco. Inteligente, mas vai ser difícil retirá-lo da Matrix.

Quanto ao nome do FC, posso deixar uma opção a escolher:
TPA: Torcida Pinto & Afins

E por último, um aviso às fãs: dispenso assédios.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  McLaren-12
3 anos atrás

Esse fã clube não vai rolar, Pinto! Mas já temos um outro que está bombando e aceitando membros arrasados com os últimos acontecimentos. Chama-se STV: Somos Todos Viúvas.

Venha pra junto da gente, Pinto. Venha. Levante a hashtag #somostodosviuvas. Saia desse armário germânico e enfrente a vida de cabeça erguida.

Ferrari-1
Ferrari-1
Reply to  McLaren-12
3 anos atrás

Tô fora! Não frequento mausoléus e nem fico chorando pelos cantos, lamentando a morte estúpida e prematura de um piloto que não conseguiu cumprir sua Lenda Pessoal.

XAU XAU VETTEL
XAU XAU VETTEL
Reply to  McLaren-12
3 anos atrás

O Pinto é fanfarrão de marca maior amigo Mclata, até hoje não pagou a conta, hahaha

Assombração
Assombração
Reply to  XAU XAU VETTEL
3 anos atrás

Segafredo, é só me dizer em qual restaurante eu saí sem pagar. Confesso que não lembro.

CHAGAS
CHAGAS
3 anos atrás

Vida dura tem o Bottas aqui no blog.
Andou o fim de semana inteiro no nível de Hamilton. No qualify não conseguiu fechar a última volta que poderia dar a pole pro finlandês. Na corrida tomou a ponta na largada, andou forte trocando voltas rápidas com o comandante que terminou a prova acabado fisicamente. E mesmo assim é tratado como um zé ninguém. Bottas vai acabar o ano que vem, com estatísticas de piloto de primeira linha.
Se for analisar o que o pessoal do blog acha de Bottas, e o que realmente o piloto é, teremos uma diferença enorme, e é nessa hora que a conta não fecha.
Ao menos mudaram o status. A três anos atrás o pessoal comparava Bottas com Frentzen e Kovalainen (quem?). Hoje já falam de Barrichello/Massa/Berger/Webber, já é uma evolução nas mentes pequenas que circulam aqui.

Ed
Ed
Reply to  CHAGAS
3 anos atrás

Alem disso, é de interesse da MERCEDES que BOTTAS bata HAMILTON? A equipe trabalha para isso. Permite isso? Sinceramente. NÃO. A MErcedes só permitiu isso com Rosberg, e foi uma rara excessão, e gerou um barulho sem tamanho. Também acho Bottas um excelente piloto. E eu duvido fortemente que os dois carros estão prontos para disputar o primeiro lugar. Não vale a pena para a MERCEDES. Pois Bottas é destinado À escudeiro, se HAmilton falhar, ele está ali. É algo bastante obvio.

Clayton Santos
Clayton Santos
Reply to  CHAGAS
3 anos atrás

Compartilho do mesmo pensamento.
Querem o grid entupido de gênios e deuses para idolatrar, sendo que foram preciso 70 anos de F1 para revelarem 20 na história.

Eder Félix
Eder Félix
Reply to  CHAGAS
3 anos atrás

Acho Bottas nada além de comum. A impressão é que Albon, Ocon, Pérez, Hulk, Gasly teriam exatamente a mesma performance.
A diferença de relargadas, show de Hamilton, impotência de Bottas.
Em nenhum momento ele conseguiu usar DRS contra Hamilton.
E ainda teve o ” I want opposite to Lewis”, só não conseguiu preservar os pneus (com o melhor carro do grid) pra fazer a parada após o referido.
E ainda teve a prova anterior com “I have a puncture “, que foi negado e daí “there’s something wrong, can you search?”, novamente negado, e por fim “I can’t race with this engine settings”.
Dá pra imaginar um dos grandes fazendo tais coisas?

Gabriel P.
Gabriel P.
Reply to  Eder Félix
3 anos atrás

Exato
Bottas é mediano e olha lá.
Está certo que a ordem é para não passar Hamilton, mas não para ficar atrás de Verstappen e aí é a prova que se trata de um piloto mediano e aliás se Albon fosse um pouquinho melhor também tinha ultrapassado-o na última corrida.
Qualquer outro piloto um pouco acima da média, seria segundo no campeonato com folga e também subiria ao pódio em segundo todas as vezes em que Hamilton fosse o 1º .
Não é tudo isso mesmo, levando em conta a super máquina que tem em mãos.

