QUATRO VEZES HELINHO!

Helio Casatroneves: maior vencedor da Indy 500

SÃO PAULO (incrível) – Parece conto de fadas. Depois de 20 anos de Penske, que abriu mão dele na Indy, Helio Castroneves se tornou hoje o maior vencedor das 500 Milhas de Indianápolis ao lado de AJ Foyt, Al Unser e Rick Mears. Quatro vezes. Quatro! E aos 46 anos de idade. E no ano em que venceu as 24 Horas de Daytona na IMSA depois que a categoria foi abandonada pela… Penske!

Agora na estreante e nanica Meyer Shank, com um contrato que prevê a participação apenas em algumas provas da temporada, Helinho fez uma corrida impecável, cerebral, daquelas em que a gente via cada ultrapassagem, cada pit stop, cada vácuo e pensava: não sei por que esses caras estão se esforçando tanto, ele vai ganhar de novo!

Ganhou, de forma espetacular. Ganhou a ponta de Álex Palou pela última vez a menos de duas voltas do final. É alguém que sabe exatamente qual é a volta que deve ser liderada no solo sagrado de Indianápolis.

Um cara que ganha quatro vezes a Indy 500, que tem o currículo que tem, que passou pelo que passou — as trevas financeiras por conta da associação com alguém que parece gostar de viver nas sombras –, merece um lugar num pódio muito especial: o dos maiores pilotos brasileiros de todos os tempos.

Helinho é um deles. Escolham os outros dois à vontade. Pódio é de três. Eu tenho o meu. E se querem uma pista, ser um sujeito decente conta muito nessas horas. Por isso mesmo esse pódio que parece óbvio mudou bastante nos últimos tempos, ao menos nos meus critérios pessoais.

Às 19h tem “Fórmula Gomes” em edição extraordinária no meu canal no YouTube. Corram lá!

Subscribe
Notify of
guest

72 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
JOAO VITOR SOTTILI
JOAO VITOR SOTTILI
2 anos atrás

Piquet foi meu ídolo de 1987 a 2020.. hoje é um trouxa que apoia genocida

CARLOS JOSE PIMENTA FRANCO
CARLOS JOSE PIMENTA FRANCO
2 anos atrás

Se for falar em Brasileiros: Eu colocaria HELINHO, MOCO e MORENO. Sei que não cabe o assunto aqui, mas vou colocar: A despedida de Piquet da F1 foi uma das mais melancólicas, corrida interrompida por causa de um temporal, o cara pede para o chefe de Equipe dar uma ultima volta, recebe a resposta: ‘”Nelson, não posso, você sabe disso. Se te soltar vai dar merda.” Daí, desce do carro, tira o capacete, e sai pela porta dos fundos. O Nelson, não foi um cara fudido na juventude, como pregam, era filho de Ministro de Estado, foi para o States jogar tênis, sem essa essa de dizer que o cara era um João ninguém. Então, agora ele vem com essa, de apoio a um Regime Fascista, Assassino. Afundou sua historia mais ainda. Assim como sua despedida da F1, sua historia esta sendo apagada. Não somente aqui, mas num mundo onde a informação dá voltas no Globo em fração de fento de cento de segundos. Todos já sabem do seu posicionamento humano.
Gostaria de saber, se vivo, qual seria o pensamento de Gilles Villeneuve, com uma tocada impar, era mais seguro disputar um curva com ele, que ultrapassar um senhora sexagenária na Faria Lima.

CARLOS JOSE PIMENTA FRANCO
CARLOS JOSE PIMENTA FRANCO
2 anos atrás

Muito bom, disse tudo.

Flávio Gerson
Flávio Gerson
2 anos atrás

“Por isso mesmo esse pódio que parece óbvio mudou bastante nos últimos tempos, ao menos nos meus critérios pessoais.”

Ou seja, tudo o que um cara fez nas pista muda o que voce pensa dele pois sua opinião de algo fora das pistas é diferente da sua. Os critérios pessoais são na verdade critérios políticos, de ideais. E não tem problema, pode ser um pensamento de merda, mas é a sua merda, voce que cheire.

O problema é quando isso passa para um site de noticias e eles adotam um posicionamento. Imparcialidade jornalística? Pra que respeitar? Não é toa que grande parte dos jornalistas dizem que certo site é composto por xiitas e que não respeitando nada do jornalismo.

