BELLA CIAO (3)

Ricciardo: primeira vitória desde Mônaco/2018

SÃO PAULO (tretas, gostamos!) – Por onde começar? Pela dobradinha da McLaren, histórica, emocionante? Pela redenção de Daniel Ricciardo, que não vencia uma corrida desde 2018 em Mônaco, ainda pela Red Bull, e vinha sendo considerado a maior decepção da temporada? Pelos números da equipe laranja, que não ganhava um GP desde 2012 no Brasil com Jenson Button e mesmo assim segue sendo a segunda maior vitoriosa da história, com 183 triunfos (só perde para os 238 da Ferrari)? Pelos 11 anos que se passaram desde o último 1-2 para o time de Woking, com Lewis Hamilton e Button no Canadá em 2010? Ou pelo acidente entre Max Verstappen e Hamilton, os grandes protagonistas do Mundial?

O GP da Itália surpreendeu. Desde sexta-feira, diga-se. Foi um fim de semana em que o favoritismo trocou de mãos entre Mercedes e Red Bull, depois da classificação e da Sprint, e acabou com uma inesperada dobradinha de quem não estava lá muito bem cotado nas casas de apostas. Foi a primeira de uma equipe neste ano — sim, só a McLaren fez dobradinha em 2021, acreditam? E Ricciardo, agora com oito vitórias no currículo, foi o 12º piloto a subir no pódio neste que é um dos melhores campeonatos de todos os tempos. Mais de meio grid já levou ao menos uma tacinha para casa.

Mas vamos começar pelo acidente, afinal ele é mais relevante para o campeonato e terá consequências — a maior delas, o previsível acirramento de uma rivalidade que, para muita gente, corre o risco de passar dos limites do razoável. E uma imediata: a perda de três posições no grid para Verstappen na próxima corrida, em Sóchi, por decisão dos comissários depois do GP, que o responsabilizaram pelo sinistro.

A batida aconteceu na metade da corrida, na volta 26, graças a um capricho dos deuses do automobilismo, sejam eles quem forem. Dois pit stops ruins, de Red Bull e Mercedes, fizeram com que Hamilton e Verstappen se encontrassem na pista depois de passarem o tempo todo, até ali, caçando os pilotos da McLaren em Monza. Max, que largou na pole e perdeu a liderança para Ricciardo, ficou na cola do australiano até a parada para troca de pneus, quando esperava ganhar a posição no famoso “undercut”. Mas um problema na colocação da roda dianteira direita de seu carro, na volta 24, fez com que o pit stop consumisse intermináveis 11s1 de seu tempo precioso.

Pouco depois, na 26ª volta, foi a vez de a Mercedes demorar mais do que o normal na troca de Hamilton, 4s2, perdendo a chance de devolvê-lo à pista na frente de Norris, a quem perseguia desde a primeira volta na luta pela terceira colocação. Ele só conseguiu a ultrapassagem pouco antes do pit stop. Lewis saiu dos boxes e viu o jovem britânico novamente passando à sua frente. E, pior: tendo de dividir a primeira curva, vejam só, justo com Verstappen — que vinha babando logo atrás. Com Max atrasado pela parada desastrosa, Hamilton, se tudo desse certo, voltaria em segundo, tendo apenas Ricciardo à frente. E numa situação interessante: como largou de pneus duros, contra os médios dos principais rivais, faria a segunda metade da corrida com os médios, uma borracha teoricamente mais veloz. Dava para pensar em vitória.

Só que não deu tão certo assim, por conta do pit stop lento da Mercedes. E a dividida com Verstappen resultou nessa sequência de imagens aí no alto. Hamilton cruzou a pista assim que terminou a linha branca da saída dos boxes, deu o lado de fora da tomada para a primeira chicane para o holandês, fez a curva 1 para a direita e Max, ao seu lado, não tirou o pé. Hamilton também não aliviou e reduziu o espaço para o rival. Quando ambos viraram para a esquerda, em baixa velocidade, o choque foi inevitável. Para piorar, Verstappen decolou na zebra interna em forma de salsicha, sua roda traseira se enroscou no carro de Hamilton e os dois foram parar na brita. Um em cima do outro. O Halo, que protege a cabeça dos pilotos, salvou Lewis. Porque o carro de Verstappen aterrissou em cima do cockpit da Mercedes #44.

A imagem está aí embaixo. E é assustadora.

Hamilton x Verstappen: podia ter terminado mal

Verstappen saiu do carro e nem quis saber de Hamilton. Voltou a pé para os boxes sem olhar para trás. Atitude lamentável. Sabendo que tinha pousado em cima do colega, nem foi ver se estava tudo bem com ele. Coisa de moleque marrento e mal-educado. Pouco depois começou a batalha das versões, com declarações fortes de todos os lados. A saber:

Verstappen: “Ele não me deu espaço. Veio para cima de mim quando saiu dos boxes, tive de colocar o carro na parte verde da pista e fui por fora. Claro que ele imaginou que eu faria isso. Mas continuou me espremendo. Não precisava, e eu não esperava que ele fizesse aquilo. Mesmo se me desse espaço, acho que continuaria à frente depois da curva 2. Mas continuou me apertando e eu não tinha para onde ir. Aí o carro passou na salsicha e por isso o carro voou e aconteceu o que aconteceu. Mas somos profissionais o bastante para continuar disputando um contra o outro, e essas coisas acontecem”.