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  Eder Félix
3 anos atrás

Alguns dos pilotos que mencionou são novos e com tempo para se recuperar, mas hoje?
Albon não faz sombra pra Verstappen que ainda é menos piloto que Hamilton.
Ocon tomou pau de Peréz, que por sua vez teve chance na Mc Laren e não fez nada. Pérez hoje perde para Stroll e nem vamos discutir o nível do canadense.
Gasly quando teve chance em equipe grande, não correspondeu. De resto ganhou batalhas internas contra Kvyat e Hartley, níveis fraquíssimos.
Já Hulk em 2016 teve carro melhor que Bottas. Perdeu a batalha.
Quando chegou na F1, Bottas ganhou dos companheiros de equipe e em pouco tempo já era cobiçado por Ferrari e contratado pela Mercedes. Estamos falando das duas melhores equipes naquele momento. Depois que foi para Mercedes correspondeu a ponto de continuar até hoje, colecionando vitórias, poles, voltas rápidas, troféus. Foi de uma promessa a realidade, um piloto que vingou e é um dos melhores do grid.
Várias promessas tiveram oportunidade em equipes de ponta mas não fizeram nada, alguns inclusive na sua lista. Portanto é um erro comparar Bottas com os pilotos que você mencionou ele é muito melhor que todos e nem preciso falar que eles seriam brincadeira de criança para Hamilton.

Costa
Costa
Reply to  CHAGAS
3 anos atrás

Esqueceram o botão que impede o Bottas de largar bem ligado e ele perdeu a posição para o Riccardo… rs…

Guzz
Guzz
3 anos atrás

Quanta nostalgia.
Meu primeiro som, foi uma Sonata, era uma vitrola muito simples que podia ser guardada dentro caixa de som, e era apenas uma caixa, nada de stereo.
Depois tive um 3 em 1 da Sony, bem parecido com o da foto.
Com o tempo eu fui comprando os módulos separados como você cita, era rolo atrás de rolo, sempre usado, até que consegui ter um Esotech da Gradiente.

Sobre a corrida, beleza que foram 3, mas o Everaldo eu achei incrível, totalmente atípico, “Vettel empurrando com a barriga”, foi muito bom.

Luiz Rodrigo Galvão de Souza
Luiz Rodrigo Galvão de Souza
3 anos atrás

Excelente texto. Juro que fui no Goole tradutor e joguei “mene vittu itse” para ver o que era! hahahaha.

Vinicius
Vinicius
3 anos atrás

A capacidade que o Everaldo tem de ser informativo sem ser chato e de ser descontraído sem ser forçado é notável. Suas narrações na F-1 são a melhor novidade do esporte na TV aberta nos últimos anos. Pena que devem durar pouco…

Rafael Rego BH
Rafael Rego BH
Reply to  Vinicius
3 anos atrás

Verdade.
Não gosto de ficar esculhambando os outros na internet, mas o Sergio Mauricio me dá muita vergonha alheia.

Narração do Everaldo foi muito boa!

Ricardo Lopes
3 anos atrás

Sobre a narração, como melhorou!!! Não tenho nada contra Cleber Machado, mas ele deveria ficar escalado somente com futebol e deixar F1 para outros narradores mais, digamos, letrados em automobilismo.

O Sergio Mauricio e/ou Everaldo Marques chegaram no lugar certo, mas na hora errada, ja que o contrato de transmissão da Globo não será valido para 2021 em diante.

Como vc bem sugeriu, tomara que todo esse time siga junto para o canal que comprar os direitos de transmissão.

Ricardo Lopes
3 anos atrás

Ótimo texto pós prova, conseguiu passar para quem não viu a prova pela TV todas as informações da confusão geral que foi a primeira relargada. Achei que os comentaristas estavam perdidos sobre esse episódio da prova, culpando BOT precipitadamente e depois não se retratando.

Sobre a prova em si, pista linda e com áreas de escape que não perdoam o erro, mas as tecnologias das proteções precisam ser atualizadas, pois não da pra parar a prova a cada incidente pra consertar guardar-rail.

Isso transformou a prova num show de entretenimento com várias alternativas e mudanças na classificação. Claro, de terceiro para trás, pois na frente a monotonia era grade.