Em tempo, esse tal site não é um site profissional, um site jornalístico. É um site onde reina a militância apenas. São a vergonha do automobilismo nacional, perderam toda a credibilidade, e com isso terão mais views, já que o bando que lambe eles vai seguir e vai dizer “Imparcialidade pra que? Coisa ridicula! O importante é gritar Lula Livre em um site de automobilismo! O que importa é a verdade… a verdade que nós acreditamos pois os outros não tem direito a nada e nós sabemos toda a verdade”

Parabéns ^^

CARLOS JOSE PIMENTA FRANCO
CARLOS JOSE PIMENTA FRANCO
2 anos atrás

Hamilton; Zanardi.

Galvão Bueno
Galvão Bueno
2 anos atrás

Tá desculpado, amigo!

Walter "The Stingray" Newell
Walter "The Stingray" Newell
2 anos atrás

Caramba, então o país é esse desastre retumbante só pq julgamos o caráter de pessoas públicas?! Essa é a melhor notícia da história tupiniquim, vamos parar com isso e o Brasil deslancha, galere!

Walter "The Stingray" Newell
Walter "The Stingray" Newell
2 anos atrás

Piquet ter virado bolsopata ferrou tudo pra mim, já que ele era o meu número 1. Mas, vamos lá: Senna, Fitipaldi e de Ferran, logo abaixo, vindo colados: Hélio, Massa e Barrichelo. O mais injustiçado de todos é de longe o Massa, tudo o que ele fez antes do acidente parece ter sido apagado do mundo, o cara era muito rápido, excelente, entre 2006 e o acidente em 2009, cabeça a cabeça com Alonso, Hamilton e Vettel.

Vagner Maciel
Vagner Maciel
2 anos atrás

Senna, Hélio e Gil de Ferran!

Cristiano
Cristiano
2 anos atrás

Recado ao Bolsolover, Nelson Piquet.

Oscar Moraes
Oscar Moraes
2 anos atrás

Se aplicarmos um critério de pontos, considerando as principais corridas e campeonatos mundiais. Isso é apenas um exercício pessoal, utilizando os meus critérios de dificuldade.

6 _ pontos CAMPEONATO MUNDIAL F1
4 _ pontos VITÓRIA INDY 500
4 _ pontos VITÓRIA GERAL 24h Le Mans
3 _ pontos CAMPEOANTO FORMULA INDY
3 _ pontos CAMPEONATO GERAL WEC
2 _ pontos CAMPEONATO FORMULA E

Teríamos a seguinte ordem:

Emerson Fittipaldi 24 pontos
Ayrton Senna 18 pontos
Nelson Piquet 18 pontos
Helio Castroneves 16 pontos
Gil de Ferran 10 pontos
Tony Kannan 7 pontos
Lucas di Grassi 2 pontos
Nelson Piquet Jr. 2 pontos

Emerson conquistou muita coisa legal pela mundo, sou guiar carros diferentes em épocas diferentes. Gil de Ferran é outro monstro, guiou muito! Meu pódio ficaria entre os 5 primeiros, mas tem muito piloto bom ai!

Lu
Lu
2 anos atrás

Meu pódio…não está em ordem:Senna, Piquet e Emerson
Poço abaixo: Massa
Depois Barrichello
Depois tem muita gente boa: Ferran, da Matta, castroneves.
Menção honrosa para Moreno e Pace
Desculpe classificar Andrea moda, coloni e eurobrunn…fazer ponto com a ags e pódio na estreia pela Benneton os pilotos são avaliados pelos feitos na pista….
Fora dela não interessa em nada pode ter o caráter manchado mas não as conquistas.
.

Bruno Bertolo
Bruno Bertolo
2 anos atrás

Faço apenas uma ressalva: Helinho é muito estimado nos EUA, basta ver como o público urrava com suas ultrapassagens e liderança. Até aí é fato notório. O que torna ainda maior essa estima é sabemos como o estadunidense é xenófobo (especialmente com latinoamericanos) e bairrista. Castroneves consegue isso por ser carismático, mas, sobretudo, por ser uma lenda.

Palmas e mais palmas para ele!

Luciano K
Luciano K
2 anos atrás

Vamos lá….