Hamilton: “Eu estava dando tudo de mim e finalmente passei o Lando antes do pit stop, estava na liderança. Mas nossa parada foi lenta. Quando saí, vi que Ricciardo tinha passado e Max chegando. Deixei um carro de espaço para ele, entrei na curva 1, estava na frente indo para a curva 2 e, do nada, quando vi ele estava em cima de mim. Na primeira volta, na curva 4, tirei o pé para deixar ele fazer a chicane na frente e fui na zebra. Foi uma situação idêntica e eu dei o caminho para ele. Assim é uma corrida. Mas ele, não. Sabia o que ia acontecer, que ia pular na zebra, mas mesmo assim fez. Não sei mais o que dizer”.

Christian Horner: “Não dá para culpar ninguém, acho que é 50/50. Um incidente de corrida”.

Toto Wolff: “Comparando com o futebol, Max fez uma falta tática. Sabia que se ficasse atrás, Lewis possivelmente ganharia dele. Eles vão conversar com os comissários. Agora, se ninguém disser nada, vão continuar até um parar em cima do outro num ponto de alta velocidade. Onde isso vai parar?”.

Não sei onde isso vai parar. Mas sei que vão me perguntar o que acho, e acho que quando alguém como Christian Horner não ataca o adversário diretamente, é porque sabe que seu piloto tem alguma culpa no cartório. Mas é uma culpa relativa, não carece pendurá-lo numa cruz. Verstappen poderia, sim, aceitar o fato consumado, tirar o pé e fazer a chicane atrás de Hamilton. Em vez disso, apostou: ele vai me dar espaço, saio da chicane mais forte e passo o cara.

Perdeu a aposta, porque Lewis não deu o espaço desejado e, da mesma forma, contou com a boa vontade do holandês para contornar a segunda perna da chicane. Afinal, tinha feito algo parecido na primeira volta, na Roggia (a curva 4 citada acima), evitando a batida — o que fez, inclusive, com que perdesse a terceira posição para Norris.

É meio briga de rua, um tentando falar mais alto que o outro. São dois pilotos combativos, nenhum deles disposto a ceder. Pode-se dizer que até este momento, na temporada, Hamilton cedeu mais. Evitou batidas em Ímola e Barcelona, por exemplo. Mas foi duro em Silverstone, onde venceu mesmo tendo levado uma punição, e hoje, de novo. Vejam bem: duro, não desleal. Da mesma forma, acho que Verstappen não foi desleal ao forçar a barra na chicane. Foi igualmente duro. Um pouco otimista além da conta, talvez. E essas disputas, quando ninguém cede, normalmente acabam como acabou hoje. Fica cada um defendendo seu lado, e no fim das contas todos têm razão. Resumindo: se eu tivesse de julgar o caso, colocaria o episódio na categoria de “incidentes de corrida”. Mas chamaria os dois às falas para alertar: isso aí ainda vai dar merda.

A FIA, no entanto, considerou Max culpado, como já informado. Assim, nas duas refregas mais intensas do ano temos um empate em punições.

Largada: Ricciardo assume a ponta e vai embora

Mas Ricciardo não tem nada com isso, e o sorriso aberto voltou à F-1 com uma vitória deliciosa, conquistada a partir de uma excelente largada e com uma pilotagem segura e madura, lembrando o Ricardão dos tempos de Red Bull. “I never left”, ele falou, uma frase que fica melhor em inglês do que numa tradução livre em português, algo como “eu sempre estive aqui”.

Porque muita gente achava, de fato, que ele já não estava mais lá. Daniel faz uma temporada sofrível em seu primeiro ano de McLaren. Tinha como melhor resultado, até hoje, um quarto lugar na Bélgica, no GP que não aconteceu. Em corrida, mesmo, um quinto em Silverstone. Mesmo com a vitória, sua colocação no Mundial é discreta oitavo lugar com 83 pontos. Seu companheiro Norris tem 132 e está em quarto.

Nada disso importa hoje. É fato que depois das férias ele melhorou, e é fato que… ganhou uma corrida, ora bolas! E não foi porque todo mundo abandonou, ou porque algum lance de sorte o colocou no lugar certo na hora certa. Não. Ricciardo foi terceiro ontem na Sprint, pulando uma posição no grid com a punição a Bottas. Fez uma largada perfeita e se sustentou com muita competência em primeiro, com Verstappen fungando no seu cangote, até a bateria de pit stops.

Voltou em primeiro já com outro piloto a assediá-lo — no caso o companheiro Norris, com um carro igual. O safety-car entre as voltas 26 e 31 não alterou o cenário. Foi um triunfo merecidíssimo, clássico, que muda sua história na McLaren. OK, Lando não o atacou — seria uma besteira monumental instigar os dois a brigarem loucamente, arriscando mandar uma dobradinha para o brejo. Mas tampouco precisou da camaradagem da chefia. Prova disso foi a melhor volta da prova, na última. Uma demonstração de que, se precisasse brigar para defender a liderança, tinha suas armas.