No fim, torci muito para que o RUS marcasse seu primeiro ponto, mas parece que o pozinho mágico da Williams acabou depois da terceira largada (a embreagem seminova da Claire deve ter aberto o bico) e o cara perdeu o que parecia uma nona posição garantida. Nas últimas voltas, RUS precisava girar só um pouquinho mais rápido que o RAI (então oitavo na pista) para garantir o décimo lugar na pontuação, mas foi perdendo terreno e no fim bateu na trave com a 11ª posição.

Luis Eduardo
Luis Eduardo
3 anos atrás

Flávio, seus textos andam mais inspirados do que nunca. Duelo de Uno Mille contra Palio 1.0 com ar condicionado é uma descrição sensacional! Muito oportuna a referência da “lista telefônica”, também. Quanto ao Everaldo, também gostei da narração, principalmente nas largadas, momento confuso em que os outros locutores costumam se atrapalhar (Galvão já foi muito bom nisso, mas só até os anos 90), e que ele descrevia com muita precisão e agilidade.

Juliano
Juliano
3 anos atrás

A FIA querendo investigar o Hamilton por causa da camisa com a mensagem que ele subiu ao pódio… Sinceramente, a FIA deveria procurar o que fazer…

Joubert Figueiredo
Joubert Figueiredo
3 anos atrás

FG para a Academia Brasileira de Letras! Vai escrever bem assim lá no cá*ba*lho! Com certeza escreve melhor do que muito escritor ou intelectual metido a escrevidor kkk Esse texto tá foda! E bah, que foi isso do Eve ontem na RGT? Já o curtia e admirava das transmissões da NBA, mas o cara deu uma AULA de transmissão de F1 ontem. Bom humor (uma pérola atrás da outra, citando barata, Villeneuve, paiê), conhecimento técnico e numa linguagem clara e acessível a todos. Por fim, algo de verdade há no afastamento da Mercedes da F1. Do contrário não haveria tantos desmentidos…

Bruno Mantovanelli
Bruno Mantovanelli
3 anos atrás

Cléber Machado e Luis Roberto são péssimos narrando F1. O Everaldo engoliu os dois.

Rene
Rene
Reply to  Bruno Mantovanelli
3 anos atrás

Acho que engoliu até o Galvão… transmissão monstra!!
Penso que a RG está se mordendo de perder o Mundial de 2021 com Vettel renovando, Alonso retornando e Hamilton pulverizando os recordes do Shumacão e agora o Everaldo mostrando essa linda narração com profundidade e sem perder o humor correto e sagaz.

Carlos
Carlos
Reply to  Rene
3 anos atrás

O que ela perdeu foi o interesse amigo, se quiser ela continua transmitindo.

Wagner
Wagner
Reply to  Rene
3 anos atrás

Pachequismos à parte, o Galvão foi um excelente narrador até ter sentido o peso da idade. Quanto à Globo, tá se lixando pras atrações. Só querem saber de cortar custos. As Organizações Globo (leia-se família Marinho) sobrevivem e prosperam com aplicações financeiras. Tanto que não derrubam o Bozo enquanto ele mantiver as políticas neoliberais e o desmonte do Estado.

Davi Almeida
Davi Almeida
3 anos atrás

FG,

A corrida foi excelente, mas sua descrição do acidente na primeira relargada foi ainda melhor!!!

HE HE HE

Sobre os protestos do Hamilton, é muito bom ele continuar fazendo isso, sempre. E nessa lista telefônica que vc vao sugerir, contará também com nomes de policiais negros que são assassinados diariamente aqui no Brasil!?

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Davi Almeida
3 anos atrás

Policiais negros estão sendo assassinados por policiais brancos aqui no Brasil?

Davi Almeida
Davi Almeida
Reply to  McLaren-12
3 anos atrás

Mas morrem do mesmo jeito…

Ou por serem policiais não vale?

Davi Almeida
Davi Almeida
Reply to  McLaren-12
3 anos atrás

Só morre policial branco, né?

Carlos
Carlos
Reply to  McLaren-12
3 anos atrás

Que briga babaca, discriminação social, racial, sexual tá td no mesmo pacote, ficar brigando agora pra ver quem é mais discriminado é pra se fuder.

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  McLaren-12
3 anos atrás

Davi, a coisa não se resume a um maniqueísmo, o buraco é mais embaixo: https://jus.com.br/artigos/74146/policia-brasileira-a-que-mais-mata-e-a-que-mais-morre Perceba, inclusive, que cerca de 2/3 dos policiais mortos o são fora de serviço. Os números são altos dos dois lados, mas também comprovam que a polícia brasileira é a mais letal do mundo.

