TÁ RUSSO (3)

Hamilton abraça Norris: final épico

SÃO PAULO (que ano…) – O que você faria? Antes de sair criticando Lando Norris, sua juventude e inexperiência — evidentes: o menino tem 21 anos e está em sua terceira temporada na F-1 –, talvez seja o caso de refletir sobre qual seria sua decisão, prestes a vencer pela primeira vez na carreira, se a três voltas do final de uma corrida começasse a chover um pouco mais forte e todos atrás de você estivessem a léguas de distância, trocando pneus para se manter na pista.

Alguns fariam o que Lando fez: arrisco e vou até o fim, porque o máximo que pode acontecer é perder algum tempo aqui e ali, mas em alguns trechos dá para seguir com slicks, não vou desistir agora, a turma está um minuto atrás, está acabando, vai acabar, eu me viro.

Outros fariam o que muitos pilotos fizeram, talvez porque não estivessem tão perto de vencer e qualquer coisa que viesse seria lucro: para nos boxes, coloca pneus intermediários e torce para dar certo.

Mas vamos colocar o drama de Norris um pouco de lado para falar primeiro de quem hoje, na Rússia, concluiu um capítulo importantíssimo na história da F-1: Lewis Hamilton. O inglês chegou a 100 vitórias na categoria. Uma centena redonda desde a primeira de todas 14 anos atrás, no Canadá, pela McLaren. De quebra, retomou a liderança no campeonato com dois pontos de vantagem para Max Verstappen.

É um monstro.

Da primeira à centésima: maior de todos os tempos

Hamilton manteve a escrita da Mercedes em Sóchi, única equipe a vencer na pista russa desde a primeira corrida disputada por lá, em 2014. Falando assim, pode parecer que foi moleza, que era favorito mesmo largando em quarto, afinal os três à sua frente no grid nunca venceram na F-1 e Verstappen, seu grande adversário nesta temporada, estava em último no grid — punido por ter trocado o motor na sexta-feira.

Pode ser que daqui a alguns anos, ao se depararem com a classificação final da corrida, e apenas ela — Hamilton recebeu a quadriculada 53s271 na frente de Max –, historiadores menos atentos aos fatos e mais apegados aos números relatem esta como uma das vitórias mais fáceis de sua carreira. Pombas, quase um minuto na frente do segundo colocado! Essa aí deve ter sido sopa no mel.

Os números mentem, às vezes.

Lewis ganhou, como diziam os locutores de futebol de antigamente, no apagar das luzes do GP da Rússia, o 15º do Mundial. E graças a uma soma de circunstâncias extraordinárias que têm se repetido neste campeonato com adorável frequência, fazendo de cada corrida uma novela de final inesperado.

Largada em Sóchi: Hamilton fecha a primeira volta em sétimo

Para seguir na comparação televisiva, a corrida de hoje, se tivesse um roteiro escrito por Janete Clair, ofereceria uma reviravolta no último capítulo — as últimas oito voltas — de deixar o telespectador boquiaberto. Ele descobriria, em questão de minutos, que a heroína não passava, na verdade, de uma vilã repugnante, que o galã defensor da tradicional família brasileira a traía com o motorista libidinoso, e que o personagem mais torpe ao longo de toda a trama, no fim das contas, era a reencarnação de um santo misericordioso.

A primeira mensagem de um piloto com a palavra “chuva” no GP da Rússia veio na volta 44, quando George Russell avisou pelo rádio que algumas gotas já eram perceptíveis em alguns trechos dos quase 6 km do circuito. Mas a coisa ficou séria na volta 46. Um engenheiro, já não lembro qual, falou ao seu pupilo no carro que “guarda-chuvas estão sendo abertos pelo público”.

O torcedor é soberano. Se abre o guarda-chuva, é porque começou a chover.

Naquele momento, Norris liderava a prova desde a 13ª volta, quando passou Carlos Sainz. OK, outros estiveram na frente por um bom punhado de voltas porque demoraram mais para fazer a troca de pneus, mas era ele, Lando, o líder virtual. O espanhol da Ferrari havia superado o inglês da McLaren na primeira volta, mas não aguentou o tranco e acabou sendo ultrapassado pouco depois pelo garoto que largara na pole.