Bottas: de último a terceiro

Outro que andou pacas foi Bottas. Largou na última fila e terminou em terceiro. Foi o quarto a receber a bandeirada, mas Pérez, o terceiro, recebeu uma punição de 5s por ter levado vantagem ao passar Leclerc por dentro da chicane, caindo para quinto. “Eu disse para a equipe que hoje iria chegar pódio”, festejou o finlandês, cumprindo a promessa. E a Mercedes tem de agradecer a ele pelos 18 pontos acumulados no fim de semana, ajudando a ampliar a liderança da equipe para 362,5 pontos, contra 344,5 da Red Bull. Já a luta pelo terceiro lugar ficou mais favorável à McLaren, que com os 45 pontos somados em Monza foi a 215, contra 201,5 da Ferrari (que marcou 20 com Leclerc em quarto e Sainz em sexto).

Ricciardo, Norris e Bottas no pódio, com Leclerc, Pérez, Sainz, Stroll, Alonso, Russell e Ocon fechando a zona de pontos, este foi o resultado do GP da Itália. Com destaques para a boa prova de Lance pela Aston Martin e de Jorginho, de novo nos pontos com a Williams — que já deve ser olhada como uma força de meio de grid, e não mais como time da parte de baixo da tabela. A Alpine também merece uma menção honrosa por colocar seus dois carros entre os dez primeiros.

A festa foi bonita em Monza, que teve metade de sua capacidade vendida em ingressos por causa da pandemia, sem a tradicional invasão da pista pelos torcedores ao final. Ricardão, por sua vez, manteve a tradição de tomar champanhe na sapatilha, o tal “shoey”, levando junto na balada Norris e Zak Brown, o chefe da McLaren. “Já não gosto de espumante, e na sapatilha dele é pior ainda”, brincou Lando — que demonstrou uma legítima felicidade pela vitória do companheiro. “Nós não tivemos sorte. Tivemos ritmo, tomamos decisões corretas, trabalhamos para acertar o carro, fomos atrás daquilo que queríamos conquistar. Tivemos de ultrapassar, tivemos de nos defender, tivemos de fazer tudo. E o resultado foi incrível. Uma dobradinha! Eu podia pensar em atacar? Podia. Mas sei que minha hora vai chegar”, disse. E está certíssimo.

Norris e Ricciardo com Brown: “shoey” para comemorar

Depois de três finais de semana seguidos com corridas, a F-1 faz uma pausa agora e só volta daqui a duas semanas em Sóchi, para o GP da Rússia. Serão dias de alguma tranquilidade no noticiário, já que muitas das dúvidas sobre a dança das cadeiras para 2022 foram dirimidas na semana passada — Russell na Mercedes, Bottas na Alfa Romeo, Albon na Williams.

A rivalidade Hamilton x Verstappen vai render algumas discussões, mas a temperatura delas depende um pouco da disposição de ambos, e de suas equipes, para esticar o assunto. Conhecendo Hamilton, acho que ele não vai passar os próximos dias soltando indiretas contra Max. Sabe que isso é improdutivo e não é muito seu estilo. O piloto da Red Bull, por sua vez, também não é um adepto da troca de farpas pela imprensa. Assim, o tema tende a esfriar, para ser retomado na Rússia.

Mas a gente pode falar da treta, como não? Então, às 19h, corram lá no meu canal no YouTube para o “Fórmula Gomes” de hoje, que vai estar bem divertido!

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carlos motta
carlos motta
2 anos atrás

No canal onde assisti a corrida eu também vi a Mercedes tentando sair debixo do outro carro dando ré. Mas parece que que a Mercedes é mais forte em tudo….

carlos motta
carlos motta
2 anos atrás

“Lewis estava bem. Ele ainda estava tentando dar ré quando eu já estava fora do carro. Quando você não está bem, você não faz isso”, disse o piloto da Red Bull. O Lewis estava bem. Ele ainda estava tentando dar ré quando eu já estava fora do carro. Quando você não está bem, você não faz isso”, disse o piloto da Red Bull. No canal onde assisti a corrida eu também vi a Mercedes tentando sair debixo do outro carro dando ré. Mas parece que que a Mercedes é mais forte em tudo….

