VITÓRIA PARCIAL

RIO (certo alívio) – Há uma enorme insistência dos, hum…, “empreendedores” que querem fazer um autódromo em Deodoro em derrubar a Floresta do Camboatá. Nas últimas semanas, eles sofreram uma derrota com a apresentação do parecer desfavorável do INEA (Instituto Estadual do Meio-Ambiente), apontando diversos buracos e imperfeições — para não dizer irregularidades — no estudo de impacto ambiental encomendado pelo consórcio Rio Motorpark. O Ministério Público do Rio de Janeiro também já se manifestou contra o evidente crime ambiental que representaria derrubar uma floresta com mais de 200 mil árvores, solicitando que a CECA (Comissão Estadual de Controle Ambiental) indefira o pedido de licença para a construção do que quer que seja no local.

Há componentes políticos aí, no entanto, que não podem ser ignorados. O relatório do INEA sobre o estudo de impacto ambiental foi exemplar. Elaborado por técnicos comprometidos com suas funções, explicitou com dados e informações muito claras e baseadas na ciência as inconsistências do estudo. Mas em suas conclusões finais, não foi explícito ao recomendar, pura e simplesmente, que a licença não seja concedida. Segundo informações apuradas pelo Grande Prêmio, essa solicitação de indeferimento do pedido fazia parte do texto original, mas o trecho foi suprimido na versão final por pressões políticas de gente do governo fluminense que ocupa posições de comando no instituto.

Assim, caberia à CECA analisar o relatório e decidir pela negativa da licença. Só que a reunião do órgão, ontem, tinha cartas marcadas. Por 10 votos a 3, decidiu-se pelo reenvio do processo ao consórcio de, hum…, “empreendedores” para que sejam respondidos os pontos que o INEA apontou como irregulares e determinantes para que a licença não seja concedida. Os votos pelo indeferimento — que sepultaria de vez essa loucura — foram do Ministério Público, do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) e da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro). São órgãos independentes e cientes do potencial de destruição que o, hum…, “empreendimento” apresenta. Os outros membros da comissão, escolhidos a dedo pelo governo do Estado sabe-se lá com qual preparo para analisar a questão, determinaram que novo estudo seja feito.

Assim, a vitória celebrada a partir do extenso relatório feito pelos técnicos do INEA acabou sendo apenas parcial, já que os, hum…, “empreendedores” vão insistir em liberar a área do Camboatá para suas estripulias imobiliárias. Como diz o André Buriti, que na época da demolição de Jacarepaguá se transformou no principal defensor do velho autódromo, o placar foi de 10 a 3 “pela procrastinação” do caso — aliás, recomendo firmemente a leitura de seu último artigo, neste link.

Vamos ver até onde essa gente esquisita vai insistir com o tema, ainda mais depois das pancadas que levou — como a perda dos direitos de TV da F-1, estranhamente “vendidos” pela Liberty ao consórcio, e a renovação do contrato da categoria com Interlagos por mais cinco anos. O mais importante, agora, é saber que a floresta, pelo menos por enquanto, está salva.

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
3 anos atrás

Gomov, voce ja deve estar sabendo. Depois do nabo em relação a Deodoro, esse fdp desse ministro quer ferrar com o Jardim botânico. Aos poucos ele vai desmontando e desqualificando tudo que é relativo ao meio ambiente.

https://www.brasil247.com/brasil/salles-pretende-construir-hotel-de-luxo-em-museu-no-jardim-botanico

Luciano
Luciano
3 anos atrás

Eu acho que já tá bom, esse projeto é um absurdo, o atual estado de nossa economia não necessita disso, porque no final sempre vai sobrar para os cofres públicos mesmo que venham com esse papo furado de que a iniciativa privada vai bancar.
O brasileiro não aprende? As despropositadas Olimpíadas e a Copa do Mundo não serviram de lição? Tudo isso é só motivo para a roubalheira, independente do governo, seja ele de esquerda ou de direita, basta!
O Brasil precisa de trabalho e de geração de riqueza, não de eventos esportivos dispendiosos.

shaber
shaber
3 anos atrás

Ainda é possível reconstruir Autódromo de Jacarepaguá, espaço do parque olímpico da Barra da Tijuca está ocioso e micou
Talvez o maior desafio seja a poluição sonora com a vizinhança, mas há tecnologias para resolver isso
#voltaAutoJPA
#OttoCycleMatters

rogerv
rogerv
3 anos atrás

… Começando achar, que não temos que ter GP… em lugar algum!
-Que as empresas interessadas no evento doem suas verbas para educação & saúde.

FRANCÊS MAL HUMORADO
FRANCÊS MAL HUMORADO
3 anos atrás

Esse governo é tão patético. Se queimou em 2 anos. Não aguentou nem isso. Pior governo da história do nosso país. e olha que o Collor era patético tb.

Mauro Pereira
Mauro Pereira
3 anos atrás

Independente dos interesses de empreendedores e políticos alguém já fez alguma consulta junto aos moradores da região o seria melhor para eles?
Talvez até um plebiscito

Paulo
Paulo
3 anos atrás

É bom saber que o Grande Prêmio está acompanhando e não vai deixar essa história morrer.

