SOBRE ONTEM DE MANHÃ

Chuva o dia todo, por todo lado: não dava

ITACARÉ (calma, jovens) – Ontem no Twitter, quando surgiu a informação de que poderiam dar duas voltas atrás do safety-car para atribuir metade dos pontos aos dez primeiros e considerar o GP realizado, chamei a possibilidade de “ridícula”. Sigo achando. Mas o que eu — e quase todo mundo — acho não se sobrepõe ao regulamento da categoria, aprovado por todos e assinado com firma reconhecida em cartório.

O que defendi ontem, e continuarei defendendo, é que a decisão de não correr, drástica, inédita, é muito mais relevante do que o detalhe do regulamento que, agora se percebe, prevê uma solução esdrúxula e genérica para uma situação específica não contemplada no compêndio que rege a F-1 do ponto de vista esportivo. Por isso, não considero o que aconteceu ontem uma “palhaçada”, um “desrespeito”, uma “sacanagem”, uma “vergonha”. Isso tudo pode ser aplicado ao regulamento, OK. Todo mundo tem o direito de achar as regras ridículas. Mas não se pode achar ridículo aplicá-las. Eu acho que elas são meio idiotas, para um caso extremo como esse. Mas se existem, que sejam respeitadas. Ainda que produzam situações ridículas.

No mais, apesar de possibilitar uma situação idiota como formalizar uma corrida que não aconteceu, me parece claro que o espírito do regulamento, no caso em questão, nunca foi o de tratar o público, o torcedor, os pilotos e as equipes como palhaços ou otários. As regras na F-1 — quem já leu o calhamaço inteiro sabe — tentam antecipar quase tudo que pode acontecer numa corrida. Não incluem, porém, o cancelamento de um GP. É um erro, claro, e isso ficou evidente agora. Mas a história de considerar uma corrida realizada “com o mínimo de duas voltas ou menos que 75% da distância original” faz sentido para casos igualmente extremos como um acidente grave logo no início, ou uma tempestade repentina que impeça uma prova de ter prosseguimento, sei lá, assim que for dada a largada.

Primeira tentativa de começar a corrida: duas voltas sem visibilidade

O que aconteceu ontem escancarou um buraco nas regras que, como disse o diretor de provas Michael Masi, deve entrar em pauta na próxima vez em que equipes, FIA e Liberty se reunirem para falar sobre elas. Nunca tinha acontecido, aconteceu, o que faremos da próxima vez? Mas enquanto as regras não mudam, elas devem ser acatadas. Foi o que Masi fez ontem. E ainda tem a desculpa eterna de que na hora em que mandou todo mundo para a pista no fim da tarde belga, a chuva poderia ter diminuído de repente, ou a água ser drenada rapidamente pelos carros passando pela pista. Uma aposta com chance quase zero de se concretizar, mas ainda assim uma aposta. Um gesto de desespero, quase.

Por isso, mesmo correndo o risco de parecer um legalista bobão que bate palmas para dirigentes, reafirmo minha posição defendida ontem: não havia muito mais o que fazer além de esperar e tentar; e, depois da espera e da tentativa, aplicar as regras, por mais bestas que elas possam parecer. O mais importante, repito, era manter todo mundo vivo, ainda que sob uma chuva de impropérios da imprensa e dos fãs via redes sociais — que têm peso, por mais que na maioria das vezes elas sejam odiosas. Aliás, se houve uma unanimidade ontem no paddock foi essa: não dava para correr, era perigoso demais. A maneira meio confusa como as coisas aconteceram é que desagradou quase todo mundo. Mas o que determinou a maneira meio confusa como as coisas aconteceram foi o regulamento. Que é confuso, falho, omisso, mas ainda assim um regulamento, que deve ser aplicado, na falta de coisa melhor.

Assim, continuo achando que houve exagero nas críticas, na revolta, nos chiliques e na histeria de muita gente que, sei lá, pareceu ofendida e agredida pessoalmente por não ter recebido sua cota de corrida de F-1 da semana. Como se os atores de seu circo particular fossem obrigados a oferecer um espetáculo mesmo que isso colocasse suas vidas em risco. E se não ofereceram, vamos achar um culpado. Precisamos xingar alguém!

Michael Masi: por que ele seria tão diabólico?

Uma coisa é ficar frustrado, chateado e entristecido com o que aconteceu. Afinal, todos gostamos de corridas, queríamos assistir a mais uma, torcer por nossos ídolos, vibrar com a velocidade, as disputas, a competição, a beleza de Spa. Outra é transformar frustração, chateação e tristeza em ódio, rancor, xingamentos, agressões. Como se a decisão tomada por um diretor de prova numa situação crítica fosse uma ofensa pessoal aos seus anseios e desejos. Alguém realmente acha que, ontem, o diabólico Masi passou a tarde esfregando as mãos, com sangue escorrendo pelos cantos de sua boca com dentes de vampiro, a conspirar com os colegas? “Oba, vamos desrespeitar o público hoje, que delícia, vamos enganar todo mundo e fazer esse povo ficar na chuva e no frio só para acabar com o domingo deles, e no fim do dia a gente cancela tudo, hahahaha [risada maligna]! E os pilotos e equipes também, vamos fazê-los sofrer bastante fingindo que vai ter corrida, acabar com os nervos deles, porque a gente aqui dentro sabe que não vai ter corrida nenhuma, a gente só quer é foder todo mundo! E as pessoas ao redor do planeta diante da TV também, eles que percam o dia esperando, hahahaha [risada maligna de novo]!”

