O NOME DAS COISAS

RIO (boiada muge) – Eu trato as coisas pelo nome. O que Américo Teixeira Jr. revelou em seu “Diário Motorsport” na semana passada é um escândalo.

Para quem ainda não viu, Chase Carey, o CEO da Fórmula 1, mandou uma carta para o governador interino do Rio pedindo pressa na liberação das licenças ambientais para construir o tal autódromo de Deodoro.

Para quem ainda não sabe, o consórcio que venceu a estranhíssima licitação para fazer o autódromo quer erguê-lo às custas da destruição da Floresta do Camboatá, uma área de preservação ambiental — o maior pedaço de mata atlântica plana do Rio de Janeiro, uma área que no passado foi usada como paiol do Exército, explodiu, foi abandonada, passou a ser usada para treinamento de soldados e foi cedida pela União para substituir Jacarepaguá, destruído para a montagem do Parque Olímpico da cidade.

Para quem como eu não tem ideia de onde virá o dinheiro para a obra, sabe-se que autoridades municipais e estaduais juram de pés juntos que não haverá um tostão do erário nessa insanidade, mas quase ninguém acredita nas promessas. Assim, a origem da grana segue sendo um mistério. O custo estimado pelo próprio consórcio esbarra na casa do bilhão de bolsominions.

E para quem se pergunta quem está por trás dessa história toda, respondo que desconfio, mas acho melhor ficar quieto por enquanto.

Aos fatos, então. Carey diz que chegou a um acordo com a Rio Motorsports para assumir os negócios relativos a um GP no Brasil, e embora ainda não haja confirmação oficial, sabe-se que a mesma turma “comprou” os direitos de transmissão da F-1 para o país, com a desistência da TV Globo. Uso as aspas porque o mesmo consórcio “comprou” os direitos da MotoGP, cedeu para o Fox Sports (hoje propriedade da Disney) e não pagou. A Disney teve de se virar para assumir o papagaio.

É claro que o calote não é desconhecido do Liberty, o que torna ainda mais esquisita a negociação dos direitos com o consórcio — você faria negócios com quem não pagou a única coisa que disse ter comprado até agora? Mas são esquisitos, estes tempos, e por isso o melhor a fazer é aguardar. Os novos donos da F-1 estão claramente dispostos a romper todos os laços que ainda unem promotores, países e cidades com Bernie Ecclestone, e talvez isso explique a má vontade de negociar com São Paulo e com a Interpub — cidade e empresa que promovem a etapa brasileira do Mundial desde 1990 — e a aposta no Rio, ainda que se juntando a consórcio sem história ou passado.

Mas ninguém neste mundo rasga dinheiro, e sendo assim o consórcio tem um prazo para apresentar garantias financeiras do que que está “comprando”. As licenças ambientais, que Carey intima o governo de um Estado de um país estrangeiro a acelerar — este, para mim, o grande escândalo: querer interferir em questões que ultrapassam em muito a simples decisão de onde realizar um evento esportivo –, correrão no seu próprio ritmo. O que inclui, provavelmente, longas e demoradas batalhas jurídicas para tentar impedir o crime ambiental que seria a devastação do Camboatá.

Os apressadinhos, assim, têm na falta de tempo para passar a boiada um adversário. Ninguém deve se esquecer que o governador atual do Rio é interino, ainda que aliado do clã que se aboletou em Brasília para combater a mamadeira de piroca e a ameaça comunista que paira sobre o Brasil e o mundo distribuindo cloroquina. Nem que daqui a alguns meses teremos eleições municipais no país, e que o prefeito do Rio, pastor Marcelo Crivella, parece ter poucas chances de se reeleger — isso se puder se candidatar. Com um novo prefeito, dependendo de quem for, a chance de tudo voltar à estaca zero é grande. Por fim, que ninguém ignore, também, o fato de que Stefano Domenicali, um sujeito que sabe quantas rodas têm um carro e que consegue diferenciar um pistão de uma biela, assume como CEO da F-1 no começo de 2021 — o que tornará o lobby do bigodudo Carey sem muito efeito.