Depois de uma primeira parte de corrida ruim, trancado atrás de Daniel Ricciardo, Hamilton vinha babando para cima de Norris, com seu carro rendendo muito mais com os pneus duros do que no início da prova, com os médios. Lewis tinha largado mal, caiu de quarto para sétimo, e só acordou para a corrida a partir da volta 27, depois de seu pit stop.

Norris na liderança: erro de avaliação no final

Sem ninguém à frente após a parada, o heptacampeão começou a acelerar forte, e quando a Mercedes fez as contas no box, Toto Wolff entrou no rádio e falou: “Lewis, você pode ganhar esta corrida!”. Ele acreditou e foi tirando a diferença para Norris de forma consistente e aterrorizante para o jovem da McLaren. Quando Pérez, Alonso e Leclerc, os últimos a trocarem pneus, fizeram suas paradas, Norris reassumiu a ponta e tinha apenas 3s1 de vantagem para Hamilton, na volta 37.

Verstappen, que fazia aquilo que a gente chama de “prova de recuperação”, estava em sétimo. Bottas, que teve o motor trocado para ser punido e deslocado para o fim do grid com o único objetivo de atrapalhar Max — decisão estapafúrdia da Mercedes que acabou com a corrida do finlandês –, passeava irritado lá atrás esperando a prova acabar. Ele já tinha sido ultrapassado pelo holandês na sexta volta sem oferecer nenhuma resistência.

Lewis foi chegando, chegando, mas ele mesmo disse, depois da prova, que talvez não conseguisse passar Norris se não fosse a chuva no fim. Afinal, no seco, tinha ficado atrás de Ricciardo por voltas a fio sem esboçar um ataque.

Quando a água veio, ninguém sabia exatamente o que fazer. Algumas equipes delegaram a decisão aos pilotos, como a Red Bull. “Digam aí o que vocês acham que a gente atende.” Outras tentaram adivinhar o que iria acontecer. A McLaren, por exemplo, falou para Norris que seria uma chuvinha fraca. A Mercedes achou que ia apertar. E chamou Bottas, que estava esquecido no fundão, para colocar pneus intermediários.

Verstappen em segundo: o que mais lucrou com a chuva

Valtteri parou na volta 48, a cinco do final. A chuva apertou. Na 49ª, Verstappen, Sainz e Ricciardo foram para os boxes e também colocaram intermediários. Lá na frente, McLaren e Mercedes convocaram seus pilotos. Nenhum dos dois quis parar. “Ignorei a primeira ordem”, admitiu Lewis. Mas, na segunda chamada — que, de acordo com Wolff, foi “inflexível” –, ele obedeceu. Lando, não.

“Falando agora é fácil concluir que foi a decisão errada”, reconheceu Andreas Seidl, chefe da McLaren. “Talvez a gente tivesse de ser mais assertivo na hora em que o chamamos para os boxes.” Norris assumiu sua parcela de culpa. “Eu achei que dava para continuar, a equipe me chamou, mas eu decidi ficar. Acho que a gente não sabia direito o que ia acontecer, e a Mercedes parece que entendeu melhor a situação.”

Na volta 51, com um aguaceiro considerável já tomando conta de todo o circuito, Lando mal conseguia ficar na pista. Perdeu mais de 30 segundos tentando se manter vivo debaixo d’água, levou um ano para chegar aos boxes e acabou se rendendo às evidências. Parou, colocou intermediários, voltou e terminou em sétimo. “Devastado”, segundo ele mesmo.

Norris com cara de choro: sua hora vai chegar

O que você faria?, repito a pergunta do início deste texto.

Agora, depois de tudo definido, é realmente confortável afirmar que a melhor decisão teria sido trocar os pneus quando a McLaren chamou seu piloto, ainda que sem grande convicção. Mas tal julgamento é mais complicado de ser feito quando se está na liderança de um GP, e tão perto do fim. “Geralmente o piloto tem mais condições de avaliar a situação e nós deixamos para eles a decisão. Max resolveu parar, foi o certo, e Checo quis ficar mais um pouco na pista e acabou sendo a decisão errada”, contou o chefe da Red Bull Christian Horner, mencionando o desafortunado Sergio Pérez.

Quem parou antes, de fato, se deu muito bem. Alonso, por exemplo, apareceu em terceiro quando a turma da frente foi para os intermediários e demorou um pouco para se convencer de que com slicks não seria possível continuar. Acabou em sexto e lamentou ter ficado “tão perto do pódio”. Pérez, que também retardou a parada, caiu de terceiro para nono. Já Bottas, que antes da tormenta era o 14º, chegou em quinto. Verstappen saltou de sétimo para segundo. Sainz, de oitavo para terceiro. Ricciardo, de nono para quarto. Raikkonen, de 15º para oitavo. O gráfico abaixo mostra bem o desfecho da prova para cada um deles a partir da volta 48: mudou tudo.