As pessoas precisam ser mais compreensivas. Estão tomadas por ódio. Um horror.

Isso dito, é até saudável, ao menos entre as pessoas que fazem parte da F-1, que se abra uma discussão sobre uma mudança de regras que passe a considerar a possibilidade de cancelar um GP. O ponto central desse debate é a atribuição de tantos pontos aos dez primeiros numa corrida que não existiu. Muita gente discordou. Outros foram indiferentes — não afetou suas posições e/ou ambições no campeonato. Alguns, certamente, adoraram — Russell e a Williams, Verstappen e a Red Bull. Deve-se debater, inclusive, o conceito de “corrida”. OK, ela não foi realizada. Mas o GP, o evento, teve, sim, dois de seus três dias cumpridos integralmente. Quando o calendário é divulgado, cada GP aparece na lista com três dias: “GP da Bélgica, de 27 a 29 de agosto”. Sendo assim, seria justo não dar ponto nenhum a ninguém e simplesmente ignorar o que foi feito na sexta e no sábado?

É um bom debate. Chegou a hora de colocá-lo na mesa.

O NÚMERO DA BÉLGICA

222,2

…km/h no ponto de aferição da intermediária 1 foi a maior velocidade do dia na única volta que conferiu o resultado final à corrida, de Leclerc. Naquela chuva, sem ver nada na frente. A menor, 95,5 km/h, foi de Vettel na intermediária 2.

Não há muito mais a dizer, afinal corrida não teve, mas mesmo assim, ao final, todo mundo saiu falando alguma coisa, como Lewis Hamilton. Ele chamou tudo de “farsa” e defendeu que o dinheiro dos ingressos seja devolvido àqueles que foram a Spa. OK, é uma posição. No caso da “farsa”, se ele realmente achou que era, não precisava ter participado dela. Tem voz, é importante, um líder, e poderia ter defendido essa posição com mais veemência ali mesmo, no autódromo. Quem sabe se, recusando-se a entrar no carro, pudesse mudar o rumo das coisas? Nunca saberemos. Quanto aos ingressos, entendo a frustação de todos que estavam no autódromo. Mas não vão devolver dinheiro nenhum. Stefano Domenicali lamentou a situação, mas foi enfático: “Os custos da corrida estavam lá, ela sendo disputada ou não”.

Resumindo: engulam o choro. É uma chateação, mas acontece. Muito raramente, mas acontece. Alguém se lembra de outro caso assim? Indianápolis/2005, com seis carros na pista, é o que mais se aproxima. Resultou num prejuízo danado para a imagem da F-1, especialmente nos EUA. E quem teve de engolir o choro foi a F-1, que demorou bastante para voltar ao país.

A FRASE DE SPA

Um pódio é um pódio!

George Russell, da Williams
Williams comemora: volta ao pódio depois de quatro anos

Se tem algo que ninguém discute, também, é o mérito de Russell pela segunda colocação, ainda que por linhas tortas. Ele era o único, no pódio, com um sorriso escancarado. Nunca um desempenho em classificação foi tão recompensado quanto esse. Fico imaginando, inclusive, se algo parecido tivesse acontecido em 1994, quando Barrichello fez a pole de Jordan em Spa. No dia seguinte cai um dilúvio, a corrida é suspensa e o brasileiro é declarado vencedor. Será que aqui a gritaria seria igual?

O resultado levou a Williams a 20 pontos no campeonato, já que Latifi também marcou um, com a nona colocação. A Mercedes perdeu algum terreno e está apenas sete à frente da Red Bull: 310,5 x 303,5. McLaren e Ferrari, que chegaram a Spa empatadas, agora estão separadas por 3,5 pontos: 169 x 165,5 para os laranjas.

BÉLGICA BY MASILI

Assim nosso cartunista oficial Marcelo Masili “desenhou” o GP da Bélgica. Alguns diriam que foi “crise criativa”. Eu afirmo que foi genial, como sempre.

GOSTAMOS & NÃO GOSTAMOS

GOSTAMOS da atuação segura de Bernd Mayländer, piloto do safety-car, que com aquela chuvarada toda não rodou nenhuma vez, nem atolou na brita. Foi o maior líder da corrida, o que deveria lhe valer, sim, o título de “Piloto do Dia” pelo amigo internauta.

Maylander: o cara do domingo

NÃO GOSTAMOS de ficar sem nosso GP da Bélgica, que tanto amamos. Por isso, hoje, nota zero para a chuva, que também amamos. Só que, desta vez, ela exagerou.