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Davi Almeida
3 anos atrás

Prezado Davi, sem de forma alguma desmerecer os policiais mortos, sugiro que, como reflexão, leia a reportagem a seguir. Ela mostra, com números, a assombrosa desproporção entre policiais mortos e mortos por policiais: https://g1.globo.com/monitor-da-violencia/noticia/2020/09/03/no-de-pessoas-mortas-pela-policia-cresce-no-brasil-no-1o-semestre-em-plena-pandemia-assassinatos-de-policiais-tambem-sobem.ghtml

Davi Almeida
Davi Almeida
Reply to  Edu Zeiro
3 anos atrás

Edu,

E qual a proporção de policiais para a população???

É a mesma coisa que considerar números absolutos para mortes de COVID-19 na comparação entre países.

Danilo Candido Da Silva
3 anos atrás

Meu pai tinha (mentira, tem até e hoje e usa diariamente) um 3 em 1 da Gradiente. lindo, com seu rack em madeira imitando mogno. Já sobre as três largadas, impossível não lembrar de Zeltweg/’87.

Humberto
Humberto
3 anos atrás

Sensacional Flávio! Todo o relato da corrida maravilhoso, e a homenagem ao amigo Evê, deixou um cisco aqui.
E o Lewis! Nem sei o que dizer, grande esportista e grande ser humano.

jose
jose
3 anos atrás

Fiquei com medo do Eve chamar o Hamilton de “Ridiculo” !!!!

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  jose
3 anos atrás

Acho que até hoje o EV tem que se explicar por esse americanismo que implantou no Brasil.

Segue o jogo, não muda a cotação do dolar e não depõe contra o espetacular narrador que Ele é. Flavio pode confirma, acho que são poucos os narradores que se preparam tanto para um evento esportivo como o “EV”. O cara é uma fera.

DIOGO LIMA
DIOGO LIMA
3 anos atrás

Adorei o texto. Esse “mene vittu itse” nem precisa de tradução.

kkkk.

Sobre a pista: Como é legal um autódromo com caixa de brita, não? Tive a sensação de estar assistindo a uma corrida dos anos 90.

A F1 ontem deu um show de entretenimento.

Gustavo
Gustavo
3 anos atrás

Sensacional a narração do Everaldo, não sabia que ele era um conhecedor de corridas assim, mas me impressionou desde o primeiro treino que narrou….e mesmo sendo sóbrio por estar na Globo, ele solta umas durante a transmissão que são demais…quando a Ferrari colocou pneus médios ele soltou um “agora vai…” foi demais…
Agora Flavio, você que é de dentro da Fox, precisam melhorar a narração da MotoGP…fala pra direção contratar o Guto e o Fausto, os dois dão outra cara à MotoGP. Com o Teo José já tava sofrível, agora piorou….

Alexandre
Alexandre
3 anos atrás

Muito boa a narração do Everaldo. Na F1 o narrador precisa ter raciocínio muito rápido principalmente na largada, coisa que o Cleber Machado deixava a deseja, pois, para mim era lá que ele se embabacava.

Para mim o melhor narrador para a F1 seria o Guto Nejaim, mas se formos de Everaldo será ótimo também.

De resto, Cleber é muito bom para o Futebol.

FUMIO KURIHARA
FUMIO KURIHARA
3 anos atrás

FG, se você pode elogiar o EM é porque você foi um bom professor. Claro o EM tem talento nato. Os narradores da Sport TV que se cuidem, muitos vão ficar para trás. Para mim é um alento, talvez volte aos poucos prestar atenção no esporte da Globo outra vez. O GB foi muito lá começo, mas para nós espectadores ele estava muito chato nas transmissões. Agora é a expectativa para Estoril e Imola com EM e os comentaristas. Pistas das antigas, boas e provável com o entrosamento da transmissão.

Valmir Passos
Valmir Passos
3 anos atrás

Corrida 3 em 1 foi o máximo. Eu tinha um 3 em 1 da Gradiente, não tão bom como a Sharp rsrs. Everaldo matou a pau. Ótima transmissão.