O sobe-desce nas últimas voltas: quem parou antes se deu melhor

É a vida, e talvez depois deste GP da Rússia Norris passe a ouvir mais seus engenheiros, refreando seus ímpetos juvenis. E a McLaren mude seus procedimentos, sendo mais firme ao dar uma ordem dos boxes. Ou talvez não aconteça nada disso, porque cada corrida tem uma história, e se é verdade que a turma do pitwall sabe das coisas porque tem muita informação sobre tudo, não é menos verdade que o piloto, com sua sensibilidade e intuição, também tem de ter voz na hora de tomar uma decisão em questão de segundos.

Desta vez deu errado para Norris. Mas, como disse seu colega George Russell, décimo colocado depois de se sustentar em terceiro até a volta 14, quando fez sua parada, “sua hora vai chegar”.

É claro que vai.

Classificação final: Lewis volta à liderança

Hamilton, que estava havia quatro provas sem vencer, chegou à quinta vitória do ano, contra sete de Verstappen. Na tabela, ele tem 246,5 pontos contra 244,5 de Max. Bottas segue em terceiro, com Norris em quarto. A novidade é ver Sainz se distanciando de Leclerc, 112,5 a 104 no placar na briga interna da Ferrari. Nas últimas duas provas ele marcou 23 pontos, contra 12 do parceiro. Outro que vem fazendo um campeonato mais do que honesto é Alonso, que pontuou em nove das últimas dez corridas.

No Mundial de Construtores, a Mercedes abriu um pouco mais em relação à Red Bull e foi a 397,5 pontos, contra 364,5 dos rivais. A McLaren também se afastou mais um pouco da Ferrari na briga pelo terceiro lugar, 234 a 216,5 para os papaias frente aos vermelhos. Ainda faltam sete corridas para o fim do campeonato e muita água vai passar debaixo da ponte. (Gosto desse clichê meio rural, a água passando por debaixo da ponte.) A próxima é na Turquia, daqui a duas semanas.

Já estamos ansiosos. Assim como ansiosos estamos pelo “Fórmula Gomes”, às 19h no meu canal no YouTube, quando direi algumas verdades sobre o senhor Lando Norris e a senhora McLaren. Até lá!

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CHAGAS
CHAGAS
2 anos atrás

Edson, é impressionante a capacidade de ser mais torcedor do que analisar corridas. A Band consegue cegar muitos fãs da F1 com sua torcida frenética ao piloto.
Você leu o que o blogueiro informou? Bottas, Russel e Kimi foram os primeiros à parar, o Bottas consegue potencializar essa vantagem e o Russel não, e tua analise é que Bottas deu sorte e Russel não tem carro? Russelete detectada.
Mas vou desenhar pra você. Ontem Russel mostrou que com o motor Mercedes a Williams conseguia rodar em um bom ritmo, inclusive segurando a terceira colocação (à frente de Hamilton) até fazer sua primeira parada. Até ali Russel vinha muito bem (como sempre), mas depois disso virou um piloto comum (como sempre). Enfim, faltando 6 voltas Russel (11º) Bottas (13º) Kimi (14º) pararam nos boxes, foram os primeiros a parar o que em tese fariam escalar o pelotão. Em pista molhada sabidamente o terreno de Russel, depois de duas voltas Bottas já colocava 10 segundos no Russel que acabava de perder a posição para Kimi com Alfa Romeo um carro muito pior que o de Russel. Repito ele saiu dos boxes junto com Bottas e depois de 6 voltas terminou 30 segundos atrás do finlandês “na chuva”. O britânico depois da corrida já foi dando a desculpa que os pneus que tinha eram os intermediários usados, rsrsrs. Desculpa esfarrapada coisa que já é rotina quando o rapaz vai mal. E as Russeletes fervorosas compram. Ao invés de entender que Russel oscila muito na F1, que em corridas tem desempenho fraco, vocês como a Band só destacam os momentos em que o piloto vai bem. Ano que vem terá seus brilharecos nas classificações, mas pra quem acha que peitará o comandante, será uma grande decepção.