Meu pódio: Castroneves pelas conquistas em Indianápolis, Felipe Massa pelo “quase título” em 2008 e Chico Landi pelo pioneirismo e corridas no autódromo da Gávea.

Abraços!

Fernando
Fernando
2 anos atrás

O feito de Hélio foi sensacional, épico, mas na minha opnião a falta de um título de relevância pesa muito para coloca lo entre os 3 maiores, ainda mais quando vários de sesus companheiros de equipe foram campeões, de cabeça aqui lembro de sam hornish jr, gil de ferran, simon pagenaud, will power e josef Newgarden, ou seja..

José Roberto Pedreira
José Roberto Pedreira
2 anos atrás

Acabo de escalar o Helinho para o meu pódio, junto com Alessandro Zanardi e Lewis Hamilton.

Samuel
Samuel
2 anos atrás

Seu pódio é Emerson Fittipaldi, Ingo Hoffmann e Hélio Castroneves? A propósito, que grafia esquisita ficou nesse nome dele, hein? Lembro dele no começo de carreira com os sobrenomes separados…

Alex Forneck
Alex Forneck
2 anos atrás

Senna: Dizia que falava com Deos (ou, pelo menos, com algum representante legal dele)

Emmo: Batia na mulher e nunca honrou 01 conta na vida

Piquet: Sarcástico, egocêntrico, rei do tripúdio (coitados do Mansell e de sua esposa)

Ou seja: é melhor deixar o campeão de um lado e o sujeito do outro.
Se analisar a fundo o curriculum moral de todos, ninguém presta. Nem eu, que sou um santo.

Carlos
Carlos
2 anos atrás

Meu Deus! Esportistas agora são julgados pela posição política e não mais pelos seus feitos em seus respectivos esportes! A que ponto chegamos! Não importa se o cara é GADO ou BURRO! Por isso essa merda de país não vai pra frente….

Amaral
Amaral
2 anos atrás

É impressionante como a Indy dá oportunidade para que os quarentões sejam tão competitivos quanto a garotadinha que saiu das fraldas esses dias. Experiência não se compra, se conquista. O condicionamento físico se mantém e se aprimora, e nisso Hélio e Tony ainda batem de frente fácil com qualquer piloto do grid.
Palou fez uma corrida soberba, um mês de maio soberbo, é um potencial campeão da Indy (se já não for esse ano), mas precisa assimilar essa derrota pra não se perder na carreira e virar um Carlos Muñoz da vida. Eu consideraria esse segundo lugar uma vitória, vendo quem foi o vencedor.
E Hélio chegou ao olimpo do automobilismo. Pena que o título mundial não veio. Mas o que ele fez nessa prova é mais do que épico. Pena que o brasileiro médio nem vai ouvir falar dessa corrida, e muitos nem sabem quem é Hélio Castroneves. Vão pensar que é algum youtuber ou político.
Pegou uma equipe que escolhe qual a porca que tá menos gasta pra colocar na roda do piloto. Isso ilustra bem o nível da equipe em comparação com as gigantes do grid. Não quer dizer que ela não é competitiva. Não é uma Minardi. Mas é uma briga de Davi contra Golias, com a diferença que aqui os dois têm o mesmo modelo de estilingue.
“Ain ele nunca correu na fórmula 1, ain ele não ganhou título da indy, ain título de dança dos famosos ianque não conta, ain mimimi pra lá mimimi pra cá”. Não entenderam. Estamos falando de um cara que é respeitado mundialmente no automobilismo, não só na Indy. É quase tão querido pelos americanos como os pilotos da terra deles. É respeitado e reverenciado por todo o grid. Teve uma carreira longeva e vitoriosa. E está aí até hoje, enquanto na Fórmula 1 tem quem ache que piloto com 40 anos é coroa, senil e tinha que estar em casa cuidando de orquídea, na Indy piloto com 40 tá na flor da idade e sentando bota numa das pistas mais espetaculares e velozes do mundo. Bota o Kimi ali nos ovais, dá dois dias de aclimatação e ele vai andar tão bem como um garoto. É que ele provavelmente não se interessaria.
Pra mim, um pódio justo seria Emerson, o desbravador da F-1 e Indy, e campeão nas duas; Senna, pelo fato de ter sido o homem que despertou a paixão do brasileiro médio por corridas; e Hélio, por ter uma belíssima e vitoriosa carreira, e por se igualar aos monstros sagrados de Indy, com seu quarto anel e seu quarto busto no Borg Warner.
Faria menção honrosa a mais dois. Moreno, só pelo que fez com a Andrea Moda, merece no mínimo menção honrosa em qualquer lista de pilotos brasileiros. E Barrichello, em que pese toda a propaganda negativa que sofreu na carreira, além de ter uma carreira vitoriosa, tem uma paixão pelo automobilismo que talvez poucos no mundo possuam. E já é um senhor de quase 50 anos batendo de frente com a nata do automobilismo brasileiro.
Indy não é uma corridinha. Indy é quase uma entidade à parte do automobilismo. Aliás, pros americanos ela é uma entidade à parte.