Tempestade em Spa: não precisava tanto
Subscribe
Notify of
guest

62 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jonas
Jonas
2 anos atrás

Olá, Flávio vi muito dizer que a Mercedes errou em falar para o Botas não fazer a volta mais rápida, como os áudios são selecionados , Eu acho que ficaram fora de contexto. Imagino eu que eles pediram para o Botas não cravar uma volta tão rápida, que o Hamiltom poderia ter dificuldade de alcançar em uma única tentativa, pois pra mim ficou meio óbvio que não teria como o Botas não fazer uma volta mais rápida com um pneu macio novo, acho que seria um erro muito amador e uma desobediência muito clara do Botas. Podes ser que tenha sido isto mesmo, mas acho que acabamos pegando a história fora de contexto. Só questionando o Toto e Botas para saber a real, concorda?

Chico Rigo
Chico Rigo
2 anos atrás

Flávio, leio teu blog a mais de 15 anos. Não tenho o habito de comentar aqui ou nas tuas lives do youtube. Deixo esse registro para te dizer que tem bastante gente que lê teu blog. Não vou te dizer o que fazer ou o que não fazer porque tu é livre para fazer o que gosta, apenas deixo esse recado para que saiba que sou fã da tua escrita. Abraço e dalhe Lula <3

Raul
Raul
2 anos atrás

Todos estão cansados de saber da ocorrência de chuvas na região de Soa nesta época do ano, como sempre souberam das águas de março fechando o verão em Interlagos. Não seria o caso de se readequar o calendário?

Reginaldo Pola
Reginaldo Pola
2 anos atrás

Tudo.
Regulamento é regulamento.
Aliás, menos a Midia de TV e Rádio no Brasil que não querem ter regras.
Dito isso.
Continuo com a sugestão de pista de corrida cobertas em lugares que chove muito.
Se estádios de futebol podem serem cobertos, pistas também,

CRSJ
2 anos atrás

A F-1 faz do GP da Bélgica 2021 o único da sua história que não podia ultrapassar com uma volta computada, o pior valendo os pontos pela metade dentro de uma metade que nunca existiu na pista, os dirigentes se preocuparam com a segurança dos pilotos puxando o tapete do mais fiel torcedor da F-1 que lotava o circuito mesmo debaixo de chuva. Lamentável!
Os dez primeiros ganharam o seu bilhete premiado com sua posição baseada no treino oficial, o único que saiu perdendo pra valer foi o Pérez que bateu antes da corrida, e o maior beneficiado foi o Russell que colocou sua Williams nanica em segundo nos treinos dando a ele o segundo lugar, nisso a pontuação que deveria ser válida seria o 3,2,1 dos três primeiros da corrida de classificação no que seria mais correto dentro desse GP nulo pela chuva.
Gostamos: Bernd Mayländer foi o verdadeiro líder dessa corrida nula pela chuva, ele deveria levar ao menos um Troféu Simbólico de consideração para matar um pouco a frustração de todos.
Não Gostamos: É triste ver um dos melhores GPs de F-1 como o GP Belga em Spa nulo pela chuva, se fosse nas Décadas de 70, 80 e até 90 essa corrida seria realizada nem que fosse numa segunda-feira num horário alternativo e seguro, mesmo que valesse a metade dos pontos.

Markonikov
Markonikov
2 anos atrás

Ninguém está reclamando de não ter tido corrida. O que é uma palhaçada é dar pontos sem corrida alguma. Faz na segunda ou cancela e não dá ponto para ninguém. Desculpe, concordo com o Victor Martins.

Daliton
Daliton
2 anos atrás

Na corrida de 6 carros dos estados unidos devolveram o dinheiro dos ingressos! Não sei como funciona a lei por lá, mas aqui com o CDC forte que temos, com certeza uma ação no juizado especial (pequenas causas) garantiria a devolução do dinheiro a quem entrasse com processo.

rafaelle
2 anos atrás

Você cometeu um crime previsto em lei, não eu. E se deu por ignorante. Justificando sua atitude.
Você só vai se safar, porque eu não tenho dinheiro para te processar. Assim é o Brasil. Rico comete crime, e diz que o outro que cometeu.
-E vocês que se chamam legalista, de esquerda democrática. Quando assassinarem a Língua Portuguesa com essa ideologia estrangeira (“todes”, a Pablo…), ai quero ver. Pautas que dividem a sociedade, enquanto o neoliberalismo avança no país condenando a miséria as próximas gerações. Porra de cabelo, aquilo é moda, nem nome para aquele cabelo tem em português, você como professor deveria se atentar a isso.
Escovada ??? Repito, você cometeu crime e motivou os outros a cometerem também.
Justiça será feita.