Faltam, pois, alguns detalhes não exatamente desprezíveis para que esse projeto seja levado adiante. Entre eles, um autódromo — que não existe –, alguma emissora de TV para transmitir as corridas — façam suas apostas –, o dinheiro para comprar os direitos e fazer a pista e alguém na cúpula da F-1 disposta a terminar o que Chase Carey começou.

O que penso disso tudo é que talvez o Liberty esteja trucando todo mundo e tenha na mão apenas, digamos, um modesto 3 — o consórcio misterioso. Talvez a cidade de São Paulo, a Interpub e a Globo estejam com duas manilhas — não necessariamente um casal maior, mas ainda duas manilhas. A ver quem pede seis.

E se você não sabe do que estou falando no parágrafo acima, é porque estudou muito na faculdade e não teve tempo de colar o zap na testa de ninguém.

Subscribe
Notify of
guest

81 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fernando
Fernando
3 anos atrás

Cara, a vergonha de ter esse povo no poder nao para de crescer….mas a mencao ao truco foi sensacional kkkkk

JOAO VITO
JOAO VITO
3 anos atrás

Jair bolsocheio e esposa micheque vão ganhar quanto pra destruir ainda mais floresta?

jose luiz alcantara filho
3 anos atrás

no meio do texto eu já tinha certeza de que havia sido escrito por vc flávio gomes. parabéns por se manter ácido e crítico às injustiças e expondo sempre os problemas sem temor sobre as consequências para com lidar com gnt grande. te admiro muito tanto pelo conhecimento quanto pelos posicionamentos. parab´nes.

CRSJ
3 anos atrás

O povão de Deodoro não quer saber de autódromo coisa nenhuma e já mandarão petições contra, isso é o castigo do Rio ter jogado o seu tradicional autódromo de Jacarepaguá no Lixo.

Dimaz
Dimaz
3 anos atrás

Flavio, voce como jornalista d renome nao poderia pedir para a liberty comentar a carta e questionar o porque a f1 q luta para diminuir o rastro d carbono nos proximos ano está apoiando a destruicao d uma floresta para construção d autodromo?

JOSE AUGUSTO FAGUNDES
JOSE AUGUSTO FAGUNDES
3 anos atrás

este circuito em deodoro só se resume numa coisa…. TEM MUITA GENTE LEVANDO GRANA NESTA HISTORIA.
MAS FALANDO EM UM NOVO CIRCUITO, DARIA PARA FAZER UMA EXCELENTE PISTA NO PROPRIO PARQUE OLIMPICO…JÁ TEM QSE TUDO PRONTO…

Fernando
Fernando
3 anos atrás

Eu duvido que este autódromo algum dia seja construído, mas o problema é muito mais velho. Não tivessem destruído Jacarepaguá e nada disso estaria acontecendo. É só lembrar quem e porque destruiu o velho autódromo. São os verdadeiros culpados, aliás, também são os “pais” deste troço que chamam de governo, o atual, foi o que sobrou. E nem precisa falar da Copa…

Léo
Léo
3 anos atrás

É verdade. A Paulistada desesperada para não perder a F1. Porque sabem que será o inicio do fim de Interlagos. Não tenham medo meus amigos, deste mato, melhor dizendo, desta floresta não vai sair coelho nenhum.
Saudades de Jacarepaguá que foi covardemente exterminado aos poucos.
R.I.P. Jacarepaguá.

Pastor Maldonado
Pastor Maldonado
Reply to  Léo
3 anos atrás

Nada haver com rivalidade, garotinho praiano. Tem haver com responsabilidade ambiental e social.

Reginaldo Pola
Reginaldo Pola
Reply to  Léo
3 anos atrás

Para sua ciencia Cariocas .
A preocupação do Paulistanos em ter ou não F1 em Interlagos é a última, a principal mesmo é continuar a ter o autódromo.
Quanto ao tal Deodoro.
O problema não é também a F1, aliás nem é essa a questão.
A questão é ambiental, destruição de floresta e natureza e a construção que vai ocasionar enormes roubos de grana pública além da tradicional corrupção.
Vale lembrar que a tal grana pública é a grana que sai dos impostos que todos os Brasileiros pagam,

Mauricio Rocha
Mauricio Rocha
3 anos atrás

Até hoje não entendo porque destruíram a pista de Jacarepaguá para construir o Parque Olímpico!! Porque não fizeram como na Rússia?? Porque não reformar autódromos já existentes como Interlagos (o mais óbvio) ou talvez outro como de Londrina, sei lá? Para que facilitar se pode complicar…..Tem alguém ganhando com tudo isso, ninguém abandona o óbvio a toa.