Marcos
Marcos
3 anos atrás

ahhh Flavinho….. 3 em 1 que eu nunca pude ter! só babava naquilo quando ia na casa dos amigos um pouco mais abastados (ou menos duros que eu). Corridaça! E que narração do Everaldo. Voce definiu bem: naturalidade! Foi natural, não teve forçação de barra, não teve exageros. A única coisa que realmente destoa nas transmissões da F1 na Globo é o Burti! Que cara chato, enjoativo, sempre repetindo as mesmas bobagens, “macarrãozinho”, “quando eu bati em Spa”, blábláblá….Não entendo porque ainda continua lá! Giafone é ordens de grandeza mais competente que o Burti. Mas enfim, nem vou reclamar muito porque em breve tudo isso mudará. Se tudo der certo, a emissora do Mickey aqui no Brasil pegará pelos chifres essa transmissão da F1! Então, finalmente, teremos uma equipe competente e que entende de automobilismo fazendo as transmissões. Estaremos livres do Burti! Escutar o Edgar contando os causos dele durante as transmissões da F1 vai ser show! Abração

Loreno Antonio Menegotto Junior
Loreno Antonio Menegotto Junior
3 anos atrás

Me lembro do Jose Carlos Pace ter abaixado o macacão na sua única vitoria, aqui no Brasil, em 1975. Mas eram outros tempos… acho que nem pódium tinha direito…

eder félix
eder félix
3 anos atrás

Mais um belo texto! A começar pelo 3em1, meus pais tinham um idêntico ao da foto, os melhores tempos de minha vida. E-M-O-C-I-O-N-A-N-T-E!
As palavras dirigidas ao Everaldo soam como um alento de empatia, fidelidade e reconhecimento em tempos em que essas coisas estão cada vez mais raras, até mesmo sendo substituídas por atitudes inversas às mesmas. Belas palavras do Galvão também, a narração realmente deu um salto de qualidade absurdo (ainda que houvesse uma necessidade ultra-rápida em descrever qual piloto estava em evidência, gerando várias trocas de nome, logo em seguida corrigidas – compreensível, diga-se).
Mais um post irretocável, e sem necessidade do Gola. Acho parte dos textos com ele divertida (criativa e com informações colocadas de forma humorada), outra dispensável (exageradamente pegando no pé do Leclerc), mas, como você mesmo citou recentemente, o blog é teu. Provável que a maioria pensa igual, mas a campanha no outro post para discordarem de alguém que fez um comentário contra o Gola teve adesão baixa, e quem não gosta prefere se omitir a se manifestar contra. Hoje não fez falta nenhuma.
O Bottas continua provando sua mediocridade, o que faz alguns minimizarem os feitos do Hamilton. E ainda vai ter gente defendendo o finlandês aqui…
Papelão da Red Bull com o Verstapen. Leclerc fazendo milagre na classificação e no início da corrida. Vetel devia sair já. E, por poucas voltas, o Cyril não ganhou uma tatuagem.

Michel Santana
Michel Santana
3 anos atrás

Ótimo texto, parabéns. Precisamos de descontração e bom humor.

Coisinha
Coisinha
3 anos atrás

Nota 10 à camiseta do Hamilton ao Everardo Marques

Luiz
Luiz
3 anos atrás

Aoque parece. WOLF vai para Aston MArtin, onde ficará o motor Mercedes, e com um piloto alemão. E MErcedes vira INEOS. Deve ser por isso o desespero de HAmilton em bater os records de Schumacher. Seria interessante a INEOS virar equipe inglesa com HAmilton, e os alemães se reunirem na Aston MArtin, apesar de que não faz sentido nenhum pois Aston MArtin é inglesa, ou não? kkkkkkkk. O fato é que Toto Wolf e SEb são amigos e vizinos inclusive, não acho que os alemães estão gostando muito da situação atual. Já pensou Seb e Hulckenberg pilontando essa Mercedes, com Toto Wolf na chefia? Seria Deutschland Uber Alles até o fim dos tempos. Não aí acabaria com a F1, deixa o Hamilton ali.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Luiz
3 anos atrás

Olha, temos um poliglota aqui blog. Fala português e várias merdas.

Vou te contar uma coisa: até o final de 2021, Hamilton terá o dobro de títulos, o dobro de vitórias, o dobro de poles e o dobro de tudo do Vettel.

Foram piloto de mesma época, portanto, comparáveis.

Fim!

