BRASIL, 2021

RIO (aqui, meu filho…) – Circula por aí o pré-calendário da temporada 2021 da F-1 com 19 etapas confirmadas e mais quatro que seriam o complemento do desejo da Liberty, de fazer 23 corridas no ano que vem. EUA, México, Brasil e Arábia Saudita seriam as ditas cujas. As provas emergenciais deste ano — Mugello, Portimão, Turquia e Imola — foram ignoradas para uma eventual recolocação. A pandemia de Covid-19 também não foi levada em consideração. Para a F-1, parece que ela será cancelada por decreto universal no dia 31 de dezembro. Faltou avisar o coronavírus.

É importante dizer que para haver um GP no Brasil na próxima temporada, ele necessariamente terá de ser em Interlagos. E que, se quiser mesmo fazer uma corrida aqui, a Liberty terá de negociar com as autoridades de São Paulo — municipais e, talvez, estaduais, já que o governador andou se metendo na conversa no começo do ano — e com os promotores atuais — Interpub, na pessoa de Tamas Rohonyi. Isso porque, obviamente, não há autódromo no Rio. (É que hoje é preciso dizer o óbvio várias vezes, e mesmo assim o gado muge, rumina, pasta e não compreende.)

A aventura da pista de Deodoro sofreu mais um revés hoje, com a divulgação de um relatório do INEA mostrando, basicamente, que o Estudo de Impacto Ambiental encomendado pelos, hum…, empreendedores é mais furado que queijo suíço. O Grande Prêmio, em excelente apuração jornalística, conta tudo em detalhes aqui.

Isso significa que mesmo se os, hum…, empreendedores conseguirem o dinheiro para levar adiante a ideia de construir um autódromo na aprazível região de Guadalupe às custas da derrubada de uma floresta inteira, os planos terão de ser adiados até que as questões ambientais sejam resolvidas. E tem gente muito valente e corajosa empenhada em não permitir que um crime ambiental dessa monta seja cometido. Isso significa que serão necessários muitos meses para desatar tal nó.

Além do mais, o próprio estudo encomendado pelos, hum…, empreendedores, fala num prazo de construção mínimo de dois anos. Assim, ainda que os, hum…, empreendedores iniciem as obras amanhã, não haveria tempo hábil sequer para realizar uma prova em 2022.

Sendo assim, aguardemos. Essa batalha meio nebulosa está sendo travada longe dos nossos olhos. Mas a gente está tentando clarear as coisas, e mais cedo ou mais tarde decisões terão de ser tomadas.

Subscribe
Notify of
guest

65 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Edison
Edison
3 anos atrás

F1 não volta mais para o Brasil.
Quem puder vai ficar bem longe daqui, estamos na merda.

Andre Fonseca
Andre Fonseca
3 anos atrás

Flávio,

Para ter corrida fora de SP, no RJ ou em qualquer outro lugar, só esperar 2024 e colocar a, huuuuuum, “Companhêrada nu pude” de novo!!!

Mesma coisa que foi feita na Copa do Mundo e Olímpiadas aqui no Brasil.

Ricardo
Ricardo
Reply to  Andre Fonseca
3 anos atrás

Pelo menos não eram milicianos vagabundos!

Andre Fonseca
Andre Fonseca
Reply to  Ricardo
3 anos atrás

Ah tá, então por não ser miliciano tá liberado!?

Tá “serto”…

CRSJ
3 anos atrás

A Liberty está tentando forçar a barra pela construção desse autódromo em Deodoro indo contra tudo e contra todos no Brasil e no Mundo não querendo nem saber do Estudo de Impacto Ambiental, como eu já disse se depender do povão essa pista nunca vai sair do papel, pelo menos a preservação da Floresta tem um aliado importante que é nada mais, nada menos do que o breve Hepta Lewis Hamilton.