EdisonJr
EdisonJr
2 anos atrás

A segurança dos pilotos em primeiro lugar, sempre. Perfeito.
Essa temporada já nos presenteou com ótimas corridas, que venham as próximas.

rafaelle
2 anos atrás

Aqui é o Rafa D’Angeli.
Você, senhor Flavio Gomes cometeu um crime! Me imputou falsamente crime de racismo! Fez com que seus telespectadores incorrem no mesmo crime, fora danos morais.
Você censurou meu direito de me defender. Covarde!
Se olhe no espelho, você está igualzinho os bolsonaristas. Xinga, manda para de onde saiu, e sai correndo.
Tenho vergonha de você, não conseguiu interpretar o que eu disse, sendo letrado.
Me envergou, ao vivo e ainda colocou à mostra toda erudição.
-Por favor, sejas homem “macho” e assuma suas palavras!!!
-Se cometi algum crime, entre na justiça (porque se eu tivesse dinheiro, eu entraria contra você, por falsa imputação de crime, confere ai com sua equipe jurídica e advogados) você tem meus dados, já comprei livro seu, tem até meu endereço. Vamos!
– Eu duvido, porque sei que você está errado e eu não fui racista. Mas você cometeu crime, e me julgou publicamente.
print do caso- ( @Raphael Carneiro, quando deixo o cabelo crescer todo mundo manda eu cortar, e sou branco, isso é rascismo? )

Vai censurar novamente? Isso é bem covarde, né! Mas há outros meios, e justiça será feita.
Portando, você deve conhecer muito bem ao lugar que me mandou, ofendendo minha mãe, que em nada tem haver com minha pergunta ao @Raphael Carneiro.
Triste por ver alguém, que eu gosto e leio, me tratar desta maneira. -Quando eu lhe tratei assim?
Você é igual a quem você condena e comete os mesmos crimes.

-Está o desafio! Peça desculpa, com a minha permissão ou entre na justiça e prove que fui racista!

Justiça será feita!

Leonardo
Leonardo
2 anos atrás

Decepcionado que a frase do dia não é o do Hamilton se referindo ao tolete que achou quando foi ao banheiro.

Say Pizza To Drugs
Say Pizza To Drugs
2 anos atrás

Muito pior que a chuva em Spa é a internet ter dado voz a paixão nacional que o brasileiro tem por reclamar, isso sim.

Dlojiji
Dlojiji
2 anos atrás

Pra mim a farsa toda se resumiu a “não dava pra adiar a corrida pra segunda”. Quanto ao que foi feito no domingo, salvo talvez uma comunicação melhor, não há dúvidas que foi o melhor possível.

Já em relação à segunda, dizer que é impossível adiar a corrida, sendo que isso é feito em outras categorias grandes, aí sim pode-se e deve-se criticar essa decisão, pois não tem nada a ver com regulamento desportivo.

José Roberto Pedreira
José Roberto Pedreira
2 anos atrás

A situação foi inusitada e rara e quando se escrevem regras não há como prever todas as ocorrências. A segurança falou mais alto, mesmo que pensemos que as cifras também fizeram ruído, o regulamento será discutido e adaptado para situações semelhantes. Pronto, passou.

CHAGAS
CHAGAS
2 anos atrás

Tem muita gente associando a “não corrida” de domingo com as mortes de Hubert e Bianchi.
Não precisa ser muito inteligente pra saber que Bianchi não morreria com as regras de VSC, SC e bandeira vermelha de hoje. Trator na área de escape é SC na certa, Bianchi estaria salvo.
Já o caso de Hubert é um problema com a pista e não com o clima. Enquanto não mudarem as áreas de escape da Bélgica, acidentes podem voltar a acontecer, independente do clima.
Tem até quem disse que (os à favor da corrida) estavam pedindo a volta dos guard rails degoladores e o tanque de combustível explosivo. Será que esse cidadão viu a corrida do Bahrein onde Grosjean foi vítima de ambos? E saiu andando, vivo no meio do fogo em uma cena digna de filmes de ação. Alguém consegue entender que nesse acidente, o halo, o preparo do piloto, a vestimenta de última geração, a ação rápida do carro médico, o bombeiro preparado, o própio médico que também enfrentou o fogo foram os elementos que salvaram a vida do piloto?
Só lembrando que 200 metros à frente do incidente o líder da corrida já desacelerava o carro com bandeira vermelha em todo o circuito.
Essa é a F1 atual cercada da mais alta segurança para o espetáculo seguir. Hoje a F1 está preparada para iniciar uma corrida em chuva como nos anos 70/80/90, sem que nenhum piloto precise arriscar sua vida, além do que já arriscam obviamente.

Gus
Gus
2 anos atrás

Concordo totalmente; é bom um pouco de sobriedade nesse momento.