Leandro martins
Leandro martins
3 anos atrás

Os caras não tem dinheiro p nada!!! Não sei p q ficar revivendo esse defunto…já era….perdeu a liberty, perdeu a F1 no mínimo 5 anos…não vai dar em nada!!!

leandro oliveira
leandro oliveira
Reply to  Leandro martins
3 anos atrás

Querem destruir a floresta para a criação de grandes “hum” empreendimentos, não automobilístico e sim imobiiário … Vão ganhar uma burra de dinheiro com as especulações imobiliárias seja da própria floresta quanto do entorno. Tudo custeado com verbas públicas !

lagerbeer
lagerbeer
3 anos atrás

cara … que novela .. melhor que os “doramas” coreanos

Costa
Costa
3 anos atrás

Pela foto, a floresta em breve desaparecerá. E ninguém fará nada…

Claudio Antero
Claudio Antero
Reply to  Costa
3 anos atrás

Pois é, daqui a pouco é certo não ter floresta e nem autódromo, libera logo essa bagaça!

Sergio Luis dos Santos
Sergio Luis dos Santos
3 anos atrás

Continuo achando que tem o dedo da Globo entre os que pressionam para a aprovação da obra.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
3 anos atrás

Flavio, a bem da verdade as arvores correm risco e não por causa de um autodromo. O risco é apenas a ambição imobiliária sobre o terreno.

Vai por mim, essa historinha do autódromo vai virar um super centro empresarial e residencial.

Me faz lembrar aqui em São Bernardo no antigo “campo da Vilares” onde em uma noite foram cortados todos eucaliptos cinquentenários para que cinco prédios fossem construidos.

E o pulha do Prefeito Marinho ainda teve a cara de pau de falar para nós do bairro que para cada eucalipto cinquentenario foram plantadas 20 arvores… o que não explicou até hoje foi o porque das arvores terem sido cortadas na madrugada.

Dinheiro meu amigo… não tem cor de preferencia… não é verde,.. azul… e muito menos vermelho.

Obs.: Acabara com os Eucaliptos, com o Campo de Futebol, com a Sede do Grupo de Escoteiros e com um pedaço da memoria de meus filhos… quantos sabados a tarde forama passados junto aqueles gigantes cinquentenários.

Victor Penteado
Victor Penteado
Reply to  Ricardo Bigliazzi
3 anos atrás

Se era um campo de eucaliptos fica tranquilo que aquilo já estava devastado faz tempo

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Victor Penteado
3 anos atrás

Não é matéria nova não… e UMA Arvore Importa… vou contar para o Lewis Hamilton “TLM”.

Thiago
Thiago
Reply to  Ricardo Bigliazzi
3 anos atrás

Sempre pensei que esse papo do autódromo era só conversa, depois de derrubada a floresta o pessoal ia dizer “opa gente, dá pra construir autódromo aqui não, vai fazer muito barulho, não tem vias de acesso… mas agora que a gente já derrubou, vamos fazer um “parque” pra cidade e um gigantesco centro comercial e condomínios… ok?”

Braga
Braga
3 anos atrás

Meu Deus…as drogas que uso (lícitas e compradas em farmácia) devem estar afetando a mibha cabeça. Adiar uma decisão de se derrubar ou não uma floresta? Não há racismo no Brasil! É muito para um dia só!!!

Ricardo Bigliazi
Ricardo Bigliazi
Reply to  Braga
3 anos atrás

Essa Floresta já era, o Autódromo serviu apenas como uma cortina de fumaça. Essas arvores não estarão de pé em menos de 2 anos. Isso já está sob a mira da especulação imobiliária. Acho que deve ter gente até bem chateada do alarido que foi feito em cima do Autódromo, era muito melhor terem ficado na “miúda” e feito o serviço sem muito “oba oba”.

Corta tudo e depois fala que para cada arvore derrubada foram plantadas 20 arvores… segue o jogo…

Obs.: Pergunta para o Marinho aqui em São Bernardo do Campo… ele fez isso a menos de 2km da Prefeitura, não foi na periferia da cidade.

JURACY
JURACY
3 anos atrás

Saudações Flavinho Gomes !

Enquanto não chegar a eleição presidencial de 2022, vamos viver como se estivéssemos num carro de F1 sem cinto de segurança, fazendo a curva parabólica de Monza.

Você que agora mora no Rio, já deve ter presenciado in loco, o que acontece nas lagoas de Jacarepaguá, nossa ciclovia, nossos parques olímpicos, nosso BRT, nossa Av. Brasil (trans olímpica) , o caos de uma cidade que já foi a capital do Brasil…

Como narrava Osmar Santos, é “Tiro-lirolá, tiro-liroli, ” Pimba na Gorduchinha…

abs

Murilo
Murilo
3 anos atrás

Na frieza dos números, Hamilton é o maior.

https://www.money.co.uk/guides/best-formula-one-drivers

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Murilo
3 anos atrás

Na relatividade das eras, na sua (dele) Ele é o maior entre todos os maiores. Isso é fato, basta cruzar a fronteira com a Argentina para perceber que a cada ano que passo o Fangio guia cada vez melhor (isso era uma piadinha na Argentina a tempos atrás).

RC Motorsport
RC Motorsport
3 anos atrás

Não entendo a insistência de fazer autódromo na floresta do Camboatá se há espaço até maior cerca de 500 m à frente, no Gericinó, próximo do estande de tiro do Exército e da Transolímpica — via que poderia ser esticada até a Dutra, Via Light e Linha Vermelha para que os equipamentos das categorias internacionais não cruzem a cidade, deixando um pequeno legado no caótico trânsito do Rio.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  RC Motorsport
3 anos atrás

Porque não fazer no Parque Olimpico como em Sochi??? Pelo menos dá alguma servia maior aquele templo da roubalheira.

Valmir Passos
Valmir Passos
3 anos atrás

Impressionante. Gente mal intencionada, apoiada por um governo pior ainda!