Paulo
Paulo
3 anos atrás

O fato é que a F1 está cagando e andando para o que acontece na vida pública dos países em que corre. Não importa se são ditaduras ou regimes autoritários disfarçados de democracia, se as pistas são fruto de corrupção, construídas com trabalho escravo ou destroem uma floresta, o importante é o dinheiro entrando no bolso. O modelo de negócios da categoria contradiz essa repentina consciência social com slogans marqueteiros que estamos vendo esse ano.

tonhão
tonhão
3 anos atrás

tá beleza brota um autodromo no meio da mata lá no Rio, mas vai passar onde ?
onde vou assistir , ja que quem comprou os direitos de transmissação sao os mesmos que vão construir o autodromo , sem dinheiro publico diga-se de passagem

Luis Fernando
Luis Fernando
Reply to  tonhão
3 anos atrás

Compraram sem dinheiro nenhum, diga-se de passagem

Simão
Simão
3 anos atrás

FG
Esse papo de Deodoro é o maior engodo. É conversa pra boi (gado ruminante bozominion de 5a.), papo furado, enganação… chamem do que quiserem. Algum”experrrto” aproveitou a picaretagem explícita do Bozo é witzel pra tentar vender um projeto pra algum desavisado, meter a mão na grana e sumir.
Não serão as questões ambientais que frearão a investida. É certo que é só soltar aquele agrado que todas as licenças são aprovadas… num passe de mágica.
O EIke e seu porto Açu que o digam. Os caras cometeram todas, e as maiores, atrocidades sociais e ambientais pra fazer o Porto e poucos inclusive ficaram sabendo.
Eu acho que não sai por falta de quem pague.
Abraço… e continuamos aqui na leitura enquanto vc escreve.

André
André
3 anos atrás

O que mais me assusta é a F1 não repudiar a derrubada de uma floresta para a construção de um autódromo. Pelo contrário, só pensa no dinheiro. Caso “os, hum…, empreendedores” consigam construir, espero que o Hamilton também se ajoelhe para protestar (bem que poderia fazê-lo, desde já).

Vitor Viegas
Vitor Viegas
Reply to  André
3 anos atrás

Se tem uma coisa que a F1 mantém como tradição é a forma como se mantém alheia à questões socioambientais. É a mesma categoria que correu na África do Sul em pleno apartheid. Não se enganem, não fosse o “chato” do Hamilton botando o dedo na ferida, ignoraria na maior o movimento BLM. Portanto, nada mais natural que não se constranja com a derrubada de kms de mata para construir um desnecessário e superfaturado autódromo. Pelo contrário, como o bigodudo provou…

Saima
Saima
3 anos atrás

Esqueçam o GP do Brasil. SP não vai arcar com os custos. RJ é fumaça para gado ver. Não temos pilotos e, pelo menos por mais um ano, não teremos – dificilmente o Pietro Fittipaldi entra. A audiência também não se renova – duvido que algum dos comentaristas aqui tenha menos de 20 anos de idade – embora isso seja algo mundial.

Vitor Viegas
Vitor Viegas
Reply to  Saima
3 anos atrás

Pronto, é simplesmente isso.

Rogério
Rogério
Reply to  Saima
3 anos atrás

Concordo. E com a cotação do dólar subindo todos os dias (já está perto de 6 reais) e sem Globo, é melhor gastar o dinheiro público em algo realmente importante.
Não faz sentido em manter a F1 no Brasil.

Amaral
Amaral
Reply to  Saima
3 anos atrás

Resumo perfeito.
Só acrescentaria que Sette Câmara também não está nos planos de ninguém da F-1. Talvez só nos da Dragon da F-E, visto que, considerando a fogueira que entrou, até que andou bem. Quem quiser brasileiro na F-1 provavelmente terá que esperar o Petecof chegar na Haas ou na Alfa via escolinha da Ferrari. Talvez em 2025. Se os astros, os Deuses e os patrocínios deixarem. Mas tem meia dúzia na fila na frente dele.
E, claro, não tem vaga pra todo mundo. E não esperemos nada na GP2. Drugovich parece ser bom, centrado, mas não enche os olhos de ninguém, pelo jeito não tem patrocínio gordo, terá sorte se andar mais um ano na F-2 e não ficar no meio do caminho. Piquet igualmente, não disse a que veio ainda, pelo que vi dele na F-3 e na F-2 nunca me encheu os olhos, e Samaia é a nossa piada pronta do ano, quase o Raghunattan tupiniquim.