Edu Zeiro
Edu Zeiro
2 anos atrás

Putz, Bicho, como tem uns claytinos comentando nesse blog…

Luis Eduardo
Luis Eduardo
2 anos atrás

Ironicamente, a derrota do Norris ontem valorizou a vitória do Barrichello, em circunstâncias semelhantes, em 2000.

Edson
Edson
2 anos atrás

Chagas querendo comparar o desempenho do bottas de Mercedes com o Russell de willians… fala sério.
O corrida do bottas foi patética, a ultrapassagem que ele tomou do Verstapen foi vergonhosa. Esteve a corrida inteira fora do top10 e foi salvo no final por ter sido um dos primeiros a colocar pneus intermediários.

Mauricio Rocha
Mauricio Rocha
2 anos atrás

Quem realmente ganhou com a chuva foi Max Verstapen. A centésima vitória de Hamilton viria mais cedo ou mais tarde, mas para o campeonato não foi uma boa para ele. De qualquer forma vimos a história ser escrita e isso é sensacional. Hamilton é sensacional.

Clayton Araujo
Clayton Araujo
2 anos atrás

Uma pena pro Lando, mas tem muito talento, pra mim foi o piloto do dia junto do Max que saiu de ultimo e chegou em segundo. Está dando gosto ver Ferrari e McLaren andando na frente. A McLaren então está dando show. E eu continuo achando que esse campeonato está no papo para o Max caso ele não seja abaurroado pelas Mercedes nas próximas corridas. O Perez teve a chance de descontar o prejuízo e dar uma pancada no Hamilton no começo da prova e não fez, aliás esse Perez não ajuda em nada a Red Bull.

rogerV
rogerV
2 anos atrás

Não tem como não falar! Analise escrita, de primeira categoria!

Gus
Gus
2 anos atrás

Max e Hamilton mais uma vez mostraram porque são os líderes das suas respectivas equipes, tiram tudo e mais um pouco do equipamento nas corridas, e trabalham juntos com a equipe. Lando vai ter esse entendimento completo do todo também, um dia…e não vai demorar.
Que campeonato!!!

Jvc
Jvc
2 anos atrás

To vendo tb gente defendendo o Noris porque perderia muita coisa e q Hamilton parou porque tinha muita vantegem sobre o 3o colocado. Bobagem.
O Hamilton parou antes da volta 50. Ao final da 50, Norris ja sabia q ele havia parado e tinha tempo pra parar e sair em primeiro. Insistiu na burrice e passou reto n9 final da 50. Na volta 51 despencou a chuva.

Jvc
Jvc
2 anos atrás

Quem será campeão do mundo primeiro? Lando Noris, Max Verstappen, George Russell ou Oscar Piastri?
Voto em Russell já ano que vem.

Ricardo B.H.A
Ricardo B.H.A
2 anos atrás

Só para registrar aqui que leio o blog, pare com a choradeira nas lives!!! Abço

CHAGAS
CHAGAS
2 anos atrás

Ontem foi mais uma aula aos cabeçudos que acham que só equipe que define as estratégias de paradas. Norris, Leclerc, Pérez, Vettel todos mudaram o plano de suas equipes.
E o grande Jorjão da Massa? Entrou nos boxes no momento certo (e vai aqui um elogio ao rapaz) foi o primeiro dos pilotos que pediu pra parar ontem, assim como foi o primeiro que ordenou os lisos na classificação de sábado.
Considerado um dos experts em chuva o britânico foi sendo engolido pelo grid.
Bottas que entrara nos boxes atrás de Russel terminou em 5º enquanto Jorjão em 10º. Isso em apenas 5 voltas.
Russeletes caiam na realidade, ano que vem o menino tomará uma surra do comandante.

Valmir Passos
Valmir Passos
2 anos atrás

E não é que teve corrida boa, aliás ótima, no chatíssimo circuito de Sóchi?
Que corrida!!
Comandante Hamilton, incontestável.
E que reação do Max!!!
Lando, Lando, ah a mocidade…peitou forte o engenheiro, mas estava errado. Acho que deve ter levado um merecido puxão de orelha, mas quando se é jovem, essas coisas são normais. O garoto pilota muito!!

Robson
Robson
2 anos atrás

Não é verdade que “ninguem lê”. Eu leio absolutamente todas as postagens desse excelente blog. Aproveito para lhe parabenizar pelo texto das baratas. Sua forma de narrativa é excelente. Escrita clara, simples e envolvente. Parabéns.