Murillo Sperandio
Murillo Sperandio
3 anos atrás

Incrível que uma discussão como essa, para alguns, caia no bairrismo bobo e infantil de SP vs RJ. O que claro, não deve existir. Isso aí vai ter dinheiro público jorrado aos bicos, assim como teve no PAN, Copa do mundo e Olimpíadas. Vai servir pra enriquecer um monte de pilantras (de novo). É foda, desanima, sabe?! Parece que essas coisas não tem fim por aqui.

Celio Ferreira dos Santos
Celio Ferreira dos Santos
3 anos atrás

O que será que o bigodudo quer , se não vejamos : São Paulo , autodromo pronto , maior cidade da
América do sul , dinheiro justo para o evento, o circo todo da F1 adora SP. Rio : sem autodromo
mata a ser destruida , dinheiro da onde ? empresa com histórico de não pagar ….
Tomara que Domenicalli , limpe essa cagada , se não o MICO será grande pra F1 , e o nome
do Brasil mais uma vêz achincalhado……TUDO MUITO ESQUISITO…

Zé Bob
Zé Bob
3 anos atrás

Quem tem dois neurônios sabe que esse consórcio é formado por milicianos (literais)

Gabriel P.
Gabriel P.
3 anos atrás

Sinceramente e não devo ser o único.
Sem transmissão em Tv aberta, com falcatruas mil e ainda por cima destruir floresta no brasil para construir autódromo.
F1 acabou toda a graça que tinha para mim, assim como muitos outros esportes e ídolos.
Se continuarem neste rumo, nunca mais assistirei e nem me interessa saber se existe.
Mesmo porque é um esporte da elite, sem nenhuma influência na vida real e o povo nunca é convidado a participar de nada.

Marcelo
Marcelo
3 anos atrás

Flavio, noves fora a analogia com o divertido Truco, me intriga a questão de descartarem Interlagos, que sempre proporciona corridas divertidas e está pronto. Muito esquisita essa história, realmente.

André
André
3 anos atrás

No Brasil, tudo que envolve dinheiro, tem corrupção no meio. Os gringos já perceberam que, por aqui, é só balançar doletas que os políticos se arrepiam. Bando de gente safada.

Paulo Fonseca
Paulo Fonseca
3 anos atrás

Prezado F&G : Você está com a razão o CEO da F-1, pediu cartas para jogar , blefou mal, não pingou o cash na banca , se pagou a bola , pagou para pessoa errada, o Rio de Janeiro-RJ , em termos de obras públicas , não é para jogador amador, acredito Mister Chase Carey( El bigodon), pagou, pagou errado, e vai dançar no carnaval carioca de 2022, pois em 2021, não haverá carnaval. Os custos operacionais para a construção e abandono do Parque Olímpico, é o exemplo mais caro, que a sociedade brasileira enxerga e sente os custos do desperdício do dinheiro público. Sempre defendi a construção do Parque Olímpico pela iniciativa privada e que após o evento um consórcio de clubes poderiam adquirir através de patrocinadores , mas não era necessário destruir o autódromo do Rio de janeiro-RJ, isso foi uma grande besteira. Mister Chase, não fechando negócio em Sampa, perde uma fonte de renda certa dos Patrocinadores, dos meios de comunicação e do público que lota as arquibancadas de Interlagos. Tio Bernie vai apreciar ps tropeços de El Bigodon, tomando um café bem brasileiro.

Ricardo
Ricardo
3 anos atrás

Flavinho , vc acha que ainda há possibilidades de haver um acordo e a F1 ficar em São Paulo?

Ricardo
Ricardo
3 anos atrás

Saudades do Tio Bernie! Que esses merdas americanos sumam da F1 , antes de sujarem o nome da categoria com esse Monte de milicianos vagabundos do Rio. Era só perguntar a Dorna quem é essa empresa , e saberiam que não passam de picaretas. Para o bem da F1 no Brasil , que se renove o contrato com São Paulo e a Interpro , que é o que deveser feito.