Davi Almeida
Davi Almeida
Reply to  McLaren-12
3 anos atrás

Não esquece que vai ser maior do que o outro alemão, já que o campeonato de 2021 será com o mesmo regulamento…

MacLata-12
MacLata-12
Reply to  McLaren-12
3 anos atrás

Esses caras se acham! Eu também sou poliglota. Falo purtuguês e viuvez…

Carlos
Carlos
Reply to  Luiz
3 anos atrás

Se for sobre a declaração do Jordan ele TB disse que iriam pra Ferrari Hamilton e Wolf…

Rafael Piqueira Chinini
Rafael Piqueira Chinini
3 anos atrás

Justa punição ao Kimi! uma vez passeio por cima dessas faixas (o nome correto é: Faixas de canalização) na Castelo, tomei uma singela multa de 500 reais.

Everaldo, ótima transmissão!! que alívio ouvir alguém neutro, Clebér Machado e companhia já deram oq tinham que dar.

Victor
Victor
3 anos atrás

Faz uma enquete de qual foi o pior “segundão”… O Bottas lembra muito o Barrichello na época da Ferrari.
Patrese (Mansell)
Berguer (Senna)
Irvine (Schumacher)
Barrichello (Schumacher)
Fisichella (Alonso)
Kovalainen (Hamilton)
Massa (Alonso)
Bottas (Hamilton)

Goiabada
Goiabada
Reply to  Victor
3 anos atrás

Massa. Dos citados, o único que não venceu GP durante as temporadas em que foi segundo piloto de Alonso.

Davi Almeida
Davi Almeida
Reply to  Victor
3 anos atrás

Alonso (Hamilton) em 2007…

Costa
Costa
Reply to  Victor
3 anos atrás

Massa… ele nunca tinha culpa de nada!!!

Carlos
Carlos
Reply to  Victor
3 anos atrás

Tudo arame liso pegam ninguém, não fazem mal algum.

Alex Reis
Alex Reis
3 anos atrás

Gostei da narração do Everaldo Marques. Show! (Mas meu narrador de automobilismo preferido continua sendo o Sergio Maurício… Esse sim é “no capricho”.)

Sobre a corrida, notei que foi só o Safety Car ficar vermelho que já fez trapalhada… Kkkkk

André
André
3 anos atrás

Gostei da corrida. Gostei da transmissão sem aquela pachecada de Senna, que o Galvão e sua turma não cansavam de repetir.
A F1 poderia adotar o sistema 3×1 para deixar as coisas mais emocionantes.
Verstappen, com aquela boca de chupeta, só reclama.
Recebi uns memes indicando interesse do SBT em transmitir a F1. Espero que não seja verdade. É bem capaz de contratarem o Neto para narrar as corridas.

Karlo
Karlo
3 anos atrás

Infelizmente em 2021 vai fazer a narração da descida das Escadarias de s
Santos… uma pena.
É disparado o melhor e mais divertido narrador da TV!!!

Karlo
Karlo
3 anos atrás

Infelizmente em 2021 vai fazer a narração da descida das Escadarias de s
Santos… uma pena.
É disparado o melhor e mais divertido narrador da TV.

Carlos Henrique
Carlos Henrique
3 anos atrás

Esse Sharp era top, ainda tenho um por aqui. A tecla APSS botava os demais no chinelo. Provavelmente, os carros da Mercedes tenham esse recurso, bastando apertar junto com a tecla fast forward…

Fernando
Fernando
3 anos atrás

Sobre a manifestação de Hamilton. Estas causas são importantes demais, penso que não cabem ações improvisadas. O diabo esta nos detalhes, é óbvio, ninguém tem o direito de exigir a prisão de seja lá quem for. Deve-se exigir justiça, e isso era o que deveria estar escrito na camiseta, “Queremos Justiça Para Breonna”.

Aquele texto apenas provocará mais ódio entre os mais conservadores, entre os policiais, os juízes, enfim, por mais que o envolvimento de Hamilton seja importante, desta forma apenas piora as coisas. Eu não acredito que provocações e mais violência – falo também dos protestos – sejam a solução. Estas causas não precisam deste tipo de ruído. Acredito que a FIA vai proibir este tipo de manifestação.

Reginaldo Pola
Reginaldo Pola
3 anos atrás

O Bottas senão uma punição, pelo menos uma advertência para não fazer mais o que fez na 1ª relargada que foi em movimento.
Sorte que ninguém se machucou mas, se tivesse ocorrido algo pior ? Quem seria o culpado. ???
As 2 relargadas depois disso certamente foram por peso na consciência pela cagada que poderia mesmo ter matado algum piloto.
Como sempre, parabéns aos sempre excelentes textos do Flávio e das belas lembranças e homenagens, Pessoas de caráter agem assim, não ignorando o passado e os amigos e companheiros.
Que bom que o Albon se salvou da degola na RBR depois desse pódio, mas que seria interessante Perez na RBR seria.
E como Everaldo bem disse, vamos aproveitar porque estamos vendo ao vivo um dos maiores atletas e piloto de todos os tempos.
Esse 2020 realmente será um ano inesquecível e eternamente lembrado.