Amaral
Amaral
2 anos atrás

Uma briga pra valer pelo título. Espero que ambos cheguem vivos ao final do ano, porque se ninguém ceder, como é o esperado, vai dar ruim. Provavelmente acabarão a última corrida embolados numa barreira de pneus, um xingando e apontando o dedo pro outro.
Ainda aposto no Hamilton pro octa. Verstappen é, como sempre digo – apesar de não ter a minha simpatia – um cara muito fora da curva. Mas parece que se agarra ao objetivo de ser campeão como se sua vida dependesse disso.
Fora sua já notória falta de empatia por tudo e todos. Reclamou de falta de empatia em Silverstone “ain, tadinho de mim, tô aqui na UPA medindo pressão, tomei cinquentagê na caixa de catarro e o cara tá lá Sennanizando no pódio” e agora “passei com o pneu na cabeça do cara, ah, foda-se, tadinho de mim, o cara não me deixou fazer a curva, a AACD cuida dele se precisar”
Não preciso ter empatia com um cara desses. Não estou desejando mal, mas não terá minha torcida. Se for campeão do mundo, tudo bem, e isso se for pelos seus méritos de desempenho e equipamento. Se não for, amém.
Mais uma vez o Halo salvou a cabeça de alguém. É a tira de havaianas mais eficiente do mundo. Ninguém mais diz que é feio. Só se pensa porque não se colocou antes. Dá pra fazer um vídeo de duas horas só com revivals de acidentes que poderiam ter desfecho diferente e menos trágico se o Halo já existisse (digo menos, porque o imponderável sempre está ali, talvez o Halo arrebentasse no acidente do Bianchi e não adiantasse de nada, sei lá)
Parabéns ao Ricciardo. Corrida soberba. Não foi golpe de sorte, ele pode não ser o fora da curva que gostariam que fosse. Mas é um dos grandes de sua geração. E terminou de provar isso hoje.
Além de Vettel e Verstappen, é um cara que pode se dizer que deu certo na Red Bull.
Foi pra Renault, traçou como objetivo um pódio, fez dois. Sorte? Sorte só vem para quem faz por onde.
Foi pra Mclaren, que traça há anos o objetivo de retomar o caminho das vitórias, agora como um papaia sobre rodas. Do motor de GP2 a um carro eficiente, competitivo e agora vencedor, com um cara experiente e que agora volta a vencer, e um garoto que é um possível futuro campeão do mundo, pois tem potencial pra isso.
É o caminho que a Williams tem tudo pra voltar a trilhar, se unirem o business de resultados à vontade de vencer. Por isso acho que Albon está numa boa situação. Se fosse 2020 diria que era o fim de sua carreira. Mas agora em 2022 pode ser um recomeço glorioso. Russell encaminhou a parada, Latifi traz a grana, mostra que não é um Russell, mas também não é um Mazepin, e Albon pode continuar de onde parou. Terá que provar que tem capacidade pra isso.
Russell pontuando de novo. Agora que tirou a zica, e o contrato tá assinado, o garoto tá trinta quilos mais leve. Deve ser trabalho da Mother Little Girl of Oxford.
Kubica passa Mazepin no campeonato. Esse cara é gigante. O que ele faz com um braço e meio o cabeça de ovo não faz nem se tivesse três. E não tem desculpa da defasagem do carro, até porque a Alfa hoje é o segundo pior carro do grid.

Gustavo
Gustavo
2 anos atrás

Verstappen não foi ver como Hamilton estava após a batida, assim como o Hamilton comemorou em Silverstone após o Max dar uma panca de sei lá quantos G’s nos pneus…um ali não quer ver muito o outro…

Luciano K
Luciano K
2 anos atrás

Muito bom ver a McLaren voltando a vencer, a Williams com regularidade nos pontos. Duas grandes lendas que se mantém na F1 apesar das adversidades destas na última década.

Quanto a Hamilton X Verstappen, esta disputa não vai terminar bem… O acidente de Verstappen foi muito forte em Silverstone, não fosse a melhoria das pistas e dos carros nos últimos anos poderia ter ficado com sequelas…. o de ontem com Hamilton como foi comentado por alguns aqui teria matado Hamilton. A imagem é impressionante.
Na minha humilde opinião é necessário chamar os dois e os respectivos chefes de equipes e responsáveis pela segurança da F1 para uma boa conversa…..

JURACY
JURACY
2 anos atrás

Flavinho ! Saudações ao melhor da F1 !

hj volto…depois de reler, assistir tudo e, por incrivel que pareça, ler todos os comentários de todos os que frequentam o seu Blog…

Caramba!!! Tive que recorrer a História ade Al Capone para entender a Red Bull e a galera macabra …

Sinistros, um homem de um olho só (Marko), comanda uma equipe que gasta trilhõe mundo afora deixando jovens com asas para fazer MERDA, e esta tudo aí… Um garoto deformado e que se junta a família Piquet, Minion !!!!!

Vespa, acorda !!! o Massa de Galvão, viúvas de Vettel, hoje transformistas dignos de uma boite em Sain tropez…Acabou o campeonato ! Hamilton, 5 corridas seguidas…

Acordem !!! acabou!

Gabriel Medina, o outro
Gabriel Medina, o outro
2 anos atrás

Concordo com a FIA, Verstappen foi culpado, Hamilton esteve sempre com o carro a frente, é dever de quem está atrás ceder ou, no mínimo, não cometer uma barbeiragem dessa. Outro ponto importante, a próxima perna era para o holandês, logo, menos necessidade de ser tão otimista assim numa dividida com um cara que está disputando o mundial com vc.