CARLOS JOSE PIMENTA FRANCO
CARLOS JOSE PIMENTA FRANCO
3 anos atrás

Isto me lembra em algum lugar de um passado não muito recente, aqui em Brasilia, destruíram o autódromo com promessa de reconstruir um novo para realização da Indy rsrsrs, eu cantei a pedra e disse: Quem iria patrocinar o MICO. Não deu outra rsrs. Ainda está lá, nem pista antiga que era razoavelmente boa, nem pista nova. Tudo jogado as traças, espero que no Rio não aconteça coisa pior: CRIME AMBIENTAL.

Lucas Orly
Lucas Orly
3 anos atrás

Rapaz do céu que barafunda é essa. A Liberty nessa sanha de desmantelar as coisas do Bernie pode colocar a F1 inteira na berlinda.

Parece que eles seguem o velho ditado daqueles que detem o poder “aos amigos, tudo. aos inimigos, a lei”

Rogerio Kezerle
Rogerio Kezerle
3 anos atrás

È uma coisa mais sem sentido que a outra… Mais algumas transações em dinheiro vivo surgirão em breve…. Aguardem….

Jean
Jean
3 anos atrás

Kkkk Adorei a referência ao truco. No Sul “zap” chamam de “gato”.

Lima Filho
Lima Filho
3 anos atrás

Excelente análise!
O lema “We Race as One” servindo como um perfeito promotor da demagogia. Se apropriam de ações e debates sobre inclusão, respeito e sustentabilidade e reproduzem ações que afetam diretamente a equidade e o desenvolvimento social em países periféricos.
É inaceitável esse posicionamento dos donos da F1 diante de questões tão delicadas do Rio de Janeiro e do Brasil. Isso precisa ser denunciado pro mundo!

JURACY
JURACY
3 anos atrás

Saudações!!! Da Francisco dá no Chico…

https://www.youtube.com/watch?v=flpOXBOA6qQ

abs

Helton Fernandes
Helton Fernandes
3 anos atrás

Precisa lembrar que o Chase Carey, assim como será o Domenicali, são CEOs contratados, que estão, ou melhor, está e estará, contratados pra gerar lucro aos acionistas e no final do contrato embolsarem uma gorda PLR.
Acho que o nível da coisa tá além desses 2.

Paulo Rickli
Paulo Rickli
3 anos atrás

A Fórmula 1 anda fazendo negócios com gente muito estranha ultimamente . Vejam os patrocinadores de algumas equipes : o da Ferrari , marca de cigarro disfarçada ;
da Hass no ano passado , merca de energético que ninguém nunca viu e nem achou pra comprar ( e olha que viajei de carro de Cambridge a Edimburgo e não encontrei o tal energético em um único lugar ) ,; site de apostas com sede no Kênia , etc , etc . Não é de admirar que apareça por aqui alguma lavanderia desse tipo pra bancar isso tudo .

Paulo
Paulo
3 anos atrás

Isso parece os negócios da china que o Fittipaldi fazia antigamente. Parabéns pelo trabalho Flávio, é bom ver um jornalismo eficiente, com credibilidade e que não tem medo de se posicionar.

Namir
Namir
3 anos atrás

Li matéria em publicação alemã que Vettel e Aston Martin são mais que piloto e equipe , que ele entra com participação acionária também . Alguém sabe alguma coisas?

Kbça
Kbça
3 anos atrás

Pois é…
Mas que é bom fazer a cama pra meninão de colônia deitar, é!
Toma seis, fióte!!!
Tempos bizarros.

Adolfo
Adolfo
3 anos atrás

A julgar pelo andar da carruagem, vão faltar aqueles envelopes de depósito dos caixas eletrônicos, fora a fila para depositar todas as “comissões” ! Mas o que é um bilhão quando o déficit público é um trilhão…

Victor Penteado
Victor Penteado
3 anos atrás

Que saudades do Bernie…

Leandro Araujo Alves
Leandro Araujo Alves
3 anos atrás

Excelente seu texto. Realmente, muito suspeito todo esse tramite da construção de um autódromo no Rio. Essa intimada então do Carey…bigodão nojento. Torço para que dê extremamente errado as negociações para este novo autódromo.