Carlos Henrique
Carlos Henrique
2 anos atrás

É, Lando… aquela borracha intermediária que te deu a glória no sábado não aturou a traição no domingo. Elas são assim… a chuva, as flores, a borracha…

Leandro martins
Leandro martins
2 anos atrás

Engraçado…..Hamilton foi monstro??? Venceu por causa da chuva e escolha errada de Norris.!! ( Eu faria o mesmo…arriscaria sim manter os slicks)
E Max q fez uma corridaça saindo de último e chegando em segundo…só conseguiu por causa da chuva???
Acho q o teclado ficou todo sujo de ovo enquanto essa materia foi sendo escrita!!!

CR
CR
2 anos atrás

Hamilton e Verstappen agradecem a Deus pela chuva que chegou na hora certa, lamentável o Norris não ter entrado na volta 50 para fazer uma troca, senão a primeira vitória tinha chegado.
100 vitórias e 101 poles, agora o Hamilton é um bicentenário. Carlos Sainz acaba sendo a salvação da lavoura da Ferrari chegando em terceiro.

Sílvia Simões da Conceição Costa
Sílvia Simões da Conceição Costa
2 anos atrás

Só vim dizer que ainda leio e gosto muito.

Parabéns!

Mahatma Marucci
Mahatma Marucci
2 anos atrás

A sorte de campeão, nesta fantástica temporada, está com Max. Arrisco até palpitar que esta é a janela de oportunidade dele, que pegou um ano de transição em q a Mercedes não veio com um pacote “de outro planeta”, e o pacote redbul – Honda se mostrou melhor desde a primeira corrida. Em outras palavras, se o genro do chofer do Bolasonaro não for campeão neste ano, em q disputa “somente” com o monstro de piloto (e ser humano LHamilton), no ano q vem vai ter que disputar com Hamilton, Russel,Norris, Ricardo, Leclerc, Sainz….

LEandro Batista
LEandro Batista
2 anos atrás

Essas coisas vem pra ensinar. Norris aprendera com mais essa. Deu certo pra Barrichello. Nao deu pra ele. A chuva caiu de vez e ele sifu. Acontece. Se nao acontecesse, seria o genio. Ainda tem tempo pra fazer historia.
Outro prejudicado foi Hamilton. Venceu? Beleza. Mas a diferenca entre ele e Verstappen tava em 12 pontos. Caiu pra sete. Num circuito onde a Mercedes domina desde sempre, e com o holandes largando la do fim do grid, a chuva encheu de agua a champanhe do ingles. Verstappen e Red Bull sairam com o prejuizo minimizado e uma UP nova…..

Jose
Jose
2 anos atrás

2021 Russian GP – Charles Leclerc insane Lap 1 from P19 to P12 Onboard with Telemetry | 1080p50 https://www.youtube.com/watch?v=K-tCYcKsk7Y

Paulo Dantas Fonseca
Paulo Dantas Fonseca
2 anos atrás

Prezado F&G : O Fantástico Piloto Lewis Hamilton, foi o protagonista da incrível vitória número 100, os demais coadjuvantes tiveram uma pilotagem de gala. Max V., pilotou com uma força mental buscando conquistar pontos importantes na lousa de classificação minimizando os prejuízos. Carlos Sanz com sua Ferrari, mostrou para escuderia Italiana que conquista resultados positivos consistentes e determinantes para ter um tratamento mais justo na FERRRI. A Mclaren tem pilotos que trabalham no conjunto da obra Daniel Ricciardio colocou pontos no pacote da equipe que a manteve à frente da rival FERRARI. Bottas, o mais sacaneado do grid , foi merecedor dos pontos conquistados. El Fodon ( Fernando A.), titubeou no momento correto para trocar os pneus de chuva, pagou o preço pela besteira. O Piloto Lando Norris, fez o papel dele sim tinha de arriscar tudo para buscar sua primeira vitória, lamentavelmente a sorte soprou a favor de Lewis Hamilton . O Piloto Kimi R. entregou mais do que o prometido ( Pós- covid-19), marcou pontos valiosos para Alfa-Romeu. Sérgio Perez e George R. Escolheram o momento errado para fazer o Pit-stop . Ainda teve um bate rodas com os pilotos da Auston-Martin, e o abandono de MCS-II. O campeonato ficou muito bom com boas disputas .