RenatoRockshow
RenatoRockshow
2 anos atrás

Quem diria hein, pra vc ver como o mundo da voltas.
Quando o Halo foi lancadao, eu lembro claramente de ler notas de pilotos dando sua opiniao. O Felipe Massa por exemplo era favoravel, e dizia que era muito bem vindo. O Hamilton era critico ferrenho, dizia que todos os pilotos tinham consciencia do perigo e blablaabla e era a natureza do esporte. Ontem o mesmo Halo que ele critiava tanto salvou a vida dele.

Eduardo
Eduardo
2 anos atrás

O Hamilton apesar de ter uma carro inferior pode surpreender e levar este campeonato. Já passamos da metade e o Max não consegue abrir uma vantagem confortável. O cara pra ser campeão tem que ter um algo mais além da velocidade e do melhor equipamento. O Max esta muito afoito, perdendo corridas e pontos importantes além apresentar de um comportamento de quinta categoria em algumas situações. O genial Hamilton se aproveita e vai mordendo pelas beiradas. Se o Verstappen não abrir o olho perde o título.

Clayton Araujo
Clayton Araujo
2 anos atrás

O Hamilton não deu espaço, ele ainda não enxergou que agora ele tem um adversário a altura. O Max estava mordido, e está com a faca nos dentes. Essa punição não foi merecida, o Hamilton está jogando sujo, mas se continuar assim vai terminar mal esse campeonato, espero que eu esteja errado. Mas se a Mercedes jogar limpo, o Verstappen ganha esse título.

Lucas Rafael Chianello
Lucas Rafael Chianello
2 anos atrás

Flavio, você sempre será o mestre por aqui.

Entretanto, ser discípulo é discordar do mestre.

Sem transformar as coisas em editorial de programa policial, perdão, o Verstappen é o Neymar da Fórmula 1: gênio no que faz, imbecil na postura.

Atletas de alto rendimento legitimam determinados comportamentos na sociedade.

Aqui no Brasil o Renê Simões dizia sobre o cai cai: “Estamos criando um monstro.”

Se a Fórmula 1 não der uma enquadrada daquelas no Verstappen, a história estará se repetindo.

Abraços poços-caldenses do amigo.

Rogerio Kezerle
Rogerio Kezerle
2 anos atrás

Max achaque todos tem que abrir caminho para ele.
Ele estava atrás, tanto que a roda dianteira dele bateu na roda traseira de Lewis, então ele que deveria ter tirado o pé
É um piloto excepcional, mas precisa parar de achar que sempre está certo

Alqueires
Alqueires
2 anos atrás

“Mas chamaria os dois às falas para alertar: isso aí ainda vai dar merda.” By Flavio Gomes.

Agora? Você acha que vai dar merda?

Ficou óbvio desde a corrida na Inglaterra, quando Lewis tirou Max, e venceu.

O holandês, deve ter pensado, então compensa, daqui pra diante, será assim… …escrevei isso pós GP da Inglaterra.

Foi a primeira, acredito que veremos outras, sorte que Suzuka está fora, porque se fosse naquela curva de alta para a esquerda; poderia ser complicada.

É isso.
Sobre a corrida, parabéns aos laranjas (e dessa vez não são holandeses).

Gus
Gus
2 anos atrás

Aquela chicane já é complicada em condições normais, quando os dois postulantes ao título se encontram ali então…
Quando Max saiu do carro ele viu o Hamilton – claramente com um parafuso a menos – tentando dar ré no carro (!?!?!), se os comissários ficassem atentos a esse “detalhe”, talvez teriam considerado a colisão um incidente de corrida, pois quem tenta tirar o carro daquela situação, dá sinais claros que não aliviaria em nenhuma etapa do processo pré-acidente (também assumiu riscos).
Nenhum mereceria a punição, faz parte no final das contas. Mas foi muito legal ver a dobradinha da McLaren, eles merecem.

Pepe Melega
Pepe Melega
2 anos atrás

Eu li o textão – grato por dividi-lo.

RenatoRockshow
RenatoRockshow
2 anos atrás

Quem diria hein, pra vc ver como o mundo da voltas.
Quando o Halo foi lancadao, eu lembro claramente de ler notas de pilotos dando sua opiniao. O Felipe Massa por exemplo era favoravel, e dizia que era muito bem vindo. O Hamilton era critico ferrenho, dizia que todos os pilotos tinham consciencia do perigo e blablaabla e era a natureza do esporte F1, e o Halo descaracterizava a F1, entre outras bobagens. Ontem o mesmo Halo que ele criticava tanto salvou a vida dele.

Beto Dessordi
Beto Dessordi
2 anos atrás

Viva Halo !!!! Viva, Hamilton !!!!

LEANDRO PINGO BATISTA
LEANDRO PINGO BATISTA
2 anos atrás

Pra mim, hoje, incidente de corrida. Alias, se nao fosse aquela merda de salsicha ao lado da zebra, o acidente poderia ter sido menos grave. Por que botar aquilo ali? Deve ter sido ideia do mesmo imbecil que resolveu colocar tartarugas de concreto no meio das rotatorias em Goiania.