Bascuia
Bascuia
2 anos atrás

Rapaz, faltando quatro voltas eu achei que ele tinha perdido contato com o Palou. Cheguei a literalmente roer as unhas. Mas o bicho mostrou por que é tetra nessa prova. Que vitória fantástica!

Gus
Gus
2 anos atrás

Meu pódio: Senna, Piquet e Emerson. Se o Emerson – amanhã – manifestar seu apreço pelo Lula, vou tirá-lo do pódio? É claro que não. Apesar das posturas de Piquet (que apoia o abominável) e de Emerson (um caloteiro habitual), avalio-os apenas como pilotos.
Contudo, grande Helinho, parabéns!

Luis Eduardo
Luis Eduardo
2 anos atrás

Hélio chegou ontem ao Olimpo do automobilismo brasileiro. Mas não significa que precise tomar o lugar de ninguém, e ele mesmo concordará com isto. Está junto com Fittipaldi, Piquet e Senna, e pronto. Piquet tem pisado feio – e muito – na bola ultimamente. Mas sua personalidade polêmica todos já conhecem há décadas, e nem por isso deixou de ser reconhecido como um dos maiores. E de mais a mais, Fittipaldi e Senna também cometeram erros que arranharam sua imagem pessoal. Melhor julgar a todos apenas pelo seu talento nas pistas.

José Carlos
2 anos atrás

Meu pódio tem o Emerson em primeiro. Pode ter feito alguma cagada num passado recente, mas eu o perdoo. Poderia tranquilamente ter uns dois mundiais a mais, mas por um ideal deixou isso para traz. O segundo foi o Moco. Qdo tinha tudo pra ser campeão, morreu de uma forma besta. O terceiro seria o piloto mais maluco que vi pilotar na F1: Gilles Villeneuve. A maior injustiça na F1 foi sem dúvida ele não ter sido campeão.

Juruna
Juruna
2 anos atrás

Puxa, se o critério for posição política, periga o pódio dos melhores pilotos brasileiros de todos os tempos ficar vazio. A lista de pilotos (e ex-pilotos) bolsonaristas ou assemelhados é imensa. Talvez se salvem os já falecidos (como Senna), mas apenas porque não podem se manifestar sobre o tema. Contudo, resgatando o modo como pensavam, pode-se especular do lado que estariam – e seria esse mesmo, o dos imbecis bolsonaristas. A origem de classe, o individualismo e o egocentrismo do esporte contribuem para isso, creio eu. Agora, se o critério for o que fizeram na pista, eu continuo a votar na trindade Emerson-Piquet-Senna. O Helinho fica com a menção honrosa.

Marcus
Marcus
2 anos atrás

Meu top 3:

1. Moreno (o que ele fez em Monaco 92 foi monumental. Coisa que os consagrados como os maiores não fariam, tenho certeza).

2. Senna (por tudo o que foi, embora eu não o canonize nem o adore).

3. Helinho (ter vencido 3x as 500 milhas já o coloca nesse ponto. Venceu a 4a, como AJ Foyt, que é um monstro das pistas – venceu Le Mans na 1a que disputou).

CHAGAS
CHAGAS
2 anos atrás

Senna, Fittipaldi e Piquet.
Helinho é um dos grandes, mas o fato de ter colocado seu nome na história da Indy não o coloca entre os três melhores do Brasil. Precisava ser testado na F1, faltou chance.
Formula Indy embora emocionante, é um degrau abaixo da F1.