JURACY
JURACY
2 anos atrás

saudações Flavinho !!! Hamilton …Incontestável !

Parabéns! como jornalista, de ver um piloto conquistar 103 poles e 100 vitórias, e por conta da dor de cabeça de tanta cerveja e rojões, não farei pesquisa sobre o que representa 100 vitórias e pelos 100 anos de Carlos Zéfiro…

Mas uma coisa sei : tem muita gente se entregando Brasil afora, cantando tico tico no fubá.

abs

Leandro
Leandro
2 anos atrás

Vou colocar aqui um trecho do que escrevi no blog do Rodrigo Mattar:

“Hamilton tinha tempo para parar e voltar em segundo, na pior das hipóteses, com os demais parando também, não perderia esta 2ª posição (saindo tudo nos conformes com a parada), já para Norris, se ele parasse e Hamilton ficasse na pista, a chuva continuasse leve, “perderia de vencer”. Naquele momento, difícil abrir mão da chance de vitória.

Foi muito bom sentir aquela mesma emoção que senti com Barrichello em 2000. “Será que vai dar?” me perguntava na ponta da cadeira, seria muito legal se tivesse conseguido, mas também foi muito bom assistir a 100ª vitória de Hamilton, ou melhor dizendo, foi muito bom assistir a história sendo escrita, mais uma vez.”

Não me recordo agora se Norris entrando na volta seguinte ainda teria tempo de voltar na frente de Hamilton.

Alex
Alex
2 anos atrás

Com todo respeito, no programa do uol você disse que a Mercedes “pisou na bola” com o Botas pela troca do motor para tentar prejudicar outro piloto. Cansei de ver comentários seus em suas lives, em tom de piada que Botas é um “fantoche” da Mercedes, sem personalidade , opinião, para servir o Hamilton. Tentando normalizar, tornar natural uma política que no final acaba com o próprio sentido do esporte. Seguindo suas próprias falas o que Mercedes fez hoje, a maneira como ela tratou o Botas está em consonância com o discurso que você faz em suas lives, foi a fórmula 1 sendo a fórmula 1 um ambiente tão contaminado por essa mentalidade que os jornalistas que a cobrem naturalizam essas atitudes.

Marcus
Marcus
2 anos atrás

Quanto ao Norris, fez o que lhe pareceu certo. Arriscou. Perdeu. Faz parte. É preciso perder para aprender a vencer, já cantava Steven Tyler em 1973. Todos os grandes campeões passam por isso.

Cicero
Cicero
2 anos atrás

Isso é o que considero “corrida maluca”. Como pode haver dois vencedores? Hamilton, venceu a prova (💯). Mas, Verstappen ficou mais feliz, de último pra segundo. Quanto a Norris…errou sim, pois Hamilton trocou primeiro, ficou quase 1 minuto a frente, teve tempo de fazer 2 pit’s… Mais isso acontece. Quanto ao campeão… Depois dessas duas últimas provas… acredito que vai vespa…pois acredito que esteja sendo orientado pelo picareta do DF, burrominion…se não puder vencer e tiver a oportunidade…tire-o da prova. Acredito que essa deve ter sido a orientação. E na corrida de hoje… Foi rabudo de sorte…sorte de campeão (talvez). Mas, como disse FG…muita água ainda vai passar por baixo dessa ponte

Angelo
Angelo
2 anos atrás

O piloto não tem toda a informação meteorológica que o pessoal dos boxes tem, no entanto, assim como Rubens em sua primeira vitória, eu também ficaria na pista, contra as recomendações da equipe (uma coisa seria entrar no pit atrás do Hamilton, se Lando estivesse em segundo, outra coisa é ser o primeiro a parar). Lewis talvez não tivesse tomado a mesma decisão se não estivessem também de certa forma marcando o Verstappen que já tinha parado (este sim arriscou o sétimo lugar que ele tinha… se perdesse não seria grande perda portanto, então para ele não foi uma decisão lá tão difícil). Lando tentou o “tudo ou nada” e não deve se martirizar por isso.