Wagner Dezordi
Wagner Dezordi
2 anos atrás

Concordo que não havia como ter corrida ontem. A unica coisa que incomoda é a falsa tentativa de ter corrida, só para dar a corrida como dada. Acho que deveriam mudar o regulamento, seria obrigado ter 2 voltas em bandeira verde então para ser computada a corrida, dai concordo em dar os pontos, não 2 voltas de qualquer jeito. Tomara que mudem isso depois do que aconteceu

Sergio Luis dos Santos
Sergio Luis dos Santos
2 anos atrás

Tudo na vida é assim. Se tivessem dado a largada e ocorresse um grave acidente a mesma turma que ficou de mimimi ia começar o oba oba para que se apontassem os culpados e pedir punições. Parece que a galera que resolveu desmerecer os pilotos de hoje esqueceram com facilidade quantas mortes no passado teriam sido evitadas usando as mesmas regras e cuidados, mas o normal mesmo é memória curta… Falta pouco para uma campanha pela volta dos guard rails degoladores e os tanques de combustível explosivos…

Ariel Lobe
Ariel Lobe
2 anos atrás

SE houvesse a corrida, alguma coisa feia poderia acontecer. Acidentes, ferimentos ou até pior. Como não houve corrida, eliminou-se a possibilidade de alguma tragédia se avizinhando. Se uma tragédia acontecesse, dedos iriam apontar para todos os lados: “Por que correram daquele jeito?”, “É um absurdo correr daquela maneira”, “Masi é um assassino”.

Fica a “vergonha”, mas vergonha de que: De não querer se machucar? De não querer botar em risco a vida dos pilotos?

Não houve corrida, mas há consciência limpa, desde Masi, dirigentes, pilotos, mecânicos e até fãs, que não precisaram ver (possíveis) cenas tristes.

Na dúvida, pra que se arriscar?

tonhão
tonhão
2 anos atrás

acho que foi o Alonso que disse, tem tecnologia pra saber que a chuva não ia parar , então pra que esperar tanto tempo pra encerrar ?
oque concordo acho que oque mais irritou foi a demora

Bruno Laporta
Bruno Laporta
2 anos atrás

Eu gosto de pensar em soluções práticas e diretas. A FIA tinha que ter em todos as corridas um piloto veterano bem relacionado no Grid. E esse piloto teria um carro especial, um carro de fórmula, carro de um piloto, feito com a colaboração de todas as equipes, bancado pela FIA. Em circunstâncias como essa, este piloto é colocado em ação. Sai dos Boxes para tentar voltas rápidas na medida do possível. Com cautela e experiência julga e dá o veredito. Não dá pra correr. Ele testaria a pista, freada, curvas, visibilidade… Se possível ainda faria um show como uma "canja" aos presentes. E ao final iria ao público e diria, é simples, não dá! E passa a corrida para segunda… E passa pra terça… Uma hora vai. Que façam um adendo no regulamento prevendo isso. Com provisões orçamentárias. É um problema que chova torrencialmente, e isso afeta quem passeia com cãozinho, piqueniques e carros de alta performance desde que o mundo é mundo. Se isso atrapalhar o calendário, que se recorra ao fundo de provisões orçamentárias. E segue o barco. Literalmente… :-D

Cacá Ferreira
Cacá Ferreira
2 anos atrás

Que bom Flavito, até que enfim reconheceu a importância que tem um Regulamento, por mais esdrúxulo que seja, pois me lembrarei desse texto qdo “ousar” a afirmar que o meu TRIcolor do Morumbi foi rebaixado em 90. Aceite que o TRIcolor do Morumbi NÃO FOI REBAIXADO em 90, que dói menos! E como não sou terraplanista, digo, o mundo dá voltas, meu caro (hahaha, risada sarcástica mesmo). Qto a matéria, concordo plenamente com todo o conteúdo. Abraço meu caro.

Daniel
Daniel
2 anos atrás

Ficou um “vazio por dentro” no Domingo à tarde, um sentimento de carência, melancolia, afinal, ficamos sem nossa “dose” de Spa

JOÃO LUIZ
JOÃO LUIZ
2 anos atrás

CONCORDO ENFATICAMENTE COM O SEU COMENTÁRIO, E VOU ALÉM, ACHO QUE SE NORRIS NÃO BATE, IA FAZER A POLE.
MERECIDOS PONTOS PARA OS QUE SE ARRISCARAM, BASTA VER O COMENTÁRIO DO RUSSELL QUE FALOU TER TIDO MEDO DE FAZER O EAU ROUGE APÓS A BATIDA DO NORRIS, MAS FOI LÁ E FEZ.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
2 anos atrás

Acho que se não tivesse corrida no proximo final de semana , teria corrida na segunda.
Desmontar na terça . viajar na quarta , montar na quinta , e treino na sexta , não daria ..
apesar da Holanda estar apenas 300 km. Sou contra dar pontos por 2 voltas , e como fica a história de 50% da corrida , leva metade dos pontos. E como disse Hamilton , deveriam devolver
o valor do ingresso do povo encharcado que foi ao autodromo e não viu corrida, e sim
passeio dos F1,s na rabeira do mercedão vermelho.