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  Reginaldo Pola
3 anos atrás

O Pérez que você quer na RBR é esse que ta tomando lenha do Stroll?
Os caras lá atras se espatifam e quer colocar a culpa em Bottas?
E não foi só você, o fabuloso Grosjean também. Grosjean é aquele que rodou sozinho em Baku quando o pelotão era conduzido pelo SC, e ainda culpou o Ericsson que tava 10 metros dele. Grosjean é o mesmo que na Espanha rodou e em vez de tirar o carro para área de escape, preferiu cruzar a pista na frente do pelotão e acabar com a corrida de Hulk e Gasly nesse caso sim querendo matar algum piloto……. barbaridade.

Reginaldo Pola
Reginaldo Pola
Reply to  CHAGAS
3 anos atrás

Se vc estiver numa estrada a 100km p/hora , duvido que consiga parar antes de bater se o trânsito parar de repente, imagine esses caras a 200km p/hora e todos grudados na traseira do da frente ?
Numa reta, com sinal verde, lá atrás quem vai imaginar que o imbecil lá da frente vai frear até passar a linha de partida ?
E tem mais, toda aquela palhaçada do Bottas de “aquecer” os pneus, pra quê? ????
90% dos motoristas bateriam sem dúvida.
10% levariam a porrada atrás.
ou então façam uma regra que numa relargada em movimento, quem está atrás não pode ficar a menos de 200 metros de distância do carro da frente.rsrs

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  CHAGAS
3 anos atrás

Quando que o Bottas parou de repente?
A telemetria acusou os pilotos que paravam e aceleravam. E foram mais da metade dos carros, Bottas não estava no meio.
Foram advertidos os idiotas que quiseram se matar la atras.
Bottas demorou para aceleram somente para defender a posição, dentro do regulamento. Os demais devem seguir o líder.
E não use exemplos da vida real. F1 não é um passeio no parque.

McLaren-12
McLaren-12
3 anos atrás

Quando a direção de prova oficializou o 3º Safety Car, Bottas estava bem próximo à entrada dos box e entrou rapidamente. Tanto que saiu logo atrás dele após a troca. Exatamente como Hamilton em Monza. Por que não foi punido? Por que Hamilton foi punido em Monza?

Quando Raikkonen entrou no pitlane de forma irregular, as placas sinalizadoras à esquerda indicavam SC. Exatamente como Hamilton e Giovinazzi em Monza. Por que não recebeu a mesma punição dos dois?

Davi Almeida
Davi Almeida
Reply to  McLaren-12
3 anos atrás

Pq o setor 3 em Monza estava com bandeira amarela devido ao carro da HAAS estar na entrada dos boxes…

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Davi Almeida
3 anos atrás

Bandeira amarela fecha entrada de box? Qual artigo do regulamento define isso?

Davi Almeida
Davi Almeida
Reply to  Davi Almeida
3 anos atrás

MCLAREN,

Então pq teve penalização???

MacLata-12
MacLata-12
Reply to  Davi Almeida
3 anos atrás

Porque os comissários resolveram penalizar o culpado. Pergunte a eles!

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  McLaren-12
3 anos atrás

A placa de SC só avisa os pilotos que a corrida está nesse regime.
O box em Monza estava fechado por conta da remoção do carro de Magnussen, manobrado pelos fiscais na entrada dos pits. Dos pilotos que lutavam por pódio só Hamilton parou, os demais conseguiram ver a sinalização de que os boxes estavam fechados, e todos pararam 2 voltas depois assim que o carro do dinamarquês estava em segurança.
Na China alguns anos atrás, Ricciardo e Verstappen não perderam tempo e pararam 15 segundos depois que o SC foi acionado, com essas paradas Ricciardo saiu de 5º para vitória. SC e box fechado são coisas sem relação.
Com Bottas na toscana, não havia nenhum carro na área de pits para fechar os boxes.
Hamilton é o rei das punições. Temos que lembrar que na primeira corrida do ano, ele acelerou na tomada de tempos em bandeira amarela, e foi punido, com as Hamiltetes do blog ficando histéricas. Bottas na Toscana e também na tomada de tempos, desacelerou na bandeira amarela o que impossibilitou de lutar pela pole. Olhe a diferença.
Hamilton já tirou Albon de corrida duas vezes, atrapalhou carros nos treinos e hoje tem uma pontuação alta a ponto de faltarem poucos pontos para ser suspenso de uma corrida.
Somente Hamiltetes para ver algo diferente disso.
Em tempo: Desculpe os erros da gramática, sei que isso te afeta.