Sandro
Sandro
2 anos atrás

Agora é fácil dizer: “Lando errou feio, errou feio, erro rude!” mas no momento da corrida resolveu arriscar. Mas a chuva aumentou de intensidade e a corrida foi para o beleléu! Fazer o que? Acontece!
Versttapinho foi, de longe, o que teve o melhor desempenho: trocou o motor, MGU-H, MGU-K, CE, turbo, bateria, exaustor, caixa de câmbio, pintura nova, volante, lataria, etc., largou em último, terminou em segundo!
Péssima ideia da Mercedes em trocar o motor do carro de Bottas! Mas já não tinha trocado na corrida anterior (Monza)? Acabou a chance de Bottas chegar no pódio! Era para atrapalhar/segurar Max. A tática falhou miseravelmente!
Hamilton parecia o Prost: quinto, sexto ou sétimo lugar… mas nunca que vai ganhar a corrida! Mas uma ultrapassagem aqui e acolá, parada de box para voltar na frente de outro adversário, regularidade e eficiência, e quando começa a chover, coloca pneu intermediário, Lando derrapa e sai da pista, Lewis Carl aproveita a chance, passa e… vence! Talento, competência e… sorte! #100#
Hamilton, porém, em algum GP vai ter que trocar a unidade de potência…
Mais uma vitória e empata com o Brasil! Caramba! Impressionante a carreira do reinounidense!

Diogo Lima
Diogo Lima
2 anos atrás

Eu faria o que Lando fez.

É uma vitória, que poderia ser a primeira e em circunstâncias similares a de Barrichello em Hockenheim 2000. Era a grande chance da primeira vitória, na prova imediatamente posterior a que o companheiro , que vem tomando pau, ter tirado a equipe da fila depois de 9 anos.

Eu arriscaria, pois se parasse chegaria em segundo ou terceiro, coisa já conseguida com este carro. Eu não deixaria de arriscar uma vitória por conta de mais um pódio.

Flavio Lopes Padilha
Flavio Lopes Padilha
2 anos atrás

Flavinho Gomes !!! permita-me…

Minha esposa, o cachorro, meu filho, todos flamenguistas, não puderam suportar tanta vibração na lage ( terraço)… O churrasco de sábado, foi reclicado e nunca vibrei tanto.

Eu sabia que este domingo seria pra mim, um jovem de 65 anos, que estava em interlagos ao lado da BRM P 180 de Helmut Marko nos primórdios de Interlagos e que pouco tempo depois, meu irmão seria o ponta da máquina tricolor !! 1975…. Ano de vitórias da família e do Brasil !!!

Abs e Go Hamilton!!! Não aceito qualquer comentário contra…Valeuuuuuuuuuuuuu!

Freddy
Freddy
2 anos atrás

Grande Flávio. Você sendo sempre certeiro nos seus comentários, resistindo aos comentários ufanistas e senistas da fórmula 1. Escrevo aqui do interior do Paraná terra de bolsominions ( no que virou o meu querido Paraná, Moro, Bolsonaro…..é de chorar). Mas continue assim com seus comentários ácidos e certeiros sobre a F1 e distribuindo perdigotos aos bolsominions.

GABRIEL
GABRIEL
2 anos atrás

Norris merece todos os aplausos… só “errou” porque tentou, arriscou, saiu do lugar comum… até a chuva apertar e ele se perder ali na área de escape depois de aquaplanar ninguém ali dentro ou aqui fora sabia dizer se foi um “erro” ou um “acerto”, até porque essa avaliação depende de um componente imprevisível e externo à corrida em si: meteorologia. Hamilton estava atrás e, sinceramente, acredito que só foi para os boxes porque sua única chance de vencer seria ir para uma estratégia oposta ao do líder. Duvido que se Norris parasse ele entraria atrás. Foi uma corrida sensacional!!! Vou até sentir “saudades” de Sóchi quando mudarem pra São Petersburgo só por causa do GP deste ano….

Jose
Jose
2 anos atrás

Acho que o Leclerc merece um comentário. Ele tava fazendo uma grande corrida de recuperação. Estava colado no Verstappen até o momento da chuva. Se segue o Verstappen trocando o pneu pra chuva naquele momento provavelmente terminaria em terceiro. Resolveu seguir sem trocar igual ao Nando e caiu lá pra trás.

Adriano
Adriano
2 anos atrás

Barrichello, em 2000 na Alemanha, também “peitou” a ordem de entrar para o pit para a troca de pneus. Ganhou ali sua primeira prova e um monte de respeito. Não acho que tem certo ou errado… Norris tinha a confiança no seu equipamento e pagou para ver. Não deu certo? Paciência! Tomou a decisão que lhe parecia ser a melhor na hora e poderia ter dado certo; nesse caso, seria chamado de gênio! Mostrou caráter e vai aprender com isso, com certeza. Guiou muito o moleque!!!