Luiz Gustavo
Luiz Gustavo
2 anos atrás

Caro Flávio Gomes, revele para nós de onde provem seus poderes premonitórios. Como é que, já na sexta-feira, você decidiu titular seus artigos sobre o GP de Spantosas?? Como é que você já sabia que o GP seria o mais spantoso da história da F1 sob vários pontos de vista??? Eu acho que você faz parte da conspiração mundial para derrubar o capitalismo quebrando a credibilidade de suas instituições mais importantes, como a F1. Tenho certeza que a CIA deve estar acompanhando tudo isso com muita atenção…

Carlos Henrique
Carlos Henrique
2 anos atrás

É melhor que a Eau Rouge não tenha ficado vermelha de sangue. Correr naquelas condições teria sido flertar com o trágico.

Junior
Junior
2 anos atrás

Bernd Mayländer ficou no box durante todo o tempo mexendo no celular e vendo rede social. Quem rodou mesmo foi Alan van der Merwe, piloto do carro médico

Jorge Eduardo
Jorge Eduardo
2 anos atrás

A decisão de não realizar a corrida, por conta do alto risco foi, sem dúvidas acertada. Tenho lido varias opiniões sobre a atribuição de pontos. Quando vemos a situação do Russel, ter a pontuação acabou sendo um prêmio pela excelente classificação. Por fim, o que importa e que o campeonato ficou mais equilibrado, aumentando ainda mais a expectativa para as próximas corridas.

Sandro Oliveira de Paula
Sandro Oliveira de Paula
2 anos atrás

FG. Toca o enterro. Na minha humilde opinião, acho justo pontuar as equipes e pilotos. Temos que considerar o trabalhos na classificação. A Willians não estava lá por ser bonitinha ou legal, ela conquistou, por mérito, o segundo lugar na classificação. Isso serve para as demais equipes. O que pode ser visto seria a quantidade de pontos distribuídos.

Helandro Bastoshel
Helandro Bastoshel
2 anos atrás

Concordo com sua opinião, tanto aqui como nas lives, a pontuação na corrida valorizou o trabalho de todo um final de semana. Ainda bem que a segurança dos pilotos foi preservada, em nurburgring 2007 forçaram uma largada, vários carros aquaplanaram e durante a retirada desses carros com a corrida em andamento o Sutil chega a bater levemente no trator, a lição não foi aprendida e tivemos a tragédia de suzuka em 14.

Alfredo Aguiar
Alfredo Aguiar
2 anos atrás

Muito barulho por nada.
Penso que a regra sequer precisa ser mudada. Aim, mas nem teve volta de verdade… Teve sim, no sábado. E os caras que foram mais rápidos no sábado não fizeram uma volta lançada espetacular em vão, foram recompensados com metade da pontuação da corrida, quem não gostou que faça um melhor trabalho na classificação. É óbvio que Alfonso e quem estava pelas beiradas ficou putinho. Russell por exemplo seria presa fácil na corrida e sempre poderia acontecer alguma coisa lá na frente que desse uma boa sobrinha pra quem viesse de trás, não aconteceu, durmam com essa e pronto.
Massi tentou. O radar mostrava uns pontos limpos, só que é SPA e tudo muda de repente e ficou tarde, escuro, não dava pra ousar mais do que foi arriscado, se ele terminasse a corrida sem tentar estavam jogando pedras nele agora.
No mais:
As equipes não tinham reservas de hotel para seus funcionários e pilotos ficarem de sábado pra domingo.
Tinham caminhões, motoristas e carregadores esperando pra levar os equipamentos pra Holanda.
Fiscais de pista e todo pessoal voluntário, não estaria disponível na segunda.
No fim caiu outro pé d’água na segunda, não iria adiantar adiar a corrida.
Além disso, quem está reclamando aos quatro ventos. Tentem reservar um hotel na praia e vejam se o hotel vai devolver a grana de alguém em caso de chuva. Alias façam melhor, venham para a Disney onde eu moro, comprem entradas, caríssimas, para os parques e tentem pegar a grana de volta se chover. Quem compra ingresso pra essas coisas que dependem de meteorologia tem de estar preparado pra perder a grana dos ingresso se o caldo engrossar, em SPA tem que se preparar dobrado porque é um lugar em que o sol é exceção.
Foi bom? É óbvio que não. Mas todo mundo voltou pra casa são e salvo e semana que vem tem mais (tem previsão de chuva pra Holanda)
PS: A gente sempre lê o blog, mas não é sempre que comenta.
PS2: Opinião fofa é de cair o cu da bunda. Karacoles.KKKKKK

Andre BENEVIDES
Andre BENEVIDES
2 anos atrás

O nome de tudo isso é: frescura!! A turma nascida nos anos 1990 é chata demais.

Welton
Welton
2 anos atrás

Flávio,

A F1 poderia ter dado algumas voltas atrás do safety car logo no início e aí parar, aguardar um pouco, e encerrar a corrida. Dava se os pontos, a torcida não ficaria sob chuva e todos poderiam seguir suas rotinas dominicais.

Mas ficaram empurrando o público com a barriga a cada 5 minutos por mais de 3 horas e no fim, pensaram “vamos dar duas voltas pra não termos prejuízo”.