jader
jader
3 anos atrás

O parque olímpico está mofando, caindo aos pedaços e foi construído onde era o autódromo do Rio. Se é pra cometer atrocidades, que derrubem os prédios do parque olímpico, em vez de árvores. Não sou a favor de nenhum das ideias, mas se tiver que escolher, melhor será manter a floresta.

Corrida, no Brasil, é Interlagos. Tá lá, pronto, reformado, pista bacana. Esse projeto do Rio é falcatrua. Gente séria não se mete com esses trambiques.

Alex
Alex
3 anos atrás

É isto ai…. nada de corrida no Brasil. Nosso país ´precisa focar na necessidade do povo.

Nada do Estado financiar isto ou mesmo emprestar para os investidores

Deixem a F1 para países ricos.

Nós temos outras prioridades.

Andre
Andre
Reply to  Alex
3 anos atrás

Justamente.

Rafael Rego BH
Rafael Rego BH
Reply to  Alex
3 anos atrás

Não acho que é por aí.

A corrida de Interlagos traz lucro pra cidade de São Paulo, movimenta a economia, gera empregos…
É um evento importante pra cidade, pros hoteis, restaurantes, etc.

O que não faz sentido é construir uma pista do nada. Mas ficar em Interlagos seria ótimo.

Leandro Vieiras
Leandro Vieiras
3 anos atrás

Melhor solução seria:
GP Brasil 2021 e 2022 em Interlagos.
Enquanto isso, pega-se o “dinheiro” para construção do autódromo do Rio e investe-se em melhorias para a cidade e recuperação econômica talvez. Outra opção foi a mencionada pelo Rodrigo Mattar no seu blog “A mil por hora” – Demolir o Parque Olímpico e reconstruir Jacarepaguá em seu lendário traçado e nos padrões da FIA. Se isso acontecesse, eu veneraria os autores da proeza para a eternidade.
Mas isso é Brazil…

Vitor
Vitor
Reply to  Leandro Vieiras
3 anos atrás

Certamente a opção mais viável seria construir um autódromo no parque olímpico, assim como em Sochi. Mas a grande questão é que, pelo visto, o compromisso da Liberty não é com o Brasil, e sim com essa Rio Motor Sport que sabe-se lá de onde veio. Me parece que o interesse ali é cada um tirar a sua faria do bolo com essa obra de 1 bilhão, incluindo a Liberty.

Ricardo
Ricardo
Reply to  Vitor
3 anos atrás

Saudade do tio Bernie! Esses americanos picaretas junto aos milicianos vagabundos da familia laranjal , nao valem nada.

Andre Fonseca
Andre Fonseca
Reply to  Vitor
3 anos atrás

Sua saudade é outra, Ricardo, já que para a Copa do Mundo e Olimpíadas vc aceitou, como no meu comentário logo acima…

Carlos Alberto Carpini
Carlos Alberto Carpini
3 anos atrás

Engraçado! Para falar o mínimo. O Mundo inteiro “pegando no pé do Brasil” pelas queimadas na Amazônia e Pantanal, enquanto que alguns querem derrubar o que sobrou de uma floresta para construir um autódromo.
Se fosse para o rio de Janeiro ter um autódromo não teriam destruído Jacarepaguá. É força da grana que ergue e destrói…

Fernando
Fernando
3 anos atrás

Eu acho este assunto de autódromo no Rio uma enorme bobagem. Não se gasta energia com absurdos, isto nunca vai sair, nunca, é até bem óbvio dada a quantidade de obstáculos e de trambiqueiros envolvidos. E o Rio não tem autódromo, nem vai ter, uma pena, porque Jacarepaguá foi destruído, hum…, sabemos por quem.