Alexandros o Megas
Alexandros o Megas
2 anos atrás

Verstappen monstruoso na chuva.

Räikkönen, na “outra ponta da carreira”, também manda muito bem.

Colheram os frutos em poucas voltas.

Uma observação: tenho assistido à Fórmula 2 e o Piastri é monstruoso, tem um excelente potencial, disparado o melhor da categoria. Se for campeão da F2 (o que vem se encaminhando), não pode mais correr na categoria. E só tem um lugar vago na F1 ainda, na Alfa Romeo. Espero que não fique com o Zhou, que tem categoria similar ao Tsunoda (pelo que vi ano passado).

Marcus
Marcus
2 anos atrás

Hamilton chegou à centésima vitória, legal, ótimo. Mas Verstappen lucrou ainda mais hoje, e pode ter começado a vencer o campeonato. Já trocou seu motor e vai até o fim, provavelmente tendo vantagem carro a carro, pista a pista.

Alexei
Alexei
2 anos atrás

Cheio de qualidades mas jovem demais, Norris.
Não ouviu a voz da experiência pelo rádio e ainda foi insolente com o engenheiro.
Apostou tudo nas ações de maior risco e perdeu.
Meio estranho piloto ter de aprender essas coisas já na categoria máxima, mas espero que tenha aprendido.

CIRO AUGUSTO DE SOUZA MAGALHAES
CIRO AUGUSTO DE SOUZA MAGALHAES
2 anos atrás

Na minha opinião o Norris errou. Se ele parasse ganharia. Estava na frente do Hamilton. Quase um minuto do terceiro. Arriscou quando não precisava. O Hamilton deu sorte e o grande vencedor foi o Verstapen.

Bruno
Bruno
2 anos atrás

Lando errou, mas não tem pq crucificar o cara.. Ele tentou, é ele que está arriscando a vida dele guiando, quem sou eu para chamar ele de burro como já vi gente falando..
Ele está guiando muito e na minha opiniao é melhor que o Russell

CIRO AUGUSTO DE SOUZA MAGALHAES
CIRO AUGUSTO DE SOUZA MAGALHAES
2 anos atrás

Como diz meu pai jogando buraco: água deu, água leva!

Fabio
Fabio
2 anos atrás

Minha torcida do título é para Hamilton, porém para o campeonato o segundo lugar foi ótimo.
Se Hamilton precisar trocar realmente o motor que tenha a mesma sorte de Verstapen .
Feliz com a Maclaren andando muito bem , pena a demora para trocar os pneus .
A chuva tem dado um tempero especial para as corridas

Antonio Fernando
Antonio Fernando
2 anos atrás

Hamilton, Max e Norris. Os três foram espetaculares. Norris muito corajoso. Errou na avaliação mais faz parte. Quem não arrisca não petisca.

Bara
Bara
2 anos atrás

O grande nome foi a EQUIPE Mercedes.

Carlos Pereira
Carlos Pereira
2 anos atrás

Um dos finais mais triste de um GP … esse menino Norris merecia essa vitória.

Brecho
Brecho
2 anos atrás

Ouça ai camarada,
https://youtu.be/FWvrW9HJr2Q

Thomaz Farias Fernandes
Thomaz Farias Fernandes
2 anos atrás

Pra mim o Norris foi muito cabaço. Como disse o mais jovem irmão Gomes, a equipe não tá lá pra atrapalhar, e o Hamilton sabe disso. Enfim, apostou errado e deve estar tentando entender até agora qual caminhão atropelou ele.

Heriank
Heriank
2 anos atrás

Norris mostrou que te coragem e se arriscou. Claro que foi aposta errada, mas ganhou muitos admiradores. Hamilton não saiu totalmente satisfeito dessa prova. Sabe que a distância no Campeonato poderia estar bem maior. Pra ele ficou maior a pressão já que as próximas provas favorecem a Red Bull. E a Globo se fudendo sem a F1… Kkkk

Regis
Regis
2 anos atrás

Sempre é bom ouvir e debater as coisas com seus pares. Excelente apresentação do Norris. Uma pena que foi arranhada pela arrogância no final. O Hamilton tem 7 títulos porque sabe trabalhar em equipe.

Marcelo
Marcelo
2 anos atrás

Norris foi muito macho! Mas pagou caro por isso.