Portanto, a decisão por mais certa que estivesse, foi executada de forma errada.

E acredito que devolver o valor dos ingressos é o mínimo, porque corrida não houve e aí eu concordo com que foi uma farsa, quando se sabia que não haveria condições depois de 3 horas e os carros voltaram para a pista. Independentemente do que diz o regulamento.

Qualquer parque infantil devolve o ingresso se o dia inteiro não parar de chover e as atrações não funcionarem. É o risco do “business”.

E outro ponto que ninguém tocou. Quando a corrida passou de 9h para 10h da manhã, em horário cadango, a F1 também assumiu o risco de faltar iluminação natural em situações de atraso do evento.

Savio
Savio
2 anos atrás

Tudo esta tao fora do normal que ate eu estou concordando com o Flavio Gomes. Excelente texto.

Roberto
Roberto
2 anos atrás

Pensei, repensei e mudei de opinião e acredito que a decisão foi correta. Com esses pilotos que batem quando o safety car está na pista, que rodam dentro do box, que batem e rodam na volta de instalação, a FIA deve ter salvo no mínimo umas 12 vidas.
A única coisa que discordo é eles terem dado 3 voltas com o safety car e distribuidos metade dos pontos, deviam ter andado 33 e distribuídos os pontos completos da prova. E a corrida indiana iria ficar interessante… teriam alguns na barreira de pneus.

Tales Bonato
Tales Bonato
2 anos atrás

Tinha ficado claro que as votas fakes foram uma formalidade para cumprir o regulamento e fazer valer a prova. Mas, de qualqur forma, o critério de usar a posição de classificação para definir a pontuação, pela metade, me parece um protocolo adequado para esta situação. Nem deveriam ser necessárias as voltas de faz de conta atrás do pace car.

Ricardo Becker
Ricardo Becker
2 anos atrás

Parabéns Flavio, sempre com um ótimo texto.

Alexandros o Megas
Alexandros o Megas
2 anos atrás

O Russel inegavelmente se deu bem, já que ele normalmente perde ritmo na corrida e seu trunfo são as ótimas qualificações (a la Webber com Minardi e Jaguar, e que também perdia ritmo na corrida). Mazepin também, que ganhou uma volta mais rápida na carreira.

Agora não sei se foi tão bom pro Verstappen, já que, numa situação normal (ou seja, a prova ocorrendo e ele e o Hamilton terminando a prova), ele faria 25 e o inglês 18, seriam 7 pontos de diferença, e não os 5 que ocorreram.

E concordo com o Flavio, o final de semana todo faz parte do GP, a classificação ocorreu, o Verstappen fez a pole, aí ia ficar sem nada?

Dimaz
Dimaz
2 anos atrás

concordo 100% com a posicao de nao arriscar vidas… mas 0% com os pontos…se o regulamento nao diz nada sobre o cancelamento de um GP para mim isso significa q a direcao tinha liberade para fazer o que quisesse…

a pergunta q quero colocar eh se essa fosse a ultima prova do campeonato e essa ‘farsa’ decidisse o titulo (pra qq lado q fosse)… como seria a reacao das pessoas??? o diretor de prova faria a mesma coisa??? os chefes de equipes estariam todos concordando q foi a melhor decisao a se tomar???

eu tenho minha opiniao…acho q seria mto diferente…e vc…o q acha?

TYRRELL
TYRRELL
2 anos atrás

Só fico triste pelo Norris, que vinha treinando bem. Foi o grande perdedor desta corrida.

Perez
Perez
2 anos atrás

3000 anos de F1, meia duzia de GPs cancelados mas a Lacrolandia tem que reclamar, é da natureza deles.

Ciro Augusto de Souza Magalhães
Ciro Augusto de Souza Magalhães
2 anos atrás

Passando só deixar registrado que ainda tem gente que lê o seu blog : )
Gostei também do piloto do carro médico, parecia que tava querendo bater o tempo do Mayländer!

Ricardo Santos
Ricardo Santos
2 anos atrás

A sua análise foi perfeita, sóbria e ponderada.
Não tem previsão expressa no regulamento, que se decida com o que é possível e que o foco esteja centrado no que realmente importava: a segurança dos pilotos. Corridas teremos sempre, mas uma vida perdida não se recupera.

Fábio M.
Fábio M.
2 anos atrás

Michael Masi, diabólico? Não. Não creio, de jeito nenhum. Mas, como diretor de prova, é mais fraco, sim, em comparação com Charlie Whitting. Ele tem dificuldades em lidar com as pressões dos pilotos, dirigentes, etc. O Charlie Whitting sabia se blindar melhor, quando tomava decisões, cometia erros, etc. Acho que o Masi se expõe de maneira indevida. Não é só o caso de Spa. São vários episódios. Lembro que os pilotos se dirigiam ao Whitting com mais respeito. Isso talvez pese…

RICARDO BIGLIAZZI
RICARDO BIGLIAZZI
2 anos atrás

Também achei muito mimimi. Não havia jeito, temos corrida no próximo final de semana e o Circo tem que pegar estrada. E certamente tinha muita grana envolvida na parada, principalmente uma possível linha no contrato dizendo que se a Organização da F-1 não realizasse a corrida deveriam pagar uma nota preta para os organizadores belgas… podem ter certeza que esse negocio não sairia barato. Para nós F-1 é paixão, para esses caras é grana pura.