Albert
Albert
2 anos atrás

Piquet e Emerson nessa tocada de defender genocida. Pessoal fala do Senna como se fosse santo (e alguns de fato acreditam que ele é), porém fazem vista grossa, ou simplesmente não sabem mesmo, para o fato dele ter declarado apoio a Paulo Maluf na candidatura deste para a Prefeitura de São Paulo.

Isso falando só dos campeões da F1. Se for expandir para outras categorias, nem precisamos falar sobre a postura de Lucas di Grassi com divulgação de fake news (quem não se lembra do papelão ao falar dos valores de contrato da Petrobrás com a McLaren, e o Massa “comprando” a ideia), Rubinho falando, no início do governo atual, que acreditava que o Brasil se tornaria um lugar melhor que antes para se viver (muito embora, atualmente parece estar mais contido no discurso).

Enfim, falando de coisa boa, há muito eu não ficava tenso numa corrida. Quando vi o engarrafamento monstro às frente do Helinho, fiquei cabreiro, mas ele é fera demais. Não me surpreenderá se entre 2022 e 2024 ele conseguir outra vitória.

José Roberto Pedreira
José Roberto Pedreira
2 anos atrás

O que dizer disso? Certamente Castroneves diria : Keep moving. Apesar de tudo e de todos. Sigamos em frente, o exemplo foi dado. Castroneves fez, faz e é história para ser contada, monumental.

Sergio Bertoldi
Sergio Bertoldi
2 anos atrás

A vitória do Hélio foi épica mas a corrida nem tanto. Zero bandeiras amarelas causadas por disputas “na pista”. A aerodinâmica atual está mais para F1 impedindo as batalhas típicas de Indy 500.

Perez
Perez
2 anos atrás

Nossa! O Piquet não deve estar dormindo depois dessa! Os feitos dele não diminuíram como esportista depois de revelar sua posição politica. Uma pena o FG ser parcial desta forma, mas, assim como o Piquet, você não deixará de dormir por meu comentário.

Rafael
Rafael
2 anos atrás

Helinho fez história! Monstro!

Senna, Piquet e Emerson

JT
JT
2 anos atrás

Francamente, o Piquet fez duas grandes burradas na sua carreira:

1) Saiu da Williams em 1987 e foi para a Lotus em 1988. Se ficasse na Williams, a Honda também ficaria e deixaria a McLaren de fora. Então, ele seria campeão mais umas duas vezes, fácil.

2) Declarou apoio político. Isso não faz dele um mau-caráter. Apenas o diminui. Poderia encerrar sua passagem pela vida sem isso, independentemente do espectro político. O Piquet literalmente jogou suas pérolas aos porcos.

Pessoalmente, separo as coisas. O Piquet piloto e empresário foi genial. Como leitor da realidade política, é um infeliz, para não dizer um idiota.

A mesma postura tenho em relação aos jornalistas e escritores que leio de vez em quando. Tamborilando no teclado são poetas, mas quando falam de política se revelam uns imbecis, apoiando gente corrupta.

No fim das contas somos todos umas amebas, quando vistos de perto. Há de se ter tolerância para viver em sociedade. Mas uma coisa aprendi nessa vida: político nenhum merece vassalagem. São em sua maioria uns pulhas, que abraçam inimigos eternos quando lhe convém, enquanto seus seguidores ficam se descabelando em discussões sem vencedores.

Quem merece as honrarias são os abnegados pelas coisas edificantes. Então, parabéns para o Helio Castroneves. Ir para os Estados Unidos e estar entre os melhores naquilo que os americanos fazem de melhor, é para poucos, muito poucos.

Marco Torres
Marco Torres
2 anos atrás

Nunca gostei do Piquet, como pessoa. Excelente piloto, dos melhores que a F1 viu passar, mas sujeito mal educado e arrogante. E, pior, muito orgulhoso disso. Mas o fato de apoiar governos de merda de direita ou de esquerda, não muda nada a parte do currículo dele onde está escrito “Tricampeão mundial de F1”.

Se a decência na vida pessoal for critério, melhor passar o Fittipaldi, por exemplo, bem para o fim da lista.