Fernando Augusto Hessel
Fernando Augusto Hessel
3 anos atrás

Nem três, no máximo um reizinho chulé. Cheirando a leilão para ver quem dá mais.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
3 anos atrás

Bem, vou procurar o e-mail da Liberty e da F1 para escrever que esse Chase é um asshole, um motherfucker.
Logicamente vou boicotar, não assistirei a transmissão por meio dessa Rio Motorsport (links para assistir serão bem vindos).
Contar essa história pro Hamilton e pedir a opinião dele.
Algumas ações são possíveis.

Paulo
Paulo
3 anos atrás

O pior disso tudo pra mim é ver um representante de uma entidade privada, se intrometer em assuntos internos de uma nação soberana e não haver sequer uma nota das instituições da “república” (no nosso caso é com ‘r’ minúsculo e entre aspas mesmo) em defesa da soberania do país. Sintomática, lamentável e preocupante!

Rogério
Rogério
3 anos atrás

Tráfico de influência consiste na prática ilegal de uma pessoa se aproveitar da sua posição privilegiada dentro de uma empresa ou entidade, ou das suas conexões com pessoas em posição de autoridade, para obter favores ou benefícios para si própria ou terceiros, geralmente em troca de favores ou pagamento.

É um dos crimes praticados por particulares (empresários e políticos), principalmente contra a administração pública em geral. Consiste em solicitar, exigir, cobrar ou obter, para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem (como se fosse um investimento), a pretexto de influir em ato praticado por funcionário público no exercício da função.
A pena prevista para esse crime é de reclusão, de 2 a 5 anos, e multa. A pena é aumentada da metade, se o agente alega ou insinua que a vantagem é também destinada ao funcionário.
Fonte: Wikipedia.

O MP deveria abrir um processo contra o bigode e a Liberty.

Veja Art. 332 do Código Penal.

Leonardo
Leonardo
3 anos atrás

A carta não tem nada demais a não ser o fato de que a F1 quer e var correr no Rio.

Ricardo
Ricardo
Reply to  Leonardo
3 anos atrás

Vai ? Duvido! Que emissora séria vai negociar os direitos da F1 com esses picsretas milicianos , depois do que aconteceu com os direitos da Moto GP? Como ? Vai correr sem autódromo? Ou vc acha , que uma empresa que tem 100 mil Reais de capital vai construir um autódromo que custa 700 milhões?

Jose Liborio
Jose Liborio
3 anos atrás

Na veia, como sempre! Aliás, eu gostaria muito de saber a trilha do dinheiro. Estaria alguém embolsando bastante como na Olimpíadas e Copa do Mundo?

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
Reply to  Jose Liborio
3 anos atrás

sim !!!!!

Valmir Passos
Valmir Passos
3 anos atrás

Que absurdo! História nojenta. A que ponto chegamos. Carey já vai muito tarde!

CHAGAS
CHAGAS
3 anos atrás

Esses caras trucaram sem ter nada no caso dos direitos de transmissão da Moto GP…. e ganharam.
Se tiverem um 3 na mão e o “valete” do lado deles… phodeu.

Gustavo
Gustavo
3 anos atrás

Sinceramente o que muda mesmo é não ter transmissão pela Globo. Reduz o esporte e o automobilismo como um todo.

Não ter uma corrida no BR não muda nada. Se aparecer um GP em Miami ou na Argentina 30% dos espectadores conseguem ir.

rogerV
rogerV
3 anos atrás

Rio não merece autódromo! Tinha um excelente, deixou correr bobamente pelos dedos!
-Era tão ridículo (sou daqueles que vão à autódromos, sem corrida), que não se conseguia entrar nele em dia de semana… assim como o tal parque olímpico…. aberto só mesmo as praias….

Leonardo Souza
Leonardo Souza
3 anos atrás

A hipocrisia Americana é algo que poucos conseguem praticar no universo. A Fórmula 1 que tanto fala de soluções sustentáveis e motores “verdes”, para preservar esse tal de meio ambiente, quer um circuito construído em área de preservação ambiental.