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  CHAGAS
3 anos atrás

Puxa, que horror nesmo, né, aquele crioulo safado trapaceiro pilotando muito melhor do que o cândido e inocente finlandês louro de olhos azuis; pior ainda, fazendo poles e vencendo uma corrida atrás da outra, a ponto de estar próximo de bater o recorde de vitórias de outro louro, só que alemão! Terrível, terrível! Inadmissível! Essa Mercedes só pode estar de brincadeira, já é a terceira temporada desse absurdo! Quando eles vão enxergar o imenso talento, competência e garra do Bostta, digo, Bottas?

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  CHAGAS
3 anos atrás

Sobre Bottas, a Mercedes terá o piloto por 5 temporadas. A competência dele já foi observada. Somente Rosberg/Schumacher/Hamilton e Bottas pilotaram a máquina depois que retornou pro circo. O melhor carro do grid, tem que ter uma dupla forte de pilotos e é por isso que Rosberg saiu e Bottas entrou e os objetivos continuam sendo alcançados.
Sobre Hamilton, quando escrevi que é o rei das punições não foi no sentido de atacar. Hamilton é um piloto obcecado por recordes, agressivo nas pistas e as vezes extrapola a ponto de ser julgado. Essas atitudes o tornam um piloto forte e são elementos para ser campeão, porém tem consequências. O inglês é disparado o melhor piloto do grid e está muito próximo de ser o maior piloto de todos os tempos.
Sobre você, o rancor que você tem do finlandês só me dá pena. Mas tem solução, compre uma caixa extra de calmante e tente canalizar toda essa raiva porque a passagem dele na Mercedes vai longe ainda.
Vou ajudar um pouquinho. A mistura de cores no seu comentário, faltam poucas para você montar um arco-íris, e isso já é uma terapia. Tente mais vezes.

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  CHAGAS
3 anos atrás

Eu sei, ironia é difícil de entender. Mas o seu comentário sobre arco-íris é claro.

GIDEON DANNI DA ROSA
GIDEON DANNI DA ROSA
3 anos atrás

Eu me emocionei com esse texto seu, como sempre impecável. E vida longa ao Evê na F1, pq hj ele fez história. Abraço Flavio

Buriti
Buriti
3 anos atrás

O Everaldo foi bem,mas o Burti… Que papelão. Não sabe nem as regras do esporte…. Ficou a transmissão toda falando que a corrida ia acabar mas 2 horas
Sorte que a Globo caiu na dele e não cortaram a corrida

Giaffone dá de 7 x 1 no Burti em conhecimento e preparo

Goiabada
Goiabada
Reply to  Buriti
3 anos atrás

A corrida não pode passar de duas horas com os carros em disputa na pista.

Emanoel
Emanoel
3 anos atrás

Boa noite.

Para mim é indiferente ser o Everaldo, Galvão, Cleber ou o Luís, eu amo o esporte e ponto. Quero as corridas!

Não deixo levar pro pessoal ou político ou bla bla bla… Todos tem méritos, qualidades e defeitos. Todos erram e acertam.

Tão especulando a F1 no SBT e já tem elemento achando ruim o Teo José, que foi contratado pela emissora para a Libertadores, narrar as corridas… é uma merda esse tipo de situação, muito melindre.

Vamos acordar turma pois, nem sempre vai ser do jeito que a gente gosta.

Pior é não ter corrida na TV…

Ron
Ron
3 anos atrás

Depois de tantas confusões eu estava torcendo para o coitado do Russell conseguir marcar ao menos 1 ponto, mas não deu.
A narração do Everaldo foi excelente! A Globo deveria deixá-lo narrando a F1 até o fim do ano.

Rama Costa
Rama Costa
3 anos atrás

Adorei vei o Ridículo hoje na transmissão. Espero que ao menos a transmissão vá pra TV fechada (o valor deve ser muito menor que para aberta), assim teremos o Everaldo, Sérgio e uma turma decente na transmissão. Diga-se de passagem, gostando do Giafonni também.