Marcio
Marcio
3 anos atrás

Se a gente fosse um pouco civilizado não teríamos destruído Jacarepaguá. Poderíamos ter feito o parque Olímpico sem destruir a pista, Vide exemplo de Sochi.

Fernando
Fernando
Reply to  Marcio
3 anos atrás

Claro, só que não fomos “nós”, o povo, quem destruiu Jacarepaguá, o(s) culpado(s) tem nome, porque ninguém fala? Não se destrói uma coisa permanente para se fazer outra provisória, é maracutaia. Sochi é mesmo um ótimo exemplo,

Andre Fonseca
Andre Fonseca
Reply to  Fernando
3 anos atrás

Exato Fernando!!!

FOC
FOC
3 anos atrás

Bom, vou falar então….
Não venha para Rio em hipótese nenhuma ou apenas se o trabalho te obrigue. Não vá para nenhum outro lugar que não seja de turismo e com guia.
O Rio é espetacular e duvido que exista metrópole mais linda em termos de visual.
Mas tem bolsões que dão a impressão que está tudo bem, lido e maravilhoso, tipo zonal sul e Barra da tijuca.
O resto é sair de casa e rezar para voltar, não tem policiamento. Existem carros de polícia que passam a esmo. E agora voltou a famosa blitz de 10 real….
Esse autódromo se for feito nunca terá uma corrida, porque não será construído para isso e sim para gerar desvio de verba provavelmente com a família milícia envolvida.
Abram o olho porque a milícia vai tomar conta do Brasil. Para defender um filho, que mandou matar um político, ele tirou um governador (ladrão como qualquer outro mas não vem ao caso) de sua função.
Olha o poder da milícia atualmente.
Sei não, o que vem depois de pessimista?

Bosley
Bosley
3 anos atrás

A única coisa que se constrói hoje no Rio de Janeiro são favelas…

beto
beto
3 anos atrás

Acho legal brigar pela preservação da floresta que até pouco tempo atras ninguém sabia que existia. Pena que quando toda essa celeuma terminar, aquilo vai virar uma favela gigante….mais ai pode.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  beto
3 anos atrás

Toma, distraído!

Fernando
Fernando
Reply to  beto
3 anos atrás

A parte verdadeira de seu comentário e esta: “…vai virar uma favela gigante….mais ai pode…”, só que não lá, porque é do exército, ou pelo menos enquanto for, porque se não fosse já seria uma favela.

JT
JT
3 anos atrás

De um lado, você tem um deputado eleito por São Paulo que defende, junto com seu papai, que o GP da Fórmula 1 seja levado para o Rio de Janeiro. Dou outro, você tem um governador que usa a TV estatal para entrar na briga pelos direitos de mostrar o campeonato, costurando com isso um acordo para manter a atratividade imobiliária de Interlagos, pois esqueçam o apreço dessa gente pelo esporte.
De qualquer maneira, o eleitor e contribuinte paulista terá sido lesado.
Vergonhoso.

lagerbeer
lagerbeer
3 anos atrás

Os Simpsons já deu a dica pra Liberty como as coisas rolam aqui na terra do bananal

shaber1917
shaber1917
3 anos atrás

#VoltaJacarepagua
Circuito no parque olímpico da Barra /Jacarepagua é possivel, sim.
SP NÃO É a última cocacola do deserto.
Tem outras boas pistas no Brasil.
E Brasil não precisa de F1 neste momento.
Nem piloto tem, pô!
Tem q voltar pro mundo real, F1 ACABOU.
Implodiu-se autofagicamente
Lamentável
Teve jornalista celebrando as disputas no pelotão do meio ( o 2/3 do pofexô tite, deve ser ).
Francamente…
Além do mais, e a CBA – onde vive? como se alimenta?
FG – lancemos sua candidatura à presidência da CBA!
É o relato.
#OttoCyleMatters
PS – #DóriaChinaVírus está usando Interlagos como isca de campanha; e ele é fantoche da decocrATURA chinesa, lembre-se sempre disso.
PS2 – vaCHina do dória é para pagar campanhas dele, óbvio ululante