Não fico por aí abraçando árvore, mas me orgulho profundamente do patrimônio verde que poucos países como o Brasil tem. Quer saber, corremos risco de perder uma corrida de F1 por faltar circuito no Rio, construído em área de preservação com dinheiro público? Ótimo, que se foda!

Sérgio Guerra
Sérgio Guerra
Reply to  Leonardo Souza
3 anos atrás

Certíssimo. Que se foda mesmo. E sou do Rio.

Jader
Jader
3 anos atrás

Truco paulista? Diferente do que jogamos aqui no RS, mas truco é sempre legal.

Casagrande
Casagrande
3 anos atrás

E nem passou por baixo da mesa ao perder de zero!!!!!!

Carlos
Carlos
3 anos atrás

Complicado mesmo, copa do mundo e olimpíadas TB não iriam ter investimento do governo ou seria o minimo e foi daquele jeito, pedir para acelerar os processos seria até normal se o normal por aqui não fosse a roubalheira, se a amazônia agoniza a vários anos e a cada ano está pior não espero nenhum tipo de preocupação com a mata atlântica, sempre me pergunto pq o governo se mete em evento esportivo se as coisas que realmente tem valor no nosso dia a dias vão de mal a pior, saúde, educação, segurança, política… a resposta sempre a mesma corrupção, não me importa se é esquerda ou direita, a discussão e as opções devem sempre existir desde que ambas sejam honestas, que o que se faça seja de fato coerente coma ideologia, que as atitudes sejam dignas e alinhadas com o discurso.