CRSJ
2 anos atrás

Depois dessa pode – se dizer que Hamilton e Verstappen não podem mais dividir uma curva, a maior sorte disso foi o Halo ter salvado o Hamilton que em alguns poucos anos atrás estaria sem cabeça.
Acabou sendo o dia do Ricciardo, Norris e McLaren que depois do abandono do Hamilton e Verstappen os mecânicos já faziam a festa, com essa vitória Ricciardo voltou a ter o maior Sorriso do Mundo e de quebra voltou a beber Champanhe na Sapatilha seguindo sua tradição.
Bottas larga em último e leva o terceiro através da penalidade do Pérez, melhor impossível.
A Coadjuvante Ferrari pontuou com seus dois carros, nada mais que isso poderia ser feito.
Enquanto a McLaren volta aos seus melhores dias a AlphaTauri tem o seu pior dia, que contraste.

Eder Félix
Eder Félix
2 anos atrás

Continuamos lendo aqui, sim!

Obs: só não li a respeito da Alpha Tauri

Crego Painceira
Crego Painceira
2 anos atrás

Acho q Max foi punido mais pela consequência do que pela causa
Tudo que a F1 não quer é um deles indo parar no hospital por causa de um lance desses.

E o Halo já salvou 3 vidas em pouco tempo

Reginaldo Pola
Reginaldo Pola
2 anos atrás

O fato é que se estivéssemos em 2017 quanto não existia o Halo, Verstappen teria matado Hamilton.
Simples assim.
Alguém deveria dizer isso a ele, se é que já não percebeu a merda que fez.
Muito burro e imaturo, pode ser que ganhe o campeonato mas, NÃO MERECE.
Se continuar assim, vai mesmo matar alguém ou se matar.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
2 anos atrás

Sobre o acidente: não achei incidente de corrida, pois na posição do Max ali, pelo que ele tentou, não havia qualquer perspectiva de a manobra ocorrer sem bater no carro do Hamilton. Se fosse um Norris ou Ricciardo ali no lugar do Hamilton, o Max faria aquilo? Acho pouco provável.
Bater roda com roda acontece, mas o que se espera: que isso ocorra com os pilotos evitando o toque.
Três posições ficou barato…

Celio Ferreira
Celio Ferreira
2 anos atrás

Hamilton e Verstapen deveriam maneirar nas disputas .Uns querem ver sangue na arena
outros como eu acho que na hora que derem uma panca a 300 p/h pode ter resultado ruim.
Gostei da volta por cima do Ricardão , e seu Bottas correndo livre leve e solto.

Yuri
Yuri
2 anos atrás

O problema é que o Max acha que todo mundo vai afinar pra ele…

Quando o Hamilton não afinou = 2 acidentes.

Eric
Eric
2 anos atrás

Flávio tem o dom da palavra. Eu assisti a corrida, assim como ele, com todos os detalhes, ainda assim lendo essa coluna me senti sentado ao seu lado, na arquibancada bem a frente a chicane, como se ele estive me contando tudo o que ele viu, e colocando o seu ponto de vista. Flávio tem o dom da palavra, e a paixão pela velocidade transborda.

Carlos Henrique
Carlos Henrique
2 anos atrás

Essas salsichas ainda vão dar merda. São verdadeiras catapultas. Santo Halo. Uma coisa é certa, Max e Ham já têm lugares garantidos naquelas corridas de demolição. Os carros – e os pilotos – estão ficando cada vez mais largos…

Pedro Leonardo
Pedro Leonardo
2 anos atrás

Achei batida de corrida e ali ninguém aliviou. O problema é que, em razão das “lombadas”, o que seria uma batida leve poderia ter se transformado algo mais grave.

Verstapen está muito afoito e, depois de Silverstone, o bicho está indo com a faca nos dentes contra o Hamilton. Este, por sua vez, também não vai tirar o pé. Espero que Verstapen tenha mais consciência nas próximas corridas. Atitude patética hoje ao sair andando pelo meio da pista e sem sequer olhar pro Hamilton. Precisava levar uma “carcada” do chefe.

Se os dois tivessem se “enganchado” como Prost e Senna (lado a lado, em Suzuka), creio que não haveria punição. Como o carro foi parar em cima do outro, acharam de bom tom dar um “corretivo” no holandês. Mas que o Patrão deu uma “espalhadinha” marota, ele deu.

Daniel Perrenoud
Daniel Perrenoud
2 anos atrás

OLHA, acho que não vejo um campeonato tão interessante desde Senna X Prost em 90, teve muitos bons, mas igual a esse faz décadas!
Cada corrida parece clássico de futebol, dá “pano” pra debate, palpite, crítica, elogio….
Só faltava não ter essa pandemia pra esse debate ser numa mezinha de bar com cerveja e petisco!

Paulo Gomes
Paulo Gomes
2 anos atrás

Autêntico McDia Feliz.

RICARDO BIGLIAZZI
RICARDO BIGLIAZZI
2 anos atrás

Achei incidente de corrida, depois de Silverstone (saiu barato para o Hamilton) não existe mais limite.