André Fonseca
André Fonseca
2 anos atrás

FG,

Acredito que a vitória magistral do Helinho se deve duas situações:

Ou o carro realmente estava perfeito e Helinho ficou trocando de posição com o Palou “para cozinhar o pato e dar o sprint final” com sobras ou, e aqui eu acho ser o que realmente ocorreu, teve um trabalho perfeito entre piloto e “spotter”, que avisou que nas duas últimas voltas teria tráfico na frente e o vácuo, que é imprescindível para facilitar as ultrapassagens, iria valar tanto para o ponteiro quanto para o segundo colocado.

As duas últimas voltas não teve como Palou buscar o Helinho, pq o vácuo dos retardatários também ajudou!!!

Magistral vitória, cerebral vitória!!!

Paulo
Paulo
2 anos atrás

O meu também mudou, tirei o piquet fora, depois desse babaca ter se aliado ao genocida,
e coloquei o Helinho no lugar, em primeiro lugar!!!

Denis
Denis
2 anos atrás

Meu pódio:
Senna
Ingo Hoffman
Emerson Fittipaldi

Rafael
Rafael
2 anos atrás

Conta seu pódio!

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
2 anos atrás

Putz, não assisti a corrida. Que notícia legal! Baita piloto mesmo! Lembro dele na F3 sulamericana, já deitando o cabelo.
Parabéns, Helinho!

Valmir lopes
Valmir lopes
2 anos atrás

Roberto Puro Moreno, Tony Kanaan, Hélio Castro Neves.

Renan Raul Pereira da Silva
Renan Raul Pereira da Silva
2 anos atrás

Sensacional! Lembro como ontem da primeira vitória dele, assistindo na Bandeirantes com a voz do Luciano do Valle. Eu tinha 12 anos! Lembro da capa da revista Racing, dedicada inteiramente a ele. Fiz um desenho do carro dele (e eu tenho que achar esse desenho em algum lugar). Que privilégio poder assistir a esse cara.

Rafaelle
2 anos atrás

foi bonito demais… já vim para falar o Fabio Seixas resumiu… Lenda, lenda, lenda, lenda…
Mas o Flavio Gomes, em poucas palavras descreveu a façanha…
Que corrida…que comemoração fantástica, justa. A transmissão da TVCultura com Rodrigo Mattar foi a cereja. “Nem sei mais o que dizer”…

Julio Diaz
Julio Diaz
2 anos atrás

Helinho foi monstruoso, não só hoje, mas em toda sua carreira. Vai sim.oara um pódio dentre os três melhores.
1° Piquet (gênio dentro e fora das pistas)
2° Helinho (tetra nas 500 milhas)
3° Senna (Piloto incrível, carisma e esforço).

CRSJ
2 anos atrás

Helinho enfiou a faca entre os dentes e foi com tudo como se falasse para ele mesmo: Hoje eu venço pela quarta vez ou não venço nunca mais!
As 500 Milhas de Indianápolis é a consagração máxima do Helinho na Indy, quatro das oitos vitórias brasileiras são dele, mas temos que lembrar sempre que o Emerson foi o primeiro a vencer em 1989.

Jammal
Jammal
2 anos atrás

Penso igual. Bolsonarista não tem lugar no meu pódio, mesmo que seja o maior talento das pistas.

claudio
claudio
2 anos atrás

Fantástico, simplesmente fantástico.

Antonio Luiz Siqueira
Antonio Luiz Siqueira
2 anos atrás

Realmente um feito histórico
Meu pódio com meus critérios pessoais é atualmente:
1 – Camillo Christófaro
2 – Senna
3 – Helio Castroneves
O meu também mudou. Nada como envelhecer apodrecendo para alguns.

Alemão
Alemão
2 anos atrás

Pena q Helinho e Gil de Ferran não correram na F1….seriam campeões!!

Gustavo
Gustavo
2 anos atrás

Impressionante, correu bem demais. Colocou os novinhos no bolso e ainda tirou onda no pódio.
Merecido demais a vitória.

Horacio Volante
Horacio Volante
2 anos atrás

A corrida acabou há o que? Umas 5 horas? E estou emocionado até agora!!! Helinho é tetra!!! E foi difícil, o Palou, o Pato, os novos leões valorizaram ainda mais essa vitória fantástica! Luciano do Vale feliz no céu, eu roco e feliz na terra! 2021 finalmente está um pouco melhor, apesar do negacionismo e do fascismo dessa gente ruim no poder! Obrigado Flavio! Viva Kern e Mattar pela grande parceria e as ótimas transmissões na TV Cultura!