Antonio Seabra
Antonio Seabra
3 anos atrás

Mudam as moscas, mas a merda continua a mesma. E, o que é pior, tanto lá fora quanto cá, no meu Brasil varonil. Que por trás dessa estoria de autódromo em Deodoro e Liberty Media tem algo de pobre, e bem podre, não existe muita duvida, ante tantas bravatas e, porque não, tantas evidencias. Só que as possiveis trampolinagens do Mr. Bigodão não deveriam causar tanta surpresa a ninguém, pra quem se acostumou a, nos últimos 40 anos, assistir os mandos e desmandos de Mr. Anão,que sem duvida também tentou interferir, e certamente muito interferiu, em assuntos internos de alguns paises.
Administradores esportivos não são Santos, haja visto todos os escândalos que nos ultimos 20 anos permearam futebol (CBF/COMEBOL/FIFA) e Jogos Olimpicos (COB/COI), tanto no cenário nacional quanto internacional, só pra ficar com esses 2 exemplos. Com a devida interferência dos órgãos esportivos e seus patrocinadores em governos de algumas nações, Aqui dou como exemplo o fato de como os jogos olímpicos de Moscou criaram elos com o governo da União Soviética, que desaguaram no escândalo do gasoduto da Elf, cerca de 10 anos depois.
Que esse caso do autódromo de Deodoro pode ter estreitas ligações com o Governo atual, quer no âmbito Federal, Estadual e Municipal, fica dificil negar.
Mas, voltando ao mote, políticos são TODOS iguais. E Big Shots do esporte internacional tamb´ém. Então lembremos que no mal fadado caso da “deturpação” do fantastico traçado antigo do autodromo de Interlagos, houve a interferência direta do Bernie junto ao governo municipal, então presidido por Luiza Erundina. E que o “magico” desaparecimento do Autodromo do Rio, numa das maiores negociatas feitas debaixo das barbas de todos, dirigentes, chefes de equipes, pilotos, torcedores, órgãos de imprensa e jornalistas, sob a batuta dos Srs. Maia e quadrilha limitada, teve a benção do Governo Federal, na ocasião presidido pela Sra. Dilma Roussef. Foi ela quem deu a garantia final de que um novo autódromo seria construído em Deodoro, e que haveria recursos federais para tanto, afim de obter a entrega do que restava do muito bom autódromo do Rio, construído e ampliado (circuito oval) as custas de muito dinheiro de impostos pagos pelo povo carioca. Havia muitos interesses envolvidos em tal destruição: não só os comerciais e financeiros relativos a construção do Parque Olímpico, como os interesses internacionais e políticos envolvendo a vinda dos Jogos para o Brasil. Quando o então presidente Lula saiu de Brasilia para assistir a cerimonia de apresentação da escolha da sede, eu estava num almoço, no qual uma pessoa muito próxima avisou a todos os presentes: Podem comemorar, o Rio foi escolhido, o Presidente já saiu daqui com o resultado da escolha garantido.
Quando o autódromo do Rio ainda não estava liberado, embarquei junto com a Diretoria do COI num voo pra Brasilia, e por questão de chance, viajei ao lado de 2 Diretores do COI e uma poltrona atras do presidente deles. Estavam indo conversar com a Presidente Dilma (Flavio, voce que tanto preza o o bom portugues, não iria escrever aqui presidentA). Ao longo de 1,5 horas de voo, usei todo o meu fraco conhecimento de frances, as vezes variando para o ingles, para explicar a eles o dano que a locação do Parque Olímpico onde estava um autódromo com tanta historia e qualidade, iria causar ao automobilismo brasileiro e mundial. Contei da possíveis maracutaias envolvendo a localização do Parque Olimpico, etc, e sabe quanto eles se importaram com isso ? ZERO ! Queriam era ouvir da Presidente que os Jogos seriam realizados com total sucesso, sem atrasos, com tudo pronto, como o Governo Federal tinha garantido a eles antes. A tarde, voltei no mesmo voo que eles, embora não sentado próximo. Mas antes do embarque falei com o diretor que falava francês, acho que era suiço, e ele estava alegre: ela havia afirmado que o Parque Olímpico ficaria pronto a tempo, e seria onde estava planejado. Perguntei: mas e o autodromo ??? ele respondeu: Não nós interessa o autódromo, queremos que os jogos sejam um sucesso, como o governo brasileiro nos prometeu.
Em síntese, só interessa o lucro…. e provavelmente os interesses pessoais de cada grupo.
Quem prometeu a CBA um autódromo novinho em folha, em Deodoro, foi o governo Dilma.
Eu pessoalmente, nao tenho nenhuma simpatia por um autódromo em Deodoro, não tanto pela decantada Floresta do Camboatá, posto que essa, não fosse estar sob o controle do Exercito Brasileiro, já estaria invadida e destruída pelo crescimento populacional descontrolado da região. E ter um autódromo ali significa atravessar áreas dominadas por quadrilhas que tem (e disparam) armamentos pesados a torto e a direito na região.
Fico com a mesma opinião do Rodrigo Mattar: porque não construir o autodromo no mesmo local onde era, preservando algumas praças esportivas mais importantes, dentre todas as do nefando Parque Olimpico ? A infraestrutura ja existe !! Não daria uma pista maravilhosa, mas daria pra fazer algo bom o suficiente, a um custo mais baixo.
Não será feito, posto que provavelmente ferirá os acordos obscuros formatados na ocasião, referentes ao futuro uso daquelas terras. Que deve ter rendido polpudos “trocados” a todos os envolvidos, em todos os niveis, desde os governos Federal, Estadual, Municipal e lideranças esportivas.
Enfim, acho que nada disso deva se tornar realidade, o GP do Brasil, se subsistir, vai continuar em Interlagos, e não haverá tão cedo autódromo no Rio. Mas o que me preocupa, ainda mais do que as negociatas dos governos passados ou dos atuais, é que se não houver GP de F1 em São Paulo, a tendencia eh que os futuros administradores estaduais ou municpais de SP, sejam sectarios de Dorias ou Haddads, sejam de direita, centro ou esquerda, irão fazer uma “magica” qualquer pra entregar o que resta de Interlagos a especulação imobiliária !!! Niguém se importará que as cinzas do Luisinho tenha sido espalhadas ao longo daquela tripa de asfalto sagrado. Sem duvida, haverá um “Rio 2, a Missão”. E na sequencia, irão de roldão Curitiba e provavelmente Brasilia. E, mais provavelmente ainda, só o Rodrigo Mattar e seu Exercito de Btrancaleone (seus fieis leitores) continuarão gritando, quixotescamente, contra a destruição dessas praças. Como aconteceu no Rio.
Quanto ao políticos, eles continuarão sendo as moscas que giram em torno da merda: não serão os mesmos, mas serão iguais, de direita ou de esquerda. Todos sem ética, sem dignidade e sem honestidade. Iguais.