A Walk Across The Rooftops
A Walk Across The Rooftops
Reply to  shaber1917
3 anos atrás

Traço concreto e inequívoco de todo gado bolsopata: Falar mal do Dória. Traço concreto e inequívoco do tiozão do churrasco que descobriu a internet agora: Não saber escrever direito e disfarçar sendo “criativo e engraçadinho”.

Felipe
Felipe
Reply to  A Walk Across The Rooftops
3 anos atrás

Essa foi na veia. kkkk

Edison
Edison
Reply to  shaber1917
3 anos atrás

Vaza bolsominion

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
3 anos atrás

Concordo, ja postei aqui que estou muito a fim de economizar uma graninha e de 3 em 3 anos passar em Austin… util ao agradavel… uma super pista, uma prova de F-1 e um passeio legal.

Acho que sai mais barato do que no Brasil.

Cansei da roubalheira em “verde amarelo” ou em “vermelho”

A Walk Across The Rooftops
A Walk Across The Rooftops
Reply to  Ricardo Bigliazzi
3 anos atrás

Tenha um pouco de classe e vá para um lugar menos jeca que o Texas, então. Vá para a Europa e veja a categoria no seu habitat natural, só as 24 Horas de Le Mans se comparam a F1 em Spa, Monza e Silverstone.

Não perca seu tempo e dinheiro vindo para Austin, que até é um lugar bacana, mas continua no meio do Texas, o que é péssimo.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  A Walk Across The Rooftops
3 anos atrás

Não é uma questão de classe, é apenas de grana… Claro que queria ver SPA ou Monza (pistas de verdade como era a nossa antiga Interlagos) mas é bem mais caro

Fernando
Fernando
Reply to  A Walk Across The Rooftops
3 anos atrás

Tenha um pouco de classe?? Que frase… Em qual década de qual mundo você vive? Jeca é essa frase, jeca é empulhar nossas vontades e gostos aos outros.

Rafael Rego BH
Rafael Rego BH
Reply to  Ricardo Bigliazzi
3 anos atrás

Só por curiosidade: em qual planeta fica mais barato ir pra Austin que pra Interlagos?

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
3 anos atrás

Que seja em Interlagos… se for no Rio tem que ser no Parque Olimpico (como Sochi)… dessa forma se dá alguma serventia aquela local que é um aonde mais se roubou nesse Pais.

Se é para manter a tradição da roubalheira que se honre o local dos roubos.

Luiz Aguiar
3 anos atrás

Se não for em SP tem Goiânia, Brasília, Cristais e Curitiba(Pinhais na verdade) como boas opções..

ALLAN PEREIRA GUIMARAES
ALLAN PEREIRA GUIMARAES
Reply to  Luiz Aguiar
3 anos atrás

Brasília? Esquece, precisa tudo do 0 de novo…

Luiz Aguiar
Reply to  Luiz Aguiar
3 anos atrás

Já fizeram também um esboço de como poderiam realocar o autódromo de Jacarepaguá dentro do parque olímpico e não ficou muito diferente do que era,.. Talvez a única coisa que teriam que destruir seria uma ou 2 quadras de tênis(que poderiair para outro lugar do próprio parque). Sairia bem mais barato que deodoro. A pergunta é: Interessa aos políticos?

Felipe
Felipe
Reply to  Luiz Aguiar
3 anos atrás

Deodoro só interessa para o Asno que governa o nosso país.