Uma pena para o campeonato, azar da RedBull que agora deixar de jogar no gramado e passa a jogar no pântano da políticagem.

Bascuia
Bascuia
2 anos atrás

Ah, claro, Max deveria ter ido ver se Hamilton estava bem, assim como o inglês fez em Silverstone. Opa, não, espera.
Acho que estava bem claro pra Max que Hamilton estava bem, considerando que este estava ainda acelerando, tentando sair dali.
Também estou morrendo de raiva de Piquet, que virou chofer de genocida, mas tô vendo muita gente confundir as coisas. O genro é um ser distinto do sogro. Foi um incidente de corrida. Max não precisava ir checar o estado de Hamilton. Todos sabiam que estava bem.

JURACY
JURACY
2 anos atrás

Saudações Flavinho !
Seu texto é a corrida explicada, comentada e não podemos falar nada, apenas aplaudir.
Minha opinião :TENTATIVA DE ASSASSINATO, COM DOLO ! ficou acelerando em cima da cabeça do Hamilton…Chega desse flagelo de piloto, que perdeu o tempo, o bonde, qualquer que seja a expressão para quem já deu e para esses todos que escreveram mil besteiras. Doentes Mentais!

Nelson Souza
Nelson Souza
2 anos atrás

Ótimo texto sobre a corrida, fiquei muito feliz em ver a McLaren vencendo novamente, coroando o excelente trabalho de reconstrução feito pelo Zak Brown e pelo Andreas Seidl! Sobre a batida, pelo menos os comissários foram consistentes com o lance de Silverstone, puniram quem teve a maior “culpabilidade”.

Paulo Leite
Paulo Leite
2 anos atrás

Com o carro em cima da cabeça de Hamilton, chocou ver Max caminhar ao lado ignorando a situação completamente, nem olhar se Hamilton estava vivo. Que frieza medonha.

Paulo Dantas Fonseca
Paulo Dantas Fonseca
2 anos atrás

Prezado F&G : Monza consagra merecidamente o Piloto Daniel Ricciardo , Mclaren deu o troco na Ferrari e fica na frente na tábua de classificação. Bottas fez uma corrida fenomenal .Punição para Max ( Vig Vigarista), a FIA precisa chamar os dois L.Hamilton e Max V. para uma conversa e advertência para ambos. Max fez uma manobra suja , na verdade naquela Gincane só cabia um carro.
O melhor da corrida :
Vitória fenomenal de D.Ricciardo, condução ao pódio de Bottas, e pilotagem agressiva de Sérgio Perez . Destaque pela dobradinha 1/2 -Mclaren.
O pior da corrida : Manobra suja do Piloto Max V.

junior
junior
2 anos atrás

Lido..
brilhante , como sempre…

Tales Bonato
Tales Bonato
2 anos atrás

Faltou calma e inteligência para o MV. Com pneus frios a tendência seria do Hamilton ser presa fácil.

Plinio
Plinio
2 anos atrás

Versttapen foi culpado. A punição de perda de três posições no grid da a próxima corrida é justa.

guest
guest
2 anos atrás

Será que a FIA passaria pano para outro piloto que não fosse o Hamilton? Lamentável, a FIA deu carta branca para ele fazer o que quiser, em vez de punir a ambos por “atitude antidesportiva”.

E.T.: tem algum problema no blog, não consigo responder a uma postagem de outro.

Wender Higinotsumi
Wender Higinotsumi
2 anos atrás

Basicamente um incidente de corrida que não deveria nem ser avaliado ou muito menos gerado punição pra qualquer um dos dois postulantes ao título.

Hamilton jogou duro dando uma espremida considerável no Max na curva 1 e o Max não tirou o pé na curva 2. O acidente foi a soma desses fatores. Ou não pune ninguém ou pune os dois, até mesmo por segurança.

Luis Eduardo
Luis Eduardo
2 anos atrás

Eu estou torcendo pelo Verstappen, para ver um campeão diferente, mas não gostei da atitude do holandês ao passar direto pelo Hamilton, sem parar para saber como ele estava depois do acidente.

Penso também que mais uma vez, assim como em Silverstone, faltou inteligência ao Verstappen. Quando Hamilton o forçou para o lado de fora, Verstappen poderia ter evitado o choque, saido e voltado logo atrás. Em seguida a Red Bull poderia exigir pelo rádio uma punição ao Hamilton por força-lo a sair da pista.

Angelo
Angelo
2 anos atrás

Verstappen iria ficar atrás do Hamilton hoje provavelmente, dado o pitstop desastroso que a equipe dele fez. Acho justa a punição mas não consigo deixar de lembrar quando o Hamilton atingiu a roda traseira do Holandês na Inglaterra e ficou por nada (aquela punição de 5 segundos foi ridícula). Na ocasião, muitos comentários aqui no blog foram na onda do “Verstappen burro, mesmo tendo a preferência da curva, estando na frente e dando espaço, era para ter imaginado que o Hamilton fosse acertar ele” (como se o cara tivesse que parar o carro e estender o tapete vermelho). Hoje a punição para o piloto da Redbull de 3 posições no próximo grid me parece justa, assim como uma punição de 5 segundos numa pista rápida como Silverstone (o que significou que não houve punição alguma) não foi suficiente para o tamanho do problema (não vou nem entrar no mérito que o tal “volante virado” do Hamilton na ocasião, que o levava direto para fora da pista, passado pelo meio da RedBull num acidente completamente evitável do GP inglês.