Ricardo Talarico
Ricardo Talarico
Reply to  Antonio Seabra
3 anos atrás

Parabéns Seabra.
Conhecimento e lucidez.

Davi Silva
Davi Silva
Reply to  Antonio Seabra
3 anos atrás

Comentário perfeito!!!

Fernando Marques
Fernando Marques
Reply to  Antonio Seabra
3 anos atrás

Apenas aplaudir o comentário… Melhor abordagem que vi sobre o tema até agora

Bento
Bento
Reply to  Antonio Seabra
3 anos atrás

O comentário mais isento e lúcido que ví até agora. Em tempo, mesmo sendo paulista, creio que se a fritada for feita e a F1 for para o Rio mesmo, a melhor opção seria aproveitar o antigo traçado e, quem sabe, ressuscitar Jacarepaguá?

emerson57
emerson57
Reply to  Antonio Seabra
3 anos atrás

“Mas, voltando ao mote, políticos são TODOS iguais.”
É o que dizem.
Mas há uma diferença: Contra alguns NÃO há provas!

Davi Silva
Davi Silva
Reply to  emerson57
3 anos atrás

Lúcido também!!!

Macario
Macario
3 anos atrás

Isso é uma insanidade sem tamanho. As áreas mais quentes do RJ, e talvez entre as mais quentes do Brasil, estão ao redor dessa floresta. Não precisa ter nenhum mestrado em meio ambiente pra imaginar o impacto que essa devastação pode causar. Quem ousar assinar uma licença ambiental pra essa monstruosidade tem de ser execrado publicamente, no mínimo.
Como que não há gasto do erário se a a´rea é pública e estão construindo um empreendimento privado? E pior, não é uma área do RJ, se pertence ao nefasto exército de Caxias, pertence a todos os brasileiros. Devastar um resquício de mata atlântica pra abrigar um evento anual de milionários é um absurdo completo mesmo para os padrões entreguistas desse maldito governo fascista.
Acompanho F-1 desde 1972, amo e sei muito sobre esse esporte, mas se esse for o preço para ter corrida no Brasil, que ela nunca mais volte. Prefiro ver pela TV do que compactuar com um crime desses. Quem apoia isso não é fã de F-1, é um completo imbecil.

Currupira
Currupira
Reply to  Macario
3 anos atrás

concordo em gênero, número e grau

Pdr Rms
Pdr Rms
3 anos atrás

Para mim, todas essas bravatas e blefes parecem um jogo de criar pretextos para que a F1 saia do Brasil. Apesar da alta audiencia televisiva (o que ‘e bastante relativo, pois o Brasil ‘e um dos unicos, senao o unico pa’is em que as corridas sao transmitidas ao vivo em tv aberta) e do bom publico que o GP Brasil traz ao autodromo, devem haver novos ricos do sudeste asiatico e do oriente medio com mais capacidade e interesse de se $$ujeitar as condicoes impostas pela Liberty pela “honra” de sediar uma corrida de F1.

Carlos
Carlos
3 anos atrás

Esse pessoal da Liberty/Riomotorsports pensou que jogaria com baralho limpo, mas estão jogando manilha velha. Se gritarem truco vão tomar um seis na orelha. Sensacional o texto.
Infelizmente é todo um negócio obscuro. Desde a tal da licitação para a “construção” do autódromo, a origem do dinheiro desse consórcio, a prefeitura do Rio de Janeiro, o governo do estado do Rio de Janeiro e adjacentes, e a Liberty, que de santa também não tem nada.
E como disse um famoso informante é só seguir o dinheiro. Que no presente caso é muito. Onde vai chegar tudo isso?
E mais uma vez, certamente o poder público será o grande fiador de tudo isso. Se acontecer.
O país perderá uma grande evento esportivo, mais do que tradicional.
E se alguém acha mesmo que vai apagar o legado de Bernie Ecclestone, pode tirar o cavalo da chuva.
A F1 hoje só é o que é, graças esse vetusto senhor. No que ela tem de bom e também no que não tão bom assim.