Jeferson Araújo Pereira
Jeferson Araújo Pereira
Reply to  Luiz Aguiar
3 anos atrás

O problema é que esses quatro autódromos que você citou não possuem o certificado de pista FIA A. No Brasil, atualmente, somente Interlagos possui esse certificado.

E tem a questão financeira: para organizar a corrida nesses quatro autódromos citados, a Liberty Media exige, além do certificado, a quantia de 30 milhões de dólares.

thiago
thiago
Reply to  Luiz Aguiar
3 anos atrás

Nenhuma dessas pistas tem homologação (e nem possibilidade de ter) para F1. No Brasil, só Interlagos.

Fabio Henrique
Reply to  Luiz Aguiar
3 anos atrás

Nenhuma dessas pistas listadas tem certificação da FIA para receber uma corrida de F1, é Interlagos ou nada aqui.

Marcos Ferreira
Marcos Ferreira
Reply to  Luiz Aguiar
3 anos atrás

Luiz, que mundo vc vive? Goiania e Brasilia mal consegue fazer uma reforminha para andar de track day, image reforma para F1. Cristais e Curtiba precisariam de uma verba um pouquinho menor, mas mesmo assim, sem condições. GP do Brasil eh Interlagos ou esquece… Se os politicos não tivessem sido tão fdp e destruido Jacarepagua, essa sim seria uma alternativa viável para tirar a F1 de SP

Bruno Chiquetto
Bruno Chiquetto
3 anos atrás

Esse autódromo no Rio não vai sair nunca, nem tem porque sair. E a fórmula 1 está na marca do pênalti no Brasil, tanto a corrida quanto a transmissão. Bem capaz de ficarmos sem as duas. Mas nada que altere a cotação do dólar, o mundo está cagando para a F1.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Bruno Chiquetto
3 anos atrás

Concordo, ja postei aqui que estou muito a fim de economizar uma graninha e de 3 em 3 anos passar em Austin… util ao agradavel… uma super pista, uma prova de F-1 e um passeio legal.

Acho que sai mais barato do que no Brasil.

guest
guest
3 anos atrás

Acredito que o Stefano Domenicali seja mais razoável que o Chase Carey; aliás, este defendia tanto o Rio que gerava suspeitas… talvez a razão de sua queda.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  guest
3 anos atrás

A F-1 é um negócio. Se São Paulo pagar, leva o premio.

O duro é gastar dinheiro com isso no meio de uma crise tão grande como vivemos no Mundo.

Ninguém na F-1 faz as coisas “por amor”, nem o Tio Bernie que até pode ter dado aparentemente muita “colhe de chá” para o Brasil, mas certamente recebeu a sua parte por essas decadas de corridas em “Terras Brasilis”.

O Gado torce e os Ladrões de Cavalo ficam na gritaria.

Marcos Ferreira
Marcos Ferreira
Reply to  guest
3 anos atrás

O contrato do Carey com a Liberty Media vencia no fim do ano desde que ele assumiu a direção da F1.

Luciano Basso
3 anos atrás

Flávio:

No Rio não daria pra fazer um circuito de rua? Claro que não daria uma roub… Ops retorno de investimento alto, mas daria cacife político…

Alexandros o Megas
Alexandros o Megas
3 anos atrás

As provas “emergenciais” foram sensacionais até agora. Vamos ver se voltarão um dia…

Mauricio Rocha
Mauricio Rocha
3 anos atrás

Esse assunto está pior que novela mexicana de baixo orçamento. Será que ainda não se tocaram que não dá?

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Mauricio Rocha
3 anos atrás

Não, no Brasil muda tudo… menos a “sede por grana”.

JURACY
JURACY
3 anos atrás

Saudações!
O Rio de Janeiro não tem condições de receber mais nada, visto que até vacinação está sendo posta de lado pelo atual governo. Quem se aventuraria a desembarcar na cidade miliciosa ?

abs

Tales Bonato
Tales Bonato
3 anos atrás

No lugar da F1 eu ficaria é bem longe do Brasil.