Sanzionovisk
2 anos atrás

Fui só eu que tive a impressão de um Ricciardo meio frio na comemoração com o companheiro?
Ainda na pista, o Norris tentava emparelhar pra cumprimentar, mas o Ricciardo não emparelhava. Já nos pits, um abraço protocolar (eu esperava algo na linha de um pulando em cima do outro, como os mecânicos).
Sei lá… Pra mim deu a impressão de um Ricciardo meio mordido por alguma ordem de equipe do passado, ou meio puto pela melhor temporada do companheiro.

Carlos
Carlos
2 anos atrás

Flavio, parabéns pela análise, é a única sobre F1 na qual acredito. Penso que a punição ao Verstappen foi branda. Ele é mau caráter e mau perdedor. É um ótimo piloto, sem dúvida, mas ainda tem muito a aprender. Não sou expert em F1 como você, mas considero que os “incidentes de corrida” não podem mascarar vilanias. Vai ser preciso alguém perder a vida ou ter graves consequências físicas? Perdoem-me os fãs do piloto holandês, mas ele não joga limpo como o piloto inglês. É igual ao menino, dono da bola, que acaba o jogo quando está perdendo.

MarcioD
MarcioD
2 anos atrás

Chicanes são antiautomobilisticas. Geralmente são “remendos” no traçado original com o fim de se promover diminuição de velocidade visando à maior segurança. Só que por causa da mudança brusca de direção e do estreitamento acabam levando os carros à grande redução de velocidade e mudança de direção, que aliados ao pouco espaço resultam historicamente em todo tipo de acidente e problemas como saídas de pista. Foi o que ocorreu. Há não muito tempo atrás falaram que iam suavizar e alargar essa chicane depois da reta principal de Monza. Infelizmente ficou na promessa. Até 1971 correram sem chicanes em Monza, corrida essa por sinal com um final sensacional.

Marcos
Marcos
2 anos atrás

Tenho a impressão que esse Max tem um problema psiquiátrico forte.
Lembro de, há alguns anos , fazer zigue-zague na frente do Kimi logo depois da Eau Rouge.
Foi tenebroso.
Jogou Charles pra fora da pista pra ganhar, bateu em um retardatário em Interlagos, fez zique-zague na frente do Daniel em Baku, são inúmeros casos.
Ele tem sim habilidade de guiar e se sobressair contra pilotos “mortos” como Checo, Albon e Pierre.
Contra Daniel, precisava de ajuda da equipe (como na primeira vitória, em Barcelona 16, que sacanearam a estratégia do Daniel para ele vencer).
Contra Carlos, não fez nada de especial.
Mas o fato é que ele se nega, a qualquer custo, ser ultrapassado.
Seja em linha reta, seja em curva, ele não deixa.
São inúmeros casos de batidas onde ele simplesmente não entende que é preciso competir duro, sim, mas é necessário também uma dose de prudência.
Em Silverstone, pra mim Hamilton errou.
Mas se Max fosse minimamente inteligente, espalhava a curva e seguia adiante.
Mas não, precisa ser “machão” e fechar todas as curvas.
Não, ele não pensa.
Não me lembro de uma única disputa onde ele tenha sido o que “aliviou” ou o que “cortou a chicane para evitar o toque.
Eu sempre notei esse instinto nele.
Entretanto, esse ano, talvez por influência da família Nazi-Fascista-Piquetista, parece que esta conduta piorou.
Hoje ele achou que tinha espaço sendo que estava meio carro atrás e com duas rodas fora da pista.
Se todos os pilotos disputassem posições como esse cidadão, não sobraria um.
Existe algum exame psiquiátrico que habilite alguém a ter a superlicença?
Se esse cara não for duramente punido, não apenas nas suas ações, mas nas suas crenças, algo muito grave ainda vai ocorrer.

Adriano
Adriano
2 anos atrás

Acho que o acidente foi de corrida, mas o que o Verstappen fez a seguir é digno de suspensão de uma prova. Ele acelerou o carro com as duas rodas em cima do carro do Hamilton. Um absurdo.

Lucas Orly
Lucas Orly
2 anos atrás

Mas em tempo, é sempre uma corrida boa quando o vencedor é Daniel Ricciardo, um salve para ele e a McLaren

Lucas Orly
Lucas Orly
2 anos atrás

A impressão que passa é que a FIA anda aprendendo muito bem com a FIFA a fazer disparates na arbitragem. Foi um incidente feio, mas foi em baixa velocidade e culminou em empate, bastava dar uns pontos na carteira e falar que na próxima podem pegar mais pesado