Espero que esse 1/2 ponto não faça falta para o Verstapen, ao mesmo tempo que acho que o pessoal da Honda ficou feliz de ter o motor “economizado” em uma etapa de corrida. Aquele acidente em Silverstone pode ter acabado com as chances da RedBull em 2021. Restam muitas corridas para o motor que sobrou.

Maikol Bueno
Maikol Bueno
2 anos atrás

Já que agora o calendário está com 22 corridas, devido aos cancelamentos, poderiam tentar encaixar um GP da Wallonia ou GP das Ardennes, pra termos uma corrida em Spa.

CHAGAS
CHAGAS
2 anos atrás

No qualify da F1 para liberarem os carros para tomada de tempo, esperaram parar de chover. Esperaram tanto que quem colocou azuis nem completou volta e já estava no box para trocar para pneus verdes. Um absurdo, ninguém deixa mais correr na chuva.
No Q3 Norris bateu forte, e o piloto assumiu a culpa embora as condições fossem difíceis. Os comentaristas da Band esculhambaram o Masi. Oh que barbaridade liberar a pista desse jeito. Oh o rapaz poderia morrer. Falha absurda da direção de prova.
Norris está em um momento iluminado na carreira. Era o piloto mais rápido do sábado com uma confiança absurda, a pole estava próxima. Errou. Forçou demais no momento em que a pista estava difícil.
A batida foi impressionante. Um acidente desses nos anos 90 ou antes mataria o piloto.
Hoje não, a barreira de proteção fez Norris sair andando do carro. O carro destruído mas a célula de sobrevivência/halo intactos. Foi para o hospital por motivos de praxe, no domingo estava pronto para a corrida. Vettel que era o próximo a abrir volta já tinha informação pelo rádio que tinha acidente e simultaneamente a bandeira vermelha foi acionada. Vettel trocou “jóinhas” com Norris. Russel que estava para completar a volta rápida reduziu e recolheu para os boxes. Tudo on line, tudo priorizando o material humano. Perfeito, isso que é segurança. Basta usar.
Agora se alguém acha que na largada algum piloto forçaria ao máximo na Eau Rouge com as condições que a pista estava, procure outro esporte porque você não conhece F1.
Os pilotos do grid são os mais preparados do mundo, os mais inteligentes, os mais adaptáveis, com carros de outro planeta, com uma segurança de pista inimaginável, com comunicação piloto/box/comissários on line e principalmente com as regras de VSC, SC e bandeira vermelha
sendo acionadas a qualquer esbarrão na pista.
Todas as ações de defesa/comunicação acima, foram feitas justamente para permitir corridas em circunstâncias desfavoráveis. Que foi o caso da corrida de domingo.
Continuo com a mesma opinião, a corrida deveria ter acontecido. Os pneus azuis escoam para fora do traçado muitos litros de água a pista poderia melhorar, se piorasse que aguardassem mais um pouco. Umas poucas voltas de corrida já merecia um pódio, mas corrida e não um desfile atrás do SC. O que fizeram entra negativamente para história da F1, e fechando com chave de ouro….. pódio e champagne, que por circunstâncias óbvias eu não acompanhei.
OBS 1: Collet fez a maior ultrapassagem da história da F3. Uma ultrapassagem tripla, debaixo de chuva, com baixo nível de visibilidade e pneus azuis. Quatro moleques, lado a lado, logo após a Eau Rouge disputando posição embaixo de chuva. No grid da F3 são 30 carros. A mulecada correu, mostrou que o pneu azul é para ser usado.
OBS 2: 100% dos frequentadores do blog torcem por uma chuvinha e a corrida ficar melhor. Quando tem a chuva 90% dos mesmos frequentadores acham que não deveria ter corrida. Vai entender.

Bara
Bara
2 anos atrás

Domenicalli explicou como funciona, todas as decisões de ontem foram indicadas por advogados, são inúmeros contratos amarrados para que aconteça uma corrida, então eles tem que de fato fazê-la acontecer e assim fizeram sentados no regulamento, como todos envolvidos aceitaram o regulamento previamente…., ninguém fica devendo para ninguém…….por fim só nosso superherói lewis, maior salário da categoria, para lamentar que “it’s all about money”….fanfarrão

Danilo
Danilo
2 anos atrás

Preciso, novamente. A verdade é que em tempos de ódio, todos querem lacrar, querem dar uma opinião enfática, erguer o tom o máximo possível para poder ser notado na multidão digital. E na verdade o que precisamos e o que deveria ser notado são opiniões e textos como esse, que trazem sensatez e compreensão. Bom senso nunca é demais, mas hoje parece que não existe mais isso!!!